Sei sulla pagina 1di 28

UM CONCEITO DE CIDADANIA PARA SE TRABALHAR A CIDADE

MRCIO PION DE OLIVEIRA


Universidade Federal Fluminense
A poltica surge no entre-os-homens; portanto, totalmente fora dos homens. Por conseguinte, no existe nenhuma substncia poltica original. A poltica surge no intra-espao e se estabelece como relao. (Hannah Arendt)

Como tratar a cidadania numa pesquisa em geografia, tema to complexo e, at recentemente, de rara abordagem em nossa disciplina? Como operar com este conceito ao nvel da escala territorial de uma cidade? Embora a histria do conceito e a trilha que estabelecemos atravs dos clssicos da cincia poltica parecesse, a princpio, nos afastar da geografia, logo perceberamos, na obra A Poltica, de Aristteles que, se o conceito de cidadania estava distante de ns enquanto ferramenta (ou veio temtico) na pesquisa geogrfica, sua geograficidade est no prprio nascimento da polis, ou seja, no nexo poltico que vincula a cidade, seus habitantes e o seu territrio, ao Estado ou sociedade poltica. Ao longo da histria do conceito, por mais que sua noo tenha se ampliado e ganho um sentido abstrato e mltiplo, afastando-se da escala territorial da cidade, neste espao, delimitado politicamente, e na rede de lugares que o compem, que a cidadania deixa de ser um em si e assume a sua dimenso mais concreta e cotidiana. nas cidades e nos seus lugares, mais especificamente, que os direitos, sob a forma de leis, aparecem de forma palpvel e contraditria, decodificando-se em normas e posturas que regem a vida urbana.
93

GEOgraphia Ano 1 No 1 1999

Oliveira

Outro aspecto da geograficidade do conceito, importante a ressaltar, o de sua escalaridade. A depender do pas, da provncia ou regio, da cidade, ou mesmo do bairro em que se mora, a cidadania assume, bem como entre as classes ou grupos sociais, graus diferenciados de existncia. Assim, no absurdo afirmar que somos mais ou menos cidados de acordo com o espao em que estejamos inseridos. Os direitos civis, polticos e sociais passam necessariamente por uma mediao da geograficidade, isto , dos atributos do espao (instalaes, infra-estruturas, redes etc.) ou dos seus fixos sociais (SANTOS, 1987: 43), numa relao na qual as determinaes de diferentes escalas geogrficas podem se superpor. O conceito de cidadania guarda, assim, uma concretude que possui ntima relao com a cidade enquanto realidade histrica. Por isso, do ponto de vista de nossa anlise, a cidadania s poderia ser entendida enquanto uma prtica historicamente construda, delimitada por um poder de Estado que busca estabelecer os contornos de suas possibilidades de realizao. Desse modo, procuramos orientar o trabalho no sentido de apontarmos para este nexo poltico da cidadania entre a populao da cidade e o seu territrio. O territrio se impe como uma condio continente ao contedo poltico da cidadania e ao nvel de organizao social, cultural e econmica existente. De modo que fora dele (territrio) a cidadania torna-se uma abstrao contida nos artigos da lei, sem formato definido por prticas especficas. Para Milton Santos (1987: 5), a vida social requer um componente cvico que supe a definio prvia de uma civilizao que se quer, o modo de vida que se deseja para todos, uma viso comum do mundo e da sociedade, do indivduo enquanto ser social e das suas regras de convivncia. Assim, pretendemos neste trabalho percorrer a diversidade histrica do conceito de cidadania, buscando assinalar a sua relao com a cidade enquanto fato geogrfico, visando a sua (re)atualizao face s transformaes que se operam nas sociedades contemporneas.

Cidade e cidadania na polis grega A cidadania na Grcia antiga surge de um encontro poltico entre a cidade e o seu territrio na polis ou Estado. A expresso polis, que daria origem palavra poltica (politikos: adjetivo que queria dizer relativo polis - BOBBIO, 1990: 954), designava ao mesmo tempo a Cidade, seu territrio, e o seu poder poltico, o Estado, de tal modo que um no era concebido sem o outro. Assim, na lngua grega, polis ao mesmo tempo uma expresso geogrfica e uma expresso poltica, a Cidade-Estado. Segundo Glotz (1928), em sua obra La cit grecque, as condies geogrficas da Grcia contriburam muito para lhe dar o seu aspecto histrico, ao facilitar a delimitao territorial entre as Cidades-Estados. Como ele mesmo descreve:
94

Um Conceito de Cidadania para se Trabalhar a Cidade

Recortada pelo contnuo encontro do mar com a montanha, apresenta por toda parte estreitas depresses emolduradas por elevaes, que s tm entrada fcil pelo mar. Forma, assim, numerosos cantes, cada um dos quais receptculo natural de uma pequena sociedade. A fragmentao fsica determina, ou pelo menos facilita, a fragmentao poltica. Tantos compartimentos, tantas nacionalidades distintas. Imagina-se, num vale fechado, pastos margem dos riachos, bosques nas encostas, campos, vinhedos e olivais que bastam para alimentar algumas dezenas de milhares de habitantes, raramente mais de cem mil, e depois um outeiro que pode servir de refgio em caso de ataque e um porto para as relaes exteriores; assim se ter uma idia do que para um grego um Estado autnomo e soberano. (p. 2)

Embora o fenmeno geogrfico e o fenmeno poltico caminhem lado a lado, o Estado, como poder poltico, era muito mais vasto do que a cidade.

Alm do territrio ocupado pelos citadinos, compreende o territrio agrcola, o campo ao redor, a tica cheia de fazendas e de aldeias (...) Na poltica, porm, a polis (Cit) corresponde com mais exatido noo que hoje a do Estado do que idia de cidade (ville). (DEFOURNY, 1932: 466)

Na Grcia antiga, contudo, a cidadania era seletiva e restrita. Assim, somente era considerado cidado aquele que detinha poderes pblicos, ou seja, podia escolher representantes nas assemblias, julgar e exercer funes ou cargos pblicos. Em suma, ter uma participao direta e ativa no Estado. Desta condio encontravam-se excludas as crianas, as mulheres, os escravos e os metecos, como o foi o prprio Aristteles (pessoa sem direitos pblicos, meramente tolerado por ser estrangeiro ou exilado e que pagava uma dada quantia anual para no ser vendido como escravo), um cidado imperfeito, como ele mesmo definia. Portanto, o fato de ter nascido ou habitar uma dada Cidade (polis) no conferia necessariamente a uma pessoa a condio de cidado, o que quer dizer que nem todo citadino era cidado. Por outro lado, o cidado de uma certa Cidade somente poderia exercer os seus poderes no territrio circunscrito quela polis. Segundo Clarke (1994: 6-7), Scrates teria preferido a morte a viver como nocidado no exlio, condenado ao ostracismo. Para um cidado de uma polis grega, e sobretudo Atenas, a primeira a expressar completamente a idia de cidado, a pior humilhao que uma pessoa poderia passar era ser destituda de sua condio de cidado, visto que o no-cidado no era considerado inteiramente humano. Em outras palavras, ser humano era ser, antes de tudo, um ser poltico. Como podemos notar, a idia de cidado, este animal cvico no dizer de Aristteles (1991: 3), estava fortemente associada noo de pertencimento a uma comunidade e a uma certa condio humana, que era geograficamente demarcada pelos contornos da polis. Esta situao completamente distinta do que observa95

GEOgraphia Ano 1 No 1 1999

Oliveira

mos hoje, quando o simples nascer investe o indivduo de uma soma de direitos, apenas pelo simples fato de ingressar na sociedade humana (SANTOS, 1987: 7). No seu livro A Poltica, Aristteles (1991) exemplificaria, assim, as virtudes que fazem o cidado e o homem de bem:

Podemos comparar os cidados aos marinheiros: ambos so membros de uma comunidade. Ora, embora os marinheiros tenham funes muito diferentes, um empurrando o remo, outro segurando o leme, um terceiro vigiando a proa ou desempenhando alguma outra funo que tambm tem seu nome, claro que as tarefas de cada um tm sua virtude prpria, mas sempre h uma que comum a todos, dado que todos tm por objetivo a segurana da navegao, qual aspiram e concorrem, cada um sua maneira. De igual modo, embora as funes dos cidados sejam dessemelhantes, todos trabalham para a conservao de sua comunidade, ou seja, para a salvao do Estado. Por conseguinte, a este interesse comum que deve relacionar-se a virtude do cidado. (p. 41)

A cidadania, portanto, no implicava a homogeneidade de funes e a igualdade de virtudes, mas no podia existir sem a noo de pertencimento a uma comunidade, o esprito de bem comum e a segurana do Estado. Para Aristteles (1991: 1), o Estado representa a esperana de um bem que contm o princpio da sociedade e de toda associao, como regente e regulador da ao humana que tem por fim ltimo a felicidade. E esta felicidade s alcanaria a sua plenitude no seio da Cidade.

As Cidades inicialmente foram, como ainda hoje o so algumas naes, submetidas ao governo real, formadas que eram de reunies de pessoas que j viviam sob um monarca. Com efeito, toda famlia, sendo governada pelo mais velho como que por um rei continuava a viver sob a mesma autoridade, por causa da consanginidade. (ARISTTELES 1991:3)

As Cidades proporcionam, portanto, a congregao de famlias dispersas (populao) e o poder num mesmo territrio submetido autoridade de um monarca (governo). De outro modo, as Cidades surgem como um produto da sociedade hierarquizada, da dominao pai-filho, homem-mulher, senhor-escravo, rei-sditos.

