Sei sulla pagina 1di 27

1

AS CARTAS DO LEITOR E O ENSINO DE LNGUA MATERNA Regina Demeterko Stadykoski1 RESUMO: O presente artigo tem como objetivo discutir o ensino de lngua materna por meio do gnero Cartas do Leitor. Este gnero textual propicia a interao dos alunos com os meios de comunicao e permite a realizao de atividades de leitura, interpretao e produo textual com reais funes sociais. Alm disso, possibilita a discusso de temas da atualidade e incentiva a adoo de uma postura crtica diante dos fatos. Dessa forma, os alunos podem se colocar como verdadeiros interlocutores, concretizando prticas de leitura e escrita diversas, uma vez que atravs das cartas podem argumentar, comunicar-se, opinar e elaborar crticas sobre determinados assuntos. Palavras chave: Cartas do leitor. Gnero textual. Ensino de lngua portuguesa. Key words: Readers Letter, textual genre, Portuguese language teaching. Abstract The present article has as objective to argue the teaching of the native language materna through the Readers Letters genre. This textual genre propitiates the interaction of the students with the media and allows the accomplishment of activities of reading, interpretation and textual production with real social functions. Besides, it makes possible the discussion of actual subjects and the adoption of a critical position of the facts. This way, the students can place themselves as true interlocutors, materializing several reading practice, once that through the letters can argue, debate, think and elaborate critical about certain subjects.

Professora participante do Programa de Desenvolvimento Educacional/ SEED/PR e UNICENTRO. Graduada em Letras pela Faculdade de Cincias e Letras de Irati e ps- graduada em Reflexo Descrio da Lngua Portuguesa pela Universidade do Centro-Oeste UNICENTRO.

1 INTRODUO Este trabalho tem como objetivo principal discutir as contribuies do gnero Cartas do Leitor para o ensino-aprendizagem da lngua materna. Esse gnero possibilita uma interao real dos alunos com os meios de comunicao da mdia escrita (revistas e jornais) e permite o desenvolvimento de habilidades lingsticas variadas. Autores como Bakhtin (1986, 1992, 1997, 2002), Marcuschi (2001, 2003, 2005, 2006) e Bezerra (2005) constituem a base terica desta pesquisa. Este trabalho est dividido em quatro partes. Primeiramente, feita uma fundamentao terica sobre os gneros textuais. A relao entre gneros e ensino de lngua portuguesa discutida na segunda parte. A seguir, na terceira seo, as discusses sobre o gnero textual Cartas do Leitor so aprofundadas. Por fim, apresentada uma anlise de atividades com cartas do leitor de livros didticos.

2 GNEROS TEXTUAIS Bakhtin (1986) afirma que impossvel se comunicar verbalmente a no ser por algum gnero, assim como impossvel se comunicar verbalmente a no ser por algum texto. A comunicao verbal s possvel por algum gnero textual". (BAKHTIN, 1997). A partir de Bakhtin (1986), o gnero pensado como um evento recorrente de comunicao em que a atividade humana mediada pela linguagem. Segundo Marcuschi os gneros so aes scio-discursivas para agir sobre o mundo e dizer o mundo. (2002, p.22). Segundo Faraco e Tezza (2001), gneros so amostras da linguagem elucidadas por caractersticas formais repetitivas e correlacionadas a diferentes atividades scio-culturais. Assim, as palavras, as frases, enfim tudo o que lemos ou escrevemos constitui um gnero, no qual se atribui um valor, funo ou papel social.

Para Marcuschi (2001, p. 13), gnero textual :


Uma forma concretamente realizada e encontrada nos diversos textos empricos. Isso se expressa em designaes diversas, constituindo um princpio de listagens abertas, tais como: telefonema, sermo, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem jornalstica, aula, notcia jornalstica, horscopo, receita culinria, bula de remdio, instrues de uso, outdoor, etc, so textos historicamente situados. Sua definio no lingstica, mas de natureza scio-comunicativa.

