Sei sulla pagina 1di 8

Goinia, GO, Brasil www.agro.ufg.

br/pat ISSN 1517-6398 / e-ISSN 1983-4063

Pesquisa Agropecuria Tropical v. 38, n. 4, p. 233-240, out./dez. 2008

PRODUTIVIDADE DE CAFEEIROS ARBICA IRRIGADOS NO CERRADO GOIANO1


Robson Bonomo2, Luiz Fernando Coutinho de Oliveira3, Amrico Nunes Silveira Neto2, Paulo Bonomo4

ABSTRACT
IRRIGATED ARABICA COFFEE TREE PRODUCTIVITY IN THE CERRADO AREA OF THE GOIS STATE, BRAZIL

RESUMO
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da irrigao na produtividade e renda das cultivares de cafeeiro Catua IAC 44, Acai Cerrado MG 1474, Rubi MG 1192, Topzio MG 1190, Oeiras MG 6851 e Katip, com a finalidade de se identificar a potencialidade da produo de caf arbica, nas condies de Cerrado, no sudoeste goiano (1752'S, 5142'W e altitude de 696 m). As cultivares de cafeeiro, plantadas no espaamento de 3,50 m x 0,50 m, foram avaliadas em condies no irrigadas e irrigadas por asperso, ou gotejamento. O experimento foi conduzido no perodo de 2002 a 2006, na Universidade Federal de Gois, Campus de Jata, Gois, com as irrigaes concentradas no perodo de maio a setembro. O manejo de gua na irrigao foi feito por meio de balano de gua no solo. A irrigao dobrou a produtividade dos cafeeiros e reduziu a renda no beneficiamento do caf, no sendo observadas diferenas significativas entre os mtodos de irrigao empregados. A cultivar Katip apresentou produtividade significativamente superior s demais, mostrando-se promissora para o cultivo na regio, independentemente do regime de suprimento de gua, ou seja, no irrigado, irrigado por asperso, ou irrigado por gotejamento. A cultivar Acai Cerrado MG 1474 foi a que apresentou menor produtividade. PALAVRAS-CHAVE: Coffea arabica; cafeicultura irrigada; gotejamento; asperso.

The aim of this work was to evaluate irrigation effects on the productivity and income of coffee cultivars (Catua IAC 44, Acai Cerrado MG 1474, Rubi MG 1192, Topzio MG 1190, Oeiras MG 6851, and Katip), in order to identify the potentiality for the irrigated coffee production in the Cerrado area, in the southwest region of the Gois State. The coffee cultivars, planted with 3.50 m between rows, and 0.50 m between plants in the row, were evaluated without irrigation and irrigated with sprinkling and drip systems. The trial was conducted, from 2002 to 2006, at the Universidade Federal de Gois, Jata Campus, in the Gois State, concentrating irrigation from May to September. The irrigation water management was controlled through soil water balance. The irrigation process doubled the productivity and decreased the processing yield rate, while no significant difference was found among the irrigation methods. The Katip cultivar showed a significantly higher productivity rate, with a good potential to be cultivated on the region and no influence of the water supply system, i.e., without irrigation, sprinkle irrigation, or drip irrigation. The cultivar Acai Cerrado MG 1474 featured the lowest productivity rate. KEY-WORDS: Coffea arabica; irrigated coffee; drip irrigation; sprinkle irrigation.

INTRODUO No Brasil, o cultivo do caf arbica se desenvolveu nas regies onde no ocorre deficincia hdrica nos perodos crticos da cultura. Porm, com a expanso da agricultura em reas de solos de Cerrado, associadas irrigao, este cultivo tem se estendido para outras reas, tais como o Tringulo Mineiro, Oeste da Bahia, Gois e outras regies que apresentam condies similares(Santinato et al. 2008).

