Sei sulla pagina 1di 12

UNIVERSIDADE DE BRASLIA FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS DEPARTAMENTO DE CINCIA DA INFORMAO E DOCUMENTAO

BIBLIOTECONOMIA
MANUAL DO CURSO DE GRADUAO

Braslia 2005

1.3.2 CURSO DE GRADUAO EM BIBLIOTECONOMIA - CURRCULO, CORPO DOCENTE E DISCENTE


HISTRICO

O ensino a Biblioteconomia nasceu, na Universidade de Braslia (UnB), com a criao da prpria Universidade. O Plano Orientador da Universidade de Braslia previa o acesso, Faculdade de Biblioteconomia, de bacharis egressos dos Institutos Centrais de Cincias, Letras e Artes, que prosseguissem em direo ao curso de Graduado em Biblioteconomia, destinado formao de bibliotecrios especializados nas vrias reas do saber. Este pretensioso projeto original da educao do bibliotecrio na UnB, moldado nos melhores padres norteamericanos, por demasiado oneroso e por requerer longo perodo de formao, veio logo a ser abandonado. A UnB, instituda pela Lei no. 3.998, de 15 de dezembro de 1961, teve o Plano Orientador editado, como primeiro lanamento da sua Editora, j em 1962, no mesmo ano em que se regulamentava, no Brasil, a profisso do bibliotecrio. Como conseqncia da regulamentao da Biblioteconomia, como profisso de nvel superior, foram criados rgos de classe e foi aprovado um Currculo Mnimo nacional, especfico do curso superior de Biblioteconomia. A conjugao destes fatos deu ensejo, em 1965, criao do curso de Graduao em Biblioteconomia, em nvel de Bacharelado, com a durao de trs anos, na Faculdade de Biblioteconomia e Informao Cientfica (FUBICA). O currculo pleno deste curso incorporou, desde logo, uma formao tcnica, ligada s atividades da documentao, que focalizava, de forma pioneira no Brasil, a incipiente mecanizao e automao das bibliotecas. No ano de 1978, fiel sua vocao original, o ento Departamento de Biblioteconomia, ligado Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, criou o curso de Mestrado em Biblioteconomia e Documentao e iniciou um criterioso plano de capacitao de seu corpo docente, com vistas tanto implementao do curso de ps-graduao, quanto ao desenvolvimento das atividades do curso de Bacharelado em Biblioteconomia. Um novo Currculo Mnimo de Biblioteconomia veio a ser estabelecido pelo ento Conselho Federal de Educao em 1982, motivando uma ampla reforma curricular no mbito do curso de Graduao em Biblioteconomia da UnB. O Currculo Pleno de Biblioteconomia, totalmente reformulado, passou, assim, a vigorar a partir de 1984. O Currculo Mnimo de 1982 deve permanecer como parmetro de definio curricular at que sejam definidas as diretrizes curriculares para os cursos de nvel superior, previstas no Art.53, inciso ll, da Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. No incio da dcada de 1990, ao mesmo tempo que implantava um programa de Doutorado em Cincia da Informao, o Departamento de Cincia da Informao e Documentao (CID), agora sob nova denominao, iniciou, ainda em 1992, um projeto de reviso do currculo pleno do curso de Graduao em Biblioteconomia, em nvel de Bacharelado, para atualiz-lo e adequ-lo s novas tendncias do profissional da informao. Nessa mesma oportunidade, foi tambm criado no CID, o curso de Graduao em Arquivologia, em nvel de Bacharelado, no turno noturno.

