Sei sulla pagina 1di 19

Leitura Dinmica

Lendo o Mundo com Outros Olhos

Mecanismos de Leitura
A leitura um processo de decodificao de smbolos grficos. Para ler voc emprega duas fases: primeiro, a parte mecnica ou visual (uso dos olhos). A segunda fase, chamamos de intelectual.
Na primeira fase, as milhes de clulas receptivas que compem a retina identificam as palavras impressas. Na segunda fase, intelectual, as mensagens captadas no estmulo visual, so transmitidas em forma de impulsos eltricos ao crebro para a sua identificao.

Como podemos observar, os olhos so meros transmissores dos smbolos grficos. A rigor, com o crebro que lemos. O domnio da mecnica OLHO-MENTE faz do aluno um leitor eficiente. Leitura Por Unidade de Pensamento
Existem pessoas que pensam que lendo rpido compreendero menos. Nada mais errado do que essa afirmativa. o contrrio. A leitura rpida exige maior concentrao conseqentemente, aumenta a compreenso. Isso acontece porque temos dois tipos de memria: 1. STM ( Short Term Memory) 2. LTM ( Long Term Memory) A STM (memria em curto prazo) ativada quando, por exemplo, procurando um nmero no catlogo, ao encontr-lo, o memorizamos, fazemos a ligao e esquecemos imediatamente. A LTM (memria em longo prazo) acionada quando lemos um romance, por exemplo. Nossa mente "despreza" as palavras ( a forma) e "guarda" o enredo ou argumento (o fundo). Quando lemos devagar, enviamos mente uma mensagem fragmentada, ativamos a memria de curto prazo, por isso esquecemos. Se lermos por unidades de pensamentos (leitura rpida), obrigamos o crebro a elaborar imagens mentais que, ativando a memria a longo prazo, guardar a informao. Outros pensam que o domnio das tcnicas de leitura dinmica far deles leitores rapidssimos, e que no sabem saborear o que lem. Isto tambm no obedece verdade. A tcnica de leitura veloz uma ferramenta para ser usada quando o leitor que a domina, possa ou queira faz-lo. Existem temas cientficos ou muito tcnicos, de difcil compreenso. Neste caso, no se utiliza as tcnicas da leitura rpida. Voc pode ter um carro muito possante e veloz, mas ter que dirigi-lo devagar numa rua muito movimentada. Existe leitura como a dos jornais, revistas ou livros, os quais nosso nvel intelectual est perfeitamente preparado para assimilao rpida. Utilizamos neste caso, a leitura dinmica. Sabemos que as tcnicas de leitura dinmica, proporcionando maior velocidade, concentrao e compreenso na leitura, sero de inestimvel ajuda.

Movimentos Oculares Enquanto Lemos


Emile Javal, oftalmologista francs, descobriu que os olhos se movimentam no percurso de uma linha escrita, no fazem de maneira contnua e uniforme, fazemos pausa e pulos irregulares enquanto lemos. A percepo ocular transmitida ao crebro durante as pausas (parada ocular).

Mecnica Da Leitura
Ponto de Fixao - Lugar onde a vista se detm para ler. Parada Ocular - Tempo gasto durante a fixao. Salto de Olho - Movimento feito entre um e outro ponto de fixao.

A LEITURA SOMENTE OCORRE DURANTE AS PARADAS DO GLOBO OCULAR


Nas lnguas latinas e ocidentais a leitura se processa da esquerda para a direita, ao chegar ao final da linha, voltamos a vista ao incio da seguinte e assim sucessivamente. Esse processo chama-se MOVIMENTO DE RETORNO. Os leitores lentos e ineficientes praticam o MOVIMENTO DE RETROCESSO ( retrocedem vrias vezes mesma linha que tenham lido.) Um leitor eficiente l cerca de 500 a 800 palavras por minuto (PLM). Um mau leitor l apenas 150 a 200 palavras por minuto(PLM). O excesso de atividade ocular do leitor silbico provoca o cansao dos msculos ciliares e a longo prazo, desprazer pela leitura, tornando esta atividade cansativa e tediosa. O leitor dinmico esfora para: 1. Reduzir os pontos de fixao 2. Diminuir os saltos de olho 3. Reduzir o tempo da parada ocular 4. Acelerar os movimentos de retorno 5. Eliminar os movimentos de retrocesso

