Sei sulla pagina 1di 15

Inimigos naturais podem salvar a lavoura

Em 1899, foi registrado o primeiro grande surto da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) nas lavouras de milho, mas o inseto j era reconhecido como praga desde 1797. O surto ocorreu nos Estados Unidos e em 1964 foi a vez de um ataque nas lavouras brasileiras. A conseqncia foi um estrago enorme no s nos milharais, mas tambm nas plantaes de arroz e em pastagens. Mais de dois sculos aps o seu aparecimento, a lagarta-do-cartucho ainda ameaa os agricultores e considerada uma das principais pragas da cultura de milho em todo o continente americano. Para combat-la preciso aplicar agrotxicos nas lavouras, o que causa prejuzos ainda maiores. Alm de aumentar o custo da produo, esses "venenos" podem contaminar o meio ambiente, a pessoa que o aplica e o prprio milho. Uma alternativa, identificada por pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo, contar com a ajuda de um inimigo natural dessa praga: Trichogramma, uma vespa minscula que parasita o ovo da lagarta-docartucho. As vespinhas, como foram apelidadas, custam 50% menos que os agrotxicos e so inofensivas. Basta solt-las na lavoura que elas encontram os ovos da praga e, dentro deles, botam os seus. Em alguns dias, as larvas das vespinhas nascem e passam a se alimentar das futuras lagartas-do-cartucho. Com a introduo das vespinhas na lavoura, o ciclo biolgico da praga interrompido e o uso de Lagarta-docartucho na folha agrotxicos, descartado. do milho. Adotar recursos da prpria natureza no combate a pragas, como no caso da vespinha e da lagarta-do-cartucho, caracteriza o controle biolgico. Na Embrapa, uma equipe de pesquisadores coordenada pelo engenheiro agrnomo e entomologista Ivan Cruz acredita que essa seja a melhor alternativa para proteger os milharais. Com o apoio da FAPEMIG, eles identificam, estudam e criam esse e outros inimigos naturais da S. frugiperda. O resultado so produtos mais baratos e de melhor qualidade. O Brasil um dos maiores produtores mundiais de milho. So 13 milhes de hectares de rea plantada e uma produo anual estimada em 40 milhes de toneladas de gros. Mas no caminho entre a lavoura e o consumidor, h muitas perdas. Parte da produo deixada para trs na colheita, no armazenamento e, principalmente, devido ao ataque da lagarta-docartucho que reduz de 15 a 34% o rendimento do gro.

Os prejuzos econmicos causados por essa praga, somente na cultura de milho, so estimados em 400 milhes de dlares, por ano. Mas a S. frugiperda tambm causa danos s plantaes de sorgo, trigo, arroz, alfafa, feijo, amendoim, tomate, algodo, batata, repolho, espinafre, abbora e couve. Nos ltimos anos, sua ao tem sido cada vez mais severa. Segundo os pesquisadores da Embrapa, isso se deve ao desequilbrio ecolgico e, no caso do milho, ao aumento da explorao da cultura que, hoje, cultivada em todas as regies do Pas e, praticamente, durante o ano todo. Ovos da lagartaSem escolha, resta aos produtores lanar mo de uma srie de produtos do-cartucho sendo pelas qumicos em suas lavouras. Mas, alm de serem prejudiciais ao homem atacados e ao meio ambiente, os agrotxicos podem criar pragas super- vespinhas resistentes. "Eles engordam a lagarta-do-cartucho", brinca Ivan Cruz. O pesquisador explica que o uso inadequado desses "venenos" ocasiona uma seleo da praga, em que as espcies mais fracas so eliminadas e as mais fortes, preservadas. Com o aparecimento das superpragas, a tendncia aumentar a dose de agrotxico e diminuir os intervalos de aplicao. No entanto, a seleo da espcie continua, pragas cada vez mais resistentes vo surgindo e o ciclo recomea com doses ainda maiores de "venenos" ou mistura de diferentes produtos qumicos. O que muitos produtores rurais ignoram que a lagarta-do-cartucho, assim como todas as pragas, tem inimigos naturais. Para utilizar o controle biolgico, o primeiro passo identificar esses inimigos, que podem ser predadores ou parasitas. A joaninha um exemplo de predador, pois ela mata a presa para comer. J a vespinha Trichogramma um parasita. Ela depende de um hospedeiro para sobreviver, que nesse caso o ovo da lagartado-cartucho. possvel identificar inimigos naturais para cada fase da vida da praga. A vespinha ataca o ovo, mas o agente do controle biolgico poderia atuar na larva, na pupa ou no adulto. Segundo Ivan Cruz, a vespinha a melhor opo para a cultura de milho, pois atua na primeira fase biolgica da praga e a elimina antes das plantas serem atacadas. Mas, por precauo, os pesquisadores da Embrapa criam tambm um predador de ovos e lagartas da praga: um inseto popularmente chamado de tesourinha.

