Sei sulla pagina 1di 11

Extrao com Solventes A tcnica de extrao:

A extrao uma tcnica para purificao e separao de slidos. Baseia-se no fato de que a solubilidade dos slidos varia em funo do solvente. Compostos orgnicos, por exemplo, so em geral, mais solveis em solventes tambm orgnicos e pouco solveis em H2 O. Para um soluto dissolver em um solvente, o soluto precisa ter uma interao com o solvente igual ou superior s interaes solvente-solvente e soluto-soluto.

Extrao slido - lquido


Quando preparamos um ch, um caf, ou mesmo um chimarro estamos fazendo uma extrao slidolquido. Nestes casos, componentes que estavam na fase slida (no p de caf ou nas ervas) passam para a fase lquida (gua). Em todos os exemplos, a extrao descontnua, isto possvel porque a solubilidade dos componentes extrados em gua grande. Porm, nos casos onde a solubilidade do soluto pequena, ou quando queremos maximizar a extrao do soluto, utiliza-se tcnica de extrao contnua. Um aparelho muito utilizado para este fim o Extrator de Soxhlet.

Quando o solvente condensado ultrapassa um certo volume, ele escoa de volta para o balo, onde aquecido, e novamente evaporado. Os solutos so concentrados no balo. O solvente, quando entra em contato com a fase slida, est sempre puro, pois vem de uma destilao.

Extrao lquido - lquido


Uma aplicao mais comum de extrao em extrao lquido-lquido que usado para isolar uma substncia dissolvida em um solvente por agitao da soluo com outro solvente imiscvel com o primeiro, em um funil de separao. O princpio geral deste processo conhecido como Lei de distribuio. Em solues diludas uma substncia se distribui entre dois solventes imiscveis ento a razo da concentrao em um solvente para a concentrao em segundo solvente sempre resulta em uma constante (a T cte).Essa razo constante de concentraes para a distribuio de um soluto entre dois solventes particulares chamado de coeficiente de distribuio ou coeficiente de partio para uma substncia entre dois solventes. Coeficientes de distribuio de S entre solventes A e B = conc. de S em A = conc. de S em B K (a T cte)

Onde as concentraes so expressas em gramas por mililitro da soluo. Na prtica a aplicao mais comum da dei da distribuio para extrao de substncias dissolvidas em solues aquosas por solventes quase insolveis tanto quanto ter, cloreto de metileno e hexano. ter usado freqentemente como um solvente de extrao porque muitos compostos orgnicos neutros so solveis nele alm dele

ser mais solvel em H2 O do que outros solventes comuns. O coeficiente de distribuio atual determinado quando solventes e soluto atingem o equilbrio em uma dada temperatura e quando a concentrao do soluto por unidade de volume medida fase separada. Uma aproximao para o coeficiente de distribuio pode ser feita determinando a solubilidade do soluto em cada solvente puro independentemente, desde que o coeficiente de distribuio seja aproximadamente a razo das solubilidades no dois solventes. Os valores obtidos desta maneira so sujeitos a vrios erros, mas so geralmente bons os suficientes para simplificar clculos de laboratrios.

O processo de extrao por solventes envolve quatro mtodos gerais:

(1-) Extrao simples


Empregada para separar um composto orgnico de solues ou suspenses aquosas onde se encontram. Fundamenta-se no fato de que as substncias orgnicas so, em geral, solveis em solventes orgnicos e muito pouco solveis em H2O, de modo que, ao se formar duas fases pela adio do solvente, aps agitao, a substncia passa em maior parte da fase aquosa para o solvente. Uma decantao posterior e seqente destilao do solvente permite separar a substncia desejada.

(2-) Extrao com solventes quimicamente ativos:


Envolve a utilizao de uma substncia que reage quimicamente com a substncia a ser extrada. muito usada na separao de componentes de uma mistura ou na remoo de impurezas de um composto orgnico. O processo mais fcil de ser executado no caso de substncias cido ou bsico, por converso em sal, geralmente solvel na fase aquosa. A substncia cida ou bsica, aps a separao da fase aquosa, extrada com um solvente orgnico apropriado.