NO ESPERE MILAGRES
Faa um esforo contnuo para vencer os erros e vcios de leitura.O xito na empreitada ser diretamente proporcional ao treinamento e prtica constante dos exerccios propostos.A leitura veloz um instrumento que nos possibilita um acesso mais fcil ao conhecimento humano que se encontra impresso nos livros quase tudo ao nosso redor se fundamenta na palavra escrita.Depender somente de ns aproveitarmos todas as grandes conquistas do pensamento, trabalhando com a sria inteno de chegar a ser um leitor eficiente.

Rejeio Psicolgica ao Novo


Quando levamos muito tempo realizando uma atividade, de uma certa forma, resulta difcil vencer a rotina estabelecida.Alertamos ao leitor para vencer esse mecanismo de rejeio. Queremos deixar claro que as tcnicas de leitura dinmica so ferramentas que voc utilizar para enfrentar mais eficientemente as suas necessidades de informao a partir da palavra impressa.

Leitura Espacial
Vamos agora prtica dos especficos. Realize-os com a firme convico de que o resultado ser diretamente proporcional ao seu esforo e dedicao. Passar da leitura silbica para a leitura espacial significa, na prtica, usar um ponto de fixao para cada palavra em lugar de fazer uma fixao para cada slaba. O problema surge com a pergunta em que parte da palavra impressa deve-se fixar os olhos? A resposta : Acima e no Meio das Palavras * Caminhada * Escritrio * Dedicao

Um estudioso francs, de nome Laclair, foi quem descobriu, em 1843, que as letras de origem fencia, como as do nosso alfabeto, so identificveis apenas pela sua parte superior. Veja o exemplo: Imaginemos essa palavra dividida no plano da linha contnua, podemos reconhecer a palavra atravs de uma de suas partes.

Voc pode ler unicamente com a metade superior das letras (em azul,por exemplo no caso acima) o que no acontece quando visualizamos apenas a metade inferior. Baseado neste conhecimento voc no precisar ir "capengando com os olhos" atravs do contorno de todas as letras, basta-lhe visualizar somente a parte superior das palavras, provocando uma enorme economia de tempo, energia e, em conseqncia, sensvel aumento na velocidade de leitura. Faa o exerccio de leitura espacial lendo em sentido vertical, olhando sempre para o ponto de fixao ( asterisco) e NUNCA EXCLUSIVAMENTE A PARTE MECNICA da leitura.Isto significa que se voc no conseguir ler alguma palavra com apenas um ponto de fixao, no insista, passe para a palavra seguinte.Em hiptese alguma leia de forma silbica.

Percepo Rpida
Defini-se como pausa ocular, o tempo gasto em cada parada ou fixao, feita pelos olhos, enquanto lemos (1/5 de segundo, aproximadamente). O objetivo da percepo rpida reduzir o intervalo de tempo que os olhos levam para perceber a mensagem escrita e envi-la ao crebro. compreensvel que, no comeo do treinamento, voc no consiga ler mais do que algumas poucas palavras. Com o treinamento, voc conseguir ler toda uma pgina de exerccios, na velocidade proposta. Estes exerccios devero ser praticados um mnimo de dez minutos por dia.Depois de alguns dias, os olhos estaro condicionados a captar a informao contida em cada ponto de fixao, em menor tempo do que ao incio do treinamento.

