Sei sulla pagina 1di 12

AULA 7 FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAO

AULA 7 Abordagens de Sistemas de Informao


Planejando nossa aula Nesta aula vamos conhecer algumas abordagens de aplicaes de sistemas de informaes e seus impactos organizacionais a partir de uma viso de tendncias e evoluo de tecnologias da informao.

Iniciando o assunto
Quais abordagens de aplicao de sistemas de informao so teis para as organizaes no contexto atual? Vamos relatar, a seguir, uma srie de alternativas que nos ajudam a responder esta questo.

7.1 Sistemas de Informao e Tendncias


As grandes tendncias de aplicaes de sistemas de informao esto baseadas nas tecnologias da Internet. Essa tecnologia revolucionou as formas de relacionamentos entre empresas, entre pessoas, empresas e governos. Vamos abordar nesta aula a Internet e o Comrcio Eletrnico cujos conceitos esto completamente inter-relacionados. Discutiremos brevemente os conceitos de Internet, a grande rede mundial de computadores interligados por meio de um protocolo padro. Vamos caracterizar o Comrcio Eletrnico como um eficiente canal de venda e seu impacto no mundo dos negcios. Apresentaremos outro recurso atualmente tradicional no contexto da Internet, os chamados Portais Corporativos que surgiram para facilitar o acesso e organizao de contedos especficos e de interesse de comunidades especficas. Outra tecnologia de sistemas de informao que evoluiu so as aplicaes para Computao Mvel, que possibilita a comunicao por meio de redes sem fio e com mobilidade fsica. Neste contexto, abordaremos a evoluo da computao mvel, o servio de SMS, as tecnologias de computao mvel (laptops, palmtop, PDAs, celulares, smarphone), as redes de infra-estrutura interna e externa de apoio computao mvel. Ainda, abordaremos outras aplicaes atuais de sistemas de informao enfocando seus conceitos e caractersticas principais. Esta aula no pretende esgo-

EaD UNIVALI/EDUCON SUPERIOR DE TECNOLOGIA

AULA 7 FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAO

tar o assunto. Representa apenas uma forma de introduo visando apresentar as principais tecnologias utilizadas no mbito dos sistemas de informao. Discutiremos resumidamente as seguintes tecnologias: EDI (troca de documentos eletrnicos); Gesto do Conhecimento; sistemas de CRM (gesto de relacionamento com os clientes); sistemas de SCM (gesto da cadeia de suprimentos); Data Warehouse (armazm de dados); Data Mining (sistemas de minerao de dados). Bem, parece uma sopa de letrinhas, no ? Mas, precisamos entender os tipos de sistemas utilizados atualmente. Ento, vamos v-los a seguir!

7.2 Internet e Comrcio Eletrnico


Anotaes
O surgimento da Internet teve incio como uma rede criada para interligar cientistas e professores universitrios pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, denominada de ARPANET (sigla para rede da Agncia Avanada de Projetos de Pesquisas). No Brasil a Internet surgiu em 1991, com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), uma operao acadmica subordinada ao MCT (Ministrio de Cincia e Tecnologia). Em 1994 a Embratel (Empresa Brasileira de Telefonia) lana o servio experimental a fim de conhecer melhor o que era a Internet. Somente em 1995 que foi possvel, pela iniciativa do Ministrio das Telecomunicaes e Ministrios da Cincia e Tecnologia, o uso da Internet para explorao comercial pela populao brasileira. O e-commerce (Comrcio Eletrnico) o uso de canais eletrnicos para uma transao comercial. O processo pode se caracterizar como EDI (Electronic Data Interchange, troca de documentos eletrnicos), quando realizado entre sistemas ou como B2C (business-to-consumer, negcios entre empresa e consumidor) ou B2B (business-to-business, negcios entre empresas). Rapidez entre transaes, melhoria de arquitetura de sistemas, eliminao de erros entre transaes, melhor percepo de qualidade pelos clientes e fornecedores, esto entre as melhorias que setores como o automotivo e o de telecomunicaes, mais adiantados em suas iniciativas de e-business, j observam com a migrao de seus processos para a Web. A Internet est revolucionando o comrcio e possibilitando uma forma espontnea de ligar pessoas e computadores por fronteiras organizacionais. Para Laudon e Laudon (2004) a Internet prov um conjunto de tecnologias e padres tecnolgicos universais fceis de usar, que podem ser adotados por todas as organizaes, no importa qual sistema de computadores ou plataforma de tecnologia de informao estejam usando.

