Sei sulla pagina 1di 102

GESTO AMBIENTAL

Unidade I Sistema de Gesto Ambiental

SISTEMA DE GESTO AMBIENTAL


BUSCA PERMANENTE DE MELHORIA (DE OPORTUNIDADES DE MELHORIA) DA QUALIDADE AMBIENTAL DOS SERVIOS, PRODUTOS E AMBIENTE DE TRABALHO, A FIM DE REDUZIR OS IMPACTOS. APRIMORAMENTO DO SGA

RAZES PARA IMPLANTAR SGA:


GLOBALIZAO IMPE A GESTO AMBIENTAL Presses econmicas levam a financiamentos internacionais de projetos ambientais. NOVO PARMETRO DE COMPETITIVIDADE Ter um Sistema de Gesto Ambiental um plus (requisito a mais) na competitividade. ECOESTRATGIA PARA CONQUISTA DE MERCADO O empresrio ao tomar a deciso de investir considera a questo ambiental. CRESCIMENTO DA CONSCINCIA ECOLGICA Preferncia por bens e produtos ambientalmente corretos. PARADIGMA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL um processo de mudana que leva em conta as necessidades do futuro incorporao da varivel ambiental aos negcios da empresa.

VANTAGENS DO SGA

DIFERENCIAL COMPETITIVO Melhoria da imagem, Aumento da produtividade, Conquista de novos mercados. MINIMIZAO DE CUSTOS Eliminao de desperdcios, Conquista da conformidade a menor custo, Racionalizao da alocao de RH, RF. MELHORIA ORGANIZACIONAL Gesto ambiental sistematizada, Integrao ambiental a gesto dos negcios, Conscientizao ambiental dos funcionrios. MINIZAO DOS RISCOS Segurana legal, dos funcionrios, Minimizao de acidentes

ISO
International Concilia

Organization for Standardization

interesses na elaborao e difuso de normas internacionais em todos os domnios de atividades.


em 1947 com 26 pases (GenebraSua) com objetivo de criar normas tcnicas para formao de padres internacionais aceitos de 100 pases participantes (2005 = 146 Pases participantes)

Fundada

Mais

Cumprir

obrigaes contratuais

HISTRICO (Antes da ISO 14000)


A primeira norma sobre SGA foi a BS 7750, criada pelo British Standards Institution (BSI) em 1992. Embora no mais aplicada, sua importncia inquestionvel, seja por ter sido a primeira norma sobre o assunto, seja porque seu modelo de SGA tornou-se um prottipo para as normas voluntrias criadas em outros pases e para as normas da srie ISO 14.000 (junho de 1997) BS 7750 define SGA como estrutura organizacional, responsabilidades, prticas, procedimentos, processos e recursos para implementar o gerenciamento ambiental.

ISO: A busca pelo Desenvolvimento Sustentvel


Grau

de comprometimento com prticas ambientais saudveis - Poltica Padro de desempenho ambiental determinado pela legislao e normas aplicveis unidade Instrumento empresarial Necessrio: Regulamentao de indicadores regionais e de desempenho ambiental Gesto pr-ativa das empresas - vantagem competitiva - demanda de mercado

ELEMENTOS da ISO
1991, a ISO criou o SAGE (grupo de assessoria para estudar questes decorrentes da proliferao de normas ambientais e seus impactos sobre o comrcio exterior) e recomendou a criao de um TC 207 para criao das normas de GA. TC 207 (1993) elabora a srie de normas de GA, em nvel mundial. Representante brasileira: ABNT Membros da ISO Membros participantes participa e vota nas reunies (P) ou Membros observadores recebe informaes e observa o processo (O) de qq. TC (Comit Tcnico TC 207), SC (Subcomit) ou WG (Grupo de Trabalho). Cada SC coordenador por um rgo nacional de normalizao membro da ISO

Coletnea de Normas Srie ISO 14.000


ISO

- 14.001/96 Sistema de Gesto Ambiental especificaes com diretrizes para uso. ISO - 14.004/96 Sistema de Gesto Ambiental Diretrizes gerais sobre princpios, sistemas e tcnicas de apoio. ISO - 14.010/96 Diretrizes para Auditoria Ambiental - Princpios gerais.
ISO

- 14.011/96 Diretrizes para Auditoria Ambiental - Procedimentos de auditorias Auditoria de sistema de gesto ambiental. ISO - 14.012/96 Diretrizes para Auditoria Ambiental - Critrios de qualificao para auditores ambientais.

ISO - 14.015/01 Diretrizes para auditoria ambiental Diretrizes para avaliao de locais e entidades. ISO - 14.050/02 Vocabulrio de gesto ambiental.

