Sei sulla pagina 1di 8

FACULDADE TECNOLGICA OPET

A ESTRATGIA DE MARCA REFLETIDA NA FIDELIZAO COM CONSUMIDORES

CURITIBA 2011

EVERTON LUCAS RAGANHAN

A ESTRATGIA DE MARCA REFLETIDA NA FIDELIZAO COM CONSUMIDORES

Ar t i g o a pr es e nt a do c om o par te das Com pe t nc i as da m atr ia F u nd am en tos da G es t o d o C ur s o T ec n l o go em G es t o de N e gc i os ( T G N 1 1 2B ) do C e ntr o T ec no l g ic o O p et . Pr of : A lc eu Cr u z

CURITIBA 2011

RESUMO

Este artigo aborda o assunto da estratgia e gerenciamento de marca sob a tica de Marketing com o objetivo de fundamentar os resultados para fidelizao de consumidores e desenvolvimento da empresa, como resultado final o sucesso empresarial.

Porm, muito mais do que levantar a pauta de teorias tradicionais e j conhecidas da Administrao de empresas, o artigo presente traz a afirmao que o Marketing e suas variveis alinhadas s novas tecnologias e canais disponveis com a revoluo e comportamento dos clientes na ltima dcada, mais do nunca a rea mais importante de uma empresa, rea esta que ser responsvel pelo desenvolvimento da imagem corporativa junto ao pblico consumidor, responsvel pela maturao da identidade do produto e/ou servio e da construo da otimizao junto ao pblico atravs de comentrios e sugestes do seu bem maior.

Porm de que maneira tudo isso pode ser direcionado em um momento de transformao constante em um mundo globalizado? Com uma velocidade de transformao que capaz de mudar em de 10 anos, o que levou 100 anos para chegar ao seu estado atual. Com informaes em volume cada vez maiores? Com comportamentos e tendncias cada vez mais imprevisveis?

Palavras-chave: Marketing. Tendncia. Marca. Consumidor.

INTRODUO

A velocidade em que as mudanas ocorrem atualmente pode de forma muito simples e imprevisvel levar empresas hoje estveis e slidas, a no serem to bem vistas e avaliadas por consumidores amanh, como foi at ontem.

Da mesma forma que o comportamento e tendncia de consumidores evoluem, o Marketing deve direcionar seus esforos para acompanhar esta metamorfose e adaptar-se aos novos meios e canais, para atingir o resultado esperado das organizaes. Cada dia mais os profissionais de Marketing tm buscado formas inovadoras de obterem melhores resultados com a variedade de ferramentas que o mercado proporciona. Porm, com o acesso fcil informao em um mundo j globalizado, o mundo corporativo cada vez mais homogneo tem conhecimento das estratgias que faro com que seu produto e/ou servio para que se destaque entre os seus concorrentes. Estabelecem-se aqui as oportunidades que faro o grande diferencial para o sucesso esperado.

Mas preciso ser uma grande corporao mundial para ter resultados significantes e a ateno do consumidor nos tempos de hoje? Ou pequenas empresas com empreendedores visionrios que se sintonizam na mesma frequncia do pblico podem conseguir resultados tanto quanto iguais?

A resposta para ambas SIM! Tendo conhecimento da estratgia de Marca com o Marketing e devidos cuidados, possvel se destacar em um mundo com inmeras opes de informaes, cores, formas e sensaes, independente da magnitude de uma corporao.

1. Marcas: Como as pequenas e mdias empresas devem criar e gerenciar uma marca vendedora.

Uma empresa de sucesso que deseja ser um grande diferencial atualmente, antes de dedicar seu tempo para planejamentos estratgicos e de expanso, deve focar-se na sua identidade junto marca. Detalhe importantssimo que ser um conjunto de informaes que a empresa apresentar ao consumidor, seja atravs da logomarca e do slogan.

Ter uma marca meio caminho andado para criar a necessidade emocional no consumidor de ter o produto e/ou servio que est sendo apresentado. No processo de criao de marca, devem ser observadas etapas muito importantes que so: Identidade (que levar o cliente a reconhecer a necessidade de consumi-lo); Nome (o que ser lido e registrado na mente do consumidor e que ser lembrado por ele); Desenho (a forma que a empresa se apresenta de maneira visual e isso engloba cores e tipografia); Proteo Legal (a integridade e legalidade de um nome que criar a identidade do produto e/ou servio com o consumidor); Comunicao (os canais que sero usados para a divulgao e prospeco do produto e/ou servio); Reputao (a criao do senso de confiana entre o produto/servio com o consumidor e suas expectativas atendidas) & Gerenciamento (que a etapa da administrao da marca j criada e em atividade no mercado global).

