Sei sulla pagina 1di 8

defi

Laboratrios de Fsica

departamento de fsica

www.defi.isep.ipp.pt

Equaes de Fresnel

Instituto Superior de Engenharia do Porto Departamento de Fsica Rua Dr. Antnio Bernardino de Almeida, 431 4200-072 Porto. Tel. 228 340 500. Fax: 228 321 159

Laboratrios de Fsica Leis de Fresnel

DEFI-NRM-4022 Verso: 01 Data: 14/11/2008

Leis de Fresnel
DEFI-NRM-4022
Objectivos:
Compreender o conceito de polarizao da luz; Determinar o ngulo de Brewster; Traar experimentalmente as leis de Fresnel.

Introduo terica

Segundo as leis da reflexo e da refraco, quando um feixe luminoso incide na superfcie de separao entre dois meios com diferentes caractersticas, uma parte desse feixe reflectido numa direco simtrica em relao normal da superfcie, com um ngulo igual ao ngulo de incidncia Lei da Reflexo. O restante feixe refractado, propagando-se no segundo meio com ndice de refraco n2, numa direco que obedece lei da refraco designada por Lei de Snell (1):

n1 sin i = n2 sin t

(1)

A intensidade dos vrios feixes determinada a partir dos coeficientes de reflexo e de transmisso (2), que correspondem razo entre as amplitudes dos campos elctricos dos feixes reflectido e transmitido (ou refractado) relativamente amplitude do feixe incidente, respectivamente. Sabendo que qualquer tipo de polarizao pode ser sempre decomposto em duas componentes perpendiculares entre si, dever-se-o distinguir estas duas situaes quanto ao feixe incidente, pois as condies fronteira impostas na zona de separao entre os meios esto condicionadas pela direco de oscilao do campo elctrico incidente. Assim, distinguem-se os coeficientes de reflexo e de transmisso para os dois casos (Figura 1).

r=

Er Ei
(2)

t=

Et Ei

Figura 1 Indicao do plano de incidncia e das direces de polarizao para os diferentes feixes: incidente, reflectido e refractado.

Departamento de Fsica

Pgina 2/6

Laboratrios de Fsica Leis de Fresnel

DEFI-NRM-4022 Verso: 01 Data: 14/11/2008

a) Quando o feixe incidente tem polarizao perpendicular ao plano de incidncia, ter-se-:

r =

n1 cos i n2 cos t n1 cos i + n2 cos t

t =

2n1 cos i n1 cos i + n2 cos t

(3)

b) Quando o feixe incidente tem polarizao paralela ao plano de incidncia, ter-se-:

r =

n2 cos i n1 cos t n1 cos t + n2 cos i

t =

2n1 cos i n1 cos t + n2 cos i

(4)

A intensidade dos feixes reflectido e transmitido determinada a partir das suas potncias relativamente ao feixe incidente. As quantidades assim determinadas so designadas por Reflectncia R e Transmitncia T. Sendo a reflectncia R a razo entre as respectivas intensidades, esta ser igual ao quadrado do coeficiente de reflexo, r (5), uma vez que o meio de propagao o mesmo para os feixes reflectido e incidente. Em contrapartida, o feixe transmitido ao propagar-se num meio com ndice de refraco diferente numa direco de propagao tambm diferente, vai sofrer expanso, i.e., o dimetro do feixe no segundo meio maior (se n2 > n1). Neste caso, a transmitncia T proporcional ao quadrado do coeficiente de transmisso, t, com um factor de proporcionalidade designado por factor de expanso do feixe e representado em (6).

I R= r Ii I T = t Ii

2 =r

(5)

n2 cos t 2 t = n1 cos i

(6)

De acordo com as duas situaes de polarizao do campo elctrico incidente, tambm se distinguem as reflectncias e as transmitncias em funo dessa polarizao, conforme as expresses seguintes indicam:

I sen 2 (i t ) R = r = 2 I i sen (i + t )

I tg 2 ( ) R = r = 2 i t I i tg (i + t )

(7)

n wI n cos t 4sen 2 t cos 2 i T = 2 t t = 2 2 n1wi I i n1 cos i sen (i + t ) w I n cos t 4sen 2t cos 2 i T = t t = 2 2 2 wi I i n1 cos i sen (i + t ) cos (i t )
onde

(8)

wi , wt representam respectivamente, as larguras dos feixes incidente e transmitido.

Departamento de Fsica

Pgina 3/6

Laboratrios de Fsica Leis de Fresnel

DEFI-NRM-4022 Verso: 01 Data: 14/11/2008

ngulo de Brewster
Quando

i + t = 90 ,

a onda reflectida vai emergir linearmente polarizada, apenas com a

componente do campo elctrico perpendicular ao plano de incidncia, pois a sua componente paralela anula-se. O ngulo de incidncia para o qual se verifica esta situao designado por ngulo de Brewster, podendo ser calculado a partir da lei de Snell, resultando em:

tg B =

n2 n1

(9)

Incidncia normal
Quando o feixe incide com direco normal superfcie, i.e.,

i = t = 0 , as componentes paralela

e perpendicular so idnticas e as equaes de Fresnel escrevem-se como:

n n R = R R = 1 2 n1 + n2

T = T T =

4n1n2 (n1 + n2 ) 2

(10)

Nesta situao a reflexo mnima. A reflexo aumenta com a amplitude do ngulo de incidncia. Para i = 90 a reflexo total para ambas as componentes da onda, i.e., R = 1 . Na Figura 2 esto representados dois grficos referentes s reflectncias observadas em funo do ngulo de incidncia, para diferentes meios, nas duas situaes de polarizao. A partir destes grficos pode-se determinar o valor do ngulo de Brewster para os interfaces representados. Verifica-se que para meios de transmisso com ndices de refraco maiores, o ngulo de Brewster aumenta.

