Sei sulla pagina 1di 7

ILMO. SR. DR. SUPERINTENDENTE DA SUPERINTENDENCIA DE TRNSITO E TRANSPORTE DO SALVADOR TRANSALVADOR.

AUTO DE INFRAO N P001023981 ALBERTO CESAR DOS REIS SANTOS, brasileiro, portador da CNH n ________________, proprietrio do veculo de placa de identificao JSR7933, marca/modelo VW/VOYAGE, cor PRETA, espcie passageiro, residente e domiciliado na Rua Boa Vista, n 174, casa, Uruguai nesta Capital, vem tempestivamente apresentar DEFESA PRVIA, em face da lavratura do Auto de Infrao de Trnsito em epgrafe, pelas razes expostas a seguir. Inicialmente, deve-se ressaltar que o auto de infrao, encaminhado por meio da notificao em anexo, nulo de pleno direito, tendo em vista que, em verdade, a suposta infrao descrita no mesmo no ocorreu, tal como far por demonstrar.

DOS FATOS Trata-se de Notificao de Autuao auferida atravs de fiscalizao por agente de fiscalizao de trnsito, por infrao descrita no inciso, XVIII, do artigo 181 do Cdigo de Trnsito Brasileiro, isto , ESTACIONAR O VECULO NO PASSEIO OU SOBRE FAIXA DESTINADA A PEDESTRE, SOBRE CICLOVIA OU CICLOFAIXA, BEM COMO NAS ILHAS, REFGIOS, AO LADO OU SOBRE CANTEIROS CENTRAIS, DIVISORES DE PISTA DE ROLAMENTO, MARCAS DE CANALIZAO, GRAMADOS OU JARDIM PBLICO. No dia 19.10.2009, precisamente s 14:55 hs, segundo consta do AIT impugnado, o recorrente teria supostamente estacionado o seu veculo sobre o passeio. Ocorre que, a despeito do que preceitua o CTB no art. 181, inciso XVIII, no realizou o agente a medida administrativa de remoo do veculo, o que no caso em tela nos revela a insubsistncia do ato administrativo, ou no mnimo a incerteza quanto ao cometimento ou no da infrao. Corroborando o evento duvidoso, nota-se que no h registro no AIT, acerca do no cumprimento da medida administrativa, prevista no artigo no qual foi imputado ao recorrente. Ocorre que, em verdade, no houve o cometimento da infrao a infrao descrita no AIT. Explica-se. O fato que no h, permissa vnia, segurana capaz de demonstrar sociedade a comprovao da infrao, posto que no contm o AIT elementos incontestes sobre qual o condutor teria cometido a infrao em exame, bem como no atende os requisitos legais, exigidos no Cdigo de Trnsito Brasileiro na forma

do art. 280, I que dever registrar a tipificao correta da infrao, combinado com a Portaria n 59, de 25 de outubro de 2007, do DENATRAN, na forma do Anexo I, quanto ao registro da devida tipificao da Infrao e o seu desdobramento, o que no se observa na Notificao de Autuao de Infrao-NAI, seno vejamos: PORTARIA N 59, DE 25 OUTUBRO DE 2007.
[...]
ANEXO I CAMPOS DO AUTO DE INFRAO

BLOCO 1 IDENTIFICAO DA AUTUAO


CAMPO 1 CDIGO DO RGO AUTUADOR Campo obrigatrio. CAMPO 2 IDENTIFICAO DO AUTO DE INFRAO campo que ser utilizado para identifi cao exclusiva de cada autuao. Campo obrigatrio.

BLOCO 2 IDENTIFICAO DO VECULO


CAMPO 1 PLACA Campo obrigatrio. CAMPO 2 MARCA Campo obrigatrio. CAMPO 3 ESPCIE Campo obrigatrio. CAMPO 4 PAS Campo facultativo.