(3-) Efeito salting-out


Se um componente tem baixo coeficiente de distribuio entre um solvente orgnico e a gua uma ou mais extrao simples no removero muitos dos componentes da gua.Este coeficiente de distribuio pode ser mudado por adio de cloreto de sdio gua. Algumas vezes, a diferena de solubilidade dramtica, visto que, os compostos orgnicos so mais solveis em gua pura e pouco solveis em gua com sal solubilizado.Dessa forma, por uma simples dissoluo de cloreto de sdio na camada de gua podemos aumentar a distribuio de um composto orgnico num solvente orgnico; efeito comumente conhecido por salting-out.

Emulses
um sistema heterogneo constitudo, pelo menos, por um lquido imiscvel intimamente disperso num outro lquido sob a forma de gotculas, cujo dimetro, em geral, excede 0,1m.Tais sistemas apresentam um mnimo de estabilidade. Uma emulso estvel composta de trs componentes: Dois lquidos imiscveis Um agente estabilizante Muitos outros componentes podem estar presente neste sistema. Teremos , assim, que a fase que se apresenta dividida constitui a fase interna, dispersa ou descontnua, ao passo que o lquido que rodeia as gotculas da fase dispersa recebe o nome de fase externa, dispersante ou contnua.Alm disso, em quase todas as emulses figuram um terceiro componente, denominado agente emulsivo, o qual concorre para tornar a emulso mais estvel, pois interpe-se entre as fases dispersa e dispersante, retardando, assim, a sua separao e que constitui a interfase. Como os dois componentes bsicos de uma emulso so a gua e um leo ou uma mistura lipossolvel, poderemos classificar as emulses em dois tipos distintos, de acordo com a natureza da respectiva fase dispersa. Assim, se o leo constitui a fase dispersa estaremos perante uma emulso leo/gua (O/A), sendo a emulso do tipo gua/leo (A/O) se se verificar o inverso. Podemos dizer que a obteno de uma emulso envolve sempre a agitao dos dois lquidos a emulsionar depois de previamente adicionados um ou vrios emulgentes. Agentes emulsivos: derivados de celulose, alginatos, pectina, gelose, alga perlada, dextrinas, slidos finamente dividos(ex: argilas coloidais, hidrxidos de magnsio e de alumnio e o gele de slica) , saponinas, ceras e lanolina. A presena de sais de clcio e magnsio, existente nas guas duras, constitui um elemento perturbador da estabilidade das emulses. Ao iniciar uma extrao necesrio estar atento para os possveis agentes emulsivos presentes na soluo que podem ser causa da formao de uma emulso como tambm da estabilidade da mesma.

Alm dessa ateno, uma boa maneira de evitar a formao de emulso fazer uma agitao correta alm de analisar se h presena de material viscoso ou algum tipo de goma na soluo. Os melhores agentes emulsificantes so substncias capazes de formar micellas, bem como sabes e detergentes sintticos. Protenas e outras macromolculas possuem um grupo atmico polar e no polar agindo como estabilizante. Finalmente gotculas de um lquido que insolvel em um solvente particular podem ser estabilizadas. Fatores que podem desestabilizar uma emulso: Floculao e formao de creme Coalescncia e separao das fases Alteraes qumicas e fsicas diversas Caso ocorra a formao de uma emulso durante o processo de extrao devemos encontrar a maneira mais adequada para destru-la, que pode ser uma das numeradas abaixo. a) Deixar o funil de separao em descanso em um anel de ferro e sob a ao da gravidade por algum tempo. b) Adicionar cloreto de sdio ao sistema, pois esse diminui a solubilidade da gua no solvente orgnico e vice-e-versa. c) Adicionar gua ao sistema; com isso h uma desestabilizao da emulso. d) Filtrar a mistura vcuo. Nessa filtrao iro ser removidas as partculas slidas que ajudam a estabilizar a emulso e em seguida proceder com a separao. e) Colocar a mistura dentro de um frasco apropriado (ex: erlenmeyer) e deixar em repouso durante uma noite ou at o prximno perodo de laboratrio. f) Submeter o sistema a uma fora centrfuga ou a temperaturas muito baixas. g) Desproporcionalizar o volume das fases Essas emulses que so inteis dentro do processo de extrao compreendem uma grande rea de aplicao na medicina, farmcia e cotidiano em geral. Como exemplo de emulses temos a manteiga, margarina, cremes em geral, etc.

