Sei sulla pagina 1di 76

Eletrificao Rural e Urbana

Objetivos do curso: Projetos de RDU Projetos de RDR

Noes Bsicas de Cartografia


I - REPRESENTAO CARTOGRFICA 1 - TIPOS DE REPRESENTAO 1.1 - POR TRAO GLOBO - representao cartogrfica sobre uma superfcie esfrica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetria, com finalidade cultural e ilustrativa. MAPA (Caractersticas): - representao plana; - geralmente em escala pequena; - rea delimitada por acidentes naturais (bacias, planaltos, chapadas, etc.), polticoadministrativos; - destinao a fins temticos, culturais ou ilustrativos. A partir dessas caractersticas pode-se generalizar o conceito: " Mapa a representao no plano, normalmente em escala pequena, dos aspectos geogrficos, naturais, culturais e artificiais de uma rea tomada na superfcie de uma Figura planetria, delimitada por elementos fsicos, polticoadministrativos, destinada aos mais variados usos, temticos, culturais e ilustrativos." CARTA (Caractersticas): - representao plana; - escala mdia ou grande; - desdobramento em folhas articuladas de maneira sistemtica; - limites das folhas constitudos por linhas convencionais, destinada avaliao precisa de direes, distncias e localizao de pontos, reas e detalhes. Da mesma forma que da conceituao de mapa, pode-se generalizar: " Carta a representao no plano, em escala mdia ou grande, dos aspectos artificiais e naturais de uma rea tomada de uma superfcie planetria, subdividida em folhas delimitadas por linhas convencionais - paralelos e meridianos - com a finalidade de possibilitar a avaliao de pormenores, com grau de preciso compatvel com a escala."

PLANTA - a planta um caso particular de carta. A representao se restringe a uma rea muito limitada e a escala grande, conseqentemente o n de detalhes bem maior. "Carta que representa uma rea de extenso suficientemente restrita para que a sua curvatura no precise ser levada em considerao, e que, em conseqncia, a escala possa ser considerada constante."

1.2 - POR IMAGEM MOSAICO - o conjunto de fotos de uma determinada rea, recortadas e montadas tcnica e artisticamente, de forma a dar a impresso de que todo o conjunto uma nica fotografia. Classifica-se em: - controlado - obtido a partir de fotografias areas submetidas a processos especficos de correo de tal forma que a imagem resultante corresponda exatamente a imagem no instante da tomada da foto. Essas fotos so ento montadas sobre uma prancha, onde se encontram plotados um conjunto de pontos que serviro de controle preciso do mosaico. Os pontos lanados na prancha tem que ter o correspondente na imagem. Esse mosaico de alta preciso. - no-controlado - preparado simplesmente atravs do ajuste de detalhes de fotografias adjacentes. No existe controle de terreno e as fotografias no so corrigidas. Esse tipo de mosaico de montagem rpida, mas no possui nenhuma preciso. Para alguns tipos de trabalho ele satisfaz plenamente. - semicontrolado - so montados combinando-se caractersticas do mosaico controlado e do no controlado. Por exemplo, usando-se controle do terreno com fotos no corrigidas; ou fotos corrigidas, mas sem pontos de controle. FOTOCARTA - um mosaico controlado, sobre o qual realizado um tratamento cartogrfico (planimtrico). ORTOFOTOCARTA - uma ortofotografia - fotografia resultante da transformao de uma foto original, que uma perspectiva central do terreno, em uma projeo ortogonal sobre um plano - complementada por smbolos, linhas e georreferenciada, com ou sem legenda, podendo conter informaes planimtricas. ORTOFOTOMAPA - o conjunto de vrias ortofotocartas adjacentes de uma determinada regio. FOTONDICE - montagem por superposio das fotografias, geralmente em escala reduzida. a primeira imagem cartogrfica da regio. O fotondice insumo necessrio para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produo de cartas atravs do mtodo fotogramtrico. Normalmente a escala do fotondice reduzida de 3 a 4 vezes em relao a escala de vo. CARTA IMAGEM - Imagem referenciada a partir de pontos identificveis e com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeo, podendo conter simbologia e toponmia.

2 - ESCALA 2.1 - INTRODUO

Uma carta ou mapa a representao convencional ou digital da configurao da superfcie topogrfica. Esta representao consiste em projetarmos esta superfcie, com os detalhes nela existentes, sobre um plano horizontal ou em arquivos digitais. Os detalhes representados podem ser: - Naturais: So os elementos existentes na natureza como os rios, mares, lagos, montanhas, serras, etc. - Artificiais: So os elementos criados pelo homem como: represas, estradas, pontes, edificaes, etc. Uma carta ou mapa, dependendo dos seus objetivos, s estar completa se trouxer esses elementos devidamente representados. Esta representao gera dois problemas: 1) A necessidade de reduzir as propores dos acidentes representar, a fim de tornar possvel a representao dos mesmos em um espao limitado. Essa proporo chamada de ESCALA 2) Determinados acidentes, dependendo da escala, no permitem uma reduo acentuada, pois tornar-se-iam imperceptveis, no entanto so acidentes que por usa importncia devem ser representados nos documentos cartogrficos A soluo a utilizao de smbolos cartogrficos.

2.2 - DEFINIO Escala a relao entre a medida de um objeto ou lugar representado no papel e sua medida real. Duas figuras semelhantes tm ngulos iguais dois a dois e lados homlogos proporcionais. Verifica-se portanto, que ser sempre possvel, atravs do desenho geomtrico obter-se figuras semelhantes s do terreno. Sejam: D = um comprimento tomado no terreno, que denominar-se- distncia real natural. d = um comprimento homlogo no desenho, denominado distncia prtica. Como as linhas do terreno e as do desenho so homlogas, o desenho que representa o terreno uma Figura semelhante a dele, logo, a razo ou relao de semelhana a seguinte:

d D
A esta relao denomina-se ESCALA.

Assim: Escala definida como a relao existente entre as dimenses das linhas de um desenho e as suas homlogas. A relao d/D pode ser maior, igual ou menor que a unidade, dando lugar classificao das escalas quanto a sua natureza, em trs categorias: - Na 1, ter-se- d > D - Na 2, ter-se- d = D - Na 3 categoria, que a usada em Cartografia, a distncia grfica menor que a real, ou seja, d < D. a escala de projeo menor, empregada para redues, em que as dimenses no desenho so menores que as naturais ou do modelo.

2.3 - ESCALA NUMRICA Indica a relao entre os comprimentos de uma linha na carta e o correspondente comprimento no terreno, em forma de frao com a unidade para numerador.

Sendo: E = escala N = denominador da escala d = distncia medida na carta D = distncia real (no terreno) As escalas mais comuns tm para numerador a unidade e para denominador, um mltiplo de 10.

Isto significa que 1cm na carta corresponde a 25.000 cm ou 250 m, no terreno. OBS: Uma escala tanto maior quanto menor for o denominador. Ex: 1:50.000 maior que 1:100.000

2.3.1 - PRECISO GRFICA a menor grandeza medida no terreno, capaz de ser representada em desenho na mencionada Escala. A experincia demonstrou que o menor comprimento grfico que se pode representar em um desenho de 1/5 de milmetro ou 0,2 mm, sendo este o erro admissvel. Fixado esse limite prtico, pode-se determinar o erro tolervel nas medies cujo desenho deve ser feito em determinada escala. O erro de medio permitido ser calculado da seguinte forma:

O erro tolervel, portanto, varia na razo direta do denominador da escala e inversa da escala, ou seja, quanto menor for a escala, maior ser o erro admissvel. Os acidentes cujas dimenses forem menores que os valores dos erros de tolerncia, no sero representados graficamente. Em muitos casos necessrio utilizar-se convenes cartogrficas, cujos smbolos iro ocupar no desenho, dimenses independentes da escala.

2.3.2 - ESCOLHA DE ESCALAS

Considerando uma regio da superfcie da Terra que se queira mapear e que possua muitos acidentes de 10m de extenso, a menor escala que se deve adotar para que esses acidentes tenham representao ser:

A escala adotada dever ser igual ou maior que l:50.000 Na escala 1:50.000, o erro prtico (0,2 mm ou 1/5 mm) corresponde a 10 m no terreno. Verifica-se ento que multiplicando 10 x 5.000 encontrar-se- 50.000, ou seja, o denominador da escala mnima para que os acidentes com 10m de extenso possam ser representadas.

2.4 - ESCALA GRFICA a representao grfica de vrias distncias do terreno sobre uma linha reta graduada. constituda de um segmento direita da referncia zero, conhecida como escala primria.

Consiste tambm de um segmento esquerda da origem denominada de Talo ou escala de fracionamento, que dividido em sub-mltiplos da unidade escolhida graduadas da direita para a esquerda. A Escala Grfica nos permite realizar as transformaes de dimenses grficas em dimenses reais sem efetuarmos clculos. Para sua construo, entretanto, torna-se necessrio o emprego da escala numrica. O seu emprego consiste nas seguintes operaes: 1) Tomamos na carta a distncia que pretendemos medir (pode-se usar um compasso). 2) Transportamos essa distncia para a Escala Grfica. 3) Lemos o resultado obtido.

2.5 - MUDANAS DE ESCALA Muitas vezes, durante o transcorrer de alguns trabalhos cartogrficos, faz-se necessrio unir cartas ou mapas em escalas diferentes a fim de compatibiliz-los em um nico produto. Para isso necessrio reduzir alguns e ampliar outros. Para transformao de escala existem alguns mtodos: - Quadriculado - Tringulos semelhantes - Pantgrafo: Paralelogramo articulado tendo em um dos plos uma ponta seca e no outro um lpis, o qual vai traar a reduo ou ampliao do detalhe que percorremos com a ponta seca.

- Foto cartogrfico: Atravs de uma cmara fotogramtrica de preciso, na qual podemos efetuar regulagens que permitem uma reduo ou ampliao em propores rigorosas. Tem como vantagem a preciso e rapidez. - Digital: por ampliao ou reduo em meio digital diretamente. Como em cartografia trabalha-se com a maior preciso possvel, s os mtodos foto cartogrfico e digital devem ser utilizados, ressaltando que a ampliao muito mais susceptvel de erro do que a reduo, no entanto redues grandes podero gerar a fuso de linhas e demais componentes de uma carta (coalescncia) que devero ser retiradas. 2.6 - ESCALA DE REA A escala numrica refere-se a medidas lineares. Ela indica quantas vezes foi ampliada ou reduzida uma distncia. Quando nos referimos superfcie usamos a escala de rea, podendo indicar quantas vezes foi ampliada ou reduzida uma rea. Enquanto a distncia em uma reduo linear indicada pelo denominador da frao, a rea ficar reduzida por um nmero de vezes igual ao quadrado do denominador dessa frao.