Acelerao do Salto de olho


Definimos, anteriormente, a leitura como um processo que se verifica aos saltos, e denominamos SALTO DE OLHO o movimento que os realizam para ir de um ponto de fixao a outro. Esse movimento facilmente reconhecido observando os olhos de uma pessoa que esteja lendo. Podemos melhorar o nosso salto de olho atravs de uma excitao conveniente. Assim, possvel torn-lo mais rpido de tal maneira que a viso realize este movimento num intervalo de tempo bastante reduzido em relao ao habitual. O primeiro exerccio para atingir este objetivo consta de figuras, a cuja finalidade consiste em treinar os msculos do globo ocular. Observe que se ns quisermos aumentar a velocidade do salto, devemos inicialmente adaptar os msculos do globo ocular a esse tipo de trabalho, ao qual no estamos acostumados.

Realize este exerccio com salto de olho horizontal, da esquerda para direita, como indicam as setas no desenho abaixo, de ponto de fixao a ponto de fixao. *

Este movimento dever ser gradativamente aumentado, afim de que se produza devido efeitos. Esta movimentao poder ocasionar-lhe alguns distrbios transitrios, que desaparecem aps algum tempo, depois de suspensa prtica. Pode ocorrer um ligeiro embaamento na viso, produo de lgrimas ou uma pequena tonteira, devido falta de agilidade, proveniente de uma inatividade parcial dos msculos. Caso ocorram, no se preocupe. No so prejudiciais, desaparecem aps um breve intervalo de descanso.

VISO PERIFRICA NA LEITURA


A viso perifrica envia ao crebro uma imagem deficiente. Contudo, mesmo assim, ns a utilizamos na vida diria reconhecendo tudo aquilo que est em nossa volta. Por exemplo, se estivermos dirigindo um automvel, reconhecemos tudo o que passa, sem olhar para os lados. Apesar de estarmos habituados a reconhecer coisas atravs da viso perifrica, no a utilizamos na leitura. Reconhecemos apenas letras que se formam no nosso campo visual central.Nosso objetivo introduzir a viso perifrica na leitura, a fim de que possamos ler vrias palavras com uma nica fixao. Isto possvel se ns aprendermos a reconhecer as palavras pelas suas formas em conjunto. Agora voc est em condies de compreender os fundamentos cientficos que sintetizam a leitura veloz, que so: A) Rapidez na captao de imagens, atravs do aproveitamento integral da capacidade da viso em perceber imagens, na ordem de milsimos de segundo. B) Adequao dos movimentos oculares para que efetuem saltos com extrema rapidez. C) Reconhecimento das palavras pela viso perifrica, atravs do aproveitamento da viso perimacular. Estes elementos lhe permitiro ler de forma mais rpida com maior compreenso; uma vez que estar recebendo unidades de pensamento. VOCALIZAO E SUBVOCALIZAO A vocalizao e sua seqela, a sub-vocalizao, um hbito negativo do leitor quando ele torna a pronunciar o que l, o que infelizmente uma prtica generalizada. Se origina no ensino tradicional que cria no estudante um reflexo condicionado entre os movimentos oculares que visualiza os smbolos grficos e a "necessidade" de pronunciar palavras. Com a louvvel inteno de que o aluno aprenda a pronunciar corretamente os vocbulos, os mestres ensinam as crianas a ler em voz alta. Posteriormente o aluno evita produzir sons enquanto l, mas continua vocalizando ou sub-vocalizando, estabelecendo-se um empecilho muito grande na aquisio de adequadas formas de leitura. O problema criado por esta prtica, fundamentalmente, baixa velocidade, como conseqncia da necessidade de adequar a leitura velocidade da fala,e o desperdcio de energia pelo uso do aparelho fonador ( lbios, lngua, cordas vocais) numa atividade em que se faz absolutamente dispensvel.