A sociedade que se formou da reunio de vrias aldeias constitui a Cidade, que tem a faculdade de se bastar a si mesma, sendo organizada no apenas para conservar a existncia, mas tambm para buscar o bem-estar. Esta sociedade, portanto, tambm est nos desgnios da natureza, como todas as outras que so seus elementos. Ora, a natureza de cada coisa precisamente o seu fim. (ARISTTELES, 1991:3-4)

96

Um Conceito de Cidadania para se Trabalhar a Cidade

A Cidade seria o desaguadouro inevitvel do desenvolvimento natural do homem, como tambm projetar-se-ia sobre ela a realizao de um ideal de bemestar. Assim, passado e futuro se encontrariam na Cidade e a cidadania como um ideal de felicidade se confundiria com a prpria vida no interior da polis, onde poltica e territrio encontravam-se indissoluvelmente ligados.

A cidadania rompe as fronteiras da cidade Durante o Imprio Romano a noo de cidadania foi gradativamente adquirindo uma dimenso mais abstrata e autnoma em relao ao territrio da Cidade (urbis). A cidadania assume um valor simblico que passa a ser incorporado pelo indivduo qualificado como cidado. Assim, o cidado de Roma era considerado e respeitado como tal em todo o Imprio, para alm do territrio da urbis. Perseguido por difundir os ideais cristos, Paulo utilizou-se desta condio de cidado romano para escapar algumas vezes da priso e da morte em seu trabalho de peregrinao (CLARKE, 1994: 8). A cidadania, assim como as cidades, assumiria uma forma mltipla e extensiva a todo o Imprio, tendo como referncia central a cidade de Roma.
O Imprio Romano, produto de um nico centro urbano de poder em extenso, foi em si mesmo uma vasta empresa construtora de cidades: deixou a marca de Roma em todas as partes da Europa, da frica do Norte e da sia Menor, alterando o modo de vida em cidades antigas e estabelecendo seu tipo especial de ordem, a partir do cho, em centenas de novos alicerces, cidades coloniais, cidades livres, cidades sob a lei municipal romana, cidades tributrias: cada qual com uma condio diferente, seno uma forma diferente. (MUMFORD, 1965: 269)

Roma, portanto, universaliza o modo urbano, transformando outras culturas, em toda a sua variedade de forma e contedo. Ao contrrio da Grcia, onde cada Cidade correspondia a uma forma autnoma de poder poltico e cultural, corporificada na polis, Roma encobre a diversidade com uma espcie de uniformidade poltico-cultural. Por outro lado, enquanto o conceito de cidadania na Grcia expressase de maneira rgida no par cidado/no-cidado, no Imprio Romano ele se desdobra em mais de um tipo. Havia os cidados de primeira linha, os patrcios, portadores de uma cidadania ativa, que participavam diretamente do poder poltico e da administrao do Estado, e os plebeus, no-proprietrios, que detinham a cidadania de maneira passiva, incorporando-a apenas como um status (CLARKE, 1994: 8). Desse modo, a cidadania era, para a vasta maioria da populao, uma condio que implicava alguns direitos e deveres mas que exclua do direito ou dever de participar da vida

97

GEOgraphia Ano 1 No 1 1999

Oliveira

poltica do Estado. Cabia aos plebeus habitar, freqentar e participar da vida comunitria e cultural da urbis, estando vetado a eles, no entanto, a presena em alguns rituais religiosos do alto ofcio. Em suma, a cidadania, embora seletiva e restrita como na Grcia, tornou-se diferenciada e mais complexa no Imprio Romano, assumindo nveis distintos entre as classes sociais e incorporando um valor simblico que estende a sua dimenso geogrfica para alm do territrio da cidade-referncia, no caso Roma. Com efeito, ampliou-se a sua escala de ao e influncia.

A cidade metafsica: a dissoluo do nexo poltico da cidadania No sculo V, na crise do Imprio Romano, a noo de cidadania assumiria uma dimenso metafsica ou, por assim dizer, sucumbiria diante da formulao filosfica proposta por Santo Agostinho, que tanta fora teria durante a Idade Mdia. Na abertura do Livro I, da obra La cit de Dieu, este pensador exemplificaria muito bem tal idia:
A gloriosa cidade de Deus, seja aqui embaixo no curso do tempo em que ela persegue sua peregrinao, vivendo da f em meio impiedade; seja na estabilidade do descanso eterno que ela espera agora com pacincia, at o dia em que a justia ser transformada em julgamento e em que ela obter uma vitria ltima e uma paz perfeita...(AUGUSTIN, Saint,1994: 34)

A Cit de Dieu (ou a Cidade de Deus) desloca para o plano divino a propriedade de eleger seus representantes aqui na Terra e de julgar todos aqueles que esto abaixo de Deus e suas leis. Assim, em oposio Cit des hommes, mtica, pag e politesta, constituda de cidados e no-cidados, aparecer a Cit de Dieu, de um Deus nico e verdadeiro, constituda de servos do Senhor. A decadncia do Imprio Romano e o colapso da cidade de Roma forneceram a evidncia histrica em que tais idias ganharam alimento para se desenvolver. diante da morte, da runa, da pilhagem, do incndio, da desolao e do horror que se abateu sobre os homens que se construir o edifcio da f crist voltada para a conquista da felicidade fundada numa busca interior e na justia divina. A idia de vida aps a morte e do juzo final, do qual nenhum mortal estaria de fora, faz emergir uma viso linear de tempo e ambgua de histria. A tica e a moral tornam-se assuntos de ordem religiosa e a vida na Terra passa a ser encarada como uma etapa para se alcanar o Reino dos Cus, isto , para aqueles que, segundo o julgamento divino fossem merecedores. Desse modo, a cidadania como ideal de bem-estar e felicidade ganha uma dimenso metafsica, bem como a sua geografia (a cidade), e o homem, de animal cvico, passa a ser valorizado por sua religiosidade e submisso vontade de

98

Um Conceito de Cidadania para se Trabalhar a Cidade

Deus. A idia de pessoa ir se sobrepor, ento, idia de cidado e, ao contrrio da vida na Grcia e no Imprio Romano, onde a noo de homem de bem baseava-se no reconhecimento pblico de suas virtudes cvicas, passa a dominar a idia de que o reconhecimento divino o verdadeiramente importante e de que ele independe da sua condio e posio na sociedade (CLARKE, 1994: 9-12). Por esta via, o que importa que cada pessoa, indiferentemente da cidade onde tenha nascido, da sua origem social ou do seu nvel de participao poltica compartilharia de uma mesma viso de cidade divina, rompendo-se, assim, o nexo poltico entre o territrio e seus habitantes que caracterizava a cidadania. A noo de pertencimento a uma comunidade era considerada como til, at onde as regras de urbanidade no se chocassem com os preceitos da f. Para Sennett (1997: 128), ao distinguir as duas cidades , Santo Agostinho ajustou-se regra de ouro da doutrina crist, segundo a qual a Cidade de Deus no um lugar.

O retorno s cidades e a reconstituio do nexo poltico da cidadania Aps ter observado uma flagrante involuo no seu desenvolvimento histrico, do sculo V ao sculo XII, as cidades europias retornariam cena na Baixa Idade Mdia e o nexo poltico da cidadania entre a populao, o Estado e o seu territrio, que fora deslocado para o plano divino, seria, gradativamente reconstitudo, sendo que agora sob novas bases. O Humanismo (sc. XIV) e o Renascimento (sc. XV) reforariam ainda mais esta tendncia. Se na antiga Grcia e em Roma dava-se nfase vida pblica, agora a noo de vida privada, centrada no indivduo, que se desenvolver. da normatizao deste indivduo e seus direitos que emergir o novo modelo de cidadania juntamente com o Estado Moderno. Nas cidades, os homens passam a ser vistos como indivduos portadores de iniciativa e conhecimentos que, para serem exercitados, precisavam de liberdade para ir e vir e para expressar suas idias. Nessa poca, muitas cidades (burgos) se transformam em signo de liberdade. Max Weber (1947) j apontava a distino entre a cidade medieval e a cidade antiga no Ocidente na sua caracterstica de coletividade de produtores individuais. Enquanto a cidade antiga reunira mais atributos de consumidora e tivera seu papel definido por fins polticos e militares, a cidade medieval inaugura uma sociedade fundada sobre a associao livre de produtores. Estes homens criaram uma nova concepo e uma nova prtica de legitimidade poltica baseada na associao de interesses econmicos da burguesia. A cidade tornou-se autnoma, possuindo seus prprios direito e governo, justia, finanas e defesa organizadas por ela mesma. Nela, o cidado concebido em termos estritamente individuais. Segundo Le Goff (1990: 19), a cidade modifica o homem medieval. Ela restringe o seu crculo familiar e amplia a rede de comunidades nas quais ele atua.

99

GEOgraphia Ano 1 No 1 1999

Oliveira

Surgem novas preocupaes materiais, em cujo centro coloca-se o dinheiro e, sua frente, a burguesia emergente.
As cidades so centros de irradiao na circulao dos homens, to plenas de idias como de mercadorias, lugares de trocas, mercados e encruzilhadas do comrcio intelectual. (LE GOFF, 1990:25).

