Sei sulla pagina 1di 12

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Novo Hamburgo RS 17 a 19 de maio de 2010

A Assessoria de Comunicao da Unifra: promovendo a comunicao organizacional1


Edilaine de Avila2 Tas Steffenelo Ghisleni3 Angela Lovato Dellazzana4 Centro Universitrio Franciscano, Santa Maria RS

Resumo A comunicao organizacional envolve uma gama de profissionais qualificados para tratar da imagem de uma empresa, junto a seus diferentes pblicos. Uma das formas de se trabalhar atravs da Assessoria de Comunicao que normalmente envolve profissionais de relaes pblicas, jornalismo e publicidade e propaganda. Estes so responsveis por gerir a imagem da empresa, evitando distores e reafirmando o posicionamento da organizao perante os pblicos interno e externo. Atravs de pesquisa bibliogrfica e realizao de entrevista com profissionais de assessoria da Unifra, foi realizado um resgate histrico a fim de perceber a evoluo do setor, bem como levantamento dos aspectos acerca da importncia do desenvolvimento do mesmo dentro da instituio, para que haja maior conexo entre a Unifra e seus pblicos. Palavras-chave: comunicao; organizao; assessoria; pblicos, universidade.

1 Introduo O que define a comunicao como um processo social o expressar humano que constri o pensar, juntamente com o conhecimento e os mundos simblico e imaginrio (FREIRE, 1982, apud SOUSA, 2008). Assim, a comunicao um processo de transmisso de signos que compreendem um sistema baseado em smbolos e sinais, conforme assinalam DeFleur e Ball-Rokeach (1993). Tambm sobre isso, Berelson e Steiner citados por Barbosa e Rabaa (2001, p. 156) a observam como a transmisso de informaes, idias, emoes, habilidades etc., por meio do uso de smbolos palavras, imagens, figuras, grficos etc.. Ou ainda, como afirma Rdiger (2003, p. 21), a comunicao deve ser apresentada como um sistema de transmisso de informaes.

Trabalho apresentado no IJ 3 Relaes Pblicas e Comunicao Organizacional do XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul e realizado de 17 a 19 de maio de 2010. 2 Estudante de Graduao 4. semestre do curso de Comunicao Social Hab. Publicidade e Propaganda da Unifra-RS, email: avilaedi@hotmail.com. 3 Orientadora do trabalho. Professora do Curso de Comunicao Social Hab. Publicidade e Propaganda da Unifra-RS, email: taisghisleni@unifra.br. 4 Orientadora do trabalho. Professora do Curso de Comunicao Social Hab. Publicidade e Propaganda da Unifra-RS, email: angelalovato@unifra.br.
1

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Novo Hamburgo RS 17 a 19 de maio de 2010

A comunicao social compreendida tambm como uma prtica de relao entre emissor e receptor, apoiada pela significao da mensagem e de canais, que busca efeitos comportamentais no mbito do consumo de valores, bens materiais e simblicos (SOUSA, 2008). Segundo o autor, o esquema emissor/receptor/canal/mensagem permite a compreenso da comunicao como instrumento. Comunicao pode ser, como observa Lasswell apud Rdiger (2003, p. 55), um processo carregado de intencionalidade, atravs do qual as pessoas procuram influenciar o comportamento das demais por meio da transmisso de mensagens. Ainda, neste sentido, Rdiger (2003) corrobora com a ideia de intencionalidade presente na comunicao, apontando que ela usada para agir sobre os outros na inteno de satisfazer as necessidades de quem a produziu. Existem vrias formas de se fazer comunicao, que esto dependentes da inteno desejada. A organizacional ocorre entre a organizao e seus pblicos de interesse e compreende a administrao de polticas, planejamentos, aes, coordenaes, direes e controles, criando sentido para os integrantes das organizaes e suas redes de relacionamento (NASSAR, 2008). Como forma de se fazer comunicao organizacional, um setor atua como instrumento de produo de mensagens: a Assessoria de Comunicao, que compreende o trabalho realizado por um publicitrio, um jornalista e um relaes pblicas (TAVARES, 2007). Neste caso, foi delimitado como objeto de estudo a Assessoria de Comunicao do Centro Universitrio Franciscano. Esta escolha se deu por este trabalho ser parte integrante de um grupo de pesquisa que visa conhecer a comunicao externa da Unifra, para descobrir como o centro de ensino tem se apropriado dos meios disponveis para propagar mensagens a seus pblicos de interesse. Como objetivo, h um resgate da histria deste setor dentro da Unifra, atravs do levantamento de dados sobre sua implementao e funcionamento at os dias atuais. Em um primeiro momento, foi realizada uma pesquisa bibliogrfica sobre o que comunicao e o que compreende a comunicao organizacional, junto a autores como Rdiger (2003), Sousa (2008), Kunsch (2003; 2008), Neves (2002), Tavares (2007) e Argenti (2006) entre outros. Posteriormente, foi feita uma entrevista com os profissionais Maurcio Lavarda, publicitrio, e Carlos Spall, jornalista, ambos colaboradores da Assessoria de Comunicao da Unifra. Esta entrevista foi realizada atravs de uma conversa com os esses profissionais, visando conhecer o funcionamento deste setor, bem como suas principais caractersticas atuais.
2