O LEITOR DINMICO ESTABELECE O CIRCUITO:


LIVRO OLHOS MENTE

O LEITOR SILBICO ESTABELECE O CIRCUITO:

Livro

Olhos

Aparelho Fonador

Aparelho Auditivo

Mente

Esta , sem dvida, uma das razes pelas quais milhes de pessoas no gostam de ler. Para essas pessoas a leitura e o estudo so atividades tediosas e cansativas. No gostam de ler porque simplesmente no sabem faz-lo e, o que pior: no sabem que no sabem, acreditam que o conhecimento do alfabeto e suas combinaes tudo quanto se precisa para estar habilitado para a prtica de qualquer tipo de leitura. Isso no corresponde a verdade! A competncia na leitura est muitos degraus acima da simples alfabetizao funcional (conhecimento do alfabeto). Para escal-lo, se necessrio vencer este novo desafio: a repetio na leitura atravs da vocalizao e subvocalizao.

TIPOS DE LEITORES
1.Mecnico : move os lbios, lngua ou cordas vocais enquanto l (vocaliza um leitor ineficiente)

2 .Auditivo : "pronuncia"na imaginao as palavras ( Subvocaliza tambm, um leitor ineficiente) 3. Dinmico : v os smbolos grficos e evoca no crebro a idia correspondente ( um leitor veloz e eficiente) Considerando sua inteno de torna-se um leitor dinmico se faz necessrio num primeiro momento, identificar o problema para em seguida estabelecer a forma de acabar com ele. Existem trs formas de vocalizao. 1- Para saber se a repetio labial, encoste suavemente os dedos indicador e mdio nos lbios enquanto l. Notar imediatamente pela movimentao dos lbios se esse seu problema. 2- Pra identificar se a repetio lingual, encoste a lngua no cu da boca. Se durante a leitura, sentir uma peremptria necessidade de abaix-la, este o seu problema. 3 - A repetio laringtica pode ser detectada colocando os dedos levemente no pomo de ado no momento de ler. Se esse seu problema, sentir uma ligeira vibrao, como conseqncia da passagem do ar pelas cordas vocais. A soluo para vocalizao a prtica de leitura rpida. Trate de ler to rapidamente que no haja tempo para mover os lbios. Mesmo que no entenda, corra os olhos o mais depressa que conseguir. Insista na leitura por unidade de pensamento. Comece com uma leitura fcil e com a qual voc esteja familiarizado. Estabelea um programa de treinamento dos exerccios de leitura dinmica e ajuste-se ao seu dia-a-dia, no volte ao seu antigo hbito de deslizar vagarosamente os olhos por entre as palavras. claro que o problema da vocalizao e subvocalizao decorre por interferncia, primeiro do aparelho fonador e depois do auditivo. O estudante das tcnicas de leitura din6amica deve eliminar essa interferncia, proporcionando outra tarefa aos indesejveis penetras.

VELOCIDADE E COMPREENSO
A Leitura Dinmica uma tcnica, segundo a qual as palavras escritas so apreendidas atravs da viso, que as transmite diretamente ao crebro sem "ouvi-las"(discurso interno ou subvocalizao) "Compreender entender o que se l"

Mtodo de Estudo
Como Estudar Melhor 1 Passo: Aplicar uma Leitura Dinmica 2 Passo: Grifar tpicos principais 3Passo :Criar histrias ilustrativas de acordo com o tema abordado Como Fazer Provas 1Passo: Aplicar Leitura Dinmica 2 Passo: Marcar as questes mais fceis e as mais difceis 3 Passo: Comear resolver as questes a partir das mais fceis at atingir as mais difceis

EXERCCIOS

Exerccios de Concentrao
- Recepo e emisso sem interferncias. 1 - Visual: Visualize objetos durante 3 minutos, observando atentamente todos os seus detalhes. Durante os trs minutos, no pense em nada alm do objeto visualizado. 2 - Fixe os olhos no ponto negro do desenho abaixo. Concentrar-se neste ponto, at conseguir fazer com que os crculos excntricos ele se tornem invisveis.