(4-) Extrao mltipla


Na prtica a extrao simples raramente usada sendo a extrao mltipla a mais comum. A soluo aquosa original que j foi extrada uma vez colocada novamente dentro do funil de separao com uma nova poro do solvente orgnico para uma segunda extrao. Esse processo pode ser repetido quantas vezes for necessrio para garantir uma boa extrao da substncia desejada. Terminado o processo de extrao mltipla a fase orgnica ento combinada dentro de um recipiente e a fase aquosa poder ser descartada.

a) para solventes menos densos que a gua b) para solventes mais densos que a gua

Tcnica Operacional
Nos trs primeiros processos, usa-se o funil de separao para efetuar a extrao. Nele coloca-se o solvente e a mistura onde se encontra a substncia a ser extrada, tendo-se o cuidado de verificar antes se a torneira est vedando, quando fechada, a passagem dos lquidos. aconselhvel untar tanto a torneira quanto tampa de vidro com vaselina ou uma graxa inerte, a fim de que as mesmas deslizem quando acionadas. A seguir, usando as duas mos, agitar o funil segurando-o de modo invertido, com a haste para cima, com a torneira aberta ou abrindo-a de quando em quando para liberar possveis gases e, conseqentemente, a presso interna. Durante a operao manter fechada a tampa do funil, pressionando-a contra a palma da mo. Aps agitao suficiente, colocar o funil num anel, aro, ou trip metlico com base circular, deixar em repouso at ntida separao das duas fases. Prosseguindo, destampar o funil e abrir cuidadosamente a torneira.Passa primeiro o lquido mais denso, geralmente a fase aquosa, que dever ser escoada totalmente, inclusive acrescida de pequena quantidade da fase compreendida pelo solvente e o composto extrado. No ltimo processo, usa-se um balo onde se coloca, inicialmente, o solvente extrator, que se liga por um sistema de tubulao a um dispositivo no qual se coloca a mistura da qual se deseja extrair um dos componentes.Este dispositivo se comunica com um refrigerador de refluxo onde se condensa a vapor do dissolvente, que flui para o compartimento onde se encontra a mistura. Por sifonagem, ou pelo sistema de vasos comunicantes, retorna do balo o dissolvente condensado, que traz parte da substncia extrada.Com continuidade da operao, no decorrer de um certo tempo, toda substncia se encontra no balo.

(5-) Extrao de fludos supercrticos

Fludos supercrticos podem ser usados para extrair analitos de amostras. As principais vantagens de usar fludos supercrticos para extraes que eles so baratos e livres de contaminantes . Por essas razes, fludos supercrticos de CO2 so os reagentes usados para extrair cafena do caf. As propriedades de fludos supercrticos tambm do algumas desvantagens para extraes analticas. Fludos supercrticos podem ter poder de solvatao similar aos solventes orgnicos. O poder de solvatao pode ser ajustado mudando a presso ou a temperatura, ou adicionando modificadores no fludo supercrtico. Um modificador comum o metanol (tipicamente 1-10%) que aumenta a polaridade do supercritco CO2 . Fludos supercrticos so produzidos pelo aquecimento de um gs sobre sua temperatura crtica ou comprimindo um lquido sobre sua presso crtica (veja diagrama de fase abaixo). Abaixo dessas condies, o volume molar o mesmo que era na forma original lquido ou gs.

Instrumentao
Um fludo superficial extrator consiste de um tanque de fase mvel, geralmente CO2, uma bomba pressurizadora de gs, um forno contendo o recipiente de extrao, um restritor para manter a presso alta na linha de extrao, e um recipiente captor. Extraes so feitas de modo dinmico, esttico ou combinao. Em uma extrao dinmica o fludo supercrtico escoa continuamente atravs da amostra no recipiente de extrao e fora do restritor do recipiente captor. No modo esttico o fludo supercrtico circula em um ponto contendo o recipiente de extrao por algum perodo de tempo antes de ser liberado atravs do restritor do recipiente captor. No modo de combinao, a extrao esttica efetuada por algum perodo de tempo seguido por uma extrao dinmica.