ISO GUIDE 64/97 Guia para incluso de aspectos ambientais nas normas de produtos. ISO - 14.020/00 Princpios bsicos Rotulagem ambiental e declaraes -

ISO - 14.021/99 Rotulagem ambiental e declaraes Autodeclaraes ambientais - Termo e definies. ISO - 14.024/99 Rotulagem ambiental e declaraes Rtulos ambientais TIPO I - Princpios e procedimentos. ISO - 14.025/00 Rotulagem ambiental e declaraes Rtulos ambientais TIPO III - Princpios e procedimentos.

ISO - 14.031/99 Avaliao de performance ambiental ISO 14.032/99 Avaliao de performance ambiental - Estudo de caso ilustrando a ISO 14.031.

ISO - 14.040/97 Anlise de ciclo de vida - Princpios gerais e diretrizes.


ISO - 14.041/98 Anlise de ciclo de vida - Anlise de inventrios. ISO - 14.042/00 Anlise de ciclo de vida - Avaliao de impactos. ISO - 14.043/00 Anlise de ciclo de vida Interpretao de resultados.

Fonte: Almeida, J. R. de., 1999.

CERTIFICAO

Entidades ligadas ao Sistema Brasileiro de Certificao: - ABNT - ABS Quality Evaluations - BVQI = BVC - Fundao Vanzolini - Instituto Brasileiro de Qualidade Nuclear (IBQN) - INMETRO - Unio Certificadora da Indstria Eletroeletrnica

OBJETIVO DA NORMA ISO 14000


A famlia de normas ISO 14.000 aborda a gesto ambiental por meio de uma srie de normas sobre sistemas de gesto ambiental, auditoria ambiental, avaliao do desempenho ambiental, avaliao do ciclo de vida do produto, rotulagem ambiental e aspectos ambientais em normas de produtos.

GESTO AMBIENTAL PELA ISO 14000


Gesto Ambiental ISO 14000

Sistema de Gesto Ambiental


Avaliao de Desempenho Ambiental Auditoria Ambiental

Anlise do Ciclo de Vida

Rotulagem Ambiental

Aspectos Ambientais nos Produtos

Avaliao da Organizao

Avaliao do Produto
Fonte: Quality Digest, Jul.1994

MODELO PARA A ISO 14000


O modelo de SGA da famlia ISO 14.000 tambm se baseia no ciclo PDCA, tendo como ponto de partida o comprometimento da alta administrao e a formulao de uma poltica ambiental, bem como a elaborao de planos, programas e procedimentos especficos.

O ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA) permite elaborar planos de trabalhos para qualquer rea problema de modo contnuo, tornando-se desse modo uma metodologia bsica para se alcanar permanentemente novos padres de desempenho.

MODELO BSICO - SGA (ISO 14004)


COMPROMETIMENTO

E POLTICA: Definio da poltica e comprometimento com o SGA. PLANEJAMENTO: Formulao de um Plano de Ao para cumprir a Poltica IMPLEMENTAO: Desenvolvimento de capacitao e de mecanismos de apoio para atender a poltica, os objetivos e metas. MEDIO E AVALIAO: Mensure, monitore e avalie seu desempenho ambiental. ANLISE CRTICA E MELHORIA: Em seu SGA, para aprimorar seu desempenho ambiental global.

SISTEMA DE GESTO AMBIENTAL Ciclo de Melhoria Contnua


Poltica Ambiental

Anlise Crtica pela Administrao

Verificao e Ao Corretiva: monitoramento e medio no conformidade e aes corretivas/preventivas auditoria do SGA

Planejamento Ambiental: aspectos ambientais legislao e outros requisitos objetivos e metas programa (s) de gesto ambiental Implementao e Operao: estrutura e responsabilidade treinamento, conscientizao e competncia comunicao documentao do SGA controle de documentos controle operacional preparao e atendimento a emergncias

IMPLANTAO DE UM SGA - ISO 14001


Modelo proposto: ISO 14001

O SGA estratgia da empresa para atingir a qualidade ambiental desejada. Estabelece especificaes e elementos de como deve ser implementado um SGA Ter uma postura pr-ativa fundamental.
Adotar sempre aes preventivas.

Comprometimento da alta administrao fator decisivo. Realizao da Reviso Ambiental Inicial em 04 tempos, antes da Implantao do SGA.

REVISO AMBIENTAL INICIAL (Primeira avaliao)


ONDE ESTAMOS ?

COMO ESTAMOS INDO?

ONDE QUEREMOS CHEGAR ?

COMO CHEGAR ?

Onde estamos?

Anlise dos aspectos internos da empresa e fatores externos. Aspectos internos definio de prioridades. Pontos fortes Pontos fracos Fatores externos. Ameaas Oportunidades Defina prioridades.

Itens abrangidos na Reviso Inicial


Interao com outros programas internos (qualidade, sade, segurana). Identificao de aspectos ambientais, impactos, obrigaes legais. Avaliao com a comunidade e outras partes interessadas. Comparao do desempenho ambiental da empresa com os requisitos normativos (cdigos, princpios, normas).

Itens abrangidos na Reviso Inicial (cont.)


