Sei sulla pagina 1di 20

COMO FUNDAR UMA ONG SEM FINS LUCRATIVOS

CPIA ELETRNICA

COMO FUNDAR UMA ONG SEM FINS LUCRATIVO S


GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ

COMO FUNDAR UMA ONG SEM FINS LUCRATIVOS


CPIA ELETRNICA

expediente
Coordenao Geral: Franklin Mattos (GRUDE) Jos Chacon de Assis (CREA-RJ) Reviso Tcnica: Eber Ranauro (Advogado) Pesquisa : Elizabeth Silva Jacqueline Guerreiro Raphael Gonalves Teixeira Produo Grfica: Sergio May
Nossos agradecimentos ao Dr. Eber Ranauro, Advogado, Conselheiro da OAB-RJ, ex-presidente da OAB Seccional Campo Grande, pela reviso tcnica da cartilha, com sugestivas crticas e orientaes. Os temas abordados neste manual, foram sintetizados para atender um pblico maior. Estes contedos fazem parte do programa de capacitao de ONGs desenvolvido pelo GRUDE, atravs do Projeto Meio Ambiente por Inteiro (Fundo Life/PNUD -1994 / 1996). Atualmente o Centro de Referncias em Educao Ambiental - CREAM, desenvolve um programa especfico de terinamento para ONGs e dirigentes.

ENTRE EM CONTATO
GRUPO DE DEFESA ECOLGICA CENTRO DE REFERNCIAS EM EDUCAO AMBIENTAL Estr. de Jacarepagu 7818/201 Freguesia - Jacarepagu - RJ Tel./Fax.: (021) 447-3693 E-mail: grude@grude.org.br Home-Page: www.grude.org.br SEDE DO CREA/RJ Av. Rio Branco, 133 21 and Centro Rio de Janeiro - RJ Tel.: (021) 221-9662 ramal 136

GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ

COMO FUNDAR UMA ONG SEM FINS LUCRATIVOS


CPIA ELETRNICA

E-mail: crearj2@crearj.com.br Home-Page: www.crearj.com.br

Informaes sobre o Terceiro Setor http://www.rits.org.br

quadro sntese modelo de estrutura administrativa

assemblia geral
conselho diretor conselho fiscal

secretaria executiva Grupos de Trabalhos Departamentos Programas Projetos

GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ

COMO FUNDAR UMA ONG SEM FINS LUCRATIVOS


CPIA ELETRNICA

apresentao
A face cruel da globalizao determina aos mais variados setores do movimento social e popular, incluindo-se neste campo o movimento ambientalista, a necessidade de uma ao organizada frente a tantos desmandos dos poderes pblicos. A crise social, econmica e ambiental que afeta a qualidade dos servios e polticas pblicas exigem que se somem esforos na busca de uma melhor qualidade de vida para todos os segmentos da sociedade. Para isso, os setores combativos do movimento popular e as foras vivas da sociedade precisam estar organizadas em grupos de aes especficos, somando foras em redes de solidariedade. O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro, CREA-RJ, ciente de suas responsabilidades histricas, soma esforos na defesa dos interesses da populao por uma sociedade ecologicamente sustentvel e socialmente justa, integrando-se, por exemplo, ao Movimento de Cidadania pelas guas, como Centro de Referncia Estadual, oficializando, at o momento, 20 novos Centros por todo o Estado. Em cada cidade, evidencia-se que muitas pessoas carecem de orientao para fundar, legalizar e implementar um grupo de ao scio-poltico que defenda os interesses das comunidades locais. Para fortalecer ainda mais as liberdades democrticas, a melhoria da qualidade de vida e as conquistas sociais, o CREA-RJ, apresenta este manual de orientao Como Fundar Uma ONG Sem Fins Lucrativos elaborada pelos tcnicos do GRUDE, Grupo de Defesa Ecolgica, do Rio de Janeiro. Esperamos que as pessoas interessadas em implantar novas ONGs comprometidas com justia social e democracia, encontrem orientaes neste manual e contribuam com o fortalecimento do movimento popular. JOS CHACON DE ASSIS
PRESIDENTE

GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ

COMO FUNDAR UMA ONG SEM FINS LUCRATIVOS


CPIA ELETRNICA

CREA-RJ

introduo
O atual momento poltico brasileiro, onde os direitos mnimos do cidado so desrespeitados de forma constante, exige uma firme ao da sociedade frente as questes bsicas da sobrevivncia, tais como, saneamento , sade, educao, dignidade para os aposentados, meio ambiente saudvel , com reforma agrria, para o fim da fome e da misria. Frequentemente ameaados por reformas inovadoras, os direitos constitucionais assegurados aos brasileiros desde 1988, com o fim da ditadura militar, merecem uma mobilizao social organizada, tanto nos aspectos polticos como jurdico-administrativo. neste contexto que se insere o presente manual, para facilitar aqueles que pretendem criar uma instncia associativa sem fins lucrativos para defesa de seus interesses sociais e polticos. Evidente que outras formas associativas existem, talvez melhores ou mais apropriadas para determinados fins e objetivos. Neste manual procuramos usar como modelo uma ONG scio-ambientalista, pela nossa prpria experincia. E, como sempre, no poderamos deixar de ressaltar a importncia do CREA-RJ (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro) , que consciente das suas responsabilidades histricas por um Brasil mais justo e democrtico, apoia iniciativas para fortalecimento do movimento social, possibilitando a edio deste manual. Que muitos outros Conselhos Regionais de Classe se espelhem neste exemplo e o sigam ! No contendo verdades absolutas, nem se esgotando em si mesmo, este manual pretende contribuir para facilitar esta Rede de Solidariedade entre atores sociais diferenciados.

Franklin Mattos Diretor Geral GRUDE

GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ

COMO FUNDAR UMA ONG SEM FINS LUCRATIVOS


CPIA ELETRNICA

o que uma ong?


O termo ONG Organizao No Governamental, se refere de modo genrico a toda organizao NO pertencente ou vinculada a nenhuma instncia de governo, em qualquer nvel. Foi utilizado pela primeira pelo Conselho Econmico e Social (ECOSOC) das Naes Unidas em 1950. No Brasil, comeou a ser utilizada na metade da dcada de 80, referindo-se exclusivamente s organizaes que realizavam projetos junto aos movimentos populares, por exemplo, na rea da promoo social. Podemos considerar sinnimos os seguintes termos OSC Organizaes da Sociedade Civil , Terceiro Setor (do ingls Third Sector) ou Setor sem fins Lucrativos ( Nonprofit Sector). Podemos dizer que as ONGs so grupos sociais organizados que: 1) possuem uma funo social e poltica em sua comunidade ou sociedade; 2) possuem uma estrutura formal e legal; 3) esto relacionadas e ligadas sociedade ou comunidade atravs de atos de solidariedade; 4) no perseguem lucros financeiros (sem fins lucrativos); 5) possuem considervel autonomia.

o que faz uma ong?


Pelo exposto anteriormente, uma ONG pode atuar em vrios campos, de vrias formas, com objetivos diferenciados, com misses institucionais muito variadas. No existe um tipo de ONG que seja mais abrangente no campo social ou poltico do que outras. Todas, das pequenas e locais at as grandes e internacionais, desempenham um papel scio-poltico importante. Tentar adjetivar ONGs, por suas aes especficas, como do tipo de esquerda ou de direita, de combate ou assessoria, tcnicas ou de militncia uma maneira equivocada de conceituar o papel poltico de uma ONG. Seria desviar a ateno da opinio pblica sobre as funes de uma ONG, para rtulos que dividem, no somam. Isto porque se ela existe, atuante e presente, em um campo de ao social especfico, lgico supor que ela atende interesses de um grupo scio-cultural, dentro de uma faixa do espectro poltico existente. A repousa sua legitimidade. Em contrapartida, as redes de solidariedade e de interesses imediatos podem no ser as mesmas para todas as ONGs, isto determina a diversidade do campo de ao poltica de cada uma delas.
GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ

COMO FUNDAR UMA ONG SEM FINS LUCRATIVOS


CPIA ELETRNICA

Para o caso especfico deste manual, em resumo, podemos considerar que as ONGs so instituies privadas, com fins pblicos, como sinteticamente expe o antroplogo Rubem Cesar Fernandes. Em outras palavras, ONG so grupos de presso que buscam por um lado influenciar e democratizar polticas pblicas governamentais para que essas supram da maneira mais extensa possvel s necessidades da sociedade e de condies de vida iguais e justas no mundo todo e, por outro, movimentar a sociedade em que esto inseridas, utilizando-se de suas relaes de solidariedade, na busca dessa democratizao e influncia poltica (Menescal, in Gonalves).