Ivan Cruz, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo

A tesourinha mora no milho, como diria o pesquisador. Ela bota os ovos no cartucho (folhas) e seus filhotes, que ali crescem, comem ovos e as lagartas da praga, alm dos pulges presentes na planta. Os pssaros tambm atuam como agentes do controle biolgico, pois muitas pragas so presas fceis para eles. Outros inimigos naturais conhecidos dos pesquisadores so os microrganismos, como os vrus (baculovrus), os fungos e as bactrias.

Fbrica de insetos Depois de identificar e estudar a Trichogramma, Ivan Cruz e sua equipe desenvolveram a tecnologia para cri-la em laboratrio. Hoje as vespinhas podem ser compradas em biofbricas, onde so produzidas e comercializadas. Os custos de produo so pequenos e os lucros podem ser grandes, pois toda plantao est sujeita ao ataque de pragas e seus inimigos naturais so sempre muito bem-vindos. No preciso muito espao, nem equipamentos sofisticados. Joaninha O uso de dietas artificiais e de hospedeiros alternativos, alm de baratear os custos de produo, gera um grande nmero de insetos de boa qualidade e permite aos pesquisadores acompanhar passo a passo o desenvolvimento das vespinhas. Na Embrapa Milho e Sorgo, os pesquisadores alimentam suas crias com farelo de milho ou de trigo e utilizam como hospedeiro alternativo a traa-das-farinhas. No laboratrio, os ovos das traas so colados com goma arbica em uma cartela de aproximadamente dez centmetros de largura e 15 de comprimento. Para provocar o parasitismo, a cartela inserida em um recipiente com vespas adultas. Elas fazem a oviposio dentro dos ovos das traas e em algumas horas suas larvas nascem e comem os futuros Tesourinha filhotes da traa. Quando isso acontece, os ovos, que normalmente so de cor clara, escurecem. Observando a cor desses ovos possvel saber se o parasitismo foi realizado com sucesso. Ao se tornarem adultas, as vespinhas podem ser soltas no campo. Elas mesmas encontram os ovos da lagarta-do-cartucho e l realizam a oviposio. Para acabar com a praga, necessrio liberar cerca de 100 mil vespinhas por hectare, o que equivale ao nmero de insetos existentes em cinco cartelas. Muitas vezes uma liberao suficiente, mas em locais onde o desequilbrio ecolgico evidente, pode haver necessidade de duas ou mais liberaes de vespas. Para facilitar a comercializao, as vespinhas so vendidas na fase imatura, ou seja, ainda dentro dos ovos da traa-das-farinhas e no como insetos adultos. Desse modo podem ser transportadas facilmente para qualquer lugar. "Muitas vezes, enviamos cartelas de ovos parasitados pela vespinha para outros estados, atravs dos Correios", conta o pesquisador. As vespas demoram dez dias para emergir do ovo da traa. O produtor pode esperar o aparecimento dos adultos para Vespa solt-los no campo ou deixar a cartela na lavoura, algumas horas antes Trichogramma da data prevista para a ecloso. Nesse caso, preciso recortar a cartela em pedaos pequenos e colocar cada um no cartucho de uma planta. Quanto mais pontos de distribuio utilizados, melhor. Em Minas Gerais existem trs biofbricas, alm da instalada na sede da Embrapa Milho e Sorgo: em Uberlndia, Uberaba e Juatuba. Outros estados, como Paran e So Paulo, tambm possuem fbricas de insetos.

