Sei sulla pagina 1di 7

UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA

VICE REITORIA DE GRADUAO


CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS

PLANO DE ENSINO
Curso/Habilitao: Arquitetura e Urbanismo / Bacharelado Disciplina: Projeto de Arquitetura III Crditos: 08 Horas-aula: 144 h/a Perodo: 6 Noturno Semestre Letivo: 2010/01

Professor(a): Arq.Claudio Renato de Camargo Mello Arq. Me. Igor Norbert Soares

Horrio: 19:00 22:30 quarta-feira e sexta-feira

Perfil do Egresso: O egresso do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Cruz Alta dever ser um profissional generalista comprometido com a realidade social, cultural e poltica, capacitado a atuar no planejamento e construo do espao fsico em nvel arquitetnico e urbano, conferindolhe significao esttica e funcional, otimizando sua relao com o homem. Dever contribuir com recursos que promovam o desenvolvimento da comunidade regional, construindo a identidade da Arquitetura e Urbanismo com o seu povo, centrada na afirmao da solidariedade e no exerccio da cidadania, e voltada s demandas da sociedade. Deve ser um profissional compromissado com a inovao, as novas tecnologias e o pensar em novas maneiras de morar e viver com mais qualidade. Sua formao humanstica dever proporcionar-lhe a busca pela construo de uma sociedade justa e ecologicamente equilibrada. Ementa: Estudos e introduo prtica da organizao dos espaos residenciais e sua relao com o externo urbano imediato e com o complexo urbano. Dimensionamento dos espaos habitacionais e reas livres, com seus equipamentos. Objetivos da Disciplina: Desenvolver o projeto arquitetnico e o processo de criao, a partir do reconhecimento e entendimento dos conceitos estabelecidos, exercitando dentro do tema os princpios de composio e a articulaes volumtricas, estimulando a discusso que intervm no mesmo, bem como introduzir conceitos e tecnologia adequada. Desenvolver a capacidade criativa atravs do exerccio e discusso de problemas funcionais, formais, conceituais e metodolgicos de organizao e construo espao arquitetnico e seus componentes.

Caracterizar e identificar as relaes existentes entre o espao arquitetado e o homem a partir das atividades nele desempenhadas. Expressar graficamente suas idias de forma clara e adequada ao perfeito entendimento de cada proposta. Contedos Programticos: MDULO I: -- Anlise de modelos: os alunos devero pesquisar na bibliografia e/ou peridicos, 03 (trs) residncias (150 250 m) que expressem suas idias em relao ao tema proposto; identificando os seguintes itens: * Programa de Necessidades; * Pr-dimensionamento; * Fluxograma; * Anlise Crtica (pontos positivos e negativos) - Funcionalidade - Forma - Cobertura - Estrutura - Implatao e orientao solar MDULO II: -- Painel de Intenes: dever ser desenvolvido e apresentado um painel de intenes, com conceituao e caracterizao dos espaos e usurios, bem com a definio conceitual do tema, materiais, estilos, formas, etc; MDULO III: -- Levantamento e Anlise: Nesta etapa, realizada em grupo, os alunos faro o reconhecimento e apropriao da rea a ser trabalhado o projeto, atravs de levantamento de dados e anlise do local e seu entorno imediato, visando definir suas caractersticas, registrando suas informaes na forma de desenhos e maquetes eletrnicas, devendo constar no mnimo as seguintes informaes: * Planta de Situao; * Planta de Localizao; * Anlise do Entorno: - Uso do solo - Classificao quanto ao material - Sistema virio - Abastecimento de gua - Abastecimento de energia eltrica - Esgoto - Telefone - Equipamentos urbanos - Vegetao * Levantamento Fotogrfico do entorno * Levantamento Topogrfico (planialtimtrico do lote) * Anlise do Plano Diretor destacando os ndices permitidos para o lote

MDULO IV: -- Definio do tema: Estudo do programa de necessidades mnimas, baseando-se nas informaes fornecidas em aula, com dimensionamento e verificao dos equipamentos necessrios. Tem como elementos mnimos a serem entregues: * Caracterizao da famlia; * Programa de necessidades; * Pr-dimensionamento; * Organograma; * Fluxograma; * Zoneamento em planta baixa e corte esquemticos. -- Estudo Preliminar: dever ser desenvolvido os estudos do projeto arquitetnico de uma residncia unifamiliar, considerando os programas colocados pelo contexto e pelo tema, em escala 1/100. Tem como elementos mnimos a serem entregues: * Planta baixa layout colorido com cotas; * Implantao e planta de cobertura; * 02 cortes; * 01 fachada; * 02 Perspectivas coloridas e ambientadas; * reas, ndices e taxas da edificao. MDULO V: -- Ante-Projeto: considerando o estudo preliminar, devero ser desenvolvidos os desenhos complementares ao projeto arquitetnico em escala 1/75, considerando os seguintes itens para a entrega: * Planta Situao; * Planta Localizao; * Implantao; * Planta Cobertura; * Planta Tcnica; * Layout: Mobiliario; * Cortes (02); * Detalhes (03); * Planta Eltrica; * Planta Hidrulica.

