Sei sulla pagina 1di 3

Por que Joo Batista Perdeu a Cabea?

Introduo: muito fcil perder o foco. s vezes por falta de entendimento, outras vezes falta de concentrao. Alguns por distrao e outros por arrogncia. So vrios os motivos que algum pode perder o foco. verdade, que ns nos distramos facilmente e por isso acabamos perdendo o foco. Creio que escandalizarei voc ao afirmar isso, mas o que a Bblia diz. Joo Batista perdeu a cabea por haver perdido o foco. Irmo o que o senhor est falando? Sim verdade, ele perdeu o foco. I- Joo Batista comea sua misso, concentrado no seu foco. Todos perguntam quem ele , e ele responde claramente: sou a voz do que clama no deserto para preparar os caminhos do Senhor, endireitai suas veredas ( Lc 3.4). II- Joo comea sua trajetria de preparao do povo para a vinda do Messias. Ele estava concentrado na tarefa que lhe foi confiada. ( Mt 3.11) III- Joo Batista continua sua misso com sucesso ( Mateus 3.14) Na Ocasio do batismo de Jesus, ele diz: Senhor eu que preciso ser batizado por ti e tu vens a mim. IV- Joo Batista faz uma revelao surpreendente: Eis ai o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, este aquele que eu disse que viria aps mim. (Jo 1.29). Depois disto Joo Batista est com dois discpulos e ao ver Jesus, ele faz a mesma declarao e os dois discpulos comeam a seguir a Jesus. (Jo 1.36). At aqui o ministrio de Joo Batista poderoso e focado, porm depois de algum tempo parece que h um esquecimento da misso ou uma distrao do foco e agente percebe pelas citaes bblicas que as coisas mudam. I Joo Batista revela o seu lado religioso. Palavras bonitas, porm cheias de religio: Importa que ele cresa e que eu diminua, quando na verdade deveria ter dito: importa que ele reine e que eu saia de cena. (Jo 3.30). Se ele havia sido enviado para preparar o caminho para o Messias e o Messias havia chegado, ele deveria levar as pessoas a Jesus e no continuar um ministrio paralelo. Jesus estava na ativa pregando e ensinando e Joo Batista continuava batizando como se o Messias ainda estivesse por vir. Na verdade ele deveria abrir a boca e dizer em alto e bom som: O Messias esta ali! O Messias chegou! Jesus o Messias, sigam a ele!

ll- Joo Batista comea a fazer discpulos paralelamente com Jesus. Ele cria um ministrio prprio (Mt 9.14). Isto foi motivo de discusso entre alguns que gostariam de saber por que os discpulos de Joo Batista e os dos fariseus jejuavam e os de Jesus no. Aquele que havia de preparar o caminho para o Senhor esta fazendo discpulos para si. Aquele que diz: Olha ai o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, no o segue! III- Joo Batista deveria fazer discpulos para Jesus e no para ele. Em Atos 19.1-6, encontramos uma histria triste. O Apostolo Paulo encontra alguns destes discpulos e ao perguntar a eles se j haviam recebido o Esprito Santo, a resposta deles nos deixa perplexos, pois disseram: Esprito Santo, nunca ouvimos falar que exista Esprito Santo! Paulo pergunta a eles em que foram batizados e eles respondem que no batismo de Joo, ento Paulo corrige o erro explicando a eles a diferena entre os dois ministrios e os batiza em nome de Jesus para que pudessem receber o poder do Esprito Santo e tambm serem salvos.

A certeza do foco perdido vem na desiluso da dvida e na incerteza da misso cumprida.


I Joo Batista agora est preso. Ningum bom o bastante para dividir o reino com Jesus. Se Jesus reinar, temos que sair de cena. No podemos subsistir juntamente com ele. Um ministrio glorioso, porm dura apenas 6 meses. De dentro da priso Joo Batista faz uma pergunta que revela todo o assunto discorrido acima: s tu aquele que havia de vir, ou havemos de esperar outro? (Mt. 11.1). O homem que havia gritado para a multido eis ai o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, agora est em dvida se Jesus realmente era o Messias. engraado que o mesmo acontece com o Profeta Elias. Deus d para ele uma ordem simples: vai a Acabe e diz para ele que vai chover. Deus no mandou Elias desafiar os profetas de Baal nem provar nada para ningum. Mas o homem quando perde o foco terrvel e as consequncias so sempre as mesmas: frustao, dvidas e desiluso. Joo Batista est preso e em dvida, Elias est fugindo de uma mulher e pede a prpria morte. Joo Batista no tem certeza se Jesus realmente o Messias, Elias est orando sete vezes por algo que nem precisava orar. A ordem de Deus foi clara: diga a Acabe que vai chover.

Tenho percebido que a maioria das nossas murmuraes e frustraes esto relacionadas com a perda do foco. Sempre que pegamos a direo errada e no conseguimos xito em nossas empreitadas, comeamos a desfalecer e a perder as foras e ento somos encharcados pela dvida e pelos problemas que nos cercam. Percebemos que Jesus no responde a pergunta de Joo, ele apenas diz: diga a ele que os cegos veem, e os coxos andam; os leprosos so purificados, e os surdos ouvem; os mortos so ressuscitados, e aos pobres anunciado o evangelho e bem-aventurado aquele que no se escandalizar de mim. (Mt 11.5.6). s vezes me pergunto se Joo Batista no tinha conhecimento dos milagres que Jesus fazia ou esta resposta serve para apoiar mais ainda o quanto Joo estava equivocado ao iniciar um ministrio paralelo ao invs de apenas seguir a Jesus e levar as pessoas a fazerem o mesmo? II- Joo Batista perde a cabea -(Mt 14.8-11)- Chegamos ao ponto crucial da histria. Quem perde o foco, perde a cabea. Quem perde o foco perde o ministrio. Um ministrio brilhante, porm curto. O profeta Elias depois da lambana com os profetas de baal tambm sai de cena. A nica coisa que vemos ele fazer depois deste episdio ungir a Ju rei e a Elizeu para profeta para ocupar o lugar dele ( I Reis 19.16). engraado a pompa que Elias faz para que Elizeu receba alguma coisa da parte de Deus. Ele diz o queres que eu te faa? Porm, Deus j havia dito que era para ungir a Elizeu para ocupar o lugar dele, ou seja, a uno de Deus viria de qualquer forma. Elias gostava de acrescentar e fazer coisas que Deus no mandava e isto muito perigoso. III- Joo Batista foi avaliado por Jesus (Mt 11.11). Jesus faz uma revelao tremenda! Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, no surgiu outro maior do que Joo, o Batista; mas aquele que o menor no reino dos cus maior do que ele. Olha que coisa tremenda, o homem que veio preparar o caminho para o Reino de Deus, ficou fora dele. Joo continuou pregando o arrependimento porque o Reino dos Cus estava prximo, enquanto Jesus pregava abertamente e dava ordens aos seus discpulos para irem e pregarem a todos que o Reino dos Cus havia chegado (Lc 10.9). Concluso: Joo Batista perdeu o foco e a cabea. Um Reino no tem dois reis. Para que um reine o outro tem que sair de cena. Se Jesus no for o Rei da sua vida e de seu ministrio, voc est em srio risco.

Potrebbero piacerti anche