Avaliao da documentao de questes ambientais. Registros de no conformidades e aes de controle.

Prticas e procedimentos ambientais existentes.


Identificao das polticas e procedimentos relativos atividades de aquisio, contratao etc. Feedback resultante da investigao de incidentes anteriores.

Identificao de passivos ambientais.

Tcnicas comuns usadas na Reviso Inicial

Questionrios e entrevistas

Campanhas internas e eventos de sensibilizao


Listas de verificao - CHECKLIST Reunies internas e externas discutir assuntos com gerentes Seminrios convite outras empresas

Inspeo e medio direta


Reviso de registros

Onde queremos chegar?


Poltica ambiental = COMPROMISSO AMBIENTAL Objetivos e metas ambientais da empresa.

Como chegar l?

Planos de ao.
Programas de gesto especficos (Treinamentos e conscientizao).

Como estamos indo?

Avaliaes ambientais peridicas (acompanhar resultados), monitoramento do sistema; Auditorias; Implementar aes corretivas para no conformidades.

Poltica Ambiental

POLTICA AMBIENTAL
Declarao da organizao das suas intenes e princpios com relao a seu desempenho global e que devem nortear o planejamento de aes e o estabelecimento de seus objetivos e metas ambientais ISO 14001.
Deve Ser

ser um compromisso de todos

alinhada com outras polticas da empresa

Considerar Deve

a misso, viso, valores, essenciais e benficos da organizao


ser estabelecida aps a reviso ambiental inicial da empresa

Deve

ser definida pela alta administrao da empresa ao final de cada ciclo, mas imutvel dentro de um ciclo

Revista

Para implementar a Poltica Ambiental:

empresa que no tenha uma POLTICA AMBIENTAL, deve iniciar por onde possa alcanar benefcios bvios (no cumprimento das regulamentaes, identificando e limitando fontes de risco ou identificando formas eficientes de utilizar materiais e energia).

Para a sua definio deve-se assegurar que a mesma:

Seja apropriada natureza, escala e impactos ambientais das atividades, produtos e servios da empresa Inclua um compromisso com a melhoria contnua e preveno da poluio Inclua um compromisso de atender a legislao ambiental e regulamentos/normas pertinentes e outros que a organizao subscreva. Ex: Programa de Atuao Responsvel

Proporcione uma estrutura para o estabelecimento e atualizao dos objetivos e metas ambientais Seja documentada, implementada, mantida e comunicada a todos os funcionrios e demais partes interessadas Seja disponvel ao pblico

Exemplo de declaraes tpicas (ver outras):


A empresa XXXXX se compromete a gerenciar todas as fases de suas operaes para minimizar efeitos adversos sobre o meio ambiente e a sade e segurana de seus empregados.
A empresa XXXXX compromete-se a operar suas atividades em conformidade com a legislao.

A empresa XXXXX est comprometida em alcanar reconhecimento como uma lder industrial na segurana e sade de seus empregados e na proteo ambiental.

Planejamento

PLANEJAR ...

Um conjunto de procedimentos que sero importantes para a implementao e operao do SGA e que completam sua poltica ambiental. Deve definir: - as responsabilidades de operao do sistema; - conscientizao e a competncia em relao ao meio ambiente; - as necessidades de treinamento; - as situaes de riscos potenciais; - os planos de contingncia e de emergncia.

1. Aspectos e Impactos ambientais


Conceito de ASPECTO AMBIENTAL: So os elementos das atividades, produtos, e servios de uma empresa que podem interagir com o meio ambiente.

Para cada atividade, produto ou servio, determine o maior nmero possvel de aspectos ambientais. Considerar atividades de rotina, paradas de manuteno, repartidas e risco ambiental. Fazer balano de massa entre os fluxos de entrada e sada.(Mostra perdas e vazamentos).

BASE PARA IDENTIFICAO DOS ASPECTOS: Anlise das sadas e de suas fontes geradoras
ENTRADAS
Mat. Primas

SADAS
Produtos

Produtos Auxiliares
gua

Resduos slidos

PROCESSO INDUSTRIAL

Emisses atmosfricas

Ar
Energia Recursos

Perdas de energia
Efluentes lquidos Perdas diversas

Macroprocesso de Produo de uma industria tpica.

Fazer anlise crtica da situao, atravs de:


Usar EIA / RIMA Usar listas de verificao

Promover reunies de grupo


Entrevistas Inspees diretas, medies

Resultados de auditorias

Trabalhar a partir das exigncias regulamentares e legais ou dos riscos legais que afetam atividades da organizao.

Refletem aspectos ambientais.

Exemplo de aspectos ambientais


Descarga de efluentes lquidos Disposio de resduos slidos

Emisso de gases
Emisso de material particulado Rudo

Envolve reas de operao organizacional, P&D,compras, operaes de escritrio.

IMPACTOS AMBIENTAIS Conceito de IMPACTO AMBIENTAL Alterao do meio ambiente resultado do aspecto ambiental.

