Sei sulla pagina 1di 41

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

Ol, Estamos na reta final de nosso curso de Smulas e Orientaes Jurisprudenciais do TST (Direito do Trabalho). Na prxima e ltima aula, estudaremos as Smulas e Orientaes Jurisprudenciais Diversas, referentes ao Direito do Trabalho. As Smulas e Orientaes Jurisprudenciais de Processo do Trabalho no so foco deste curso, mas atendendo ao pedido de alguns alunos vou incluir na ltima aula algumas Smulas e Orientaes Jurisprudenciais do TST, referentes ao Mandado de Segurana e Ao Rescisria. Ressalto que destacarei as principais Smulas e OJ, porque no curso de Processo do Trabalho (Teoria e Questes) que ser abordada a totalidade das Smulas e OJ nas aulas especficas sobre os temas. Vamos, ento, iniciar a nossa aula de hoje. Aula 6: Remunerao e Salrio. Equiparao Salarial. Salrio Complessivo. Gratificao. 6.1. Remunerao e Salrio: Conceito de salrio: a contraprestao paga diretamente pelo empregador, seja em dinheiro, seja em utilidades (in natura). Gorjetas: Gorjeta o pagamento indireto realizado em dinheiro e por terceiros. O pargrafo 3 do art. 457 da CLT estabelece que sero consideradas gorjetas, alm da importncia fixa estipulada na nota de servio, a importncia espontaneamente dada pelos clientes ao empregado. Remunerao: a soma da contraprestao paga diretamente pelo empregador, seja em dinheiro, seja em utilidades, com a quantia recebida pelo empregado de terceiros, a ttulo de terceiros. Remunerao a soma do pagamento direto com o pagamento indireto, este ltimo entendido como toda contraprestao paga por terceiros ao trabalhador, em virtude um contrato de trabalho que este mantm com o empregador (Vlia Bonfim Cassar). Remunerao (salrio + gorjeta)

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

Segundo entendimento sumulado do TST, as gorjetas integraro a remunerao do empregado quando cobradas na nota de servio ou quando forem espontaneamente ofertadas pelos clientes. A Smula 354 do TST no permite que as gorjetas sirvam de base de clculo para: o aviso prvio; o adicional noturno; as horas extras; o repouso semanal remunerado; Smula 354 do TST As gorjetas, cobradas pelo empregador na nota de servio ou oferecidas espontaneamente pelos clientes, integram a remunerao do empregado, no servindo de base de clculo para as parcelas de aviso-prvio, adicional noturno,horas extras e repouso semanal remunerado. O art. 457 da CLT em seu pargrafo 1 fala que as dirias para viagens integram o salrio do empregado. A Smula 101 do TST estabelece que as dirias para viagens que excederem a 50% do salrio do empregado integraro o salrio. Sobre este tema importante falar que quando a diria objetiva ressarcir as despesas ela no ser considerada salrio e tambm que quando ela no exceder a 50% do salrio do empregado ela tambm no ser considerada salrio. A Smula 318 do TST estabelece que o clculo de integrao das dirias, ao clculo do salrio do empregado mensalista (aquele que recebe por ms), ser feito tomando-se por base o salrio mensal por ele recebido. Art. 457 da CLT Compreendem-se na remunerao do empregado, para todos os efeitos legais, alm do salrio devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestao do servio, as gorjetas que receber. 1 - Integram o salrio no s a importncia fixa estipulada, como tambm as comisses, percentagens, gratificaes ajustadas, dirias para viagens e abonos pagos pelo empregador.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

2 - No se incluem nos salrios as ajudas de custo, assim como as dirias para viagem que no excedam de 50% (cinqenta por cento) do salrio percebido pelo empregado. 3 - Considera-se gorjeta no s a importncia espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, como tambm aquela que for cobrada pela empresa ao cliente, como adicional nas contas, a qualquer ttulo, e destinada distribuio aos empregados.

Smula 101 do TST Integram o salrio, pelo seu valor total e para efeitos indenizatrios, as dirias de viagem que excedam a 50% (cinqenta por cento) do salrio do empregado, enquanto perdurarem as viagens.

Smula 318 do TST Tratando-se de empregado mensalista, a integrao das dirias no salrio deve ser feita tomando-se por base o salrio mensal por ele percebido e no o valor do dia de salrio, somente sendo devida a referida integrao quando o valor das dirias, no ms, for superior metade do salrio mensal. importante ao conceituarmos o salrio, falar do Princpio da irredutibilidade salarial o qual estabelece que o salrio no poder ser reduzido, salvo por acordo ou conveno coletiva. Este princpio est previsto no art. 7, VI da Constituio Federal. Art. 7 VI da CF/88 - Irredutibilidade do salrio, salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo; DICA: O pracista poder receber remunerao menor do que o salrio mnimo, sem que haja afronta Constituio Federal. Neste sentido a Smula Vinculante 6 do STF.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

Smula Vinculante 6 do STF NO VIOLA A CONSTITUIO O ESTABELECIMENTO DE REMUNERAO INFERIOR AO SALRIO MNIMO PARA AS PRAAS PRESTADORAS DE SERVIO MILITAR INICIAL. Princpio da Intangibilidade Salarial: No permitido o desconto no salrio do empregado, salvo as excees previstas no art. 462 da CLT, na Smula 342 do TST e na OJ 251 da SDI-1 do TST. Smula 342 do TST Descontos salariais efetuados pelo empregador, com a autorizao prvia e por escrito do empregado, para ser integrado em planos de assistncia odontolgica, mdicohospitalar, de seguro, de previdncia privada, ou de entidade cooperativa, cultural ou recreativo-associativa de seus trabalhadores, em seu benefcio e de seus dependentes, no afrontam o disposto no art. 462 da CLT, salvo se ficar demonstrada a existncia de coao ou de outro defeito que vicie o ato jurdico.

OJ 251 da SDI 1 do TST lcito o desconto salarial referente devoluo de cheques sem fundos, quando o frentista no observar as recomendaes previstas em instrumento coletivo. Relembrando: O salrio no poder sofrer desconto, salvo adiantamento, dispositivo de lei ou norma coletiva, conforme estabelece o art. 462 da CLT. Trata-se do denominado princpio da intangibilidade salarial. Art. 462 da CLT Ao empregador vedado efetuar qualquer desconto nos salrios do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

1 - Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto ser lcito, desde que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrncia de dolo do empregado. Quando ocorrer dolo do empregado, ou seja, a inteno de causar o dano ao empregador o desconto salarial ser lcito, independentemente de ter sido acordado entre o empregado e o seu empregador tal possibilidade. J quando ocorrer culpa do empregado que acarrete o dano ao seu empregador o desconto somente ser lcito quando esta possibilidade haja sido acordada entre o empregado e o seu empregador. So modalidades de culpa: a imprudncia, a impercia e a negligncia. Exemplificando: Quando o empregado que for motorista dirigir em alta velocidade acarretando um acidente de trnsito ele foi imprudente. Quando um mdico empregado realizar uma cirurgia de alto risco sem deter os conhecimentos necessrios para tal ele foi imperito. Ao passo que, quando o empregado, que for porteiro, abandonar por perodos ainda que pequenos a portaria para bater papo com amigos, ele estar sendo negligente. 2 - vedado empresa que mantiver armazm para venda de mercadorias aos empregados ou servios destinados a proporcionar-lhes prestaes in natura exercer qualquer coao ou induzimento no sentido de que os empregados se utilizem do armazm ou dos servios. 3 - Sempre que no for possvel o acesso dos empregados a armazns ou servios no mantidos pela empresa, lcito autoridade competente determinar a adoo de medidas adequadas, visando a que as mercadorias sejam vendidas e os servios prestados a preos razoveis, sem intuito de lucro e sempre em benefcios dos empregados.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

4 - Observado o disposto neste Captulo, vedado s empresas limitar, por qualquer forma, a liberdade dos empregados de dispor do seu salrio. importante citar a lei 10.820/2003 que em seu artigo 1 estabelece a possibilidade de os empregados autorizarem de forma irrevogvel e irretratvel o desconto em folha de pagamento dos valores referentes ao pagamento de emprstimos, financiamentos e operaes financeiras. Do Salrio In natura: Pagamento em utilidades a forma de pagamento na qual o empregado recebe em bens econmicos. A CLT permite o pagamento em utilidades, como alimentao, habitao, etc. Porm, nem todo o salrio poder ser pago em utilidades, uma vez que 30% necessariamente do seu valor ter que ser pago em dinheiro. Art. 458 da CLT Alm do pagamento em dinheiro, compreende-se no salrio, para todos os efeitos legais, a alimentao, habitao, vesturio ou outras prestaes in natura que a empresa, por fora do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum ser permitido o pagamento com bebidas alcolicas ou drogas nocivas. 1 - Os valores atribudos s prestaes in natura devero ser justos e razoveis, no podendo exceder, em cada caso, os dos percentuais das parcelas componentes do salrio mnimo (arts. 81 e 82). Smula 258 do TST Os percentuais fixados em lei relativos ao salrio "in natura" apenas se referem s hipteses em que o empregado percebe salrio mnimo, apurando-se, nas demais, o real valor da utilidade. 2 - Para os efeitos previstos neste artigo, no sero consideradas como salrio as seguintes utilidades concedidas pelo empregador:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