Segundo Marcuschi (2005), o gnero essencialmente flexvel, assim como a linguagem. A lngua varia, os gneros tambm adaptam-se, renovam-se, multiplicam-se. A tendncia hoje, analisar os gneros pelo seu lado dinmico, processual, social, interativo, cognitivo, evitando uma classificao estrutural. Para Bakhtin (1992), todos os textos produzidos orais e escritos, apresentam caractersticas relativamente estveis. Isso significa que nem sempre possvel submeter um texto a uma classificao estrutural nica, pois h uma infinidade de possibilidades de produo de gneros determinada pela variedade de esferas da atividade humana. Essas caractersticas configuram diferentes textos ou gneros do discurso. Segundo Meurer, gnero textual um tipo especfico de texto, caracterizado e reconhecido pela funo especfica, pela organizao retrica, mais ou menos tpica e pelo contexto onde utilizado. (MEURER, p.160). Quando estamos numa situao de interao verbal, a escolha de um gnero no aleatria, pois leva em conta uma poro de coeres dadas pela prpria situao de comunicao: quem fala, sobre o que fala, com quem fala, com qual finalidade. Todos esses elementos condicionam as escolhas do locutor, que tendo ou no conscincia, acaba por fazer uso do gnero mais adequado quela situao. Por exemplo, se estamos insatisfeitos com a orientao de uma revista semanal, podemos escrever ao editor da revista e reclamar, fazendo uso da carta do leitor; se desejarmos fazer uma exposio oral a respeito de determinado

conhecimento conferncia.

cientfico,

fazemos

uso

do

seminrio

ou

de

uma

Assim sendo, observamos que os textos podem ser produzidos em situaes e contextos diferentes em consonncia com as necessidades de interao verbal e que cada um deles cumpre uma finalidade especfica conforme o objetivo do locutor, os interlocutores, o meio disponvel para veicular o texto. Quando interagimos com outras pessoas por meio da linguagem escrita ou oral, produzimos os denominados gneros textuais ligados a diferentes esferas de circulao, (por exemplo, na esfera jornalstica gneros como notcias, reportagens, editoriais, entrevistas, etc.). A vida social moderna exige que as pessoas desenvolvam habilidades comunicativas que auxiliem na interao, dinamizando

positivamente a sua vida social. Alguns exemplos podem ser citados para exemplificar de que forma essas habilidades so exercidas: quando discordamos do valor cobrado numa matrcula escolar, ou mesmo na compra de um produto devemos fazer uma solicitao formal (de forma oral ou escrita), ou mesmo quando precisamos elaborar um anncio para ser publicado num jornal, rdio, ou quando reclamamos administrao pblica pela falta de execuo de algum servio comunidade. Os exemplos acima citados, que so constitudos de materialidade textual e uma interao humana dentro de um tempo e espao, pode-se dizer que se constituem num gnero. Segundo Bakhtin (1997 p.169), a quantidade gneros orais e escritos so inesgotveis, no sendo possvel fazer um repertrio ou uma lista, pois h sempre novos gneros sendo criados. Os termos gnero e tipo textual so distintos. Para Marcuschi (2003) a expresso tipo textual usada para designar uma espcie de seqncia teoricamente definida pela natureza lingstica de sua composio (aspectos lexicais, sintticos, tempos verbais, relaes lgicas). Em geral, os tipos textuais abrangem cerca de meia dzia de categorias conhecidas como: narrao, argumentao, exposio, descrio, injuno.

J a noo de gnero textual usada para mencionar os textos materializados que encontramos em nossa vida diria e que apresentam caractersticas scio-comunicativas definidas como contedos, propriedades funcionais, estilo, composio caracterstica. Os gneros so inmeros. (MARCUSCHI, 2003). Os gneros se entrecruzam, ou seja, as suas especificidades so relativamente estveis. Isso significa que nem sempre possvel submeter um texto a uma classificao estrutural nica, pois h uma infinidade de possibilidades de produo de gneros, determinada pela variedade de esferas da atividade humana. No texto a seguir, possvel observar a mesclagem entre um poema e uma carta. O texto abaixo citado Carta-poema de Manuel Bandeira exemplifica bem essa afirmao de que os gneros se entrecruzam: uma carta foi escrita em forma de poema para fazer um pedido ao prefeito.

