Sei sulla pagina 1di 34

BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Tutorial de Pesquisa Bibliográfica: Informações baseada no Tutorial da BVS Lilia

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica:

Informações baseada no Tutorial da BVS Lilia Maria Bitar Neves lilia@ufpr.br

Busca Bibliográfica

Busca Bibliográfica É o levantamento de um determinado tema, processado em bases de dados nacionais e

É o levantamento de um determinado tema, processado em bases de dados nacionais e internacionais que contém artigos de revistas, livros, teses e documentos. Como resultado obtém-se uma lista com as referências e resumos dos documentos que foram localizados nas bases de dados. As bases mais conhecidas da área da saúde são:

– Nacionais:Lilacs (Acesso livre)

– Internacionais: Medline (Acesso livre); Web of Science (Bse multidisciplinar. Acesso via portal da CAPES); Scopus. (Base Multidisciplinar. Acesso via portal

da CAPES);

Como começar uma pesquisa bibliográfica

Como começar uma pesquisa bibliográfica Para começar uma pesquisa bibliográfica é necessário elaborar a Pergunta de

Para começar uma pesquisa bibliográfica é necessário elaborar a Pergunta de Pesquisa ou estruturar o que você deseja pesquisar, uma das formas de se estruturar uma busca bibliográfica é utilizando o modelo PICO.

PICO é um modelo recomendado para simplificar a construção da pergunta de pesquisa e facilitar o processo de pesquisa. No modelo PICO a pergunta aplicada a uma situação prática deve ser estruturada em 4 elementos:

P – Problema ou Paciente / Grupo de Pacientes / População

QUAL é o problema? Sobre QUEM é o problema? Descrever o problema e o paciente ou o grupo de pacientes semelhantes, incluindo suas características (gênero, faixa etária, raça, histórico da doença ou do problema etc.). I – Intervenção Qual é a intervenção pretendida para o paciente ou grupo de pacientes? Por exemplo, exercício físico, prescrição de um tratamento medicamentoso, indicação de cirurgia, psicoterapia, programa educativo, aconselhamento, etc.

C – Comparação, Controle

Qual seria o procedimento caso não fosse realizada a intervenção proposta? Nada seria feito ou seria adotada uma intervenção padrão? A comparação ou controle pode ser uma intervenção padrão ou alternativa que comparamos com a intervenção proposta. Com este item buscamos a evidência de que a intervenção proposta produz melhor ou pior resultado do que a não intervenção, a intervenção padrão ou alternativa.

O – Outcomes - resultados

Quais são os efeitos/resultados esperados da intervenção proposta, ou não fazer nada. Queremos saber quais efeitos a intervenção proposta produz em relação à comparação. Nem sempre você terá todos os elementos necessários para construir o PICO, por exemplo, se não houver uma Intervenção proposta, mesmo assim, será possível identificar o Problema com suas características e o Desfecho, ou seja, ainda assim podemos sistematizar a pesquisa levando em consideração esses importantes itens.

Continuação

Nem sempre você terá todos os elementos necessários para construir o PICO, por exemplo, se não houver uma Intervenção proposta, mesmo assim, será possível identificar o Problema com suas características e o Desfecho. Ou seja, ainda assim podemos sistematizar a pesquisa levando em consideração esses importantes ítens. Observe que a idéia aqui não é desenvolver uma pesquisa (investigação acadêmica) ou testar procedimentos e práticas e sim, desenvolver uma pesquisa sistemática do que já existe publicado para tomada de decisão no âmbito da saúde levando em consideração o conhecimento científico disponível. A construção da sua pergunta pode ser baseada no seu universo de atuação, com uma demanda ou um problema que você mesmo teve e ficou em dúvida de como pesquisar na literatura científica.

Exemplo; “Em uma mulher branca, com 68 anos de idade, com hipertensão (pressão arterial elevada) essencial (comum), sem doenças coexistentes e sem história médica pregressa significativa, os benefícios de continuar a terapia com hidroclorotiazida (basicamente, risco reduzido de acidente vascular cerebral) superam a inconveniência?