O aumento da circulao monetria e a organizao das redes comerciais foram os citadinos a construir uma medida de tempo mais de acordo com a organizao dos negcios. At ento cabia ao poder eclesistico a organizao do calendrio e do tempo, impondo uma disciplina religiosa vida cotidiana. A burguesia nascente se apropria do calendrio e da medida do tempo a fim de organizar a populao da cidade de acordo com uma disciplina laica de trabalho, recm descoberta (LE GOFF, 1983: 19). O tempo deixa de ser um monoplio de Deus e da Igreja e pode ser agora manipulado pelo homem da cidade. O tempo natural ou rural , aos poucos, substitudo pelo tempo artificial ou urbano que rege o mundo dos negcios. A idia de um tempo de vida linear ou contnuo, que se estende para alm da morte, ser tambm, gradativamente, posto em questo, na medida em que avanar o processo de laicizao. Outra transformao importante, que contribui para redesenhar a natureza humana do homem medieval, a que ocorre com a prpria Igreja. A luta pelo controle do tempo, e dos smbolos de tudo aquilo que era considerado sagrado, gera tambm uma luta pelo controle do espao, o que se traduz em uma competio pela cidade e pelos seus novos componentes sociais - burgueses, artesos e intelectuais - possveis fiis ou mesmo aliados polticos. Portanto, a Igreja no ficar passiva diante de tais transformaes histricas polarizadas ao redor das cidades. Segundo Sennett (1997: 136), juntamente com o renascimento das cidades h tambm um renascimento religioso. Ocorre nesse perodo um deslocamento de parte do corpo da Igreja para as cidades. A catedral a igreja do bispo e para cada bispo h uma cidade. Para Duby (1990: 29), a arte das catedrais significa o despertar das cidades, a exemplo de Paris que, nesse momento, se encontra no centro de todas essas transformaes. A cidade, desde ento, vai se constituindo em um espao de contrastes sociais e a catedral se apresentar como a possibilidade de salvao, tanto para a populao miservel quanto para os homens enriquecidos que, temendo, ainda, a justia de Deus, queiram investir na sua construo em troca da salvao de sua alma. A catedral tinha presena expressiva na cidade, no s na sua paisagem, mas tambm na organizao da sua vida cotidiana. No seu interior, burgueses se reuniam nas suas confrarias, promovendo assemblias civis e vindo a ela tambm para rezar. A catedral , assim, juntamente com o mercado, o local de convergncia do

100

Um Conceito de Cidadania para se Trabalhar a Cidade

povo da cidade. Como as muralhas da cidade, a catedral uma fortaleza e com suas torres ela proclama a sua soberania sobre a paisagem. Na segunda metade do sculo XIII e incio do sculo XIV ocorre um deslocamento espacial do eixo de maior vigor econmico e cultural da Frana para o Norte da Itlia, e com ele ganha maior visibilidade o processo de dessacralizao, essencial na compreenso da formao do chamado indivduo moderno. Nas cidades italianas dessa poca sente-se uma necessidade de afirmao, culturalmente diferente, sobre o legado de Bizncio, do Sacro Imprio Romano Germnico, bem como sobre outras cidades italianas que so rivais, poltica e comercialmente, daquelas do Norte. Estas so as cidades das comunas e das guildas, repblicas governadas por famlias patriarcais, mas que se tornaram importantes atravs das mos dos homens de negcios, burgueses e mercadores. Nelas a vida no se organiza em torno da catedral e sim em torno da praa, onde o edifcio religioso dividir o seu lugar com o palcio comunal que se ergue, majestoso e imponente, em frente catedral. Ainda no sculo XIV, as escalas do sagrado atingem o plano do indivduo, passando, gradativamente, do monumental da catedral para o pessoal dos pequenos objetos de culto. Objetos cativos que so feitos para serem guardados perto de si, para proteger o seu dono. Nesse processo, a orao passa progressivamente a ser mais pessoal. O sentido do gtico, de pr Deus em contato com o homem e com as coisas mundanas, ainda se encontra presente; contudo, adquire, nesse momento, um significado de posse, de privado, disposio do indivduo. As representaes do espao vo, durante esse perodo, se dessacralizando. De uma representao monstica e asctica passa-se a uma representao aberta e ligada ao mundo, cujo foco est sobre o indivduo. Se os bens e a riqueza em geral no podem ser repartidos com eqidade, num mundo socialmente injusto e desigual, o fim do monoplio da Igreja sobre as representaes do mundo, assim como dos seus contedos, gerou, no indivduo, a iluso do igual ou da sua possibilidade, na medida em que ele passava a ter contato e/ou acesso a um mundo de representaes simblicas antes a ele vedado. Segundo Max Weber, o cidado medieval estava prestes a converter-se em um homem econmico, j bastante distanciado do cidado antigo, que era um homem poltico (apud SENNETT, 1997: 136). Chegamos ao sculo XV em plena Renascena, onde todo esse processo de dessacralizao e laicizao tem a sua primeira culminncia, chegando finalmente a ser apreendido pelo indivduo. Neste momento as condies histricas para o surgimento do Estado Moderno j esto postas. A cidade dentro desse contexto privilegiada por concentrar no seu espao boa parte de todas essas transformaes, desempenhando um papel importante por ser um espao de aglutinao. No entanto, no devemos entend-la como uma oposio ao mundo feudal, uma vez que ela no representa em si mesma uma ruptura, mas uma continuidade contraditria desse mundo. Nesse sentido, a cidade no foi uma negao, mas sim parte integrante desse mundo, completando-o e completan101

GEOgraphia Ano 1 No 1 1999

Oliveira

do-se at que os prprios limites do feudalismo colocassem barreiras de outra ordem e escala, ao funcionamento do mercado e s ambies da burguesia. Do mosteiro catedral, da catedral praa, da praa ao palcio, este foi o caminho da dessacralizao e da (re)montagem de um novo sistema de representaes simblicas, com feixes no mundo e prisma no indivduo. Podemos notar que para cada momento histrico dessa trajetria h uma forma/objeto espacial ou lugar para onde convergem a competio simblica entre as classes e os grupos da sociedade. Uma espcie de espao amlgama, que se constitui num palco privilegiado das disputas sociais, em nvel de representaes. Paradoxalmente, a valorizao do indivduo, numa escala social mais ampla, nasce junto com o Estado Moderno, com o absolutismo e com o despotismo. Em toda parte, o que vemos so agentes individuais e seus atos, e o que se descreve so suas fraquezas e talentos pessoais, menciona Elias (1993: 16) ao fazer aluso aos reis e prncipes que se notabilizaram nessa poca. Se cabia j burguesia comandar a economia, cabia ao prncipe ou ao Rei, por outro lado, ditar e reger o padro das relaes sociais e suas hierarquias atravs da centralizao do poder. Se o prisma est sobre o indivduo, o comportamento pessoal passa a ser algo importante, sobretudo quando este indivduo est exposto observao em ambientes pblicos. O espao pblico ou os espaos de exposio observao pblica passam a ser lugares de controle; controle dos movimentos, gestos, fala e emoes e onde as relaes familiares, parentais e de vnculos aristocrticos se imbricavam com o desempenho social pblico do indivduo. Este jogo de representaes tende a levar o indivduo, atravs das presses exercidas sobre ele na sociedade, a uma racionalidade distintiva, uma tutela dos afetos, uma autodisciplina e um autocontrole. Segundo Elias, o modelo de autocontrole :

... o gabarito pelo qual so moldadas as paixes e varia de acordo com a funo e a posio que o indivduo ocupa no sistema de relaes sociais. A estabilidade do aparato de autocontrole mental que emerge como trao decisivo, embutido nos hbitos de todo o ser humano civilizado, mantm a relao mais estreita possvel com a monopolizao da fora fsica e a crescente estabilidade dos rgos centrais da sociedade. S com a formao desse tipo relativamente estvel de monoplios que as sociedades adquirem realmente estas caractersticas, em decorrncia das quais os indivduos que as compem sintonizam-se, desde a infncia, com um padro altamente regulado e diferenciado de autocontrole; s em combinao com tais monoplios que esse tipo de autolimitao requer um grau mais elevado de automatismo, e se forma, por assim dizer, uma segunda natureza. (p. 197).

Neste sentido somente por meio do autocontrole que o indivduo pode transladar-se da natureza mais instintiva e primitiva para o estado de homem civilizado. Assim, civilizar significa, de um lado, centralizar o poder, exercendo o monop-

102

Um Conceito de Cidadania para se Trabalhar a Cidade

lio da fora fsica, e, de outro, submeter-se ao padro social de conduta com base no autocontrole. Esse padro de relaes suavizado, polido e civilizado que chamou a ateno de Elias na sociedade de corte, contm, guardadas as devidas propores, o grmen do modelo de autocontrole, no que tange aos seus mecanismos sociais e psicolgicos, que regula a conduta do indivduo contemporneo. O cidado de hoje, no nosso entender, nada mais do que a civilizao do indivduo ou sua normatizao poltico-social, que se apresenta geograficamente diferenciada, aqui e ali, enquanto possibilidade histrica. Refletindo sobre a noo de modernidade, Alain Touraine (1995: 21) enfatiza que a imagem de um mundo guiado pela razo em que tradies, crenas e privilgios do lugar aos valores universalistas da cincia e do direito aquela que se impe como dominante. A nova forma da cidade deveria expressar o moderno, o Estado de direito e a sua traduo em convvio cotidiano atravs de um savoirvivre, de uma civilidade que os franceses chamam de citadinit para distinguir da cidadania vinculada nacionalidade por eles denominada citoyennet. A cidade ser o plo central para onde convergir o Estado de direito devendo, portanto, espelhar a modernidade. A cidadania como nacionalidade, a cidade como smbolo O novo modelo de cidadania em gestao teve por base o surgimento do Estado Moderno e, por cimento, a noo de indivduo que emergir, como realidade histrica, a partir do sculo XII, com o renascimento das cidades e a entrada em cena do homo economicus. Segundo Sennett (1997), este homem

...vivia no espao e no para o lugar. A corporao, desde que a Revoluo Comercial propiciou maior prosperidade, identificou tempo e espao na sua estrutura flexvel - permanentemente mutvel (...) Na sociedade moderna, o peso do individualismo to insustentvel que afasta da imaginao o altrusmo e a piedade como essenciais conduta humana. (pp. 175-6)

Contudo, este novo modelo de cidadania s se efetivar quando este homo economicus e demais indivduos autnomos em associao se rebelarem contra o poder do Estado Absoluto e contra a tutela da Igreja, transformando-se em sujeitos. Assim, foram as Revolues Liberal Inglesa (sc. XVII) e Francesa (sc. XVIII) que firmaram na sociedade as estacas do contratualismo como uma nova forma de regulao da vida poltica e social dos homens.