Desse projeto de reviso do currculo pleno do curso de Graduao em Biblioteconomia, formou-se grupos com professores do curso para que fossem estudados vrios aspectos do currculo. Em 15 de agosto de 1996, entretanto, depois de haver ampliado para quarenta (40) o nmero de vagas para o curso de Graduao em Biblioteconomia existente no turno diurno, a UnB criou, no CID, um novo curso de Graduao em Biblioteconomia para o curso noturno, bem como um novo curso de Graduao em Arquivologia para o turno diurno. Em decorrncia desta deciso superior, o CID passou a trabalhar intensamente, durante o segundo perodo de 1996, na elaborao da proposta de um currculo moderno, caracterizado por uma habilitao em Gesto de Bases de Dados, para a eventual abertura, no segundo perodo de 1997, desse novo curso de Biblioteconomia. A criao de um curso noturno para a rea de Biblioteconomia ensejou a oportunidade para a retomada da discusso e avaliao do programa de graduao existente como um todo. A princpio, tinha-se a pretenso de criar um curso noturno totalmente novo, em nvel de Tecnlogo, com durao mais curta, voltado para a formao de profissionais que pudessem atender s demandas criadas com o desenvolvimento das novas tecnologias da rea da informao, principalmente com a telemtica e o conseqente acesso a dados atravs de redes informacionais. Esta proposta acabou por ser descartada, em virtude das dificuldades com a atual legislao acadmica e profissional. A idia consagrada, finalmente, foi a da criao de uma habilitao em Gesto de Bases de Dados, adequada para atender a um segmento crescente da demanda de mercado para profissionais capazes de responder s atuais necessidades de organizao, bem como ao uso de recursos informacionais em nvel local e em redes nacionais e internacionais de informao. Entretanto, com a aprovao de Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, e com a Resoluo do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso (CEPE) no. 219;96, de 18 de dezembro de 1996, que dispe sobre o nmero mximo de crditos obrigatrios a serem integralizados em cada curso da UnB, imps-se a prioridade da reformulao do curso diurno de Graduao em Biblioteconomia, j existente, com o conseqente adiamento da abertura do curso noturno. Assim, o Colegiado do CID, aproveitando os estudos e as experincias adquiridas nas revises curriculares desta ltima dcada, elaborou, no decorrer de 1997, a proposta de reformulao do currculo do curso de Graduao em Biblioteconomia, em nvel de Bacharelado, para o turno diurno. Esta proposta foi aprovada pelo CEPE em 9 de maro de 1998, conforme a Resoluo CEPE no. 219/96.

OBJETIVOS DO CURSO

O Currculo vigente do Curso de Graduao em Biblioteconomia, em nvel de Bacharelado, tem por objetivo formar bibliotecrios que venham a se constituir em profissionais da informao habilitados para o exerccio de sua misso social. Assim, a concepo curricular segue as seguintes diretrizes elaboradas pelos docentes do CID: - oferecer um meio ambiente de imerso integral nas tecnologias da informao, enquanto instrumentos convencionais da ao profissional do bibliotecrio; - caracterizar a informao como todo conhecimento humano inscrito sob qualquer forma, e considere a gesto desses recursos do universo da informao far-se- independentemente de sua origem, de seu suporte material e de sua instituio depositria;

INTRODUO O termo Biblioteconomia deriva de biblioteca, que composto por biblio (livro), theke (caixa), formao esta que evidencia a concepo de biblioteca enquanto depositaria de livros. Talvez por esse fato, o grande pblico associe o termo Biblioteconomia aos livros, biblioteca, s tcnicas empregadas e aos servios prestados no mbito desta instituio. Todavia, h algumas dcadas, a rea vem trabalhando com a informao independentemente de seu suporte fsico ( discos, patentes, cds, vdeos, anais de congressos, manuscritos, cartazes, fotografias, historias em quadrinhos, mapas, relatrios tcnicos...) e da instituio que a possui. Assim, o objeto de estudo, as pesquisas, as atividades profissionais e o ensino na rea deslocaram-se, historicamente, do eixo livro ( suporte) para informao (contedo), do controle de acervo de uma biblioteca, para o acesso informao por meio de canais de comunicao formais (documentos) e informais (pessoas, redes eletrnicas, colgios invisveis). Uma definio proposta pela ALA (American Library Association) em 1992, afirma que o carter essencial da Biblioteconomia e da Cincia da Informao volta-se para a informao e o conhecimento registrado ou registrveis, bem como para os servios e tecnologia para habilitar sua gesto e uso, abrangendo a criao, comunicao, identificao, seleo, aquisio, organizao e descrio, armazenagem e recuperao, preservao, anlise, interpretao, avaliao, sntese, disseminao e gesto da informao e do conhecimento. De forma geral, os contedos lecionados nos mais de trinta cursos de graduao em Biblioteconomia e em Cincia da Informao no Brasil aproximam-se da definio explicitada acima. Entre esses cursos podemos citar o da Universidade de Braslia( UnB). A histria da graduao em biblioteconomia na UnB, inicia-se em 1962, ano da fundao do curso. Desse perodo at os dias de hoje, o curso tem formado profissionais reconhecidos nacionalmente por sua competncia tcnica e acadmica. A reformulao curricular tem sido constante com o objetivo de construir um currculo em sintonia com os acontecimentos sociais, polticos, histricos e cientficos do pais. Alm disso, ao longo deste percurso, seu corpo docente buscou capacitao em universidades reconhecidas internacionalmente, fato primordial para um ensino de qualidade. Por todos esses fatos, o curso de Biblioteconomia da UnB um dos melhores do pais. Recebe semestralmente, no s alunos brasileiros das diferentes regies, como tambm alunos provenientes de outros pases. Assim, este manual tem por objetivo expor algumas informaes sobre o curso de graduao em Biblioteconomia, nvel bacharelado, da UnB, Esperamos, com este trabalho, aperfeioar nosso dialogo, principalmente, com os alunos do ensino de segundo grau, com os calouros e com aqueles que buscam informaes bsicas sobre o curso.