I - vesturios, equipamentos e outros acessrios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestao do servio; II - educao, em estabelecimento de ensino prprio ou de terceiros, compreendendo os valores relativos a matrcula, mensalidade, anuidade, livros e material didtico; III - transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou no por transporte pblico; IV - assistncia mdica, hospitalar e odontolgica, prestada diretamente ou mediante seguro-sade; V - seguros de vida e de acidentes pessoais; VI - previdncia privada; VII - (VETADO). 3 - A habitao e a alimentao fornecidas como salrioutilidade devero atender aos fins a que se destinam e no podero exceder, respectivamente, a 25% (vinte e cinco por cento) e 20% (vinte por cento) do salrio-contratual. Smula 241 do TST O vale para refeio, fornecido por fora do contrato de trabalho, tem carter salarial, integrando a remunerao do empregado, para todos os efeitos legais.

OJ 133 da SDI - 1 do TST A ajuda alimentao fornecida por empresa participante do programa de alimentao ao trabalhador, institudo pela Lei n 6.321/76, no tem carter salarial. Portanto, no integra o salrio para nenhum efeito legal.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

4 - Tratando-se de habitao coletiva, o valor do salrioutilidade a ela correspondente ser obtido mediante a diviso do justo valor da habitao pelo nmero de co-habitantes, vedada, em qualquer hiptese, a utilizao da mesma unidade residencial por mais de uma famlia. Smula 367 do TST I - A habitao, a energia eltrica e veculo fornecidos pelo empregador ao empregado, quando indispensveis para a realizao do trabalho, no tm natureza salarial, ainda que, no caso de veculo, seja ele utilizado pelo empregado tambm em atividades particulares. II - O cigarro no se considera salrio utilidade em face de sua nocividade sade.

Art. 465 da CLT O pagamento dos salrios ser efetuado em dia til e no local do trabalho, dentro do horrio do servio ou imediatamente aps o encerramento deste, salvo quando efetuado por depsito em conta bancria, observado o disposto no artigo anterior. Smula 381 do TST O pagamento dos salrios at o 5 dia til do ms subseqente ao vencido no est sujeito correo monetria. Se essa data limite for ultrapassada, incidir o ndice da correo monetria do ms subseqente ao da prestao dos servios, a partir do dia 1.

Smula 381 do TST CORREO MONETRIA. SALRIO. ART. 459 DA CLT O pagamento dos salrios at o 5 dia til do ms subseqente ao vencido no est sujeito correo monetria. Se essa data limite for ultrapassada, incidir o ndice da correo monetria do ms subseqente ao da prestao dos servios, a partir do dia 1.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

6.2. Equiparao Salarial: A Equiparao Salarial um tema muito abordado nas provas e os seus requisitos esto elencados nas Smulas 6 e 127 do TST e no art. 461 da CLT. H ainda, quatro Orientaes Jurisprudenciais que tratam do tema, conforme abaixo transcritas. Art. 461 da CLT Sendo idntica a funo, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponder igual salrio, sem distino de sexo, nacionalidade ou idade. 1 - Trabalho de igual valor, para os fins deste Captulo, ser o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeio tcnica, entre pessoas cuja diferena de tempo de servio no for superior a 2 (dois) anos. 2 - Os dispositivos deste artigo no prevalecero quando o empregador tiver pessoal organizado em quadro de carreira, hiptese em que as promoes devero obedecer aos critrios de antigidade e merecimento 3 - No caso do pargrafo anterior, as promoes devero ser feitas alternadamente por merecimento e por antigidade, dentro de cada categoria profissional. 4 - O trabalhador readaptado em nova funo por motivo de deficincia fsica ou mental atestada pelo rgo competente da Previdncia Social no servir de paradigma para fins de equiparao salarial. A equiparao salarial ser devida entre dois empregados que tenham cargos diferentes, desde que eles desempenhem as mesmas funes na empresa e que todos os outros requisitos da equiparao salarial estejam presentes. O inciso III da Smula 6 do TST estabelece que no importa se os cargos tm ou no a mesma denominao, para efeito de equiparao salarial, desde que o empregado e paradigma exeram a mesma funo, desempenhando as mesmas tarefas.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

importante esclarecer que o paragonado aquele que est requerendo a equiparao salarial e que o paradigma o modelo por ele apontado. Assim, preenchidos os requisitos do art. 461 da CLT e da Smula 6 do TST a equiparao salarial ser possvel entre o paragonado e o paradigma.. Os principais requisitos da equiparao salarial so: Identidade de funes (no importa a denominao do cargo) Trabalho de igual valor (mesma produtividade e igual perfeio tcnica) Mesmo empregador Mesma localidade (municpio ou regio metropolitana) Simultaneidade na prestao de servios Inexistncia de quadro organizado em carreira Contemporaneidade na prestao de servios Diferena de tempo de servio na funo no superior a dois anos entre o paradigma e o paragonado O paradigma no poder ser empregado readaptado

OJ 296 da SDI -1 do TST Sendo regulamentada a profisso de auxiliar de enfermagem, cujo exerccio pressupe habilitao tcnica, realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem, impossvel a equiparao salarial do simples atendente com o auxiliar de enfermagem.

Smula 127 do TST Quadro de pessoal organizado em carreira, aprovado pelo rgo competente, excluda a hiptese de equiparao salarial, no obsta reclamao fundada em preterio, enquadramento ou reclassificao.

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

Smula 6 do TST I - Para os fins previstos no 2 do art. 461 da CLT, s vlido o quadro de pessoal organizado em carreira quando homologado pelo Ministrio do Trabalho, excluindo-se, apenas, dessa exigncia o quadro de carreira das entidades de direito pblico da administrao direta, autrquica e fundacional, aprovado por ato administrativo da autoridade competente. II - Para efeito de equiparao de salrios em caso de trabalho igual, conta-se o tempo de servio na funo e no no emprego. III - A equiparao salarial s possvel se o empregado e o paradigma exercerem a mesma funo, desempenhando as mesmas tarefas, no importando se os cargos tm, ou no, a mesma denominao. IV - desnecessrio que, ao tempo da reclamao sobre equiparao salarial, reclamante e paradigma estejam a servio do estabelecimento, desde que o pedido se relacione com situao pretrita. V - A cesso de empregados no exclui a equiparao salarial, embora exercida a funo em rgo governamental estranho cedente, se esta responde pelos salrios do paradigma e do reclamante. VI - Presentes os pressupostos do art. 461 da CLT, irrelevante a circunstncia de que o desnvel salarial tenha origem em deciso judicial que beneficiou o paradigma, exceto se decorrente de vantagem pessoal ou de tese jurdica superada pela jurisprudncia de Corte Superior. VII - Desde que atendidos os requisitos do art. 461 da CLT, possvel a equiparao salarial de trabalho intelectual, que pode ser avaliado por sua perfeio tcnica, cuja aferio ter critrios objetivos. VIII - do empregador o nus da prova do fato impeditivo, modificativo ou extintivo da equiparao salarial. IX - Na ao de equiparao salarial, a prescrio parcial e s alcana as diferenas salariais vencidas no perodo de 5 (cinco) anos que precedeu o ajuizamento. X - O conceito de "mesma localidade" de que trata o art. 461 da CLT refere-se, em princpio, ao mesmo municpio, ou a municpios distintos que, comprovada-mente, pertenam mesma regio metropolitana.

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

OJ 297 da SDI-1 do TST O art. 37, inciso XIII, da CF/1988, veda a equiparao de qualquer natureza para o efeito de remunerao do pessoal do servio pblico, sendo juridicamente impossvel a aplicao da norma infraconstitucional prevista no art. 461 da CLT quando se pleiteia equiparao salarial entre servidores pblicos, independentemente, de terem sido contratados pela CLT. OJ 353 da SDI-1 do TST sociedade de economia mista no se aplica a vedao equiparao prevista no art. 37, XIII, da CF/1988, pois, ao contratar empregados sob o regime da CLT, equipara-se a empregador privado, conforme disposto no art. 173, 1, II, da CF/1988.