3 - PROJEES CARTOGRFICAS A confeco de uma carta exige, antes de tudo, o estabelecimento de um mtodo, segundo o qual, a cada ponto da superfcie da Terra corresponda um ponto da carta e vice-versa. Diversos mtodos podem ser empregados para se obter essa correspondncia de pontos, constituindo os chamados "sistemas de projees". A teoria das projees compreende o estudo dos diferentes sistemas em uso, incluindo a exposio das leis segundo as quais se obtm as interligaes dos pontos de uma superfcie (Terra) com os da outra (carta). So estudados tambm os processos de construo de cada tipo de projeo e sua seleo, de acordo com a finalidade em vista. O problema bsico das projees cartogrficas a representao de uma superfcie curva em um plano. Em termos prticos, o problema consiste em se representar a Terra em um plano. Como vimos, a forma de nosso planeta representada, para fins de mapeamento, por um elipside (ou por uma esfera, conforme seja a aplicao desejada) que considerada a superfcie de referncia a qual esto relacionados todos os elementos que desejamos representar (elementos obtidos atravs de determinadas tipos de levantamentos). Podemos ainda dizer que no existe nenhuma soluo perfeita para o problema, e isto pode ser rapidamente compreendido se tentarmos fazer coincidir a casca de uma laranja com a superfcie plana de uma mesa. Para alcanar um contato total entre as duas superfcies, a casca de laranja teria que ser distorcida. Embora esta seja uma simplificao grosseira do problema das projees cartogrficas, ela expressa claramente a impossibilidade de uma soluo perfeita (projeo livre de deformaes). Poderamos ento, questionar a validade deste modelo de representao j que seria possvel construir representaes tridimensionais do elipside ou da esfera, como o caso do globo escolar, ou ainda express-lo matematicamente, como fazem os geodesistas. Em termos tericos esta argumentao perfeitamente vlida e o desejo de se obter uma representao sobre uma superfcie plana de mera convenincia. Existem algumas razes que justificam esta postura, e as mais diretas so: o mapa plano mais fcil de ser produzido e manuseado. 7

Podemos dizer que todas as representaes de superfcies curvas em um plano envolvem: "extenses" ou "contraes" que resultam em distores ou "rasgos". Diferentes tcnicas de representao so aplicadas no sentido de se alcanar resultados que possuam certas propriedades favorveis para um propsito especfico. A construo de um sistema de projeo ser escolhido de maneira que a carta venha a possuir propriedades que satisfaam as finalidades impostas pela sua utilizao. O ideal seria construir uma carta que reunisse todas as propriedades, representando uma superfcie rigorosamente semelhante superfcie da Terra. Esta carta deveria possuir as seguintes propriedades: 1- Manuteno da verdadeira forma das reas a serem representadas (conformidade). 2- Inalterabilidade das reas (equivalncia). 3- Constncia das relaes entre as distncias dos pontos representados e as distncias dos seus correspondentes (eqidistncia). Essas propriedades seriam facilmente conseguidas se a superfcie da Terra fosse plana ou uma superfcie desenvolvvel. Como tal no ocorre, torna-se impossvel a construo da carta ideal, isto , da carta que reunisse todas as condies desejadas A soluo ser, portanto, construir uma carta que, sem possuir todas as condies ideais, possua aquelas que satisfaam a determinado objetivo. Assim, necessrio ao se fixar o sistema de projeo escolhido considerar a finalidade da carta que se quer construir. Em Resumo: As representaes cartogrficas so efetuadas, na sua maioria, sobre uma superfcie plana (Plano de Representao onde se desenha o mapa). O problema bsico consiste em relacionar pontos da superfcie terrestres ao plano de representao. Isto compreende as seguintes etapas: 1) Adoo de um modelo matemtico da terra (Geide) simplificado. Em geral, esfera ou elipside de revoluo; 2) Projetar todos os elementos da superfcie terrestre sobre o modelo escolhido. (Ateno: tudo o que se v num mapa corresponde superfcie terrestre projetada sobre o nvel do mar aproximadamente); 3) Relacionar por processo projetivo ou analtico pontos do modelo matemtico com o plano de representao escolhendo-se uma escala e sistema de coordenadas. Antes de entrarmos nas tcnicas de representao propriamente ditas, introduziremos alguns Sistemas de Coordenadas utilizados na representao cartogrfica.

3.1 - SISTEMAS DE COORDENADAS 3.1.1 - CONSTRUO DO SISTEMA DE COORDENADAS Os sistemas de coordenadas so necessrios para expressar a posio de pontos sobre uma superfcie, seja ela um elipside, esfera ou um plano. com base em determinados sistemas de coordenadas que descrevemos geometricamente a superfcie terrestre nos levantamentos referidos no captulo I. Para o elipside, ou esfera, usualmente empregamos um sistema de

coordenadas cartesiano e curvilneo (PARALELOS e MERIDIANOS). Para o plano, um sistema de coordenadas cartesianas X e Y usualmente aplicvel. Para amarrar a posio de um ponto no espao necessitamos ainda complementar as coordenadas bidimensionais que apresentamos no pargrafo anterior, com uma terceira coordenada que denominada ALTITUDE. A altitude de um ponto qualquer est ilustrada na fig .2.1-a, onde o primeiro tipo (h) a distncia contada a partir do geide (que a superfcie de referncia para contagem das altitudes) e o segundo tipo (H), denominado ALTITUDE GEOMTRICA contada a partir da superfcie do elipside.

Figura 2.1- Sistemas de coordenadas 3.1.2 - MERIDIANOS E PARALELOS MERIDIANOS - So crculos mximos que, em conseqncia, cortam a TERRA em duas partes iguais de plo a plo. Sendo assim, todos os meridianos se cruzam entre si, em ambos os plos. O meridiano de origem o de GREENWICH (0).(2) PARALELOS - So crculos que cruzam os meridianos perpendicularmente, isto , em ngulos retos. Apenas um um crculo mximo, o Equador (0). Os outros, tanto no hemisfrio Norte quanto no hemisfrio Sul, vo diminuindo de tamanho proporo que se afastam do Equador, at se transformarem em cada plo, num ponto (90). (Figura 2.2) a) no elipside de revoluo PN - Plo Norte PS - Plo Sul

Figura 2.2 - Paralelos e Meridianos (2) Meridiano Internacional de Referncia, escolhido em Bonn, Alemanha, durante a Conferncia Tcnica das Naes Unidas para a Carta Internacional do Mundo ao milionsimo, como origem da contagem do meridiano.

3.1.3 - LATITUDE E LONGITUDE 3.1.3.1. - A TERRA COMO REFERNCIA (Esfera) LATITUDE GEOGRFICA ( j ) o arco contado sobre o meridiano do lugar e que vai do Equador at o lugar considerado. A latitude quando medida no sentido do plo Norte chamada Latitude Norte ou Positiva. Quando medida no sentido Sul chamada Latitude Sul ou Negativa. Sua variao de: 0 a 90 N ou 0 a + 90; 0 a 90 S ou 0 a - 90 LONGITUDE GEOGRFICA ( l ) o arco contado sobre o Equador e que vai de GREENWICH at o Meridiano do referido lugar. A Longitude pode ser contada no sentido Oeste, quando chamada LONGITUDE OESTE DE GREENWICH (W Gr.) ou NEGATIVA. Se contada no sentido Este, chamada LONGITUDE ESTE DE GREENWICH (E Gr.) ou POSITIVA.

10

A Longitude varia de: 0 a 180 W Gr. ou 0 a - 180; 0 a 180 E Gr. ou 0 a +180 .

Figura 2.3 - Latitude e Longitude 3.1.3.2. - O ELIPSIDE COMO REFERNCIA LATITUDE GEODSICA ( j ) o ngulo formado pela normal ao elipside de um determinado ponto e o plano do Equador. LONGITUDE GEODSICA ( l ) o ngulo formado pelo plano meridiano do lugar e o plano meridiano tomado como origem (GREENWICH). (Figura 2.1.a) 3.2 - CLASSIFICAO DAS PROJEES CARTOGRFICAS

11

3.2.1 - QUANTO AO MTODO a) Geomtricas - baseiam-se em princpios geomtricos projetivos. Podem ser obtidos pela interseo, sobre a superfcie de projeo, do feixe de retas que passa por pontos da superfcie de referncia partindo de um centro perspectivo (ponto de vista). b) Analticas - baseiam-se em formulao matemtica obtidas com o objetivo de se atender condies (caractersticas) previamente estabelecidas ( o caso da maior parte das projees existentes).

3.2.2 - QUANTO SUPERFCIE DE PROJEO a) Planas - este tipo de superfcie pode assumir trs posies bsicas em relao a superfcie de referncia: polar, equatorial e oblqua (ou horizontal) (Figura 2.4). b) Cnicas - embora esta no seja uma superfcie plana, j que a superfcie de projeo o cone, ela pode ser desenvolvida em um plano sem que haja distores (Figura 2.5), e funciona como superfcie auxiliar na obteno de uma representao. A sua posio em relao superfcie de referncia pode ser: normal, transversal e oblqua (ou horizontal) (Figura 2.4). c) Cilndricas - tal qual a superfcie cnica, a superfcie de projeo que utiliza o cilindro pode ser desenvolvida em um plano (Figura 2.5) e suas possveis posies em relao a superfcie de referncia podem ser: equatorial, transversal e oblqua (ou horizontal) (Figura 2.4). d) Polissuperficiais - se caracterizam pelo emprego de mais do que uma superfcie de projeo (do mesmo tipo) para aumentar o contato com a superfcie de referncia e, portanto, diminuir as deformaes (plano-polidrica ; cone-policnica ; cilindro-policilndrica).

12

Figura .2.5 - Superfcies de Projeo desenvolvidas em um plano.

3.2.3 - QUANTO S PROPRIEDADES Na impossibilidade de se desenvolver uma superfcie esfrica ou elipsidica sobre um plano sem deformaes, na prtica, buscam-se projees tais que permitam diminuir ou eliminar parte das deformaes conforme a aplicao desejada. Assim, destacam-se: a) Eqidistantes - As que no apresentam deformaes lineares para algumas linhas em especial, isto , os comprimentos so representados em escala uniforme. b) Conformes - Representam sem deformao, todos os ngulos em torno de quaisquer pontos, e decorrentes dessa propriedade, no deformam pequenas regies. c) Equivalentes - Tm a propriedade de no alterarem as reas, conservando assim, uma relao constante com as suas correspondentes na superfcie da Terra. Seja qual for a poro representada num mapa, ela conserva a mesma relao com a rea de todo o mapa.