A produo da Embrapa no comercializada, mas os pesquisadores orientam produtores rurais e empresrios que tm interesse em lucrar criando e vendendo esses bichinhos. Lagarta-do-cartucho A Spodoptera frugiperda conhecida como lagarta-do-cartucho porque seu habitat preferido o cartucho do milho. No entanto, seu hbito alimentar diversificado e ela se alimenta tambm de outros hospedeiros, como as plantas de sorgo, trigo e arroz. um inseto com metamorfose completa , j que seu ciclo de vida passa por quatro fases distintas: ovo, larva, pupa e adulto (mariposa). As mariposas costumam descansar nas folhas fechadas do cartucho do milho, durante o dia. Suas atividades comeam ao pr-do-sol, quando a temperatura mais favorvel. O acasalamento ocorre nessa ocasio e a oviposio (postura dos ovos), depois de trs ou quatro dias. Mesmo sem copular, as fmeas podem botar. Basta que elas estejam bem alimentadas com nctar. No laboratrio, o acar, o mel ou a cerveja so opes para uma dieta alternativa. Cada fmea faz no mximo 13 oviposies, mas esse nmero varia bastante e em apenas um dia, ela pode botar at oito vezes. O nmero de ovos por postura tambm varia, com mdias entre 143 e 250 ovos. O perodo de incubao depende da temperatura. Quando a mdia gira em torno de 26C, as larvas nascem em dois dias. Em temperaturas mais baixas a incubao mais longa. As larvas recm-nascidas se alimentam da prpria casca do ovo. As jovens podem caminhar at 47 metros em uma hora e vo ao encontro de uma planta apropriada para sua alimentao. Como em outras espcies de insetos, as larvas de S. frugiperda podem ser canibais. Esse hbito serve como controle natural da populao. A longevidade dos adultos depende no s da temperatura, mas tambm de sua alimentao. Tanto as fmeas quanto os machos vivem cerca de 13 dias quando alimentados e quatro quando no comem nada. O ciclo de vida dura, em mdia, 30 dias no vero e nos perodos mais frios pode chegar a 50 dias. Karina Almeida

INIMIGOS NATURAIS DE ARTRPODES ASSOCIADOS CULTURA DO ALGODO


O QUE CONTROLE BIOLGICO E PORQUE UTILIZ-LO? O Controle Biolgico pode ser considerado como qualquer atividade de um parasita, predador ou patgeno que venha a reduzir a densidade ou ocorrncia de uma dada populao de praga, atravs da morte prematura ou da reduo de seu potencial reprodutivo. Os agentes de controle biolgico, tambm conhecidos como inimigos naturais, impedem que agentes danosos ao homem alcancem o status de praga. No caso especfico de insetos-praga que ocorrem na lavoura algodoeirareduzindo a produo potencial das plantas, a pesena de inimigos naturais que venham regular a frequncia com que estes

organismos alcanam o status de praga especialmente importante. Tal situao decorre do fato de que a grande maioria destes insetos-praga, uma vez estabelecidos na lavoura e possuindo todo seu potencial causador de dano, sem que algo restrinja seu crescimento, causariam muito mais dano do que o que ora constatado. O aumento do potencial causador de danos, levaria a adoo de medidas de controle mais frequentemente, o que poderia inviabilizar economicamente a atividade agrcola, uma vez que os defensivos agrcolas ocupam a maior parcela dos gastos relativos ao custo de produo de algodo. Logo, os inimigos naturais so os grandes aliados no processo de produo agrcola no s do algodo como das culturas como um todo, e aprender a reconhec-los e preserv-los, nossa arma poderosa contra nossos competidores diretos, os insetos-praga. RECONHECIMENTO/IDENTIFICAO NATURAIS DAS PRAGAS DO ALGODO DOS PRINCIPAIS INIMIGOS