94

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EaD UNIVALI/EDUCON

AULA 7 FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAO

De outra forma pode ser vista simplesmente como um grupo de protocolos de conectividade, interoperabilidade e apresentao que permitem a comunicao eficiente ao dividir a informao em pequenos pacotes que maximizam os fluxos de rede e ao estabelecer protocolos padronizados de comunicao (TERRA; GORDON, 2002). Segundo Laudon e Laudon (2004) os recursos de informao da Web so to vastos e ricos que surgiram modelos de negcios especiais chamados Portais para auxiliar pessoas e empresas a localizar informaes com maior eficincia. Um portal um site Web ou outro servio que prov um ponto de acesso Web ou aos dados internos de uma empresa. H portais especializados que auxiliam os usurios com interesses especficos. A utilizao de tecnologias de portais corporativos traz s organizaes benefcios como a facilidade de acesso s informaes, mesmo que estas estejam espalhadas em diversos sistemas ou bases de dados. O portal deve proporcionar uma interface simplificada, podendo assim, facilitar a utilizao e promover a satisfao do usurio. O desenvolvimento de Portais Corporativos uma tarefa complexa, pois no se trata apenas de uma pgina Web ou um conjunto de pginas organizadas em um site. Um portal, pelo seu prprio conceito, uma porta de entrada que d aos usurios informaes oriundas de fontes estruturadas (como aplicaes de bancos de dados, planilhas, ERP CRM etc.), assim como dados no estruturados , de documentos (emails, apresentaes, pginas Web, planilhas eletrnicas etc.) (SOUTO, 2003).

Anotaes

7.3 Computao Mvel


A computao mvel vem surgindo como uma nova proposta de paradigma computacional advinda da tecnologia de rede sem fio e dos sistemas distribudos. Nela dispositivos mveis, como palmtops, notebooks e celulares, tm acesso uma infra-estrutura compartilhada independente de sua localizao fsica. Isto fornece uma comunicao flexvel entre as pessoas e um acesso contnuo aos servios de rede. Esta metodologia est crescendo a cada dia, j que o objetivo cada vez menos utilizar a comunicao por meio da computao que se prenda a uma infra-estrutura fsica (DEMTRIO, 2001). Um sistema de comunicao mvel tem como principal caracterstica a possibilidade de comunicao entre componentes fsicos e mveis, como por exemplo um computador pessoal e um telefone celular. Os sistemas mveis utilizam tecnologia sem fio para poder dar mobilidade, transparncia e confiana enquanto os usurios se deslocam (DORNAN, 2001). Etapas evolutivas da computao mvel:

EaD UNIVALI/EDUCON SUPERIOR DE TECNOLOGIA

AULA 7 FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAO

ETAPAS SMS

DESCRIO Permite o envio e o recebimento de mensagens de texto gerenciadas atravs de uma central de operaes (SMS center). As mensagens de texto so transmitidas diretamente de celular para celular, sem a necessidade de acessar uma central de operaes. Compreende o servio de mensagens inteligentes, o qual envia e recebe anotaes de calendrio e cartes de visita. Tambm recebe desenhos de grupos de chamada e tem cinco opes de toque personalizveis. Permite a utilizao de imagens e grficos (em preto e branco e com at 72 X 20 pixels) aliado ao servio de voz e texto em transmisses de celular para celular ou da Internet para celular. Permite a utilizao de imagens digitais em formato JPEG ou equivalente, bem como arquivos de udio e vdeo, em imagens de texto de celular para celular, ou do celular para o e-mail.