103

GEOgraphia Ano 1 No 1 1999

Oliveira

A funo reguladora da nova cidadania sobre a sociedade compreender, em um sentido mais amplo, um acordo de regras de convivncia, um pacto de classes ou um contrato social, como ficou mais conhecido modernamente. O primeiro filsofo a enfocar esta discusso foi Hobbes, contemporneo da Revoluo Democrtica Inglesa de 1648. Pressionado pela realidade da guerra civil, Hobbes (1974: 82) calcado na premissa da lei de natureza, como um preceito ou regra geral, estabelecido pela razo, mediante o qual se probe a um homem fazer tudo o que possa destruir sua vida ou priv-lo dos meios necessrios para preserv-la, chegaria, assim, idia de contrato:

Desta lei fundamental de natureza, mediante a qual se ordena a todos os homens que procurem a paz, deriva esta segunda lei: Que um homem concorde, quando outros tambm o faam, e na medida em que tal considere necessrio para a paz e para a defesa de si mesmo, em renunciar a seu direito a todas as coisas, contentando-se, em relao aos outros homens, com a mesma liberdade que aos outros homens permite em relao a si mesmo. Porque enquanto cada homem detiver seu direito de fazer tudo quanto queira todos os homens se encontraro numa condio de guerra (...) Quando algum transfere seu direito, ou a ele renuncia, f-lo em considerao a outro direito que reciprocamente lhe foi transferido, ou a qualquer outro bem que da espera. Pois um ato voluntrio, e o objetivo de todos os atos voluntrios dos homens algum bem para si mesmos (...) A transferncia mtua de direitos aquilo a que se chama contrato. (HOBBES, 1974:8384)

Para Gruppi (1980: 13), a noo do Estado como contrato revela o carter mercantil, comercial das relaes sociais burguesas. Hobbes, no entanto, faria uma diferenciao entre o contrato e o pacto. Este ltimo, no seu entender, seria uma situao particular do primeiro.
H uma diferena entre a transferncia do direito a uma coisa e (...) a entrega da prpria coisa. Porque a coisa pode ser entregue juntamente com a translao do direito, como na compra e venda com dinheiro vista, ou na troca de bens e terras; ou pode ser entregue algum tempo depois. Por outro lado, um dos contratantes pode entregar a coisa contratada por seu lado, permitindo que o outro cumpra a sua parte num momento posterior determinado, confiando nele at l. Nesse caso, da sua parte o contrato se chama pacto ou conveno. (HOBBES, 1974:84)

No seu clssico, Do Contrato Social, Rousseau no faria nenhuma distino entre pacto e contrato, ao contrrio, os usaria eventualmente como expresses sinnimas. No seu entender, para viver em sociedade, cada um de ns d-se com-

104

Um Conceito de Cidadania para se Trabalhar a Cidade

pletamente, ou seja, submete aos padres coletivos todos os impulsos naturais da criatura individual, sendo tal submisso, porm,uma condio igual para todos.

Encontrar uma forma de associao que defenda e proteja a pessoa e os bens de cada associado com toda a fora comum, e pela qual cada um, unindo-se a todos, s obedece contudo a si mesmo, permanecendo assim to livre quanto antes. Esse, o problema fundamental cuja soluo o contrato social oferece. (...) Essa pessoa pblica, que se forma, desse modo, pela unio de todas as outras, tomava antigamente o nome de cidade e, hoje, o de repblica ou de corpo poltico, o qual chamado por seus membros de Estado quando passivo, soberano quando ativo, e potncia quando comparado a seus semelhantes. Quanto aos associados, recebem eles, coletivamente, o nome de povo e se chamam, em particular, cidados, enquanto partcipes da autoridade soberana, e sditos enquanto submetidos s leis do Estado. (1973: 38-39)

Em suma, cidado aquele que confere a autoridade soberana e se submete s leis do Estado e sua normatizao, em nome de um bem comum e uma promessa de felicidade. Para Rousseau, a natureza humana livre e propensa associao e desta capacidade de livre associao que brota o sujeito na sua ao individual ou coletiva. Rousseau enfatiza o plo da liberdade e da autonomia em relao ao futuro, ao passo que Hobbes o considera um risco subverso, concedendo maior nfase ordem no presente. O debate acerca da liberdade e os seus limites para o indivduo estaria na base da formulao liberal do Estado contratual e do seu cidado. Locke, fundador do empirismo filosfico moderno e terico da Revoluo Liberal Inglesa (1689), observa que:

...o homem no estado natural est plenamente livre, mas sente a necessidade de colocar limites sua prpria liberdade (...) a fim de garantir a propriedade. (...) A relao entre propriedade e liberdade extremamente evidente: o poder supremo no pode tirar do homem uma parte de suas propriedades sem o seu consentimento. Pois a finalidade de um governo e de todos os que entram em sociedade a conservao da propriedade. (apud GRUPPI, 1980: 13-15)

A relao indissocivel entre propriedade e liberdade seria uma das essncias do liberalismo, trazendo tona, novamente, a exemplo do que ocorrera na Roma antiga, a distino entre cidados proprietrios e cidados no-proprietrios. Para Kant,

105

GEOgraphia Ano 1 No 1 1999

Oliveira

...h cidados independentes e cidados no-independentes. Aqueles independentes - os que podem exprimir uma opinio poltica, que podem decidir da poltica do Estado - so cidados que no dependem de outros, isto , os proprietrios. No se pode pensar que sejam capazes de uma opinio independente os servos das fazendas, ou os aprendizes das oficinas artesanais. Por conseguinte, eles no podem ter o direito de voto, nem de serem eleitos. Os direitos polticos ativos cabem somente aos proprietrios. (apud GRUPPI, 1980:16)

Esta polmica entre esses dois tipos de cidados, o cidado ativo e o cidado passivo, se fez presente, de maneira crucial, na primeira fase da Revoluo Francesa. A Revoluo Francesa, e o cidado que dela brotou, consagrar uma forma de encarar a vida, o indivduo, a poltica e a cidade, que vai para alm de um simples estatuto de direitos e deveres ou cdigo de posturas. Emerge, ento, uma concepo que se gestara ao longo do processo das lutas que levaram subordinao de liberdades, imunidades e privilgios feudais de senhores e corporaes. Estabelece-se uma definio de cidadania abstrata e formal, cujo ncleo a idia de um atributo geral, extensivo a todo membro pertencente sociedade (STEWART, 1995: 65). Segundo Brubaker (apud Stewart, 1995: 65), a Revoluo elevou ao nvel nacional elementos que vinham se desenvolvendo durante o Antigo Regime, tais como as mediaes que se introduziram na relao entre o indivduo e o Estado, substituindo relaes diretas e imediatas. Da mesma forma, ganham novo alcance, a partir da, a racionalizao legal e a distino entre cidados e estrangeiros, bem como a articulao de uma doutrina de soberania nacional. O estabelecimento da igualdade civil, incluindo direitos e deveres partilhados e a institucionalizao de direitos polticos so contribuies fundamentais para a nova face da cidadania desenhada pela mentalidade revolucionria. Aps a Revoluo, a palavra cidado adquire dois significados. O primeiro deles identifica o indivduo que nasceu ou que porta a nacionalidade de um determinado pas. O segundo refere-se ao portador de direitos cvicos, tais como o direito de voto, a elegibilidade, funes pblicas, porte de arma, funes de tutor, curador, testemunha, etc. (LOCHAK, 1992: 11-12). Logicamente, esses dois significados aparecem associados, ao mesmo tempo em que so atravessados pelos pressupostos da liberdade e da igualdade. Apesar de suas origens longnquas, as noes de cidado e de nao adquiriram um valor sob a Revoluo Francesa que se imps no s para a ideologia republicana francesa, mas como parte de um iderio assimilado pelos pases ocidentais, inclusive as jovens naes do continente americano. Assumiram, entretanto, feies que se moldaram especificidade das diversas realidades histrico-geogrficas em que se inseriram.