Dentro da lavoura algodoeira ocorre uma srie organismos que podem ser considerados como inimigos naturais dos insetos - praga mais comumente associados cultura. Estes podem ser subdivididos em vrias categorias, quais sejam: A) Predadores - so organismos que atacam, matam, e se alimentam de muitos indivduos (suas presas) durante seu ciclo de vida. Alguns predadores so relativamente especializados e se alimentam somente de uma ou poucas espcies relacionadas, porm a grande maioria generalista, se alimenta de uma variedade de organismos similares e podem apresentar canibalismo. Os principais predadores associados aos plantios de algodo so: 1) Zoiudo (Geocoris sp. (Heteroptera: Lygaidae) - so insetos bem pequenos (cerca de 5mm de tamanho) geis, possuindo olhos bem grandes que se destacam quando comparados ao resto do corpo. Realizam a postura isolada na superfcie das folhas, so predadores de ovos de pequenas lagartas, de ovos e ninfas de mosca branca, de cigarrinhas e de todos os estdios de caros e pulges.

Fonte: Winfield, S. Texas A & M Univ., EUA 2) Orius spp. (Heteroptera: Anthocoridae) - so insetos bem pequenos (2-5mm de comprimento) e muito constantemente associados a lavoura algodoeira predando vorazmente pulges, ovos de insetos e caros. Os adultos so pretos com marcaes brancas e geralmente possuem olhos vermelhos e as ninfas apresentam colorao branco-amarelada.

Fonte: International Technology Services, EUA 3) Podisus spp. ( Heteroptera: Pentatomidae) - A maioria dos insetos pertencentes a esta famlia constituem-se em herbvoros. Todavia, alguns so importantes predadores como os do gnero Podisus os quais se alimentam preferencialmente de larvas em geral, atravs da introduo do rostro do hospedeiro, sugando-lhe o contedo interno. Os insetos, quando adultos, possuem uma colorao amarronzada e seu tamanho no excede 10mm de comprimento.

Fonte: Winfield, S. Texas A & M Univ., EUA

4) Joaninhas - As mais comuns da lavoura algodoeira so Cycloneda sanguinea (A) e Coleomegilla maculata (B) (Coleoptera: Coccinellidae) constituindo-se tanto a larva quanto o adulto (A e B) em eficientes predadores de pulges, mosca branca, caros, ovos de Lepidoptera e lagartas/ larvas de primeiros nstares.

Fonte: Pratt, P. D. Ojibway Nature Centre, CA

Fonte: Pratt, P. D. Ojibway Nature Centre, CA 5) Bicho-lixeiro - Existem vrios gneros e espcies associados cultura do algodo, sendo a mais comum a espcie Chrysoperla externa (Neuroptera: Chrysopidae) predadora de pulges, caros, mosca branca, ovos de insetos e pequenas lagartas. Apesar da foto mostrar o adulto do inseto, a forma larval que constitui-se na fase predadora do inseto.

Fonte: Winfield, S. Texas A & M Univ., EUA 6) Vespas Predadoras (Hymenoptera: Vespidae) - Estes insetos possuem grande capacidade predatria, sendo capazes de predar lagartas/larvas mesmo em nstares mais tardios, percevejos, mosca - branca, pulges e ovos em geral. Geralmente constroem seus ninhos nos arredores da lavoura, em matas. As principais espcies associadas lavora algodoeira so as do gnero Polistes.