MO SMS

Smart messaging

Picture Messaging

Anotaes
Multimedia Message Service

O SMS Servio de Mensagens Curtas (Short Message Service) a habilidade de mandar/receber mensagens de textos curtos (at 160 caracteres em GSM e 255 em CDMA) para telefones celulares. Este servio utilizado no somente para comunicaes entre os usurios, mas tambm, para enviar informaes, como tarefas, notcias diversas etc. Tambm possvel enviar e receber e-mail atravs deste sistema, em que o prprio nmero de telefone torna-se parte do endereo de e-mail do cliente (DEMTRIO, 2001). Pode-se dizer que a computao mvel permite que os usurios desse ambiente se comuniquem, onde quer que estejam, com outros usurios, independente de sua localizao. o conceito que envolve processamento, mobilidade e comunicao sem fio. Basicamente, pode-se dividir esta tecnologia em laptops e palmtops, PDAs, celulares e a tecnologia hbrida smartphone. A seguir, um breve comentrio sobre esses dispositivos: TECNOLOGIAS Laptops CARACTERSTICAS So computadores portteis que permitem o transporte para qualquer lugar, possuem uma grande capacidade de processamento, armazenamento e memria comparados com os PCs (Personal Computers). necessrio ter acesso rede eltrica, pois a autonomia da bateria baixa.

96

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EaD UNIVALI/EDUCON

AULA 7 FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAO

TECNOLOGIAS Palmtops

CARACTERSTICAS Assemelham-se um pouco com os laptops, mas em tamanhos ainda mais reduzidos, possuem uma capacidade de armazenamento e memria inferiores. So os dispositivos de mo, inicialmente criados para serem organizadores pessoais, com seu tamanho reduzido, facilmente transportados no bolso e operados na palma da mo por uma espcie de caneta. Com a capacidade de processamento e memria superiores, permitem que no s se utilize como uma agenda eletrnica, mas tambm com a capacidade de utilizao de outros aplicativos, utilitrios, entretenimento, acesso caixa postal, navegao na Internet e programao no PDA. Estes dispositivos, inicialmente, surgiram para a conversao de voz exclusivamente. Com o avano da tecnologia e a evoluo das geraes da telefonia celular foram, tambm, tendo a capacidade de processamento e comunicao atravs da integrao da rede de celular com a rede de dados em especial a Internet. Na tecnologia Personal Digital Assistant vrios so os recursos disponveis, ou seja, aparelhos celulares capazes de exibir pginas Web. Esta tecnologia vem revolucionando o mercado, ocasionando a unio das empresas das reas comerciais, tecnolgicas e de telecomunicaes para criao de uma rede que alcance tanto usurios acostumados com a Internet tradicional como aqueles que ainda nem possuem computador ou nunca acessaram a rede. Surgiram celulares com funes de PDAs ou viceversa, os chamados smartphone, equipamentos hbridos. Essa evoluo comeou a surgir para dar mais conforto aos usurios evitando carregar um handheld e um telefone celular, atendendo sem perda de desempenho e qualidade as funes de ambos os equipamentos.

Handhelds

Telefones Celulares

Anotaes

PDA

SmartPhone

Para computao mvel necessrio ter uma infra-estrutura que fornea aos dispositivos mveis uma troca de dados e acesso a informaes para uma rede fixa. Toda comunicao ou troca de informao ocorre utilizando tecnologia de rede sem fio podendo ser dividida em redes de infra-estrutura interna e externa, dependendo da rea de cobertura da rede (FIGUEIREDO; NAKAMURA, 2003).

EaD UNIVALI/EDUCON SUPERIOR DE TECNOLOGIA

AULA 7 FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAO

Redes de infra-estrutura interna so as redes com alcance limitado. So especficas para ambientes como empresas, fbricas e para uso domstico, que no necessitam de um longo alcance. Na maioria das vezes, essa tecnologia passa a ter um custo muito mais acessvel que as tecnologias de longo alcance. Como exemplos dessa tecnologia, temos: redes locais sem fio. infravermelho (mesma tecnologia utilizada em controles remotos de eletrodomsticos). laser (possui grande capacidade de envio de informaes, mas o feixe deve estar muito bem alinhado). As redes de infra-estrutura externa so tecnologias que possibilitam um alcance longo, dependem essencialmente de uma conexo via satlite ou por antenas fixas, espalhadas em pontos estratgicos. Elas podem ser globais. Alguns exemplos dessa tecnologia: rdio freqncia, satlites, redes de celulares.