BIZU DE PROVA: A OJ 379 publicada recentemente, a minha dica para a prova, por isso peo ateno especial com esta nova OJ. OJ-SDI1-379 EMPREGADO DE COOPERATIVA DE CRDITO. BANCRIO. EQUIPARAO. IMPOSSIBILIDADE (22.04.2010). Os empregados de cooperativas de crdito no se equiparam a bancrio, para efeito de aplicao do art. 224 da CLT, em razo da inexistncia de expressa previso legal, considerando, ainda, as diferenas estruturais e operacionais entre as instituies financeiras e as cooperativas de crdito. Inteligncia das Leis n 4.594, de 29.12.1964, e 5.764, de 16.12.1971.

Ateno: A Smula 19 do TST refere-se ao Processo do Trabalho! Smula 19 do TST A Justia do Trabalho competente para apreciar reclamao de empregado que tenha por objeto direito fundado em quadro de carreira.

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

Desvio de funo: Quando o empregador adota o plano de cargos e salrios ou institui o quadro de carreira, ele dever cumpri-lo. Sendo assim, quando o empregado for admitido em determinada funo dever, ao preencher os requisitos descritos no plano ou no quadro de carreira para a promoo, ser reenquadrado para outra funo. H situaes na qual o empregado exerce na empresa atribuies de nvel superior hierrquico, descritas no quadro de carreira e est enquadrado em funes de nvel inferior. Neste caso ocorrer o desvio de funo e o empregado ter direito a receber as diferenas salariais, conforme orientao jurisprudencial do TST (OJ 125 da SDI- 1 do TST). OJ 125 da SDI- 1 do TST O simples desvio funcional do empregado no gera direito a novo enquadra-mento, mas apenas s diferenas salariais respectivas, mesmo que o desvio de funo haja iniciado antes da vigncia da CF/1988. 6.3. Salrio Complessivo: Entende-se por salrio complessivo ou completivo o pagamento de um valor que engloba vrias rubricas ao mesmo tempo. Nesta modalidade de pagamento de salrio no possvel verificar-se o que efetivamente est sendo pago. Esta modalidade de pagamento de salrio vedada pelo TST atravs da Smula 91. Smula 91 do TST Nula a clusula contratual que fixa determinada importncia ou percentagem para atender englobadamente vrios direitos legais ou contratuais do trabalhador.

6.4. Gratificao: Por gratificao devemos entender tudo o que for fornecido ao empregado por liberalidade do empregador, ou seja, sem que haja imposio legal neste sentido. As gratificaes integram a remunerao base dos empregados para todos os efeitos dela emanados.

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

Smula 203 do TST A gratificao por tempo de servio integra o salrio para todos os efeitos legais. No poderemos deixar de destacar o entendimento sumulado do TST, o qual estabelece que as gratificaes semestrais no repercutiro nos clculos do aviso prvio, das horas extras e das frias.

Smula 253 do TST A gratificao semestral no repercute no clculo das horas extras, das frias e do aviso prvio, ainda que indenizados. Repercute, contudo, pelo seu duodcimo na indenizao por antigidade e na gratificao natalina.

A gratificao quando for paga com habitualidade ir configurar ajuste tcito entre as partes e ser considerada como salrio. Neste sentido h a Smula 207 do STF, que estabelece as gratificaes habituais, inclusive a de natal, consideram-se tacitamente convencionadas e iro integrar o salrio. Acontece que alguns empregadores comearam a colocar no recibo de pagamento, que a gratificao era concedida por liberalidade, mas, veio a Smula 152 do TST estabelecendo que este fato, por si s no excluiria a existncia de ajuste tcito.

Smula 152 do TST O fato de constar do recibo de pagamento de gratificao o carter de liberalidade no basta, por si s, para excluir a existncia de ajuste tcito

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

Outras Smulas do TST: Smula 50 do TST A gratificao natalina, instituda pela Lei n 4.090, de 13.07.1962, devida pela empresa cessionria ao servidor pblico cedido,enquanto durar a cesso. Smula 202 do TST Existindo, ao mesmo tempo, gratificao por tempo de servio outorgada pelo empregador e outra da mesma natureza prevista em acordo coletivo, conveno coletiva ou sentena normativa, o empregado tem direito a receber, exclusivamente, a que lhe seja mais benfica.

Smula 225 do TST As gratificaes por tempo de servio e produtividade, pagas mensalmente, no repercutem no clculo do repouso semanal remunerado. Smula 372 I - Percebida a gratificao de funo por dez ou mais anos pelo empregado, se o empregador, sem justo motivo, revert-lo a seu cargo efetivo, no poder retirar-lhe a gratificao tendo em vista o princpio da estabilidade financeira. II - Mantido o empregado no exerccio da funo comissionada, no pode o empregador reduzir o valor da gratificao. 6.5. Questes de Prova: 1. (CESPE SERPRO 2010) Com relao equiparao salarial, julgue os prximos itens. 100 Considere a seguinte situao hipottica: Em uma empresa que no possui quadro de carreira, Mirian e Jaqueline trabalham na funo de secretria snior. Mirian est h dez anos na empresa, sendo que h um ano exerce a funo atual e recebe salrio correspondente a R$ 3.200,00. Jaqueline, por sua vez est na empresa h cinco anos e, desde o incio da prestao de servios, trabalha como secretria snior, recebendo o salrio de R$ 4.200,00. Nessa situao hipottica, Mirian tem o direito equiparao salarial, podendo indicar Jaqueline como paradigma.

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

101 No tocante equiparao salarial, a prescrio parcial e alcana somente as diferenas salariais vencidas no perodo de cinco anos que preceder o ajuizamento de eventual demanda judicial. 102 O trabalho intelectual no impossibilita a equiparao salarial, desde que atendidos os seguintes requisitos legais: Identidade de funo,trabalho de igual valor, assim considerado aquele de igual produtividade e com a mesma perfeio tcnica, entre pessoas cuja diferena de tempo de servio no seja superior a dois anos, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade. 2. (FCC/Analista Executor de Mandados/TRT-16 Regio/2009) Robson e Roberval so garons de restaurantes diferentes. Robson recebe gorjeta cobrada pela sua empregadora Ana na nota de servio e Roberval recebe apenas gorjetas ofertadas pelos clientes. Neste caso, as gorjetas de (A) Robson, apenas,integram o seu salrio servindo de base de clculo para as horas extras. (B) Robson, apenas,integram o seu salrio, no servindo de base de clculo para o adicional noturno. (C) Robson e Roberval integram os respectivos salrios, servindo de base de clculo, dentre outras verbas, para o aviso prvio. (D) Robson e Roberval integram os respectivos salrios, servindo de base de clculo, dentre outras verbas, para as horas extras. (E) Robson e Roberval integram os respectivos salrios, no servindo de base de clculo para o adicional noturno. 3. (FCC/Analista Judicirio-TRT- 23 Regio/2007) Segundo entendimento sumulado do TST, a gratificao semestral (A) no repercute no clculo das horas extras, das frias e do aviso prvio, ainda que indenizados, mas repercute, pelo seu duodcimo, na indenizao por antigidade e na gratificao natalina. (B) no repercute no clculo das horas extras, das frias e do aviso prvio, exceto se indenizados, mas repercute, pelo seu duodcimo, na indenizao por antigidade e na gratificao natalina. (C) no repercute no clculo das horas extras, das frias, do aviso prvio e na gratificao natalina, exceto se indenizados, bem como na indenizao por antigidade. (D) no repercute no clculo das horas extras, das frias, do aviso prvio e na gratificao natalina, ainda que indenizados, bem como na indenizao por antigidade.
www.pontodosconcursos.com.br 16

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

(E) repercute no clculo das horas extras, das frias, do aviso prvio e na gratificao natalina, ainda que indenizados, bem como na indenizao por antigidade. 4. (FCC Analista Judicirio rea Administrativa TRT 24 Regio) Quando o empregador fornecer in natura uma ou mais das parcelas do salrio mnimo, o salrio em dinheiro ser determinado pela frmula Sd = Sm P, em que Sd representa o salrio em dinheiro, SM o salrio mnimo e P a soma dos valores daquelas parcelas na regio. De acordo com o decreto-lei n 5.452/43, o salrio mnimo pago em dinheiro no ser inferior a a) 30% (trinta por cento) do salrio mnimo fixado para a regio. b) 35% (trinta e cinco por cento) do salrio mnimo fixado para a regio. c) 40% (quarenta por cento) do salrio mnimo fixado para a regio. d) 45% (quarenta e cinco por cento) do salrio mnimo fixado para a regio. e) 50% (cinqenta por cento) do salrio mnimo fixado para a regio. 5. (ESAF Auditor Fiscal do Trabalho 2006) No que diz respeito disciplina normativa e ao entendimento jurisprudencial sobre remunerao correto afirmar que a) A mora salarial contumaz pode dar ensejo resciso indireta do contrato de trabalho, mas pode ser elidida com o pagamento dos atrasados realizados na primeira audincia designada em processo trabalhista. b) O chamado salrio complessivo admissvel no caso em que haj0a consentimento inequvoco do empregado. c) O salrio-famlia tem natureza previdenciria e devido aos trabalhadores rurais desde que haja previso contratual ou convencional a esse respeito. d) O adicional noturno integra a base de clculo das horas extras prestadas no perodo noturno. e) O vale-refeio, fornecido para o trabalho, tem carter salarial e integra a remunerao do trabalhador, gerando reflexos, entre outras parcelas em repousos semanais remunerados, horas extras, frias, aviso prvio, FGTS e gratificao natalina.

