Sei sulla pagina 1di 15

A identidade regional

As paisagens
A compreenso do espao geogrfico d-se atravs da anlise das seguintes caractersticas e factores: Fsicos: relevo e natureza geolgica; rede hidrogrfica; fauna e flora. Humanos: patrimnio histrico; patrimnio cultural; a populao.

As caractersticas fsicas do territrio nacional


Relevo e natureza geogrfica O territrio nacional foi-se formando gradualmente pela seguinte ordem cronolgica: Macio Antigo: conjunto montanhosos como a Peneda-Gers e a Cordilheira Central. Predominam no Norte e no Centro, o granito, e no Sul plancies onduladas, onde o xisto abundante.

Orlas sedimentares Ocidental e Meridional, abrange boa parte do litoral entre Aveiro e Lisboa e todo o litoral algarvio. Nelas predominam rochas como a argila, calcrio e o arenito. Bacias Sedimentares do Tejo e do Sado, de relevo muito plano e de baixa altitude, onde comum encontrar areias e argilas. Os arquiplagos dos Aores e da Madeira, ambos de origem vulcnica, tm um relevo acentuado e de elevada altitude.

Rede hidrogrfica A rede hidrogrfica nacional composta por um grande nmero de cursos de gua nacionais e internacionais, tal como o Tejo, o Douro e o Guadiana. No Norte existem vales e a quantidade de precipitao maior, assim, h mais barragens para produo de energia hidroelctrica. No Sul o relevo menos inclinado e o escoamento faz-se com maior dificuldade, verificando-se cheias.

A fauna e a flora As espcies adaptadas ao nosso clima mediterrneo, quente e seco no Vero, designam-se por plantas xerfilas (oliveira, azinheira, sobreiro, pinheiro manso, carvalho portugus). A fauna selvagem est confinada a reas protegidas por lei, locais muitas vezes ameaados pela presena humana e pelo flagelo dos incndios.

As caractersticas humanas do territrio nacional


O patrimnio histrico O patrimnio pode ser classificado de histrico, arquitectnico e cultural. Em Portugal encontram-se marcas das diferentes pocas e de acontecimentos histricos. Contudo, parte significativa do patrimnio tem-se perdido pela aco do tempo e tambm devido a descuidos, fogos, sismos e guerras.

O patrimnio cultural Considera-se patrimnio cultural no apenas os objectos ou artefactos materiais, mas tambm os aspectos no materiais como a lngua, aspectos sociais, etnogrficos e cientficos que representem os valores da memria e da identidade do pas. Na Unio Europeia e face globalizao, colocam-se alguns desafios identidade das culturas, nas quais se fundamenta a identidade dos povos.

Populao e distribuio geogrfica Desde os descobrimentos do sculo XVI, a populao tem vindo a concentrar-se no litoral, principalmente entre Porto e Lisboa. A populao no litoral aumentou no sculo XIX, quando a indstria cresceu, atraindo populao rural. No sculo XX, nas cidades do litoral desenvolveu-se o sector dos servios, atraindo assim mais populao. Os arredores da cidades do Porto e Lisboa crescem e transformam-se em metrpoles.

As actividades econmicas
A agricultura A populao activa da agricultura diminui desde os anos 50 devido emigrao e mecanizao. Com a abertura do pas aos mercados europeus e mundial, o sector agrcola tem sofrido alteraes profundas provocadas pela concorrncia externa.

A pesca O sector tem sofrido transformaes devido nossa presena na EU, por um lado, e a diminuio do nmero de pescadores e a modernizao, por outro. O nmero de embarcaes diminuram e muitas foram substitudas por outras de maior dimenso e de acordo com as exigncias modernas de conservao e de preservao dos recursos. As zonas de pesca, fora da nossa zona econmica exclusiva, sofreram redues.

A indstria extractiva A indstria extractiva dedica-se extraco de recursos naturais (matrias-primas e recursos energticos). O pas tem alguns recursos mas tem de recorrer importao de muitos outros, sobretudo os energticos (carvo, petrleo e gs natural). Fraca explorao dos minrios metlicos. O granito, calcrio, mrmores e areias fluviais so minrios abundantes

A indstria transformadora Representa mais de 30% da populao activa nacional, estando mais concentrada no Porto e Lisboa. Desde a adeso de Portugal CEE, a indstria transformadora tem-se adaptado s exigncias do mercado e livre concorrncia. A indstria nacional constituda sobretudo por unidades de pequena e mdia dimenso, mas existem grandes unidades, principalmente de origem estrangeira.

Servios O sector tercirio, que inclui os servios como a sade, a educao, os transportes e comrcio, est relacionado com o aumento do nvel de vida e desenvolvimentos dos ltimos anos. O crescimento da economia, quer da indstria quer dos servios, exige mais espao de construo que conquistado nas reas rurais perifricas das grandes cidades, surgindo novos centros urbanos. O predomnio dos servios e da indstria nestas zonas urbanas, fazem destas o motor da economia.

A regio: marcas do tempo e da modernidade


Hoje, devido globalizao, s tecnologias da informao, assim como os fenmenos migratrios, at as mais remotas povoaes so influenciadas pela economia mundial. As alteraes dos padres de vida das pessoas, alteram cada vez mais as caractersticas das regies. Se cada regio pode ser influenciada pelo exterior, tambm pode contribuir para mudar outros territrios distncia.

Potrebbero piacerti anche