Sei sulla pagina 1di 10

1.

Contextualizao e conceitos
O automvel surge como alavanca que despoletou a evoluo do sistema de sinalizao do trnsito, criando maior mobilidade social e gerando a necessidade de apreenso de novas regras expressas atravs de signos de orientao no espao, os quais comunicam e transmitem informaes constituindo um sistema de signos a sinaltica. A sinaltica contribui de uma forma eficaz na orientao de pessoas e bens num determinado territrio. uma disciplina da cincia da comunicao visual que estuda as relaes funcionais entre os signos de orientao no espao e os comportamentos dos indivduos. Ao mesmo tempo, a tcnica que organiza e regula estas relaes. (Joan Costa, 1989) O design como actividade projectual que implica criatividade, prope a adaptao dos meios aos fins. O design projecta objectos ou meios de comunicao diversos para o uso humano, sendo portanto uma disciplina ou actividade que est intimamente relacionada com a concepo, planeamento e produo de equipamento de sinaltica. O grafismo dos sinais, como meio privilegiado na transmisso de informao, carece de outras disciplinas que concorram para a prossecuo dos seus objectivos: transmitir mensagens claras e inequvocas para o utilizador, contribuindo para a melhoria das acessibilidades. No nosso pas, falta compreender a problemtica da sinaltica e analis-la de forma sistemtica, compreendendo que contribui de forma decisiva para a segurana, as acessibilidades e a qualidade de vida dos cidados e visitantes. A sinaltica no pode ser encarada, como tem sido, como domnio de alguns e elaborada de forma emprica, no se compreendendo a necessidade em normalizar e simplificar mensagens de forma a constituir um sistema coerente e preciso.

2. Sinaltica como sistema de signos


Um sistema pode definir-se como um conjunto de elementos interrelacionados, interactuantes ou independentes que formam, ou pode considerar-se que formam, uma entidade colectiva (Heskett, 2005). O objectivo de um sistema o de oferecer informao clara sobre as consequncias de optar por um trajecto ou uma direco determinada, mas deixando os usurios decidir exactamente onde querem ir. [1] A qualidade colectiva, em relao ao design, manifesta-se de diversas formas. Distintos elementos podem combinar-se em formas funcionalmente relacionadas, como nos sistemas de transporte. Um sistema requer princpios, regras e procedimentos para garantir uma interaco harmoniosa e ordenada na interrelao das ideias com as formas. Isto significa dispor de qualidades de pensamento sistemtico, do qual se infiram procedimentos metdicos, lgicos e determinados. O formato do sinal est pois normalizado, com o objectivo de permitir um rpido reconhecimento. Cada sinal oferece uma informao muito determinada e codificada, de maneira que possa relacionar-se simultaneamente com o conjunto dos demais. A sinalizao (turstica, do transito, comercial, etc.) portanto um sistema, constitudo por elementos interrelacionados (sinais) e simultaneamente independentes (pela sua classificao: sinais de obrigao, proibio, informao, etc.) que formam uma entidade colectiva a sinaltica. A sinalizao ento um sistema constitudo por elementos independentes (que transmitem determinada informao ou obrigao de uma aco) que se interrelacionam com a funo de comunicar mensagens (cdigo).

__________________________________________________________________________________________________ [1] HESKETT, John El diseo en la vida cotidiana. 1. ed. Barcelona: Gustavo Gili, 2005. ISBN 84-252-1981-7 (p.145)

Cada artefacto unitrio (sinal) concorre para formar um todo (o sistema), isto , os sinais (objectos construdos pelo homem) no so concebidos individualmente, mas sim tendo em conta a entidade colectiva que os une. O sinal (unidade pertencente ao todo) ento um objecto fsico com diferentes significaes e com caractersticas nicas que o torna por um lado diferente dos demais e por outro o relaciona com o sistema. Sendo o sinal um objecto fsico, com uma imagem prpria e ao qual se convencionou atribuir uma significao, ento estamos perante um signo. O signo usado para transmitir uma informao, para indicar a algum alguma coisa que um outro conhece e quer que os outros tambm conheam.
[2]

O signo

composto pela sua forma fsica e por um conceito mental que lhe est associado, e que este conceito , por sua vez, uma apreenso da realidade externa. O signo apenas se relaciona com a realidade atravs dos conceitos e das pessoas que o usam. [3]

Fig. 1 Figura humana representada com diferentes graus de iconocidade.