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

6. (FCC Analista Judicirio Executor de Mandados/ 23. Regio/2007) Considere as assertivas a respeito da equiparao salarial. I. O quadro de carreira das entidades de direito pblico da administrao direta aprovado por ato administrativo da autoridade competente s vlido quando homologado pelo Ministrio do Trabalho. II. Para efeito de equiparao de salrios em caso de trabalho igual, conta-se o tempo de servio na funo e no no emprego. III. A equiparao salarial s possvel se o empregado e o paradigma exercerem a mesma funo, desempenhando as mesmas tarefas, no importando se os cargos tm, ou no, a mesma denominao. IV. Para efeitos de equiparao, em qualquer hiptese, imprescindvel que, ao tempo da reclamao sobre equiparao salarial, reclamante e paradigma estejam a servio do estabelecimento. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I, II e III. (B) I e IV. (C) II e III. (D) II, III e IV.(E) II e IV. 7. (FCC Analista Judicirio TRT-GO/2008) A respeito da equiparao salarial, analise: I. Trabalho de igual valor, para efeitos de equiparao salarial, ser o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeio tcnica, entre pessoas cuja diferena de tempo de servio no for superior dois anos. II. O trabalhador readaptado em nova funo por motivo de deficincia fsica atestada pelo rgo competente da Previdncia Social poder servir de paradigma para fins de equiparao salarial. III. Para efeitos da equiparao salarial, mesma localidade significa mesmo estabelecimento. IV. Para efeito de equiparao de salrios em caso de trabalho igual, conta-se o tempo de servio na funo e no no emprego. Est correto o que consta APENAS em (A) I e III. (B) I, II e IV. (C) II e III. (D) II e IV. (E) I e IV.

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

8. (ESAF SEFAZ/CE 2006) Acerca da disciplina pertinente ao salrio e remunerao dos empregados, assinale a opo correta. a) Representa utilidade fornecida pelo trabalho, a alimentao disponibilizada pelo empregador de forma habitual, vale dizer, diariamente, em frente de trabalho situada em local inspito ou longnquo. b) A utilidade percebida mensalmente e que adquira natureza salarial, a vista dos critrios da habitualidade e da onerosidade, integra a remunerao do trabalhador e gera direito s diferenas reflexas em parcelas como frias, dcimos terceiros salrios, FGTS e repouso semanal remunerado. c) Os adicionais representam parcelas suplementares pagas ao empregado em virtude do exerccio do trabalho em circunstncias tipificadas como mais gravosas. d) As comisses, como representam modalidade de salrio, apenas quando pagos por unidade de obra ou servio, devem ser quitadas mensalmente, mediante recibo, tal como ocorre com as remuneraes em geral. e) Mesmo com o afastamento do exerccio de cargo de confiana, com ou sem justo motivo, o empregado tem direito manuteno do pagamento da gratificao de funo se percebida h mais de dez anos, em face do princpio da estabilidade financeira. 9. (FCC/ Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 2 Regio/2008) Raimunda garonete no restaurante do TIO TITO e recebe, alm do seu salrio mensal, gorjetas fornecidas espontaneamente pelos clientes. Neste caso, as gorjetas (A) integram a remunerao de Raimunda, no servindo de base de clculo apenas para as parcelas de aviso-prvio. (B) no integram a remunerao de Raimunda, uma vez que no so cobradas pelo empregador na nota de servio, mas fornecidas espontaneamente pelos clientes. (C) integram a remunerao da Raimunda e servem de base de clculo para as parcelas de aviso-prvio, adicional noturno, horasextras e repouso semanal remunerado. (D) integram a remunerao de Raimunda, no servindo de base de clculo apenas para o repouso semanal remunerado. (E) integram a remunerao de Raimunda, mas no servem de base de clculo para as parcelas de aviso prvio, adicional noturno, horasextras e repouso semanal remunerado.
www.pontodosconcursos.com.br 19

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

10. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 7 Regio - 2009) Considere para o clculo do aviso prvio as verbas abaixo: I- Gratificao semestral. II- Gorjetas oferecidas espontaneamente pelos clientes. III- Adicional de Insalubridade. IV- Gorjetas cobradas pelo empregador na nota de servio. a) I, III e IV. B) I e III. C) III. D) II e IV. E) II e III. 11. (UnB/CESPE TRT/ES - Tcnico Judicirio- rea Administrativa - 2009) No que se refere ao direito do trabalho, julgue os itens seguintes. 79 As gorjetas pagas por clientes a um garom em um restaurante integram o seu salrio para todos os efeitos legais. 88 O servio militar obrigatrio pode ser remunerado com valor abaixo do salrio mnimo. 12. (OAB/MG) So efeitos jurdicos pertinentes ao exerccio de cargo ou funo de confiana, EXCETO: a) Possibilidade de reverso ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exerccio de funo de confiana; b) Transferncia da localidade de servio, independente de sua anuncia, todavia, existindo real necessidade de servios; c) Presuno relativa quanto no incidncia de horas extras em favor do empregado,em face das prerrogativas do cargo de elevada fidcia tornarem-se incompatveis com a sistemtica do controle de jornada; d) Inexistncia da possibilidade de pedido equiparatrio salarial, nos termos do art. 461da CLT, em face da percepo da denominada gratificao funcional.

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

13. (FCC TRT 23 Regio/2007) Alm do pagamento em dinheiro compreendem-se no salrio, para todos os efeitos legais, as prestaes in natura que a empresa, por fora do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em regra, tem carter salarial: a) a previdncia privada b) o seguro de vida e acidentes pessoais. c) o vale refeio fornecido por fora do contrato. d) a assistncia mdica prestada mediante seguro sade. e) a assistncia odontolgica prestada diretamente. 14. (FCC TRT 6 Regio/2006) permitido ao empregador efetuar descontos nos salrios dos empregados, desde que tais descontos decorram de a) necessidade de reduo dos custos, havendo autorizao expressa do empregado. b) pagamento de seguro de vida e acidentes pessoais. c) fornecimento de cesta bsica e seguro sade. d) previso expressa no contrato individual de trabalho. e) adiantamentos, previso legal ou clusula estabelecida em contrato coletivo. 15. (FCC Analista Judicirio- Biblioteconomia - TRT 18 Regio/2008) Considere as assertivas abaixo a respeito da gratificao de natal. I. So destinatrios da gratificao natalina, dentre outros, os empregados urbanos, rurais, os trabalhadores avulsos e os domsticos. II. O clculo da gratificao de natal efetuado com base na remunerao do ms de dezembro e observar o tempo de servio do empregado, sofrendo descontos de contribuies sociais. III. A gratificao de natal corresponder a 1/12 da remunerao para cada ms de servio do ano correspondente. IV. O adicional noturno e a gorjeta no so componentes da remunerao, no sendo computados no clculo da gratificao de natal. Est correto o que consta APENAS em (A) I e II. (B) II, III e IV. (C) I, II e III. (D) I, III e IV. (E) II e IV.