Operadores booleanos

Operadores booleanos • Operadores booleanos Os operadores booleanos determinam a relação entre dois ou mais elementos

• Operadores booleanos Os operadores booleanos determinam a relação entre dois ou mais elementos em uma busca.

• AND Com o operador AND, todos os elementos da busca deverão ocorrer nos registros. Exemplo: A busca “hipertensão AND eclampsia” recuperará registros que possuem necessariamente os dois termos.

• OR Uma busca feita com o operador OR recuperará qualquer um dos elementos citados na busca. Exemplo: A busca “hipertensão OR eclampsia” recuperará todos os registros que possuem um dos termos, não importando se estão no mesmo registro ou não.

• AND NOT Este operador exclui da busca um ou mais elementos. Exemplo: A busca “hipertensão AND NOR eclampsia” recuperará registros com o termo hipertensão sozinho, mas descartará os registros que possuem os dois termos juntos.

Outros recursos utilizados na estratégia de busca

Outros recursos utilizados na estratégia de busca • Parênteses Se você utilizar mais de um operador

• Parênteses Se você utilizar mais de um operador booleano, talvez precise usar parênteses para delimitar a ação de cada operador. Exemplo: para recuperar registros sobre hipertensão relacionados com eclampsia ou pré-eclampsia, devemos usar a expressão Hipertensão and (eclampsia or pré-eclampsia) Se não usássemos os parênteses, o sistema recuperaria registros sobre hipertensão e eclampsia + registros sobre pré-eclampsia.

• Truncagem O cifrão ($) trunca o final de uma palavra. Isso é útil para buscar por radicais de palavras. Exemplo: homeopat$ inclui homeopatia, homeopático, homeopata etc.

Tipos de documentos indexados nas bases

• Anais

• Monografias

• Teses

• Artigos de periódicos

– Artigo de revisão

– Meta- análise

– Ensaios clínicos

– Estudo de acurácia

– Estudo de Cooter

– Revisão sistemática

– Relatos de caso

– Ensaios clínicos – Estudo de acurácia – Estudo de Cooter – Revisão sistemática – Relatos

Revisão sistemática

Revisão sistemática • A revisão sistemática é um tipo de estudo secundário que facilita a elaboração

• A revisão sistemática é um tipo de estudo secundário que facilita a elaboração de diretrizes clínicas, sendo extremamente útil para os tomadores de decisão na área de saúde.

• A revisão sistemática não deve ser confundida com as revisões narrativas que são estudos qualitativos, em sua maioria descreve a história ou o desenvolvimento de um problema.

Revisão sistemática

As revisões sistemáticas são estudos:

sistemática As revisões sistemáticas são estudos: – Secundários – Quantitativos; – Procuram responder

– Secundários

– Quantitativos;

– Procuram responder perguntas especificas formuladas mediante metodologia própria;

– Retrospectivos reunindo grande quantidade de resultados de pesquisa clinicas, como ensaios clínicos, estudo de acurácia e estudos de coortes;

– Explica as diferenças dos estudos primários que investigam a mesma questão em sua maioria utilizando a meta-análise

Meta- análise

Meta- análise

Meta- análise Meta- análise – É o método estatístico aplicado à revisão sistemática que integra os

– É o método estatístico aplicado à revisão sistemática que integra os resultados de dois ou mais estudos primários. O termo meta-análise é comumente usado para se referir às revisões sistemáticas com meta- análise

Ensaios clínicos

Ensaios clínicos

Ensaios clínicos Ensaios clínicos – Trabalho que relata um estudo clínico pré-planejado da segurança , eficácia

– Trabalho que relata um estudo clínico pré-planejado da segurança, eficácia ou esquema de dosagem ideal de uma ou mais drogas, procedimentos ou técnicas diagnósticas, terapêuticas ou profiláticas, em humanos selecionados de acordo com critérios pré-determinados de elegibilidade e observados para evidências pré-definidas de efeitos favoráveis ou desfavoráveis.