Para o cafeeiro, os perodos crticos de deficincia hdrica so os de florao e frutificao, at, aproximadamente, a dcima oitava semana aps a florao, quando estas limitaes hdricas podem comprometer a produtividade e a qualidade do caf. Neste perodo, a gua muito mais importante que a carga de frutos, a nutrio mineral e outras prticas culturais (Rena & Maestri 2000). O Estado de Gois caracteriza-se por duas estaes climticas bem definidas: uma chuvosa, que

1. Trabalho recebido em maio/2007 e aceito para publicao em out./2008 (n registro: PAT 3314). 2. Universidade Federal de Gois, Campus Jata, Cx. Postal 03, CEP 75.800-000, Jata, GO. E-mails: robson.bonomo@gmail.com, americonunesagro@yahoo.com.br. 3. Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Gois, Cx. Postal 131 CEP 74.001-970, Goinia, GO. E-mail: lfco@pq.cnpq.br. 4. Universidade Estadual da Bahia, Itapetinga, BA. E-mail: pbonomo@uesb.br.

234

R. Bonomo et al. (2008)

se inicia entre os meses de setembro e outubro e vai at o ms de abril, e outra seca, marcada por grande deficincia hdrica. A estao seca se inicia em abril, ou maio, e se estende at setembro, ou outubro, apresentando, dessa forma, um perodo de cinco a seis meses de deficincia hdrica (Silva et al. 1998). Nestas condies, o florescimento do cafeeiro se dar aps as primeiras chuvas, no incio do perodo chuvoso. Assim, caso estas chuvas no sejam suficientes para o suprimento adequado de gua, a deficincia hdrica poder comprometer a safra futura, com abortamento de flores e frutos novos (Rena & Maestri 2000). A irrigao de cafeeiros tem sido estudada em diferentes condies no Brasil, sendo que os trabalhos tm indicado o efeito positivo da irrigao, tanto no crescimento (Zanini et al. 1994, Karasawa et al. 2002, Nazareno et al. 2003), como na produo do cafeeiro (Reis et al. 1990, Arruda & Grande 2003, Faria & Siqueira 2005). No Estado de Gois, Oliveira et al. (2003), Borges et al. (2006) e Wehr et al. (2006) verificaram efeito positivo da irrigao no crescimento, produo e qualidade da bebida, em dez cultivares de cafeeiros de porte baixo. A regio do sudoeste goiano apresenta aptido climtica para o cultivo do cafeeiro arbica. Porm, a rea atual de cultivo reduzida. Por outro lado, conforme ressalta Santinato et al. (2002), para a implantao de novos projetos, so necessrios estudos comparativos e comportamentais de variedades e linhagens de cafs comerciais, j definidas em outras regies tradicionais da cafeicultura. Vrios sistemas de irrigao podem ser empregados em cafezais, destacando-se os de irrigao localizada por gotejamento e microasperso, alm dos sistemas de irrigao por asperso, como o de asperso convencional, o autopropelido e o de piv central. Sistemas simplificados, com mangueiras simples ou perfuradas, tambm tm sido empregados (Santinato et al. 2008). Em razo do potencial de crescimento da cafeicultura irrigada em Gois, este trabalho objetivou estudar o efeito da irrigao na produtividade e na renda de diferentes cultivares de cafeeiros na regio de Jata, GO, buscando-se identificar cultivares comerciais com maior potencial de produo.
Goinia, GO, Brasil www.agro.ufg.br/pat ISSN 1517-6398 / e-ISSN 1983-4063