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

16. (PGE/PI Procurador/2008) Ana e Clara foram contratadas pela empresa Tudo Limpo Ltda. na mesma poca. Ana, auxiliar de servios de escritrio recebia remunerao de R$ 1.000,00 por ms e Clara, supervisora de escritrio, recebia salrio de R$ 1.500,00. Ambas possuam nveis de escolaridade e qualificao profissional semelhantes. Aps um ano, Clara foi demitida sem justa causa e Ana foi designada para substitu-la na funo de supervisora, mas continuou a receber salrio de R$ 1.000,00, razo pela qual moveu reclamao trabalhista contra a empresa, pleiteando equiparao salarial com Clara. A respeito da situao hipottica apresentada, assinale a opo correta. a) devida a equiparao salarial, j que Ana possua a mesma qualificao tcnica de Clara. b) devida a equiparao salarial, pois no havia diferena de tempo de servio superior a dois anos entre Ana e Clara. c) No devida a equiparao salarial, j que um dos requisitos da equiparao, a simultaneidade na prestao dos servios entre o paradigma e o trabalhador que requer a equiparao no foi preenchido. d) No devida a equiparao, pois a empresa pode estabelecer, dentro do seu poder de mando, condies diferenciadas entre empregados. e) No devida a equiparao, mas sim o pagamento de diferenas salariais. 17. (ESAF Auditor Fiscal do Trabalho/ 2006) Constituiu desconto salarial ilcito: a) o ressarcimento de dano decorrente de dolo do empregado. b) o adiantamento salarial. c) o pagamento de emprstimo concedido por instituio financeira, previsto em contrato. d) o ressarcimento de dano decorrente de culpa do empregado, previsto em contrato. e) o uniforme de trabalho. 18. (UnB/CESPE AGU - Procurador Federal/2010) Julgue os seguintes itens, relativos a equiparao salarial. 156 Dois trabalhadores que exercem funes idnticas,trabalho de igual valor, e prestam servios ao mesmo empregador, em municpios distintos, mas integrantes de uma mesma regio metropolitana, no fazem jus equiparao salarial, pois no laboram na mesma localidade.
www.pontodosconcursos.com.br 22

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

157 Para efeito de equiparao de salrios em caso de trabalho igual, conta-se o tempo de servio na funo, e no no emprego. 19. (FCC Tcnico Judicirio - TRT Campinas - 2009) Considere as seguintes assertivas a respeito da remunerao: I. As gorjetas cobradas diretamente pelo empregador na nota de servio servem de base de clculo para o repouso semanal remunerado. II. As comisses, percentagens e gratificaes ajustadas integram o salrio do obreiro. III. O seguro de vida e de acidentes pessoais fornecidos pelo empregador no so considerados salrio in natura. IV. A assistncia odontolgica prestada diretamente pelo empregador no considerada salrio in natura. Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) II, III e IV. (B) I, II e III. (C) II e III. (D) III e IV. (E) I e IV. 20. (UnB/CESPE TRT 5 Regio- Analista Judicirio execuo de mandados - 2008) A respeito de salrio e remunerao, julgue os seguintes itens. A parcela paga ao bancrio sob a denominao de quebra de caixa possui natureza indenizatria, pelo que no integra o salrio do prestador dos servios. ......................................................................... A seguir apresento um quadro para que vocs possam escrever o que marcaram na resoluo das questes acima. s destacar este quadro e conferir os erros e acertos no quadro gabaritado ao final desta aula. Gabarito: 1.

6.

11.

2. 3. 4. 5.

7. 8. 9. 10.

12. 13. 14. 15.

16. 17. 18. 19. 20.

...............................................................................................................

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

6.6. Questes de Prova Comentadas: 1. (CESPE SERPRO 2010) Com relao equiparao salarial, julgue os prximos itens. 100 Considere a seguinte situao hipottica:Em uma empresa que no possui quadro de carreira, Mirian e Jaqueline trabalham na funo de secretria snior. Mirian est h dez anos na empresa, sendo que h um ano exerce a funo atual e recebe salrio correspondente a R$ 3.200,00. Jaqueline, por sua vez est na empresa h cinco anos e, desde o incio da prestao de servios, trabalha como secretria snior, recebendo o salrio de R$ 4.200,00. Nessa situao hipottica, Mirian tem o direito equiparao salarial, podendo indicar Jaqueline como paradigma. 101 No tocante equiparao salarial, a prescrio parcial e alcana somente as diferenas salariais vencidas no perodo de cinco anos que preceder o ajuizamento de eventual demanda judicial. 102 O trabalho intelectual no impossibilita a equiparao salarial, desde que atendidos os seguintes requisitos legais: Identidade de funo,trabalho de igual valor, assim considerado aquele de igual produtividade e com a mesma perfeio tcnica, entre pessoas cuja diferena de tempo de servio no seja superior a dois anos, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade. Comentrios: 100. A questo abordou a Smula 6 do TST. A empregada Mirian no ter direito equiparao salarial com Jaqueline, porque a diferena de tempo de servio, na funo de secretria entre Mirian e Jaqueline superior a dois anos, uma vez que Jaqueline exerce est funo h cinco anos. Portanto, a assertiva 100 est incorreta (Smula 6, II do TST). Smula 6 do TST I - Para os fins previstos no 2 do art. 461 da CLT, s vlido o quadro de pessoal organizado em carreira quando homologado pelo Ministrio do Trabalho, excluindo-se, apenas, dessa exigncia o quadro de carreira das entidades de direito pblico da administrao direta, autrquica e fundacional, aprovado por ato administrativo da autoridade competente. II - Para efeito de equiparao de salrios em caso de trabalho igual, contase o tempo de servio na funo e no no emprego. 101. Correta (Smula 6, IX do TST)
www.pontodosconcursos.com.br 24

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

Smula 6 do TST, IX - Na ao de equiparao salarial, a prescrio parcial e s alcana as diferenas salariais vencidas no perodo de 5 (cinco) anos que precedeu o ajuizamento. 102. Correta. (Art. 461 da CLT c/c Smula 6, VII do TST). Smula 6 do TST VII - Desde que atendidos os requisitos do art. 461 da CLT, possvel a equiparao salarial de trabalho intelectual, que pode ser avaliado por sua perfeio tcnica, cuja aferio ter critrios objetivos. 2. (FCC/Analista Executor de Mandados/TRT-16 Regio/2009) Robson e Roberval so garons de restaurantes diferentes. Robson recebe gorjeta cobrada pela sua empregadora Ana na nota de servio e Roberval recebe apenas gorjetas ofertadas pelos clientes. Neste caso, as gorjetas de (A) Robson, apenas, integram o seu salrio servindo de base de clculo para as horas extras. (B) Robson, apenas, integram o seu salrio, no servindo de base de clculo para o adicional noturno. (C) Robson e Roberval integram os respectivos salrios, servindo de base de clculo, dentre outras verbas, para o aviso prvio. (D) Robson e Roberval integram os respectivos salrios, servindo de base de clculo, dentre outras verbas, para as horas extras. (E) Robson e Roberval integram os respectivos salrios, no servindo de base de clculo para o adicional noturno. Comentrios: Ambos tero direito integrao das gorjetas recebidas na remunerao. Porm, elas no serviro de base de clculo para as parcelas de aviso prvio, adicional noturno, horas extras e repouso semanal remunerado. Smula 354 TST As gorjetas, cobradas pelo empregador na nota de servio ou oferecidas espontaneamente pelos clientes, integram a remunerao do empregado, no servindo de base de clculo para as parcelas de aviso-prvio, adicional noturno, horas extras e repouso semanal remunerado

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

3. (FCC/Analista Judicirio-TRT- 23 Regio/2007) Segundo entendimento sumulado do TST, a gratificao semestral (A) no repercute no clculo das horas extras, das frias e do aviso prvio, ainda que indenizados, mas repercute, pelo seu duodcimo, na indenizao por antigidade e na gratificao natalina. (B) no repercute no clculo das horas extras, das frias e do aviso prvio, exceto se indenizados, mas repercute, pelo seu duodcimo, na indenizao por antigidade e na gratificao natalina. (C) no repercute no clculo das horas extras, das frias, do aviso prvio e na gratificao natalina, exceto se indenizados, bem como na indenizao por antigidade. (D) no repercute no clculo das horas extras, das frias, do aviso prvio e na gratificao natalina, ainda que indenizados, bem como na indenizao por antigidade. (E) repercute no clculo das horas extras, das frias, do aviso prvio e na gratificao natalina, ainda que indenizados, bem como na indenizao por antigidade. Comentrios: As gratificaes so liberalidades do empregador que pretende incentivar o empregado. Quando as gratificaes forem pagas com habitualidade, elas tero natureza salarial. A gratificao semestral no poder integrar as horas extras, o aviso prvio e as frias, conforme estabelece a Smula 253 do TST. Smula 253 do TST A gratificao semestral no repercute no clculo das horas extras, das frias e do aviso prvio, ainda que indenizados. Repercute, contudo, pelo seu duodcimo na indenizao por antigidade e na gratificao natalina. 4. (FCC Analista Judicirio rea Administrativa TRT 24 Regio) Quando o empregador fornecer in natura uma ou mais das parcelas do salrio mnimo, o salrio em dinheiro ser determinado pela frmula Sd= Sm P, em que Sd representa o salrio em dinheiro, SM o salrio mnimo e P a soma dos valores daquelas parcelas na regio. De acordo com o decreto-lei n 5.452/43, o salrio mnimo pago em dinheiro no ser inferior a a) 30% (trinta por cento) do salrio mnimo fixado para a regio. b) 35% (trinta e cinco por cento) do salrio mnimo fixado para a regio. c) 40% (quarenta por cento) do salrio mnimo fixado para a regio.
www.pontodosconcursos.com.br 26

