Sei sulla pagina 1di 8

Os Relatrios do Presidente

da Provncia das Minas Gerais

Marina Aparecida Martins da Cruz1 Vlademir Jos Luft2


Colaboradores:

Jefferson Eduardo dos Santos Machado3 Marcelle Barcellos Jabor4 Joo Luiz Figueira Ribeiro Junior5 Leidiane de Castro Gonalves6 Michelle Moraes Aniceto Neto7

Apresentao

Integrante, inicialmente, da capitania do Rio de Janeiro, So Paulo e Minas Gerais e separada, primeiramente do Rio de Janeiro, em 1709, por Carta Rgia, e posteriormente de So Paulo, em 1720, por Alvar, Minas Gerais tornou-se provncia a partir de 1821, devido ao juramento de D. Joo, em obedincia s leis portuguesas, estas Capitanias passaram a ser denominadas Provncias, confirmadas pela Constituio Outorgada de 1824 (Cunha, 2007)8.
1

Aluna do Curso de Licenciatura em Histria do UniMSB, Estagiria de Iniciao Cientfica do Programa de Iniciao Cientfica do UniMSB no projeto O indgena nos Relatrios de Presidente de Provncia do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Esprito Santo . 2 luft@globo.com.br, Professor Adjunto no Curso de Histria do UniMSB; Doutor em Histria Social pela UFRJ; Pesquisador e Coordenador do projeto de pesquisa A literatura de viajantes e cronistas: suas possibilidades e limites e Coordenador do Grupo de Estudo e Trabalho (GET) Histria do Brasil (re)visitada: do descobrimento abdicao. 3 Professor Assistente no Curso de Histria do UniMSB; Mestre em Histria Comparada pelo Programa de PsGraduao em Histria Comparada da UFRJ; Pesquisador Colaborador do Programa de Estudos Medievais da UFRJ e Pesquisador Assistente no projeto de pesquisa A literatura de viajantes e cronistas: suas possibilidades e limites. 4 Professor do Ensino Fundamental da rede privada da cidade do Rio de Janeiro, Licenciado em Histria pelo UniMSB; Ps-Graduando em Histria do Brasil Colonial no UniMSB e Auxiliar de pesquisa no projeto A literatura de viajantes e cronistas: suas possibilidades e limites. 5 Professora do Ensino Fundamental da rede privada da cidade do Rio de Janeiro, Licenciada em Histria pelo UniMSB; Ps-Graduada em Arte e Cultura pela Universidade Candido Mendes; Ps-Graduanda em Histria do Brasil Colonial no UniMSB e Auxiliar de pesquisa no projeto A literatura de viajantes e cronistas: suas possibilidades e limites. 6 Licenciada em Histria pelo UniMSB; Ps-Graduanda em Histria do Brasil Colonial no UniMSB e Auxiliar de pesquisa no projeto A literatura de viajantes e cronistas: suas possibilidades e limites. 7 Aluna do Curso de Licenciatura em Geografia do UniMSB, Estagiria de Iniciao Cientfica do Programa de Iniciao Cientfica do UniMSB no projeto O indgena nos Relatrios de Presidente de Provncia do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Esprito Santo . 8 CUNHA, Alexandre Mendes. Minas Gerais, da capitania provncia: elites polticas e administrao da fazenda em um espao em transformao, tese apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Histria da Universidade Federal Fluminense, Niteri, 2007.

Mapa1: Provncia das Minas Gerais9 Com um perfil especfico, os relatrios do Presidente da Provncia das Minas Gerais10 tm sido apresentados na abertura da Assembleia Legislativa Provincial (figura 1) relatando, de forma geral, os mais diversos eventos, desde a casa imperial, passando pela polcia, pelas leis, pela educao, pela igreja, pelas obras pblicas, pela iluminao pblica, pela sade pblica, pelos hospitais, pela vacinao, pelos impostos, arrecadao e finanas, pelos ndios e a catequese, pelas colnias e os imigrantes, pela municipalidade, pelo judicirio, pelo executivo, e por informaes de carter geral, apresentados em mapas e estatsticas, como os apresentados no relatrio de 184311, onde consta um mapa das estradas do Parahynuna no ano de 1843 (figura 2), ou no relatrio de 1844, onde consta um mapa dos indivduos mortos e feridos durante rebelio em 1842 (figura 3).

Mappa da Provincia de Minas Geraes levantado pelo Coronel de Engenharia Baro e Eschwege em MDCCCXXI e aumentado em 1826 por Luiz Maria da Silva Pinto, disponvel em 10 Disponveis emhttp://www.crl.edu/brazil/provincial/minas_gerais, consultados entre julho e outubro de 2011. 11 Exposio feita pelo exm. conselheiro Bernardo Jacintho da Veiga, na qualidade de presidente da provincia de Minas Geraes, a seu successor, o exm. tenente-general Francisco Jos de Souza Soares de Andra, no acto da sua posse. Rio de Janeiro, Typ. Imp. e Const. de J. Villeneuve e C.a, 1843.