Fonte: OBrien, M. Univ. Of Michigan, EUA B) Parasita - O parasita um organismo que vive e se alimenta dentro de ou sobre um hospedeiro. Diferentemente dos predadores, os parasitas tm uma relao prolongada e especializada com seus hospedeiros, usualmente parasitando apenas um hospedeiro durante seu ciclo de vida. Os parasitas podem ser subdivididos em: 1) Patgeno - so microorganismos parasticos que causam doenas, desbalanceando as atividades normais dos tecidos ou clulas do hospedeiro. Nesta categoria incluem-se as bactrias, fungos, protozoas, viroses e nematides quando causam doenas. 1.1) Bacillus thuringiensis - estas bactria so formuladas e comercializadas como inseticida de origem biolgica com ao sobre lagartas. Todavia, alguns estudos tem relatado eficincia de algumas cepas da bactria tambm sobre o bicudo, Anthonumus grandis (Coleoptera: Curculionidae). O sintoma de infeco dos insetos pela bactria parecido com aquele exibido por insetos infectados com o vrus da polidrose nuclear, todavia o corpo torna-se menos liquefeito podendo encolher-se um pouco, mantendo o integumento (pele que recobre o corpo do inseto) intacto.

Fonte: International Technology Services, EUA 1.2) Beauveria bassiana - Apesar de haverem registros na literatura em relao presena deste fungo atacando lagartas-praga do algodoeiro (como Allabama e Heliothis), parece que a ocorrncia em condies naturais deste fungo, tambm est associada ao bicudo. As

lagartas ou besouros atacados pelo fungo, normalmente exibem colorao branca por estarem recobertas por esporos, com o corpo do inseto morto mostrando-se seco e enrijecido. Este fungo j possui formulao comercial nos Estados Unidos.

Fonte: Kalisch, J. Univ. of Nebraska-Lincoln, USA 1.3) Metarhizium anisopliae - Existem registros na literatura deste fungo associado ao bicudo, as lagartas do gnero Heliothis e a mosca branca em condies de campo, porm com menos frequncia do que o fungo Beauveria. Como descrito para Beauveria os insetos contaminados mostram-se recobertos pelos conidiforos do fungo, exibindo um aspecto ressecado.

Fonte: Micologue publications

1.4) Vrus da Poliedrose Nuclear - O VPN tambm j disponvel em formulao comercial, a qual comercializada pela EMBRAPA Milho e Sorgo, para o controle da lagarta do cartucho do milho, Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae). Como nos ltimos anos tem se constatado um crescente aumento do ataque desses insetos lavoura algodoeira, acredita-se que o vrus poderia representar uma ferramenta estratgica no manejo da praga nesta cultura. Alguns estudos tem constatado ainda eficincia do mesmo contra a lagarta rosada, Pectinophora gossypiella (Lepidoptera: Gelechiidae). As lagartas atacadas com o vrus adquirem colorao escura e ficam como que liquefeitas, desmanchando com facilidade quando tocadas. Geralmente elas se mantm presas s plantas em forma de V e a parte terminal de seu abdmen mostra-se inchada pelo acmulo de rgos liquefeitos.

Fonte: Suszkiw, J. USDA - ARS, EUA

2) Parasitide - Inseto que parasita e mata outros invertebrados, os quais so parasticos somente em seus estdios imaturos e matam seus hospedeiros somente quando eles atingem

maturidade. 2.1) Trichogramma spp. (Hymenoptera:Trichogrammatidae) - estes insetos no so facilmente visualizados a olho nu, pois possuem um tamanho diminuto (menos de1mm de comprimento). Entretanto, um dos inimigos naturais mais utilizados como agente de controle biolgico, por j possurem metodologia de criao/multiplicao estabelecida. Os ovos do parasitide so depositados pelas fmeas adultas em ovos de Lepidoptera (A), os quais vo servir de alimento para a larva do parasitide que se desenvolve dentro destes. Com o desenvolvimento da larva, os ovos vo se tornando escurecidos (sintoma de parasitismo) e cerca de uma semana aps a postura das fmeas do parasitide, tem-se a ecloso do parasitide adulto (B).