Carta-poema Excelentssimo Prefeito Senhor Hildebrando de Gis, Permiti que, rendido o preito A que fazeis jus por quem sois, Um poeta j sexagenrio, Que no tem outra aspirao Seno viver de seu salrio Na sua limpa solido, Pea vistoria e visita A este ptio para onde d O apartamento que ele habita No castelo h dois anos j. um ptio, mas via pblica, E estando ainda por calar, faz a vergonha da Repblica Junto Avenida Beira-Mar! Indiferentes ao capricho Das posturas municipais, A ele jogam todo o lixo Os moradores sem quintais. Que imundcie! Tripas de peixe, Cascas de fruta e ovo, papis...

No natural que me queixe? Meu prefeito, vinde e vereis! Quando chove, o cho vira lama: So atoleiros, lodaais, Que disputam palma a fama Das velhas maremas letais! A um distinto amigo europeu Disse eu: - No no Paraguai Que fica o grande Chaco, este o Grande Chaco! Seno, olhai! Excelentssimo prefeito Hildebrando Arajo de Gis, A quem humilde rendo preito, Por serdes vs, senhor, quem sois: Mandai calar a via pblica Que, sendo um vasto lagamar, Faz a vergonha da Repblica Junto Avenida Beira-Mar! Manuel Bandeira. Carta-poema. In: Estrela da vida inteira. 20. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

O gnero em que o texto de Manuel Bandeira se materializa hbrido, pois uma carta em forma de poema, ou seja, um gnero com a forma de outro. Para Marcuschi, hibridizao a confluncia de dois gneros e este o fato mais corriqueiro do dia-a-dia em que passamos de um gnero a outro ou at inserimos um no outro, seja na fala ou na escrita. (2006, p.29) Em nossa sociedade, fazemos uso dos gneros textuais que nos foram transmitidos scio-historicamente, no entanto, isso no significa que no seja possvel criar gneros novos ou transform-los de acordo com as novas necessidades de interao verbal que surgem. Segundo Marcuschi (2003), a definio de gnero de natureza scio-comunicativa, baseada em parmetros pragmticos e discursivos (ou seja, o que define um gnero como tal a sua funo, seu propsito comunicativo na sociedade).

3 GNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LNGUA MATERNA

Faraco (2000) afirma que podemos encontrar em Bakhtin os pressupostos necessrios para o ensino de Lngua Portuguesa nas escolas, tambm porque esse autor atribui um novo enfoque para a relao homem/linguagem/sociedade, enfim entender a mudana de concepo de linguagem que seja voltado para o fenmeno de interlocuo viva. A lngua vive e evolui historicamente na comunicao verbal concreta (BAKHTIN, 1986), ou seja, a linguagem como um intercmbio entre os sujeitos historicamente estabelecidos. Entendemos, a partir de Bakhtin, que a linguagem deve ser entendida como um produto de interao do sujeito com o mundo e com os outros. A concepo de linguagem de Bakhtin fundamenta uma proposta lingstica pedaggica interacional, portanto, d um suporte inicial necessrio para uma mudana qualitativa no ensino tradicional da lngua. A lngua viva, produzida historicamente, e ao mesmo tempo, produtora da histria humana. Para Bakhtin, a lngua materializa-se nas diversas enunciaes, em diferentes situaes sociais, atravs dos gneros discursivos. O querer dizer do locutor se realiza acima de tudo na escolha de um gnero discursivo. (BAKHTIN, 1992, p.301). O ensino de diversos gneros que socialmente circulam entre ns, alm de ampliar sobremaneira a competncia lingstica e discursiva dos alunos, aponta inmeras formas concretas de participao social. Um processo de ensino-aprendizagem que priorize o trabalho com os diferentes gneros do discurso, prepara o aluno para as diferentes prticas lingsticas, e tambm amplia sua compreenso da realidade, apontando-lhe formas concretas de participao social como cidado. Quando um aluno aprende a produzir, por exemplo, uma carta do leitor para ser enviada a um jornal ou revista, toma conscincia de que pode como cidado, manifestar seus pontos de vista, opinar e interferir nos acontecimentos do mundo concreto. A escola deve trabalhar com os mais diversos gneros que circulam socialmente como, por exemplo, no jornalismo: a notcia, o editorial, a reportagem, o artigo de opinio, a carta do leitor, etc., para que os alunos