106

Um Conceito de Cidadania para se Trabalhar a Cidade

Nota-se, entretanto, que a aproximao dessas duas noes de modo a se consolidarem num conceito que une o cidado e o nacional, decorre de um processo que se desdobra ao longo do sculo XIX. No caso francs, durante a primeira metade do sculo XIX predomina o pensamento em que o cidado definido por uma adeso ao contrato social, sem a exigncia da nacionalidade. A Constituio revolucionria de 1793 estendia a qualificao de cidado a todos os que haviam dado provas de atos cvicos e trabalhado pela Revoluo, mesmo que no fossem franceses. Somente no recenseamento de 1851 resolve-se levantar quantos so os estrangeiros que habitam o territrio francs. Para Catherine de Wenden (1992: 39), somente ao final do sculo XIX a cidadania francesa se cristalizou em torno do mito da homogeneidade nacional e da comunidade cultural, celebrada e ensinada tanto por filsofos (Taine, Renan) quanto pelos fundadores do Estado-nao da IIIa. Repblica. Consolida-se, ento, o par cidadania-nacionalidade. Stewart (1995: 66), por outro lado, chama a ateno para as nuances que o par cidadania-nacionalidade assumiu em diferentes regies europias. Enquanto na Frana a concepo de nao est fincada na estrutura institucional e territorial do Estado, na Alemanha - onde o sentimento nacional antecede a existncia do Estado-nao - desenvolve-se uma cidadania formal referenciada em pressupostos de excluso e no de incluso. J na Inglaterra, a idia de Imprio Britnico se sobreps de nao, apoiada pela predominncia de um status legal e poltico pensado em termos de uma relao entre sujeitos individuais e o rei, mais do que entre membros de uma comunidade poltica. Esse panorama diversificado da relao entre cidadania e nacionalidade ajudanos a distinguir caractersticas prprias da cidadania, tambm na histria brasileira. De outro lado, deixa entrever a complexidade dessa relao que se liga a uma das contradies mais importantes no interior da concepo moderna de cidadania. Ao mesmo tempo em que, modernamente, esse conceito se ampliou, adquirindo uma dimenso universal - para a qual a contribuio da Revoluo Francesa foi fundamental - sua construo histrica ocorreu associada ao nacionalismo e atravessada pelas divises que a sociedade burguesa fazia reproduzir. A Declarao dos Direitos do Homem e dos Cidados, de 1789, conferiria aos direitos do homem e dos cidados um status sagrado e nico, de tal modo que os direitos dos cidados no poderiam ser tomados como separados dos direitos humanos. O homem passaria a ser em si, a partir do momento em que nascesse, um cidado. Assim, cidadania e pertencimento ao corpo poltico estariam garantidos a todo homem, independente da sua condio social. Este ideal de cidadania ativa e participativa, tendo por princpio a relao indissolvel entre homem e cidado, logo sofreria um golpe, desdobrando-se numa cidadania seletiva, segundo o poder econmico de cada indivduo. Em outubro de 1789, se impe o projeto de cidadania de dois nveis, a dos cidados participantes e dos cidados no-participantes, introduzindo-se uma taxa para votar.
107

GEOgraphia Ano 1 No 1 1999

Oliveira

Robespierre, at a sua morte na guilhotina em 1794, seria um ferrenho opositor e crtico desta deciso. Segundo ele, tal sistema de votao negava a declarao e violava os direitos humanos. A sociedade um contrato entre o vivo, o morto e o que ainda no nasceu e a Revoluo estava quebrando este contrato (CLARKE, 1994: 16-17). Segundo Burke (apud CLARKE, 1994: 32), tal fato promoveu uma reviravolta no ideal de autonomia e um retorno submisso poltica ao Estado como soberano, muito embora a Declarao apregoasse esta soberania ao povo. Um novo sistema de votao, com base no sufrgio universal, s seria alcanado no sculo XIX, como conquista dos movimentos sociais e lutas dos trabalhadores por emancipao poltica. Marx, em 1844, abordaria o complexo tema da emancipao poltica na sociedade burguesa, em seu texto A questo judaica, analisando criticamente o caso dos judeus face ao Estado cristo na Alemanha. Para ele, os judeus no poderiam emancipar-se politicamente como cidados sem emancipar-se como homens, abrindo mo dos prprios preceitos do judasmo. Ao colar a emancipao poltica emancipao humana, Marx (1982: 28) o faz para distingui-las e mostrar a contradio que reside na essncia e na categoria da emancipao poltica, ao conceber um cidado abstrato, separado do homem real, o indivduo egosta.

Este homem, membro da sociedade burguesa, agora a base, a premissa do Estado poltico. E, como tal, reconhecido nos direitos humanos. A liberdade do egosta e o reconhecimento desta liberdade so a expresso do reconhecimento do movimento desenfreado dos elementos espirituais e materiais que formam seu contedo de vida. Por conseguinte, o homem no se libertou da religio; obteve, isto sim, liberdade religiosa. No se libertou da propriedade, obteve a liberdade de propriedade. No se libertou do egosmo da indstria, obteve a liberdade industrial. A constituio do Estado poltico e a dissoluo da sociedade burguesa nos indivduos independentes - cuja relao se baseia no direito, ao passo que a relao entre os homens dos estamentos e dos grmios se fundava no privilgio - se processa num s e mesmo ato. Assim sendo, o homem enquanto membro da sociedade civil, isto , o homem no-poltico, surge como homem natural. Os droits de lhomme aparecem como droits naturels, pois a atividade consciente de si mesma se concentra no ato poltico (...) A revoluo poltica dissolve a vida burguesa em suas partes integrantes sem revolucionar estas partes nem submet-las crtica. Conduz-se, em relao sociedade burguesa, ao mundo das necessidades, do trabalho, dos interesses particulares, do direito privado, como se estivesse frente base de sua existncia, diante de uma premissa que j no possvel fundamentar e, portanto, como frente sua base natural. Finalmente, o homem enquanto membro da sociedade burguesa, considerado como o verdadeiro homem, como homme, distinto do citoyen por se tratar do homem em sua existncia sensvel e individual imediata, ao passo que o homem poltico apenas o homem abstrato, artificial, alegrico, moral. O homem real s reconhecido sob a forma do citoyen abstrato. (MARX, 1982: pp. 36-37) 108

Um Conceito de Cidadania para se Trabalhar a Cidade

Assim, ao separar o indivduo do cidado, a sociedade burguesa separou tambm o seu corpo poltico (o Estado) da sociedade civil. Desse modo, a verdadeira idia de cidado abstrata e falece no encontro com as necessidades humanas. Ao se tornar um dispositivo abstrato a cidadania se inclinou para qualidades jurdicas formais, presas lei. Para Clarke (1994: 21), ao contrrio do que se pensa, o grande desafio da cidadania moderna no produo das condies de igualdade, mas a convivncia com identidades parciais exclusivas, a exemplo dos judeus. O nexo poltico da cidadania entre a populao, o Estado e o seu territrio ser reconstitudo, nesta poca, porm sob novas condies. Se no passado ele teve como referncia a cidade (polis) ou Cidade-Estado, na democracia moderna (contratual), este deslocou-se para o Estado-nao. Sua qualidade passou a ser dada pela nacionalidade e os seus limites territoriais pelos contornos geogrficos das fronteiras nacionais. A grande cidade ser, ento, o palco central da competio e (re)ordenamento simblico dos valores e ideologia revolucionria. Nos primeiros anos da Revoluo Francesa, tentou-se criar, em Paris, locais em que os novos cidados pudessem se sentir iguais e expressar sua liberdade.

O espao total, sem obstruo nem limites, onde tudo fosse transparente e nada escondido, definia a imaginao revolucionria da mais ampla liberdade, segundo o crtico Jean Starobinski. Assim, em 1791, o Conselho da cidade de Paris comeou a derrubar as rvores e pavimentar os jardins da velha praa Lus XV, rebatizada de praa da Revoluo (atual place de la Concorde). Todas as plantas desenhadas para o centro da cidade propunham um lugar sem vegetao ou quaisquer outros obstculos, uma vasta plaza de superfcie dura. De acordo com essa reforma, elaborada por Wailly, o enorme vazio central seria cercado por construes, sem ruas ou caladas que o atravessassem. O projeto de Bernard Poyet acabava com as pontes sobre o Sena, eliminando a ligao com pequenas edificaes que dificultavam seus acessos. Tambm em outros lugares da cidade, como Champ de Mars, os urbanistas revolucionrios procuraram extenses livres de tudo o que prejudicasse o movimento e a viso. (SENNETT, 1997: 241)

Dcadas mais tarde, e em um outro contexto histrico, o urbanista Haussmann, a servio de Napoleo III, levaria este esprito de cunhar sobre a cidade as marcas do novo cidado ao seu extremo, voltando-o contra os prprios sujeitos da revoluo e seus ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Em suas Mmoires, Haussmann escreveria: Rasgando a velha Paris, o bairro dos motins, das barricadas (...) A abertura da rua Turbino fez desaparecer do mapa de Paris a rua Transnonain (HAROUEL, 1990: 113) Em linhas gerais, o urbanismo de Haussmann se caracterizaria

109

GEOgraphia Ano 1 No 1 1999

Oliveira

... pela criao de uma vasta rede de grandes artrias que cortam indistintamente o territrio da cidade (...) Uma nova estrutura feita em bulevares, avenidas e ruas largas sobrepese trama existente, criando uma forte hierarquia entre as vias novas e a maioria das vias antigas. Paralelamente, adota-se uma poltica extremamente ativa em matria de equipamentos pblicos: sistema virio, rede de esgoto, distribuio de gua e gs, mercados cobertos, feiras, prefeituras, colgios, estaes, casernas, prises, hospitais, espaos verdes (...) As grandes vias de Haussmann impem a toda Paris a mesma imagem de uma capital moderna. O carter uniformemente monumental das fachadas dissimula a realidade social das zonas atravessadas. Nos bairros populares como nos bairros aristocrticos a mesma imagem da cidade que se impe. (HAROUEL, 1990:112-113)

Se, por um lado, se pretendia dar a iluso de uma perfeita homogeneidade urbana. Por outro,