Importante: Por mais simples que paream, os exerccios de eixem de lado. Faa-os sempre que puder. 2 - Auditiva: - Escolha um instrumento numa msica, procurando ouv-lo separadamente. Logo depois, oua tambm, de maneira separada, o som dos outros instrumentos. - Oua o tic-tac de um relgio durante trs minutos, anotando o nmero de distraes em uma folha, para que voc possa fazer o acompanhamento do seu desenvolvimento. 3 - Sensorial: Tctil- Sentado, confortavelmente, com a coluna vertebral na posio vertical, respire profundamente, sinta os objetos, mentalmente, apalpando-os de maneira imaginria. Depois, com os olhos fechados, sinta em cada parte do seu corpo, as sensaes tcteis de cada uma delas. 4 - Olfativa- Coloque sobre uma mesa vrias substncias que exalam cheiro forte (queijo, ma cortada, lcool, vinagre, etc.). Tente distinguir o odor de uma delas isolando os outros, durante o perodo de trs minutos. 5 - Gustativa- Saborear determinada comida, no pela simples necessidade de alimentar-se, mas na tentativa de descobrir um novo sabor, jogando o alimento para os lados da boca, presando-o contra o cu da boca, por baixo da lngua.

Exerccio 7
-Acelerao do Salto de Olho -Tempo: Ritmo crescente

Exerccio 8 *

Exerccio 9 Acelerao do Salto de olho -Salto de olho Horizontal -Tempo: Ritmo Crescente * cantam bonito * deve entregar * ratos brancos * osso quebrado * rosas murchas * casas bonitas * leitura veloz * mvel francs * pulo especial * texto dirio * longa viagem * amor materno * entre irmos * nome prprio * pode repetir * papel branco * salto mortal * preo barato * cabelo grande * foi prometido * cabelo branco * planos gerais * resultado bom * descreve fato * tentam cantar * melhor comida * est afastado

10

Exerccio 10 Leitura Espacial -Salto de Olho Vertical -Sem tempo marcado * xxxxxxx * xxxxxxx * xxxxxxx * xxxxxxx

* xxxxxxx * xxxxxxx * xxxxxxx * xxxxxxx * xxxxxxx * xxxxxxx * xxxxxxx

* xxxxxxx * xxxxxxx * xxxxxxx * xxxxxxx * xxxxxxx * xxxxxxx * xxxxxxx

* xxxxxxx * xxxxxxx * xxxxxxx * xxxxxxx * xxxxxxx * xxxxxxx * xxxxxxx

* xxxxxxx * xxxxxxx * xxxxxxx * xxxxxxx * xxxxxxx * xxxxxxx * xxxxxxx

11

Exerccio 11 Leitura Espacial - Salto de Olho Vertical - Sem Tempo Marcado Exerccios de Eliminao - Vocalizao Leia as palavras do exerccio n5, falando em voz alta, utilizando as seguintes palavras chave: 1a Coluna - Dino 2a Coluna - Bola 3a Coluna - Moto 4a Coluna - Pito Exerccios de Eliminao - Subvocalizao Leia as palavras do exerccio n5, contando mentalmente: de 10 a 1 de 20 a 1 de 50 a 1 de 100 a 1 de 150 a 1 de 200 a 1

metal atriz corpo dupla manco conde carta autor volta Gois Mitra Rosto Perda Gasto

setor capaz polvo foice largo calma forte samba garfo caldo malta bater moita lana

rano peste tripa raspa feira magro miura santo saber gesto mouco massa casta muito

nasce pana nvel corso morre bonde sorte amora caspa roupa gemer gasto velho cinto