BLOCO 3 IDENTIFICAO DO CONDUTOR


CAMPO 1 NOME campo para registrar o nome do condutor do veculo. Campo facultativo para infraes registradas por sistemas automticos metrolgicos e no metrolgicos. CAMPO 2 N DO REGISTRO DA CARTEIRA DE HABILITAO OU DA PERMISSO PARA DIRIGIR campo para registrar o n da CNH ou da Permisso para Dirigir do condutor do veculo. Campo facultativo para infraes registradas por sistemas automticos metrolgicos e no metrolgicos. CAMPO 3 UF campo para registrar a sigla da UF onde o condutor est registrado. Campo facultativo para infraes registradas por sistemas automticos metrolgicos e no metrolgicos. CAMPO 4- CPF campo para registrar o n do CPF do condutor do veculo. Campo facultativo para infraes registradas por sistemas automticos metrolgicos e no metrolgicos.

BLOCO 4 IDENTIFICAO DO LOCAL, DATA E HORA DO COMETIMENTO DA INFRAO


CAMPO 1 LOCAL DA INFRAO campo para registrar o local onde foi constatada a infrao (nome do logradouro ou da via, nmero ou marco quilomtrico ou, ainda, anotaes que indiquem pontos de referncia). Campo obrigatrio. CAMPO 2 DATA - campo para registrar o dia, ms e ano da ocorrncia. Campo obrigatrio. CAMPO 3 HORA campo para registrar as horas e minutos da ocorrncia. Campo obrigatrio. CAMPO 4 CDIGO DO MUNICPIO campo para registrar o cdigo de identifi cao do municpio onde o veculo foi autuado. Utilizar a tabela de rgos e municpios (TOM), administrada pela Receita Federal MF.

Campo obrigatrio, exceto para o Distrito Federal. CAMPO 5 NOME DO MUNICPIO campo para registrar o nome do Municpio onde foi constatada a infrao. Campo obrigatrio, exceto para o Distrito Federal. CAMPO 6 UF campo para registrar a sigla da UF onde foi constatada a infrao. Campo obrigatrio.

BLOCO 5 TIPIFICAO DA INFRAO


CAMPO 1 CDIGO DA INFRAO campo para registrar o cdigo da infrao cometida. Campo obrigatrio.

CAMPO 2 DESDOBRAMENTO DO CDIGO DE INFRAO - campo para registrar os desdobramentos da infrao. Campo obrigatrio.
CAMPO 3 DESCRIO DA INFRAO campo para descrever de forma clara a infrao cometida. Campo obrigatrio. CAMPO 4 EQUIPAMENTO/INSTRUMENTO DE AFERIO UTILIZADO campo para registrar o equipamento ou instrumento de medio utilizado, indicando o nmero, o modelo e a marca. Campo obrigatrio para infraes verifi cadas por equipamentos de fi scalizao. CAMPO 5 MEDIO REALIZADA campo para registrar a medio realizada (velocidade, carga, alcoolemia, emisso de poluentes, etc). Campo obrigatrio para infraes verifi cadas por equipamentos de fi scalizao. CAMPO 6 LIMITE REGULAMENTADO campo para registrar o limite permitido. Campo obrigatrio para infraes verifi cadas por equipamentos de fi scalizao. CAMPO 7 VALOR CONSIDERADO campo para registrar o valor considerado para autuao. Campo obrigatrio para infraes verifi cadas por equipamentos de fi scalizao. CAMPO 8 OBSERVAES campo destinado ao registro de informaes complementares relacionadas infrao. Campo obrigatrio.

BLOCO 6 IDENTIFICAO DA AUTORIDADE OU AGENTE AUTUADOR

CAMPO 1 NMERO DE IDENTIFICAO campo para identifi car a autoridade ou agente autuador (registro, matrcula, outros). Campo obrigatrio. CAMPO 2 ASSINATURA DA AUTORIDADE OU AGENTE AUTUADOR Campo facultativo para infraes registradas por sistemas automticos metrolgicos e no metrolgicos.

BLOCO 7 IDENTIFICAO DO EMBARCADOR OU EXPEDIDOR


CAMPO 1 NOME campo para registrar o nome do embarcador ou expedidor infrator. Campo facultativo. CAMPO 2 CPF ou CNPJ Campo facultativo.

BLOCO 8 IDENTIFICAO DO TRANSPORTADOR


CAMPO 1 NOME campo para registrar o nome do transportador infrator. Campo facultativo. CAMPO 2 CPF ou CNPJ Campo facultativo.