...a burguesia investe nos imveis que se constroem ao longo das vias, e no oeste de Paris constroem-se bairros novos inteiramente burgueses. As grandes obras expulsam da rea central uma populao modesta, e at indigente, que se aloja bem ou mal nas zonas mais deserdadas da cidade e nas afluncias das fortificaes. Enquanto que antes as diversas categorias sociais esto freqentemente no mesmo imvel, elas encontram-se a partir de ento separadas de maneira radical. A burguesia reserva-se alguns bairros, algumas ruas. O urbanismo de Haussmann induz formao, numa parte da cidade, de um espao da burguesia. (HAROUEL, 1990:113)

Enfim, dos milhares de reparties, corredores, ptios e quartos de palcios, rigidamente controlados pela autoridade do rei e disciplinados pela instituio da etiqueta, da sociedade de corte, passamos cidade planejada, racionalmente controlada pelo Estado burgus e disciplinada pelo cdigo de posturas do modelo cvico de cidadania. Em outras palavras, a civilidade, o autocontrole e a autodisciplina, exercitados na sociedade de corte, parecem ter sido transpostos para a cidade burguesa, por aqueles que tanto freqentaram as cerimnias do palcio, s que com uma diferena: se na sociedade da corte havia, ainda, uma certa pessoalidade que cunhava as relaes, na cidade burguesa, ao contrrio, as relaes primam, via de regra, por uma impessoalidade, pois este o tom do modelo de civilidade. Ser cidado nesta nova cidade saber, antes de mais nada, se comportar nos espaos pblicos; no incomodar o outro na rua e no trabalho; ser discreto e oportuno ao abordar o outro quando a situao assim exigir. Segundo Sennett (1993), na cidade grande que surge aps o sculo XVIII, a linha divisria entre a vida privada e vida pblica estaria muito bem demarcada, pois constitui essencialmente

110

Um Conceito de Cidadania para se Trabalhar a Cidade

...um terreno onde as exigncias de civilidade - encarnadas pelo comportamento pblico, cosmopolita - so confrontadas com as exigncias da natureza - encarnadas pela famlia. (...) As tenses entre as exigncias de civilidade e os direitos da natureza, manifestadas na partilha entre vida pblica e vida privada no centro cosmopolita, no apenas se espalharam pela alta cultura da poca como tambm a esferas mais mundanas. Essas tenses transpareciam nos manuais sobre a criao dos filhos, nos folhetos sobre obrigaes morais e crenas de senso comum sobre os direitos do homem. Juntos, o pblico e o privado criaram aquilo que chamaramos um universo de relaes sociais. (pp. 33-34)

Viver sob essas exigncias a arte (e a tenso) de ser cidado na cidade moderna, pois representar o seu papel nesta geografia cosmopolita uma tarefa, social e psicologicamente, nada fcil. Desse modo, o projeto de cidadania na grande cidade ir se superpor e, s vezes, se confundir, no cotidiano, com a prpria civilidade requerida ao homem moderno. O cidado na grande cidade capitalista deve orientar a sua conduta por um cdigo de tica seletivo e segregador do espao urbano. Para muitos, tal fato somente foi possvel devido ao papel disciplinarizador e regulador que o trabalho fabril exerceu sobre os indivduos. Na verso moderna de cidadania como nacionalidade, poltica, territrio e cultura se fundem numa mesma matriz, tendo como referncia o Estado-nao e por espao privilegiado a cidade, sobretudo as grandes cidades, a exemplo de Londres e Paris, locus de poder econmico e civil, que so tomadas como smbolos ou modelos desta nova territorialidade. O cidado como indivduo politicamente emancipado representou um passo importante na conquista de direitos polticos anteriormente negados, porm insuficiente, uma vez que no supera o homem egosta e o seu individualismo.

A cidadania na cidade: um direito social Os marcos estabelecidos cidadania na sociedade burguesa alargaram o fosso entre o cidado, este ser poltico genrico, juridicamente formal, e o homem real, este indivduo voltado para si mesmo, para seu interesse particular, em sua arbitrariedade privada e dissociada da comunidade (MARX, 1982: 33). Nestes termos, homo economicus e homo politicus so radicalmente separados. Este homem egosta, ao qual alude Marx, ser alimentado pelo individualismo, que historicamente vincular-se-ia ao nacionalismo. Segundo Dumont (1993: 35), a nao precisamente o tipo de sociedade global correspondente ao reino do individualismo como valor e que se expressa por meio do nacionalismo. Desse

111

GEOgraphia Ano 1 No 1 1999

Oliveira

modo, o nacionalismo o correspondente do individualismo na escala geogrfica da nao. Para Leca (1991: 189-190), o individualismo corrompe a cidadania, destruindo a vida em comum e os laos comunitrios. O individualismo atomiza, fragmenta e corri todo grupo social, e transforma o indivduo em juiz soberano de tudo, conjugando-se na economia capitalista com os interesses privados da explorao e do mercado. O consumismo desenfreado dos dias atuais um demiurgo do individualismo em larga escala. Este ltimo refaz-se e nutre-se vorazmente do primeiro, a cada instante. Segundo Santos (1987),

A glorificao do consumo se acompanha da diminuio gradativa de outras sensibilidades, como a noo de individualidade que, alis, constitui um dos alicerces da cidadania. Enquanto constri e alimenta um individualismo feroz e sem fronteiras, o consumo contribui ao aniquilamento da personalidade, sem a qual o homem no se reconhece como distinto, a partir da desigualdade entre todos. (p. 35)

No seu entender, o consumo exercer sobre o indivduo um papel alienador funcionando como um verdadeiro pio, cujos templos modernos so os Shopping-centers e os supermercados (...), construdos feio das catedrais. Assim, em lugar do cidado tem-se um consumidor, que aceita ser chamado de usurio (SANTOS, 1987:34 e 13). Em um ensaio pioneiro, Harold Laski, em 1928, abordaria os efeitos do consumo sobre a cidadania de maneira muito lcida e precisa. Para ele,
O consumo uma aceitao de alternativas impostas. O efeito disto uma vida na qual no h contexto cvico. E tambm uma vida em que os cidados so tratados como objetos de utilidade, no estando engajados na autorealizao. Se os homens no esto engajados na autorealizao, se eles so um meio para um fim, mais do que finalidades em si mesmos, ento eles so escravos, no verdadeiros cidados (...) Um mundo que olha o proveito e a competio como fonte de bem estar um mundo inimigo do projeto de cidadania. (apud CLARKE, 1994: 23-24).

Meio sculo mais tarde, Alasdair MacIntyre seria igualmente enftico em suas crticas ao consumo, como elemento deformador do projeto de cidadania.

O cidado como consumidor um cidado divorciado de um concerto para o bem-estar geral, tendo ateno somente para os seus direitos e atividades de consumo e no para os deveres apropriados para o cidado. (apud CLARKE, 1994:24)

112

Um Conceito de Cidadania para se Trabalhar a Cidade

Para ele, numa viso um tanto pessimista, a fora centrfuga do individualismo, exacerbada pelo consumo, fragmenta a sociedade, quebrando com os seus padres cvicos e comunitrios, podendo lev-la a uma nova barbrie. Preocupado com a tenso permanente existente entre a cidadania, que contm em si a idia de igualdade, e a sociedade de classes no capitalismo, que inerentemente desigual, T. H. Marshall elaborou, aps a Segunda Grande Guerra, uma teoria da cidadania centrada fundamentalmente na noo de eqidade. Em Citizenship and Social Class procurou demonstrar que o contedo da cidadania mudou com o desenvolvimento do capitalismo enquanto sistema social e estrutura de classes. A cidadania moderna, apesar de ter surgido e se ancorado inicialmente nas relaes de mercado, tornou-se antagnica a essas relaes e sociedade de classes (BARBALET,1993: 37). Marshall distinguiu na cidadania trs partes ou elementos constitutivos: civil, poltico e social.

O elemento civil composto dos direitos necessrios para a liberdade individual - liberdade da pessoa, liberdade de expresso, pensamento e credo, o direito prpria propriedade e de realizar contratos vlidos, e o direito justia (...) Pelo elemento poltico eu quero dizer o direito de participar no exerccio do poder poltico, como membro de um corpo investido de autoridade poltica ou como eleitor dos membros de tal corpo. As instituies que lhe correspondem so o parlamento e conselhos de governo local. Pelo elemento social eu me refiro a todo o mbito que vai do direito a um mdico bem-estar econmico e segurana at o direito de partilhar do todo da herana social e viver a vida de um ser civilizado de acordo com os padres prevalecentes na sociedade. As instituies mais proximamente conectadas a este elemento so o sistema educacional e os servios sociais. (1992: 8)

O novo na teoria de Marshall que ele incorpora os direitos sociais como parte constitutiva da cidadania, dando a esta uma dimenso mais concreta e atualizada. O Estado teria papel destacado na constituio desses direitos. O direito educao, aos servios mdico-hospitalares, ao lazer etc., como partes do elemento social e sua herana, tornam a cidadania mais palpvel no dia-a-dia. Dentre esses servios o papel da educao seria central, pois proporcionaria igualdade de oportunidades no processo de seleo e mobilidade social, considerado como direito dos cidados. Tal formulao terica tem como pressupostos uma srie de julgamentos de valor, ou seja, de escolhas por princpios ticos e tericos. O primeiro deles o de que a desigualdade tem uma origem de ordem material e no de ordem natural. Da decorre que a desigualdade pode ser sistemicamente estruturada, no lugar de ser determinada pela sorte. Por ltimo, na distribuio de recursos, as necessidades coletivas podem sobrepor-se s demandas individuais (SMITH, 1989: 148).