Anotaes
Conforme Figueiredo e Nakamura (2003) dentre as tecnologias de rede sem fio se destacam: A IEEE 802.11 (padro de rede sem fio focado em duas primeiras camadas fsicas e de velocidades entre 1 e 2 Mbps) para redes de infra-estruturas. O padro bluetoot (interconexo de dispositivos eletrnicos de curto alcance sem interferncia e baixo consumo). O mbile commerce uma modalidade de comrcio eletrnico mvel que se diferencia do comrcio eletrnico convencional porque realizado por meio de telefones ou terminais sem fio em vez de equipamentos fixos. Pode ser definido como sendo um conjunto de servios de valor acrescentado de informao, entretenimento e transaes realizados sobre redes de telecomunicaes mveis, pblicas ou privadas. Como tal, forma um subgrupo do e-Commerce tentando expandir a sua prpria abrangncia de mercado.

7.4 Outras aplicaes de Sistemas de Informao


Para concluir a disciplina vamos conhecer alguns conceitos e aplicaes de sistemas de informaes tradicionais no mundo dos negcios, tais como: EDI, KM, CRM, SCM, Data Warehouse, Data Mining. EDI a abreviao de Electronic Data Interchange ou Intercmbio Eletrnico de Dados. a transferncia eletrnica de dados entre os computadores das empresas participantes, dados esses estruturados dentro de padres previamente acordados entre as partes. Esta ferramenta proporciona capacidade e viabiliza a comunicao eletrnica de informaes entre duas organizaes substituindo as formas tradicionais de comunicao (correio, fax, entre outras).

98

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EaD UNIVALI/EDUCON

AULA 7 FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAO

Segundo a Associao Brasileira de Automao Comercial (EAN Brasil, 2002) o EDI uma ferramenta que viabiliza a troca de documentos comerciais, eletronicamente, possibilitando a reduo da quantidade de erros gerados pela redigitao e o volume de papel, ao mesmo tempo em que aumenta a eficincia e a rapidez na comunicao entre os parceiros comerciais. Portanto, percebe-se que o surgimento do EDI foi uma operao para diminuir custos referentes ao grande volume de transaes comerciais. O problema o padro de mensagem que Albertin (2004) ressalta como sendo a parte crtica da EDI, pois a mensagem padronizada a precondio para uma troca automtica e a interpretao do contexto de mensagem. Com relao ao EDI e o correio eletrnico a diferena que no EDI os dados so padronizados para serem processados, auxiliando outras aplicaes e empresas, enquanto que o correio eletrnico a transferncia de informao entre pessoas para comunic-los e inform-las sobre determinados assuntos, sendo estas mensagens padronizadas e processadas entre diferentes empresas ou organizaes. A diferena com relao ao EDI e a Internet que a Internet o meio alternativo para envio das mensagens a custo relativamente baixo. Portanto, o EDI no ser substitudo, mas sim melhorado formando assim o conceito de Web EDI. Gesto do Conhecimento (GC) ou Knowledge Management (KM) o conjunto de prticas que melhora a capacidade dos recursos humanos e aumenta sua habilidade para compartilhar o que sabem devendo estar orientada para a melhoria da performance da empresa. O conhecimento tem um ciclo que envolve a identificao e anlise do conhecimento disponvel e requerido, bem como o subseqente planejamento e controle de aes para desenvolver os ativos de conhecimento para atingir os objetivos organizacionais. Para tanto, o conhecimento corporativo deve ficar disponvel, sob a forma de documentos, processos e regras, podendo ser encontrados nas pessoas (conhecimento tcito) ou embutidos em ferramentas de tecnologia de informao (conhecimento explcito), gerando a memria organizacional da empresa. Ferramentas de TI que privilegiem a comunicao e os relacionamentos, viabilizando o estabelecimento das comunidades de prtica, so complementares neste processo de aprendizagem. O Customer Relationship Management (CRM) visa entender o comportamento do cliente atravs do gerenciamento de informaes e aes na organizao, tornando-se acessvel aos diferentes pontos de contato na empresa. Sem dvida um grande desafio que as empresas esto buscando alcanar, por meio da definio de uma estratgia de relacionamento suportada por: tecnologia, processos otimizados e pelo diferencial humano nos contatos com clientes visando

Gesto do Conhecimento (GC) o conjunto de prticas que melhora a capacidade dos recursos humanos e aumenta sua habilidade para compartilhar o que sabem.