Figura 2 - Coeficientes de reflexo para n1=1 e n2= 1.3 (cima) e para n1=1 e n2= 2 (baixo) em funo do ngulo de incidncia ().

Departamento de Fsica

Pgina 4/6

Laboratrios de Fsica Leis de Fresnel

DEFI-NRM-4022 Verso: 01 Data: 14/11/2008

Material Necessrio

Laser Fotododo Voltmetro Polaroid Transferidor Placa espessa transparente

Procedimento experimental

1. 2.

Verifique se a montagem experimental est de acordo com o esquema representado na Figura 3. Coloque a placa espessa transparente em cima do transferidor graduado. Faa incidir a luz laser rasante ao transferidor e apontada para o centro do mesmo de forma a ler a escala correctamente.
Laser

Polaroid

Fotododo

Figura 3 Esquema de montagem.

Determinao do ngulo de Brewster


3. Com a ajuda do Polaroid, oriente o feixe laser de forma a ter o eixo de polarizao paralelo ao plano de incidncia. V rodando a placa de plstico sobre o transferidor de forma ao feixe laser incidir com um ngulo cada vez maior. Procure o ngulo de Brewster, i.e., procure a incidncia para a qual o feixe reflectido pela placa transparente tiver um mnimo de intensidade. ATENO: Existem pelos menos dois feixes reflectidos na placa, originados pela reflexo em cada uma das suas superfcies. Deve considerar somente o feixe reflectido na primeira superfcie.

4.

Departamento de Fsica

Pgina 5/6

Laboratrios de Fsica Leis de Fresnel

DEFI-NRM-4022 Verso: 01 Data: 14/11/2008

5.

Use o valor obtido para determinar o ndice de refraco da placa transparente, considerando que o ndice de refraco do ar nar = 1.

Verificao das equaes de Fresnel


6. 7. Ajuste o Polaroid sada do laser e rode o laser de forma ao feixe ter polarizao horizontal. Coloque o fotododo orientado para o feixe reflectido na superfcie da frente da placa (reflexo principal ou primria). Deve ter cuidado para usar correctamente a fenda que protege o fotododo da radiao ambiente. Verifique tambm se o feixe laser est a incidir no centro do fotododo. NOTA IMPORTANTE: O fotododo possui uma resposta aproximadamente linear de 4mV/lux. A saturao atingida para 450 mV.

8.

9.

Faa variar os ngulos de incidncia, comeando por um valor baixo (~10) at 90, em intervalos de 10. Com o voltmetro ligado ao fotododo e usando a escala mais baixa de tenso DC, registe os valores de tenso para cada ngulo.

10. Repita o procedimento anterior mas com a luz do laser polarizada verticalmente. 11. Represente graficamente as reflectncias obtidas experimentalmente, comparando-as com as curvas tericas, usando o ndice de refraco medido anteriormente. 12. Represente graficamente a reflectncia total
2 RT = R 2 + R .

13. Represente graficamente a curva da transmitncia para cada uma dos casos de polarizao, a partir dos resultados experimentais. Verifique se existe conservao de energia.

Outras informaes

Dever registar todas as medies que efectuar, bem como as caractersticas dos aparelhos de medida utilizados. Todos os clculos devero estar indicados de forma clara, utilizando unidades consistentes para as vrias grandezas.

Referncias Bibliogrficas

Physics Laboratory Experiments (5th edition), Jerry D. Wilson, 1998, Houghton Mifflin Company, U.S.A. Laboratory Experiments in College Physics (7th edition), Cicero H. Bernard & Chirold D. Epp, 1995, John Wiley & Sons, Inc.

Departamento de Fsica

Pgina 6/6

Laboratrios de Fsica Leis de Fresnel Anexo A

DEFI-NRM-4022 Verso: 01 Data: 14/11/2008

DEFI-NRM-4022

Leis de Fresnel Anexo A


Curso: Disciplina:

Ano:

Turma:

Grupo #:

Data da realizao:

Data de entrega:

Tabelas

Tabela 1: Registo dos Aparelhos de Medio Aparelhos Unidades

Resoluo

Erro de Leitura

Tabela 2: Medidas do feixe reflectido polarizao horizontal ngulo i

polarizao vertical

V// [mV]

R//

V [mV]

10 20 30 40 50 60 70 80 <90

N Mec.: N Mec.: N Mec.:

Nome: Nome: Nome: -i-

Laboratrios de Fsica Leis de Fresnel Anexo B

DEFI-NRM-4022 Verso: 01 Data: 14/11/2008

DEFI-NRM-4022

Leis de Fresnel Anexo B


Questes sobre os conceitos de:
Conceito de polarizao da luz; ngulo de Brewster; Leis de Fresnel.

Questes

N Mec.: N Mec.: N Mec.:

Nome: Nome: Nome: - ii -

Potrebbero piacerti anche