MATERIAL E MTODOS O ensaio experimental foi implantado no Centro de Cincias Agrrias da Universidade Federal de Gois, em Jata, GO (1752'S, 5142'W, altitude de 696 m). Segundo a classificao de Kppen, o clima do tipo Aw, tropical chuvoso de inverno seco, apresentando deficincia hdrica no inverno. No perodo de 2002 a 2006, a temperatura mdia anual foi de 22,8C e a precipitao mdia anual variou de 1.440 mm a 1.810 mm. O solo da rea do experimento classificado como Latossolo distrofrrico, no qual a anlise granulomtrica (0-20 cm) apresentou valores de 450 g.dm-3 de argila, 150 g.dm-3 de silte e 400 g.dm-3 de areia, enquadrando-se na classe textural argila arenosa. Na camada de 20-40 cm, os valores foram de 500 g.dm-3 de argila, 150 g.dm-3 de silte e 350 g.dm-3 de areia, enquadrando-se na classe textural argila arenosa. O ensaio foi conduzido em parcelas subdivididas 3 x 6, sendo as parcelas os trs tipos de fornecimento de gua (no irrigado, irrigado por asperso e irrigado por gotejamento), e as subparcelas as seis cultivares de cafeeiro arbica (Catua IAC 44, Acai Cerrado MG 1474, Rubi MG 1192, Topzio MG 1190, Oeiras MG 6851 e Katip), dispostas no delineamento em blocos casualizados, com trs repeties, totalizando 54 unidades experimentais. As parcelas foram constitudas de trs linhas de plantio, com doze plantas cada, considerando-se as dez centrais como teis, no espaamento de 3,50 m x 0,50 m, buscando-se caracterizar um espaamento tpico da cafeicultura mecanizada conduzida na regio do Cerrado. O manejo de gua na irrigao foi realizado considerando-se o balano de gua no solo, baseado em dados da cultura, do solo e meteorolgicos, coletados em estao automtica, instalada prxima rea experimental. Foram coletados, diariamente, os valores da temperatura mdia do ar, umidade relativa mdia do ar, velocidade do vento, radiao solar e precipitao pluvial. A partir dos dados meteorolgicos dirios, foi estimada a evapotranspirao de referncia (ETo), segundo o modelo de Penman-Monteith (Allen et al. 1998). A evapotranspirao da cultura (ETc) foi determinada em funo dos valores de ETo,
Pesquisa Agropecuria Tropical v. 38, n. 4, p. 233-240, out./dez. 2008

Produtividade de cafeeiros arbica irrigados no Cerrado goiano

235

considerando-se o coeficiente de cultura de 0,9 para o cafeeiro adulto (Allen et al. 1998). Os valores da evapotranspirao real da cultura (ETrc) foram obtidos corrigindo-se os valores da ETc pelo coeficiente de umidade do solo (Ks), determinado segundo metodologia apresentada por Bernardo et al. (2006). Para os tratamentos irrigados por gotejamento, foi realizado o ajuste da ETrc pelo coeficiente de localizao (Kl), conforme mtodo apresentado por Karmeli & Keller (1975). Nos perodos em que as irrigaes se fizeram necessrias, realizou-se uma rega semanal nas parcelas com os tratamentos irrigados por asperso e duas naquelas com tratamentos irrigados por gotejamento. Para todos os tratamentos irrigados, as regas foram suspensas no ms de julho, com o objetivo de uniformizao das floradas. O sistema de irrigao por gotejamento constituiu-se por linhas laterais simples de polietileno de 16 mm e gotejadores autocompensantes, com vazo de 2,3 L.h-1, espaados 0,6 m entre si, o que possibilitou uma porcentagem de rea molhada mdia de 20%. J o sistema de irrigao por asperso era do tipo fixo, com tubos enterrados, cobrindo todas as cultivares, simultaneamente. Nos tratamentos irrigados por gotejamento, a aplicao dos nutrientes nitrognio e potssio foi feita por fertirrigaes mensais, em nove aplicaes, a partir do ms de agosto de cada ano. Nos tratamentos irrigados por asperso e no irrigados, as adubaes foram parceladas em quatro vezes, no perodo de primavera/vero. O controle de bicho mineiro foi feito com uso de inseticidas sistmicos, aplicados via solo, e o controle de doenas fngicas por meio da aplicao de pulverizaes foliares de fungicidas, juntamente com os micronutrientes. A colheita das parcelas foi realizada manualmente, com a derria sobre pano, quando 80% dos frutos atingiram estgio de cereja ou passas, sendo tambm recolhido o caf de "varrio". O caf colhido foi seco ao sol, em terreiro de tela suspenso, sendo, em seguida, pesado, na forma de caf em coco, o qual foi beneficiado. Foi, ainda, determinada a umidade dos gros, para posterior compensao a 12%, em base mida (B.U.). A renda foi obtida pela razo entre a massa de caf em coco e a massa de caf beneficiado. Os dados obtidos foram submetidos a anlise de varincia e as mdias comparadas pelo teste Student Newman-Keuls, a 5% de probabilidade.
Goinia, GO, Brasil www.agro.ufg.br/pat ISSN 1517-6398 / e-ISSN 1983-4063

