Sei sulla pagina 1di 10

Poincianella pyramidalis

Novembro - 2010
O presente trabalho foi realizado para disciplina de Farmacognosia III, docente prof Alessandra Guedes, curso de Farmcia Noturno, na Unime Salvador Paralela. Discentes:

Amanda Kely Helena Miranda Maraze Gomes Mrcia Freitas

RESUMO: O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliogrfica e fitoqumica da espcie Poincianella pyramidalis (Tul.) vulgarmente conhecida como pau-de-rato ou cantigueira. Foi realizado um levantamento bibliogrfico, confirmao da identificao botnica na EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrcola), identificao de componentes fitoqumicas que pudessem justificar seu uso popular e possvel toxicidade. REFERENCIAL TERICO: A Poincianella pyramidalis (Tul.) conhecida popularmente como catingueira ou pau-de-rato por apresentar cheiro desagradvel em suas folhas mais velhas, uma planta caracterstica que cresce em regies de caatinga no Brasil ocorre no Maranho e Cear at a Bahia e no norte, do Estado do Amazonas. Seu fruto uma vagem achatada de cor castanho claro e contm sementes de forma ovaladas e achatadas de cor castanho claro. As flores, folhas e cascas desta espcie so utilizadas para tratamento de infeces catarrais, diarrias e disenterias e tambm usada no tratamento de verminoses de animais domsticos, foram encontrados tambm relatos da populao atribuindo ao em transtornos gastrointestinais. As folhas jovens ou as folhas mais velhas fenadas so utilizadas na alimentao do gado, caprinos e ovinos. Sua madeira usada para estacas, moures, construo de casas de taipa como tambm para lenha e carvo, devido sua rusticidade indicada para reflorestamento. Pertence famlia Fabaceae tambm conhecida como Leguminosae famlia de ampla distribuio geogrfica e em especial no bioma Caatinga (a mais rica em nmero de espcies) com 86 gneros e cerca de 320 espcies.

Poincianella pyramidalis (Tul.) apresenta uma grande resistncia ao estresse hdrico grande adaptao a diversos tipos de solo, podendo ocorrer tanto em ambientes midos como em solos pedregosos, sendo encontrado neste ltimo com mais freqncia. Possui copa densa aberta. Apresenta casca acinzentada a amarronzada, seus troncos mais velhos se tornam ocos servindo de abrigos para animais e insetos, especialmente colnias de abelhas nativas.
2

Folhas compostas bipinadas com 5 a 11 fololos, ssseis, alternos. Flor hermafrodita solitria com cerca de 1,5 cm de dimentro, spala abaxial de 7 a 11 milmetros de comprimento, ptalas de colorao amarela apresentando nervura vermelho-alaranjada. Fruto do tipo vagem ou legume, secos, glabros, achatados amarronzados, contendo de 3 a 7 sementes, sendo as abelhas os principais agentes polinizadores. A planta possui um grande potencial para recuperao de reas degradadas e uma tima capacidade forrageira,quando as folhas esto novas, na medicina alternativa se faz uso de suas folhas, frutos e casca para combater infeces nas vias respiratrias. Floresce entre os meses de outubro e fevereiro e frutifica entre dezembro e junho.

OBJETIVOS: Realizar levantamento bibliogrfico da planta popularmente conhecida como pau de rato, ainda sem estudo farmacolgico bem desenvolvido, bem como identificar seus constituintes fitoqumicos e propriedades farmacolgicas. METODOLOGIA RESULTADO E DISCUSSO CONCLUSO REFERNCIAS:

Leguminosas e seu potencial de uso em comunidades rurais de So Miguel do Gostoso RN Revista Caatinga, Mossor, v. 23, n. 3, p. 59-70, jul.-set., 2010 A Beleza das rvores da caatinga Universidade Federal do Vale do So Francisco UNIVASF

Biometria de sementes e frutos de Poincianella pyramidalis (Tul.) L.P. Queiroz Recife 18 - 22 de outubro 2010

Anexos: A

Figura 1 . A - Fruto e B- Semente de Poincianella pyramidalis

Figura 2: Flor da Poincianella pyramidalis

10

Imagens da exsicata da Universidade Federal da Bahia Instituto de Biologia Herbrio Alexandre Leal Costa.

Potrebbero piacerti anche