sejam preparados para as situaes de interao existentes na sociedade em que vivem e, assim possam agir de forma crtica e consciente em relao a assuntos e situaes do dia-a-dia. Os gneros devem ser periodicamente retomados e seu estudo aprofundado e ampliado, de acordo com a srie, com o grau de maturidade dos alunos, com suas habilidades lingsticas e com a rea temtica de seu interesse. Segundo Faraco e Castro (2000), o professor deve incentivar o aluno a refletir sobre as diferenas existentes entre os gneros, assim como o papel desses no processo social de interao verbal a que ele poder ser exposto, fora do ambiente escolar. possvel que at algum aluno, ao se apropriar dos procedimentos que envolvem a produo de crnica, no apresente tanta habilidade quanto outro aluno, mas ele poder, por exemplo, produzir textos publicitrios muito criativos ou ser um timo argumentador em debates pblicos em textos argumentativos escritos. Por isso, em relao avaliao das produes textuais dos gneros, devemos abandonar os critrios quase exclusivamente literrios ou gramaticais e deslocar seu foco para outro ponto: o bom texto no aquele que apresenta, ou s apresenta caractersticas literrias, mas aquele que adequado situao comunicacional para tanto, aspectos como a adequao ao contedo, da estrutura e da linguagem como um todo e o cumprimento da finalidade que motivou a produo. Bezerra (2005) afirma que em qualquer contexto social ou cultural que envolva a leitura e /ou escrita um evento de letramento, o que implica a existncia de inmeros gneros textuais, culturalmente determinados, de acordo com as diferentes instituies e usados em situaes comunicativas reais. Os estudos sobre letramento investigam as prticas sociais que envolvem a escrita, seus usos, funes e efeitos sobre o indivduo e a sociedade como um todo. Rossi (2003) afirma que a produo escrita implica em atividades de leitura para que os alunos se apropriem das caractersticas dos gneros que produziro. Por isso, a autora sugere que antes de iniciar um trabalho pedaggico de produo escrita de gneros o professor deve propor aos

alunos um trabalho didtico de leitura, para ocorrer a apropriao do gnero a ser produzido. Marcuschi (2005) relata que a escrita usada em contextos sociais bsicos da vida cotidiana, como por exemplo, o trabalho, a escola, o dia-adia, a famlia, a vida burocrtica, atividade intelectual, em paralelo direto com a oralidade. Em cada um desses contextos, as nfases e os objetivos da escrita so variados e diversos, fazendo surgir gneros textuais e formas comunicativas. O ensino de lngua deve oferecer incentivos e meios para que os alunos leiam, desenvolvam a competncia de compreender e produzir textos nas mais diversas situaes de interao. Enfim, o texto produto de uma determinada viso de mundo, de uma integrao, de um momento de produo histrica e socialmente marcado. A leitura da literatura de fico de no-fico, de jornais, revistas, enfim de vrios gneros que circulam na sociedade uma forma de oferecer condies para que os alunos ampliem seus conhecimentos e assim possam desenvolver o raciocnio, o senso crtico, a compreenso do real, a curiosidade intelectual, que so essenciais para a constituio de uma sociedade mais politizada. A partir destas reflexes, o que se pretende que o ensino de lngua materna se torne mais concreto, que o espao de sala de aula seja um ambiente de interlocuo viva entre alunos e professores. Em vista estas consideraes, escolhemos para aprofundamento, neste artigo, dentre os muitos gneros textuais existentes em nossa sociedade, o gnero cartas do leitor.

4 CARTAS DO LEITOR Bezerra (2005) afirma que o gnero cartas do leitor so uma espcie de subgnero carta. Isto porque as cartas tm em comum a estrutura bsica, (como por exemplo, o ncleo da carta). No entanto, as cartas so

