Sei sulla pagina 1di 3

Mensagem para pai Oxal

Depois de lanada a semente divina e as religies afro-brasileiras prosperarem e se expandirem; depois de tantos terreiros e casas de culto terem sido criados, e tantos filhos terem sido iniciados nos vrios cultos aos Orixs, e terem sido encaminhados para o caminho da luz que leva at ao Criador; depois de tanta gente ter encontrado ajuda nos rituais e consultas, com as vrias entidades que servem e trabalham incansveis nos terreiros, seguindo tambm assim o trilho da evoluo; depois de tantos Babalorixs e Yalorixs terem sido consagrados, e divulgarem o nome dos Orixs e dos vrios cultos alm fronteiras, Zambi (o Criador) de to contente que estava, quis saber realmente o que se passava dentro desses maravilhosos rituais, que usam a sua bandeira.

Ento pediu a Oxal que encarrega-se Exu de escolher um dos muitos terreiros existentes, assistir aos seus rituais, e lhe transmitir na integra tudo o que se passava, para que atravs de Oxal pudesse ser confirmada a veracidade da grandeza desses filhos de f. Ento Exu, depois de receber o pedido de Oxal, foi procura de um terreiro, e sabe-se l o porqu, escolheu determinado local, e com determinado dirigente que no permitido divulgar. Ao chegar, entrou com facilidade no ritual, pois com surpresa sua, nem sequer qualquer tipo de segurana havia, tudo o que encontrou a rondar o terreiro eram apenas kiumbas que se faziam passar por todo o tipo de entidades, nada mais. Deparou-se ento com o dirigente espiritual, que nem sequer ordem tinha para dirigir qualquer tipo de ritual, e sem qualquer critrio agregava filhos para a sua casa, pois s lhe interessava os nmeros e que a sua popularidade aumentasse. Viu tambm serem cobradas avultadas quantias pelos supostos trabalhos para ajudar os filhos da casa, e as pessoas que iam em busca de ajuda. Favores sexuais em troca, tambm eram comuns. Nessa casa habitava a promiscuidade e o incesto entre os filhos. Entidades de esquerda eram usadas para conseguir favores sexuais, estas que nem sequer Exu e Pombagira eram, mas sim kiumbas que se faziam passar por tal.

Os filhos dessa casa no tinham amor nem s entidades, nem aos Orixs, tinham antes interesse no que poderiam obter atravs deles. O respeito pelo sagrado ritual, pelos Orixs, e pelo Criador, havia-se perdido totalmente, ficando apenas em troca, todos os mais variados tipos de vicios. Exu nem queria acreditar em tamanha desgraa, mas se ria imenso mesmo assim, e apesar da sua enorme tristeza interior, pois no tinha coragem de contar a Oxal o que via, e ver seus olhos tristes e desiludidos.

Ento Exu, partiu em busca de um outro terreiro, na esperana de poder levar melhores noticias a Oxal. Encontrou um outro (que tambm no permitido divulgar), e este sim, tinha um dirigente devidamente ordenado e consagrado pelos Orixs, com ordem para dirigir o ritual e seu terreiro. Mas, e apesar da disciplina imposta, do desejo de seguir as leis divinas, e do amor e carinho por Zambi, pelos Orixs, pelos seus guias e entidades que incorporavam em seu terreiro, muitos de seus filhos s procuravam obter e realizar os prprios desejos. Exu viu tambm que esses filhos, quando chegavam concluso que no era essa a finalidade da casa, e que no obtinham e satisfaziam rapidamente os seus interesses, estes se revoltavam contra o dirigente, saindo e abandonando o terreiro, aproveitando para despejar a sua raiva por tamanha frustrao atravs da m lingua, inventando as mais variadas histrias e situaes, de modo a rebaixar e maldizer o dirigente, a casa, e at os prprios irmos de f. E mais uma vez Exu ficou desiludido, e sem coragem para contar a Oxal o que viu.

Decidiu ento pedir ajuda aos outros Orixs, contando tudo o que viu, e explicando a sua difcil misso. Ogum, sendo aquele que talvez tenha menos pacincia, foi o primeiro a se manifestar, e se revoltou por tamanha desordem e falta de disciplina. Xang o seguiu, e com uma enorme fora, bateu com seu machado no cho, revoltado com tantas injustias. Iemanj fez levantar a fora dos mares. Ians fez soprar os mais terrveis ventos. E todos, um a um, se mostraram tristes e revoltados. Todos eles estavam de acordo, que aquelas tristes noticias no poderiam chegar a Oxal, pois nenhum deles queria ver derramadas no seu rosto, as lgrimas de sua tristeza. Combinaram ento todos entre si, incluindo Exu e Pombagira, que iriam corrigir a situao, castigando dentro das leis divinas, os filhos ingratos e mal intencionados, os falsos e os irresponsveis dirigentes espirituais, e em seguida fechar os seus templos e terreiros que no seguissem a verdadeira f, verdade, justia, e amor de Oxal. O tempo foi passando, e ainda hoje Oxal espera pelo relatrio de Exu, para poder dar as boas novas a Zambi...

Lisboa, 9 de Maio de 2010 Paulo Loureno Ramiro de Kali

Blog pessoal: http://paulo-lourenco.blogspot.com/ Facebook: https://www.facebook.com/ramirodekali YouTube: http://www.youtube.com/user/MrRamirodekali

Potrebbero piacerti anche