Em sinaltica, a iconicidade mxima corresponderia aos pictogramas (que representam objectos e pessoas), e a iconicidade mnima quilo a que chama "ideogramas ou emblemas no-figurativos" (Fig. 1).

__________________________________________________________________________________________________ [2] ECO, Umberto O signo. 5. ed. Lisboa: Editorial Presena, 1997. ISBN 972-23-1297-9.

Os signos (relativamente ao vocabulrio em uso na sinaltica) podem agrupar-se em trs conjuntos: Lingustico, Icnico e Cromtico. (Fig. 2). [3] Signo lingustico Corresponde s famlias tipogrficas e s suas combinaes semnticas em forma de enunciados. Empregando o cdigo semitico, toda a palavra ou conjunto de palavras que transmitem uma informao precisa atravs da leitura. As palavras possuem uma maior capacidade semntica dado que, por meio delas, possvel referir-se a todas as coisas, designando-as. O signo icnico abarca os grafismos pictogrficos, ideogrficos e emblemticos. Tem a aptido de representar as coisas que vemos na realidade. No grafismo sinaltico concretamente, a mxima iconicidade corresponderia aos pictogramas figurativos, ou seja, os que representam objectos e pessoas. A iconicidade mnima corresponderia aos ideogramas e emblemas figurativos; O signo cromtico evidentemente no tem capacidade de representar coisas nem objectos, mas antes, de evocar e provocar sensaes. Em sinaltica, a cor utiliza-se exactamente como sinal, ou seja, no estado puro, e o seu exemplo mais evidente o semforo, cujo cdigo se concretiza por simples mudanas cromticas. a cor e no a forma, circular no semforo o que significa, e esta uma lei geral no uso sinaltico das cores.

__________________________________________________________________________________________________ [3] COSTA, Joan Sealtica. 2. ed. Barcelona: Ceac, 1989. (p.138)

Fig. 2 Esquema semitico dos smbolos da sinaltica segundo Joan Costa.

3. Pictografia
Pictografia a forma de escrita pela qual ideias so transmitidas atravs de desenhos. Isso a base da escrita cuneiforme e dos hierglifos.
[4]

O termo

pictografia veio at ns por intermdio da lngua inglesa, passando desta para as outras lnguas, muito embora e atendendo ao ponto de vista lgico, o verdadeiro nome deveria ser ideografia, nome que tambm usado vulgarmente. [5] Adopta-se com alguma frequncia o termo pictograma quando nem sempre significa o que se quer significar. No domnio da sinaltica vulgarmente usada uma vasta terminologia para definir o conceito de pictograma, como smbolo, sinal, cone, etc. Importa ento aprofundar um pouco a semntica.
__________________________________________________________________________________________________ [4] Wikipedia - A enciclopdia livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Pictograma, consultado em 21 Abril de 2006. [5] Bessa citando Grande Enciclopdia Portuguesa e Brasileira (p.186-187)

Massironi [6], referindo-se terminologia associada sinaltica (e da simplificao grfica), afirma que se trata de uma rea de contedo que vai rapidamente definindo as prprias regras de codificao e os campos de aplicao em consequncia da utilidade que parece ter em muitas circunstncias comunicativas. Segundo o autor, se a linguagem procede por conceitos e a percepo por objectos, existir uma zona de fronteira onde estes dois modos de proceder se encontram: a zona dos ideogramas e da pictografia. O Signo composto pela sua forma fsica e por um conceito mental que lhe est associado, e que este conceito , por sua vez, uma apreenso da realidade externa. O signo apenas se relaciona com a realidade atravs dos conceitos e das pessoas que o usam. Num Smbolo no existe ligao ou semelhana entre signo e objecto: um smbolo comunica apenas porque as pessoas concordam que ele deve representar aquilo que representa. [7] Qualquer objecto susceptvel de autenticar alguma coisa ou de assinalar uma conveno, ou a prpria conveno, smbolo. O smbolo alguma coisa que substitui, representa ou denota alguma coisa diferente (no por semelhana, mas por uma vaga sugesto ou alguma relao acidental ou convencional). [8] Para Joan Costa
[9]