RESULTADOS E DISCUSSO Os valores de precipitao total anual foram semelhantes nos quatro perodos, com valores mdios em torno de 1.460 mm (Tabela 1). Embora em todos os anos as chuvas tenham superado a evapotranspirao de referncia (ETo), as mesmas concentraram-se no perodo de outubro a abril, requerendo irrigaes no perodo de maio a setembro, para repor a deficincia hdrica (Figura 1). Com o objetivo de se promover a uniformizao das floradas nos tratamentos irrigados, o suprimento de gua foi suspenso nos meses de julho, com retorno das irrigaes na segunda semana de agosto (Figura 1). Este procedimento foi efetivo nestas condies de cultivo, possibilitando floradas e colheitas uniformes. Em relao aos tratamentos irrigados, verificou-se que a lmina de gua aplicada por asperso foi, em mdia, o dobro da aplicada no gotejamento (Tabela 1). Este resultado justificado em razo da maior eficincia e uniformidade de aplicao de gua, possibilitada pelo gotejamento, alm de um menor consumo pela planta, principalmente para cultivos com espaamento largo entre as linhas de cafeeiros, como o de 3,5 m empregado. Na tabela 2, so apresentados os dados referentes produtividade mdia de seis cultivares de cafeeiro, nas quatro primeiras safras, e mdia do quadrinio, em funo do suprimento de gua. A interao entre cultivares e suprimento de gua no foi significativa (p > 0,05) para as diferentes safras. Quanto aos tipos de suprimento de gua, foi observado que a produtividade, nas quatro primeiras safras, na mdia do quadrinio, foi praticamente o dobro nos tratamentos irrigados, em comparao aos no irrigados, em ambos os sistemas de irrigao
Tabela 1. Chuva, evapotranspirao de referncia (ETo) e lmina de irrigao para os tratamentos irrigados, nos quatro anos de conduo do experimento, e mdias do quadrinio (Jata, GO, 2006).
Chuva Perodo Evapotranspirao de referncia (ETo) 1387 1488 1361 1282 1380 Lmina de irrigao Gotejamento 93 154 196 131 144 Lmina de irrigao Asperso 232 302 413 267 304

---------------------------------mm--------------------------------Agosto/2002 a julho/2003 Agosto/2003 a julho/2004 Agosto/2004 a julho/2005 Agosto/2005 a julho/2006 Mdias do perodo 1424 1533 1456 1448 1465

Pesquisa Agropecuria Tropical v. 38, n. 4, p. 233-240, out./dez. 2008

236

R. Bonomo et al. (2008)


350 Gotejamento A Chuvas, Irrigaes (mm) 300 250 200 150 100 50 0 Asperso Chuva B

350 Chuvas, Irrigaes (mm) 300 250 200 150 100 50 0

Gotejamento Asperso Chuva

ag o/ 02 se t/0 2 ou t/0 2 no v/ 02 de z/ 02 ja n/ 03 fe v/ 03 m ar /0 3 ab r/0 3 m ai /0 3 ju n/ 03 ju l/0 3

350 Chuvas, Irrigaes (mm) 300 250 200 150 100 50 0

350

Gotejamento Asperso Chuva D

Gotejamento Asperso Chuva

C
Chuvas, Irrigaes (mm)

300 250 200 150 100 50 0

04 se t/0 4 ou t/0 no 4 v/ 04 de z/ 04 ja n/ 05 fe v/ 0 m 5 ar /0 5 ab r/0 5 m ai /0 5 ju n/ 05 ju l/0 5

Figura 1. Distribuio de chuvas e lmina de irrigaes, nos anos safra de 2002/2003 (A), 2003/2004 (B), 2004/2005 (C) e 2005/2006 (D), em Jata, GO.

utilizados. Por outro lado, na mdia do quadrinio, os sistemas de irrigao no diferiram entre si. Entretanto, na primeira colheita, em 2003, a produtividade nos tratamentos irrigados por gotejamento (20,43 sc.ha-1) foi superior dos irrigados por asperso (6,98 sc.ha-1) e no irrigados (12,12 sc.ha-1) (Tabela 2). Isso, em parte, pode ter ocorrido devido maior freqncia de aplicao de gua no gotejamento. importante ressaltar que esta primeira colheita, embora pequena, possibilita ao cafeicultor um retorno mais rpido do capital investido, sendo, portanto, um fator a ser considerado no momento da tomada de deciso da escolha do sistema de irrigao a ser empregado. No ano safra de 2004, a produtividade mdia do tratamento no irrigado foi insignificante (2,92 sc.ha-1), em razo da distribuio de chuvas no perodo de maio a novembro de 2003, quando ocorreu severo estresse hdrico. J no ano safra de 2005, observou-se produtividade mdia de 35,85 sc.ha-1,
Goinia, GO, Brasil www.agro.ufg.br/pat ISSN 1517-6398 / e-ISSN 1983-4063