Classificao dos impactos em: positivo ou negativo; atual, passado, e potencial dos aspectos levantados (destino e conseqncia ao meio ambiente)
Para cada um dos aspectos ambientais selecionados, determine o maior nmero possvel de impactos associados.

Os impactos podem ser espordicos ou crnicos

Procedimento para identificar aspecto e impacto (ISO 14004)


Selecionar

atividade ou processo Identificar todos os aspectos ambientais possiveis da atividade ou processo Identificar impactos reais e potenciais associados com o aspecto. Avaliar a importncia dos impactos (probabilidade de sua ocorrncia e severidade do impacto).

Exemplo de atividade (processo), produto e servio com os aspectos ambientais e impactos associados
Atividade Produto Servio

Exemplo

Tratamento de gua
Adio de Cloro em excesso

Copo plstico

Manuteno de jardim

Aspecto

Lanamento do copo no rio

Aplicao de herbicida

Impacto

Intoxicao

Morte de peixes

Morte de plantas

Os ASPECTOS e IMPACTOS AMBIENTAIS relao de causa e efeito


O que gera? Como gera? ASPECTOS Para onde vai? Quais so as conseqncias no meio? IMPACTOS

DERRAMENTOS ACIDENTAIS MANUSEIO DE PRODUTOS ROMPIMENTO DE TANQUES

VAZAMENTO DE TANQUES
PRODUTOS QUMICOS

RESDUOS SLIDOS

CHORUME DO ATERRO

LEO COMBUSTVEL

VAZAMENTO DAS TUBULAES

CONTAMINAO DO LENOL FRETICO VAZAMENTOS NA REDE FOSSAS COM SUMIDORO

INFILTRAES (LAGOAS) DRENO DOS PTIOS EFLUENTES LQUIDOS

ESGOTOS DOMSTICOS

DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO PARA LEVANTAMENTO DE ASPECTOS AMBIENTAIS ASSOCIADOS CONTAMINAO DO LENOL FRETICO (IMPACTO AMBIENTAL).

Avaliao da Importncia dos Impactos


Deve-se considerar

Intensidade, Durao Partes interessadas Probabilidade de ocorrncia Dificuldade de controlar o impacto Permanncia do impacto Impactos sobre a comunidade, sade Efeitos sobre a imagem da empresa Sanes legais

Priorizao dos impactos:


Critrios quantitativos e qualitativos

Planilha de aspecto e impacto ambiental


Unidade : AMBIENTAL Postos SOCIAL ECONMICO ASPECTO

IMPACTO

IMPACTO

EFEITO

Gerao e descarte efluentes

Alterao dos recursos hdricos Alterao das condies do solo Efeito sobre a biodiversidade

A A A A

L/R Efeito na sade A humana L L L/R Efeito na sade A humana L

Gerao e disposio de resduo R (embalagens, embalagens de leos reciclveis, estopas, latas)

Alterao dos recursos hdricos

C Gastos potenciais com multas e O processos Gastos potenciais provenientes de incidentes/ acidentes Gastos para preveno e tratamento das operaes rotineiras/ acidentais C Gastos potenciais com multas e O processos Gastos potenciais provenientes de incidentes/ acidentes Gastos para preveno e tratamento das operaes rotineiras/ acidentais FT Gastos potenciais com multas e ,C processos O

A A

A E A I

Alterao das condies do solo

A A A I

Vazamento de produtos em tanques, tubulaes, bocais de enchimento e bombas

Alterao dos recursos hdricos

L/R Efeito na sade A humana

Agente Econmico
I I I

Populao Afetada

rea Afetada

Freqncia

Classe

Classe

Classe

Exemplo de avaliao do impacto

ambiental
a) Magnitude do impacto (intensidade, periodicidade, amplitude temporal)
Mede

em termos quantitativos ou qualitativos alterao no valor ou parmetro ambiental

b) Importncia
Significncia

de um impacto em relao do fator ambiental afetado

IMPACTO
CRITRIO 1

QUALIFICAO 2 3

Magnitude
Importncia 1-Baixa 2-Moderada 3-Alta

AVALIAO DO IMPACTO
PONTOS AVALIAO

56
43 21

Crtico
Moderado Pequeno ou desprezvel

Anlise da Matriz
Deve-se
Uma

verificar se o efeito requer controle ou no

situao crtica pode mudar de categoria aps implantao de um controle adequado.

Anlise

de impactos ambientais nas condies de riscos ambientais - levar em conta a probabilidade de ocorrncia.

Avaliao do impacto ambiental


Classe Conseqncia/ Severidade (Riscos) Alta Caractersticas

Abrangncia global com impacto potencial de grande magnitude e degradao ambiental com perdas financeiras e de imagem mesmo com aes de controle e mitigao.