como proceder para a fundao


A Constituio Federal de 1988 aboliu o controle de qualquer aparato estatal s Organizaes da Sociedade Civil, assegurando-se que as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extra judicialmente. Pela Carta Magna, estas entidades associativas podem inclusive impetrar mandatos de segurana ou propor aes judiciais. O Programa Comunidade Solidria est iniciando uma srie de consultas e debates para definir uma nova legislao, um novo marco legal para o Terceiro Setor, visando consolidar mecanismos mais eficientes e menos burocrticos. A criao de uma ONG ou OSC passa anteriormente pelo interesse de um grupo especfico, com objetivos e identidades comuns, definirem se querem ou no se tornar uma entidade legalizada ou preferem um grupo informal. Definido o interesse deste grupo em fundar uma ONG sem fins lucrativos, com estatuto e registro no cartrio, vinculada ao movimento social, ambientalista ou social, alguns procedimentos precisam ser seguidos. Lembramos que este manual aborda de modo simplificado estes passos. Para evitar problemas recomendvel o acompanhamento de um profissional competente, no caso um Advogado.

Convocao

GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ

COMO FUNDAR UMA ONG SEM FINS LUCRATIVOS


CPIA ELETRNICA

sempre importante que o grupo mobilizador convoque uma reunio atravs de telefonemas, rdio local, cartas, jornais, panfletos, etc , visando ampliar o alcance social da ONG. Nesta reunio deve ser explicado o objetivo da ONG, sua importncia e necessidade, definir uma pequena comisso de preparao das prximas reunies, com diviso de tarefas e responsabilidades. Deve ser formada uma Comisso de Redao do Estatuto Social ( modelo bsico em anexo). Esta comisso deve ser pequena e gil. Seu objetivo formular e apresentar uma proposta de estatuto, que numa data especial, ser debatido, analisado, alterado e aprovado pela Assemblia Geral de Fundao da ONG. Neste dia providenciar cpias para todos.

assemblia geral
Definida a misso da ONG, redigido a primeira proposta de Estatuto, procede-se uma convocao dos interessados para o Ato de Oficializao da entidade, atravs de uma ASSEMBLIA GERAL DE FUNDAO. Esta Assemblia deve ser precedida de uma carta convite (Edital de Convocao) contendo dia, hora, local, objetivos da assemblia e a pauta da reunio. No dia dever haver um livro de presena, para registro dos interessados em participar da Assemblia, um livro de Atas onde sero anotadas todas as Assemblias, devidamente assinados pelos presentes. A Assemblia deve eleger uma mesa dirigente dos trabalhos com um Presidente e dois secretrios. O presidente deve ler a pauta e encaminhar os debates, principalmente do Estatuto.

estatuto
A comisso de redao deve ler o Estatuto e, se possvel, distribuir uma cpia para cada um dos presentes. Cada artigo polmico ou destacado pela Assemblia deve debatido, alterado (se for o caso) e aprovado. Um estatuto deve conter alguns itens obrigatrios, so eles: a) nome da entidade e sua sigla; b) sede e foro; c) finalidades e objetivos; d) se os scios respondem pelas obrigaes da sociedade; e) quem responde pela entidade;

GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ

COMO FUNDAR UMA ONG SEM FINS LUCRATIVOS


CPIA ELETRNICA

f) g) h) i) j) k)

scios (tipos, entrada, sada, direitos e deveres); poderes (assemblia, diretoria, conselho fiscal); tempo de durao; como so modificados os estatutos; como dissolvida a entidade; e em caso de dissoluo, para onde vai o patrimnio.

Aps a aprovao dos estatutos, passa-se a Eleio e Posse da Diretoria.

a posse da diretoria
A Eleio da Diretoria deve seguir o aprovado no Estatuto. Eleita a Diretoria, deve ser conferida a posse dos cargos aos eleitos. Foi, finalmente fundada a ONG, mas ela no possui ainda status legal, o que s vai acontecer aps alguns procedimentos burocrticos, muita pacincia e persistncia.

como proceder para o registro legal


Aqui inicia-se o exerccio da infinita pacincia! Cada Cartrio tem suas exigncias especficas, portanto sempre vai faltar um item ou alguma coisa, por menor que seja! No coloque o endereo da ONG no Estatuto, pois toda vez que mudar de endereo, o Estatuto dever ser alterado, nesta mesma burocracia. De modo resumido, ser necessrio reunir a documentao, encaminhar ao CARTRIO DE REGISTRO CIVIL DE PESSOAS JURDICAS, pagar as taxas registrar o livro de atas, os estatutos e publicar um extrato dos estatutos aprovados no Dirio Oficial. A documentao, que pode variar de cartrio para cartrio, a seguinte: 1) 3 cpias dos estatutos em papel timbrado; 2) 3 cpias da Ata de Fundao, datilografada, sem os estatutos, assinados pelo presidente e demais diretores com firma reconhecida; 3) Livro de Atas Original; 4) Pagamento de taxas do cartrio (se houver); 5) 3 cpias da Relao Qualificada da Diretoria (Nome, cargo, estado civil, nascimento, endereo, profisso, identidade e cpf); 6) 3 cpias da relao de scio fundadores; 7) Extrato dos Estatutos (um resumo com os principais pontos), pois s vzes os cartrios solicitam que se apresente a Publicao no
GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ

COMO FUNDAR UMA ONG SEM FINS LUCRATIVOS


CPIA ELETRNICA

Dirio Oficial destes simultaneamente.

extratos,

outros

fazem

tudo

isto

Mas no acabou! Isto tudo o Registro Civil de uma Pessoa Jurdica. A ONG passou a ter Personalidade Jurdica, oficialmente reconhecida e vlida, mas para poder realizar transaes financeiras, celebrar contratos ou abrir uma conta bancria especfica, precisar do CGC. Com todos os documentos registrados no cartrio, devidamente autenticados e carimbados, deve-se procurar uma delegacia regional da Secretaria da Receita Federal, com os documentos do responsvel pela ONG e, preenchendo um formulrio padro, dar entrada para a obteno do CGC.

recordando passo a passo


montar grfico

GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ

COMO FUNDAR UMA ONG SEM FINS LUCRATIVOS


CPIA ELETRNICA

modelo de estatuto social


CAPTULO PRIMEIRO DA DENOMINAO - SEDE - DURAO E FINALIDADE ARTIGO 1 ) O ( NOME DA INSTITUIO) a seguir denominado pela (SIGLA) , uma ASSOCIAO CIVIL, de Direito Privado, de carter scio - ambientalista , (DEFINIR OUTROS ASPECTOS), sem fins lucrativos, de durao indeterminada, regida pelo presente Estatuto e pelas demais disposies legais que lhe forem aplicadas, com sede, domicilo e foro na cidade de .......................... . ARTIGO 2) O (NOME OU SIGLA) enquanto associao civil scio-ambientalista, tem como finalidades e objetivos principais: I.Defender e proteger o meio ambiente e os recursos naturais, preservando reas ecologicamente importantes, conservando a biodiversidade e estimulando a criao de unidades de conservao ; II.Estimular e desenvolver o pleno exerccio da cidadania atravs da educao ambiental para melhorar a qualidade de vida da populao; III.Estudar, pesquisar e divulgar as causas dos problemas ambientais e as possveis solues visando o desenvolvimento ecologicamente sustentvel; IV.Promover a assistncia social beneficente nas reas de meio ambiente,( ou tambm incluir: sade, infncia, adolescncia e educao parapessoascarentes). V.Difundir atividades educativas, culturais e cientficas realizando pesquisa, conferncias, seminrios, cursos, treinamentos, editando publicaes, vdeos, processamento de dados, assessoria tcnica nos campos ambiental, educacional e sciocultural, bem como comercializao de publicaes, vdeos, servios e assessoria, programas de informtica, camisetas, adesivos, materiais destinados a divulgao e informao sobre os objetivos do (NOME OU SIGLA), desde que o produto desta comercializao reverta integralmente para a realizao desses objetivos.; VI.Estimular a parceria, o dilogo local e solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, participando junto a outras entidades de atividades que visem interesses comuns.

GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ

COMO FUNDAR UMA ONG SEM FINS LUCRATIVOS


CPIA ELETRNICA

ARTIGO 3 ) O (NOME OU SIGLA) isento de quaisquer preconceitos ou discriminaes, no admitindo controvrsias de raa, credo religioso, cor, gnero ou poltico-partidrias, em suas atividades, dependncias ou em seu quadro social. ARTIGO 4) O (NOME OU SIGLA) no remunera os membros do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal, no distribuindo lucros ou dividendos a qualquer ttulo ou sob nenhum pretexto, sendo que eventuais superavits de quaisquer exerccios financeiros sero destinados consecuo de suas finalidades e objetivos estatutrios e aplicados integralmente no pas. ARTIGO 5) O (NOME OU SIGLA) poder aceitar auxlios, doaes, contribuies, bem como poder firmar convnios de qualquer natureza, nacionais ou internacionais, com organismos ou entidades pblicas ou privadas, desde que no impliquem em sua subordinao ou vinculao a compromissos e interesses conflitantes com seus objetivos nem arrisquem sua independncia. # NICO - Nos projetos, servios ou convnios com mais de seis meses de durao, que exijam a dedicao exclusiva de algum membro ou associado, o CONSELHO DIRETOR poder fixar um auxlio de custo dentro do oramento do projeto, sem nus para a sociedade,respeitada a habilidade profisional do membro associado. ARTIGO 6) Todo o material permanente, acervo tcnico, bibliogrfico, equipamentos adquiridos ou recebidos pelo (NOME OU SIGLA) em convnios, projetos ou similares, incluindo qualquer produto, so bens permanentes da sociedade e inalienveis, salvo autorizao em contrrio expressa pelo Assemblia Geral de Scios. CAPTULO SEGUNDO DA CONSTITUIO SOCIAL ARTIGO 7) A sociedade ser composta de um nmero ilimitado de scios, que se disponham a viver os fins scio-ambientais e estatutrios da sociedade, no respondendo pelas obrigaes sociais do (NOME OU SIGLA) ARTIGO 8) (NOME OU SIGLA) possui as seguintes categorias de associados:

GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ

COMO FUNDAR UMA ONG SEM FINS LUCRATIVOS


CPIA ELETRNICA

I.SCIO FUNDADOR Ser considerado scio fundador , com direito a votar e ser votado em todos os nveis ou instncias os scios que assinarem a ATA de Fundao do (NOME OU SIGLA) II.SCIO EFETIVO Ser considerado scio efetivo, qualquer associado ou pessoa que no seja fundador do (NOME OU SIGLA), aprovados pelo Assemblia Geral de Scios. Possuem direito a votar e ser votado em todos os nveis ou instncias da sociedade. ARTIGO 9) Os scios efetivos s sero admitidos ao quadro social aps a proposta ser aprovada pela Assemblia Gera de Scios. # NICO- Perder a condio de associado aquele que deixar de pagar a anuidade estabelecida por 6 meses consecutivos. ARTIGO 10) So direitos de todos os scios fundadores e efetivos: a)Votareservotadoparaqualquercargoeletivo,apsumanodefiliaocomoscioefetivo. b)Teracessoasatividadesedependnciasdo (NOMEOUSIGLA) c)Apresentarmoes,propostasereivindicaoaqualquerdosrgosda ( nomeousigla) d)Convocar Assemblia Geral, mediante requerimento assinado por 1/3 (um tero) dos scios efetivos. e)Apoiar,divulgar,proporeefetivareventos,programasepropostasdecunhoscio-ambiental. ARTIGO 11) So deveres de todos os associados: a)Trabalhar em prol dos objetivos da sociedade, respeitando os dispositivos estatutrios, zelando pelo bom nome do (NOME OU SIGLA) agindo com tica ecolgica . b)Defender integralmente o pleno exerccio da cidadania, o direito de todos ao meio ambiente sadio e equilibrado, o respeito a todas as formas de vida, o respeito liberdade de opinio e a diversidade scio-cultural, a solidariedade, o dilogo entre os povos, a paz e os direitos humanos. c)Pagar pontualmente a anuidade e demais contribuies. d)Participar de todas as atividades ecolgicas e culturais, estreitando os laos de solidariedade e fraternidade entre todas as pessoas e naes. CAPTULO TERCEIRO DA ORGANIZAO ADMINISTRATIVA ARTIGO 12) So rgos de administrao do (NOME OU SIGLA)

GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ

COMO FUNDAR UMA ONG SEM FINS LUCRATIVOS


CPIA ELETRNICA

I.Assemblia Geral II.Conselho Diretor III.Secretaria Executiva IV.Conselho Fiscal ASSEMBLIA GERAL DE SCIOS ARTIGO 13) A Assemblia Geral de Scios a instncia mxima decisria da sociedade, sendo composta por todos os scios fundadores e scios efetivos em pleno gozo de seus direitos. ARTIGO 14) A Assemblia Geral de Scios eleger um Conselho Diretor e Conselho Fiscal, definindo suas funes, atribuies e responsabilidades atravs de Regimento Interno prprio. ARTIGO 15) A Assemblia Geral de Scios ser convocada: a)Ordinariamente no final de cada ano para apreciar as contas da Diretoria, aprovao de novos scios efetivos e cada dois anos para eleger os Conselhos Fiscal e Diretor. b)Extraordinariamente, a qualquer tempo, convocada pelo Conselho Fiscal, Conselho Diretor ou por 1/3 dos scios em pleno gozo de seus direitos, por motivos relevantes. ARTIGO 16) Compete a Assemblia Geral: a)Propor e aprovar a admisso de novos scios efetivos. b)Examinar e aprovar o relatrio, balanos e contas do Conselho Diretor e da Secretaria Executiva. c)Eleger o Conselho Diretor e Conselho Fiscal. d)Determinar e atualizar as linhas de ao da sociedade e)Autorizar a alienao ou instituio de nus sobre os bens pertencentes ao (NOME OU SIGLA) f)Estabelecer o montante da anuidade dos scios. ARTIGO 17) A convocao da Assemblia se dar por carta aos associados ou por edital afixado na sede social com 15 dias de antecedncia, sendo que o quorum mnimo para a Assemblia Geral ser de 1/3 dos scios efetivos em pleno gozo de seus direitos em primeira convocao e de 10% (dez por cento) em segunda convocao, trinta minutos aps.

GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ

COMO FUNDAR UMA ONG SEM FINS LUCRATIVOS


CPIA ELETRNICA

DA DIRETORIA ARTIGO 18) O Conselho Diretor um rgo colegiado, com o mnimo de trs membros, subordinado Assemblia Geral de Scios, responsvel pela representao social do (NOME OU SIGLA), bem como possui a responsabilidade administrativa da sociedade, composto de scios efetivos, com mandato de 02 (dois) anos, permitindo-se reeleio. ARTIGO 19) O Conselho Diretor nomear uma SECRETARIA EXECUTIVA para responder pela gerncia administrativa, legal e financeira da sociedade, em juizo ou fora dele. ARTIGO 20) A Diretoria compete: a)Definir seus cargos, funes, atribuies e responsabilidades mediante Regimento Interno prprio. b)Administrar, gerenciar e coordenar o plano de trabalho definido para o exerccio, definindo as linhas gerais oramentrias e a programao anual da sociedade, bem como nomear ou destituir os coordenadores de programas, instituir ou cancelar programas, projetos ou servios. c)Nomear, contratar e destituir a qualquer tempo a Secretaria Executiva. d)Admitir scios ad referendum da Assemblia. DA SECRETARIA EXECUTIVA ARTIGO 21) A SECRETARIA EXECUTIVA do (NOME OU SIGLA), nomeada pelo Conselho Diretor, dever ser constituda, no mnimo, trs dos seguintes cargos, com as respectivas atribuies, assegurando-se a criao de outros quando necessrio e com aprovao da Diretoria: 1.Secretrio Executivo - Representa a Sociedade ativa e passivamente em juzo ou fora dele, podendo contratar e organizar o quadro administrativo, instituir programas, projetos, contratar servios de terceiros, prestando contas dos trabalhos efetuados e da gesto financeira. 2.Secretrio Institucional - Coordena a execuo das atividades institucionais, programas e/ou de representaes as atividades administrativas gerais do (NOME OU SIGLA),

GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ

COMO FUNDAR UMA ONG SEM FINS LUCRATIVOS


CPIA ELETRNICA

gerncia-administrativa, substituindo o Secretrio Executivo e o Secretrio Administrativo em qualquer impedimento. 3.Secretrio Administrativo: Coordena as atividades da sede social, do quadro de scios e responde pela gerncia-administrativa e financeira da sociedade, substituindo o Secretrio Executivo e o Secretrio Administrativo em qualquer impedimento. ARTIGO 22) Compete a qualquer membro da Secretaria Executiva, bastando a assinatura solidria de no mnimo dois (02) de seus membros, os poderes para abrir e movimentar contas bancrias, emitir cheques, solicitar tales de cheque, autorizar transferncias de valores por carta, autorizar aplicaes financeiras de recursos disponveis, endossar cheques e ordens de pagamento do pas ou do exterior, para depsito em conta bancria do (NOME OU SIGLA), emisso ou aceite de ttulos de crditos e documentos que envolvam obrigao ou responsabilidade para a sociedade. # NICO - Os poderes expressos neste artigo podero ser transferidos, de forma plena, provisoriamente a terceiros mediante Procurao assinada pelos membros da Secretaria Executiva, onde obrigatoriamente contero os prazos de durao da referida transferncia. ARTIGO 23) O CONSELHO FISCAL, composto de 3 membros efetivos e 2 membros suplentes, ser eleito simultaneamente ao Conselho Diretor, na mesma Assemblia Geral Ordinria, com mandato de dois anos. # nico Os membros do Conselho elegero entre si um Presidente do Conselho Fiscal ARTIGO 24) Compete ao CONSELHO FISCAL: a) Auxiliar o Conselho Diretor na Administrao do (NOME OU SIGLA) b) Analisar e Fiscalizar as aes do Conselho Diretor e a prestao de contas da Secretaria Executiva e demais atos administrativos e financeiros c) Convocar Assemblia Geral dos Scios a qualquer tempo ARTIGO 25 Os recursos e o patrimnio da sociedade provm de contribuio dos Scios Efetivos, Colaboradores, de verbas a ela encaminhadas por instituies financiadoras de obras culturais, sociais ou ambientais,

GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ

COMO FUNDAR UMA ONG SEM FINS LUCRATIVOS


CPIA ELETRNICA

de doaes e subvenes, bem como do resultado da comercializao dos servios e produtos descritos no artigo 5, inciso V, com sua aplicao ali estabelecida. CAPTULO QUARTO DAS ELEIES ARTIGO 26) O Conselho Diretor e o Conselho Fiscal, sero eleitos pela Assemblia Geral de Scios bi - anualmente por voto direto dos scios com pelo menos um ano de filiao efetiva, em assemblia geral convocada especialmente para isso, podendo compor chapa todos os scios efetivos, mas concorrendo apenas por uma nica chapa, sendo os trabalhos eleitorais organizados por uma comisso definida pela Secretaria Executiva. CAPTULO QUINTO DAS DISPOSIES GERAIS E TRANSITRIAS ARTIGO 27) Os bens patrimoniais do (NOME OU SIGLA) no podero ser onerados, permutados ou alienados sem a autorizao do Assemblia Geral de Scios, convocada especialmente para esse fim. ARTIGO 28) A sociedade ser dissolvida apenas nos casos da Lei e por deciso de Assemblia Geral, expressa da maioria de 2/3 (dois teros) dos scios efetivos, sendo seus bens patrimoniais destinados a instituies similares, neste caso cabendo ao Secretrio Executivo ou seu substituto ser o liquidante nato da sociedade. ARTIGO 29) Nenhuma categoria dos scios responde, nem mesmo subsidiariamente, pelas obrigaes ou compromissos assumidos pelo (NOME OU SIGLA). ARTIGO 30) O Secretrio Executivo est autorizado a proceder o registro legal do presente Estatuto e os casos omissos sero resolvidos pelo Conselho Diretor. ARTIGO 31) O presente Estatuto entra em vigor na data de sua aprovao, s podendo ser alterado por uma Assemblia Geral de Scios Efetivos, convocada especialmente para esse fim com a presena da maioria

GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ

COMO FUNDAR UMA ONG SEM FINS LUCRATIVOS


CPIA ELETRNICA

simples dos associados em pleno gozo de seus direitos em primeira convocao e de 1/3 (um tero) em segunda convocao.

modelo de ata assemblia geral de fundao


(Baseada no Modelo de Estatuto Apresentado)
s xxxx horas e xxxxxx minutos do dia yyyyyy de ( ms ) de (data), (local) conforme assinaturas constantes do Livro de Atas, foi oficialmente aberta a Assemblia Geral de Fundao do (nome e sigla), com sede domiclio e foro na Cidade de ...................................., (sigla da U.F.), com durao ilimitada. Os presentes elegeram para presidir os trabalhos ( NOME ) e para secretariar (NOME) e (NOME). Agradecendo a sua indicao, o presidente dos trabalhos apresentou a pauta, passando a ordem do dia. Iniciaram-se os debates sobre a proposta de estatuto que, depois de analisada e modificada, tendo sido aprovada por ........................................... . O Estatuto aprovado o seguinte: (Transcrever o estatuto inteiro (recomendvel) ou um extrato contendo apenas os itens listados anteriormente: nome da entidade e sua sigla; sede e foro; finalidades e objetivos; se os scios respondem pelas obrigaes da sociedade; quem responde pela entidade; scios; poderes; tempo de durao; como so modificados os estatutos; como dissolvida a entidade; e em caso de dissoluo, para onde vai o patrimnio). De acordo com o Estatuto Social, todos os presentes a esta Assemblia so considerados scios fundadores e, portanto, membros nato da Assemblia Geral de Scios. Passou-se ao prximo ponto de pauta, eleio do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal. Aps o tempo necessrio para inscrio de chapas e candidatos, foi iniciada a votao como determina o Estatuto. Foram eleitos para o Conselho Diretor, com mandato de (dia) de (ms) de (data) at (dia) de (ms) de (data), os Diretores (nome e funo), (nome e funo), (nome e funo), (nome e funo), (nome e funo). A Secretaria Executica ficou assim constituda Secretrio Executivo (nome), Secretrio Institucional (nome) e Secretrio Administrativo (nome). Conselho Fiscal eleito na mesma ocasio e pelo mesmo perodo de mandato, ficou assim constituido (nome e funo), presidente , (nome), (nome), (nome) e os suplentes (nome) , (nome), que foram imediatamente empossados em seus respectivos cargos. Nada mais havendo para ser tratado o Presidente deu por encerrada a Assemblia, e eu, (NOME) lavrei e assinei a presente ata, seguida das assinaturas do presidente dos trabalhos, Diretores Eleitos e demais presentes. Cidade, data, Assinatura e nome do Secretrio da Mesa, do Presidente dos trabalhos, Conselheiros Eleitos, demais presentes.