Clculos
O coeficiente de distribuio tem um valor constante para cada soluto considerado e depende da natureza dos solventes usados em cada caso. evidente que nem todo soluto A ser transferido para o solvente 2 numa extrao simples a no ser que K seja muito grande. Normalmente so necessrias vrias extraes para remover todo soluto A do solvente 1. Na extrao do soluto de uma soluo, sempre melhor usar diversas pores pequenas do segundo solvente do que fazer uma extrao simples com uma poro grande. Suponha, que uma determinada extrao proceda com um coeficiente de distribuio de 10, ou seja, K=10. O sistema consiste de 50mg de componente orgnico dissolvido em 1,00ml de gua (solvente 1). Nesse caso, a eficcia das 3 extraes de 0,50ml com ter etlico (solvente 2) comparada com 1 extrao de 1,50ml de ter etlico. Na primeira extrao com 0,50ml, a quantidade extrada na camada de ter dada pelo seguinte clculo. A quantidade de componente remanescente na fase aquosa dada por x. K = 10 = C2 C1 5,0x-50,0 -x (50,0-x) = (0,50)
X

10 = (50,0-x) (1,00) (0,50x)

1,00

6,0x = 50,0 x= 8,3 mg remanescente na camada aquosa (50,0 x ) = 41,7 mg em ter. A segunda extrao com uma outra poro de 0,50ml de ter realizada na fase aquosa, que agora contm 8,3mg de soluto. A quantidade de soluto extrada dada pelo clculo mostrado abaixo. O clculo de uma terceira extrao com uma outra poro de 0,50ml de ter tambm mostrado abaixo. Essa terceira extrao vai transferir 1,2mg de soluto para uma camada de ter, deixando 0,2mg de soluto remanescente na camada aquosa. Um total de 49,8mg de soluto ser extrado para as camadas de ter combinadas, e 0,2 mg permanecer na fase aquosa.

8,3- x K = 10 = 0,50 x 1,00 x= 1,4mg remanescente na camada aquosa 6,9mg em ter

(1,4 x) K = 10 = ( 0,50) x 1,00 x = 0,2mg remanescente na camada aquosa 1,2mg em ter

Logo abaixo, mostrado o resultado de uma extrao simples com 1,50ml de ter. Como mostrado, 46,9mg de soluto foram extrados para a camada de ter, deixando 3,1mg de composto na fase aquosa. Nota-se que trs sucessivas extraes de 0,50ml de ter conseguem remover 2,9mg a mais de soluto de uma fase aquosa do que usando uma nica poro de 1,50ml de ter. Esse diferencial representa 5,8% do material total. ( 50,0 x ) 1,50
K = 10 = x 1,00 10 = ( 50,0 x ) ( 1,00 ) 1,50 x 15,0 x = 50,0 x 16,0 x = 50,0 x = 3,1 mg remanescente na camada aquosa 50,0 x = 46,9 mg em ter

Toxicidade

Etanol: Causa nuseas, vmitos, depresso, sonolncia, falta de coordenao, coma e pode causar morte. Clorofrmio: Assinalao em grandes doses pode causar hipotenso, depresso respiratria, cancergeno, morte e pode atuar como sonfero. ter etlico: suavemente irritante para a pele, olhos e membranas mucosas. Potente anestsico, podendo provocar paradas cardacas. p-diprobenzeno: vapores causara irritao pele, garganta e olhos. Hidrxido de sdio: corrosivo para todas os tecidos. A inalao com poeira e mistura concentrada pode causar machucados para exteno respiratria. Cloreto de clcio: LD50 cido benzico: causa irritao na pele, nos olhos e nas membranas mucosas.