Mdia

Abrangncia regional com impacto de magnitude capaz de alterar a qualidade ambiental (ar, gua, rudo/vibrao, solo, recursos naturais), porm reversveis com aes de controle e mitigao e com conseqncias para os negcios e imagem da organizao. Possibilidade de gerar reclamaes de partes interessadas

Baixa

Abrangncia local com impacto potencial de magnitude desprezvel, reversvel com aes de controle e mitigao, sem conseqncias para os registros e imagem da organizao.

Classe

Freqncia/ Probabilidade

Caracterstica

Alta

Ocorre diariamente. Baixa confiabilidade ou inexistncia ou inadequao de procedimentos e controles dos aspectos ambientais. Elevado nmero de aspectos ambientais com potencial de causar impactos ambientais.

Mdia

Ocorre mais de uma vez / ms. Procedimentos e controles dos aspectos ambientais com alguma deficincia. Mdio nmero de aspectos ambientais com potencial de causar impactos ambientais.

Baixa

Ocorre menos de uma vez / ms. Procedimentos e controles dos aspectos ambientais adequados. Baixo nmero de aspectos ambientais com potencial de causar impactos ambientais.

Freqncia (em situaes Normais e Anormais ou Probabilidade de ocorrncia (em situaes de emergncia) A(Alta) A (Alta) Conseqncia / Severidade B (Mdia) (Risco) C (Baixa) Moderado Menor Menor Crtico Moderado Menor Crtico B(Mdia) Crtico C (Baixa) Crtico

Avaliao da Importncia do Impacto (Planilha de Avaliao de Aspecto Ambiental)


Identificar nmero de operao/ etapa Descrio do Aspecto Ambiental (de entrada e de sada do fluxograma de processo) Identificao dos Impactos Ambientais - meio biolgico: ENTRADA Uso de recursos naturais; - meio fsico: SADA Contaminao de ar, gua e solo; - meio antrpico: SADA incmodo a PI Classificao dos Impactos Ambientais: SEVERIDADE - ENTRADA Severidade em funo do consumo de produtos (mp / recursos) perigosos e no perigosos. - SADA (meio fsico) Grau de severidade do impacto ambiental. - SADA (meio antrpico) abrangncia fsica do impacto ambiental.

Avaliao da Importncia do Impacto (Planilha de Avaliao de Aspecto Ambiental)


Classificao

dos Impactos Ambientais: PROBABILIDADE DE OCORRNCIA (baixo, mdio e alto) Clculo da Importncia do Impacto (= S * P) Gerenciando o aspecto ambiental (=I +MC +RL) - Existncia de requisitos legais (relacionado a Legal) - Medidas de controle (possui medida de controle para evitar ou minimizar o IA)
O impacto ambiental significativo a ser priorizado o que possui resultado mais elevado.

2. Requisitos Legais

A organizao deve dispor de procedimentos para identificar, acessar e compreender todos os requisitos legais e outros por ela subscritos:

Licenas de operao Autorizaes, permisses e licenas. Legislao vigente Cdigos e princpios setoriais Outros cdigos - compromissos da empresa ex: atuao responsvel.

3.Critrios Internos de Desempenho.

Gesto de contratos (requisitos para fornecedores e subcontratados)

Treinamento e responsabilidade dos empregados


Aquisio de novas reas ou instalaes Encerramento de atividades Conservao de recursos Gesto de resduos

Produtos perigosos
Gerenciamento da gua (guas servidas, pluviais, subterrneas) e programas de preveno da poluio. Acordos internacionais (Tratados ambientais ou diretrizes internacionais)

4. Objetivos e Metas
Definies - ISO 14001

Objetivo ambiental - alvo ambiental global, fundamentado na poltica ambiental que a empresa estabelece para que ela prpria alcance.

Meta ambiental - requisito detalhado de desempenho ambiental passvel de ser quantificado e praticvel, aplicvel organizao ou parte dela, decorrente dos objetivos ambientais. A meta deve ser proposta e alcanada para que sejam considerados cumpridos aqueles objetivos.

Objetivos devem ser especficos e metas mensurveis.

Deve-se revisar regularmente - introduo de melhorias (considerar requisitos legais, aspectos ambientais significativo, opes tecnolgicas, requisitos financeiros)
Objetivos e metas so estabelecidos para controle de aspectos ambientais e reduo do impacto ambiental. Deve ser consistente com a poltica ambiental.

Definidos objetivos e metas, estabelecer INIDICADORES DE DESEMPENHO AMBIENTAL mensurveis informaes para a GA e sistemas operacionais e base para sistema de avaliao do desempenho global.

Levar

em considerao:

Aspectos e impactos ambientais j levantados Avaliao por indicadores quantitativos

Participao de todos os empregados


Abranger pontos de vista das PI Prever recursos humanos, materiais tecnolgicos e financeiros necessrios.