modelo de solicitao de registro


Papel Timbrado

GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ

COMO FUNDAR UMA ONG SEM FINS LUCRATIVOS


CPIA ELETRNICA

Ilm.Sr Oficial do Cartrio do Registro Civil de Pessoas Jurdicas. Prezado Sr., Requeiro nos termos da Lei, que seja procedido o registro dos estatutos, livro de atas da (nome da instuio). Nestes termos, Peo deferimento. Assinatura do Responsvel

bibliografia geral
Costa, S. B - 1996 - Administrao Holstica - Editora Saraiva, So Paulo. Drucker, P - 1994 - Administrao em Organizaes sem Fins Lucrativos. 2 edio. Pioneira, So Paulo. Fernandes, R.C - 1994 - Privado Porm Pblico - Relume-Dumar, Rio de Janeiro. Gonalves, H.S. - 1996 - Organizaes No Governamentais: Soluo ou Problema - Editora Estao Liberdade, So Paulo. Kelley, D. - 1995 - Dinheiro para sua Casa - Editora Textonovo, So Paulo. Landim, L. - 1988 - Sem Fins Lucrativos: As Organizaes No Governamentais no Brasil. Cadernos do Iser n 20, Rio de Janeiro. Radha, Rev. - 1995 - O Executivo Zen - Editora Saraiva, So Paulo. Rech, D. T. - 1989 - Como Constituir uma Sociedade Civil Sem Fins Lucrativos FASE, Rio de Janeiro Urban, T - 1997 - Prticas para o Sucesso de ONGs Ambientalistas - SPVS / UNIBANCO Ecologia, The Nature Conservancy, Curitiba. GRUDE CONSELHO ADMINISTRATIVO

GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ

COMO FUNDAR UMA ONG SEM FINS LUCRATIVOS


CPIA ELETRNICA

Elizabeth Silva, Franklin Mattos, Mrcio Ranauro, Maria Eliza Nogueira, Sergio May CONSELHO FISCAL Andr Campelo, Cludia Arajo, Flvio Silva TCNICOS E DINAMIZADORES Cludia Siqueira , Elizabeth Frota, Flvio Nijs, Ivo Oliveira, Jacqueline Guerreiro, Joelma Cavalcante, Jorginaldo Oliveira, Jos Miguel da Silva, Kelly Pinheiro, Raphael Teixeira. CREA-RJ - DIRETORIA Presidente: Eng. Eletricista Jos Chacon de Assis 1. Vice-Presidente: Eng. Eletricista Jos Silvrio Barboza 2. Vice-Presidente: Eng. Civil Leiner Pimentel de Rezende 1. Secretrio: Eng. Eletricista Osias Appel 2. Secretrio: Eng. Agr. Osvaldo Henrique S. Neves 3. Secretrio: Eng. Cartgrafo/Seg. Trab. Nilo Garcia Jr. 1. Tesoureiro: Eng. Mecnico Renato Silva Castro 2. Tesoureiro: Arq. e Urb. Olnio Gomes Paschoal Coelho 3. Tesoureiro: Eng. Eletricista Paulo Srgio de Almeida COMISSO DE MEIO AMBIENTE DO CREA/RJ Orientador: Gegrafo Srgio da Costa Velho CENTRO DE REFERNCIA DO MOVIMENTO DE CIDADANIA PELAS GUAS - RIO DE JANEIRO Jos Augusto Mattos Marcelo Silveira Otvio Maffei

GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ GRUDE & CREA-RJ

Potrebbero piacerti anche