Sei sulla pagina 1di 2

FICHA INFORMATIVA / TRABALHO

LNGUA PORTUGUESA

TEXTO DRAMTICO/ TEXTO TEATRAL O texto dramtico, criado pelo dramaturgo, tem como finalidade ltima ser representado, passando, ento, a texto teatral. CATEGORIAS OU ELEMENTOS DO TEXTO DRAMTICO

Aco desenrolar dos acontecimentos atravs do dilogo1 e da movimentao das personagens 2.


1 Texto principal (falas das personagens); 2 Texto secundrio (informaes cnicas ou didasclias)

rpida, progressiva, apresentada pelos actores aos espectadores( na representao) e pelas personagens aos leitores ( na leitura) . A aco pode ser: simultnea decorre no tempo da aco principal passada importante para a aco presente usando o flash- back; futura o pressentimento; o sonho; as vises. Exposio Apresentao das personagens e dos antecedentes da aco. Interna Conflito Sucesso dos acontecimentos que constituem a aco teatral. So as vrias peripcias, momentoschave momentos de expectativa, de retardamento,clmax. Desenlace Desfecho da aco.

Estrutura

Acto Diviso maior do texto dramtico. Externa Cena Diviso de um acto, marcada pela entrada e sada de uma personagem. Central principal ou protagonista Desempenha o papel de maior importncia. Secundria Desempenha papis de menor relevo. Relevo Figurante No desempenha qualquer papel especfico embora a sua presena seja importante para a compreenso da aco. Tipologia Planas ou tipos estticas, sem vida interior. Modeladas ou caracteres dinmicas com vida interior, ou seja com valor psicolgico. Directa Atravs das palavras da(s) personagem(ns) e ou das indicaes cnicas. Indirecta Dedues feitas pelo leitor/espectador a partir das atitudes e ou aces da(s) personagem(ns). Fsico Aspectos respeitantes fisionomia das personagens. Psicolgico Relativo aos modos de pensar e agir das personagens ( traos de carcter).

Processos de caracterizao

Personagens

Retrato

Espao Local onde decorre a aco. No texto dramtico dado atravs das notas cnicas e das 1 2

falas das personagens, no texto teatral corresponde ao espao da representao - o palco e os cenrios ( simples e misto). Espao representado constitudo pelos cenrios onde se desenrola a aco e que equivalem ao espao fsico que se pretende recriar em palco. Espao aludido corresponde s referncias a outros espaos que no o representado. Caracterizao do espao cnico Notas de encenao relativas a: - cenrio; - guarda-roupa, - caracterizao dos actores; - luminotcnica; - marcao dos actores; - sonoplastia;

Tempo - Momento em que decorre a aco. condensado (quase sempre).

Tempo da representao durao do conflito em palco; Tempo da aco ou da histria o(s) ano(s) ou a poca em que se desenrola o conflito dramtico; Tempo da escrita ou da produo da obra altura em que o autor concebeu a pea.

Modalidades do discurso directo - Texto principal constitudo pelas falas das personagens,
que podem apresentar-se sob a forma de: dilogo,

monlogo ou aparte.

Ler / compreender e escrever


De acordo com a ficha informativa, preenche o quadro abaixo com as informaes relativas pea Falar verdade a mentir, de Almeida Garrett Estrutura externa Actos Cenas Exposio - apresentao das personagens e do conflito: cena ___ Conflito desenvolve-se pelas complicaes dos acontecimentos: cenas ____ Desenlace resoluo do conflito: cenas _____ __________________________________________________________________ Personagem central/ protagonista - A aco passa-se - A burguesia rica domina o ambiente social de ______________ pretendendo-se destacar: Cronolgico - _____________________________________________________ Da representao - _________________________________________________ Elemento caracterizador de personagens. - Diferentes registos de lngua- ex. - Apartes ex. - Monlogo- ex. Cmico: - de linguagem -ex. - de situao- ex. - de carcter- ex.

Estrutura interna

Personagens

Espao

Tempo Linguagem

Objectivos da pea

Bom trabalho !!!!

A prof. Rosa Maria Mendes

Potrebbero piacerti anche