Ensaio clinico randomizado

Ensaio clinico randomizado Ensaio clinico randomizado ( Randomized Controlled Trial) Trabalho que consiste em ensaio

Ensaio clinico randomizado (Randomized Controlled Trial) Trabalho que consiste em ensaio clínico que envolve pelo menos um tratamento teste e um tratamento controle, de início e seguimento simultâneos dos grupos teste e controle, e nos quais os tratamentos a serem administrados são selecionados por processo aleatório,

como o uso de uma tabela de números aleatórios.

Estudo de acurácia

Estudo de acurácia

Estudo de acurácia Estudo de acurácia - Destinam-se a dimensionar a quantidade de informação a ser

- Destinam-se a dimensionar a quantidade de informação a ser fornecida por

um dado exame, teste, prova ou característica.

- Precisão (reprodutibilidade) Validade (exatidão, certeza).

- Refere-se à concordância de resultados, na medida em que o exame, teste,

prova ou característica clínica se repete, em condições idênticas ou bastante

aproximadas

Estudo de Cooter

Estudo de Cooter

Estudo de Cooter Estudo de Cooter – São estudos observacionais onde os indivíduos são classificados (ou

– São estudos observacionais onde os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo os status de exposição, sendo seguidos para avaliar a incidência de doença.

– São estudos que não têm condições de definir plenamente causalidade, mas permitem gerações de hipóteses e reunião de evidências sobre a associação entre o fator de exposição e o evento (doença em estudo).

Busca Bibliográfica

Processo de Busca BIREME

Busca Bibliográfica Processo de Busca BIREME 15

PORTAL DA BVS

PORTAL DA BVS Tipos de Pesquisa Pesquisa por base de dados Bases Especializadas 16
Tipos de Pesquisa Pesquisa por base de dados Bases Especializadas
Tipos de
Pesquisa
Pesquisa
por base
de dados
Bases
Especializadas

Busca integrada

.

Busca integrada . 17 Neste método a pesquisa é realizada em todas as bases disponibilizadas pela
Busca integrada . 17 Neste método a pesquisa é realizada em todas as bases disponibilizadas pela

17

Neste método a pesquisa é realizada em todas as bases disponibilizadas pela BVS, o resultado é apresentado em uma única lista, contendo uma área de clusters que permite o refinamento da Pesquisa. Para iniciar a busca clique na opção “integrado” e digite o termo que deseja pesquisar de preferência em inglês.

Resultado: Busca integrada

Resultado: Busca integrada AREA DE REFINAMENTO Para refinar sua pesquisa clique em um dos tópicos listados
AREA DE REFINAMENTO
AREA DE
REFINAMENTO

Para refinar sua pesquisa clique em um dos tópicos listados na coluna à esquerda

18

Resultado: Busca integrada

Resultado: Busca integrada 19
Resultado: Busca integrada 19
Pesquisa em base específica 20

Pesquisa em base específica

Busca em base específica - Medline Seleção do Formulário

Busca em base específica - Medline Seleção do Formulário • Os formulários são iguais tanto para

• Os formulários são iguais tanto para a base Lilacs como Medline.

• Formulário Livre: Neste método, a busca é feita no conteúdo dos títulos, resumos, autores e descritores de assunto.Digita-se a expressão de busca na caixa de texto e clica-se em pesquisar, no caso de mais de um termo não é necessário usar a expressão “AND” não é o caso das outras expressões como “or”.

• Formulário Básico/Avançado:

O formulário avançado é semelhante ao formulário básico, a única diferença é que o formulário avançado oferece alguns campos adicionais. Por exemplo, na LILACS, o formulário básico possui

13 campos. O avançado possui 20. O formulário avançado oferece três linhas de campos. Assim, pode-se usar até três diferentes campos de pesquisa (por exemplo:

autor, título e descritor de assunto, como também usar 3 assuntos que você deseja combinar). Os campos são relacionados com os operadores AND/OR/AND NOT. Cada linha disponibiliza um índice, que serve como instrumento de navegação nos elementos disponíveis em cada tipo de campo. Para acessar o índice, primeiramente escolha o campo desejado e depois clique em índice.

• Recomendamos o formulário básico para as pessoas que estão iniciando o processo de busca bibliográfica.