o Signo Icnico abarca os grafismos pictogrficos,

ideogrficos e emblemticos. Tem a aptido de representar as coisas que vemos na realidade. No grafismo sinaltico concretamente, a mxima iconicidade corresponderia aos pictogramas figurativos, ou seja, os que representam objectos e pessoas. A iconicidade mnima corresponderia aos ideogramas e emblemas figurativos;

__________________________________________________________________________________________________ [6] MASSIRONI, Manfredo Ver pelo desenho: aspectos tcnicos, cognitivos, comunicativos. 1. ed. Lisboa: Edies 70, 1983 (p.118) [7] FISKE, John, 1993 (1990), Introduo ao Estudo da Comunicao, Lisboa: Edies Asa [8] Jeanne Martinet citando Lus Prieto Messages (p.68) [9] COSTA, Joan Sealtica. 2. ed. Barcelona: Ceac, 1989. (p.138)

Peirce distinguiu os signos em smbolos, ndices e cones. Num cone o signo assemelha-se, de algum modo, ao seu objecto: parece-se ou soa como ele.
[10]

Designa um objecto que mantm com outro uma relao de semelhana tal que possamos identific-lo imediatamente: no cone reconhece-se o modelo; em presena do objecto, reconhecemo-lo como aquele que serviu de modelo ao cone. [11] O signo icnico caracteriza-se por "representar as coisas que vemos na realidade"; porm, as suas extenses e variaes so extremamente amplas. [12] Em sinaltica, a iconicidade mxima corresponderia aos pictogramas (que representam objectos e pessoas), e a iconicidade mnima quilo a que chama "ideogramas ou emblemas no-figurativos".[13] Sinais so signos que desencadeiam mecnica ou convencionalmente uma aco por parte do receptor.
[14]

O sinal actua num processo de natureza

mecnica: desencadeia uma resposta e esgota-se a; diz respeito a uma aco, mais do que a uma ideia. O sinal provoca um reflexo imediato. No signo existe processo lgico-intelectivo por muito automtica e quase inconsciente que seja a resposta, como sucede no caso dos pictogramas. [15]

__________________________________________________________________________________________________ [10] John Fiske op. cit. [11] Jeanne Martinet op. cit. (p.60) [12] Bessa op. cit., p.185 [13] Joan Costa op. cit., p.140 [14] FIDALGO, Antnio Sinais e Signos: Aproximao aos conceitos de signo e de semitica. Universidade da Beira Interior: http://ubista.ubi.pt/~comum/fidalgo-sinais-signos.html, consultado em 20 de Abril de 2005. [15] Pedro Bessa op. cit., p.130

3.1 Ideogramas e Pictogramas


Existem dois casos distintos na transmisso de significados atravs de formas concretas. Um deles pode apelidar-se de dictionary type meaning e que poderamos traduzir por "sentido literal" de um signo figurativo; o outro a um derivalive meaning. No segundo caso estaramos perante uma espcie de charada, ou de "jogo de associao de ideias". A este tipo de signos, autores como A. Frutiger ou E. Lupton chamam ideogramas: a utilizao de signos figurativos para exprimir conceitos abstractos. A maioria dos pictogramas so de facto ideogramas, alguns deles com um elevado grau de convencionalidade tendo por isso de ser apreendidos. [16] Ideograma pode definir-se como um signo abstracto que significa conceitos e fenmenos; os ideogramas provem dos antigos hierglifos e so parte dos cdigos funcionais actuais. [17]

Fig. 3 Signos que representam ideogramas.