Exemplos:

Objetivo: Meta: Indicador:

Reduo do DBO do efluente industrial descartado Reduzir 60% o seu valor atual Valor do DBO (mg/L) do efluente

Exemplo de comprometimento de objetivos e metas ambientais:

Reduzir os resduos slidos

Reduzir / eliminar lanamentos de poluentes no sistema hdrico Projeto de produtos com mnimo impacto ambiental
Controle do impacto ambiental e matrias-primas Promover a conscientizao ambiental de empregados, comunidade etc.

Exemplo de alguns indicadores:

Quantidade de resduos por tonelada de produtos

% de rejeitos reciclados
% de uso de material reciclado na embalagem

Nmero de acidentes ambientais


Concentrao de poluentes em efluentes, emisses gasosas etc. (ppm) Investimento em proteo ambiental (R$) Quantidade ou eficincia no uso de energia Quantidade ou eficincia no uso de matria-prima Investimentos em proteo ambiental (R$)

Nmero de aes judiciais

Fonte: Reis, m 1996.

5. Plano de Ao (Programa de Gesto Ambiental para alcanar objetivos e metas da empresa)


POR QUEM?

COMO?

QUANDO?

Refletir a poltica ambiental


So aes e medidas mitigadoras para atendimento aos objetivos e metas ambientais MEIOS PARA ATINGIR OBJETIVOS Integrar ao planejamento estratgico da empresa Envolver todos os setores e pessoal responsveis DESIGNAR RESPONSVEL NO ALCANCE DE OBJETIVOS

Designar um perodo de tempo dentro do qual devero ser alcanados PERODO DE IMPLEMENTAO DA AO Subdividido em programas setoriais (unidade operacional) para facilitar gerenciamento

Na elaborao do programa, deve-se considerar:


Revises peridicas Recursos humanos, tecnolgicos, financeiros e materiais Cronogramas e responsabilidades Monitoramento das aes no programa de gesto

Implantao e Operao (subttulo)

1. Defina a estrutura, responsabilidades e funes, recursos (RH, RFinanceiros e RFsicos) e autoridades.


Integrar os diversos elementos do SGA


Definir, documentar e comunicar as funes, responsabilidades e autoridades (quem aprova?) para operacionalizao do SGA

Prover/ Assegurar disponibilidade dos recursos necessrios (humanos, tecnolgicos e materiais e infra-estrutura)
Representante da administrao (especfico da gerncia) deve fornecer alta administrao recomendao para a melhoria do SGA, bem como relatar o desempenho do SGA.

2. Competncia/ treinamento / conscientizao

Internalizar a preocupao da sociedade com o meio ambiente

Importncia da conformidade com a poltica, objetivos, metas e requisitos do SGA.


Clareza das atribuies e responsabilidades de cada empregado dentro do processo de SGA. Renovar permanentemente a preocupao ambiental da empresa. Conseqncias potenciais ou no atendimento aos procedimentos operacionais especficos.

2. Competncia/ treinamento / conscientizao

Integrar o SGA com os programas de qualidade, segurana e sade Identificar as necessidades de treinamento. Fazer programa - documentar. Capacitar pessoal que desenvolva atividades que possam causar impactos ambientais. Requerer de sub-contratados (todas as pessoas) demonstrao de treinamentos dos empregados

3. Comunicaes

Estabelecer e manter procedimentos para receber, documentar e responder informaes e questionamentos das partes interessadas referentes a aspectos ambientais e ao SGA.

Viabilizar a comunicao interna entre os vrios nveis e funes da organizao. Estabelecer e manter/ implementar mtodos procedimentos confiveis de comunicao interna e externa.
Evidncias documentadas sobre sua deciso, quando fizer uma comunicao externa.

Objetivos

da comunicao:

Demonstrar comprometimento da empresa com as questes ambientais Debater as questes ambientais

Divulgar a poltica, objetivos, metas e programas ambientais da empresa Informar o funcionamento do SGA

4. Documentao do SGA
Estabelecer Integrar

e manter informaes que descrevam os elementos essenciais do Sistema Gerencial e compartilhar com a documentao de outros sistemas de informao da organizao.
Identificar

e atualizar periodicamente

Documentao
Manual

tpica do SGA - Fig. A SEGUIR


operacionais

do SGA (elementos) de trabalho

Procedimentos Instrues Registros

FIGURA - ESTRUTURA DA DOCUMENTAO DO SGA

Planos de emergncia, organogramas, formulrios => documentao.

Manual do SGA tpico (requisitos/ elementos mnimos): Organizao Poltica ambiental Objetivos e metas ambientais Estrutura da organizao (Localizao, lay-out,breve histrico, tipo de negcio, ramo de atividade, n.empregados) Responsabilidades ambientais Descrio do SGA Listagens dos procedimentos (Documentos registros requeridos pelas normas ou determinadas pela organizao)
Fonte: Gesto Ambiental, encarte Gazeta Mercantil.