113

GEOgraphia Ano 1 No 1 1999

Oliveira

Para Marshall no h um princpio universal que determine quais direitos e deveres sero delegados aos cidados, j que a cidadania uma instituio de desenvolvimento desigual de pas para pas. Cada sociedade cria uma imagem de uma cidadania ideal que serve como referncia e medida das realizaes sociais nesse sentido. A cidadania requer, em sua opinio,

um senso direto de membro da comunidade baseado na lealdade a uma civilizao que possesso comum. uma lealdade de homens livres outorgada com direitos e protegida por uma lei comum. Seu crescimento estimulado tanto pela luta para ganhar aqueles direitos quanto pelo seu desfrute quando ganhos. (apud STEWART, 1995: 68)

Na opinio de Turner (apud STEWART, 1995: 69), Marshall contribuiu decisivamente para aumentar a compreenso das mudanas que se operam nas relaes entre um status legalmente definido - no caso, o de cidado - e outras dimenses das relaes sociais, especialmente a desigualdade de classes. Stewart (1995: 70), por outro lado, valoriza a maneira como a obra de Marshall ilumina a percepo de concepes diferenciadas de cidadania, a partir da apresentao de um paradoxo, ao demonstrar que a cidadania enquanto status universal incompatvel com a sociedade de mercado e, ao mesmo tempo, co-existia com ela at aquele momento. Para Marshall, este aparente paradoxo se explicava pelo fato de que, naquele estgio, o ncleo da cidadania se compunha dos direitos civis, direitos estes que se constituam em parte indispensvel de uma economia competitiva de mercado. Para ele, tais direitos adequavam-se ao engajamento individual na luta econmica dispensando a proteo social. Na prtica, portanto, a pregada igualdade perante a lei enfrentaria obstculos que constrangeriam a existncia de uma plena cidadania. Marshall identificava dois tipos de obstculos: os de ordem subjetiva, ligados ao preconceito de classe, e os de ordem objetiva, expressos na prpria desigualdade material, de bens e recursos. Stewart (1995: 70) chama a ateno para a distino, presente no pensamento de Marshall, entre uma cidadania individualista e formal de direitos naturais e a cidadania social - objeto central de sua preocupao - fruto da interveno estatal sobre a desigualdade social. A finalidade primordial de sua teoria foi a de amenizar ou procurar corrigir as desigualdades que o capitalismo e a sociedade de classes produzem incessantemente. E isto seria uma responsabilidade de toda a comunidade e do Estado, sob pena de convivermos progressivamente com a injustia social (MARSHALL, 1992: 36). Acreditava que a cidadania social tenderia a reduzir desigualdades sociais, especialmente aquelas ligadas s operaes de mercado j que a administrao pblica de bens e servios entendidos como direitos interferiria no valor de mercado atribudo a cada indivduo (cf. BARBALET, 1993: 38).

114

Um Conceito de Cidadania para se Trabalhar a Cidade

Tal modelo de cidadania, difundido a partir dos pases capitalistas centrais, traduziu-se, mais especificamente, no chamado Estado do Bem-estar Social (Welfare State). E o nexo poltico da cidadania com o territrio passou a se dar fundamentalmente atravs das polticas pblicas que visavam corrigir desigualdades do sistema econmico e dar vazo a reivindicaes sociais especficas.Tais aspiraes animaram os movimentos sociais urbanos de cunho reformista nos anos 60 e 70 e foram expressas no debate da chamada questo urbana. O colapso do Estado do Bem-estar Social na dcada de 80, extinguindo ou abalando fortemente direitos sociais j adquiridos, um dos componentes da atual crise da cidadania no mundo. Assiste-se, ento, nesse momento, a uma dupla reao em relao ao pensamento de Marshall. De um lado, ele revalorizado como referncia para que se (re)pense novos patamares de cidadania sobre uma base de princpios que se contraponham acelerao da desigualdade, ratificada pela ideologia neoliberal - ou neo-conservadora, como demonstram os tericos social-democratas. De outro lado, os mesmos pensadores que voltam s formulaes de Marshall procuram compreender mais profundamente seus limites, fazendo a crtica necessria para sua superao1. Giddens (1982, apud Stewart, 1995: 69), por exemplo, critica o apoio na mo beneficente do Estado como alavanca para um desenvolvimento evolucionista da cidadania. Turner (1987, apud Stewart, 1995: 69) assinala que Marshall negligencia a problemtica que envolve as relaes entre a noo de cidadania nacional e a constituio do Estado-nao. Stewart (1995: 70) identifica o principal limite de

A sociologia inglesa, sobretudo, tem se ocupado da reviso do pensamento de Marshall. A esse respeito, ver principalmente Bottomore, T. Citizenship and social class, Londres: Pluto Press, 1992; Giddens, A. Class division, class conflict and citizenship rights in Profiles and critiques in social theory, Londres: Macmillan, 1982; King, D.S. e Waldron, J. Citizenship, social citizenship and the defense of welfare provision, British Journal of Political Science, 18: 415-43, 1988; Mann, M. Ruling class strategies and citizenship, Sociology, 21: 339-54, 1987; Oldfield, A. Citizenship: an unnatural practice?, Political quarterly, 61 (2): 177-87, 1990; Oldfield, A. Citizenship and community, Londres: Routledge, 1990; Roche, M. Rethinking citizenship: welfare, ideology and change in modern society, Oxford: Polity Press, 1992; Turner, B.S. Citizenship and capitalism: the debate over reformism, Londres: Allen and Unwin, 1986; Turner, B.S. Outline of a theory of citizenship, Sociology 24: 189-217, 1990. Alguns desses artigos foram republicados ao lado de outros em coletneas, dentre as quais destacamos: Bulmer, M. e Rees, A. M. (ed.) Citizenship today: the contemporary relevance of T.H.Marshall, Londres: UCL Press, 1996; Mouffe, C. (ed.) Dimensions os radical democracy: pluralism, citizenship, community, Londres/New York: Verso, 1992; Steenbergen, B. van (ed.). The condition of citizenship, Londres/Thousand Oaks/New Delhi: Sage, 1994; Turner, B.S. (ed.), Citizenship and social theory, Londres/Thousand Oaks/New Delhi: Sage, 1993. Na sociologia francesa, tem-se destacado, neste debate, Jean Leca, cujos artigos compem diversas coletneas inglesas. Destacam-se Individualisme et citoyennet, in Sur lindividualisme, Paris: Presses de la Fondation Nationale des Sciences Politiques, 1986, p. 159-209 (republicado em Turner, B.S. e Hamilton, P. Citizenship: critical concepts v. 1, Londres/New York: Routledge, 1994, p. 148-187); Questions of citizenship, in Mouffe, op. cit., p. 17-32. 115

GEOgraphia Ano 1 No 1 1999

Oliveira

Marshall na maneira como situa a cidadania social como uma espcie de complementao da cidadania civil, menosprezando a contradio entre as duas e estabelecendo um contnuo que levaria de uma a outra. Stewart (1995: 70-71) procura demonstrar que tal idia de complementaridade canalizou para os mecanismos centralizados no Estado a realizao de uma cidadania social. Esta resultaria do atendimento s reivindicaes dos cidados por direitos que se traduziriam em servios legalmente oferecidos pelas instituies estatais. Com isso, Marshall deixou de perceber a possibilidade de tenso que se instalaria entre uma verso da cidadania enquanto direitos de bem-estar e uma concepo de cidadania como emancipao e autonomia. A institucionalizao da cidadania teria provocado, ento, segundo Stewart, a indistino entre o cidado e o cliente e acarretado um duplo perigo: a de-moralizao e a de-politizao. Uma outra vertente de crtica da teoria de Marshall pode ser encontrada nos tericos marxistas. Macpherson (1993: 265), discutindo o futuro provvel do conceito de justia econmica levanta aspectos do pensamento de Marx que podem contribuir para se pensar os limites da cidadania na sociedade capitalista. Em seu texto Crtica do Programa de Gotha, o filsofo mais radical do sculo XIX condena a lgica social-democrata da poca que reivindicava uma distribuio eqitativa do produto social. No seu entender, esse modo de pensar desvinculava a esfera da circulao das relaes de produo. Se era justo buscar aumentar o quinho dos trabalhadores custa dos capitalistas, no se devia alimentar a iluso de uma distribuio realmente eqitativa (1993: 272-273). Jon Elster (1993), num artigo sobre a explorao, apia-se sobre o mesmo texto de Marx para considerar o princpio de contribuio e o princpio das necessidades e pensar a possibilidade de distribuio de bem-estar de forma eqitativa. Nessa linha, assinala um pressuposto bsico do pensamento de Marx referente ao Estado, vinculando a igualdade satisfao no reino das necessidades e da liberdade, com o fim do prprio Estado. Portanto, na perspectiva marxista no h cidadania possvel sem uma ruptura da sociedade em relao ao Estado capitalista. Numa interpretao radical, o debate sobre a cidadania no tomaria o centro das atenes. Por outro lado, pode-se perceber que estes fundamentos marxistas fornecem argumentos para o debate que se trava, hoje, em torno dos limites do pensamento de Marshall.

Concluso Como a cidadania , sobretudo, uma questo de poder, os contornos de sua efetivao se delineiam sob a presso de interesses diversos que procuram encontrar espao de expresso e negociao. Consideramos a cidade um campo de observao privilegiado para pensarmos os rumos que toma hoje a construo prtica e terica da cidadania, assim como seus efeitos.