10

variadas em suas formas de realizao, em seus objetivos, intenes, propsitos (carta pedido, carta resposta, carta pessoal, carta ao leitor...). As cartas do leitor diferenciam-se um pouco das cartas tradicionais por abordarem diretamente o assunto a ser discutido, por serem curtas e no apresentarem as saudaes (prezado senhor, querido amigo), nem as despedidas tradicionais (um grande abrao). Nos jornais e revistas, h um espao prprio destinado para que as cartas dos leitores sejam publicadas. Quando uma carta enviada para a publicao, o leitor precisa identificar-se colocando nome completo, o n. de identidade e endereo e responsabilizado pelo que escreve. Nem todas as cartas so publicadas, pois passam por uma seleo e podem ser resumidas ou parafraseadas. Cada jornal ou revista segue critrios prprios de publicao. O propsito comunicativo de uma revista ou jornal pode variar. Os temas podem ser diferentes, assim como um mesmo assunto pode ser abordado de formas variadas. Cada um tem um pblico alvo (homem, mulher, jovem, criana). Estes fatores influenciam os leitores frente s reportagens, notcias, em outras pedem conselhos, orientaes, sobre assuntos pessoais. A publicao das cartas segue normas, que variam de acordo com cada revista ou jornal, como por exemplo, as que so enviadas Revista Veja devem trazer assinatura, o endereo, o nmero da identidade e o telefone do autor. A seleo das cartas parte de alguns critrios como clareza, contedo, que so adotados pela direo da revista. Tambm, no h espao para a publicao de todas as cartas recebidas. Assim, so lidas, analisadas e somente publicadas as selecionadas pelo editor da seo Cartas e pela direo da Veja. Alm disso, os objetivos das revistas ou jornais devem ser observados. No se escreve para uma revista de informao como a Veja da mesma forma que se escreve para a revista Capricho, como podemos verificar nas seguintes cartas publicadas em julho de 2008: relacionados adolescncia: gravidez e relacionamentos

11

Galeraa, Capricho, eu gostariaa de pedir novamente que vocs faam uma matria sobre a luta livre (WWE). Sou fantica e gostaria de saber mais, muito mais desse esporte. Obrigadaa, Bzo Laizinha Hardy Laizinha Hardy

Campinas-SP (Revista Capricho, julho de 2008) A escola de tempo integral melhoraria muito a condio do ensino no Brasil, mas essa no uma premissa para nossos governantes que alegam falta de recursos financeiros, o que nem sempre verdade. Luiz Csar Pessoa Pinto Formiga-MG (Revista Veja, ed. 2069, ano 41, n. 28, 16 de julho de 2008, p.37)

As cartas dos leitores definem-se como gneros na medida elas compartilham um determinado propsito comunicativo e estabelecem uma interlocuo do leitor com o meio de informao. Para fins de exemplificao, reproduzimos a seguir alguns ttulos utilizados por jornais e revistas para denominar a seo que traz as cartas dos leitores: Jornais: Folha de So Paulo: Painel do leitor; Gazeta do Povo: Coluna do leitor; O Estado do Paran: O mural do leitor; Folha de Irati: Opinio do leitor.

Revistas: Revista Veja: Cartas;

12

Superinteressante: Desabafa, solte o verbo; Capricho: Diz, A.

Enfim, a produo deste gnero proporciona um espao para que o leitor possa expor seu ponto de vista a respeito de qualquer assunto, apresentar crticas, fazer sugestes, discordar de um ponto de vista, participar da formao da opinio pblica. Bezerra (2005) afirma que as cartas do leitor atendem propsitos comunicativos de elogiar, criticar, opinar, reclamar, retificar, comunicar, agradecer, solicitar, como mostram os exemplos abaixo retirados da Revista Veja em 2008. elogiar:
A reportagem especial A vida com instrues (09 de janeiro) foi um presente para todos que buscam entender a arte da convivncia e superar os desafios para iniciar 2008 de bem com a vida. Hugo Lins Coelho

Recif e-PE

(Revista Veja, ed. 2043, ano 41, n. 2, 16 jan. 2008, p. 24) criticar:
Gostaria de deixar registrada a minha indignao com a postura do governo Lula de mais uma vez aumentar os impostos, sendo que, com a maior cara-de-pau, disse que no iria faz-lo, mas, sim, diminuiria os gastos pblicos. (Pacote de maldades 9 de janeiro) Alexandre Cavalcanti

So Paulo-SP (Revista Veja, ed. 2043, ano 41, n. 2, 16 jan. 2008, p. 24)

13

opinar:
Concordo plenamente com Gustavo Ioschpe e cumprimento pela oportunidade e clareza com que trouxe baila um assunto que tem sido omitido nos debates educacionais. O fato de os sindicatos terem como primeirssimo objetivo defender os interesses salariais dos professores contradiz tudo aquilo que o Brasil mais necessita na rea educacional: professores competentes e motivados a ensinar aos alunos os contedos que eles precisam aprender e ajud-los a se organizar para o estudo, tudo isso em ambiente prazeroso, fruto do bom dilogo entre professor e aluno.