Fonte: Scholz, B. Department of Primary Industries, AU 2.2) Bracon mellitor (Hymenoptera: Braconidae) - Os adultos deste inseto normalmente no excedem 13mm de comprimento, possuindo um longo e flexvel prolongamento do abdmen normalmente maior que a cabea e o trax combinados, o qual o inseto utiliza para oviposio sobre o hospedeiro. Na lavoura algodoeira normalmente associado ao parasitismo de larvas de e pupas de bicudo e de lagarta rosada. Os adultos realizam a postura no interior do corpo do hospederio e as larvas ao passarem a fase pupa, tecem casulos sobre ou junto ao corpo deste.

Fonte: Winfield, S. Texas A & M Univ., EUA 2.3) Catolaccus grandis (Hymenoptera Pteromalidae) - So insetos de 4-5,5 mm de colorao geral preta e olhos vermelhos. Ocorrem parasitando o bicudo do algodoeiro externamente (ectoparasitos) atacando seu integumento, comportando-se quase como um predador, sendo a nica diferena o fato de que eles s requerem um hospedeiro para completar seu desenvolvimento.

Fonte: Morales-Ramos. J. USDA - ARS, EUA 2.4) Lysiphlebus testaceips (Aphidiidae) - So pequenas vespas (<3mm) com aparncia escura a totalmente preta que so visualizadas andando na face inferior das folhas do algodoeiro infestadas e o com o pulgo. Realizam vos curtos entre plantas quando perturbadas e o parasitismo nas colnias do afdeo facilmente detectado pela

presena de pulges mumificados de colorao plea (tegumento do pulgo parasitado contendo larva ou pupa do parasitide que usado como proteo). Esse sintoma constatado em torno de oito dias aps a oviposio do parasitide. Em condies naturais, verifica-se rpido declnio na populao de A. gossypii quando constata-se a presena de 20% de parasitismo (pulges mumificados). Estes parasitides colonizam a lavoura algodoeira a partir de indvduos produzidos em culturas adjacentes ou plantas daninhas, como os pulges do gnero Myzus e Macrosiphum, o que justifica a importncia da manuteno da vegetao nativa em torno das lavouras. Quando a seletividade de inseticidas e fungicidas, o parathion methyl e o chlorpyrifos so altamente txicos para adultos e larvas do parasitide que ainda no emergiram dos pulges mumificados. Entretanto, o parathion methyl possui baixo efeito residual permitindo a recolonizao das reas tratadas. Por outro lado, o tratamento com granulados sistmicos, em geral, apresenta seletividade ecolgica para os parasitides (larvas e pupas) que se localizam dentro dos pulges mumificados.

Pulges de Aphis gossypii mumificados (parasitados por Lysiphlebus testaceips

2.5) Aphelinus gossypii Timberlake (Aphelinidae) - Este parasitide foi recentemente encontrado no Brasil, parasitando A. Gossypii em Recife, PE. So pequenos parasitides de cerca de 3mm de comprimento, colorao geral preta, porm com o abdmen, segmentos terminais das antenas e tarsos de colorao plea. Os pulges mumificados (parasitados) so pretos, no tem o tamanho e nem a forma alterada pelo parasitismo e so facilmente localizados no ponteiro das plantas e ao longo das nervuras das folhas. Em plantas altamente infestadas com A. gossypi parasitados por A. gossipii observa-se migrao dos pulges parasitados formando aglomerados de mmias na haste principal das plantas, folhas baixeiras e encarquilhadas e nos capulhos abertos, entre as fibras.

Adulto de Aphelinus gossypii (A) e pulges mumificados (B) antes da emergncia (sem orifcios) e aps a emergncia de adultos do parasitide (com orifcio). COMO IMPLEMENTAR O CONTROLE BIOLGICO NO MANEJO DE PRAGAS DA CULTURA DO ALGODO?