EaD UNIVALI/EDUCON SUPERIOR DE TECNOLOGIA

AULA 7 FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAO

agregar valor tanto para o cliente quanto para a empresa, como parte de uma estratgia maior de Relacionamento com os Clientes, tendo como objetivos: conquistar, fidelizar e conhecer melhor os clientes. Dentre as vrias definies sobre CRM vamos destacar a seguinte: CRM envolve capturar os dados do cliente por todas as reas da Empresa, consolidar todos os dados capturados, interna e externamente, em um banco de dados central, analisar os dados consolidados, distribuir os resultados dessa anlise aos vrios pontos de contato com o cliente e usar essa informao ao interagir com o cliente atravs de qualquer ponto de contato com a Empresa. O Supply Chain Management (SCM) um dos principais investimentos a serem feitos pelas empresas ao longo dos prximos anos. Os retornos possveis nestes projetos so expressivos em funo da reduo de estoques e do aumento significativo no nvel de servio prestado a seus clientes.

Anotaes

Na prtica o que os sistemas de SCM melhoram so os nveis operacionais e de planejamento de seus fluxos de materiais, de informaes e financeiro, ao longo de toda a cadeia, criando um modelo de grande colaborao entre os seus participantes. O que poucos sabem que o foco principal destes sistemas so os processos de planejamento, tanto de produo e logstica como de vendas, financeiro e de marketing. Data Warehouse (DW), em termos simples, um grande banco de dados que armazena informaes integradas a partir de bancos de dados operacionais de uma organizao. Uma palavra-chave nessa definio imprecisa, que se encontra no corao do DW a palavra integrao. Prope a integrao dos dados e a eliminao das redundncias das informaes. Os arquitetos de um DW devem transformar e integrar dados operacionais dentro e fora da empresa e, ento, coloc-los em um DW, o qual ser usado como ferramenta estratgica pelos clientes e/ou usurios que tomam deciseschaves sobre negcios baseados em informaes disponveis. O volume de dados disponveis cresce e desafia a nossa capacidade de armazenamento. Uma nova onda de ferramentas de minerao pode nos conduzir ao real valor do dado, a informao. Data mining um processo que encontra relaes e modelos dentro de um grande volume de dados armazenados em um banco de dados. Ferramentas baseadas em algoritmos esquadrinham volumes de dados para encontrar relaes. A expresso data mining est relacionada com lgica, inteligncia artificial (IA) e redes neurais, alm de poder se relacionar tambm com banco de dados. Com previses bem feitas os negcios podem lucrar milhes de dlares. A anlise de dados histricos para identificao de padres que possam esclarecer o presente chamado de data mining. Data mining no s responde a previses de negcio, mas pode tambm revelar os atributos mais importantes que influenciam essas previses.

100

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EaD UNIVALI/EDUCON

AULA 7 FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAO

Pensando sobre o assunto


Selecione uma das tecnologias de Sistema de Informao estudada nesta aula e descreva um exemplo de aplicao prtica em uma empresa.