Ignez Martins Tolli

Ph.D. em Educao pela Universidade de Londres Braslia-DF (Revista Veja, ed. 2044, ano 41, n. 3, 23 jan. 2008, p. 25) retificar:
Leio toda semana a coluna de Millr, que considero um timo escritor. Mas na desta semana (As maravilhosas maravilhas da natureza, 16 de janeiro) percebi um equvoco. Ele se refere s Sete Quedas do Iguau, porm elas no existem mais, sumiram com a instalao de Itaipu. O ponto turstico que hoje pode ser visitado se chama Cataratas do Iguau.

Leticia Corioletti Joinville-SC (Revista Veja, ed. 2044, ano 41, n. 3, 23 jan. 2008, p. 26)

comunicar:
Em complementao ao quadro Por que as latas de leo sumiram (Veja essa, 16 de janeiro), destaca-se o fato de que a substituio da lata de metlica pela embalagem plstica para o acondicionamento de leo alimentcio decorreu da preferncia

14

do consumidor brasileiro. Alm de resistente e transparente, a embalagem PET escolhida pela dona-de-casa por ser prtica e higinica, contando com a tampa e bico e dosador da quantidade. A maioria dos fabricantes de leo combustvel garante o mesmo prazo de validade para o produto acondicionado em ambas as embalagens, e muitos no utilizam conservantes. Carlo Lovatelli

Presidente da Associao Brasileira das Indstrias de leos Vegetais (Abiove) So PauloSP (Revista Veja, ed. 2044, ano 41, n.3, 23 jan. 2008, p. 26) agradecer:
H cerca de trs anos fui a uma dermatologista e, entre outras coisas, ela me disse que o sol s servia para dar cncer , que nem brancos nem negros deveriam se expor a ele, jamais! Que esse negcio de absoro de vitamina D uma bobagem etc. Eu sa da sala dessa mdica totalmente chocada e arrasada, principalmente porque sou apaixonada pelo sol. Portanto, foi com muita alegria que li a reportagem. Os estudos s vieram confirmar o que j sentia na prpria pele: o sol me faz muito bem do que mal. Agora, sim, vou poder tomar o meu solzinho com 90% de proteo e 0% de parania. E viva o sol, viva o vero, viva o calor!

Adriana Domingues Diadema-So Paulo (Revista Veja, ed. 2044, ano 41, n. 3, 23 jan. 2008, p. 22) solicitar:
Roberto Civita se expressou com maestria sobre 2007. Cabe classe dominante seguir ao menos 50% desse formidvel escrito , e melhorar muito o nosso pas. Que seja respeitada a opinio pblica de forma contnua e que nossos polticos honrem seus cargos e assumam suas personalidades em prol da sociedade.

Digenes Pereira da Silva Uberlndia-MG

15

(Revista Veja, ed. 2043, ano 41, n. 2, 16 jan. 2008, p. 31) Por meio destes exemplos, podemos verificar que as funes reais de uma carta do leitor so variadas, j que podem atender a diversos propsitos comunicativos. Em vista disso, compreendemos que o gnero cartas do leitor capaz de promover o ensino da lngua materna dentro de uma concepo de lngua como interao entre usurios e de ensino como trabalho produtivo (no repetitivo). A literatura atual elege o texto como o objeto de ensino de lngua portuguesa. No entanto, no suficiente apenas colocar o foco do ensino e continuar trabalhando com propostas inertes ou mecnicas. preciso que o professor oportunize o contato dos alunos com os variados gneros que existem efetivamente na vida em sociedade. Tambm necessrio que o texto seja compreendido como a concretizao da lngua, por meio do qual os interlocutores interagem. Segundo as Diretrizes Curriculares do Estado do Paran (2008) os gneros textuais devem orientar a ao pedaggica na sala de aula, uma vez que constituem prticas sociais, ou seja, so atividades humanas exercidas com e na linguagem. Em vista disso, analisamos a seguir algumas atividades prticas, editadas em livros didticos sobre o gnero cartas do leitor, que so sugeridas aos alunos.
5 ANLISE DE CARTAS DO LEITOR EM LIVROS DIDTICOS

16

17

Sargentim, Hermnio.Montagem e Desmontagem de textos. So Paulo: Editora IBEP, 1999.