Metodologia e suas estratgias: Aulas expositivas; Assessoramentos individuais aos projetos desenvolvidos; Trabalhos individuais e em grupo; Pesquisas bibliogrficas; Utilizao de recursos: mesa de desenho, quadro branco, projetor, laboratrio de informtica e softwares, etc..

Avaliao: Critrios: Entre os critrios de avaliao sero observadas: participaes em aula, assiduidade na apresentao e entrega dos trabalhos, representao grfica clara e de acordo com as normas de desenho tcnico, bem como o atendimento dos objetivos da disciplina. - 1 Nota Semestral: Mdulo I / Mdulo II / Mdulo III/ Mdulo IV (peso 10,0) - 2 Nota Semestral: Mdulo V (peso 10,0) Instrumentos: A avaliao se dar por meio de trabalhos prticos, individuais e em grupo, realizados em classe e fora dela, com o desenvolvimento de projetos de acordo com o programa da disciplina. Paralelamente, no decorrer do semestre, sero apresentados trabalhos parciais e individuais, objetivando melhores propostas e entendimento. Todos os assessoramentos, bem como andamento do projeto, freqncia e participao em aula sero registrados em uma ficha que servira de subsdio para a avaliao dos projetos. Obs: Trabalho entregue com atraso tero reduo de 25%, por dia de atraso, no peso total do valor estipulado para o mesmo. Bibliografia: Bsica: ALEXANDER ,Christopher et... Un Lenguage de Patrones ASHIARA, Yoshinobu. El Disen de Espacios Exteriores . Barcelona , G.Gili. BAKER, Geoffrey H. Le Corbusier: Analises de La Forma, Barcelona, G. Gili CAMBI, di Cristina, Steiner. Viviendas Unifamiliares com Ptio, Mxico D.F., G. Gili. CHING, Francis. Arquitetura, forma, espacio e orden, Mxico D.F., G.Gili CISNEROS & ANGUIANO. Arquitetura habitacional. Mxico: Ed. Limusa CLARK, Roger H. PAUSE, Michael. Arquitetura: temas de composicion, Mxico, G Gili. DUNSTER, David. 100 Casas Unifamiliares de la Arquitectura del siglo XX, Mxico , G. Gili. KNOLL, Wolfgang e HECHINGER, Martin. Maquetas de Aquitectura. Mxico: Gustavo Gili, 1998. LEMOS,Carlos. Histria da Casa Brasileira, So Paulo, Ed. Contexto, 1989. MARTINES, Afonso Corona. Ensaio sobre el Proyecto, Buenos Aires, CP67, 1990. MOORE, Charles. La Casa: Forma y Disen, Barcelona, G. Gili REVISTAS: Projeto & Design. Complementar:

CRONOGRAMA DE TRABALHO Data Assunto AGOSTO Leitura do plano de ensino e esclarecimento de dvidas sobre a disciplina e suas avaliaes. Neste dia devem ser definidos os grupos e Introduo ao projeto sorteadas as famlias para cada aluno. A partir da, arquitetnico e metodologia do sero lanados os primeiros trabalhos do Mdulo trabalho / Definio dos grupos / I, onde cada aluno dever pesquisar residncias Definio das famlias. Mdulo I com base na sua famlia, a fim de realizar uma anlise, e posteriormente montar um painel conceitual, afim de definir sua intenes de projeto. Os alunos devem comear a definir suas diretrizes Definio do projeto, realizao a partir da famlia que lhe foi definida, bem como das fichas e escolha dos terrenos j devem ter alternativas de reas para / Assessoramento das anlises. desenvolverem seus projetos. Os alunos devem desenvolver um painel de intenes a partir das Lanamento Mdulo II pesquisas realizadas para o Mdulo II. O aluno ser assessorado individualmente a fim Assessoramento das anlises de sanar possveis dvidas e registrar seus avanos no trabalho. O aluno ser assessorado individualmente a fim Assessoramento das anlises de sanar possveis dvidas e registrar seus avanos no trabalho. A entrega do Mdulo II se dar por meio digital e ser os colegas. Entrega / Apresentao Mdulo dever aula apresentada para todos III, onde os Nesta ser lanado o Mdulo II / Lanamento Mdulo III alunos devero buscar possveis lotes para o desenvolvimento de seus projetos. Definio dos terrenos a serem Cada grupo deve ter assessorado e definido o lote usados para o projeto. que ser usado nas prximas etapas. O aluno ser assessorado individualmente a fim Assessoramento de sanar possveis dvidas e registrar seus avanos no trabalho. O aluno ser assessorado individualmente a fim Assessoramento de sanar possveis dvidas e registrar seus avanos no trabalho. O aluno ser assessorado individualmente a fim Assessoramento de sanar possveis dvidas e registrar seus avanos no trabalho. SETEMBRO Entrega / Apresentao A entrega do Mdulo I se dar por meio digital e dever ser apresentada para todos os colegas. Mdulo I / Mdulo IV Lanamento do Mdulo IV. FERIADO Atividades e Estratgias