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Novo Hamburgo RS 17 a 19 de maio de 2010

2 A comunicao nas organizaes Para Poyares (1974), a comunicao social o complexo de fenmenos de interao formado por veculos, meios, ao das fontes organizadas de informao, ao das agncias de notcias e dos informadores e reao dos receptores. Como processo dentro de uma organizao, ela parte de um sistema que pretende solidificar relaes existentes entre empresa e seus pblicos (NASSAR, 2008). Ainda conforme Nassar (2008, p. 62), uma organizao um sistema social e histrico, formal, que obrigatoriamente se comunica e se relaciona, de forma endgena, com seus integrantes e, de forma exgena, com outros sistemas sociais e com a sociedade. Pode-se depreender ento a importncia da comunicao para a sobrevivncia das organizaes. Para Neves (2002) o objetivo de se comunicar a construo da imagem de marca, que visa identificar a empresa com seu pblico, criando uma relao de credibilidade. Isto faz com que a organizao se torne mais competitiva. Para se construir esta imagem, preciso desenvolver, fortalecer e proteger os atributos positivos (...) da empresa e neutralizar os atributos negativos (NEVES, 2002, p. 23).
por meio da comunicao que ela [empresa] estabelece dilogo a respeito de suas polticas, suas aes e suas pretenses; informa, organiza e reconhece os seus pblicos de interesse, entre os quais seus colaboradores; legitima a sua existncia; e trabalha pela melhoria do ambiente de trabalho, entre outros objetivos. (NASSAR, 2008, p. 64).

A imagem um fator que garante vantagem competitiva para as organizaes. Atravs de uma boa imagem de marca, as empresas tornam-se passveis de ser creditadas no setor em que atuam e fora dele. Esta caracterstica deve ser trabalhada ao longo de toda a trajetria organizacional e envolve vrios quesitos que devem ser preenchidos. Dentre eles, pode-se evidenciar: ter bons produtos e servios, ser bem administrada, ser um bom lugar para trabalhar e ter valor agregado para a sociedade (NEVES, 2002). Segundo Neves (2002, p. 25), a imagem empresarial5 pode ser desenvolvida e protegida atravs de um sistema de comunicao integrada. importante que haja esta relao entre as organizaes, pois elas necessitam explanar informaes relevantes aos seus pblicos. Por comunicao organizacional, segundo o autor, entende-se a necessidade de veiculao de informaes relevantes construo da imagem da

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Novo Hamburgo RS 17 a 19 de maio de 2010

empresa, bem como a divulgao de objetos tcnicos e funcionais junto ao seu pblico interno. A comunicao, conforme observa Kunsch (2003, p. 164), a responsvel direta, por meio da gesto estratgica das relaes pblicas, pela construo e formatao de uma imagem e identidade corporativas fortes e positivas de uma organizao. comunicao organizacional creditada a concepo da imagem de uma empresa, bem como sua manuteno positiva perante seus pblicos. Como observa Tavares (2007, p. 12-3), os contatos ficaram mais rpidos, a notcia passa a ser global, com a Internet, possvel perceber um avano na comunicao institucional a partir da evoluo da tecnologia. Com isso, as organizaes comearam a entender a importncia de aparies positivas e de transparncia nas suas aes perante a mdia.
A comunicao institucional o conjunto de aes que visa divulgar informaes aos pblicos de interesse sobre os objetivos, as prticas, as polticas e aes institucionais da organizao. O objetivo construir, manter ou melhorar a imagem da empresa no mercado perante esses pblicos. (TAVARES, 2007, p. 60).