Documentao - definio

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS Descrevem o fluxo geral da atividade (Aes / Objetivo/Descrio da rotina/ Responsabilidade/ Periodicidade/ Autoridade). INSTRUES DE TRABALHO Diretrizes especficas para as atividades, como: Identificao da tarefa, Campo de aplicao, Responsabilidade e autoridade, Referncias a outros procedimentos, Descrio da tarefa. REGISTROS Toda documentao necessria para mostrar o cumprimento do SGA e dos seus requisitos.

5. Controle de Documentos
Deve-se assegurar que:

Sejam facilmente localizados Periodicamente revisados conforme necessrio aprovado por pessoal autorizado Verses atualizadas dos documentos estejam nos locais onde estejam realizadas as operaes Documentos obsoletos sejam prontamente removidos prevenir uso no intencional. Documentos de origem externa (normas, licenas) devem ser identificados e sua distribuio controlada.

6. Controle Operacional
Identificar

e planejar operaes e atividades associadas com aspectos ambientais significativos do Controle: Assegurar o cumprimento da poltica, objetivos e metas atravs programas de monitoramento sistemtico - usar indicadores ambientais

Finalidade

Exemplo de atividades:
Preveno da poluio Conservao de recursos Gesto de rotina para assegurar conformidade com requisitos legais Gesto estratgica para prevenir situaes de alterao dos requisitos ambientais. Ex: gerao de poluentes no decorrentes do processo Perdas de produto Operao inadequada de equipamentos Estocagem inadequada

Todas as operaes de controle devem ser feitas atravs de procedimentos documentados, especificao de critrios operacionais e comunicar aos fornecedores e subcontratados.

7. Preparao e atendimento a emergncias


Identificar

riscos potenciais de acidentes e situaes emergncias (questes de sade, segurana e aspectos ambientais)

Responder

prontamente e adequadamente as situaes adversas


crticos

Identificar

e classificar reas de riscos e processos

Exemplos:
Emisses

acidentais para atmosfera

Despejos

acidentais de poluentes na rede de esgoto ou corpos dgua


acidental de poluentes no solo

Disposio Vibraes

/ rudos acidentais

Designar

autoridade e responsabilidade

Desenvolver

e testar periodicamente (se aplicvel) os procedimentos usados para prestao de servios emergenciais. perigosos. sobre materiais potencialmente

Informao

Divulgar,

o plano de respostas as emergncias (pr) a todos os funcionrios comunicaes emergenciais

treinamento peridico a todos os funcionrios

Verificao e Aes Corretivas (subttulo)

1. Monitoramento e medies
Verificar a existncia de no conformidade no desempenho ambiental (comparar o objetivado com o realizado)

Estabelecer e manter procedimentos documentados para monitorao e medio:


-

Registrar informaes que rastreiem o desempenho, os controles operacionais;


Calibrar e manter equipamentos de monitorao; Manter registros de calibragem; Avaliar periodicamente a conformidade com leis e regulamentos.

INDICADORES DE DESEMPENHO AMBIENTAL

INDICADORES DE DESEMPENHO AMBIENTAL

Quantidade de combustvel usado p/ unidade de produto

Quantidade de resduos gerados por unidade de produto Concentrao de metais pesados ou DBO no efluente lquido N de reclamaes da comunidade por ms ou outra unidade de tempo Consumo de gua p/ n de empregados

2. No conformidades/ Aes corretivas e preventivas

Identificar as causas das no conformidades reais e potenciais:

Ao corretiva - aes tomadas para eliminar as causas de uma no conformidade existente ou de um desvio indesejvel a fim de prevenir a repetio, ou problemas identificados no presente como tendo ocorrido e persistido.
Ao preventiva - aes tomadas para prevenir a ocorrncia de um problema potencial ou problema antecipado no presente como possvel de vir acontecer.

Procedimentos para identificao das causas das no conformidades: - definir responsabilidades e autoridades pela investigao da no conformidade; - agir pra minimizar o impacto;
- iniciar e completar ao corretiva e preventiva; - implementar e registrar mudanas nos procedientos documentados que resultem nas aes.

3. Controle de Registros

Registros so as evidncias objetivas da operacionalizao continuada do SGA, atendendo a Norma ISO 14001 A empresa deve estabelecer e manter procedimentos para: identificar, coletar, indexar, arquivar, manter e dispor dos registros de todas as aes e informaes geradas no SGA. Os registros devem ser legveis, facilmente recuperados e rasteveis com relao ao assunto envolvido Poltica Ambiental Devem estar disponveis para avaliao pelas partes interessadas (rgos oficiais ambientais, auditorias, etc.) Devem demonstrar a conformidade com os requisitos/ exigncias da norma do SGA

Exemplo de registros tpicos (necessrios):


Legislao e outros requisitos ambientais aplicveis Aspectos e impactos ambientais associados Autorizaes, Treinamentos Manutenes, inspeo e calibrao de equipamentos / instrumentos Acidentes com impacto ambiental e aes adotadas