MERCADO DE TRABALHO O profissional formado em biblioteconomia estar apto a trabalhar com a informao, independente do espao no qual ela se insere. Poder atuar em centros de informao, institutos de pesquisas, bibliotecas, videotecas, provedores de informao, empresas, pinacotecas, bancos, museus, centros culturais, hemerotecas, entre outros. Assim, o mercado de trabalho abrange a rea pblica (poderes executivo, legislativo e judicirio), bem como os diferentes setores produtivos (setor bancrio, telecomunicaes, setor agrcola, setor txtil, sade..). Alm disso, um dos mercados emergentes volta-se para o profissional autnomo. O mercado de trabalho amplo e continua em expanso. Em decorrncia disso, a atualizao profissional precisa ser constante. De forma geral, o mercado de trabalho exige profissionais comunicativos e criativos, com boa formao acadmica, capazes de analisar e recuperar informaes em diferentes idiomas, aptos para o uso de diferentes recursos da informtica e capazes de oferecer produtos informacionais de forma rpida, precisa e adequados s necessidades informacionais do cliente.

GRADE CURRICULAR

O Curso de Graduao em Biblioteconomia composto por: - Disciplinas obrigatrias da rea de concentrao (biblioteconomia) = 90 crditos; - Disciplinas obrigatrias do domnio conexo = 30 crditos; - Disciplinas optativas e disciplinas do mdulo livre = 60 crditos; O aluno poder concluir o curso, no mnimo, em trs anos e meio e, no mximo, em 7 anos. Todavia, recomenda-se que o discente considere a seguinte grade curricular: 1 Semestre
Disciplinas Introduo Microinformtica(116793) Introduo Comunicao (146480) Introduo Biblioteconomia e Cincia da Informao (182010) Cadeia Seletiva 2 Disciplina Optativa/Mdulo Livre Crditos 4 4 4 Pr-Requisitos No h No h No h

2 Semestre
Disciplinas Introduo Administrao (181013) Controle Bibliogrfico (182541) Estatstica Aplicada (115011) Disciplina Optativa/Mdulo Livre Crditos 4 4 6 Pr-Requisitos No h 182010 No h

3 Semestre
Disciplinas Editorao (145084) Bibliografia (182036) Anlise da Informao (182401) Catalogao (182052) Disciplina Optativa/Mdulo Livre Crditos 4 4 4 4 Pr-Requisitos 116793 182641 182541 182541

4 Semestre
Disciplinas Planejamento e Elaborao de Bases de Dados (182524) Classificao (182079) Planejamento de Sistemas de Informao (182524) Cadeia Seletiva 3 Disciplina Optativa/Mdulo Livre Crditos 4 4 4 Pr-Requisitos 116793 182541 181013