12

Exerccio 12 - " Idias Diretrizes" * So muitos * pela simples * o que * dos conjuntos * as matrias * de uma profisso, * em sistemas * que formam captulos, * nos livros * desses setores * idias diretrizes, * da pgina, * mas em muitos * no se encontram * Neste caso, * anteriormente * que o estudante * qual essa * do pensamento * pois sem * dos pontos * ou menor relao * os estudantes * razo * devem aprender. * de conhecimentos * de uma carreira , * divide-se * de dados * sub-captulos * que os expe . * correspondente * que s vezes * ou como ttulo * livros de textos * suficientemente * como na de uma * reproduzida * se preocupe * idia diretriz * do professor * essa ajuda, * ou frases * com a anterior * que no aprendem * de ignorar * Cada um * que constituem * ou a bagagem conceitual * e sub-divide-se * e relaes * e pargrafos * A cada um * uma ou diversas * figuram nos pargrafos * do pargrafo, * -pouco didticos * formulados. * explanao verbal * essencial * em descobrir * -fio condutor * ou expositor* cada um * ter maior * e com a seguinte 13

* * carecendo ento de unidade de sentido * Cada srie * uma idia diretriz * Descobri-lo, * conquistar * de toda aprendizagem * amigos leitores * tarefa * as idias diretrizes * de diversos textos, * de abstrao * tirar o mximo proveito * ou estudo posterior * de pensamentos * ou conceito * quando no est * um dos * cultural. * dedicarem * de descobrir * de uns quantos * exercitar-se-o * e de resumo * de qualquer

* a totalidade do setor. * possui * fundamental. * especificado, * fatores essenciais * Se vocs, * uma hora diria * concretar e formular * pargrafos * numa tcnica * que lhes permitir * ipo de leitura

14

Exerccio 13
A B

15

Exerccio 14 1282 4859 2095 3546 0647 2845 0239 3478 1892 2783 1782 2930 0635 4659 2091 1526 8765 2029 2657 5657 8679 4647 0465 3847 3841 3849 3938 2354 7685 9785 9785 3839 4657 1345 5960 8746 8576 2845 3948 3948 4867 9674 3948 5940 3647 9855 1452 4657 3284 4197 9384 1829 1780 7503 1891 8456 1827 4488 1047 1927 3456 1982 7789 8697 4769 3641 3647 4948 4948 4948 2938 3746 5674 5674 3546 3894 9585 0694 2564 3846 3957 3984 4095 1846 0796 3847 4953 6755 3938 4657 4874 2543 3869 9375 4983 1938 9382 2871 0245 3847 1928 3849 0841 5342 2903 1745 4485 0697 9685 1111 2222 3333 4444 5555 6666 7777 8888 9999 0000 0578 4857 4647 2453 3748 0586 6688 3948 0698 5867 4059 2844 4452