Anotaes

Recapitulando
O e-commerce (Comrcio Eletrnico) o uso de canais eletrnicos para uma transao comercial. O processo pode se caracterizar como EDI (Electronic Data Interchange, troca de documentos eletrnicos), quando realizado entre sistemas ou como B2C (business-to-consumer, negcios entre empresa e consumidor) ou B2B (business-to-business, negcios entre empresas). A Internet prov um conjunto de tecnologias e padres tecnolgicos universais e fceis de usar, que podem ser adotados por todas as organizaes, no importa qual sistema de computadores ou plataforma de tecnologia de informao estejam usando. Um Portal Corporativo um site Web ou outro servio que prov um ponto de acesso Web ou aos dados internos de uma empresa. H portais especializados que auxiliam os usurios com interesses especficos. A computao mvel vem surgindo como uma nova proposta de paradigma computacional advinda da tecnologia de rede sem fio e dos sistemas distribudos. Nela dispositivos mveis como palmtops, notebooks e celulares, tm acesso uma infra-estrutura compartilhada, independente de sua localizao fsica. Isto fornece uma comunicao flexvel entre as pessoas e um acesso contnuo aos servios de rede. Essa metodologia est crescendo a cada dia, j que o objetivo cada vez menos a comunicao utilizando a computao que se prenda a uma infra-estrutura fsica. Outras aplicaes de sistemas de informaes tradicionais no mundo dos negcios: EDI, KM, CRM, SCM, Data Warehouse, Data Mining. EDI (Electronic Data Interchange) Intercmbio Eletrnico de Dados, transferncia eletrnica de dados entre os computadores das empresas.

EaD UNIVALI/EDUCON SUPERIOR DE TECNOLOGIA

AULA 7 FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAO

KM (Knowledge Management) ou Gesto do Conhecimento o conjunto de prticas que melhora a capacidade dos recursos humanos e aumenta sua habilidade para compartilhar o que sabem. GC deve estar orientada para a melhoria da performance da empresa. CRM (Customer Relationship Management) poder entender o comportamento do cliente atravs do gerenciamento de informaes e aes na organizao, tornando-se acessvel aos diferentes pontos de contato na empresa, viabilizada pela definio de uma estratgia de relacionamento e suportada por: tecnologia, processos otimizados e pelo diferencial humano nos contatos com clientes visando agregar valor para o cliente e empresa. SCM (Supply Chain Management) os sistemas de SCM melhoram os nveis operacionais e de planejamento de seus fluxos de materiais, de informaes e financeiro ao longo de toda a cadeia, criando um modelo de grande colaborao entre os seus participantes. O que poucos sabem que o foco principal destes sistemas so os processos de planejamento, tanto de produo e logstica como de vendas, financeiro e de marketing. DW (Data Warehouse) um grande banco de dados que armazena informaes integradas a partir de bancos de dados operacionais de uma organizao. DM (Data mining) um processo que encontra relaes e modelos dentro de um grande volume de dados armazenados em um banco de dados. Ferramentas baseadas em algoritmos esquadrinham volumes de dados para encontrar relaes.

Vericando a aprendizagem
1. Em relao s tendncias de aplicaes de SI assinale a afirmativa correta: a) Internet, Comrcio Eletrnico e E-business so conceitos completamente diferentes. b) Computao mvel possibilita comunicao por redes fsicas de computadores. c) EDI trata-se da tecnologia que possibilita troca de documentos eletrnicos. d) CRM so os sistemas que gerenciam apenas relaes com fornecedores. e) Portais Corporativos so sites para atender a uma necessidade pessoal. 2. Considere a opo correta para os conceitos de Internet: a) Tende a reduzir custos somente no longo prazo de utilizao. b) Trabalham em processamento off-line. c) Um grupo de protocolos de conectividade no padronizados. d) Conjunto de padres de tecnologias universais para comunicao. e) Internet teve seu incio no meio militar facilitando comunicaes. 3. Qual a afirmativa que melhor se enquadra para Comrcio Eletrnico? a) EDI transferncia eletrnica de documentos como: pedidos, faturas, bloquetos. b) B2C transaes comerciais entre empresas. c) B2B compra pessoal de livro ou CD pela Internet. d) B2B transaes comerciais entre clientes e empresas. e) Canais eletrnicos para negociaes em Bolsa de Valores.