5 Semestre
Disciplinas Gerncia de Sistemas de Informao (182125) Indexao (182630) Estgio Supervisionado em Biblioteconomia 1 (182648) Crditos 4 4 8 Pr-Requisitos 181013 182541 182036 182052 182079 182401 182567

Linguagem documentria Disciplina Optativa/Mdulo Livre

6 Semestre
Disciplinas Redes de Informao e Transferncia de Dados (182869) Formao e Desenvolvimento de Colees (182591) Servios de Informao (182583) Disciplina Optativa/Mdulo Livre Crditos 4 4 4 Pr-Requisitos 116793 182541 No h

7 Semestre
Disciplinas Informtica Documentria (182508) Estudo de Usurios (182532) Cadeia Seletiva 4 Disciplina Optativa/Mdulo Livre Crditos 4 4 Pr-Requisitos 116793 115011

8 Semestre
Disciplinas Crditos Pr-Requisitos

Estgio Supervisionado em Biblioteconomia 2 (182613)

10

Monografia em Biblioteconomia e Cincia da Informao Disciplina Optativa/Mdulo Livre

182508 182532 182583 182648 No h

Cadeia Seletiva 2 Na Cadeia Seletiva 2, o aluno poder optar por uma das disciplinas abaixo:
Disciplinas Francs Instrumental (142000) Lngua Alem 1 (142204) Ingls Instrumental 1 (145971) Lngua Espanhola 1 (142328) Prtica de Francs Oral e Escrito 1 Teoria e prtica de Espanhol Oral e Escrito 1 Japons 1 Crditos 4 4 4 4 6 6 4

Cadeia Seletiva 3 Na Cadeia Seletiva 3, o aluno poder optar por uma das disciplinas abaixo:
Disciplinas Cultura Brasileira 1 (139416) Histria Social e Poltica do Brasil (139203) Bibliot. Sociedade Brasileira (182494) Crditos 4 4 4

Cadeia Seletiva 4 Na Cadeia Seletiva 4, o aluno poder optar por uma das disciplinas abaixo:
Disciplinas Evoluo do Pensamento Filosfico e Cientfico (137413) Introduo Filosofia (137553) Idias Filosficas em Forma Literria (139653) Fundamentos de Histria Literria (141208) Crditos 4 4 4 4

DISCIPLINAS OPTATIVAS

O currculo do Curso de Graduao em Biblioteconomia contempla as seguintes disciplinas optativas: A Questo da Mulher e Polticas Sociais (136166) Anlise da Imagem (145491) Anlise de Sistemas (181056) Anlise dos Condicionamentos Ambientais (154652) Anlise e Opinio (143456) Anlise Grfica 1 (153206) Anlise Grfica 2 (153214) Anlise Multivariada 1 (115177) Antropologia Cultural (135020) Banco de Dados (116378) Bibliografia Brasileira (182311) Bibliografia Especializada 1 (182605) Bibliografia Especializada 2 (182338) Biblioteconomia e Sociedade Brasileira (182494) Cartografia 1 (138291) Cincia, Tecnologia e Governo (185841)