13

d) Afilticas - No possui nenhuma das propriedades dos outros tipos, isto , equivalncia, conformidade e eqidistncia, ou seja, as projees em que as reas, os ngulos e os comprimentos no so conservados. As propriedades acima descritas so bsicas e mutuamente exclusivas. Elas ressaltam mais uma vez que no existe uma representao ideal, mas apenas a melhor representao para um determinado propsito. 3.2.4 - QUANTO AO TIPO DE CONTATO ENTRE AS SUPERFCIES DE PROJEO E REFERNCIA a) Tangentes - a superfcie de projeo tangente de referncia (plano- um ponto; cone e cilindro- uma linha). b) Secantes - a superfcie de projeo secciona a superfcie de referncia (plano- uma linha; cone- duas linhas desiguais; cilindro- duas linhas iguais) (Figura 2.6). Atravs da composio das diferentes caractersticas apresentadas nesta classificao das projees cartogrficas, podemos especificar representaes cartogrficas cujas propriedades atendam as nossas necessidades em cada caso especfico.

Figura 2.6 - Superfcies de projeo secantes 3.3 - PROJEES MAIS USUAIS E SUAS CARACTERSTICAS 3.3.1 - PROJEO POLICNICA - Superfcie de representao: diversos cones - No conforme nem equivalente (s tem essas caractersticas prxima ao Meridiano Central). - O Meridiano Central e o Equador so as nicas retas da projeo. O MC dividido em partes iguais pelos paralelos e no apresenta deformaes. - Os paralelos so crculos no concntricos (cada cone tem seu prprio pice) e no apresentam deformaes. - Os meridianos so curvas que cortam os paralelos em partes iguais. - Pequena deformao prxima ao centro do sistema, mas aumenta rapidamente para a periferia. 14

- Aplicaes: Apropriada para uso em pases ou regies de extenso predominantemente Norte-Sul e reduzida extenso Este-Oeste. muito popular devido simplicidade de seu clculo pois existem tabelas completas para sua construo. amplamente utilizada nos EUA. No BRASIL utilizada em mapas da srie Brasil, regionais, estaduais e temticos.

Figura 2.7 - Projeo Policnica 3.3.2 - PROJEO CNICA NORMAL DE LAMBERT (com dois paralelos padro) - Cnica. - Conforme. - Analtica. - Secante. - Os meridianos so linhas retas convergentes. - Os paralelos so crculos concntricos com centro no ponto de interseo dos meridianos. - Aplicaes: A existncia de duas linhas de contato com a superfcie (dois paralelos padro) nos fornece uma rea maior com um baixo nvel de deformao. Isto faz com que esta projeo seja bastante til para regies que se estendam na direo este-oeste, porm pode ser utilizada em quaisquer latitudes. A partir de 1962, foi adotada para a Carta Internacional do Mundo, ao Milionsimo.

15

Figura 2.8 - Projeo Cnica Normal de Lambert (com dois paralelos-padro) 3.3.3 - PROJEO CILNDRICA TRANSVERSA DE MERCATOR (Tangente) - Cilndrica. - Conforme. - Analtica. - Tangente (a um meridiano). - Os meridianos e paralelos no so linhas retas, com exceo do meridiano de tangncia e do Equador. - Aplicaes: Indicada para regies onde h predominncia na extenso Norte-Sul. muito utilizada em cartas destinadas navegao.

Figura 2.9 - Projeo Cilndrica Transversa de Mercartor

16

3.3.4 - PROJEO CILNDRICA TRANSVERSA DE MERCATOR (Secante) - Cilndrica. - Conforme. - Secante. - S o Meridiano Central e o Equador so linhas retas. - Projeo utilizada no SISTEMA UTM - Universal Transversa de Mercator desenvolvido durante a 2 Guerra Mundial. Este sistema , em essncia, uma modificao da Projeo Cilndrica Transversa de Mercator. - Aplicaes: Utilizado na produo das cartas topogrficas do Sistema Cartogrfico Nacional produzidas pelo IBGE e DSG.

Figura 2.10 - Cilindro secante 3.3.5 - CARACTERSTICAS BSICAS DO SISTEMA UTM: 1) O mundo dividido em 60 fusos, onde cada um se estende por 6 de longitude. Os fusos so numerados de um a sessenta comeando no fuso 180 a 174 W Gr. e continuando para este. Cada um destes fusos gerado a partir de uma rotao do cilindro de forma que o meridiano de tangncia divide o fuso em duas partes iguais de 3 de amplitude (Figura 2.11). 2) O quadriculado UTM est associado ao sistema de coordenadas plano-retangulares, tal que um eixo coincide com a projeo do Meridiano Central do fuso (eixo N apontando para Norte) e o outro eixo, com o do Equador. Assim cada ponto do elipside de referncia (descrito por latitude, longitude) estar biunivocamente associado ao terno de valores Meridiano Central, coordenada E e coordenada N. 3) Avaliando-se a deformao de escala em um fuso UTM (tangente), pode-se verificar que o fator de escala igual a 1(um) no meridiano central e aproximadamente igual a 1.0015 (1/666) nos extremos do fuso. Desta forma, atribuindo-se a um fator de escala k = 0,9996 ao meridiano central do sistema UTM (o que faz com que o cilindro tangente se torne secante), torna-se possvel assegurar um padro mais favorvel de deformao em escala ao longo do fuso. O erro de escala fica limitado a 1/2.500 no meridiano central, e a 1/1030 nos extremos do fuso (Figura 2.12). 4) A cada fuso associamos um sistema cartesiano mtrico de referncia, atribuindo origem do sistema (interseo da linha do Equador com o meridiano central) as coordenadas 500.000 m, para contagem de coordenadas ao longo do Equador, e 10.000.000 m ou 0 (zero) m, para 17

contagem de coordenadas ao longo do meridiano central, para os hemisfrio sul e norte respectivamente. Isto elimina a possibilidade de ocorrncia de valores negativos de coordenadas. 5) Cada fuso deve ser prolongado at 30' sobre os fusos adjacentes criando-se assim uma rea de superposio de 1 de largura. Esta rea de superposio serve para facilitar o trabalho de campo em certas atividades. 6) O sistema UTM usado entre as latitudes 84 N e 80 S. Alm desses paralelos a projeo adotada mundialmente a Estereogrfica Polar Universal. - Aplicaes: Indicada para regies de predominncia na extenso Norte-Sul entretanto mesmo na representao de reas de grande longitude poder ser utilizada. a mais indicada para o mapeamento topogrfico a grande escala, e o Sistema de Projeo adotado para o Mapeamento Sistemtico Brasileiro.

18

3.4 - CONCEITOS IMPORTANTES O sistema de coordenadas geodsicas ou o UTM permite o posicionamento de qualquer ponto sobre a superfcie da Terra, no entanto comum se desejar posicionamento relativo de direo nos casos de navegao. Assim, ficam definidos trs vetores associados a cada ponto: Norte Verdadeiro ou de Gauss - Com direo tangente ao meridiano (geodsico) passante pelo ponto e apontado para o Polo Norte. Norte Magntico - Com direo tangente linha de fora do campo magntico passante pelo ponto e apontado para o Polo Norte Magntico. OBS.: Devido significativa variao da ordem de minutos de arco anualmente deste plo ao longo dos anos, torna-se necessria a correo do valor constantes da carta/mapa para a data do posicionamento desejado. Norte da Quadrcula - Com direo paralela ao eixo N (que coincide com o Meridiano Central do fuso) do Sistema de Projeo UTM no ponto considerado e apontado para o Norte (sentido positivo de N) Azimute: o ngulo formado entre a direo Norte-Sul e a direo considerada, contado a partir do Plo Norte, no sentido horrio. O Azimute varia de 0 a 360 e dependendo do Norte ao qual esteja a referenciado podemos ter: - Azimute Verdadeiro ou de Gauss ( Az G - Azimute da Quadrcula ( Az Q - Azimute Magntico ( Az M
AB AB AB

OBS.: O azimute Geodsico corresponde ao Azimute Verdadeiro contato a partir do Polo Sul. Contra-azimute: Contra-Azimute de uma direo o Azimute da direo inversa. Declinao Magntica ( d ): o ngulo formado entre os vetores Norte Verdadeiro e o Norte Magntico associado a um ponto. Convergncia Meridiana Plana ( g ): o ngulo formado entre os vetores Norte Verdadeiro e o Norte da Quadrcula associado a um ponto. No sistema UTM, a Convergncia Meridiana Plana cresce com a latitude e com o afastamento do Meridiano Central (MC). No hemisfrio Norte ela positiva a Este do MC e negativa a Oeste do MC. No hemisfrio Sul ela negativa a Este do MC e positiva a Oeste do MC. Rumo: o menor ngulo que uma direo faz com a Direo Norte- Sul. Aps o valor do rumo deve ser indicado o quadrante geogrfico a que o mesmo pertence, ou seja: NO, NE, SO ou SE. OBS: Como os azimutes, os rumos, dependendo do norte ao qual so referenciados podem ser: Rumo verdadeiro, da quadrcula ou magntico. Contra-rumo: o rumo da direo inversa. 4 - CARTAS E MAPAS 4.1 - CLASSIFICAO DE CARTAS E MAPAS

19

Quanto natureza da representao: CADASTRAL - At 1:25.000 a) GERAL TOPOGRFICA - De 1:25.000 at 1:250.000 GEOGRFICA - 1:1:000.000 e menores (1:2.500.000, 1:5.000.000 at 1:30.000.000) b) TEMTICA c) ESPECIAL 4.1.1 - GERAL So documentos cartogrficos elaborados sem um fim especfico. A finalidade fornecer ao usurio uma base cartogrfica com possibilidades de aplicaes generalizadas, de acordo com a preciso geomtrica e tolerncias permitidas pela escala. Apresentam os acidentes naturais e artificiais e servem, tambm, de base para os demais tipos de cartas. 4.1.1.1 - CADASTRAL Representao em escala grande, geralmente planimtrica e com maior nvel de detalhamento, apresentando grande preciso geomtrica. Normalmente utilizada para representar cidades e regies metropolitanas, nas quais a densidade de edificaes e arruamento grande. As escalas mais usuais na representao cadastral, so: 1:1.000, 1:2.000, 1:5.000, 1:10.000 e 1:15.000. Mapa de Localidade - Denominao utilizada na Base Territorial dos Censos para identificar o conjunto de plantas em escala cadastral, que compe o mapeamento de uma localidade (regio metropolitana, cidade ou vila). 4.1.1.2 - TOPOGRFICA Carta elaborada a partir de levantamentos aerofotogramtrico e geodsico original ou compilada de outras cartas topogrficas em escalas maiores. Inclui os acidentes naturais e artificiais, em que os elementos planimtricos (sistema virio, obras, etc.) e altimtricos (relevo atravs de curvas de nvel, pontos colados, etc.) so geometricamente bem representados. As aplicaes das cartas topogrficas variam de acordo com sua escala: 1:25.000 - Representa cartograficamente reas especficas, com forte densidade demogrfica, fornecendo elementos para o planejamento socioeconmico e bases para anteprojetos de engenharia. Esse mapeamento, pelas caractersticas da escala, est dirigido para as reas das regies metropolitanas e outras que se definem pelo atendimento a projetos especficos. Cobertura Nacional: 1,01%. 1:50.000 - Retrata cartograficamente zonas densamente povoadas, sendo adequada ao planejamento socioeconmico e formulao de anteprojetos de engenharia. A sua abrangncia nacional, tendo sido cobertos at agora 13,9% do Territrio Nacional, concentrando-se principalmente nas regies Sudeste e Sul do pas. 1:100.000 - Objetiva representar as reas com notvel ocupao, priorizadas para os investimentos governamentais, em todos os nveis de governo- Federal, Estadual e Municipal.