16

Exerccio 14

AUMENTANDO SUA VELOCIDADE DE LEITURA - Audio


Durante os exerccios desse curso, isso ser essencial, usando esse dedo, voc evitar voltar atrs durante a leitura, aumentar seu foco, e ir adquirir uma velocidade de leitura constante, para nosso treinamento, vamos fazer o seguinte: v at o documento Texto para leitura dinmica II e imprima as pginas que sero utilizadas durante todos os exerccios de leitura dinmica desse curso. Ao iniciar seu treinamento em um dos nveis de velocidade, comece com o dedo indicador da mo direita (se voc for canhoto, use o da mo esquerda) no incio da margem esquerda. Avance com este dedo at o final da linha, num movimento suave e de velocidade constante. Seu olho deve acompanhar o movimento do indicador constantemente, lendo todas as palavras que estiverem acima dele conforme o mesmo for avanado pela linha. Tome cuidado apenas para no tapar com o dedo o texto da linha que est lendo... Mantenha sempre a ponta do indicador pouqussimos milmetros abaixo dessa linha. Quando chegar ao final a linha, recue com o dedo at o incio da margem esquerda novamente, ao mesmo tempo descendo para a linha de baixo (voc deve fazer esse movimento de descida numa diagonal) Prossiga assim de linha, at ler todo o texto. Essa forma de leitura dever ser seguida religiosamente durante todos os exerccios desse curso! Na pasta Nveis contem diversos nveis ligados velocidade de leitura. (P.S.: Leia esse captulo at o final antes de comear qualquer treino atravs desse link) Quando voc clicar no nvel de Velocidade 1, voc vai passar a ouvir um toque constante saindo das caixas de som de seu computador (verifique se elas esto bem ligadas). Esse toque ser a guia mestra para aumentar sua velocidade de leitura. Comece a ler (use as pginas que imprimiu) da forma como foi explicado no tpico anterior, usando o dedo indicador para acompanhar a leitura. Toda vez que voc ouvir o toque, leia uma linha e v para o inicio da linha de baixo. Seu dedo indicador deve se encontrar nessa posio (no incio da linha de baixo) pouqussimas fraes de segundo antes de comear o prximo toque. Para que o treinamento seja eficiente, voc deve procurar sempre atingir esse tempo de chegada na linha de baixo de acordo com o ritmo de toque, e ao mesmo tempo passo manter uma velocidade constante com o dedo enquanto l (no adianta nada acelerar em alguns trechos e reduzir em outros.) Na descida para a linha de baixo essa velocidade pode ser um pouco maior, mas enquanto l a linha essa velocidade deve permanecer constante, como explicado no tpico anterior. Portanto, a nica coisa que voc deve fazer realmente se preocupar no incio em acompanhar o toque da maneira mais certa. Mesmo no tendo 100% compreenso do que est lendo, voc deve sempre acompanhar o toque. AUMENTE SUA VELOCIDADE GRADATIVAMENTE Procure cada vez mais entrar em sintonia com o toque. Quando voc estiver acompanhando perfeitamente o primeiro toque, estar na hora de aumentar um pouco a velocidade. Prosseguimos para o segundo toque. Com o texto impresso em mos, clique no nvel 2 da pasta nveis. FAA NO MXIMO 3 MINUTOS DE EXERCCIO POR DIA. Voc deve fazer no mais que 3 minutos por dia em qualquer nvel (isso mesmo, com apenas 3 minutos dirios voc ter um resultado extraordinrio). REPOUSE Sempre que sua mente estiver cansada, repouse. Ela produz menos assim, e voc no ter bons resultados. No exercite mais do que 4 vezes por semana. Voc ter bons resultados nesse ritmo, e se fizer mais que isso, poder ter fadiga mental. Voc deve fazer esses exerccios de leitura dinmica dia sim, dia no. DICA Para alavancar seu desempenho a seguinte: Toda vez que voc for treinar um novo nvel, comece e fique apenas cerca de 10 segundos nele. Depois, v para 2 nveis acima desse que est treinando, e experimente ficar alguns 17

segundos nele tambm, acompanhando o respectivo ritmo de leitura. Fique no mais que 10 segundos nesse nvel superior. Aps isso, volte ao nvel que estava antes, e termine seu treino dirio (at o toque parar). Voc sentir uma facilidade tremenda nesse nvel anterior agora, pois como voc subiu 2 nveis e depois voltou, achou muito mais fcil peg-lo! (depois que voc pega um leo, acha faclimo pegar um ratinho! :-). Obviamente, esta dica mais til quando voc estiver em nveis mais avanados. Do stimo nvel em diante, voc j pode comear a fazer uso dessa dica seguramente (no faa isso logo nos primeiros nveis, pois voc precisa se acostumar a acompanhar o toque ainda). REGISTRE OS PRESULTDOS A CADA LEITURA Paralelamente aos treinos com folha impressa (utilizando os sistemas toques), a partir no nvel 3, experimente anotar quantas palavras voc l por minuto em um texto tamanho mdio. Conte o nmero de palavras no texto, e divida esse nmero pelo nmero de minutos que voc levou para l-lo. Isso te dar uma noo prtica dos resultados, animando-o para avanar ainda mais! Aps terminar este curso, voc vai perceber que isso desencadeou um enorme aumento na sua velocidade de leitura, bem como na sua capacidade de concentrao e de processamento cerebral. No a toa que as pessoas mais inteligentes do mundo fazem uso da leitura dinmica! APROVEITE!!! OBSERVAES IMPORTANTES P.S: Lembre-se, voc deve sempre verificar se est entendendo o que l antes de aumentar sua velocidade. Nos primeiros nveis voc no precisa se preocupar tanto com isso, pois ser muito fcil entender o que est lendo e a coisa mais importante para voc nesse momento acompanhar o toque. Logo aps os primeiros nveis, voc dever avanar somente quando estiver seguro que est acompanhando perfeitamente o nvel em que est. Obviamente, isto no significa que voc no possa usar a dica de subir 2 nveis frente durante 10 segundo e depois voltar para completar o treino no nvel anterior, melhorando ainda mais seu desempenho. Muito pelo contrrio, voc deve us-la sempre que achar que precisa aumentar seu desempenho no nvel atual, antes de avanar para o prximo!!!