A comunicao organizacional ento uma atividade complexa que implica em conhecimento e compartilhamento dos atributos da empresa. preciso que se conheam os aspectos mais intrnsecos das organizaes, como misso, viso, valores, filosofia e polticas, para que se mergulhe verdadeiramente na essncia empresarial, com o objetivo de canalizar as informaes de forma a promulgar uma imagem de marca receptiva aos pblicos de interesse.
As imagens positivas, obtidas em cada um dos pblicos-alvo com os quais a empresa interage, desde que devidamente identificadas e potencializadas em aes de comunicao corporativa, globais e integradas, certamente contribuiro para a formao de uma identidade corporativa, marcante e diferenciada. (YANASE, 2007, p. 348).

Yanase (2007) ainda ressalta que, em perodos anteriores, os intercmbios de uma empresa resumiam-se em relaes comerciais de compra e de venda. Como o cenrio mudou atualmente o contexto outro, pois as empresas esto bem mais envolvidas com os inmeros pblicos que as cercam e as afetam. Hoje, na psmodernidade, as organizaes tm de ser compradoras e vendedoras, implacveis e tolerantes, ativas e passivas etc. Precisam desempenhar as mais variadas e contraditrias
5

Neste caso, comunicao organizacional, institucional e empresarial so tratadas como sinnimas .

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Novo Hamburgo RS 17 a 19 de maio de 2010

funes, com o escopo de tentar, ao mximo, respeitar as diferenas existentes entre os pblicos e os mercados. Ainda, pode-se observar que todo e qualquer erro, mesmo que pequeno, pode alcanar proporo catrtica para os relacionamentos interno e externo. O motivo de a comunicao ser importante dentro das empresas ressaltado por Argenti (2006) quando este observa quatro pontos fundamentais para justificar tal relevncia: a sofisticao da comunicao, a tambm sofisticao do pblico em relao s empresas, o embelezamento da informao e a complexidade das organizaes. Inicialmente, vive-se em uma era muito sofisticada em termos de comunicao. Com o avano da tecnologia e o uso de meios como a internet, a informao se propaga velocidade da luz e no h mais as limitaes de espao fsico, para a produo de mensagens. Em segundo lugar, o autor aponta o alto grau de conhecimento que as pessoas tm acerca do funcionamento das empresas. Por estar exposto a um maior nmero de informaes, o pblico est mais ctico em relao s mensagens divulgadas. Argenti (2006) ainda ressalta que as informaes esto inseridas em um ambiente mais bonito que em tempos anteriores. Hoje, o pblico no quer mais estar em um local escuro e sem vida, mesmo que para comprar barato. O visual est muito em voga e garante o alto posicionamento de uns e a decadncia de outros. Vive-se em uma sociedade que preza por aquilo que v e preserva relaes com organizaes que contemplam tais caractersticas. A ambientao atrai tanto quanto a informao. E destaca-se tambm a complexidade das empresas. Se em outras pocas, uma nica pessoa podia desenvolver vrias atividades; atualmente, isto incumbncia de um setor com vrios profissionais integrados.

2.1 Instrumentos da comunicao organizacional Em tempos anteriores, as organizaes tratavam a comunicao de forma fragmentada. Quando isso acontecia, havia funes completamente estanques. Esta segmentao vem do tempo em que cada pblico tinha interesses especficos e no dialogavam, nem procuravam interagir entre si (NEVES, 2002). Hoje, vive-se um processo nico de comunicao que engloba todas as abordagens em um conjunto amplo. Kunsch (2008) chama isso de mix de Comunicao Organizacional Integrada, que envolve Comunicao Administrativa, Comunicao Interna, Comunicao Institucional e Comunicao Mercadolgica.
Esta concepo procura contemplar uma viso abrangente da comunicao nas e das organizaes, levando em conta todos aqueles

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Novo Hamburgo RS 17 a 19 de maio de 2010

aspectos relacionados com a complexidade do fenmeno comunicacional inerente natureza das organizaes, bem como os relacionamentos interpessoais, a dimenso da comunicao humana, alm da funo estratgica e instrumental (KUNSCH, 2008, p. 113-4).