20

A sua abrangncia nacional, tendo sido coberto at agora 75,39% do Territrio Nacional. 1:250.000 - Subsidia o planejamento regional, alm da elaborao de estudos e projetos que envolvam ou modifiquem o meio ambiente. A sua abrangncia nacional, tendo sido coberto at o momento 80,72% do Territrio Nacional. Mapa Municipal : Entre os principais produtos cartogrficos produzidos pelo IBGE encontrase o mapa municipal, que a representao cartogrfica da rea de um municpio, contendo os limites estabelecidos pela Diviso Poltico-Administrativa, acidentes naturais e artificiais, toponmia, rede de coordenadas geogrficas e UTM, etc.. Esta representao elaborada a partir de bases cartogrficas mais recentes e de documentos cartogrficos auxiliares, na escala das referidas bases. O mapeamento dos municpios brasileiros para fins de planejamento e gesto territorial e em especial para dar suporte as atividades de coleta e disseminao de pesquisas do IBGE. 4.1.1.3 - GEOGRFICA Carta em que os detalhes planimtricos e altimtricos so generalizados, os quais oferecem uma preciso de acordo com a escala de publicao. A representao planimtrica feita atravs de smbolos que ampliam muito os objetos correspondentes, alguns dos quais muitas vezes tm que ser bastante deslocados. A representao altimtrica feita atravs de curvas de nvel, cuja eqidistncia apenas d uma idia geral do relevo e, em geral, so empregadas cores hipsomtricas. So elaboradas na escala. 1:500.000 e menores, como por exemplo a Carta Internacional do Mundo ao Milionsimo (CIM). Mapeamento das Unidades Territoriais : Representa, a partir do mapeamento topogrfico, o espao territorial brasileiro atravs de mapas elaborados especificamente para cada unidade territorial do pas. Produtos gerados:-Mapas do Brasil (escalas 1:2.500.000,1:5.000.000,1:10.000.000, etc.). -Mapas Regionais (escalas geogrficas diversas). -Mapas Estaduais (escalas geogrficas e topogrficas diversas). 4.1.2 - TEMTICA So as cartas, mapas ou plantas em qualquer escala, destinadas a um tema especfico, necessria s pesquisas socioeconmicas, de recursos naturais e estudos ambientais. A representao temtica, distintamente da geral, exprime conhecimentos particulares para uso geral. Com base no mapeamento topogrfico ou de unidades territoriais, o mapa temtico elaborado em especial pelos Departamentos da Diretoria de Geocincias do IBGE, associando elementos relacionados s estruturas territoriais, geografia, estatstica, aos recursos naturais e estudos ambientais. Principais produtos: - Cartogramas temticos das reas social, econmica territorial,etc. -Cartas do levantamento de recursos naturais (volumes RADAM). -Mapas da srie Brasil 1:5.000.000 (Escolar, Geomorfolgico, Vegetao, Unidades de Relevo, Unidades de Conservao Federais). 21

- Atlas nacional, regional e estadual. 4.1.3 - ESPECIAL So as cartas, mapas ou plantas para grandes grupos de usurios muito distintos entre si, e cada um deles, concebido para atender a uma determinada faixa tcnica ou cientfica. So documentos muito especficos e sumamente tcnicos que se destinam representao de fatos, dados ou fenmenos tpicos, tendo assim, que se cingir rigidamente aos mtodos e objetivos do assunto ou atividade a que est ligado. Por exemplo: Cartas nuticas, aeronuticas, para fins militares, mapa magntico, astronmico, meteorolgico e outros. Nuticas: Representa as profundidades, a natureza do fundo do mar, as curvas batimtricas, bancos de areia, recifes, faris, boias, as mars e as correntes de um determinado mar ou reas terrestres e martimas. Elaboradas de forma sistemtica pela Diretoria de Hidrografia e Navegao - DHN, do Ministrio da Marinha. O Sistema Internacional exige para a navegao martima, seja de carga ou de passageiros, que se mantenha atualizado o mapeamento do litoral e hidrovias. Aeronuticas: Representao particularizada dos aspectos cartogrficos do terreno, ou parte dele, destinada a apresentar alm de aspectos culturais e hidrogrficos, informaes suplementares necessrias navegao area, pilotagem ou ao planejamento de operaes areas. Para fins militares: Em geral, so elaboradas na escala 1:25.000, representando os acidentes naturais do terreno, indispensveis ao uso das foras armadas. Pode representar uma rea litornea caractersticas topogrficas e nuticas, a fim de que oferea a mxima utilidade em operaes militares, sobretudo no que se refere a operaes anfbias. 4.2 - CARTA INTERNACIONAL DO MUNDO AO MILIONSIMO - CIM Fornece subsdios para a execuo de estudos e anlises de aspectos gerais e estratgicos, no nvel continental. Sua abrangncia nacional, contemplando um conjunto de 46 cartas. uma representao de toda a superfcie terrestre, na projeo cnica conforme de LAMBERT (com 2 paralelos padro) na escala de 1:1.000.000. A distribuio geogrfica das folhas ao Milionsimo foi obtida com a diviso do planeta (representado aqui por um modelo esfrico) em 60 fusos de amplitude 6, numerados a partir do fuso 180 W - 174 W no sentido Oeste-Leste (Figura 2.13). Cada um destes fusos por sua vez esto divididos a partir da linha do Equador em 21 zonas de 4 de amplitude para o Norte e com o mesmo nmero para o Sul. Como o leitor j deve ter observado, a diviso em fusos aqui apresentada a mesma adotada nas especificaes do sistema UTM. Na verdade, o estabelecimento daquelas especificaes pautado nas caractersticas da CIM. Cada uma das folhas ao Milionsimo pode ser acessada por um conjunto de trs caracteres: 1) letra N ou S - indica se a folha est localizada ao Norte ou a Sul do Equador. 2) letras A at U - cada uma destas letras se associa a um intervalo de 4 de latitude se desenvolvendo a Norte e a Sul do Equador e se prestam a indicao da latitude limite da folha (3). 3) nmeros de 1 a 60 - indicam o nmero de cada fuso que contm a folha. OBS: O Territrio Brasileiro coberto por 08 (oito) fusos. (Figura 2.14)

22

(3) Alm das zonas de A a U, temos mais duas que abrangem os paralelos de 84 a 90. A saber: a zona V que limitada pelos paralelos 84 e 88 e a zona Z, ou polar, que vai deste ltimo at 90. Neste intervalo, que corresponde as regies Polares, a Projeo de Lambert no atende convenientemente a sua representao. Utiliza-se ento a Projeo Estereogrfica Polar.

Figura 2.13 - Carta Internacional do Mundo ao Milionsimo

Figura 2.14 - O Brasil dividido em fusos de 6

23

5 - NDICE DE NOMENCLATURA E ARTICULAO DE FOLHAS Este ndice tem origem nas folhas ao Milionsimo, e se aplica a denominao de todas as folhas de cartas do mapeamento sistemtico (escalas de 1:1.000.000 a 1:25.000). A Figura 2.15 apresenta a referida nomenclatura. Para escalas maiores que 1:25.000 ainda no existem normas que regulamentem o cdigo de nomenclatura. O que ocorre na maioria das vezes que os rgos produtores de cartas ou plantas nessas escalas adotam seu prprio sistema de articulao de folhas, o que dificulta a interligao de documentos produzidos por fontes diferentes. Existem dois sistemas de articulao de folhas que foram propostos por rgos envolvidos com a produo de documentos cartogrficos em escalas grandes: O primeiro, proposto e adotado pela Diretoria de Eletrnica e Proteo ao vo (e tambm adotado pela COCAR), se desenvolve a partir de uma folha na escala 1:100.000 at uma folha na escala 1:500. O segundo, elaborado pela Comisso Nacional de Regio Metropolitana e Poltica Urbana, tem sido adotado por vrios rgos responsveis pela Cartografia Regional e Urbana de seus estados. Seu desenvolvimento se d a partir de uma folha na escala 1:25.000 at uma folha na escala 1:1.000.