Cincias do Ambiente (122408) Cinema e Literatura (143201) Conservao e Restaurao de Documentos (182770) Criatividade e Produtividade (143138) Cultura e Meio Ambiente (135283) Cultura Popular (136603) Desenvolvimento de Comunidade (136573) Diplomtica e Tipologia Documental (182737) Direito Autoral (184543) Direito de Cidadania (184535) Direitos Humanos e Cidadania (199851) Documentao (182389) Elaborao e Manuteno de Tesauros (182656) Elementos de Linguagem Esttica e Histria da Arte 1 (153001) Elementos de Linguagem Esttica e Histria da Arte 2 (153010) Epigrafia e Paleografia Antigas (139041) Epigrafia e Paleografia Medieval e Moderna (139050) Epistemologia das Cincias Humanas e Sociais (137642) Estatstica Exploratria (115118) Esttica e Cultura de Massa (145033) Estilstica da Lngua Portuguesa (140431) Evoluo da Educao no Brasil (191086) Evoluo das Idias Econmicas e Sociais (132993) Filosofia da Educao 1 (191108) Folclore Brasileiro 1 (153605) Formao Econmica do Brasil (132039) Francs Instrumental 1 (142000) Francs Instrumental 2 (142590) Fundamentos de Linguagem (153681) Fundamentos de Linguagem Visual (153699) Geografia Humana e Econmica (138282) Grego 1 (140643) Grego 2 (140601) Histria da Arte 1 (153036) Histria da Arte e da Tecnologia (153613) Histria da Cincia 1(137791) Histria da Cincia 2 (139645) Histria da Educao 1 (191060) Histria da Filosofia no Brasil (137484) Histria da Imprensa (145131) Histria do Livro e das Bibliotecas (182028) Histria do Teatro 1 (153796) Histria Econmica Geral (132021) Histria Social e Poltica Geral (139190) Histria Social e Poltica Latino-Americana (185027) Historiografia do Brasil (139271) Imprensa e Sociedade (143634) Informtica e Sociedade (116726) Ingls Instrumental 2 (142573)

Instituies do Direito Pblico e Privado (184021) Introduo ao Direito 1 (184039) Introduo ao Direito 2 (184896) Introduo Anlise do Discurso (140473) Introduo Antropologia (135011) Introduo Arquitetura e Urbanismo (154008) Introduo Arquivologia (182681) Introduo Atividade Empresarial (170054) Introduo Cincia da Computao (113913) Introduo Cincia Geogrfica (138398) Introduo Cincia Poltica (185035) Introduo Economia (132012) Introduo Educao (191019) Introduo Gravura (156281) Introduo Histria das Idias Sociais no Brasil (139297) Introduo Lingstica (140082) Introduo Msica 1 (144029) Introduo Programao Visual (153699) Introduo Psicologia (124010) Introduo Psicologia Social (124001) Introduo Semntica (120511) Introduo Sociologia (134465) Introduo Teoria Literria (141089) Introduo ao Estudo da Histria (139033) Introduo ao Estudo das Relaes Internacionais (185001) Introduo ao Estudo de Polticas Pblicas (185850) Introduo ao Planejamento Educacional (194174) Introduo ao Servio Social (136583) Latim 1 (140201) Latim 2 (140210) Leitura e Produo de Texto(140481) Lexicologia e Lexicografia (140422) Lngua Alem 2 (142212) Lngua Alem 3 (142221) Lngua Alem 4 (142239) Lngua Espanhola 2 (142336) Lngua Espanhola 3 (142344) Lngua Espanhola 4 (142352) Lngua Francesa 2 (142018) Lngua Francesa 3 (142026) Lngua Francesa 4 (142034) Lngua Inglesa 2 (142093) Lngua Inglesa 3 (142107) Lngua Inglesa 4 (142115) Lngua Japonesa 1 (142247) Lngua Japonesa 2 (142255) Linguagem Publicitria (143073) Mercadologia em Publicidade (143081) Metodologia da Histria (139220)

Mtodos de Pesquisa (134546) Mtodos e Processos Administrativos (181030) Movimentos Populares (136638) Mulher, Cultura e Sociedade (135038) Oficina de Produo de Textos (140392) Organizao de Arquivos (116327) Organizao de Arquivos de Computadores (116394) Organizao de Sistemas (181056) Organizao do Trabalho Intelectual (182427) Organizao e Tratamento de Materiais Especiais (182061) Organizaes Internacionais (185043) Paleografia (182109) Pesquisa Jurdica (184799) Planejamento e Pesquisa 1 (115193) Planejamento Grfico (145092) Planejamento Social (138991) Prtica Desportiva 1 (175013) Prtica Desportiva 2 (175021) Processos de Leitura e Escrita (140562) Produo e Leitura de Imagem (192538) Produo Grfica (143090) Psicologia Aplicada Administrao (124551) Psicologia da Aprendizagem 1 (124052) Psicologia da Infncia (124440) Psicologia da Personalidade 1 (124036) Publicidade e Sociedade (145149) Recreao e Lazer 1 (178811) Redao Oficial (140406) Redao para Publicao Impressa (145181) Reportagem e Entrevista (143448) Reprografia (182419) Sistemas Computacionais Aplicados Administrao (186104) Sistemas de Classificao Bibliogrfica (182087) Sociologia da Cincia (134805) Sociologia da Comunicao (134902) Sociologia da Cultura (134872) Sociologia da Educao 1 (191043) Sociologia do Conhecimento (134597) Teatro Brasileiro 1 (156558) Tcnicas de Amostragem (115169) Tcnicas de Pesquisa (134953) Teoria da Cincia (137499) Teoria da Histria (139211) Teoria do Conhecimento (137472) Teoria do Planejamento (181111) Teoria Geral do Direito Pblico (184101) Teorias Contemporneas de Msica 1 (144134)