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

d) 45% (quarenta e cinco por cento) do salrio mnimo fixado para a regio. e) 50% (cinqenta por cento) do salrio mnimo fixado para a regio. Comentrios: (art. 82, pargrafo nico da CLT) Art. 82 da CLT Quando o empregador fornecer, in natura, uma ou mais das parcelas do salrio mnimo, o salrio em dinheiro ser determinado pela frmula Sd = Sm - P, em que Sd representa o salrio em dinheiro, Sm o salrio mnimo e P a soma dos valores daquelas parcelas na regio. Pargrafo nico - O salrio mnimo pago em dinheiro no ser inferior a 30% (trinta por cento) do salrio mnimo fixado para a regio. importante esclarecer que a Smula 258 do TST estabelece que os percentuais fixados em lei relativos ao salrio in natura referem-se s hipteses em que o empregado recebe salrio mnimo. Smula 258 do TST Os percentuais fixados em lei relativos ao salrio "in natura" apenas se referem s hipteses em que o empregado percebe salrio mnimo, apurando-se, nas demais, o real valor da utilidade. 5. (ESAF Auditor Fiscal do Trabalho 2006) No que diz respeito disciplina normativa e ao entendimento jurisprudencial sobre remunerao correto afirmar que a) A mora salarial contumaz pode dar ensejo resciso indireta do contrato de trabalho, mas pode ser elidida com o pagamento dos atrasados realizados na primeira audincia designada em processo trabalhista. b) O chamado salrio complessivo admissvel no caso em que haja consentimento inequvoco do empregado. c) O salrio-famlia tem natureza previdenciria e devido aos trabalhadores rurais desde que haja previso contratual ou convencional a esse respeito. d) O adicional noturno integra a base de clculo das horas extras prestadas no perodo noturno.

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

e) O vale-refeio, fornecido para o trabalho, tem carter salarial e integra a remunerao do trabalhador, gerando reflexos, entre outras parcelas em repousos semanais remunerados, horas extras, frias, aviso prvio, FGTS e gratificao natalina. Comentrios: a) Incorreta porque a Smula 13 do TST estabelece que o s pagamento dos salrios em audincia no elide a mora capaz e determinar a resciso do contrato de trabalho. Smula 13 do TST O s pagamento dos salrios atrasados em audincia no ilide a mora capaz de determinar a resciso do contrato de trabalho. b) O salrio complessivo ou completivo inadmissvel conforme dispe a Smula 91 do TST. Considera-se salrio complessivo aquele que pago englobando vrios direitos sem que haja discriminao de cada verba que est sendo paga pelo empregador ao empregado. Smula 91 do TST Nula a clusula contratual que fixa determinada importncia ou percentagem para atender englobadamente vrios direitos legais ou contratuais do trabalhador. c) Incorreta. A Smula 344 do TST estabelece que o salrio famlia devido ao trabalhador rural aps a vigncia da Lei 8213/91. Smula 344 do TST O salrio-famlia devido aos trabalhadores rurais somente aps a vigncia da Lei n 8.213, de 24.07.1991. d) Correta. Smula 60 do TSTI - O adicional noturno pago com habitualidade integra o salrio do empregado para todos os efeitos. II- Cumprida integralmente a jornada no perodo noturno e prorrogada esta, devido tambm o adicional quanto s horas prorrogadas. e) Incorreta. A Smula 241 do TST estabelece que o vale refeio fornecido por fora do contrato de trabalho e ter natureza salarial. O art. 458 da CLT estabelece que a alimentao ter natureza salarial desde que fornecida habitualmente e pelo trabalho.

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

A utilidade fornecida pelo trabalho ter natureza salarial, ao passo que a utilidade fornecida para a realizao do trabalho, sendo indispensvel no ter natureza salarial. A Orientao Jurisprudencial 133 da SDI-1 do TST estabelece que a ajuda alimentao fornecida em decorrncia do Plano de Alimentao do Trabalhador no ter natureza salarial. Smula 241 do TST O vale para refeio, fornecido por fora do contrato de trabalho, tem carter salarial, integrando a remunerao do empregado, para todos os efeitos legais. OJ 133 da SDI- 1 do TST A ajuda alimentao fornecida por empresa participante do programa de alimentao ao trabalhador, institudo pela Lei n 6.321/76, no tem carter salarial. Portanto, no integra o salrio para nenhum efeito legal. 6. (FCC Analista Judicirio Executor de Mandados/ 23. Regio/2007) Considere as assertivas a respeito da equiparao salarial. I. O quadro de carreira das entidades de direito pblico da administrao direta aprovado por ato administrativo da autoridade competente s vlido quando homologado pelo Ministrio do Trabalho. II. Para efeito de equiparao de salrios em caso de trabalho igual, conta-se o tempo de servio na funo e no no emprego. III. A equiparao salarial s possvel se o empregado e o paradigma exercerem a mesma funo, desempenhando as mesmas tarefas, no importando se os cargos tm, ou no, a mesma denominao. IV. Para efeitos de equiparao, em qualquer hiptese, imprescindvel que, ao tempo da reclamao sobre equiparao salarial, reclamante e paradigma estejam a servio do estabelecimento. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I, II e III. (B) I e IV. (C) II e III. (D) II, III e IV.(E) II e IV. Comentrios: I- Incorreta. (Smula 6, I do TST) II- Correta. (Smula 6, II do TST) III- Correta. (Smula 6, III do TST) IV- Incorreta. (Smula 6,IV do TST)
www.pontodosconcursos.com.br 29

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

Smula 6 do TST I - Para os fins previstos no 2 do art. 461 da CLT, s vlido o quadro de pessoal organizado em carreira quando homologado pelo Ministrio do Trabalho, excluindo-se, apenas, dessa exigncia o quadro de carreira das entidades de direito pblico da administrao direta, autrquica e fundacional, aprovado por ato administrativo da autoridade competente. II - Para efeito de equiparao de salrios em caso de trabalho igual, conta-se o tempo de servio na funo e no no emprego. III - A equiparao salarial s possvel se o empregado e o paradigma exercerem a mesma funo, desempenhando as mesmas tarefas, no importando se os cargos tm, ou no, a mesma denominao. IV - desnecessrio que, ao tempo da reclamao sobre equiparao salarial, reclamante e paradigma estejam a servio do estabelecimento, desde que o pedido se relacione com situao pretrita. V - A cesso de empregados no exclui a equiparao salarial, embora exercida a funo em rgo governamental estranho cedente, se esta responde pelos salrios do paradigma e do reclamante. VI - Presentes os pressupostos do art. 461 da CLT, irrelevante a circunstncia de que o desnvel salarial tenha origem em deciso judicial que beneficiou o paradigma, exceto se decorrente de vantagem pessoal ou de tese jurdica superada pela jurisprudncia de Corte Superior. VII - Desde que atendidos os requisitos do art. 461 da CLT, possvel a equiparao salarial de trabalho intelectual, que pode ser avaliado por sua perfeio tcnica, cuja aferio ter critrios objetivos. VIII - do empregador o nus da prova do fato impeditivo, modificativo ou extintivo da equiparao salarial.
www.pontodosconcursos.com.br 30

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

IX - Na ao de equiparao salarial, a prescrio parcial e s alcana as diferenas salariais vencidas no perodo de 5 (cinco) anos que precedeu o ajuizamento. X - O conceito de "mesma localidade" de que trata o art. 461 da CLT refere-se, em princpio, ao mesmo municpio, ou a municpios distintos que, comprovada-mente, pertenam mesma regio metropolitana. 7. (FCC Analista Judicirio TRT-GO/2008) A respeito da equiparao salarial, analise: I. Trabalho de igual valor, para efeitos de equiparao salarial, ser o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeio tcnica, entre pessoas cuja diferena de tempo de servio no for superior dois anos. II. O trabalhador readaptado em nova funo por motivo de deficincia fsica atestada pelo rgo competente da Previdncia Social poder servir de paradigma para fins de equiparao salarial. III. Para efeitos da equiparao salarial, mesma localidade significa mesmo estabelecimento. IV. Para efeito de equiparao de salrios em caso de trabalho igual, conta-se o tempo de servio na funo e no no emprego. Est correto o que consta APENAS em (A) I e III. (B) I, II e IV. (C) II e III. (D) II e IV. (E) I e IV. Comentrios: I- Correta. (art. 461 da CLT) II- Incorreta. O art. 461 em seu pargrafo 4 estabelece que o trabalhador readaptado no servir de paradigma. III- Incorreta. Mesma localidade significa mesmo municpio, ou a municpios distintos que, comprovada-mente, pertenam mesma regio metropolitana. (Smula 6, X do TST) IV- Correta. (Smula 6, II do TST) 8. (ESAF SEFAZ/CE 2006) Acerca da disciplina pertinente ao salrio e remunerao dos empregados, assinale a opo correta. a) Representa utilidade fornecida pelo trabalho, a alimentao disponibilizada pelo empregador de forma habitual, vale dizer, diariamente, em frente de trabalho situada em local inspito ou longnquo.
www.pontodosconcursos.com.br 31