116

Um Conceito de Cidadania para se Trabalhar a Cidade

Entendemos cidadania como uma dada condio humana - de conscincia politica e social - que traz em si um ideal de bem-estar e felicidade que tem variado historicamente, de acordo com a diversidade das culturas. Como elementos desta condio temos: a participao e o nvel de conscincia poltica, o grau de igualdade ou eqidade, o grau de liberdade, o nvel de garantia de um conjunto de direitos, o grau de acessibilidade a bens, servios e equipamentos sociais. O cidado , ento, o indivduo normatizado, ou seja, vivendo sob normas, conformadas pelo desenvolvimento material e cultural da sociedade a que pertence, acordadas por um contrato social (estatuto de direitos e deveres) e ajuizadas e reguladas pelo Estado. Portanto, a cidadania depende da condio material e cultural que possui um indivduo, concebida como herana histrica, da posio social que ele ocupa na sociedade em questo e do nvel de participao nas decises que definem os seus rumos nas diferentes escalas social e geogrfica, da comunidade local ao poder do Estado nacional. O acompanhamento do debate recente, que retoma, ao mesmo tempo em que prope a reviso, dos autores clssicos da filosofia poltica, levou-nos a sistematizar em seis aspectos as diversas dimenses da cidadania. A primeira delas a dimenso natural, aquela que est na base da Declarao Universal dos Direitos do Homem e do Cidado. Ela sintetiza o universalismo iluminista que deseja a igualdade de todos os homens, justificada pelo pertencimento espcie. Esta dimenso fornece os fundamentos para os direitos civis - liberdade de expresso e manifestao, o direito de ir e vir, etc.. A segunda a dimenso poltica, presente historicamente, desde a polis grega, mas ampliada na modernidade pela construo do Estado burgus. Como o prprio nome indica, diz respeito aos direitos polticos, que implicam participao direta ou representatividade nas instncias de deciso. O direito de voto, de ser eleito, etc. encontram-se neste mbito. A terceira dimenso scio-econmica e abarca as condies que permitem, em ltima instncia, a prpria manuteno da vida e a capacidade de pensar, decidir e influir nos destinos da coletividade, seja a nvel micro ou macro, chegando ao mbito mundial. Essa foi a dimenso incorporada por Marshall ao propor a idia de direitos sociais. A quarta dimenso - bem como as seguintes - no encontra equivalncia direta num conjunto de direitos, mas, como demonstramos no incio deste texto, no se pode pensar a cidadania sem incorpor-la. Trata-se da dimenso geogrfica, que associa territrio e cultura e que sedimenta e materializa as condies de realizao da cidadania. A quinta decorre, em parte, da quarta dimenso. a dimenso cvica, que pressupe o estabelecimento de regras de convivncia enquadradas nos padres culturais de cada contexto histrico. Embora ligada aos direitos civis e, ao mesmo tempo, cultura, expressa-se, sobretudo, como deveres que, na origem, seriam a expresso dos limites impostos pela existncia e o respeito ao outro.
117

GEOgraphia Ano 1 No 1 1999

Oliveira

A sexta e ltima dimenso a mais impalpvel, mas tem sido cada vez mais valorizada num mundo em que a exacerbao do individualismo, associada do marketing, da midia e da informtica aumentam o isolamento e esgaram os laos de sociabilidade. Referimo-nos aqui noo de pertencimento, sem a qual cessam as motivaes para a preservao de qualquer cidadania. As encruzilhadas com que se depara a teoria da cidadania, assim como os dilemas postos pela conjuntura atual s alternativas de se efetivar uma cidadania referenciada pelos marcos da democracia, geram, a nosso ver, a necessidade de que se multipliquem estudos voltados para a questo. preciso, sobretudo, acompanhar como se formulam e se implementam polticas que afetam, direta ou indiretamente, a realizao da cidadania. Por outro lado, cabe observar como tais polticas, orientadas por diretrizes do momento, se combinam com aspectos tradicionais, histricos, especficos do processo de construo de patamares de cidadania em cada lugar.
UM CONCEITO DE CIDADANIA PARA SE TRABALHAR A CIDADE Resumo: O tema da cidadania um dos mais caros e necessrios no pensar e agir urbano. Intrinsecamente ligada geograficidade na histria, a cidadania vem sendo matria de reflexo desde o pensamento clssico com Aristteles, ganhando centralidade no atual contexto de um espao global. Palavras-chave: Cidadania, Cidade, Poltica. A CONCEPTION OF CITIZENSHIP TO STUDY THE CITY Summary: Citizenship is one of the most relevant and necessary issues to think and for the action on the urban space. Intrinsically linked with the geographicity in history, the citizenship has been subject of reflexion since the classical thought with Aristotle, receiveing a central place in the actual period of globalization. Keywords: Citizenship, City, Politics.

BIBLIOGRAFIA ARENDT, H.(1998): O que poltica. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. ARISTTELES. (1991): A Poltica. So Paulo: Martins Fontes. AUGUSTIN, S. (1994): La Cit de Dieu. Paris: Seuil (vol. 1). BARBALET, J. M. (1993): Citizenship, class inequality and resentment. In: TURNER, Bryan S. Citizenship and social theory. Londres/Thousand Oaks/New Delhi: Sage. BOBBIO, N. (1990): Dicionrio de poltica. Rio de Janeiro. CLARKE, P.B. (1994): Citizenship. Londres/Boulder: Pluto Press. DEFOURNY, M. (1932): Aristote. tude sur la politique. Paris, s.ed. DUBY, G. (1990): O Tempo das Catedrais. Lisboa, Editorial Presena. DUMONT, L. (1993): O Individualismo. Uma Perspectiva Antropolgica da Ideologia Moderna. Rio de Janeiro, Rocco.
118

Um Conceito de Cidadania para se Trabalhar a Cidade

ELIAS, N. (1987): A Sociedade de Corte. Lisboa, Editorial Estampa. __________. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1993. (2o Vol.) ELSTER, J. (1993): Explorao, liberdade e justia. In: KRISCHKE, Paulo J. (org.). O contrato social: ontem e hoje. So Paulo: Cortez. GIDDENS, A. (1982): Class division, class conflict and citizenship rights in Profiles and critiques in social theory, London: Macmillan. GLOTZ, G. La cit grecque. Paris, s.ed., 1928. GRUPPI, L. (1980): Tudo Comeou com Maquiavel. Porto Alegre, L&PM. HAROUEL, JL. (1990): Histria do Urbanismo. Campinas, Papirus. HOBBES, T. (1992): Do Cidado. So Paulo: Martins Fontes. _______. Leviat. So Paulo: Abril Cultural, 1974. (Coleo Os Pensadores) LECA, J. (1991): Individualisme et citoyennet. In: BIRNBAUM, Pierre & LECA, Jean (dir.). Sur LIndividualisme. 2a ed., Paris: Presses de la Fondation Nationale des Sciences Politiques, p. 159-209. _______. Questions of citizenship, In: MOUFFE, Chantal (ed.) Dimensions os radical democracy: pluralism, citizenship, community, Londres/New York: Verso, 1992, p. 17-32. LEFEBVRE, H. (1978): El derecho a la ciudad. 4a. ed., Barcelona: Pennsula. LE GOFF, J. (1983): A Civilizao do Ocidente Medieval. Lisboa, Editorial Estampa. _______. O Homem Medieval. Lisboa, Preseno, 1990. LVY, J. (1994): Lespace lgitime: sur la dimension gographique de la fonction politique. Paris: Presses de la Fondation Nationale des Sciences Politiques. LOCHAK, D. (1992): Quest-ce quun citoyen? Raison Prsente: Le citoyen, lEurope, le monde, Paris, 103: 11-26. MACPHERSON, C.B. (1993): Ascenso e queda da justia econmica. In: KRISCHKE, Paulo J. (org.). O contrato social: ontem e hoje. So Paulo: Cortez. MARSHALL, T. H. (1992): Citizenship and social class. Londres: Pluto Press, 1950. 2a. ed.) MARX, K. (1982): A questo judaica. Rio de Janeiro: Achiam. MUMFORD, L. (1965): A Cidade na histria. Belo Horizonte, Itatiaia, (2o Vol.) ROUSSEAU, JJ. Do contrato social. So Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleo Os Pensadores, v. XXIV) SANTOS, M. (1987): O espao do cidado. So Paulo: Nobel. SENNETT, R. (1993): O declnio do homem pblico. As Tiranias da Intimidade. 3a. ed., So Paulo: Companhia das Letras. _______. Carne e pedra. O corpo e a cidade na civilizao ocidental. Rio de Janeiro: Record, 1997. SMITH, S. Society, space and citizenship: a human geography for the new times? Transations, Londres, Institute of British Geographers, 14 (2): 144156, 1989.

119

GEOgraphia Ano 1 No 1 1999

Oliveira

STEWART, A. (1995): Two conceptions of citizenship. British Journal of Sociology, Londres, 46 (1): 63-78, maro. TOURAINE, A. (1995): La formation du sujet. In: TOURAINE, A. (dir.). Penser le sujet. Paris: Fayard. TURNER, B. S. (ed.). (1993): Citizenship and social theory. 2 a ed., London/Thousand Oaks/ New Delhi: Sage. TURNER e HAMILTON, P (ed.). (1994): Citizenship: critical concepts v. 1. Londres/New York: Routledge. WEBER, M. (1947): La ville. 3a. ed., Paris: Aubier Montaigne. WENDEN, CW de. (1992): Question de citoyennet. Espaces et societs: Urbanit et citoyennet, Paris: LHarmattan, 68: 37-45.

120

Potrebbero piacerti anche