Sei sulla pagina 1di 3

7 de novembro COLO DO TERO Colo de teo com orifcio normal. Colo em fenda sinal de que a mulher j teve beb.

. H sada de material, com rea avermelhada em volta do do orifcio. Metaplasia toda vez que agente tem a transformaod e um tecido em outro. Passagem do endocerle? Para .. causado por traumas, como dil e outros materiais que podem traumatizar a regio Isto so alteraes ectrpicas. Antes de te rfilho o tero fica evemente para frente. So visveis alteraes leves e severas. - Algumas alteraes mais inflamatrias, com ou sem sangramento; - Alterao em mosaico A vagina e o colo do tero armazenam glicognio normalmente. Quando isto no estiver ocorrendo sinal de alteraco. Teste com cido actico 10% ele evidencia reas francamente mais esbranquiadas, so as reas aceto brancas. Alem dele, tem o lugol, que altera a cor quando h depsito de glicognio, e quando no h alterao sinal de alterao. O bom exame para colo de tero o Papanicolau, que realizado entre 25 e 59, preconizado pelo Ministrio da Sade. Porm, h mulheres com menos de 25 anos que j apresentam neoplasia. O ideal seria realizar o exame aps o incio da vida sexual. Neoplasia expansiva ou couve-flor. Os testes no precisam passar por todas as fases do exame, pdoe se fazer direto Ectocele uterino um epitlio extratificado pavimentoso no queratinizado??? Coilcito tem um vacolo em volta do ncleo devido a um certo acmulo de glicognio, em caso de normalidade. A medida que a clula vai se maturando ela vai acumulando glicognio, porm diferentemente da pele no queratiniza. Endocele um epitlio simples formado por glndulas. H um muco presente que serve para proteo para que no penetre microrganismos. Glndula Endocervical junto com epitelio estratificado sinal de o epitlio sofreu metaplasia escamosa. O epitlio se matura normalmente, porm quando ele no consegue se maturar comeam a aparecer os problemas. Clulas Ectocervicais, quanto maior for a cluas mais maturada ela est. Ao exame aparecem clulas com ncleos pequenos. Quando se comea a ter retardos de maturao, aumenta-se o numero de multiplicaes o que facilita as mutaes. O principa causador o HPV, principalmente do grupo 16 e 18, por isso a vacina que existe para esses dois grupos. Dos subtipos de HPV que levam a cncer (que possuem cepas que levam a mutao), cerca de 30% desenvolvem a neoplasia. Os outros grupos causam leses de pele conehcida como condiloma aculminado(crista de galo), so leses verrucosas exofticas de pele, principalmente vaginais e de colo de tero. Quem tem condiloma no do grupo de risco para cncer, j que esse tipo de vrus normalmente no causam cncer, porm pode ocorrer da pessoa ter outro subtipo que cause cncer.

No homem geralmente surge o condiloma aculminado em glande. A neoplasia intra-epitelial chamada de Eritroplasia de Queyrat. Coilcito ( sinal de HPV) tem um ncleo atpico e um halo perinuclear por acmulo de vrus. Se tiver o condiloma o coilcito j esta presente. Alm do coilcito pode haver um retardo de maturao, o que significa que j h algum grau de neoplaisa intra-epitelial. Dependendo de quanto acometer do epitlio ela classificada em 3 graus: - Coilcito + nick 1: leso intra-epitelial escamosa cervical de baixo grau. Pode ser feito acompanhamento e dificilmente vai evoluir. Existe casos de regresso da leso pela atuao do sistema imune. feito acompanhamento de 6 em 6 meses; - Colicito + nick2: leso intra-epitelial escamosa cervical de alto grau - Nick 3: no h colicito. comum aparecer a disceratose, a atipia aumenta e as clulas no apresentam mais os vacolos. Colinizao por Ala Fria (CAF) ou Laser. Leso Endocervical tpica de colo inflamatrio, mas sem indicao de neoplasia. uma dilataoda glndula que junta muco em seu interior e forma o Cisto de Naboth. Cirurgia do colo de tero o Vertaime Meitz, retira-se o colo com cncer, paramcio, tubas, ovrios e ligamento largo. A Juno escamo colunar (JEC) uma regio de transio, a mais importante. Quando surgem glndulas sem secreo central pode comear a aparecer problemas. Carcinoma epidermides e suas Carcinoma Endocervical, glandular logo um adenocarcinoma. A glndula fica mais escura pois perde a secreo central. O Colo tem o corpo e fundo. revestido pelo Endomtrio, que um epitlio de revestimento interno e que sofre com as variaes hormonais. No incio do ciclo (Fase Folicular) ele prolifera e se espessa, passando de um padro proliferativo para um padro secretor. a partir da ovulao que ele comea a liberar o LH, a fase Ltea. Endometrite puerperal: Dor abdominal, febre e xantorria (secreo purulenta junto com a menstruao). uma infeco que ocorre aps o parto pela falta de higiene durante o parto, muito comum h 3 sculos. Devido a grande irrigao na regio as infeces podem se agravar??? Endometriose: uma proliferao excessiva do endomtrio de carter bengno que pode gerar uma srie de problemas, comum recidivas. doloroso. Pode atingir tero, trompas, ovrio, ligamentos, parede do intestino, cicatrizes cirrgicas (paniestil, ou da cesariana), intestino, bexiga. Deve ser feito laparoscopia para remoo dos focos. Leiomioma - Fica abaixo da camada serosa do tero e crescre pra dentro da cavidade abdominal

Subendometrial: ficam logo abaixo do endomtrio. Podem surgir ndulos pediculares no miomtrio, que podem avanar pela cavidade uterina e causar verdadeira dilatao no colo do tero e atingir a vagina, o Leiomioma Parido. Pode trazer complicaes com grande dor uterina, alem de forar o tero para o fundo do da cavidade, podendo causar everso uterina. uma leso muito comum.

Potrebbero piacerti anche