18

Nesta proposta o autor no introduz o assunto a ser trabalhado, iniciando j com vrios exemplos com assuntos diferenciados, veiculados em diferentes meios de comunicao, ( o Estado de So Paulo, Veja Kid+, Cincia hoje das crianas). Um breve comentrio sobre as Cartas do Leitor feito na segunda etapa da proposta (Desmontagem do Texto). No entanto, o autor apenas define o gnero e passa para algumas atividades com respostas bastante bvias (Escreva o assunto e o objetivo da carta de Dbora K. Alves Cordeiro). A ltima parte da proposta a Montagem de Textos. Nesta seo, so oferecidos passos para a produo de uma Carta do Leitor : preparao, escrita do texto, reviso do texto, envio e publicao da carta. No entanto, nesta atividade percebemos que o objetivo maior simplesmente propor um exerccio para os alunos executarem, sem um aprofundamento sobre o gnero textual Cartas do Leitor, suas especificidades, sua funo social, etc. Um dado incoerente encontrado na ltima etapa das atividades : Publique essa carta numa das sees do seu jornal. O problema encontrado nesse enunciado que no so os alunos os responsveis por publicar as cartas em jornais e sim os editores e responsveis pelos meios de comunicao, sendo que alguns critrios para a publicao so seguidos e que, portanto, nem todas as cartas enviadas so publicadas. Os alunos precisam saber destas questes quando redigem uma Carta do Leitor . Enfim, esta atividade com o gnero Cartas do Leitor contribui para o desenvolvimento lingstico do aluno. Contudo, cabe ao professor adaptlas em alguns pontos, como por exemplo, fazer a relao entre uma notcia original e a carta produzida pelo leitor. Atividade 2

19

20

21

22

Dialeta Delmanto e Maria Conceio Castro, Portugus Idias e Linguagens, 8 srie p. 20, 21, 12 ed. Reformulada So Paulo: Saraiva, 2006.

Essa proposta de atividades com cartas do leitor apresentada no quadro acima estimula o aluno para a produo de textos. Primeiramente feita uma boa explanao sobre o gnero, enquadrando-o numa prtica social. Isso ocorre quando as autoras citam que o gnero est presente em jornais e revistas e traz opinies a respeito de acontecimentos dirios que atingem a populao. Os autores do livro didtico apresentam exemplos com trs cartas retiradas do Jornal Folha de So Paulo da seo: Painel do Leitor. A atividade traz informaes do Manual de Redao da Folha de So Paulo que so extremamente importantes, como: objetivo do jornal; assuntos que chamam mais ateno dos leitores; as cartas devem

23

ter identificao (ser assinadas e conter nome por extenso com localidade de origem). Os exemplos citados e as orientaes so importantes subsdios para que os alunos produzam as suas cartas. Para Antunes, as propostas de produo textual precisam corresponder quilo que, na verdade, se escreve fora da escola e assim sejam textos de gneros que tm uma funo social determinada, conforme as prticas vigentes na sociedade. (ANTUNES, 2003, p.62-63). Percebemos que, na atividade ilustrada, o trabalho de produo sugerido em duas etapas, sendo inicialmente sugerida uma discusso oral. Existe uma incoerncia no enunciado desta atividade, pois pedido que os alunos produzam um texto escrito (individualmente ou em grupo), relacionado ao assunto preconceito, em que os alunos podem posicionarse defendendo ou recusando a afirmao de que o brasileiro no um povo preconceituoso, ou manifestando opinio a respeito de vrias formas de preconceito. Os questionamentos poderiam servir apenas para debate oral e discusses, como forma de estmulo para a produo escrita numa outra etapa. Os autores sugerem no livro didtico do professor e no dos alunos uma pesquisa para fundamentar os argumentos. Depois de pronto o texto, cada grupo apresenta o que produziu, ocorrendo a leitura e a reflexo, dando espao para a exposio oral dos argumentos. Na segunda etapa da proposta, os autores sugerem que os alunos se renam novamente, em grupo para escrever uma carta para a seo Painel do Leitor, ou seja, percebe-se que as cartas produzidas tero um destinatrio: Jornal Folha de So Paulo, evidenciando que a produo textual se apresenta como uma unidade dialgica. Percebemos que os autores apenas propem aos alunos trabalhos em grupos e nenhum individualmente e h tambm poucas indicaes para outras leituras. Apesar disso, essa proposta de produo de texto corresponde s expectativas de um ensino em que h um processo de interao social que exige que se considerem aspectos sociais e histricos em que o sujeito est inserido.