Ideograma: Fig. 3 - A. Posto Socorros; B. Radioactividade; C. Passagem Permitida; D. Passagem Proibida Temos ento que o ideograma um esquema de uma ideia, um conceito ou um fenmeno no visualizvel.

__________________________________________________________________________________________________ [16] Pedro Bessa op. cit., p.186-187 [17] COSTA, Joan La esquemtica: Visualizar la informacin. 1. ed. Barcelona: Paids, 1998. (p.219)

Um pictograma (do latim picto -pintado + grego graphe -caracter, letra) um smbolo que representa um objecto ou conceito por meio de ilustraes. Para outros autores, pictograma compe-se de picto, "imagem pintada", e grama, "mensagem". O seu significado compete com o de ideograma, cone e, em ingls, symbol sign, pictograph e pictorial symbol -termos por vezes considerados mais ou menos equivalentes e intermutveis. [18] Actualmente, o uso do pictograma tem sido muito frequente na sinalizao de locais pblicos, na infografia, e em vrias representaes esquemticas de diversas peas de design grfico. Embora os pictogramas paream ser absolutamente auto-explicativos e universais, na realidade, eles possuem limitaes culturais. [19] Uma definio interessante (atendendo ao objecto de estudo em causa) parece ser a de Joan Costa que entende pictograma como um signo figurativo simplificado que representa coisas e objectos do meio envolvente: os pictogramas provem dos antigos hierglifos e so parte dos cdigos funcionais actuais. [20] O termo pictograma absorve outras variantes do signo icnico: ideograma e emblema, apesar das suas diferenas essenciais, pois se o pictograma uma imagem analgica, o ideograma um esquema de uma ideia, um conceito ou um fenmeno no visualizvel e o emblema uma figura convencional fortemente institucionalizada. A todos ele se denominou genericamente pictogramas. [21]

__________________________________________________________________________________________________ [18] Bessa op. cit., p.186 [19] Retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Pictograma em 21 Abril de 2006. [20] COSTA, Joan La esquemtica: Visualizar la informacin. 1. ed. Barcelona: Paids, 1998. (p.219) [21] COSTA, Joan Sealtica. 2. ed. Barcelona: Ceac, 1989. (p. 138)

Fig. 4 Signos que concorrem para formar pictogramas.

Pictograma: Fig. 4 - A: Via reservada a automveis; Fig.1-B: Aeroporto; Fig.1-C: Zoo; Fig.1-D: Sanitrios. Temos ento que o pictograma uma imagem analgica.

4. Sistemas pictogrficos
Definiu-se sistema como um conjunto de elementos interrelacionados, inter actuantes ou independentes que formam uma entidade colectiva.
[22]

Tambm a

sinalizao pode ser constituda por um sistema de elementos independentes (que transmitem determinada informao ou obrigao de uma aco), que se interrelacionam com a funo de comunicar mensagens (cdigo). Os sistemas de sinalizao, no sentido de comunicar mensagens, recorrem utilizao de pictogramas, que no so mais do que signos figurativos simplificados que representam coisas e objectos do meio envolvente. [23] Sistema pictogrfico um termo introduzido neste texto no sentido de significar elementos de sinaltica inter-relacionados, que recorram ao uso de signos figurativos simplificados que representam coisas e objectos do meio envolvente (pictogramas). Simplificando, entende-se por Sistema Pictogrfico um conjunto de signos especficos para informao (sinaltica) que se relacionam para formar uma linguagem colectiva e que recorrem utilizao de pictogramas.
__________________________________________________________________________________________________ [22] Definio de sistema por HESKETT, John El diseo en la vida cotidiana. 1. ed. Barcelona: Gustavo Gili, 2005. (p.145). [23] COSTA, Joan La esquemtica: Visualizar la informacin. 1. ed. Barcelona: Paids, 1998. (p.219).

10

Potrebbero piacerti anche