Reclamaes da comunidade e aes tomadas


Informaes do processo produtivo e do produto. Auditorias ambientais e anlises crticas

4. Auditorias (peridicas do SGA) internas Objetivos: Avaliar periodicamente se o SGA est adequadamente implementado e mantido Verificar conformidade com:

Todas as aes planejadas para o gerenciamento ambiental (poltica, objetivos, metas) inclusive os requisitos da Norma ISO 14001
Prover informaes sobre os resultados para a alta administrao

As auditorias devem seguir procedimentos bem estabelecidos como recomenda a Norma ISO 14010 e 14011-1

As auditorias podem ser conduzidas por pessoal interno da empresa ou pessoas (auditores) selecionados
As no conformidades devem ser documentadas e INVESTIGADAS. Auditoria -> objetividade e imparcialidade

Processo de auditoria interna deve estar associado reteno de registros

Anlise (Crtica) pela Administrao

Anlise Crtica pela Administrao

Exige que alta administrao realize uma anlise critica do prprio SGA, sempre que julgar apropriado, assegurando que seja adequado, apropriado e eficaz o SGA.

Objetivo: Melhorias contnuas, adeqabilidade e desempenho do SGA.


Revisar periodicamente a poltica, objetivos e metas ambientais. A gerncia deve coletar informaes para uma avaliao abrangente e que a anlise crtica seja documentada.

Anlise Crtica pela Administrao

A identificao das no conformidades implemente aes corretivas deve ser abrangente. A anlise focaliza os resultados da auditoria do SGA e o compromisso da organizao com as melhorias contnuas. Fatores que propiciam novas oportunidades: controle sistemtico programas de monitoramento indicadores ambientais programas de treinamento motivao de facilitadores e multiplicadores

Anlise Crtica pela Administrao


Reviso

inclui:

- Desempenho ambiental da organizao; - Resultados das auditorias internas e das avaliaes do atendimento aos requisitos legais; - Comunicao proveniente de PI externas; - Planejamento das aes corretivas e preventivas; - Aes de acompanhamento das analises anteriores, assegurando que as aes tenham sido tomadas e so eficazes; - Recomendaes para melhoria.

A Certificao
Certificao uma avaliao efetuada por uma entidade independente reconhecida por um organismo nacional (no Brasil o INMETRO), a qual, comprova que a empresa possui um Sistema de Gesto Ambiental implantado de acordo com os requisitos da Norma ISO 14001.

Os passos para certificao so:

Escolha da Entidade Certificadora (EC) A auditoria de Certificao Documentos Formais de Certificao (Carta ou Certificado) Auditoria de Manuteno e de Recertificao Aspectos de Confidencialidade

Escolha da Entidade Certificadora (EC)


funo da estratgia da empresa: Empresas exportadoras certificam com EC reconhecidas nos pases que elas exportam. Empresas voltadas para o mercado interno e que precisam da Certificao como pr-requisito devem escolher as EC's credenciadas pelo INMETRO, pertencendo ento, ao Sistema Brasileiro de Certificao. Itens exigidos na solicitao de Certificao: Descrio resumida dos itens que os compe Listagem das Normas ou outros documentos normativos a ele aplicveis Documentao do SGA, incluindo poltica, objetivos, metas e programas ambientais.

A auditoria de Certificao
Na

maioria das vezes incorporado na equipe de auditores um especialista A auditoria realizada de acordo com o escopo O auditado avaliado de acordo com os requisitos da Norma ISO 14001. A norma a ser seguida pelos auditores a ISO 14010 e 14011.

Documentos Formais de Certificao (Carta ou Certificado)


Empresa Certificada - Nome e endereo Unidades certificadas - Nome e endereo Escopo da Certificao - Norma ISO 14000 Documentos Normativos Data da certificao Prazo de Validade da Certificao ( trs anos ) Assinatura do responsvel pela entidade Cerificadora Marcas do INMETRO e da entidade Certificadora

Auditoria de Manuteno e de Recertificao


Auditorias Auditorias

de Manuteno - So realizadas a intervalos de at 12 meses de Recertificao - A cada trs anos

OBS: Os perodos podem mudar em funo de acidentes ambientais, mudanas na estrutura administrativa e ou operacionais da empresa.

Aspectos de Confidencialidade
As

EC's Certificadoras operam de acordo com princpios ticos e com a legislao aplicvel. As informaes obtidas nas atividades do processo de certificao em todos os nveis devem ser estritamente confidenciais As informaes sobre produtos e outros particulares da organizao no devem ser reveladas a uma terceira parte sem permisso por escrito da empresa auditada.

Referncias Bibliogrficas
Linhares,

Pedro Sampaio, Gesto Ambiental. FANESE. Barbiere, Jos Carlos. Gesto Ambiental Empresarial. RJ: Saraiva, 2005 Braga, Benedito et. Al. Introduo a Engenharia Ambiental. Edit. Pentrice Hall, 2005.

Potrebbero piacerti anche