superior do tratamentos irrigado por gotejamento. Este comportamento esteve relacionado melhor distribuio das chuvas no ano de 2004 e bienalidade observada nos tratamentos irrigados, o que um comportamento comum na cultura do cafeeiro (Rena & Maestri 2000), o qual, nestas condies de cultivo, no foi superado pelo uso de irrigao. A maior mdia anual de produtividade de caf foi obtida em 2006. Naquele ano, a produtividade mdia dos tratamentos irrigados por gotejamento (89,65 sc.ha-1) foi 2,7 vezes superior dos no irrigados (33,27 sc.ha-1), no diferindo significativamente, porm, dos irrigados por asperso (84,07 sc.ha-1). Estes resultados, obtidos com o emprego da irrigao, na mdia do quadrinio, foram superiores a 29,88 sc.ha-1, obtido por Arruda & Grande (2003), em Campinas, e 30,00 sc.ha-1, obtido por Faria & Siqueira (2005), no Paran. Porm, foram similares a 45,97 sc.ha-1, encontrado por Soares et al. (2005), em Patrocnio, no cerrado de Minas Gerais, e
Pesquisa Agropecuria Tropical v. 38, n. 4, p. 233-240, out./dez. 2008

/0 5 t/ 0 no 5 v/ 05 de z/ 05 ja n/ 06 fe v/ 0 m 6 ar /0 6 ab r/ 0 6 m ai /0 6 ju n/ 06 ju l/0 6 ou

ag o/

ag o

/0

se t

3 v/ 03 de z/ 03 ja n/ 04 fe v/ 04 m ar /0 4 ab r/0 4 m ai /0 4 ju n/ 04 ju l/0 4 no

/0 3

ag o

se t

ou

t/0

/0

Produtividade de cafeeiros arbica irrigados no Cerrado goiano

237

Tabela 2. Produtividade mdia1 de seis cultivares de cafeeiros (sc.ha-1), nas quatro primeiras safras, e mdia do quadrinio, em funo do regime de suprimento de gua (Jata, GO, 2006).

Cultivares Suprimento de gua Acai Oeiras Katip Safra 2003 Gotejamento Asperso No irrigado Mdia 18,99 10,06 9,65 12,90ab 20,26 1,33 6,38 9,33b 21,53 7,55 14,44 14,51ab 13,16 6,00 9,95 9,70b 26,67 9,64 15,26 17,19a 21,99 7,28 17,06 15,44 a 20,43A 6,98 C 12,12B 13,18 Rubi Topzio Catua 44 Mdias

Safra 2004 Gotejamento Asperso No irrigado Mdia 27,66 23,29 0,33 17,09 b 33,05 32,49 2,78 22,78 b 40,41 51,01 13,07 34,83 a 33,39 28,15 0,28 20,61 b 27,98 31,95 0,56 20,16b 36,00 26,02 0,48 20,83 b 33,08A 32,15A 2,92 B 22,72

Safra 2005 Gotejamento Asperso No irrigado Mdia 34,59 31,00 34,64 33,41 a 21,93 43,27 48,58 37,92 a 26,29 38,03 31,60 31,98 a 17,87 22,63 34,44 24,98 a 15,55 30,64 33,27 26,49a 25,00 21,83 32,54 26,46 a 23,54B 31,23A 35,85A 30,21

Safra 2006 Gotejamento Asperso No irrigado Mdia 69,76 60,28 8,07 46,04 b 89,27 81,42 42,55 71,08 a 96,75 107,10 45,99 83,28 a 91,59 81,35 30,40 67,78 a 97,45 94,86 23,90 72,07a 93,11 79,42 48,74 73,76 a 89,65A 84,07A 33,27B 69,00