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

b) A utilidade percebida mensalmente e que adquira natureza salarial, a vista dos critrios da habitualidade e da onerosidade, integra a remunerao do trabalhador e gera direito s diferenas reflexas em parcelas como frias, dcimos terceiros salrios, FGTS e repouso semanal remunerado. c) Os adicionais representam parcelas suplementares pagas ao empregado em virtude do exerccio do trabalho em circunstncias tipificadas como mais gravosas. d) As comisses, como representam modalidade de salrio, apenas quando pagos por unidade de obra ou servio, devem ser quitadas mensalmente, mediante recibo, tal como ocorre com as remuneraes em geral. e) Mesmo com o afastamento do exerccio de cargo de confiana, com ou sem justo motivo, o empregado tem direito manuteno do pagamento da gratificao de funo se percebida h mais de dez anos, em face do princpio da estabilidade financeira. Comentrios: a) O erro da assertiva a que neste caso a alimentao est sendo fornecida para a realizao dos servios, portanto no dever ser considerada salrio-utilidade. Para que determinada utilidade fornecida seja considerada salrio ela dever ser fornecida pela prestao dos servios, ou seja, ser dispensvel para a realizao dos servios. b) Incorreta, o art. 458 da CLT estabelece que a utilidade percebida com habitualidade integrar o salrio do empregado. Para a configurao da utilidade e a sua integrao ao salrio necessrio haver dois requisitos: a gratuidade e a habitualidade. Portanto a assertiva est incorreta ao falar onerosidade. c) Correta. O adicional uma espcie de sobre salrio e possui natureza salarial, ou seja, ir integrar a remunerao do empregado repercutindo nas verbas trabalhistas. Eles so devidos para indenizar a nocividade causada por determinada condio adversa na qual o trabalho prestado. Assim, quando cessar a condio adversa na qual o trabalho realizado cessar a obrigao do empregador de pagar o referido adicional.

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

Exemplificando: Adicional de horas extraordinrias, adicional de periculosidade, insalubridade e adicional noturno. Quando o empregado transferido do perodo noturno para o perodo diurno de trabalho, ele ir perder o adicional noturno. d) Incorreta. As comisses so retribuies financeiras pagas ao empregado com base em percentuais sobre os negcios que efetua. Dever ser garantido ao empregado que trabalha por comisso o direito a receber o salrio-mnimo (art. 78 da CLT). A exigibilidade da comisso ocorrer 30 dias depois de ultimada a transao podendo as partes estipular outro prazo para o pagamento desde que no superior a 90 dias. Assim, elas podero ser quitadas at 90 dias. e) Incorreta, porque a Smula 372 do TST fala que o empregado ter direito a receber a gratificao de funo quando ele sem justo motivo for revertido ao cargo de origem e tenha 10 ou mais anos na funo. Smula 372 do TST I - Percebida a gratificao de funo por dez ou mais anos pelo empregado, se o empregador, sem justo motivo, revert-lo ao seu cargo efetivo, no poder retirar-lhe a gratificao tendo em vista o princpio da estabilidade financeira. II - Mantido o empregado no exerccio da funo comissionada, no pode o empregador reduzir o valor da gratificao. 9. (FCC/ Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 2 Regio/2008) Raimunda garonete no restaurante do TIO TITO e recebe, alm do seu salrio mensal, gorjetas fornecidas espontaneamente pelos clientes. Neste caso, as gorjetas (A) integram a remunerao de Raimunda, no servindo de base de clculo apenas para as parcelas de aviso-prvio. (B) no integram a remunerao de Raimunda, uma vez que no so cobradas pelo empregador na nota de servio, mas fornecidas espontaneamente pelos clientes. (C) integram a remunerao da Raimunda e servem de base de clculo para as parcelas de aviso-prvio, adicional noturno, horasextras e repouso semanal remunerado. (D) integram a remunerao de Raimunda, no servindo de base de clculo apenas para o repouso semanal remunerado.

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

(E) integram a remunerao de Raimunda, mas no servem de base de clculo para as parcelas de aviso prvio, adicional noturno, horasextras e repouso semanal remunerado. Comentrios: (Smula 354 do TST) Observem que resolvemos muitas questes de prova que abordam a Smula 354 do TST. H questes de prova que abordam a Smula 354 do TST juntamente com a Smula 253 do TST, como aconteceu com a prova do TRT/CE em 2009. Observem na questo 10 abaixo: 10. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 7 Regio/2009) Considere para o clculo do aviso prvio as verbas abaixo I- Gratificao semestral. II- Gorjetas oferecidas espontaneamente pelos clientes. III- Adicional de Insalubridade. IV- Gorjetas cobradas pelo empregador na nota de servio. a) I, III e IV. B) I e III. C) III. D) II e IV. E) II e III. Comentrios: I- A gratificao semestral no repercute no clculo do aviso prvio (Smula 253 do TST). Smula 253 do TST A gratificao semestral no repercute no clculo das horas extras, das frias e do aviso prvio, ainda que indenizados. Repercute, contudo, pelo seu duodcimo na indenizao por antigidade e na gratificao natalina. II- As gorjetas oferecidas pelos clientes seja espontnea ou no tambm no ir servir de base de clculo para o aviso prvio (S. 354 do TST). III- O adicional de insalubridade integrar o clculo do aviso prvio. Smula N 139 do TST Enquanto percebido, o adicional de insalubridade integra a remunerao para todos os efeitos legais. IV- (Smula 354 do TST) Smula 354 TST As gorjetas, cobradas pelo empregador na nota de servio ou oferecidas espontaneamente pelos clientes, integram a remunerao do empregado, no servindo de base de clculo para as parcelas de aviso-prvio, adicional noturno, horas extras e repouso semanal remunerado
www.pontodosconcursos.com.br 34

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

11. (UnB/CESPE TRT/ES - Tcnico Judicirio- rea Administrativa - 2009) No que se refere ao direito do trabalho, julgue os itens seguintes. 79 As gorjetas pagas por clientes a um garom em um restaurante integram o seu salrio para todos os efeitos legais. 88 O servio militar obrigatrio pode ser remunerado com valor abaixo do salrio mnimo. Comentrios: 79. Incorreta, porque a Smula 354 do TST excepciona o aviso prvio, o repouso semanal remunerado, o adicional noturno e as horas extras. 80. Correta (Smula vinculante 6 do STF) Smula Vinculante 6 do STF NO VIOLA A CONSTITUIO O ESTABELECIMENTO DE REMUNERAO INFERIOR AO SALRIO MNIMO PARA AS PRAAS PRESTADORAS DE SERVIO MILITAR INICIAL. 12. (OAB/MG) So efeitos jurdicos pertinentes ao exerccio de cargo ou funo de confiana, EXCETO: a) Possibilidade de reverso ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exerccio de funo de confiana; b) Transferncia da localidade de servio, independente de sua anuncia, todavia, existindo real necessidade de servios; c) Presuno relativa quanto no incidncia de horas extras em favor do empregado,em face das prerrogativas do cargo de elevada fidcia tornarem-se incompatveis com a sistemtica do controle de jornada; d) Inexistncia da possibilidade de pedido equiparatrio salarial, nos termos do art. 461da CLT, em face da percepo da denominada gratificao funcional. Comentrios: Independente de exercer cargo de confiana ou desempenhar atividade tipicamente intelectual, se o empregado (paragonado) faz a prova de que realizava as mesmas atividades de outro empregado (paradigma) que ganhava mais, sem haver entre eles tempo de servio na funo superior a 2 anos e estando ambos na mesma localidade, far jus ao pleito de equiparao salarial e diferenas.