24

25

6 CONSIDERAES FINAIS Face s discusses realizadas, percebemos que o trabalho com as Cartas do Leitor favorece o processo de ensino-aprendizagem de lngua materna. Este gnero capaz de proporcionar aos alunos atividades de ensino interativas, alm de possibilitar a discusso de temas da atualidade, contribuindo para a formao de jovens conscientes, crticos e ativos na sociedade. Portanto, necessrio que o professor oportunize o contato dos alunos com os variados gneros que existem efetivamente na vida em sociedade, especialmente com as Cartas do Leitor, considerando o texto como a concretizao da lngua, por meio do qual os interlocutores interagem. Percebemos, com a anlise das atividades, que o gnero Cartas do Leitor j vem sendo tratado de forma eficiente nos livros didticos, contribuindo para o trabalho do professor em sala de aula.

26

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ANTUNES, Irand. Aula de Portugus: encontro e interao. 2 ed. Parbola, 2003. BAKHTIN, Mikhail (VOLOCHINOV, V. N). Marxismo e Filosofia da linguagem.Trad.Michel Lahud e Yara Frateschi. So Paulo: Hucitec, 1986. BAKHTIN, Mikhail (VOLOCHNOV, V. N). Marxismo e Filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 9. ed. So Paulo: Hucitec, 2002. ______.Gneros do discurso. In: Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 1992. BANDEIRA, Manuel. In: Estrela da vida inteira. 20. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. BRAIT,B. Bakhtin, dialogismo Campinas:Editora da Unicamp, 1997. e construo de sentido.

BEZERRA, Maria Auxiliadora. Por que cartas do leitor na sala de aula? In: DIONSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. Gneros textuais e ensino. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. CARVALHO, Regina Clia, LIMA Paschoal (orgs) Leitura: Mltiplos Olhares. Ed. Mercado de Letras Edies e Livraria Ltda, 2005. DELMANTO, Dialeta; CASTRO, Maria Conceio. Portugus Idias e Linguagens, 8 srie, ed. Reformulada- 2006- 1 tiragem 2007, Ed. Saraiva. FARACO, C. A.; CASTRO, G. Por uma teoria lingstica que fundamente o ensino de lngua materna. In. Educar em Revista. Curitiba, v. 15, 2000. FARACO, C. A.; TEZZA, Cristvo. Oficina de Texto. So Paulo: Vozes, 2001. LOPES-ROSSI, M.A.G. ( Org.) Gneros discursivos no ensino de leitura e produo de textos.Taubat: Cabral Editora e Livraria Universitria, 2003. MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita autografado. So Paulo: Cortez, 2001. MARCUSCHI, L. A. Gneros textuais: definio e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO,A R.; BEZERRA, M. A.(Orgs.) Gneros textuais & Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

27

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita. So Paulo: Cortez, 2003. MARCUSCHI, Luiz Antnio. Gneros textuais e funcionalidade. In: DIONSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. Gneros textuais e ensino. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. MARCUSCHI, L. A. Da fala para a retextualizao. So Paulo: Cortez, 2006 escrita atividades de

MEURER, Jos Luiz, MOTTA- ROTH Dsire.(orgs) Gneros textuais e prticas discursivas. So Paulo-SP: Edusc, 2002. PARAN, Secretaria de Estado de Educao. Diretrizes Curriculares de Lngua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Mdio, Curitiba: SEED, 2008. PIVOVAR, Altair. O parlamento das gralhas In. Educar em Revista. Curitiba, n.20, p.87-105.2002. Ed. UFPR REVISTA CAPRICHO. So Paulo: Ed. Abril, 2008. Semanal. REVISTA VEJA. So Paulo: Editora Abril, 2008. Semanal. SARGENTIM, Hermnio. Montagem e desmontagem de textos. 1 ed. So Paulo: Ibep, 1999.

Potrebbero piacerti anche