Mdia do quadrinio Gotejamento Asperso No irrigado Mdia


1

37,75 31,16 13,17 27,36 c

41,13 39,63 25,07 35,28 b

46,25 50,92 26,28 41,15 a

39,00 34,53 18,77 30,77 bc

41,91 41,77 18,25 33,98b

44,02 33,64 24,70 34,12 b

41,68A 38,61A 21,04B 33,78

- Mdias seguidas de mesma letra minscula na linha, ou maiscula na coluna, para cada safra, no diferem entre si, pelo teste Student Newman Keuls, a 5% de probabilidade.

inferiores a 79,56 sc.ha-1, resultado mdio obtido por Silva et al. (2005), em Lavras, MG. Estes resultados mostram um bom potencial para a cafeicultura irrigada no sudoeste goiano. Com relao s produtividades das cultivares avaliadas, independentemente do regime de suprimento de gua, a cultivar Katip (Tabela 2) apresentou produtividade estatisticamente superior s
Goinia, GO, Brasil www.agro.ufg.br/pat ISSN 1517-6398 / e-ISSN 1983-4063

demais, nos anos de 2003, 2004 e 2006 e na mdia do quadrinio, mostrando-se promissora para o cultivo irrigado, ou no, nesta regio. Ressalta-se, ainda, que esta cultivar apresenta resistncia ferrugem do cafeeiro. A cultivar Acai cerrado, sendo a nica de porte alto includa neste ensaio, apresentou-se, na mdia dos anos, como a menos produtiva para estas condies de cultivo.
Pesquisa Agropecuria Tropical v. 38, n. 4, p. 233-240, out./dez. 2008

238

R. Bonomo et al. (2008)

A irrigao por gotejamento levou, no ano de 2005, a uma maior renda no beneficiamento (Tabela 3). J na safra de 2006, a maior renda foi observada nos tratamentos no irrigados, ou seja, no foi possvel caracterizar um efeito consistente sobre este parmetro, em funo do emprego da irrigao. A renda um coeficiente tcnico importante na produo de caf, pois o indicativo de menor presena de gros "chochos" e mal granados, sendo considerado normal para o cafeeiro arbica, um valor igual a 2,0 (Matiello 2005), ou seja, sendo necessrios 2,0 kg de caf em coco para produzir 1,0 kg de caf beneficiado. Os valores de renda obtidos (Tabela 3) esto acima do valor de referncia, porm abaixo

dos relatados por Rotandano el al. (2005), que obtiveram, em Uberlndia (MG), uma renda de 3,88 para condies de irrigao por gotejamento e uma lmina correspondente a 140% da evaporao do tanque classe A. A interao entre os regimes de suprimento de gua e as cultivares mostrou-se significativa apenas para a varivel renda, na safra 2004 e na mdia dos anos (Tabela 3). Observa-se que a cultivar Katip no apresentou variao na renda, independentemente do regime de suprimento de gua. Por outro lado, verificou-se, na safra 2004 e na mdia dos anos, que as cultivares Acai cerrado e Oeiras apresentaram, no tratamento no irrigado, rendas

Tabela 3. Renda1 (massa caf coco/ massa caf beneficiado) de seis cultivares de cafeeiros, nas safras 2004, 2005 e 2006, e mdia do trinio, em funo do regime de suprimento de gua (Jata, GO, 2006).

Cultivares Suprimento de gua Acai Oeiras Katip Safra 2004 Gotejamento Asperso No irrigado Mdias 2,07 aB 1,99 aB 2,88 aA 2,29 2,19 aB 2,17 aB 2,64 aA 2,33 2,17 aA 2,29 aA 2,06 bA 2,17 1,95 aA 2,21 aA 2,00 bA 2,05 1,93 aA 2,17 aA 2,00 bA 2,03 2,03 aA 2,18A 2,00 bA 2,07 2,06 2,17 2,25 2,16 Rubi Topzio Catua 44 Mdias

Safra 2005 Gotejamento Asperso No irrigado Mdias 2,20 2,21 2,28 2,23 a 2,55 2,16 2,19 2,30 a 2,55 2,44 2,19 2,39 a Safra 2006 Gotejamento Asperso No irrigado Mdias 2,30 2,16 3,09 2,52 a 2,35 2,41 2,66 2,47 a 2,26 2,15 2,61 2,34 a 2,14 2,41 2,84 2,46 a 2,26 2,25 2,72 2,41 a 2,25 2,33 2,64 2,41 a 2,26B 2,28 B 2,76A 2,44 2,31 2,20 2,07 2,19 a 2,29 2,20 2,06 2,19 a 2,43 2,30 2,26 2,33 a 2,39A 2,25 B 2,18B 2,27