Figura 2.15 - Nomenclatura das cartas do mapeamento sistemtico

24

6 - MAPA NDICE Alm do ndice de nomenclatura, dispomos tambm de um outro sistema de localizao de folhas. Neste sistema numeramos as folhas de modo a referenci-las atravs de um simples nmero, de acordo com as escalas. Assim: - para as folhas de 1:1.000.000 usamos uma numerao de 1 a 46; - para as folhas de 1:250.000 usamos uma numerao de 1 a 550; - para as folhas de 1:100.000, temos 1 a 3036; Estes nmeros so conhecidos como "MI" que quer dizer nmero correspondente no MAPANDICE. O nmero MI substitui a conFigura o do ndice de nomenclatura para escalas de 1:100.000, por exemplo, folha SD-23-Y-C-IV corresponder o nmero MI 2215. Para as folhas na escala 1:50.000, o nmero MI vem acompanhado do nmero (1,2,3 ou 4) conforme a situao da folha em relao a folha 1:100.000 que a contm. Por exemplo, folha SD-23-Y-C-IV-3 corresponder o nmero MI 2215-3. Para as folhas de 1:25.000 acrescenta-se o indicador (NO,NE,SO e SE) conforme a situao da folha em relao a folha 1:50.000 que a contm, por exemplo, folha SD-23-Y-C-IV-3-NO corresponder o nmero MI 2215-3-NO. A apario do nmero MI no canto superior direito das folhas topogrficas sistemticas nas escalas 1:100.000, 1:50.000 e 1:25.000 norma cartogrfica hoje em vigor, conforme recomendam as folhas-modelo publicadas pela Diretoria de Servio Geogrfico do Exrcito, rgo responsvel pelo estabelecimento de Normas Tcnicas para as sries de cartas gerais, das escalas 1:250.000 e maiores. 7 - NOES DE SENSORIAMENTO REMOTO Entende-se por Sensoriamento Remoto a utilizao conjunta de modernos sensores, equipamentos para processamento e transmisso de dados, aeronaves, espaonaves e etc., com o objetivo de estudar o ambiente terrestre atravs do registro e da anlise das interaes entre a radiao eletromagntica e as substncias componentes do planeta Terra, em suas mais diversas manifestaes. 1 - Fontes de energia eletromagntica: Natural: O Sol a principal fonte de energia eletromagntica. Toda matria a uma temperatura absoluta acima de (0 K) emite energia, podendo ser considerada como uma fonte de radiao. Artificial: Cmaras com flash, sensores microondas 2 - Energia eletromagntica: A forma mais conhecida da energia eletromagntica a luz visvel, embora outras formas como raios X, ultravioleta, ondas de rdio e calor tambm sejam familiares. Todas essas formas alm de outras menos conhecidas so basicamente da mesma natureza e sua forma de propagao pode ser explicada atravs de duas teorias. Uma teoria conhecida como "Modelo Corpuscular" e preconiza que a energia se propaga pela emisso de um fluxo de partculas (ftons). Outra, conhecida como "Modelo Ondulatrio" e postula que a propagao da energia se faz atravs de um movimento ondulatrio. Esta teoria descreve a

25

energia eletromagntica como uma feio sinuosa harmnica que se propaga no vcuo velocidade da luz, ou seja, 3x108 m/s. Uma carga eltrica produz ao seu redor um campo eltrico (E). Quando essa carga entra em movimento desenvolve-se ao seu redor uma corrente eletromagntica. A acelerao de uma carga eltrica provoca perturbaes nos campos eltrico e magntico, que se propagam repetitivamente no vcuo. Uma onda eletromagntica pode ento ser definida como a oscilao do campo eltrico (E) e magntico (M) segundo um padro harmnico de ondas, ou seja, espaadas repetitivamente no tempo. Duas caractersticas importantes das ondas eletomagnticas: - Comprimento de onda: a distncia entre dois picos consecutivos de ondas eletromagnticas. Por exemplo, os sensores da faixa do visvel apresentam comprimento de onda que variam de 0,38 m m a 0,78 m m. l m m onde, 1 m m = 1x10-6 m - Frequncia: N de picos que passa por um determinado ponto numa unidade de tempo. A frequncia diretamente proporcional velocidade de propagao da radiao, mas como essa velocidade constante para um mesmo meio de propagao, para que haja alterao na frequncia necessrio que haja alterao no comprimento de onda (l ). V = l x f l = V/f onde, V = veloc. da luz f = frequncia, medida em Hertz (Hz) = 300.000 Km/s

3 - O espectro eletromagntico Pode ser ordenado em funo do seu comprimento de onda ou de sua frequncia. O espectro eletromagntico se estende desde comprimentos de onda muito curtos associados a raios csmicos at ondas de rdio de baixa frequncia e grandes comprimentos de onda.

As caractersticas de cada elemento observado determinam a maneira particular segundo a qual emite ou reflete energia, ou seja, a sua "assinatura" espectral. Um grande n de interaes torna-se possvel quando a energia eletromagntica entra em contato com a matria. Essas interaes produzem modificaes na energia incidente, assim, ela pode ser: - Transmitida: Propaga-se atravs da matria - Absorvida: Cede a sua energia, sobretudo no aquecimento da matria - Refletida: Retorna sem alteraes da superfcie da matria origem - Dispersa: Deflectida em todas as direes e perdida por absoro e por novas deflexes

26

- Emitida: Geralmente reemitida pela matria em funo da temperatura e da estrutura molecular Reflectncia espectral: a comparao entre a quantidade de energia refletida por um alvo e a incidente sobre ele. Esse comportamento por qualquer matria, seletivo em relao ao comprimento de onda, e especfico para cada tipo de matria, dependendo basicamente de sua estrutura atmica e molecular. Assim, em princpio, torna-se possvel a identificao de um objeto observado por um sensor, atravs da sua "assinatura espectral". 4 - Sistemas sensores Um sistema sensor pode ser definido como qualquer equipamento capaz de transformar alguma forma de energia em um sinal passvel de ser convertido em informao sobre o ambiente. No caso especfico do Sensoriamento Remoto, a energia utilizada a radiao eletromagntica. 4.1- Classificao dos Sensores Remotos a) Quanto aos modelos operantes - Ativos: Possuem sua prpria fonte de radiao, a qual incide em um alvo, captando em seguida o seu reflexo. Ex.: Radar - Passivos: Registra irradiaes diretas ou refletidas de fontes naturais. Dependem de uma fonte de radiao externa para que possam operar. Ex.: Cmara fotogrfica b) Quanto ao tipo de transformao sofrida pela radiao detectada - No imageador: No fornecem uma imagem da superfcie sensoriada e sim registros na forma de dgitos ou grficos. - Imageador: Fornecem, mesmo por via indireta, uma imagem da superfcie observada atravs do Sistema de quadros ou Sistema de Varredura. Sistemas de quadro: Adquirem a imagem da cena em sua totalidade num mesmo instante. Sistemas de Varredura: A imagem da cena formada pela aquisio seqencial de imagens elementares do terreno ou elementos de resoluo, tambm chamado "pixels". - Resoluo: a medida da habilidade que o sistema sensor possui em distinguir objetos que esto prximos espacialmente ou respostas que so semelhantes, espectralmente. - Resoluo espacial: Mede a menor separao angular ou linear entre dois objetos. Ex.: Um sistema de resoluo de 30m (LANDSAT) significa que os objetos distanciados de 30m sero em geral distinguidos pelo sistema. Assim, quanto menor a resoluo espacial, maior o poder resolutivo, ou seja, maior o seu poder de distinguir entre objetos muito prximos. - Resoluo espectral: uma medida da largura das faixas espectrais e da sensibilidade do sensor em distinguir entre dois nveis de intensidade do sinal de retorno. - Resoluo temporal (Repetitividade): o tempo entre as aquisies sucessivas de dados de uma mesma rea. 5- Aquisio de dados em Sensoriamento Remoto o procedimento pelos quais os sinais so detectados, gravados e interpretados. A deteco da energia eletromagntica pode ser obtida de duas formas: 27

- Fotograficamente: O processo utiliza reaes qumicas na superfcie de um filme sensvel luz para detectar variaes de imagem dentro de uma cmara e registrar os sinais detectados gerando uma imagem fotogrfica. - Eletronicamente: O processo eletrnico gera sinais eltricos que correspondem s variaes de energia provenientes da interao entre a energia eletromagntica e a superfcie da terra. Esses sinais so transmitidos s estaes de captao onde so registrados geralmente numa fita magntica, podendo depois serem convertidos em imagem. 6- Sensores Imageadores Os sensores que produzem imagens podem ser classificados em funo do processo de formao de imagem, em: 6.1- Sistemas Fotogrficos: Foram os primeiros equipamentos a serem desenvolvidos, e possuem exelente resoluo espacial. Compem esse sistema, as cmaras fotogrficas (objetiva, diafragma, obturador e o corpo), filtros e filmes. 6.2- Sistemas de imageamento eletro-ptico: Diferem do sistema fotogrfico porque os dados so registrados em forma de sinal eltrico, possibilitando sua transmisso distncia. Os componentes bsicos desses sensores so um sistema ptico e um detector. A funo do sistema ptico focalizar a energia proveniente da rea observada sobre o detector. A energia detectada transformada em sinal eltrico. - Sistema de Imageamento Vidicon ( sistema de quadro): Tiveram origem a partir de sistema de televiso. Nesse sistema a cena coletada de forma instantnea. Um exemplo de produto de Sensoriamento Remoto obtido por esse tipo de sensor so as imagens RBV coletadas pelas cmaras RBV bordo dos satlites 1, 2 e 3 da srie LANDSAT. - Sistema de Varredura Eletrnica: Utiliza um sistema ptico atravs do qual a imagem da cena observada formada por sucessivas linhas imageadas pelo arranjo linear de detetores na medida que a plataforma se locomove ao longo da linha de rbita. Esse sistema utilizado em diversos programas espaciais, como por exemplo o SPOT (Frana). - Sistema de Varredura Mecnica: Esse sistema, onde a cena imageada linha por linha, vem sendo utilizado pelos sensores MSS e TM a bordo dos satlites da srie LANDSAT. O espelho de varredura oscila perpendicularmente em direo ao deslocamento da plataforma, refletindo as radincias provenientes dos pixels no eixo de oscilao. Aps uma varredura completa, os sinais dos pixels formam uma linha, e juntando os sinais linha a linha, forma-se a imagem da cena observada. 6.3- Sistemas de Microondas: O sistema de imageamento mais comum o dos Radares de Visada Lateral, que por ser um sistema ativo no afetado pelas variaes diurnas na radiao refletida pela superfcie do terreno, podendo ser usado inclusive noite. Pode operar em condies de nebulosidade, uma vez que as nuvens so transparentes radiao da faixa de microondas. 8 - IMAGENS RADARMTRICAS O termo "Radar" derivado da expresso Inglesa "Radio Detecting and Ranging", que significa: detectar e medir distncias atravs de ondas de rdio. Inicialmente os radares destinavam-se a fins militares. No decorrer da Segunda Guerra Mundial a Inglaterra foi equipada com eficiente rede de Radar, mas s a partir da dcada de 60 os geocientistas procuraram aplicar os princpios de Radar para fins de levantamento de recursos naturais.

