Sei sulla pagina 1di 2

Impactos ambientais causados pela agricultura A agricultura tem tido h muitos sculos a responsabilidade de fornecer alimentos para a humanidade.

Para cumprir esse objetivo, j ocupou mais de um quarto da superfcie terrestre. A procura por terras cultivveis j destruiu cerca de 30% das florestas originais dos continentes. Na verdade, a agricultura causou os primeiros impactos ambientais quando o homem aprendeu a cultivar plantas alimentcias e a criar animais. O crescimento populacional s fez agravar as consequncias desses impactos. A modernizao do campo e os avanos tecnolgicos dos ltimos anos precisam ser analisados de ngulos diferentes. Se, de um lado, proporcionaram o aumento da produo de alimentos e a adoo de novas tcnicas para a proteo do meio ambiente, de outro, no permitiram a igual distribuio desses benefcios. Alm do mais, podemos dizer que a tecnologia que protege tambm agrava a degradao ambiental. O homem usa tcnicas para combater a eroso do solo, mas o polui com o uso de agrotxicos. Quando falamos em avanos tecnolgicos, no podemos esquecer que a maior parte dos pases da sia, da frica e da Amrica Latina no tem acesso a essas melhorias. Alm disso, so pases situados nas regies intertropicais, onde milhes de hectares de savanas, campos e florestas queimam todo ano. Embora as estatsticas mostrem que a produo de alimentos suficiente para manter a populao mundial, a m distribuio e o mau uso das reas agrcolas so responsveis pela existncia da enorme massa de famintos em muitas partes do mundo. Segundo a FAO (Fundo das Naes Unidas para a Agricultura e Alimentao), essa massa totaliza 786 milhes de pessoas subnutridas. Grande parte das terras ocupadas por atividades agrrias formada por reas de solos de baixa fertilidade ou por terrenos acidentados com pouca produtividade. Estima-se que mais de 60% das reas agrcolas estejam em processo de degradao. Entre os muitos impactos ambientais provocados pela agricultura esto a eroso e a contaminao dos solos por agrotxicos, que podem atingir lenis de gua subterrnea, rios e lagos. A eroso dos solos em reas agrcolas Esse um problema que ocorre, de modo geral, em todo o mundo, sendo mais intenso na zona tropical, onde est situada a maioria dos pases subdesenvolvidos. A camada superficial do solo pode se desagregar nos preparativos para o plantio ou pelo desmatamento, quando h perda da vegetao que ajuda com suas razes a segurar parte do solo. Alguns cuidados, entretanto, podem evitar o desgaste dos solos agrcolas. Tcnicas de cultivo podem impedir que grande parte do solo das lavouras seja levada pelas guas das chuvas.

O uso de plantio em curvas de nvel reduz consideravelmente a velocidade do escoamento da gua da chuva. possvel utilizar esse sistema em terrenos com pouca inclinao e que permitam o uso de tratores. Quando a inclinao do terreno maior, como em reas montanhosas, a soluo usar a tcnica do terraceamento (terraos). Cortes largos no terreno, dispostos em degraus, reduzem a velocidade da gua e preservam o solo. Essa tcnica muito utilizada em pases populosos da sia, porque possibilita um bom aproveitamento do solo. Algumas culturas, como a de caf, costumam deixar grandes pedaos de solo expostos eroso. Costuma-se plantar feijo nesses espaos vagos, para proteger o solo da eroso. Essa tcnica conhecida como associao de culturas. Alm da eroso dos solos, a agricultura trouxe outro grave problema para o meio ambiente. As tcnicas agrcolas modernas requerem o uso de vrios produtos que, se por um lado facilitam a tarefa do homem do campo, por outro, agridem bastante a natureza. So fertilizantes, pesticidas e herbicidas conhecidos como agrotxicos. Esses produtos causam srios danos sade dos trabalhadores rurais, que esto em contato direto com eles, e s pessoas que consomem os alimentos tratados com agrotxicos. As guas das chuvas carregam resduos de agrotxicos das plantaes, contaminando as guas subterrneas, os rios e os lagos das proximidades. So responsveis, tambm, pela contaminao dos solos, tornando-os mais pobres, pois eliminam os microrganismos responsveis por sua fertilidade. O uso excessivo de pesticidas faz aparecer pragas mais resistentes, o que torna necessrio elevar a potncia de ao do produto. A soluo encontrada, em alguns lugares, substituir os fertilizantes qumicos pelos adubos orgnicos e fazer o controle biolgico, que consiste na introduo de predadores naturais, em lugar dos pesticidas e herbicidas.

Potrebbero piacerti anche