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

Ateno: O instituto da equiparao salarial est previsto no art. 461 da CLT, nas Smulas 6 e 127 do TST e nas Orientaes Jurisprudenciais 296, 297, 353 e 379 da SDI-1 do TST. 13. (FCC TRT 23 Regio/2007) Alm do pagamento em dinheiro compreendem-se no salrio, para todos os efeitos legais, as prestaes in natura que a empresa, por fora do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em regra, tem carter salarial: a) a previdncia privada b) o seguro de vida e acidentes pessoais. c) o vale refeio fornecido por fora do contrato. d) a assistncia mdica prestada mediante seguro sade. e) a assistncia odontolgica prestada diretamente. Comentrios: (art. 458 da CLT) Smula 241 do TST O vale para refeio, fornecido por fora do contrato de trabalho, tem carter salarial, integrando a remunerao do empregado, para todos os efeitos legais. 14. (FCC TRT 6 Regio/2006) permitido ao empregador efetuar descontos nos salrios dos empregados, desde que tais descontos decorram de a) necessidade de reduo dos custos, havendo autorizao expressa do empregado. b) pagamento de seguro de vida e acidentes pessoais. c) fornecimento de cesta bsica e seguro sade. d) previso expressa no contrato individual de trabalho. e) adiantamentos, previso legal ou clusula estabelecida em contrato coletivo. Comentrios: Letra E (art. 462 da CLT). 15. (FCC Analista Judicirio- Biblioteconomia - TRT Regio/2008) Considere as assertivas abaixo a respeito gratificao de natal. I. So destinatrios da gratificao natalina, dentre outros, empregados urbanos, rurais, os trabalhadores avulsos e domsticos. 18 da os os

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

II. O clculo da gratificao de natal efetuado com base na remunerao do ms de dezembro e observar o tempo de servio do empregado, sofrendo descontos de contribuies sociais. III. A gratificao de natal corresponder a 1/12 da remunerao para cada ms de servio do ano correspondente. IV. O adicional noturno e a gorjeta no so componentes da remunerao, no sendo computados no clculo da gratificao de natal. Est correto o que consta APENAS em (A) I e II. (B) II, III e IV. (C) I, II e III. (D) I, III e IV. (E) II e IV. Comentrios: Letra C. 16. (PGE/PI Procurador/2008) Ana e Clara foram contratadas pela empresa Tudo Limpo Ltda. na mesma poca. Ana, auxiliar de servios de escritrio recebia remunerao de R$ 1.000,00 por ms e Clara, supervisora de escritrio, recebia salrio de R$ 1.500,00. Ambas possuam nveis de escolaridade e qualificao profissional semelhantes. Aps um ano, Clara foi demitida sem justa causa e Ana foi designada para substitu-la na funo de supervisora, mas continuou a receber salrio de R$ 1.000,00, razo pela qual moveu reclamao trabalhista contra a empresa, pleiteando equiparao salarial com Clara. A respeito da situao hipottica apresentada, assinale a opo correta. a) devida a equiparao salarial, j que Ana possua a mesma qualificao tcnica de Clara. b) devida a equiparao salarial, pois no havia diferena de tempo de servio superior a dois anos entre Ana e Clara. c) No devida a equiparao salarial, j que um dos requisitos da equiparao, a simultaneidade na prestao dos servios entre o paradigma e o trabalhador que requer a equiparao no foi preenchido. d) No devida a equiparao, pois a empresa pode estabelecer, dentro do seu poder de mando, condies diferenciadas entre empregados. e) No devida a equiparao, mas sim o pagamento de diferenas salariais. Comentrios: (Smula 159 e art. 461 da CLT)

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

17. (ESAF Auditor Fiscal do Trabalho/ 2006) Constituiu desconto salarial ilcito: a) o ressarcimento de dano decorrente de dolo do empregado. b) o adiantamento salarial. c) o pagamento de emprstimo concedido por instituio financeira, previsto em contrato. d) o ressarcimento de dano decorrente de culpa do empregado, previsto em contrato. e) o uniforme de trabalho. Comentrios: O uniforme de trabalho fornecido ao empregado para a prestao dos servios no poder ser descontado dos salrios, no sendo tambm considerado salrio-utilidade como estudamos anteriormente. O salrio no poder sofrer desconto, salvo adiantamento, dispositivo de lei ou norma coletiva, conforme estabelece o art. 462 da CLT. Os descontos referidos nas letras A e D so lcitos porque o art. 462, pargrafo 1 da CLT o permitem. J o caput do art. 462 da CLT permite o desconto referido na letra B. importante citar a lei 10.820/2003 que em seu artigo 1 estabelece a possibilidade de os empregados autorizarem de forma irrevogvel e irretratvel o desconto em folha de pagamento dos valores referentes ao pagamento de emprstimos, financiamentos e operaes de arrendamento mercantil. Portanto, o desconto salarial previsto na letra C desta questo lcito. 18. (UnB/CESPE AGU - Procurador Federal/2010) Julgue os seguintes itens, relativos a equiparao salarial. 156 Dois trabalhadores que exercem funes idnticas, trabalho de igual valor, e prestam servios ao mesmo empregador, em municpios distintos, mas integrantes de uma mesma regio metropolitana, no fazem jus equiparao salarial, pois no laboram na mesma localidade. 157 Para efeito de equiparao de salrios em caso de trabalho igual, conta-se o tempo de servio na funo, e no no emprego.

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

Comentrios: Incorreta a assertiva 156 porque a Smula 6 do TST admite a equiparao salarial em relao ao trabalho prestado na mesma regio metropolitana. J a 157 est correta, de acordo tambm com a Smula 6 do TST. 19. (FCC Tcnico Judicirio - TRT Campinas - 2009) Considere as seguintes assertivas a respeito da remunerao: I. As gorjetas cobradas diretamente pelo empregador na nota de servio servem de base de clculo para o repouso semanal remunerado. II. As comisses, percentagens e gratificaes ajustadas integram o salrio do obreiro. III. O seguro de vida e de acidentes pessoais fornecidos pelo empregador no so considerados salrio in natura. IV. A assistncia odontolgica prestada diretamente pelo empregador no considerada salrio in natura. Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) II,III e IV. (B) I, II e III. (C) II e III. (D) III e IV. (E) I e IV. Comentrios: A assertiva I est incorreta porque o entendimento sumulado do TST no sentido de que as gorjetas integraro a remunerao do empregado, porm no serviro de base de clculo para o aviso prvio, o adicional noturno, as horas extras e o repouso semanal remunerado. Smula 354 do TST As gorjetas, cobradas pelo empregador na nota de servio ou oferecidas espontaneamente pelos clientes, integram a remunerao do empregado, no servindo de base de clculo para as parcelas de aviso prvio, adicional noturno, as horas extras e repouso semanal remunerado. As assertivas II, III e IV esto corretas. Segundo o art. 457, pargrafo primeiro da CLT a importncia fixa estipulada e as comisses, percentagens, gratificaes ajustadas, dirias para viagem que excedam 50% do salrio do empregado e os abonos pagos pelo empregador integram o salrio do empregado. O art. 458, pargrafo segundo da CLT elenca um rol exemplificativo de utilidades que no so considerados salrio utilidade, ou seja, salrio in natura.
www.pontodosconcursos.com.br 39

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

Art. 458 da CLT Alm do pagamento em dinheiro, compreende-se no salrio, para todos os efeitos legais, a alimentao, habitao, vesturio ou outras prestaes in natura que a empresa, por fora do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum ser permitido o pagamento com bebidas alcolicas ou drogas nocivas. 2 Para os efeitos previstos neste artigo, no sero consideradas como salrio as seguintes utilidades concedidas pelo empregador I vesturios, equipamentos e outros acessrios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestao do servio. II educao, em estabelecimento de ensino prprio ou de terceiros, compreendendo os valores relativos a matrcula, mensalidade, anuidade, livros e material didtico; III transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou no por transporte pblico; IV assistncia mdica, hospitalar e odontolgica, prestada diretamente ou mediante seguro-sade; V seguros de vida e de acidentes pessoais; VI previdncia privada. 20. (UnB/CESPE TRT 5 Regio- Analista Judicirio execuo de mandados - 2008) A respeito de salrio e remunerao, julgue os seguinte item: A parcela paga ao bancrio sob a denominao de quebra de caixa possui natureza indenizatria, pelo que no integra o salrio do prestador dos servios. Comentrios: A assertiva est incorreta, porque segundo a Smula 247 do TST esta gratificao tem natureza salarial. Smula 247 do TST A parcela paga aos bancrios sob a denominao "quebra de caixa" possui natureza salarial, integrando o salrio do prestador de servios, para todos os efeitos legais.

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE SMULAS E ORIENTAES JURISPRUDENCIAIS DO TST PROFESSORA: DBORAH PAIVA

............................................................................................................... Gabarito: 1. 100 errada 101/102 certas 2. E 3. A 4. A 5. D 6. C 7. E 8. C 9. E 10. C 11. 79 errada 80 certa 12. D 13. C 14. E 15. C 16. C 17. E 18. 156 errada. 157certa 19. A 20. errada

............................................................................................................... Bem, a nossa aula vai chegando ao final! Gostaria de lembr-los que estou disposio de vocs no frum do Ponto, para esclarecer quaisquer dvidas quanto s aulas at aqui ministradas. At a prxima aula! Um forte abrao a todos! Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

41

Potrebbero piacerti anche