28

A grande vantagem do sensor Radar que o mesmo atravessa a cobertura de nuvens. Pelo fato de ser um sensor ativo, no depende da luz solar e consequentemente pode ser usado noite, o que diminui sobremaneira o perodo de tempo do aerolevantamento. Um trabalho de relevncia foi realizado na Amrica do Sul, em especial na Regio Amaznica pela Grumman Ecosystens. Esta realizou o levantamento de todo o territrio brasileiro, com a primeira fase em 1972 (Projeto RADAM) e posteriormente em 1976, na complementao do restante do Brasil (Projeto RADAM BRASIL). Desde o final da dcada de 70 at o presente momento, uma srie de Programas de Sistema Radar, foram executados ou esto em avanado estgio de desenvolvimento: SEAT; SIR-A; SIR-B; SIR-C (EUA); ERS-1 e ERS-2 (Europeu); JERS-1 e JERS-2 (Japo); ALMOZ (Rssia) e RADAR SAT(Canad). 8.1 - BANDAS DE RADAR Banda Q K X C S L UHF P Comprimento Onda (cm) 0,75 - 1,18 1,18 - 2,40 2,40 - 3,75 3,75 - 7,50 7,50 - 15 15,00 - 30 30,00 - 100 77,00 - 136 de Freqncia 40,0 - 26,5 26,5 - 12,5 12,5 - 8 8,0 - 4,0 4,0 - 2,0 2,0 - 1,0 1,0 - 0,3 0,2 - 0,4

O radar de visada lateral (RVL) situa-se na faixa de microondas do espectro eletromagntico, variando entre comprimentos de onda de 100 cm a 1mm, e freqncia de 0,3 a 50 GHZ. 9 - IMAGENS ORBITAIS Como imagem orbital, considera-se a aquisio de dados de sensoriamento remoto atravs de equipamentos sensores coletores bordo de satlites artificiais. Desde a dcada de 70, o IBGE vem utilizando imagens de satlite da srie LANDSAT. Estas imagens, uma vez corrigidas geometricamente dos efeitos de rotao e esfericidade da Terra, variaes de atitude, altitude e velocidade do satlite, constituem-se em valiosos instrumentos para a Cartografia, na representao das regies onde a topografia difcil e onde as condies de clima adversos no permitem fotografar por mtodos convencionais. No sistema de Sensoriamento Remoto do satlite LANDSAT, a produo de radiao que retorna ao sensor direcionada para vrios detectores, recebendo cada um deles, comprimento de ondas diferente, gerando 7 bandas distintas do espectro eletromagntico,

29

sendo este sensor conhecido como multiespectral. O que na fotografia area (visvel) e radar (microondas), possui uma pequena faixa espectral. Para que o sistema de coleta de dados funcione necessrio que sejam preenchidas algumas condies: a) Existncia de fonte de radiao. b) Propagao de radiao pela atmosfera. c) Incidncia de radiao sobre a superfcie terrestre. d) Ocorrncia de interao entre a radiao e os objetos da superfcie. e) Produo de radiao que retorna ao sensor aps propagar-se pela atmosfera. O Sol a principal fonte de energia eletromagntica disponvel para o Sensoriamento Remoto da superfcie terrestre. Quando observado como fonte de energia eletromagntica, o Sol pode ser considerado como uma esfera de gs aquecida pelas reaes nucleares ocorridas no seu interior. A superfcie aparente do Sol conhecida por fotosfera e sua energia irradiada a principal fonte de radiao eletromagntica no Sistema Solar. Esta energia radiante proveniente do Sol em direo Terra, chamada "Fluxo Radiante". 9.1 - SISTEMA LANDSAT O Sistema LANDSAT, originalmente denominado ERTS (Earth Resources Technology Satellite) foi desenvolvido com o objetivo de se obter uma ferramenta prtica no inventrio e no manejo dos recursos naturais da Terra. Planejou-se uma srie de 6 satlites, tendo-se lanado o primeiro em julho de 1975. SATLITE DATA DE PROBLEMAS LANAMENTO OPERACIONAIS Nov79/Fev82 Dez80/Mar83 Fev83(apenas TM) TRMINO OPERAO Jan 78 Jul 83 Set 83 DE

Landsat 1 Jul 72 Landsat 2 Jan 75 Landsat 3 Mar 78 Landsat 4 Jul 82 Landsat 5 Mar 84 Figura 2.17 - Satlites da srie LANDSAT

O quadro apresenta o perodo de vida til possudo pelos satlites, que embora tenham sido concebidos para terem uma vida mdia til de 2 anos, mantiveram-se em operao durante cerca de 5 anos.

30

Figura 2.18 - Configurao dos satlites da srie LANDSAT 9.1.1 - COMPONENTES DO SISTEMA LANDSAT O Sistema LANDSAT, como qualquer outro sistema de Sensoriamento Remoto, compe-se de duas partes principais: - Subsistema satlite:Tem a funo bsica de adquirir os dados. Como componentes bsicos, tem o satlite com o seu conjunto de sensores e sistemas de controle. - Subsistema estao terrestre: Tem a funo de processar os dados e torn-los utilizveis pelos usurios. composto por estaes de recepo, processamento e distribuio dos dados. As operaes de uma estao de recepo de dados so: Verificar os equipamentos antes da entrada do satlite no campo de visualizao da antena. Apontamento da antena na direo de conexo com o satlite. Rastreamento automtico. Registro dos dados em fita de alta densidade (HDDT). Verificao da qualidade dos dados gravados. Retorno da antena posio de descanso.

O laboratrio de processamento de imagens tem a funo de transformar os dados recebidos pelas estaes de recepo. As atividades executadas neste processamento so: calibrao radiomtrica e correo geomtrica baseada nos seguintes dados: Rotao e curvatura da Terra. Atitude do satlite Geometria dos instrumentos Projeo cartogrfica utilizada, etc.

Atravs de arquivo de pontos de controle obtidos no terreno ou oriundos de cartas topogrficas, pode-se melhorar a posio geomtrica das imagens. Os principais produtos resultantes do processamento de dados e disponibilizados para o usurio so fitas magnticas ou imagens fotogrficas e digitais. 9.1.2 - CARACTERSTICA DA RBITA A rbita do satlite LANDSAT repetitiva, quase circular, sol-sncrona e quase polar. A altitude dos satlites da srie 4 e 5 inferior dos primeiros, posicionado a 705 Km em relao a superfcie terrestre.no Equador. PARMETROS ORBITAIS Resoluo LANDSAT (MSS) 1, 2 e 3 80 m LANDSAT (TM) 4 e 5 30 m

31

Inclinao (graus) Perodo (minuto) Recobrimento da faixa Hora da Equador passagem pelo

99,114 103,267 185 x 185 Km 09:15 18 dias 251 revolues

98 98,20 185 x 185 Km 09:45 16 dias 233 revolues 2.760 Km 709

Ciclo de cobertura Durao do ciclo

Distncia entre passagens no 2.760 Km Equador Altitude (Km) 920

Figura 2.19 - Caractersticas da rbita do LANDSAT 9.1.3 - SISTEMAS SENSORES Os satlites LANDSAT 1 e 2 carregavam a bordo 2 sistemas sensores com a mesma resoluo espacial, mas com diferentes concepes de imageamento: o sistema RBV(Returm Beam Vidicon), com imageamento instantneo de toda a cena e o sistema MSS, com imageamento do terreno por varredura de linhas. Ambos os sistemas propunham-se a aquisio de dados multiespectrais, mas o desempenho do sistema MSS (Multi Spectral Scanner) fez com que o terceiro satlite da srie tivesse seu sistema RBV modificado, passando a operar em uma faixa do espectro ao invs de trs. Por outro lado, foi acrescentada uma faixa espectral ao sistema MSS, passando a operar na regio do infravermelho termal. A partir do LANDSAT 4, ao invs do sensor RBV, a carga til do satlite passou a contar com o sensor TM (Thematic Mapper) operando em 7 faixas espectrais. Esse sensor conceitualmente semelhante ao MSS pois um sistema de varredura de linhas. Entretanto, incorpora uma srie de aperfeioamentos, como resoluo espacial mais fina, melhor discriminao espectral entre objetos da superfcie terrestre, maior fidelidade geomtrica e melhor preciso radiomtrica. 9.1.4 - FORMAO DE IMAGENS Cada vez que o espelho imageador visa o terreno, a voltagem produzida por cada detector amostrada a cada 9,95 microssegundos para um detector, aproximadamente 3.300 amostras so tomadas ao longo de uma linha de varredura com 185,2 Km. As medidas individuais de radiao so arranjadas nas imagens, com dimenses de 30 x 30 metros. Esta rea chama-se elemento de imagem ou pixel, que corresponde menor unidade que forma uma imagem. A deteco de objetos no terreno depende da relao entre o tamanho do objeto e o seu brilho (valor de brilho). 32

Figura 2.20 Arranjo espacial de pixels e seus VB Uma imagem LANDSAT original, produzida na escala de 1:1.000.000. Esta imagem no se apresenta como um retngulo, pois durante o tempo em que os dados so tomados (25 segundos), a Terra gira um curto espao devido ao movimento de rotao, e as linhas de latitude e longitude fazem um certo ngulo com o topo e a base da imagem, originando ento uma imagem com a forma de um trapzio.

Figura 2.21 - Formato de uma imagem original medida que o satlite se desloca ao longo da rbita, o espelho de varredura oscila perpendicularmente direo deste deslocamento, proporcionando o imageamento contnuo do terreno. Entretanto, o movimento de rotao provoca um pequeno deslocamento do ponto inicial da varredura para oeste, a cada oscilao do espelho. Tais distores geomtricas so posteriormente corrigidas nas estaes terrestres, como j visto, onde tambm so criadas as referncias marginais das imagens e as informaes de rodap. 9.2 - SISTEMA SPOT

33

O sistema SPOT um programa espacial francs semelhante ao programa LANDSAT. O primeiro satlite da srie SPOT, lanado em fevereiro de 1986, levou a bordo 2 sensores de alta resoluo HRV ( High Resolution Visible) com possibilidade de apontamento perpendicular ao deslocamento do satlite. 9.2.1 - CARACTERSTICAS DA RBITA A altitude da rbita do SPOT de 832 Km. uma rbita polar, sncrona com o Sol, mantendo uma inclinao de 98,7 em relao ao plano do equador. A velocidade orbital sincronizada com o movimento de rotao da Terra, de forma que a mesma rea possa ser imageada a intervalos de 26 dias. 9.2.2 - O SENSOR HRV Os sensores HRV foram planejados para operar em dois modos: - O modo pancromtico (preto e branco) que corresponde a observao da cena numa ampla faixa do espectro eletromagntico, permitindo uma resoluo espacial de 10 x 10 metros (pixel). - O modo multiespectral (colorido), corresponde a observao da cena em 3 faixas estritas do espectro, com resoluo espacial de 20 x 20 metros (pixel). Uma das caractersticas mais importantes apresentadas pelo satlite SPOT, a utilizao de sensores com ngulos de visada varivel e programvel atravs de comandos da estao terrestre, graas ao sistema de visada " off-nadir " Atravs deste sistema, durante o perodo de 26 dias que separa 2 passagens sucessivas sobre uma mesma rea, esta poder ser observada de rbitas adjacentes em 7 diferentes passagens, se localizada no equador. Se a rea de interesse estiver localizada nas latitudes mdias (45), a possibilidade de aquisio de dados ser aumentada para 11 passagens. Outra importante possibilidade atravs da visada " off- nadir " a aquisio de pares estereoscpicos, proporcionada pelo imageamento de uma mesma rea segundo ngulos de visada opostos, obtendo-se assim, uma viso tridimensional do terreno.