INFORMAES PROFISSIONAIS CONSELHOS Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) rgo responsvel pela fiscalizao do exerccio da profisso e pelas mudanas na legislao especfica. O CFB composto pelos Conselhos Regionais que esto distribudos pelo pais. Em Braslia, o responsvel o CRB/1. Para maiores informaes contactar: Endereo: SRTVN Edifcio Braslia Rdio Center Salas 1079/2079 CEP: 70719-900 Braslia- DF TEL: (061) 3282080 FAX: (061) 3478158 Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) 1 Regio Endereo: CLN407 Bloco D loja 30 CEP: 70855-540 Braslia DF TEL: (61) 3405135 FAX: (61) 3478158 ASSOCIAES Entre as realizaes das Associaes de Bibliotecrios, esto a organizao de eventos que viabilizam a troca de experincias entre profissionais, pesquisadores e estudantes; edies e vendas de textos tcnicos da rea de Biblioteconomia, oferecimento de cursos de especializao e aperfeioamento. Federao Brasileira de Associaes de Bibliotecrios (FEBAB) congrega as diversas Associaes, existentes nos Estados brasileiros. Endereo: Rua Avanhandava, 40 Conj. 110 CEP: 01306-000 So Paulo SP TEL: (11) 2579979 Associao dos Bibliotecrios do Distrito Federal Endereo: SHGN Q. 702/703 Bl. G- N 49 Salas 101/102 CEP: 70710-750 TEL: (61) 3263835/ 3263499 FAX (61) 224-3499

CORPO DOCENTE O Corpo docente do Departamento de Cincia da Informao e Documentao da UnB constitudo por professores das mais diversas reas dentro da Cincia da Informao. Assim, o discente tem oportunidade, ao longo do curso, de construir uma viso abrangente do conhecimento. As disciplinas oferecidas pelo Departamento de Cincia da Informao, para o curso de graduao em Biblioteconomia e Arquivologia, so ministradas pelo seguinte corpo docente: Antnio Lisboa Carvalho de Miranda (doutor) Andr Porto Ancona Lopez (doutor) Emir Jos Suaiden (doutor) Eliane Braga de Oliveira (mestre) Elmira Luzia Melo Soares Simeo (doutora) Emir Jos Suaiden (doutor) Georgete Medleg Rodrigues (doutora) Jaime Leiro Vilan Filho (mestre) Jaime Robredo (doutor) Ktia Isabelli de Bethnia Melo de Souza (mestre) Larissa Cndida Costa Maira Murrieta Costa Mamede de Lima Marques (doutor) Maria Alice Guimares Borges (mestre) Marisa Brascher Baslio Medeiros (doutora) Mirian Paula Manini (doutora) Murilo Bastos da Cunha (doutor) Odilon Pereira da Silva (mestre) Renato Tarciso Barbosa de Sousa (doutor) Rogrio Henrique de Arajo Jnior (doutor) Sebastio de Souza (mestre) Sely Maria de Souza Costa (doutora) Srgio Souza Santos Simone Bastos Vieira (doutora) Sofia Galvo Baptista (doutora) Sueli Anglica do Amaral (doutora) Suzana Pinheiro M. Mueller (doutora) Tarcsio Zandonade (mestre) Walda de Andrade Antunes (doutora)

Potrebbero piacerti anche