Para se trabalhar a comunicao de maneira integrada, usa-se de instrumentos capazes de promover a organizao frente aos seus pblicos. Segundo Kunsch (2003, p. 166), a modalidade de comunicao institucional formada (...) pelos instrumentos que convergem para formatar uma comunicao da organizao em si, como sujeito institucional, perante seus pblicos, a opinio pblica e a sociedade em geral. Podemos relacionar, segundo a autora, nove instrumentos que participam da comunicao institucional: as relaes pblicas, o jornalismo empresarial, a assessoria de imprensa, a publicidade/propaganda institucional, a imagem e a identidade corporativa, o marketing social, o marketing cultural e a editorao multimdia. Com o objetivo de integrar funes, surge um setor que rene alguns instrumentos com o escopo de melhor adequar e distribuir funes dentro da organizao: a Assessoria de Comunicao. O setor de Assessoria de Comunicao normalmente compreende o envolvimento de profissionais de Relaes Pblicas, Jornalismo e Publicidade e Propaganda (SANTOS apud CARVALHO, 2009). Utilizando como base o material produzido por Tavares (2007), sobre como deve ser estruturado este departamento, fazse algumas consideraes. Este setor deve, conforme o autor, ser composto por um profissional de Relaes Pblicas que deve saber trabalhar com todas as formas de comunicao empresarial. Poder planejar, organizar, dirigir, controlar e avaliar funes como relao entre empresa e seus pblicos, eventos, desenvolvimento de pesquisas, gerenciamento de crises, ouvidoria e outros trabalhos que, por ventura, aparecerem relacionados com estes termos (TAVARES, 2007). Para o autor, a Assessoria de Comunicao tambm deve contar com um profissional de Publicidade e Propaganda, que dever criar material institucional interno, como folders, cartazes, logomarcas de eventos etc.; colaborar na elaborao do Plano de Comunicao Institucional; e desenvolver ou acompanhar junto agncia o material desenvolvido como peas e campanhas institucionais etc. J o profissional de Jornalismo, segundo o autor, deve atuar junto assessoria de imprensa, desempenhando as funes de jornalismo empresarial, produzir textos pra veculos e desenvolver e analisar um clipping de mdia impressa e eletrnica. Este profissional tem como

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Novo Hamburgo RS 17 a 19 de maio de 2010

objetivo principal organizar os fluxos de irradiao das informaes sobre as organizaes. Tavares (2007) ainda observa que, se possvel, poderia haver um profissional com formao nas trs reas, que atuaria como gestor da comunicao da organizao; uma secretria com formao ou cursando na rea de cincias humanas, com funo de apoio a todas as reas; e um estagirio, cursando comunicao em uma de suas habilitaes, para colaborar com o trabalho realizado. Esta uma forma que os tericos da rea usam como modelo de um setor de Assessoria de Comunicao dentro das organizaes. Porm, algumas vezes, este modelo no reproduzido pelas empresas, nem por isso o trabalho deixa de ser realizado. Pois, como assinalam Dellazzana e Ghisleni (2009), grande parte das organizaes j tomou conscincia da importncia da comunicao, mas no exploram o poder que ela exerce sobre a estrutura organizacional e seus pblicos.

3 Assessoria de comunicao da Unifra Conforme observa Carneiro (2004), a assessoria de comunicao um instrumento estratgico fundamental, pois com sua atuao h um aumento da visibilidade pblica da organizao por intermdio dos meios de comunicao massivo e segmentado. O autor ainda ressalva que as funes desempenhadas so especficas de profissionais capacitados e que todo o trabalho desenvolvido alicerado na construo da imagem da instituio, considerando seus pblicos interno e externo. Segundo Carvalho (2009), a Unifra conta com uma Assessoria de Comunicao na figura de uma assessoria de imprensa como prestadora de servios, desde 1995. Nesta poca, as atividades eram realizadas mediante a solicitao da administrao, sempre que se fizesse necessrio. J em 2006, a instituio contratou uma profissional de Relaes Pblicas para o desenvolvimento de aes de comunicao interna. Esta configurao se estabeleceu durante o perodo de um ano at que a relaes pblicas deixou o cargo, por motivos pessoais. Neste momento, voltou-se ao funcionamento anterior: um assessor de imprensa sendo acionado quando necessrio. Sentindo necessidade de haver uma equipe para trabalhar a comunicao, a Unifra contratou, em 2008, um publicitrio e um relaes pblicas para realizar o levantamento da situao comunicacional existente dentro da instituio. A partir de ento, foram realizadas avaliaes junto ao pblico interno, mediante conversas informais, e ao pblico externo, atravs de anlise de clipping e de conversa com
7

