Sei sulla pagina 1di 4

Biologia e Geologia

1.

11 Ano Turma A
Pgi na |1

Teste Tema 6 Biologia

Observe o esquema da figura ao lado e responda s questes seguintes.

1.1. Seleccione a opo que completa correctamente a frase. O processo representado designa-se por a) traduo. b) transcrio. c) replicao. d) duplicao. 1.2. Seleccione a opo que completa correctamente a frase. Os nmeros 1, 2, 3 e 4 representam, respectivamente, a) citosina, guanina, uracilo e adenina. b) guanina, citosina, adenina e timina. c) citosina, guanina, timina e adenina. d) adenina, citosina, guanina e uracilo. 1.3. Em que fase do ciclo celular se pode encontrar uma situao como a que mostra o esquema? a) G1 b) G2 c) S d) mitose

2. Considere os seguintes dados: numa das cadeias de uma poro de uma molcula original de DNA existem 10 000 molculas de desoxirribose; nessa mesma poro, 30% das bases azotadas so citosina. Calcule qual ser o nmero de nucletidos cuja base adenina nessa poro integral de DNA.

3.

A figura abaixo esquematiza o mecanismo de sntese proteica

3.1. Identifique os polmeros C, F, G e H 3.2. Identifique os processos D e E, e os segmentos do gene A e B. 3.3. Identifique a estrutura representada pela letra I.

Biologia e Geologia

11 Ano Turma A
Pgi na |2

Teste Tema 6 Biologia

4.

Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes, relativas mitose. (A) Na telofase cada cromossoma no est dividido em cromatdeos. (B) A disposio dos cromossomas na placa equatorial caracterstica da metafase. (C) A reorganizao do invlucro nuclear acompanhada por um aumento da condensao da cromatina. (D) Durante a anafase, ocorre a ascenso polar de cromossomas com dois cromatdeos. (E) No final da profase, possvel observar cromossomas individualizados. (F) Durante a profase, ocorre emparelhamento entre cromossomas homlogos. (G) Ao longo da anafase, cada cromatdeo fica progressivamente mais prximo de um dos plos do fuso. (H) No final da anafase, existem conjuntos cromossmicos idnticos, junto a ambos os plos do fuso.

5.

A figura ao lado esquematiza uma mutao ocorrida num cromossoma.

5.1. Identifique a mutao representada. a) Trissomia b) Deleco (Seleccione a opo correcta) c) Translocao d) Inverso 5.2. Trata-se de uma mutao: a) Gnica b) Cromossmica Estrutural c) Cromossmica Numrica d) Crossing-Over

(Seleccione a opo correcta)

6.

A figura ao lado representa uma srie de observaes ao microscpio ptico de clulas animais num processo de diviso reducional.

6.1. Identifica as fases presentes em cada uma das fotografias. 6.2. Como se denomina a diviso nuclear representada? 6.3. Faa corresponder uma das letras representadas na figura s afirmaes seguintes. 6.3.1. Ocorre troca de pores gnicas entre cromatdeos no irmos. 6.3.2. Os cromossomas homlogos migram para os plos. 6.3.3. Formam-se clulas haploides cuja quantidade de DNA da existente na clula me no incio da diviso. 6.3.4. Os cromossomas homlogos dispem-se na zona equatorial com os centrmeros equidistantes e voltados para os polos.

Biologia e Geologia
7.

11 Ano Turma A
Pgi na |3

Teste Tema 6 Biologia

Analise o grfico que se segue e as figuras anexas (X, W, Y e V) que se referem a fenmenos relacionados com o ciclo celular. Observe e analise atentamente a figura seguinte antes de responder s questes.

7.1. Identifique os fenmenos A, B e C assinalados no grfico. 7.2. Estabelea a correspondncia entre as letras (X, W, Y e V) da figura e os nmeros e/ou letras assinalados no grfico. 7.3. Classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmaes relativas ao perodo assinalado no grfico com o nmero 4. A Os cromossomas possuem dois cromatdeos. B Existem pares de homlogos. C A clula diplide. D A clula haplide. E A clula possui o dobro dos cromossomas da clula-me. F A clula possui a mesma quantidade de DNA da clula-me. G Um bivalente possui dois centrmeros. H Cada cromossoma possui um cromatdeo e um centrmero. 7.4. Seleccione a opo que completa correctamente a afirmao seguinte. Durante o perodo assinalado com o nmero 2 no grfico ocorre a) sntese proteica. b) transcrio do DNA. c) replicao conservativa do DNA. d) replicao semiconservativa do DNA. 8. A imagem ao lado mostra em observao microscpia uma forma de reproduo utilizada por seres unicelulares.

8.1. Que tipo de reproduo est representado? 8.2. Este tipo de reproduo a) Aumenta a variabilidade da espcie b) Utiliza dois progenitores c) Utiliza a meiose para a produo de gmetas d) baseado na mitose

(Seleccione a opo correcta)

Biologia e Geologia
9.

11 Ano Turma A
Pgi na |4

Teste Tema 6 Biologia

O diagrama da abaixo representa, de forma esquemtica, estruturas e processos que caracterizam diferentes tipos de ciclos de vida.

9.1. Seleccione a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correcta. O ciclo C representa um ciclo de vida ______, porque a meiose ______. a) diplonte () ps-zigtica. b) diplonte () pr-gamtica. c) haplonte () ps-zigtica. d) haplonte () pr-gamtica.~ 9.2. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correcta. No ciclo de vida B, a entidade multicelular adulta desenvolve-se a partir de a) uma clula haplide. b) uma clula diplide. c) um zigoto. d) um gmeta. 9.3. Qual dos esquemas (A, B ou C) corresponde ao ciclo de vida de um feto? 9.4. Identifique o fenmeno representado na figura pela letra A.

10. A mitose desempenha um papel essencial para os seres vivos. Seleccione a(s) opo(es) que no se relaciona(m) com processos em que a mitose desempenha um papel importante. a) Crescimento. b) Regenerao de rgos. c) Diferenciao celular. d) Reparao de tecidos.

11. Seleccione a opo que completa correctamente as frases seguintes. A formao de uma clula especializada a partir de uma clula indiferenciada faz-se por (). Nos (), este processo mais complexo, o que pode resultar, entre outros fenmenos, do facto de esses seres apresentarem (). a) diferenciao celular *+ procariontes *+ compartimentao da clula b) clonagem *+ eucariontes *+ maior quantidade de informao gentica c) mitose *+ procariontes *+ menor quantidade de informao gentica d) diferenciao celular *+ eucariontes *+ maior quantidade de informao gentica

Potrebbero piacerti anche