Obviamente que no apenas a marca ser responsvel pelo sucesso do produto e/ou servio que ser apresentado ao consumidor. Benefcios, diferenciais, superao de expectativas e novas sensaes so fatores muito considerados atualmente, alm de qualidade e bom atendimento, estes dois ltimos quase que obrigatrios nos dias de hoje pela padronizao que a concorrncia cria de forma a buscar clientes para a lucratividade das empresas.

2. Marketing X Inovao & Estratgia como diferencial

Marketing definido por KOTLER como o processo social e gerencial pelo qual indivduos e grupos obtm o que necessitam e desejam atravs da criao, oferta e troca de produtos de valor com outros. Definio simples que tem como base os conceitos como: necessidade, desejos e demandas; produtos, valor, custo e satisfao; trocas e transaes; relacionamentos e redes; mercados; e empresas e consumidores potenciais.

Ter inovao e inveno em novos produtos e seus ciclos so fundamentais em Marketing para uma estratgia de marcas como um diferencial entre a concorrncia.

Possuir um produto igual ou equivalente aos demais para um consumidor cada vez mais informado e atualizado com as novidades do mundo globalizado, com certeza no far com que uma empresa tenha sucesso de vendas. A inovao um processo importante para que o consumidor seja atrado e tenha a necessidade imperativa de consumo do produto e/ou servio. IRIGARAY defende que apesar da inovao significar risco, no podemos deixar de levar em considerao que ela tambm foco de grandes oportunidades de ruptura na obteno de novas receitas. Devidamente explorada, a inovao obrigatria para que o que apresentado ao consumidor mantenha sendo consumido.

Agregar valor ao produto/servio um grande diferencial e desafio das marcas no sculo XXI. O Marketing e suas mudanas constantes apontam tendncias importantes para esta diferenciao junto ao consumidor como: relacionamento com o cliente & transparncia na comunicao com clientes externos, internos, fornecedores e acionistas; entre outras. Estas duas tendncias citadas quando bem desenvolvidas na empresa, podem oferecer ao consumidor a oportunidade de customizao do produto e oferta, bem como o monitoramento do comportamento do pblico-alvo. BEE afirma que as necessidades mnimas so a parte bvia ou, pelo menos, deveriam ser, quando se trata de superar as expectativas dos consumidores quando o mnimo justamente o produto/servio em si. Atender as necessidades o bsico, o que vir juntamente como um plus com o produto e/ou servio que ser o grande diferencial. Este sim ser o grande desafio das empresas na estratgia das marcas no sculo que vivemos.

CONSIDERAES FINAIS

A estratgia de fidelizao uma ferramenta de Marketing muito potente dentro de uma organizao, que visa buscar melhor desempenho e competitividade no mercado. Cristina Campos afirma que a grande questo da estratgia de fidelizao, estar no momento em que a empresa antecede-se aos fatos ou a qualquer tendncia de mercado, visionada de forma ampla, atendendo de forma especfica s diferenciaes de cada cliente, tornando-os valiosos e fiis. Esta com certeza a linha de raciocnio e trabalho que os profissionais de Marketing devam adotar para o trabalho de desenvolvimento de marcas e seus diferenciais. O ciclo de desenvolvimento e reinveno da marca devem ser constantes para que tenham consumidores cada vez mais realizados e com superao de expectativas atingidas, desta maneira sero fiis e lucrativos em longo prazo para as empresas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BEE, Roland & Frances. Fidelizar o Cliente. So Paulo: Nobel, 2000, 71 p.

CAMPOS, Cristina. Estratgia de Fidelizao: Uma Viso Mercadolgica Comentada. Disponvel em: http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/marketing-epropaganda/estrategia-de-fidelizacao:-uma-visao-mercadologica-comentada-225/artigo/ em 03 out. 2011

IRIGARAY, Hlio Arthur; VIANNA, Alexandre; NASSER, Jos Eduardo; LIMA, Luiz Paulo Moreira. Gesto e Desenvolvimento de Produtos e Marcas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004, 152 p.

KOTLER, Philip. Administrao de Marketing: Anlise, Planejamento, Implementao e Controle. So Paulo: Atlas, 2008, 726 p.

MARTINS, Jos Roberto. Grandes Marcas, grandes negcios: Como as pequenas e mdias empresas devem criar e gerenciar uma marca vendedora. GlobalBrands, 2005, 149 p.

Potrebbero piacerti anche