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Novo Hamburgo RS 17 a 19 de maio de 2010

representantes da sociedade. Posteriormente, foram desenvolvidos planejamentos como para confeco do Jornal Unifra e alteraes do site da instituio (CARVALHO, 2009). Aps a entrada destes profissionais, foram realizadas algumas mudanas dentro do setor, para que houvesse maior envolvimento dos profissionais contratados com o ambiente organizacional, assim como algumas funes foram sendo delimitadas. Ludwig Larr, ento jornalista e assessor de imprensa da Unifra, ficou responsvel pela confeco do Jornal Unifra, trabalhando em cima de estipulao de datas de lanamento das edies e organizando o recebimento de sugestes de matrias, bem como a aceitao do material para publicao (CARVALHO, 2009). Quanto divulgao de eventos, Carvalho (2009) afirma que algumas polticas foram adotadas para a melhor divulgao de informaes: o setor de eventos da Unifra ficou encarregado de repassar os projetos dos eventos aprovados pelas pr-reitorias, afim de que a Assessoria de Comunicao ficasse por dentro das atividades a ocorrer e tambm pudesse ministrar a circulao da informao, acionando o assessor de imprensa para despertar interesse dos veculos de comunicao em noticiar as informaes. Ainda neste mesmo perodo, foi elaborado um planejamento para alteraes no site da Unifra, conforme Carvalho (2009, p. 28) a assessoria de comunicao props a reestruturao do site com a utilizao de algumas ferramentas especficas que melhorariam sua comunicabilidade. No entanto, a proposta no foi aceita na sua totalidade e essa reestruturao do site deu-se apenas em alguns aspectos, que, mesmo assim, j melhoraram sua qualidade visual e disposio de informaes. Quanto comunicao interna, Carvalho apud Dellazzana, Mattana e Ghisleni (2009, p. 7) informou que ainda existiam algumas limitaes decorrentes do sistema utilizado pelo Centro de Processamento de Dados (CPD) da Unifra: O intuito das
alteraes no site, logicamente, era buscar melhorias tanto na comunicao interna quanto externa, mas ainda estamos em processo de construo, recebendo sugestes e verificando as possibilidades de mudana. Ainda segundo os autores, a nica ao adotada internamente pela Assessoria de Comunicao para divulgar essas alteraes feitas no site foi o envio de um e-mail para os funcionrios, atravs do CPD, com informaes a respeito das mudanas realizadas no sistema e pedido de envio de crticas.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Novo Hamburgo RS 17 a 19 de maio de 2010