Figura 2.22 - Aquisio de dados proporcionado pela visada "off-nadir" 9.2.3 - COMPONENTES DO SISTEMA SPOT O sistema consiste em um satlite para observaes da Terra, os instrumentos e a estao de rastreamento, recepo e processamento de dados.

34

Figura 2.23 - Componentes do Sistema SPOT 9.3 - APLICAES DAS IMAGENS ORBITAIS NA CARTOGRAFIA Como visto, o sensoriamento remoto propriamente dito seria o aproveitamento simultneo das vantagens especficas de cada faixa de comprimento de ondas do espectro eletromagntico. Os sensores, geralmente, podem ser imageadores e no imageadores, sendo os primeiros os que vm sendo mais estudados e aplicados no campo da Cartografia, especialmente a fotogrametria e a fotointerpretao. Os estudos no se restringem apenas poro visvel do espectro, indo at as pores infravermelho e das microondas (radar), com diversas aplicaes, principalmente na atualizao cartogrfica. As imagens podem ser reproduzidas em papel, transparncia (diapositivo), meio digital, etc., podendo ser em preto e branco, cores naturais, falsas cores e outras formas que permitem uma variao de estudos cartogrficos, ou ainda podero ser entregues sob a forma de fitas CCTS. 9 3.1 - NO MAPEAMENTO PLANIMTRICO O produto mais usual so imagens obtidas a partir da visada vertical georreferenciadas para a projeo cartogrfica desejada. A utilizao experimental de imagens LANDSAT-MSS no mapeamento planimtrico foi iniciada em convnio entre o INPE/DSG. Neste caso, a imagem na esc. 1:250.000 serve como fundo, sendo os temas lanados a seguir, manualmente. 9 3.2 - NO MAPEAMENTO PLANIALTIMTRICO Neste caso, os efeitos do relevo so levados em conta, por meio de um MNT (5) (Modelo Numrico de Terreno, composto por uma grade regularmente espaada com as cotas de cada ponto, seu uso permite a incluso de altitude de cada ponto no modelo de correo) obtido por meio de formao de pares estereoscpicos de imagens. 9.3.3 - NO MAPEAMENTO TEMTICO A utilizao de imagens orbitais no mapeamento temtico apresenta um grande potencial. Neste caso, a imagem deve ser inicialmente corrigida para a projeo cartogrfica desejada. A seguir, por meio de um sistema computacional para processamento de imagem, uma nova imagem gerada. Esta nova imagem tanto pode ser uma imagem classificada (onde os diversos temas so separados), ou o resultado de algortmo de combinaes entre as diferentes bandas espectrais, por exemplo, as composies coloridas geradas a partir de

35

imagem "razo entre bandas", muito teis em mapeamento geolgico. Finalmente, produz-se um documento cartogrfico com a imagem resultante. Vale ressaltar, para o fim temtico, que as imagens LANDSAT-TM apresentam vantagens com relao ao produto SPOT, devido ao maior nmero de bandas espectrais e maior potencial temtico. 9.3.4 - CARTA IMAGEM As Cartas-imagens so imagens de satlite no formato de folhas de carta. Neste tipo de produto as cenas de satlites so ligadas digitalmente para cobrir a rea requisitada, e subseccionadas em unidades de folhas de cartas. As unidades de folhas de carta so suplementadas por anotaes relativas s coordenadas e informaes auxiliares que so extradas de outros mapas ou cartas, para posteriormente serem reproduzidos numa escala mdia. As Cartas-imagem de satlite so derivadas de imagens dos satlites SPOT e LANDSAT corrigidas com alta preciso geomtrica e radiomtrica. Na Carta-imagem de satlite a imagem produzida em preto e branco a partir de nica banda espectral ou a cores a partir da utilizao de 3 bandas espectrais. A imagem realada por filtragens e mtodos estatsticos. A parte interna de uma carta-imagem de satlite normalmente no contm qualquer outro tipo de informao que no seja o prprio contedo da imagem. O referido produto tm suas aplicaes em diferentes reas de empreendimentos como por exemplo aplicaes florestais, Inventrio de Recursos Naturais, Planejamento e Gerenciamento do uso da terra, etc.. As vantagens apresentadas por este tipo de produto para a atualizao cartogrfica so evidentes, especialmente em reas onde as cartas tradicionais encontram-se desatualizadas ou inexistem. Cabe aos clientes a especificao da projeo da carta e do elipside de referncia a ser utilizado. Atravs de solicitao, podero ainda ser realizados processamentos suplementares visando realar as imagens, em benefcio de trabalhos de interpretao especializada, como geolgico ou de anlise da vegetao, por exemplo. As Cartas-imagens de satlite podem ser apresentadas em escalas padro, de acordo com as delimitaes da latitude/longitude ou X/Y.

Definies e Nomenclaturas:

RDA Rede de distribuio Area o RDC Rede de distribuio compacta o RDI Rede de distribuio isolada o RDA convencional Rede de distribuio em cabos ns RDS Rede de distribuio subterrnea
Gerao

Do Gerador da usina at a S/E de elevao Transmisso Da S/E de elevao at a S/E rebaixadora Distribuio Da S/E rebaixadora at o Consumidor
36

tenses mais utilizadas na distribuio em mdia tenso: A.T. 34,5 KV 23,1 KV 13,8 KV tenses mais utilizadas na distribuio em baixa tenso: B.T. 380 V/220 V p/ sistema 3 220 V / 127 V p/ sistema 3 254 V /127 V p/ sistema 1 240 V / 120 V p/ sistema 1

Ramal Alimentador:

Traado da linha ou circuito, geralmente em A.T., no qual se trafegar a alimentao dos circuitos de distribuio de energia dos consumidores.
Ramal Alimentador expresso ou exclusivo:

o alimentador para atendimento consumidores exclusivos e/ou pequenas localidades e sem derivao ao longo de seu trajeto. Ramal: a linha que deriva de um alimentador, geralmente com pequenos trajetos, que atender os transformadores dos circuitos de alimentao dos consumidores.
Circuito:

o conjunto de postes e estruturas que fazem parte de um nico transformador que atende aos consumidores de B.T.
Transformadores:

Equipamentos instalados nas redes de distribuio que fazem a elevao ou rebaixamento da tenso de trabalho, adequando-a s necessidades da carga consumidora. Tipos Transformadores convencionais Transformadores auto protegidos ( A proteo do equipa- mento se encontra dentro do compartimento de leo do mesmo ).
Equipamentos de proteo:

So equipamentos instalados na rede com a funo principal de proteger algum equipamento ou carga.
37

Exemplos: *Chaves fusvel *Para raios A.T. e B.T.


Equipamentos de regulao:

*Chaves Seccionalizadoras *Religadores

So equipamentos instalados na rede com funo de adequar as tenses nos circuitos. Exemplos: *Transformadores * Banco regulador de tenso * Banco de capacitores
Postes

Tipos: C.C./D.T./Madeira

Locao fsica e instalao de postes:

A locao dos postes feita em relao largura do passeio conforme se segue, tendo com referncia o meio-fio das ruas. Passeios < 2,50 m 0,35 m do meio-fio Passeios 2,50 m 0,50 m do meio-fio *Caso o raio do poste for maior que a distncia indicada acima o poste ser instalado rente ao meio fio.
Engastamento de postes:

Dimetro do furo = dimetro da base + 0,30 m Profundidade do furo = comprimento do poste + 0,60 m 10 Profundidade mnima = 1,60m
Roteiro para elaborao de projetos de RDU:

Dados preliminares *mapas, plantas, cargas etc. Levantamento de cargas e demandas *consumidores primrios
38

*consumidores secundrios *estimativa de crescimento *demanda atuais existentes *projetos futuros Locao de postes *observar espaamento dos postes *segurana *nvel de iluminao pblica adequada via *esttica etc. Dimensionamento eltrico *definio da configurao, carregamento e bitolas dos condutores primrios e secundrios. *tipo de I.P. *localizao dos trafos, proteo e seccionamento da rede primria. Dimensionamento mecnico *dimensionamento dos postes e tipos de estruturas Relao de materiais Apresentao do projeto

39

CAPTULO I DADOS PRELIMINARES DE PROJETO 1. Dados Preliminares: Mapas do loteamento com amarrao da rede j existente para alimentao. Consumidores principais a serem atendidos e forma do atendimento. Levantamento de cargas e determinao de demandas *determinao de demanda dos consumidores j ligados *estimativa de demanda de novos consumidores *estimativa de crescimento da carga 1.1 ) - Consumidores ligados: Conceitos bsicos: Carga instalada: a soma da potncia nominal das cargas instaladas em um sistema. Demanda: a mdia das potncias eltricas instantneas solicitadas por uma unidade consumidora, durante um perodo especificado. Demanda mxima: a maior das demandas verificadas em um determinado perodo de tempo. Demanda mdia: a relao entre a energia consumida em um determinado perodo de tempo e o nmero de horas do perodo. Demanda diversificada (Demanda do projeto): Demanda resultante da carga de um grupo de consumidores ligados em um circuito. definida com base ria probabilidade de utilizao simultnea das cargas. Fator de carga (Fc): Razo entre a demanda mdia e a demanda mxima da unidade consumidora, ocorridas no mesmo intervalo de tempo especificado. O Fc caracteriza como est sendo distribuda a potncia requerida pela unidade consumidora ao longo de um tempo pr-definido. Fc = Dmd Dmax O fator de carga anual de subestaes de distribuio deve ser o mais elevado possvel, considerando- se 65% como sendo um patamar mnimo desejvel.
40

Fator de Potncia (Fp): Razo entre a energia eltrica ativa e a raiz quadrada da soma dos quadrados das energias eltricas ativas e reativas, consumidas num mesmo perodo especificado.