Mdia do trinio Gotejamento Asperso No irrigado Mdias


1

2,19 2,12 aB 2,72 aA 2,35

aB

2,36 2,25 aB 2,49 bA 2,37

aB

2,33 aA 2,29 aA 2,29 cA 2,30

2,14 aB 2,27 aA 2,35 cA 2,24

2,16 aB 2,21 aAB 2,30 cA 2,21

2,24 aA 2,27 aAB 2,30 cA 2,27

2,24 2,23 2,40 2,29

- Mdias seguidas da mesma letra minscula na linha, ou maiscula na coluna, para cada safra, no diferem entre si, pelo teste Student Newman Keuls, a 5% de probabilidade.

Goinia, GO, Brasil www.agro.ufg.br/pat ISSN 1517-6398 / e-ISSN 1983-4063

Pesquisa Agropecuria Tropical v. 38, n. 4, p. 233-240, out./dez. 2008

Produtividade de cafeeiros arbica irrigados no Cerrado goiano

239

superiores s dos tratamentos irrigados. Portanto, estes resultados mostram que, para as cultivares Oeiras e Acai cerrado, o emprego da irrigao ir proporcionar uma reduo na renda, ou seja, ser necessria menor massa de caf em coco, para se obter 1,0 kg de caf beneficiado. Isto se deve, conforme j mencionado, a uma menor presena de gros chochos e mal granados, em razo de um suprimento adequado de gua, no perodo de desenvolvimento dos frutos (Rena & Maestri 2000), proporcionado pelo emprego da irrigao. CONCLUSES 1. Nas condies do cerrado da regio de Jata, Gois, as irrigaes de cafeeiros concentram-se no perodo de maio a setembro, sendo que a irrigao por gotejamento possibilita uma economia significativa de gua, em relao asperso. 2. O emprego da irrigao proporciona dobrar a produtividade mdia dos cafeeiros, alm de promover reduo da renda do caf. Porm, no se verificam diferenas significativas entre os mtodos de irrigao por asperso e gotejamento. 3. A cultivar Katip a mais produtiva, sendo promissora para o cultivo na regio de Jata, GO, independentemente do regime de suprimento de gua. J a cultivar Acai cerrado 1474 a menos produtiva para estas condies de cultivo, especialmente na ausncia de irrigao. AGRADECIMENTO
Ao Consrcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Caf, pelo apoio financeiro a este trabalho.