03

05

10

12

17

19 24 26 31

02 07

08

14 16

21

23

28

30

05

07 12 14

19

21

26

Ser trabalhado em aula, de forma expositiva de de como proceder para projetar. Programa de necessidades, organograma, fluxograma e zoneamento. Assessoramento / programa O aluno ser assessorado individualmente a fim de sanar possveis dvidas. Nesta etapa deve necessidades estar definido o programa de necessidades. Entrega / Apresentao Neste dia devero ser entregues os levantamentos Mdulo III dos lotes e seu entorno. Ser desenvolvido em aula calculo de escadas e diferentes tipos de escadas. O aluno ser Aula terica (escadas) / assessorado individualmente a fim de sanar Assessoramento possveis dvidas e registrar seus avanos no trabalho. O aluno ser assessorado individualmente a fim Assessoramento de sanar possveis dvidas e registrar seus avanos no trabalho. O aluno ser assessorado individualmente a fim Assessoramento. de sanar possveis dvidas e registrar seus avanos no trabalho. O aluno ser assessorado individualmente a fim Assessoramento. de sanar possveis dvidas e registrar seus avanos no trabalho. OUTUBRO At esta data todos devem estar com suas plantas baixas definidas. O aluno ser assessorado Assessoramento / planta baixa individualmente a fim de sanar possveis dvidas e registrar seus avanos no trabalho. Sero desenvolvidos em aula os diferentes tipos Aula terica / telhados de telhados, bem como os diferentes tipos de telhas. FERIADO O aluno ser assessorado individualmente a fim Assessoramento. de sanar possveis dvidas e registrar seus avanos no trabalho. O aluno ser assessorado individualmente a fim Assessoramento. de sanar possveis dvidas e registrar seus avanos no trabalho. At esta data todos devem estar com os cortes prontos. O aluno ser assessorado Assessoramento / cortes individualmente a fim de sanar possveis dvidas e registrar seus avanos no trabalho. O aluno ser assessorado individualmente a fim Assessoramento. de sanar possveis dvidas e registrar seus avanos no trabalho. Aula terica (metodologia projeto) / Assessoramento.

28

Assessoramento.

O aluno ser assessorado individualmente a fim de sanar possveis dvidas e registrar seus avanos no trabalho. NOVEMBRO

02 04

09

11

16

18

23

25

30

02

07

09 14

FERIADO O aluno ser assessorado individualmente a fim Assessoramento de sanar possveis dvidas e registrar seus avanos no trabalho. Apresentao e entrega mdulo IV e lanamentos Entrega e Apresentao Mdulo V (projeto executivo, detalhamentos e Mdulo IV / Mdulo V esquema complementar hidrulico e eltrico). O aluno ser assessorado individualmente a fim Assessoramento e definio dos de sanar possveis dvidas e registrar seus detalhes construtivos avanos no trabalho. O aluno ser assessorado individualmente a fim Assessoramento. de sanar possveis dvidas e registrar seus avanos no trabalho. O aluno ser assessorado individualmente a fim Assessoramento. de sanar possveis dvidas e registrar seus avanos no trabalho. O aluno ser assessorado individualmente a fim Assessoramento. de sanar possveis dvidas e registrar seus avanos no trabalho. O aluno ser assessorado individualmente a fim Assessoramento. de sanar possveis dvidas e registrar seus avanos no trabalho. O aluno ser assessorado individualmente a fim Assessoramento. de sanar possveis dvidas e registrar seus avanos no trabalho. DEZEMBRO O aluno ser assessorado individualmente a fim Assessoramento. de sanar possveis dvidas e registrar seus avanos no trabalho. O aluno ser assessorado individualmente a fim Assessoramento. de sanar possveis dvidas e registrar seus avanos no trabalho. O aluno ser assessorado individualmente a fim Assessoramento. de sanar possveis dvidas e registrar seus avanos no trabalho. Entrega Mdulo V Ante Projeto

Data: 01/08/2011

________________________________ Assinatura do professor

Potrebbero piacerti anche