18

TEXTO I Mesmo quando lemos em silncio, no estamos totalmente em silncio! Continuamos pronunciando as palavras que lemos, s que num volume to baixo ningum escuta (at quando pensamos falando h um pequeno movimento em nossas cordas vocais, to inaudveis que s de detectado por aparelhos altamente precisos!). Esse processo de leitura dinmica de leitura interna em voz baixa chamado de subvocalizao. Acontece que nosso crebro consegue processar as palavras muito mais rpido que nossas cordas vocais. Isso faz que a gente no aproveite todo nosso potencial cerebral... E enquanto no vencemos a barreira da subvocalizao, estamos trocando nossa velocidade cerebral, pela vocal! No ritmo do mundo atual, j no suficiente para ns simplesmente saber ler. Ns queremos absorver e filtrar o essencial dentre toneladas de informaes que somos expostos diariamente... Quando lemos as palavras em voz alta, d-se o nome de vocalizao. Em qualquer uma dessas modalidades nossa velocidade de leitura limitada. Ela no consegue ser superior velocidade das nossas cordas vocais. Esse limite aproximadamente 500 palavras por minuto. Ultrapassando a barreira da subvocalizao, nossa velocidade de leitura passa a ser superior a 500 palavras por minuto. E ainda mantermos um excelente nvel de compreenso. Em nveis mais avanados deste curso, sua velocidade de leitura chegar a 1000, 1400 e at mais palavras por minuto.Quanto mais voc se dedicar e mais tiver perseverana para praticar esses exerccios, melhores sero os resultados que voc ter. possvel chegar a 2400 palavras por minuto, mantendo um excelente nvel de compreenso. Obviamente, isso requer mais tempo e esforo. Mas os resultados compensaro.

TEXTO II Ao iniciar seu treinamento em um dos nveis de velocidade, comece com o dedo indicador da mo direita no incio da margem esquerda. Avance com este dedo at o final da linha, num movimento suave e de velocidade constante. Seu olho deve acompanhar o movimento do indicador constantemente, lendo todas as palavras que estiverem acima dele conforme o mesmo for avanado pela linha. Tome cuidado apenas para no tapar com o dedo o texto da linha que est lendo... Mantenha sempre a ponta do indicador pouqussimos milmetros abaixo dessa linha. Quando chegar ao final a linha, recue com o dedo at o incio da margem esquerda novamente, ao mesmo tempo descendo para a linha de baixo. Prossiga assim de linha, at ler todo o texto. Essa forma de leitura dever ser seguida religiosamente durante todos os exerccios desse curso!

Recomendaes Finais

* Guarde com sua memria diferente da palavra do autor * Dizer para voc mesmo a informao * Imaginar palavras objetos * Primeira idia jogar no papel * Pensar somente na questo

19

Potrebbero piacerti anche