Busca em base específica - Medline

Busca em base específica - Medline 22
Busca em base específica - Medline 22

Busca em base específica - Medline

Seleção do formulário

Busca em base específica - Medline Seleção do formulário Clique sobre o Formulário básico 23
Clique sobre o Formulário básico
Clique sobre o
Formulário
básico

Busca em base específica - Medline

Formulário básico

Busca em base específica - Medline Formulário básico 1 2 3 2 1 3 1= Período
1 2 3 2 1 3
1
2
3
2
1
3

1= Período da base 1997-2008, clique na seta para mudar o período; 2 = Selecionar o campo conforme objetivo da pesquisa. Para pesquisar um assunto use o campo “Descritor de assunto” caso o termo não seja localizado use o campo “Palavras” na base Medline use a palavra em inglês; 3 = Não digite no espaço em branco use o índice.

24

Busca em base específica - Medline

Índice

Busca em base específica - Medline Índice Digite o termo e clique em mostrar Índice. Caso
Digite o termo e clique em mostrar Índice. Caso o termo não seja localizado 1
Digite o termo e clique em
mostrar Índice.
Caso o termo não seja localizado
1
volte para o formulário e selecione o
2
Campo “Palavras” . Lembre que na base
Medline a palavra deve estar em inglês.

Busca em base específica - Medline

Índice

2 - Clique em 3 2 “adicionar” para incluir o termo no formulário
2 - Clique em
3
2
“adicionar”
para incluir o termo
no formulário

1 - Selecione com o mouse o termo que deseja, para mais de um termo clique na tecla “ctrl” e Selecione o outro termo.

- Selecione com o mouse o termo que deseja, para mais de um termo clique na

26

Busca em base específica - Medline

Índice

Busca em base específica - Medline Índice Para combinar o termo de pesquisa com outros use
Busca em base específica - Medline Índice Para combinar o termo de pesquisa com outros use

Para combinar o termo de pesquisa com outros use os campos abaixo” 2 e 3” repetindo o mesmo 27 procedimento do campo 1.

Busca em base específica - Medline

Busca em base específica - Medline Apresentação dos Resultados Para salvar a pesquisa clique em “Enviar

Apresentação dos Resultados

Para salvar a pesquisa clique em “Enviar resultado” Para mudar o formato de apresentação Das
Para salvar a pesquisa clique em
“Enviar resultado”
Para mudar o formato de apresentação
Das referências clique em “config”
2
1
Estratégia de busca
Volta para o formulário.
3

Mudar o formato de apresentação – clique em “Config”

28

Busca em base específica - Medline

Busca em base específica - Medline Configurar apresentação (opcional) Configura a apresentação No formato de

Configurar apresentação (opcional)

Configura a apresentação No formato de referência
Configura a apresentação
No formato de referência

Busca em base específica - Medline

Busca em base específica - Medline Apresentação do resultado em forma de citação 30

Apresentação do resultado em forma de citação

Busca em base específica - Medline Apresentação do resultado em forma de citação 30

Busca em base específica - Medline

Busca em base específica - Medline Salvar resultado ou enviar por e-mail 31 A opção “enviar

Salvar resultado ou enviar por e-mail

específica - Medline Salvar resultado ou enviar por e-mail 31 A opção “enviar para impressão é

31

A opção “enviar para impressão é utilizada tanto para imprimir como para salvar em arquivo.

Busca em base específica - Medline

Busca em base específica - Medline Formato de impressão Para salvar em arquivo deve-se cancelar a

Formato de impressão

Busca em base específica - Medline Formato de impressão Para salvar em arquivo deve-se cancelar a

Para salvar em arquivo deve-se cancelar a impressão e utilizar a opção “ Salvar como” usando a extensão do arquivo “txt”

32

Busca em base específica - Medline

Processo da Pesquisa em bases de dados Salvando a pesquisa

Processo da Pesquisa em bases de dados Salvando a pesquisa Para salvar o arquivo use a
Processo da Pesquisa em bases de dados Salvando a pesquisa Para salvar o arquivo use a

Para salvar o arquivo use a extensão “txt” Exemplo: Bipolar.txt

33

FIM