BLOCO 9 - ASSINATURA DO INFRATOR OU CONDUTOR


CAMPO 1 ASSINATURA campo para assinatura do infrator ou condutor. Campo facultativo para infraes registradas por sistemas automticos metrolgicos e no metrolgicos.

Assim, restou evidenciada a insubsistncia do AIT, por no constar CAMPO OBRIGATRIO, de desdobramento, conforme estabelecido pela Portaria n 59 do DENATRAN, mais especificamente no Bloco 5, Campo 2. Ressalte-se ainda que o campo do cdigo da infrao no se destina a informaes do desdobramento, como se percebe do caso em tela. O cdigo da infrao dever constar em campo especfico e em apartado, em relao ao do desdobramento, como abaixo exemplificamos: Como consta no AIT INSUBSISTENTE: 5. IDENTIFICAO DA INFRAO/LEI N 9.503/97
Cdigo da infrao: 5452--1 Artigo: 181 XVIII 5 GRAVE
127, 69

Descrio da infrao: Estacionar no passeio

Inciso Pargraf o

Alnea Naturez a

Pontos Vlr.
da mult a

Valor Permitid o

Valor

Valor o

Medido Considerad *******

********

********

Note-se que o cdigo da infrao to somente 545-2, enquanto o dgito 1, erroneamente utilizado, corresponde ao desdobramento, no devendo constar no campo do cdigo da infrao e sim, conforme determina a mencionada portaria, num campo especfico. Como DEVERIA constar no AIT: 5. IDENTIFICAO DA INFRAO/LEI N 9.503/97

Cdigo da infrao: 545-2

Desdobrame nto: 1

Descrio da infrao: Estacionar no passeio

Artigo: 1 81

Incis o XVIII

Pargraf Alne o a

Natureza

Ponto s

Vlr. da mult

Valor Permitid o

Valor Medid o

Valor Considerado ********

GRAVE 5

******** ******
127, 69

**

A titulo de ilustrao, utilizamos as tabelas acima, com o fito de demonstrar a necessidade do cumprimento da medida legal trazida pela Portaria n 59/07 do DENATRAN, em especial quanto ao desdobramento, haja vista se tratar de um elemento indispensvel AMPLA DEFESA. O tipo infracional do art. 181 do CTB descreve a seguinte conduta como proibida: ESTACIONAR O VECULO, em inmeras possibilidades, elencadas no roll do referido artigo. Ao longo dos anos de vigncia da legislao de trnsito, percebeu-se que algumas infraes eram classificadas como alternativas, podendo, por exemplo, o condutor estacionar o veculo no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalizao, gramados ou jardim pblico, conforme o art.181, inciso VIII do CTB. Assim, visando garantir aos condutores de veculos uma segurana quanto a infrao realmente cometida, respeitando o preceito constitucional da AMPLA DEFESA, editou-se a Portaria n 59/07 DENATRAN, estabelecendo como campo obrigatrio o DESDOBRAMENTO, para que assim, as condutas alternativas fossem diante do caso concreto descritas de forma taxativa e precisa, como medida de JUSTIA!

A administrao no pode desprezar o elemento tico de sua conduta, devendo corrigir eventuais irregularidades, tal como a que ora se apresenta. Assim que deve ser aplicado o disposto no inciso I, do Pargrafo nico, do artigo 281 do Cdigo de Trnsito Brasileiro, seno vejamos:
Art. 281. A autoridade de trnsito, na esfera da competncia estabelecida neste Cdigo e dentro de sua circunscrio, julgar a consistncia do auto de infrao e aplicar a penalidade cabvel. Pargrafo nico. O auto de infrao ser arquivado e seu registro julgado insubsistente: I se considerado inconsistente ou irregular; (...) (Grifos nossos)

H, portanto, no caso dos autos, incerteza, impreciso e no tipificao adequada do mesmo, quanto ao ato infracional, e por isso deve ser desconstitudo vez que inconsistente. Por conseguinte, roga o Impetrante para que essa justa Comisso julgue pela improcedncia do presente auto de infrao, e, o seu registro tambm julgado insubsistente em face das razes apresentadas. Nesses termos, Pede e espera deferimento. Salvador, 10 de dezembro de 2009. ALBERTO CESAR DOS REIS SANTOS

Potrebbero piacerti anche