FC = cos =

kW . (kw2 + kVAr)

Para o fator de potncia dirio de aumentadores, considerase 92% (indutivo), como sendo um patamar mnimo desejvel. Observao: Fatores de carga superiores a 95% podem sinalizar um estado de utilizao intensiva do sistema eltrico, com eventual reduo da capacidade de oferta de energia ao mercado. Fator de Demanda (Fd): Relao entre a demanda mxima verificada em um perodo e a carga. Fator de Diversidade (Fdv): Relao entre a soma das demandas mximas verificada de cada consumidor e demanda mxima do conjunto de consumidores. O clculo da demanda de consumidores ligados poder ser feito de diversas formas. Abaixo veremos algumas destas formas e sua maneira de apurar os dados para o clculo. 1.1.1) Estimativa a partir dos dados da conta de energia do consumidor: A partir dos dados de consumo extrado dos dados da conta de energia do consumidor poder ser calculado conforme a frmula abaixo: D= C 730 x Fc x Fp .

D = Demanda mxima em KVA C = Maior consumo nos ltimos 3 meses 730 = Nmero de horas do ms Fc = Fator de carga Tabela 1 Fp = Fator de potncia da carga ( a ttulo de exerccios ser utilizados os valores que se segue: 0,85 para indstria 0,95 para demais
41

1.1.2) - Estimativa a partir da carga ligada D= CL x Fd Fp .

D = Demanda CL = Carga ligada Fd = Fator de demanda em funo do Ramo de atividade. Tabela 1 Fp = Fator de potncia da carga 1.1.3) - Estimativa a partir da corrente nominal do dispositivo de proteo do consumidor. D= 0,6 x 3 x Vo x I x 10-3 (KVA) Vo = Tenso de atendimento I = Corrente do dispositivo de proteo 1.2) - INDICADORES DE QUALIDADE DA EMPRESA: DEC Durao Equivalente de Interrupo por Unidade Consumidora; FEC Freqncia Equivalente de Interrupo por Unidade Consumidora; DIC Durao de interrupo por unidade consumidora; FIC Freqncia de Interrupo por Unidade Consumidora; DMIC Durao Mxima de Interrupo Continua por Unidade Consumidora; 1.2.1) - DEC: definido por um intervalo de tempo que, em mdia, cada consumidor de um determinado conjunto ficou privado da entrega de Energia Eltrica, em um perodo considerado. Equao:

DEC = 1 Cs

n (CAi x Ti) i-n

Cs = Conjunto Total de Consumidores da Avaliao;


42

CAi = Consumidores Submetidos a desligamentos no Intervalo Ti Ti = Perodo de durao da interrupo ( h) n = Nmero de interrupes consideradas Perodo de Apurao = mensal e anual

1.2.1) -

1.2.1.1) Definio: Definido como sendo o nmero de vezes que, em mdia, cada consumidor de um determinado conjunto ficou privado, durante mais de trs minutos da entrega de energia eltrica, em um perodo considerado. Equao:

FEC: FEC SUSTENTADO

FEC = 1 Cs

n CAi i-n

Cs = Conjunto Total de Consumidores da Avaliao; CAi = Consumidores Submetidos a desligamentos no Intervalo Ti n = Nmero de interrupes sustentadas Perodo de Apurao = mensal e anual

1.2.1.2) -

FECm: FEC

MOMENTNEO

Definio: Definido como sendo o nmero de vezes que, em mdia, cada consumidor de um determinado conjunto ficou privado, durante 3 ciclos at 3 minutos, da entrega de energia eltrica, em um perodo considerado.

CAPITULO II LOCAO DE POSTES EM RDU


2)

- Locao de postes:

A locao de postes deve levar em conta os seguintes critrios:


43

o Evitar desmates de rvores o Evitar paralelismo com outras redes o Locar postes, sempre que possvel, na divisa dos Lotes o Evitar praas, jardins, igrejas, templos o Observar o lado oeste do arruamento (posio do sol) o Verificar arrancamentos na rede devido ao perfil do terreno o Verificar tubulaes subterrneas de gua esgoto, rede telefnica, galerias pluviais, etc. *Passeios com canto redondo raio > 0,50 m utiliza-se o rodo ou flying_tap conforme desenho abaixo:

Flying-Tap

Rodo

*Passeios com cantos < 0,50 m raio poste de esquina

44

*A posteao pode ser *unilateral *bilateral alternado *bilateral frente frente O que determina o tipo de arranjo da posteao ser a largura da avenida, tipo da via (acesso principal, central, secundrio) e tipo de localidades Tabela 13 em anexo. Vo Os vos entre os postes variam de 30 a 45 m dependendo do tipo de iluminao e largura das vias. Para reas perifricas o vo poder ser no mximo 80 prevendo uma futura intercalao de postes.

45

CAPTULO III DIMENSIONAMENTO ELTRICO - Dimensionamento Eltrico: Rede Secundria As redes secundrias podem ser alimentadas por trafos 3 e 1 *3 220/127 V ou 380/220 V *1 120/240 V ou 127/254 V Limites favorveis de tenso na B.T. em % com relao tenso nominal *mximo 104% *mnimo 92% Limites tolerveis de tenso na B.T. em % com relao tenso nominal *mximo 104% *mnimo 86,7%

3)

46

CAPTULO IV CLCULO DE QUEDA DE TENSO - Clculo de queda se tenso:


4)

Para clculo a mxima queda de tenso admissvel 5%. Clculo de V em circuitos em anel fechado no necessrio que as V no ponto escolhido para abertura sejam iguais, bastando que ambos sejam inferiores ao mximo admissvel. Formulrio de Clculo de Queda de Tenso ( em anexo)

Tipo de condutores e bitolas utilizados *Redes areas em cabos nus so utilizados cabos com as seguintes bitolas: # 2AWG , 1/0 AWG, 4/0 AWG, 336,4 MCM *Redes protegidas so utilizados cabos multiplexados com as seguintes nomenclaturas: _________________ n de fases condutor x 1 x _________________ + _________________ n cond. Bitola do condutor Bitola do Sustentao. Fase Neutro

EX: 3x1x70+70mm2 condutor multiplexado com 3 condutores fase de alumnio de 70mm2 e condutor de alumnio neutro de 70 mm2 Cabos mais utilizados: * Sistema 3 3x1x 35+70 mm 3x1x 70+70 mm 3x1x 120+70 mm * Sistema 1 2x1x 35+70 mm 2x1x 70+70 mm Tabela de coeficientes de queda de tenso por tipo de condutor
47

3 para Vs = 220/127 V Cabo 3x1x 35+70 3x1x 70+70 3x1x 120+70 = 1,0 0,2305 0,1181 0,0706 = 0,9 0,2165 0,1151 0,0710 = 0,8 0,1968 0,1066 0,0676

3 para Vs = 380/220 V 3x1x 3x1x 3x1x 3x1x Cabo 35+35 50+50 70+70 120+70 = 1,0 0,0771 0,0570 0,0394 0,0226 = 0,85 0,0673 0,0510 0,0366 0,0229

1 para Vs = 240/120 V Cabo 2x1x 35+70 2x1x 70+70 = 1,0 0,3879 0,1987 = 0,90 0,3629 0,1923 = 0,80 0,3293 0,1774

O dimensionamento da rede secundria deve ser projetado, em princpio, de tal maneira a no serem necessrias trocas de condutores, mas, somente rediviso de circuitos, para atendimento ao crescimento esperado da carga. Executando-se os casos de instalao de transformadores, quando a bitola do novo troco do transformador for inferior quela recomendada. *Tipos de circuitos Tipo Duplo Anel Tipo Anel Simples Tipo H

48

Tipo U

Radial Simples

Exclusivo

4.1) Dimensionamento de transformadores: O dimensionamento do transformadores feito em funo da carga inicial a ser ligada e o % (percentual) de carregamento inicial do trafo em relao ao crescimento de cargo projetado. *Para transformadores 3 0 2,5 5 7,5 2,4 5 7,5 10 80% 75% 70% 68% 10 - 12,5 12,5 - 15,0 65% 62%

*Para transformadores 1 0 - 2,5 2,5 - 5,0 5,0 - 7,5 85% 73% 68% 7,5 - 10 10 - 12,5 12,5 - 15 64% 59% 55%

Os transformadores devem ser instalados o mais prximo possvel do centro de cargas do respectivo circuito secundrio e tambm prximo as cargas concentradas, principalmente quelas causadoras de Flicker na rede (Ex.: raio-x, forno arco voltaico, mquinas de soldas, motores de grandes capacitores). Deve ser dado ateno :

Motores superiores a 2CV e ligados em tenso fase-neutro.


49

Mquina de solda e transformadores ligados em tenso faseneutro. Motores monofsicos superiores a 5 CV e 3 superiores a 30 CV. Mquina de solda tipo motor gerador com potncia superior a 50 CV, transporte corrente superior a 15 KVA, e transformador com ponte retificadora superior a 30 KVA. No se deve instalar transformadores nos postes localizados em esquinas e pontos sobre grandes esforos mecnicos. Para proteo contra sobre tenso devero ser projetados praraios de A.T. e B.T.

50

CAPTULO V - CONFIGURAO BSICA DE ALIMENTADORES 5) Configurao bsico, trajeto e faseamento da alta tenso. 5.1) Configurao bsica: O alimentador deve ser radial, constitudo de um tranco principal, que partindo da S/E de distribuio, alimenta os diversos ramais. 5.2) Trajeto: Para a escolha do trajeto de um alimentador, devero ser observados os seguintes aspectos: O tranco do alimentador deve passar o mais prximo possvel do centro de carga. As avenidas ou ruas escolhidas para o trajeto devem estar bem definidas; Os ramais derivados do tranco do alimentador, devem ser projetados de tal maneira que sejam o menos carregados e extensos possvel; evitando voltas desnecessrias nos quarteires. Evitar, sempre que possvel, ruas e avenidas de trfego intenso. Evitar, sempre que possvel, circuitos duplos. Deve ser prevista interligaes, entre alimentadores diferentes, para xxx operativos do sistema.

VO Distncia em metros 4 10 16 22 28 34 2x1x35+35 130 130 130 130 130 134

CABO MULTIPLEXADO XLPE 0,6 / 1,0 KV 2x1x70+70 302 311 326 342 359 375 3x1x35+70 154 154 154 154 154 159 3x1x70+70 413 420 430 443 457 457 3x1x120+70 619 624 632 642 653 653 51

40

141

391

164

485

678

52

46

147

406

169

498

690

53

52

152

419

174

510

702

54

58

156

432

179

522

713

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

72

73

74

75

76

Potrebbero piacerti anche