Em 2010, segundo entrevista realizada com Maurcio Lavarda e Carlos Spall6, ambos profissionais atuantes na Assessoria de Comunicao da instituio, este setor conta com um publicitrio, um jornalista e uma estagiria de jornalismo que colabora na realizao dos trabalhos internos. Dentro da instituio, a Assessoria de Comunicao responsvel por realizar trabalhos internos, como planejamento institucional, de mdia e visual, material grfico, cobertura de eventos da instituio, divulgao de material para funcionrios, manuteno e atualizao do site, pequenas campanhas e demais trabalhos internos. Conforme Spall, o profissional jornalista tem por funes fazer a informao circular dentro da instituio; organizar e se responsabilizar pela divulgao do calendrio acadmico; e manter o site com uma linguagem nem to popular nem to acadmica, procurando um meio termo entre sociedade e academia, contemplando tanto o pblico interno quanto o externo. Em colaborao, segundo Lavarda, o profissional publicitrio encarregado de criar a unidade visual para o contedo, seja atravs de material grfico ou eletrnico, este ltimo, no caso, compreendendo a estrutura do site <http://www.unifra.br/>. Comparando as funes desempenhadas pela Assessoria de Comunicao em detrimento das realizadas pela agncia de publicidade da instituio, temos que a primeira desenvolve a intermediao entre a parte administrativa da Unifra reitoria e pr-reitorias e a agncia. Sendo esta ltima responsvel por toda e qualquer divulgao na mdia de massa, compreendendo jornal, televiso, rdio, revista, entre outros; assim como, criao e elaborao de todo material grfico e eletrnico para veiculao. A agncia funciona como uma prestadora de servios para a Assessoria de Comunicao, bem como para toda a instituio. Pode-se notar, a partir das informaes levantadas sobre este setor, que o mesmo atende muitas das necessidades de relacionamento da instituio com seus pblicos, bem como desempenha funes intermedirias entre agncia e centro de ensino, tornando-se fator de melhoria nos arrolamentos institucionais. A presena de dois profissionais de comunicao um publicitrio e um jornalista permite que se tenham vises diferenciadas e, ao mesmo tempo, complementares sobre o trabalho a ser realizado. Conforme assinalam Lavarda e Spall, apesar das funes serem um pouco

Entrevista concedida a Edilaine de Avila, em 23 mar. 2010, na Assessoria de Comunicao da Unifra Santa

Maria-RS.
9

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Novo Hamburgo RS 17 a 19 de maio de 2010

diferenciadas, ambos trabalham junto, em conjunto, com a finalidade de fortalecer o setor existente. Utilizando-se dos pontos levantados por Tavares (2007) em relao aos elementos constitutivos do departamento de Assessoria de Comunicao dentro de uma organizao, este setor na Unifra no atende a todas as necessidades previstas pelo autor, pois no conta atualmente com um profissional de relaes pblicas. Isto pode ser consequncia de ser um setor efetivamente novo, em fase de testes e adaptao de novas possibilidades. A incluso de um profissional de Relaes Pblicas permitiria que esse departamento produzisse, com maior desempenho administrativo, funes exercidas dentro do relacionamento entre a instituio e seus pblicos. Isto se deve ao fato de que este profissional poderia ampliar o campo argumentativo da Unifra frente s mdias disponibilizadas, bem como produzir novas e fortalecer as relaes j existentes. Algumas organizaes no do a devida ateno ao setor de Assessoria de Comunicao, pois acreditam que a funcionalidade do mesmo restringe-se a meros contatos com a imprensa. Felizmente, a Unifra observou a necessidade de ter um departamento integrado administrao central para trabalhar a comunicao, o que a torna mais bem capacitada na divulgao de suas informaes, tornando-se melhor preparada para enfrentar potenciais desafios. Segundo as informaes levantadas junto aos profissionais atuantes no setor dentro da instituio, algumas mudanas esto sendo propostas, no sentido de reforar e impulsionar o departamento a interagir com os demais dentro da Unifra. Esta integrao permitiria que houvesse maior desenvolvimento e aproveitamento dos recursos existentes. Algumas variaes relacionadas com a estrutura do site esto sendo pensadas, no intuito de melhor-lo para atender s necessidades da instituio e de seus respectivos pblicos.

5 Consideraes finais Procurou-se evidenciar a importncia e eminente necessidade de haver profissionais capacitados atuando dentro de um setor de Assessoria de Comunicao. A comunicao organizacional permite que a empresa tenha contato com seus pblicos e construa, atravs disso, uma relao de credibilidade. No h formao de imagem pblica sem o uso da comunicao para exteriorar as polticas, projetos, filosofia e toda gama de variantes fundamentais na composio de uma empresa sria e bem sucedida.
10

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Novo Hamburgo RS 17 a 19 de maio de 2010