O controle biolgico pode ser considerado como uma estratgia antiga de manejo de pragas, com vrios casos de sucesso comprovado. No caso especfico do algodo, uma lavoura que recebe um alto nmero de aplicaes de pesticidas, muitos problemas com evoluo de resistncia de pragas a inseticidas podem ser evitados adotando-se medidas que visem conservar ou aumentar a populao de agentes de controle biolgico naturalmente incidentes na lavoura ou atravs de inundaes/inoculaes de populaes de inimigos naturais nas reas de plantio comercial. O incremento da populao naturalmente incidente pode ser conseguido atravs do uso de inseticidas seletivos (existe uma vasta lista disponvel na literatura), manuteno de matas/capoeiras ao redor dalavoura, plantios consorciados ou aumento da riqueza vegetal que venha a proporcionar diversidade alimentar aos inimigos naturais. A utilizao de liberaes inundativas pode ser conseguida em alguns casos especficos de organismos que j vem sendo criados massalmente objetivando este fim. Neste peculiar a EMBRAPA Algodo mantm criao de vespinha Trichogramma spp. (Hymenoptera:Trichogramatidae) e vem realizando testes quanto a eficincia de controle de liberaes massais os quais tem se mostrado promissores quanto agregao ao manejo de pragas da cultura. Testes adicionais esto sendo realizados visando o fornecimento desses organismos, a longo prazo, aos agricultores interessados em agregar essa estratgia ao manejo de pragas de suas propriedades. EQUIPE DE ELABORAO Cristina Schetino Bastos Fbio Akiyoshi Suinaga Luiz Eduardo Pacifici Rangel Luiz Gonzaga Chitarra

Conceitos Parasitides so insetos cujas formas imaturas se desenvolvem dentro de um hospedeiro (normalmente um outro inseto), acarretando a morte do mesmo. Caractersticas dos parasitides:

So especializados na escolha do hospedeiro; So menores que o hospedeiro; Somente a fmea procura o hospedeiro; Diferentes espcies de parasitides podem atacar diferentes fases do ciclo de vida do hospedeiro; Seus ovos ou larvas so normalmente colocados sobre, dentro ou prximo ao hospedeiro

Os imaturos vivem dentro ou sobre o hospedeiro; os adultos so de vida livre, mveis e podem ser predadores; Os imaturos sempre matam o hospedeiro

Algumas espcies de parasitides somente um parasitide se desenvolve em cada hospedeiro, enquanto em outras, centenas de larvas podem se desenvolver em um nico hospedeiro. alguns parasitides podem ser especializados em parasitar outros parasitides, num comportamento conhecido por hiperparasitismo. Em certas circunstncias o nmero de larvas de parasitides presentes em um nico hospedeiro pode ser to grande que nem os parasitos e nem o hospedeiro emergem. Este fenmeno recebe o nome de superparasitismo. Os parasitides podem ser os mais efetivos agentes de controle biolgico, porm, estes so quase sempre mais susceptveis aos inseticidas que os insetos-praga, por isso o uso racional dos inseticidas primordial em termos de manejo integrado. Adaptado de Hoffmann, M.P. & Frodsham, A.C. Natural enemies of vegetable insect pests.Cooperative Extension, Cornell University, Ithaca, NY. 63pp. Parasitides de moscas de importncia veterinria Muitas espcies de microhimenpteros parasitides colocam seus ovos em imaturos de moscas das famlias Muscidae, Calliphoridae e Sarcophagidae. Estas vespas so bem pequenas (1 a 2 mm de comprimento), e se criam somente nestas moscas, no picando ou causando qualquer perturbao ao homem, as plantas ou os animais. Estas vespas esto presentes em toda parte, principalmente dentro ou prximas a reas florestais bem conservadas. Para utiliza-las em controle biolgico, necessrio primeiro conhecer as espcies nativas e a taxa de parasitismo destas no local. Caso o nmero de vespas for insuficiente para fins de controle de pragas, necessrio fazer uma reposio atravs da criao e soltura de novas vespas. Em alguns pases estes himenpteros j so so vendidos comercialmente para controle, na forma de pupas de moscas parasitadas. Visite o site da Buglogical e confira os preos e condies. Somente a soltura das parasitos no o suficiente para promover um eficiente controle das populaes de moscas. Ele deve ser somente uma parte do programa de manejo integrado, que ir incluir um criterioso uso de inseticidas e um correto manejo de esterco que diminua o nmero de substratos favorveis para a criao dos dpteros. Adaptado de Floate, K.D. Biological Control of Livestock Insect Pests. Lethbridge Research Center, Agricultura Canad.