Figura 1: Capa do Relatrio de 184012

Figura 2: Mapa anexo ao Relatrio de 184313


12

Falla que o ex.mo presidente da provincia do Espirito Santo dirigio Assembla Legislativa Provincial no dia 1.o de abril de 1840. Rio de Janeiro, Typographia Nacional, 1840. 13 Exposio feita pelo exm. conselheiro Bernardo Jacintho da Veiga, na qualidade de presidente da provincia de Minas Geraes, a seu successor, o exm. tenente-general Francisco Jos de Souza Soares de Andra, no acto da sua posse. Rio de Janeiro, Typ. Imp. e Const. de J. Villeneuve e C.a, 1843.

Figura 3: Mapa anexo ao Relatrio de 184414

Objetivos

1. Localizar geogrfica e temporalmente, atravs de fontes primrias e/ou secundrias, os grupos Puri e Coroado existentes na rea determinada para estudo, entre os sculos XVI e XX. 2. Identificar a partir das fontes bibliogrficas, entre outras coisas, a cultura material, o modo de vida, a estrutura social, a estrutura fsica e as relaes internas e externas desses grupos. 3. Relacionar as diferentes hipteses, afirmaes ou fatos existentes nessas fontes bibliogrficas e que dizem respeito origem dos Puri e Coroado. 4. Consultar as populaes atuais, das regies mencionadas nas fontes, no sentido de confirmar, ou no, as informaes bibliogrficas a respeito das localizaes e possveis restos desses grupos indgenas.

Exposio feita pelo exm. conselheiro Bernardo Jacintho da Veiga, na qualidade de presidente da provincia de Minas Geraes, a seu successor, o exm. tenente-general Francisco Jos de Souza Soares de Andra, no acto da sua posse. Rio de Janeiro, Typ. Imp. e Const. de J. Villeneuve e C.a, 1843.
14

5. Verificar, em campo, os locais apresentados pelas informaes bibliogrficas e reconhecidos pelas informaes da populao regional como sendo de assentamento Puri e/ou Coroado.

Resultados e discusses

Aps a anlise dos relatrios provinciais da provncia de Minas Gerais dos anos de 1840 a 1844, do Diretrio Geral de ndios do ano de 1755 podemos verificar poucas, mas significantes contribuies de trechos relatando de forma direta ou indireta os indgenas.Com exceo dos anos de 1841 e 1842 verificamos um tratamento que marginaliza os povos indgenas. Isso pode ser visto no relatrio de 184015:

No Municpio de Minas Novas houve uma agresso dos ndios selvagens, que depois haverem acometido a fazendo de Francisco dos Santos Passos, onde todavia se limitaro a matar algum gado, a destruir plantaes, atacaram a guarnio do quartel, do Asavessas,Distrito de Calho em cujas vizinhanas assassinaram um soldado...conhecendo a deficincia que se sentia de praas na diviso do quartel de militares do Rio Doce ...

Nesse trecho, os indgenas so chamados de selvagens e so apresentadas argumentaes que passam a ideia de atitudes selvagens, mas, se analisarmos a questo espacial,podemos nos deparar com terras indgenas sendo ocupadas por portugueses.No trecho que apresentamos, no relatrio do mesmo ano, 184016,fica clara a forma como os indgenas eram tratados: selvagens e criminosos:

... obedeo a imperiosa Lei da necessidade,quando ela exige que se empregue a fora armada contra as HORDAS SELVAGENS, eu no deixarei por isso de insistir nas idias...acerca da catequese e civilizao desses mesmo indgenas, que errantes nas matas, inteis a si mesmo e hostis a sociedade , poderiam ser chamados ao grmio dela pelas diversas maneiras j adotados com feliz resultado em muitas partes da Amrica ...

Alm do fato da marginalizao desses indgenas, notria a inteno de sua catequizao. Ao serem chamados de errantes, denota que o so perante o imprio portugus, o que nos trs uma problemtica entorno do termo e seu significado.

15

Falla dirigida Assembla Legislativa Provincial de Minas-Geraes na sesso ordinaria do anno de 1840 pelo presidente da provincia, Bernardo Jacintho da Veiga. Ouro-Preto, Typ. do Correio de Minas, 1840. 16 Relatrio de 1840, op. cit.