102

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EaD UNIVALI/EDUCON

AULA 7 FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAO

4. Na discusso sobre Portais Corporativos, assinale as afirmativas verdadeiras com V e as falsas com F: ( ) Geralmente no se enquadram para aplicao na Internet. ( ) Sites especializados para usurios de interesses especficos. ( ) Inviabiliza, pois as informaes esto espalhadas em diversos bancos de dados. ( ) Sua criao, a princpio, extremamente simples pois se trata de uma pgina no site. ( ) Trata-se de uma porta de fontes estruturadas como emails. 5. Que conceito correlaciona-se de forma correta com computao mvel? a) A tecnologia sem fio dificulta a mobilidade. b) Um caso prtico o uso de quiosque na agncia de um Banco. c) Usa dispositivos mveis como: celulares, DVD, palmtops. d) A tecnologia no permite compartilhamento com Internet. e) Com a evoluo de tecnologias como celular est mudando o padro computacional. 6. A afirmao correta quanto as etapas evolutivas da computao mvel: a) Multimedia MessageService mensagens transmitidas de celular para celular. b) Picture Messaging permite imagens digitais em formato JPEG. c) Smart messaging permite imagens e grficos em preto e branco. d) MO SMS permite servios de mensagens inteligentes. e) SMS permite trocas de mensagens de textos gerenciados por central de operaes. 7. Quanto aos dispositivos de computao mvel a afirmativa correta ? a) Smartphones so computadores portteis. b) Palmtops so laptops de tamanhos ainda menores. c) Handhelds surgiram para a conversao de voz exclusivamente. d) Laptops so equipamentos hbridos com funes de celulares e PDAs. e) PDA dispositivo com caracterstica principal de organizadores pessoais. 8. Das alternativas a seguir a considerada verdadeira : a) Datamining sistema de armazenamento de dados. b) SCM - sistema de controle logstico do planejamento da produo at a distribuio. c) CRM sistema de intercmbio de documentos de forma eletrnica. d) EDI sistema de relacionamento com clientes. e) KM - sistema de minerao de dados. 9. Qual exemplo de sistema est adequado ao conceito? a) Um sistema de Telemarketing faz parte de um CRM. b) Um sistema de controle da produo faz parte de uma soluo de KM. c) Um banco de dados corporativo faz parte do conceito EDI. d) Uma base de conhecimentos faz parte exclusiva de um SCM. e) Um sistema de inteligncia artificial um Datawarehouse.

Anotaes

EaD UNIVALI/EDUCON SUPERIOR DE TECNOLOGIA

AULA 7 FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAO

10. Qual afirmativa verdadeira? a) B2B negcios entre empresas e consumidor. b) B2C serve para auxiliar empresas a localizar informaes com maior eficincia. c) O EDI foi melhorado com a tecnologia de Internet e no substitudo. d) SMS uma tecnologia de infra-estrutura interna de rede sem fio. e) Infravermelho um servio de mensagens curtas.

Saiba mais
Algumas sugestes de leituras complementares sobre os tpicos desta aula: ABREU, A. F. Sistemas de Informaes Gerenciais - uma abordagem orientada negcios. Florianpolis: IGTI, 2004, 116p. DE SORDI, J. O. Tecnologia da Informao Aplicada aos Negcios. SP: Atlas, 2003. ROSINI, A. M. Administrao de sistemas de informao e a gesto do conhecimento. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. 219p.

Referncias
ALBERTIN, A. L. Comrcio eletrnico: modelo, aspecto e contribuies de sua aplicao. 5 ed. So Paulo : Atlas, 2004. DEMTRIO, R. Internet. So Paulo: rica, 2001. DORNAN, A. Wireless communications: o guia essencial de comunicao sem fio. So Paulo: Campus, 2001. EAN Brasil. Introduo ao EDI. Biblioteca de Artigos, 2002. Disponvel em http://www.eanbrasil.org.br/html/contentManagement/files/Biblioteca/Praticas_ eComm_EDI_2005_novo.pdf. Acesso em: Outubro, 2005. FIGUEIREDO, C. M. S.; NAKAMURA, E. Computao Mvel: Novas oportunidades e novos desafios. T&C Amaznia, Ano 1, n 2, jun de 2003. LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P Sistemas de informao gerenciais: adminis. trando a empresa digital. 5. ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. TERRA, J. C. C.; GORDON, C. Portais Corporativos: A revoluo na gesto do conhecimento. 3. ed. So Paulo: Negcio Editora, 2002. SOUTO, P C.N. Portais Corporativos: um modelo de trabalho mais competitivo. .

104

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EaD UNIVALI/EDUCON

Potrebbero piacerti anche