Ciclo de vida dos parasitides de moscas

Apesar dos microhimenpteros colocarem seus ovos nas larvas ou nos puprios dos dpteros, as vespas s emergem das pupas. A figura abaixo, retirada do site da Buglogical, resume o ciclo de vida dos parasitides:

Espcies de Parasitides de moscas no Brasil Muscidifurax Spalangia S. S. S. S. nigroaenea Aphaereta Gnatopleura quadridentata Trichopia sp. Brachymeria sp. Eucoilidae spp. spp. cameroni drosophilae endius nigra sp.

Famlia Pteromalidae

Famlia Braconidae Famlia Diapriidae Famlia Chalcidae Famlia Eucoilidae

Fontes: Marchiori, C.H. & Linhares, A.X. Constncia, dominncia e frequncia mensal de dpteros muscides e seus parasitides, associados a fezes frescas de bovinos, em Uberlndia, MG. An. Soc. Entomol. Brasil, v.28, n.3, p.375-387, 1999. Borges, M.A.Z. Efeitos da Ivermectina em Dpteros Saprofgicos das famlias Calliphoridae e Sarcophagidae. Instituto de Cincias Biolgicas da UFMG, 2000, 80p. (Dissertao, Mestrado em Parasitologia)

CAROS PREDADORES

caros predadores, como os da famlia macrochelidae (fig.1) so importantes inimigos naturais dos dpteros muscides. Estes caros predam ovos e larvas de 1o instar de moscas, sendo que cada caro pode predar mais de 21 moscas domsticas por dia (Geden & Axtell, 1988). Em estudos de campo, utilizando esterco de bezerros e esterco de gado de leite, estes produziram 67% e 45% menos mosca domsticas respectivamente, quando os caros estavam presentes (Axtell, 1963). Os caros macroqueldeos se dispersam por foresia, isto , pegam uma "carona" em outros insetos. Para chegar aos substratos de criao dos dpteros para se alimentar, os macrochelidae comumente exercem a foresia em besouros predadores e coprfagos, como das famlias Histeridae e Scarabeidae (fig,2). Em minha tese de mestrado (Borges, 2000), trabalhando com dpteros saprofgicos, eu encontrei colepteros da famlia Histeridae carregando estes caros, e os caros estavam andando livremente (no aderidos) no corpo dos besouros.

Macrocheles muscaedomesticae - Fig.1

<>>

Macrocheles muscaedomesticae - caros forticos em um coleptero. Fig.2

Estes caros no esto disponveis para venda atualmente, por isso, algumas prticas culturais podem favorecer o aumento das populaes naturais destes artrpodes.

Manter o esterco seco e bem ventilado; Boa drenagem, para fornecer uma umidade de 50 a 70%; Deixar um pouco de esterco antigo quando limpar os currais ou camas, para que sirva de fonte de colonizao para o esterco novo; Evitar o uso de larvicidas, utilizando inseticidas nas reas onde as moscas adultas descansam, evitando atingir o esterco.

Para saber mais sobre os caros visite o site de taxonomia no Agricultura Canad ou a pgina do Prof. R.C. Axtell, que possui informaes sobre as prticas de manejo e softwares que permitem fazer projees sobre as populaes de moscas e caros.

Potrebbero piacerti anche