Felizmente, as organizaes acordaram para a necessidade de se construir bases fortes e flexveis, como sustentculos de sua atuao no mercado. No que tange Assessoria de Comunicao da Unifra, percebe-se sua trajetria evolutiva no intuito de melhorar o relacionamento existente entre ela e seus pblicos. Se em um primeiro momento, havia somente a terceirizao de funes desempenhadas por um assessor de imprensa contratado eventualmente, hoje h a preocupao de, ao menos, relacionar setores conjuntos para promover a integrao na divulgao de informaes. Atualmente, a Assessoria de Comunicao da Unifra est em funcionamento com dois profissionais: um jornalista e um publicitrio. O trabalho vem sendo desenvolvido sem planejamento de longo prazo, com o objetivo de resolver dificuldades de curto aforamento, sendo resolvidos os problemas de maior relevncia para o momento. Embora no conte com o apoio de um profissional relaes pblicas, as atividades esto sendo desenvolvidas com a inteno de integrar os setores dentro da instituio. importante ressaltar o quanto faz diferena o bom uso de instrumentos capazes de impulsionar uma instituio. Pela sua implantao recente, no h como exigir da Assessoria de Comunicao Unifra apropriaes de argumentos ainda no conhecidos pela falta de experincia do setor. Muito embora exista isso, h tambm uma sria preocupao acerca da unificao dos departamentos dentro da instituio. Pois fato, que a comunicao no um setor isolado dentro de uma organizao, e sim faz parte de um planejamento que envolve todas as reas de uma empresa.

. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ARGENTI, Paul A. Comunicao empresarial. Traduo Adriana Rieche. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. BARBOSA, Gustavo; RABAA, Carlos Alberto. Dicionrio de comunicao. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001. CARNEIRO, Dalira L. C. M. Divulgao Cientfica na UFU. Em busca de uma maior interao entre universidade e sociedade. So Bernardo do Campo: UMESP, 2004. Dissertao Programa de Ps-graduao em Comunicao Social da Universidade Metodista de So Paulo, So Bernardo do Campo, 2004. CARVALHO, Argeu Rossi. Comunicao organizacional na intituio de ensino: o caso da Assessoria de Comunicao da Unifra. Santa Maria-RS: Unifra, 2009. 38p.

11

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Novo Hamburgo RS 17 a 19 de maio de 2010

Dissertao (Especializao) Curso de Gesto de Pessoas e Marketing da rea de Cincias Sociais, Centro Universitrio Franciscano, Santa Maria-RS, 2009. DEFLEUR, M. L.; BALL-ROKEACH, S. Teorias da comunicao de massa. Traduo da 5. ed. norte-americana Octavio Alves Velho, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. DELLAZZANA, Angela Lovato; GHISLENI, Tas Steffenello. Comunicao organizacional on-line: perfil do Centro Universitrio Franciscano. 2009. Trabalho apresentado ao III ABRAPCORP, So Paulo, 2009. DELLAZZANA, Angela Lovato; MATTANA, Luciano; GHISLENI, Tas Steffenello. A comunicao organizacional interna na Unifra. 2009. Trabalho apresentado ao XXXII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao, Curitiba-PR, 2009. KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relaes pblicas na comunicao integrada. 2. ed. So Paulo: Summus, 2003. ________. Planejamento estratgico da comunicao. In: _______ (org.). Gesto estratgica em comunicao organizacional e relaes pblicas. So Caetano do Sul, SP: Difuso Editora, 2008. NASSAR, Paulo. Conceitos e processos de comunicao organizacional. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling (org.). Gesto estratgica em comunicao organizacional e relaes pblicas. So Caetano do Sul, SP: Difuso Editora, 2008. NEVES, Roberto de Castro. Comunicao empresarial integrada: como gerenciar: imagem, questes pblicas, comunicao simblica, crises empresariais. 2. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2002. POYARES, Walter Ramos. Comunicao social e relaes pblicas. 2. ed. Rio de Janeiro: Livraria Agir Ed., 1974. RDIGER, Francisco, Introduo teoria da comunicao: problemas, correntes e autores. 2. ed. So Paulo: Edicon, 2003. SOUSA, Mauro Wilton de. Teoria da comunicao e gesto simblica de processos organizacionais. In: KUNSCH, M. M. K. (org.). Gesto estratgica em comunicao organizacional e relaes pblicas. So Caetano do Sul, SP: Difuso Editora, 2008. TAVARES, Maurcio. Comunicao empresarial e planos de comunicao: integrando teoria e prtica. So Paulo: Atlas, 2007. YANASE, Mitsuro Higuchi (org.). Gesto de marketing: avanos e aplicaes. So Paulo: Saraiva, 2007.

12

Potrebbero piacerti anche