Sei sulla pagina 1di 2

CORRENTE ELTRICA As cargas eltricas em movimento ordenado constituem a corrente eltrica.

A origem da palavra corrente est ligada a uma analogia que os primeiros fsicos faziam entre a eletricidade e a gua. Eles imaginavam que a eletricidade era como a gua, isto , um fluido que escoava como a gua corrente. Os fios eram os encanamentos por onde passava essa corrente de eletricidade.

Exemplo: Correntes utilizadas em residncias, que so fornecidas pelas usinas hidreltricas. INTENSIDADE DA CORRENTE ELTRICA

SENTIDO DA CORRENTE ELTRICA Nos condutores slidos, o sentido da corrente eltrica o sentido do movimento dos eltrons no seu interior. Esse o sentido real da corrente eltrica. No estudo da eletricidade, entretanto, adota-se um sentido convencional, que o movimento das cargas positivas. Sempre que tratarmos de corrente eltrica, estaremos adotando o sentido convencional.

Considere uma seco no nosso fio condutor, onde podemos contar a quantidade de eltrons que passam por ela. Cada eltron possui uma quantidade de carga eltrica conhecida como carga eltrica elementar. Essa carga eltrica tem valor conhecido, e se multiplicarmos o valor da carga eltrica elementar pelo nmero de eltrons que passa pela seco teremos a quantidade total de carga eltrica.

TIPOS DE CORRENTE ELTRICA Corrente Contnua: aquela cujo sentido se mantm constante.

A intensidade da corrente eltrica ser maior quanto mais eltrons passarem pela seco, ou seja, quanto mais cargas passarem no menor intervalo de tempo. Por isso, define-se corrente eltrica como sendo a quantidade de carga eltrica dividida pelo tempo.

A unidade de corrente eltrica no sistema internacional o joule por segundo, que conhecido por ampre Exemplo: Correntes estabelecidas por uma bateria de automvel e por uma pilha. Corrente Alternada: aquela cuja intensidade e cujo sentido variam periodicamente. PROPRIEDADE GRFICA No grfico da corrente em funo do tempo, a rea sob a curva, numericamente

igual a quantidade de carga que atravessa o condutor. EFEITO DA CORRENTE ELTRICA EFEITO TRMICO OU EFEITO JOULE Os constantes choques que os eltrons livres sofrem durante seu movimento no interior do condutor fazem com que a maior parte da energia cintica desses tomos se transforme em calor, provocando um aumento na temperatura do condutor.

Uma soluo eletroltica sofre decomposio, quando atravessada por uma corrente eltrica. O processo o seguinte: quando colocamos um cido, um sal ou base em contato com a gua, essas substncias se dissociam em ons positivos e negativos. Ao estabelecermos uma ddp entre dois condutores mergulhados na soluo, os ons se dirigem aos plos de sinal contrrio, neutralizando-se. Nessas condies, a substncia sofreu uma decomposio que, neste caso, denominada eletrlise. Esse efeito utilizado, por exemplo, no revestimento de metais: cromagem, niquelao etc.

Esse efeito a base de funcionamento de vrios aparelhos, como, por exemplo, chuveiro eltrico, secador de cabelos, aquecedor de ambiente, ferro eltrico, etc. EFEITO FISIOLGICO Ao percorrer o corpo de uma pessoa, a corrente eltrica provoca a contrao dos msculos, causando a sensao de formigamento e dor, proporcional intensidade da corrente, podendo chegar a provocar queimaduras, perda de conscincia e parada cardaca. Esse fenmeno conhecido como choque eltrico.

EFEITO LUMINOSO Em determinadas condies, a passagem de corrente eltrica atravs de um gs rarefeito faz com que ele emita luz. As lmpadas fluorescentes e os anncios luminosos so aplicaes desse efeito. Neles h a transformao direta de energia eltrica em energia luminosa. EFEITO MAGNTICO Um condutor, percorrido por corrente eltrica, cria, na regio prxima a ele, um campo magntico. Este um dos efeitos mais importantes, constituindo a base do funcionamento dos motores, transformadores, rels etc.

Leitura Complementar: O Choque Eltrico O que causa um choque eltrico no corpo humano a corrente ou a voltagem? Os efeitos danosos do choque so o resultado da passagem da corrente atravs do corpo humano. A tabela abaixo descreve os efeitos sobre o corpo humano produzido por diversos valores de corrente.

EFEITO QUMICO

Potrebbero piacerti anche