Reaes envolvidas: C6H5CO2H (s) + NaOH (aq) C6H5CO2Na (aq) + H2O


cido benzico Benzoato de sdio

C6H5CO2Na (aq) + HCldiludo (aq) C6H5CO2H (s) + NaCl

Constantes Fsicas
substncia gua etanol clorofrmio ter c. Benzico p-diclorobenzeno Hidrxido de sdio Cloreto de clcio benzoato de sdio P.F. 18 46,07 119,39 79,12 122,12 147 40,01 110,99 144,11 densidade p.f./C 0,997 0 0,789 -117,3 1,484 -63,5 0,713 -116,3 1,321 122,4 1,311 53,5 2,131 318 2,152 782 1,248 53,1 p.e./C 100 78,5 62 34,61 249,2 174,12 1390 >1600 174,5 solubilidade gua, acetona, benzeno, ter. lcool, ter, benzeno. Benzeno, acetona, clorofrmio, lcool. lcool, ter, acetona, benzeno, clorofrmio. Clorofrmio, benzeno, ter, lcool. Glicerina, lcool, gua. cido actico, acetona, lcool, gua. Benzeno, acetona, lcool.

Constantes fsicas dos solventes qumica orgnica


Solvente Metanol Acetato etila Etanol DCM gua Hexano CCl4 Tolueno Benzeno n-butanol Acetona

mais

usados

na

PF POLARIDADE DENSIDADE p.f./C p.e./C 32,04 6,6 0,791 -98 64,7 88,11 4,3 0,902 -8476,5-77,5 46,07 5,2 0,794 ----78 84,93 3,4 1,325 -97 40 18 9 1 0 100 86 0 0,66 -100 69 154 1,7 1,5 ------77 92,14 2,3 0,865 -93 110,6 78,11 3 0,874 5,5 80 74,12 3,9 0,081 -90 117,7 58,08 5,4 0,791 -94 56

Caractersticas dos solventes mais usados na qumica orgnica:


Hexano: Causa: Potencial de sintoma ao expor demasiadamente luz, nervosismo, nusea, dor de cabea, fraqueza nos msculos, irritao nos olhos e nariz, pneumonia qumica. Uso: determinao de ndice refratrio dos minerais, chumbo no termmetro ao invs de mercrio, normalmente com uma tinta azul ou vermelha. Diclorometano: Causa: Potencial de sintoma ao expor demasiado ao cansao, fraqueza, sonolncia, nusea, irritao nos olhos e na pele. Uso: Solvente para remover pintura, de acetato de celulose, solvente de auxlio farmacutico . Inseticida. Benzeno: Causa: irritao aguda das membranas mucosas,(por ingesto ou inalao), inquietao, convulses, depresso. Dificuldade respiratria. Uso: fabricao da qumica medicinal, tintas e muitos outros compostos orgnicos, como artificial, resinas, leos. Etanol: Causa: nusea, vmito, excitao mental ou depresso, sonolncia, prejudica a percepo Uso: como solventes em laboratrio e em indstrias, na fabricao de diversos lcoois, na perfumaria, em sntese orgnica.

Bibliografia

-PAVIA, D.L.; LAMPMAN, G.M,:JR.KRIZ,G.S. Introduction to laboratory Tecniques, 2. ed. Philadelphia: Saunders College Publising, 1995 -FESSENDEN,R.J.;FESSENDEN,J.S.Organic Laboratory Techniques: California: Brooks/Cole Publising Company, 1984 -GONALVES,D.,WAL,E.,ALMEIDA,R.R. Qumica Orgnica Experimental, So Paulo :McGraw Hill,1988 -Wilcox,C.F.;-Experimental Organic Chemistry, pg 80 a 98. -THE MERCK Index: 8.ed. USA: Merck & Co, 1968.
PRISTA, L.N.,ALVES A.C., MORGADO , R. Tecnologia farmacutica,5. ed., 1995. ( infelizmente no foi possvel encontrar a bibliografia correta, pois o livro da farmcia e no momento estava emprestado ) JIRGENSONS ,Organic Colloids,1958 ( idem ao anterior) www.qmc.ufsc.br/organica (experincia 07) www.proton.iq.unesp.br (fluidosupercritico)

Alunas Integrantes: Andra Cristina Pesce Daniele Tonon Juliana Orru Maria Gabriela R. Oliveira Renata Fogaa Samanta A. Vulcano

Potrebbero piacerti anche