Sei sulla pagina 1di 3

A actividade ssmica

O que um sismo? Como se forma? As placas litosfricas deslocam-se na astenosfera em sentidos convergentes e divergentes; por isso, podem mover-se: chocar, afastar ou deslizar. Estes movimentos provocam foras gigantes, que conseguem dobrar e partir as rochas. Quando estas se partem, libertada toda a energia acumulada, o que d origem a um sismo. Os sismos so mais frequentes em zonas de limite de placas litosfricas. A superfcie do contacto entre os blocos de rocha geralmente muito rugosa, e acumula muito atrito. Quanto maior a quantidade de atrito, maior a fora necessria para eles se movimentarem. O local na litosfera onde ocorreu esta falha que deu origem ao sismo chama-se hipocentro. Ao local da superfcie onde este se sente primeiro e com maior intensidade chama-se epicentro. Geralmente, depois dos grandes sismos, ocorrem outros, mas de menor intensidade. So as rplicas. Estas resultam do reequilbrio de foras na zona de fractura. Por vezes, os grandes sismos ou erupes vulcnicas so precedidos de abalos premonitrios. Sismo uma vibrao da litosfera, causada pela fractura brusca das rochas. Foco ou hipocentro Local na litosfera onde se iniciou a ruptura que deu origem ao sismo. Epicentro Local superfcie da Terra, na vertical do hipocentro, onde o sismo se sentiu com maior intensidade. Rplicas Sismos mais fracos que ocorrem a seguir a um grande sismo. Abalos premonitrios Sismos que podem anteceder um grande sismo ou uma erupo vulcnica.

Como se propagam os sismos?


A energia libertada faz vibrar as rochas em todas as direes. Essa energia libertada no hipocentro e propaga-se atravs de ondas ssmicas. Quanto maior for a energia libertada por um sismo, maior : A destruio; O caminho percorrido pelas ondas; A rea onde os efeitos se sentem. Ondas ssmicas Modo como se propaga a energia libertada por um sismo.

Como se detectam os sismos?


Para registar os movimentos da superfcie terrestre, utilizam-se os sismgrafos. Estes registam as ondas ssmicas em sismogramas.

Sismgrafo Aparelho que regista os movimentos da superfcie terrestre no local onde se encontra. Sismograma Registo dos movimentos da superfcie terrestre produzido pelo sismgrafo.

Como se medem os sismos?


Os sismos medem-se em magnitude. Magnitude uma medida da energia libertada pelo sismo no hipocentro ou foco. Actualmente, ocorrem milhes de sismos sem que nos apercebamos. Quando um sentido, noticiado na comunicao social, onde se refere a magnitude na escala de Ritcher. Esta escala mede a energia libertada pelo sismo. A magnitude medida em nmeros inteiros e decimais (7,1 ; 8,0) e no tem limite superior. A escala de Ritcher no mede estragos. Um sismo de grande magnitude pode ter lugar numa zona deserta e no causar destruio, ou ser devastador se ocorrer perto de uma zona populosa. Magnitude de um sismo Valor que indica o tamanho de um sismo, obtida atravs da medio da movimentao do solo e pela qual possvel calcular a energia libertada.

O que e como se mede a intensidade ssmica?


No princpio do sc. XX, Mercalli construiu uma escala baseada na destruio causada nas populaes. Esta escala foi modificada em 1931, para se adaptar realidade das construes mais modernas da altura escala de Mercalli modificada. Escala de Mercalli modificada escala de doze graus, baseada na destruio causada pelo sismo e nas informaes prestadas pelas pessoas. Intensidade ssmica - mede os efeitos dos sismos nas construes, nas pessoas e no ambiente. Em esquema e escala de intensidades
De intensidade Mercalli modificada Baseia-se no relato das pessoas e na destruio das construes De magnitude Richter Baseia-se nos sismgrafos

Escalas

Escala de intensidades de Mercalli modificada I Imperceptvel II Muito fraco III Fraco IV Moderado V Forte VI Bastante forte VII Muito forte VIII Ruinoso IX Desastroso X Destruidor XI Catastrfico XII Danos quase totais No sentido pelas pessoas. Apenas registado pelos sismgrafos. Sentido por muito poucas pessoas, especialmente em edifcios altos. Na rua, o sismo pode passar despercebido, apenas em alguns edifcios altos sentido por algumas pessoas. sentido dentro das habitaes, os objectos pendurados oscilam. Quase todas as pessoas sentem. Muitas acordam. As rvores abanam. Todas as pessoas sentem. Dificuldade em mantermo-nos de p. Alguns mveis pesados movem-se e podem registar-se estragos. As construes frgeis so bastante afectadas. Algumas paredes mal construdas podem cair. Poucos estragos nas restantes. Todas as estruturas so afectadas. As mais frgeis desmoronam-se. Todos os edifcios so muito afectados, surgem fracturas no solo e deslizamento de terrenos. Muitas construes e as suas fundaes so destrudas. Registam-se inmeras fracturas no solo. Quase todas as construes so destrudas. Pontes caem. Grandes e largas fendas abrem-se no solo. O solo ondula. Destruio total. O solo ondula. Os objectos so atirados para o ar.

Escala de Ritcher 1a2 2a3 3a4 4 4a5 5a6 6 6a7 7 7a8 8 Maior que 8

Como se representam os sismos?


No estudo de um sismo, depois de obtidas as informaes relativas aos seus efeitos, possvel elaborar uma carta de intensidades ssmicas, ou carta de intensidades ssmicas. Cada isossista marcada de forma a envolver pontos com intensidade igual ou superior.

Isossista linha que envolve, num mapa, as localidades onde se registam valores de intensidades ssmicas iguais ou superiores.

Quais so as consequncias dos sismos?


As consequncias de um sismo so: Incndios; Destruio de vias de comunicao e de construes; Liquefaco de terrenos transformao dos terrenos em lama; Deslizamento de terras; Inundaes Tsunamis Quando o sismo ocorre no fundo do oceano pode gerar um maremoto, ou seja, pode provocar a oscilao das guas formando uma grande onda tsunami. Porm, nem sempre h tsunamis quando o epicentro no mar. preciso que seja um sismo d e magnitude elevada e tenha origem num grande movimento dos blocos ao longo duma falha, que deforme o fundo do mar para que a massa de gua a movimentar seja grande.

Potrebbero piacerti anche