Sei sulla pagina 1di 10

APRESENTAO DOS EQUIPAMENTOS E ACESSRIOS TOPOGRFICOS.

Otaclio Barbosa Neto

Palmas TO 2011

SUMRIO

INTRODUO...............................................................................................................03 EQUIPAMENTOS E ACESSRIOS.............................................................................04 DESCRIO DOS APARELHOS E ACESSRIOS.....................................................05 CONCLUSO.................................................................................................................07 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS............................................................................08 ANEXOS.........................................................................................................................09

1. INTRODUO Esta aula aplicada no laboratrio de topografia teve por finalidade a apresentao, aos alunos da disciplina de Topografia I, conhecer previamente os equipamentos e acessrios topogrficos e seus manuseios adequados, para a perfeita obteno dos resultados colhidos em campo. de suma importncia conhecer seu funcionamento, devido fragilidade de algumas peas, para evitar acidentes e no danific-los, devido ao seu alto custo. Outras informaes importantes obtidas foram quanto ao transporte dos equipamentos, formas de empunhadura e fixao no ponto especfico.

2. EQUIPAMENTOS E ACESSRIOS Baliza; Haste; Prisma; Trip; Diastmetro (trena) Rgua Graduada ou mira topogrfica; Nvel Topogrfico; Teodolito / Gornimetro; Bssola; Estao total.

3. DESCRIO DOS APARELHOS E ACESSRIOS BALIZAS (acessrio); so utilizadas para manter o alinhamento, na medio entre pontos, quando h necessidade de se executar vrios lances com o diastmetro; so feitas de madeira ou ferro; arredondado, sextavado ou oitavado; so terminadas em ponta guarnecida de ferro; seu comprimento de 2 metros; seu dimetro varia de 16 a 20 mm; so pintadas em cores contrastantes para permitir que sejam facilmente visualizadas distncia; devem ser mantidas na posio vertical, sobre a tachinha do piquete, com auxlio de um nvel de cantoneira. HASTE SUPORTE PARA PRISMA (acessrio); utilizado no suporte do prisma. PRISMA (acessrio); O prisma tem a finalidade de refletir o sinal eletrnico emitido e ao reenvi-lo de volta a Estao, possibilita a medio eletrnica da distancia entre a Estao e o ponto de interesse, de maneira bastante precisa. TRIP (acessrio); entre os acessrios mais comuns de um teodolito ou nvel esto o trip; serve para estacionar o aparelho a ser utilizado; pode ser de alumnio, madeira ou outros materiais; interessante salientar que para cada equipamento de medio existe um trip apropriado DIASTMETRO (acessrio), mais conhecido como trena, fabricado de vrios materiais, atualmente a mais utilizada de fibra de vidro, por ser um material bem resistente, sua graduao se d por metro, centmetro e milmetro; a largura varia de 10 a 12 mm; o comprimento das utilizadas em levantamento topogrfico pode ser de 20, 50 e 100 metros; por serem leves e praticamente indeformveis, os levantamentos realizados com esse tipo de dispositivo nos fornecem uma maior preciso nas medidas. RGUA GRADUADA ou MIRA (equipamento); uma rgua de madeira, alumnio ou PVC, graduada em m, dm, cm e mm; utilizada na determinao de distncias horizontais e verticais entre pontos.

NVEL TOPOGRFICO (equipamento); um aparelho para medio de distncias horizontais e verticais ou diferenas de nvel, portanto no mede ngulos; podem ser tambm, digitais ou a laser; o alcance destes aparelhos depende do modelo utilizado, da rgua e das condies ambientais (luz, calor, vibraes, sombra, etc.); muito utilizado na construo civil em obras de pavimentao de estradas.

TEODOLITO (equipamento); aparelho que nivelado na vertical e na horizontal, utilizado para medidas indiretas de distncias; leitura de ngulos horizontais e verticais e da rgua graduada; existem os modelos: trnsito (mecnico e de leitura externa), o tico (prismtico e com leitura interna) e o eletrnico (leitura digital).

BSSOLA (equipamento); geralmente sua base transparente e de plstico, normalmente marcada com uma rgua de escala e com uma (ou mais) rguas laterais; na cpsula: contm uma agulha magntica, preenchida por um lquido que em geral um leo pouco viscoso, que tem como finalidade dar estabilidade agulha tem geralmente algum destaque para o plo norte; no disco de leitura: tem uma escala em graus que fica em volta da cpsula, que serve para ser girada manualmente de modo a obter o rumo em graus; Porto: Faixa preta e vermelha pintada numa lmina ou na cpsula. Serve para alinhar a agulha, move-se junto com a cpsula e as linhas de Norte e tem o lado Norte pintado de vermelho. Em algumas bssolas o porto pode ser movido independentemente; Linhas de Norte: So sem srie, e servem para alinhar a bssola com os meridianos inseridos no mapa. Movem-se juntamente com o disco de leitura, e so finas, pretas e paralelas ficando geralmente no fundo da cpsula ou numa lmina transparente.

ESTAO TOTAL (equipamento); Estao Total ou Taquemetro um instrumento eletrnico utilizado na medida de ngulos e distncias. A estao total capaz de inclusive armazenar os dados recolhidos e executar alguns clculos mesmo em campo. Com uma estao total possvel determinar ngulos e distncias do instrumento at pontos a serem examinados. A maioria dos instrumentos das Estaes Totais medem ngulos atravs de scanner 6

eletro-ptico de extrema preciso de cdigos de barra digitais atados em cilindros ou discos de vidro rotativos dentro do instrumento 4. CONCLUSO A grande necessidade de utilizao desses aparelhos e acessrios nos mostra a grande importncia que eles tm, certo que um engenheiro no vai fazer o levantamento topogrfico, mais deve saber o que o topgrafo est fazendo, isso indispensvel para que as dvidas sejam resolvidas antes do comeo de outra etapa construtiva. Quanto melhor e mais moderna for a aparelhagem utilizada, mais precisa ser a medio. muito importante termos conhecimento dos aparelhos e equipamentos topogrficos antes de utiliz-los, porque, o teodolito por exemplo, por ser de alta sensibilidade, necessrio obter um conhecimento prvio para saber manuse-lo com preciso, evitando acidentes com o aparelho e conseqentemente comprometendo o levantamento topogrfico, no podemos deixar de levar em conta o preo do equipamento, que muito elevado.

5. REFRENCIAS BIBLIOGRAFICAS

BRANDALIZE, M.C. Bonato. Apostila de Topografia PUC/PR Sites: Acessado em 11/08/2010: http://pt.wikipedia.org/wiki/topografia; http://www2.uefs.br/geotec/topografia/apostilas/topografia(2).htm

ANEXOS

Baliza

Haste para prisma

Prisma

Trip

Diastmetro

Mira ou rgua

Nvel topogrfico

Teodolito

Bssola

Estao total

10

Potrebbero piacerti anche