Essa marginalizao continua nos relatrios seguintes. No relatrio de 184317, por exemplo, o Presidente da Provncia das Minas Gerais relata que Essa provncia uma das que mais diversas naes de ndios tem em si,os quais so sempre pobres e parece-me claro que sempre que lhes for feita alguma violncia lhes caber em cheio o antigo provrbio tem razo, mas falta-lhe a justia.. Minas Gerais reconhecida como a Provncia onde se tem um grande nmero de povos indgenas, geralmente conhecidos como violentos,embora no se faa distino de que povos indgenas eram, mesmo esperando-se que houvessem povos semelhantes. Um dos temas mais comentados nos relatrios provinciais de Minas Gerais a abertura de estradas. Ao analisarmos os relatriosso geradas expectativas de relatos sobre indgenas quando da abertura dessas estradas, o que acaba por no ser concretizado, embora possamos supor, sem que tenham sido citados, sua presena. Um exemplo poderia ser no relatrio de 184018, onde dito que A ponte do Paraybuna foi queimada pelos rebeldes e algum trabalho vai dar para reconstruo.... provvel que estes rebeldes sejam indgenas. O trabalho requer ateno nas particularidades. No relatrio de 184419, ainda em anlise, deparamo-nos com o seguinte relato: ...mandei abrir uma picada desde Cuiet por Abre-Campo at encontrar a nova estrada do Esprito Santo, entre Matip e Manhuassu ... uma grande revoluo nos interesses daqueles habitantes que no sabem hoje o que ho de fazer com seus gados e outros efeitos.... A construo de estradas na provncia mineira foi intensa no sculo XIX, e em vrios momentos pode-se perceber, de forma indireta, que o acontecimento influenciaria os nativos daquela rea, como o caso do trecho citado acima, onde o Presidente da Provncia afirma que a construo da estrada que uniria Minas Gerais ao Esprito Santo mudaria os hbitos dos habitantes ao longo do caminho, inclusive dos nativos, uma vez que a comear pelo nome do local onde esta estrada tem inicio, Matip, nome derivado da expresso indgena match-poo, que significa milho em p, e acabando em Manhuassu, tambm de nome derivado de expresso indgena, que pode, de acordo com o entendimento, significar chuva grande, rio grande ou peixe amarelo grande, tudo lembra e trata de nativos.

17

Exposio feita pelo exm. conselheiro Bernardo Jacintho da Veiga, na qualidade de presidente da provincia de Minas Geraes, a seu successor, o exm. tenente-general Francisco Jos de Souza Soares de Andra, no acto da sua posse. Rio de Janeiro, Typ. Imp. e Const. de J. Villeneuve e C.a, 1843. 18 Relatrio de 1840, Op. cit. 19 Falla dirigida Assembla Legislativa Provincial de Minas Geraes na abertura da sesso ordinaria do anno de 1844 pelo presidente da provincia, Francisco Jos de Souza Soares d'Andrea. Rio de Janeiro, Typ. Imp. e Const. de J. Villeneuve e Comp., 1844.

No deixando de analisar, tambm, o Diretrio Geral de ndios que intensifica ainda mais o processo de margilanizao esses povos indgenas, em trechos do diretrio podemos observar os indgenas:
... haver em cada uma das sobreditas Povoaes, em quanto os ndios no tiverem capacidade para se governarem, um Diretor, que nomear o Governador, e Capito General do Estado, o qual deve ser dotado de bons costumes, zelo, prudncia, verdade, cincia da lngua, e de todos os mais requisitos necessrios para poder dirigir com acerto os referidos ndios debaixo das ordens, e determinaes seguintes, que inviolavelmente se observaro enquanto Sua Majestade o houver assim por bem, e no mandar o contrrio. (Diretrio Geral de ndios, captulo 1 )20

Trata-se os povos indgenas como povos necessitados de uma administrao que tenha bons costumes, j que segundo o prprio diretrio os ndios no tinham:
No se podendo negar, que os ndios deste Estado se conservaram at agora na mesma barbaridade, como se vivessem nos incultos Sertes, em que nasceram, praticando os pssimos, e abominveis costumes do Paganismo, ... (Diretrio Geral de ndios, captulo 3 )21

Em todo Diretrio visvel a inteno de cristianizar os indgenas com abertura de escolas aonde seja obrigado o ensino religioso com meninas e meninos separados. Outro relato interessante a respeito dos ndios e descrito nos relatrios o fato de muitos se chamarem de negros.

Entre os lastimosos princpios, e perniciosos abusos, de que tem resultado nos ndios o abatimento ponderado, sem dvida um deles a injusta, e escandalosa introduo de lhes chamarem Negros; querendo talvez com a infmia, e vileza deste nome, persuadir-lhes, que a natureza os tinha destinado para escravos dos Brancos, como regularmente se imagina a respeito dos Pretos da Costa da frica. (Diretrio Geral de ndios, captulo 10 )22

Concluso

Dos relatrios lidos o que mais nos chama ateno sobre a questo indgena o fato dos mesmos no serem citados, ate ento, quando se fala da construo das estradas e o fato de quando se fala desses povos indgenas sem pr coloc-los como violentos, rebeldes e povos que precisam ser catequizados.

20

Diretrio que se deve observar nas Povoaes dos ndios do Par, e Maranho, enquanto Sua Majestade no mandar o contrrio, In: ALMEIDA, Rita Helosa de. O Diretrio dos ndios: um projeto de civilizao no Brasil do sculo XVIII, Braslia: UNB, 1997. 21 ALMEIDA, 1997, op. cit. 22 ALMEIDA, 1997, op. cit.

No critrio espacial percebvel a localizao de povos indgenas sempre prximos aos rios como o caso do rio Manhuassu, Matip, Cuiet, Paraybuna, que um dos rios mais citados no relatrio e Rio Doce.

Potrebbero piacerti anche