BRASILEIRO DE PESQUISA EM CAFEICULTURA IRRIGADA, 8., Araguari, 2006. Anais... Araguari: ACA, 2006. p. 50-53. FARIA, R. T.; SIQUEIRA, R. Produtividade do cafeeiro e cultivos intercalares sob diferentes regimes hdricos. Bragantia, Campinas, v. 64, n. 4, p. 583-590, 2005. KARASAWA, S.; FARIA, M. A.; GUIMARES, R. J. Resposta do cafeeiro cv. Topzio MG-1190 submetido a diferentes pocas de irrigao. Revista Brasileira de Engenharia Agrcola e Ambiental, Campina Grande, v. 6, n. 1, p. 28-34, 2002. KARMELI, D.; KELLER, J. Trickle irrigation design. Glendora: Rain Bird Sprinkler Manufacturing Corp., 1975. MATIELLO, J. B. et al. Cultura de caf no Brasil: novo manual de recomendaes. 5. ed. Rio de Janeiro: MAPA, 2005. NAZARENO, R. B. et. al. Crescimento inicial do cafeeiro Rubi em resposta a doses de nitrognio, fsforo e potssio e a regimes hdricos. Pesquisa Agropecuria Brasileira, Braslia, DF, v. 38, n. 8, p. 903-910, 2003. OLIVEIRA, L. F. C. et al. Avaliao de cultivares de caf irrigado nas condies do cerrado de Gois. In: SIMPSIO BRASILEIRO DE PESQUISA EM CAFEICULTURA IRRIGADA, 6., Araguari, 2003. Anais... Uberlndia: UFU, 2003. p. 202-207. REIS, G. N.; MIGUEL, A. E.; OLIVEIRA, J. A. Efeito da irrigao, em presena e ausncia da adubao NPK, em cafeeiros em produo: resultados de 3 produes, em Caratinga - MG. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA CAFEEIRA, 16., Esprito Santo do Pinhal, 1990. Resumos... Esprito Santo do Pinhal: MAPA/Procaf, 1990. p. 19-21. RENA, A. B.; MAESTRI, R. Relaes hdricas no cafeeiro. Irrigao e Tecnologia Moderna, Braslia, DF, v. 48, n. 1, p. 34-41, 2000. ROTONDANO, A. K. F. et al. Desenvolvimento vegetativo, produo e qualidade dos gros do cafeeiro (Coffea arabica L.) sob diferentes lminas de irrigao. Bioscience Journal, Uberlndia, v. 21, n. 1, p. 65-75, jan./abr. 2005. SANTINATO, R. et al. Competio de variedades comerciais de caf de porte alto e baixo e resistentes ou no a ferrugem em condio de irrigao sob pivot central no oeste da Bahia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISAS CAFEEIRAS, 28., Caxambu, 2002. Resumos... Caxambu: MAPA/Procaf, 2002. p. 467. SANTINATO, R.; FERNANDES, A. L. T.; FERNANDES, D. R. Irrigao na cultura do caf. 2. ed. Belo Horizonte: O Lutador, 2008.
Pesquisa Agropecuria Tropical v. 38, n. 4, p. 233-240, out./dez. 2008

REFERNCIAS
ALLEN, R. G. et al. Crop evapotranspiration: guidelines for computing crop water requirements. Rome: FAO, 1998. (Irrigation and drainage, 56). ARRUDA, F. B.; GRANDE, M. A. Fator de resposta da produo do cafeeiro ao dficit hdrico em Campinas. Bragantia, Campinas, v. 62, n. 1, p. 139-145, 2003. BERNARDO, S.; SOARES, A. A.; MANTOVANI, E. C. Manual de irrigao. 6. ed. Viosa: UFV, 2006. BORGES, L. L. et al. Produtividade de cultivares de cafeeiros irrigados nas condies do cerrado de Gois. In: SIMPSIO
Goinia, GO, Brasil www.agro.ufg.br/pat ISSN 1517-6398 / e-ISSN 1983-4063

240

R. Bonomo et al. (2008) WEHR, T. R. et al. Produtividade de cultivares de cafeeiros irrigados nas condies do cerrado de Gois. In: SIMPSIO BRASILEIRO DE PESQUISA EM CAFEICULTURA IRRIGADA, 8., Araguari, 2006. Anais... Araguari: ACA, 2006. p. 54-57. ZANINI, J. R. et al. Efeitos da irrigao no desenvolvimento vegetativo de cafeeiros novos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRCOLA, 23., Campinas, 1996. Manuscrito.

SILVA, F. A. M. et al. Variao espao-temporal da disponibilidade hdrica climtica no Estado de Gois. Pesquisa Agropecuria Brasileira, Braslia, DF, v. 33, n. 5, p. 605-612, 1998. SILVA, M. L. O. et al. Comportamento da produtividade acumulada de seis anos do cafeeiro (Coffea arabica, L.) sob diferentes lminas de irrigao. In: SIMPSIO DE PESQUISAS DE CAFS DO BRASIL, 4., Londrina, 2005. Resumos... Braslia: Embrapa Caf, 2005. 1 CD-ROM. SOARES, A. R. et al. Avaliao do efeito da aplicao de diferentes lminas de irrigao na produtividade do cafeeiro para a regio do cerrado de Minas Gerais. In: SIMPSIO DE PESQUISAS DE CAFS DO BRASIL, 4., Londrina, 2005. Resumos... Braslia: Embrapa Caf, 2005. 1 CD-ROM.

Goinia, GO, Brasil www.agro.ufg.br/pat ISSN 1517-6398 / e-ISSN 1983-4063

Pesquisa Agropecuria Tropical v. 38, n. 4, p. 233-240, out./dez. 2008

Potrebbero piacerti anche