Sei sulla pagina 1di 11

A Explicao para os Aparentes Casos de Perda de Salvao

por Wayne Grudem Ser sempre fcil distinguir os membros da igreja que tm autntica f salvfica daqueles que tem apenas um convencimento intelectual da verdade do Evangelho, mas no a autentica f no corao? No, nem sempre fcil, e a Bblia afirma em vrias passagens que descrentes em aparente comunho com a igreja podem dar alguns sinais ou indicaes exteriores que os faam parecer crentes verdadeiros. Por exemplo, Judas, que traiu Cristo, deve ter agido quase exatamente como os outros discpulos durante os trs anos em que esteve com Jesus. To convincente era a sua conformidade conduta dos outros discpulos, que, ao final dos trs anos de ministrio de Jesus, quando ele declarou que um dos seus discpulos o trairia, nem todos suspeitaram de Judas, mas comearam um por um a perguntar-lhe: Porventura, sou eu, Senhor? (Mt 26.22; cf. Mc 14.19; Lc 22.23; Jo 13.22). Porm, Jesus sabia que no havia f genuna no corao de Judas, pois disse a certa altura: No vos escolhi eu em nmero de doze? Contudo, um de vs diabo (J 6.70). Joo mais tarde escreveu no seu evangelho que Jesus sabia, desde o principio, quais eram os que no criam e quem o havia de trair (Jo 6.64). Mas os discpulos mesmos no sabiam. Paulo fala dos falsos irmos que se entremeteram (Gl 2.4), e afirma que nas suas viagens esteve em perigos entre falsos irmos (2 Co 11.26). Afirma tambm que os servos de Satans se transformam em ministros de justia (2 Co 11.15). Isso no significa que todos os descrentes da igreja que do alguns sinais de verdadeira converso sejam servos de Satans agindo secretamente para minar a obra da igreja, pois alguns podem estar ainda ponderando as declaraes do Evangelho e avanando rumo verdadeira f, outros podem ter ouvido uma explicao incorreta da mensagem evanglica, e outros podem no ter ainda alcanado a verdadeira convico do Esprito Santo. Mas as declaraes de Paulo significam que alguns descrentes dentro da igreja so falsos irmos e irms enviados para perturbar a comunho, enquanto outros so simplesmente descrentes que acabaro alcanando a genuna f salvfica. Nos dois casos, porm, eles

podem dar diversos sinais exteriores que os faam parecer crentes autnticos. Podemos ver isso tambm na declarao de Jesus sobre o que acontecer no juzo final: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrar no reino dos cus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que est nos cus. Muitos, naquele dia, ho de me dizer: Senhor, Senhor! Porventura, no temos ns profetizado em teu nome, e em teu nome no expelimos demnios, e em teu nome no fizemos muitos milagres? Ento, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqidade. (Mateus 7.21-23) Embora essas pessoas profetizassem, expulsassem demnios e fizessem muitos milagres em Nome de Jesus, a capacidade de fazer tais obras no garantia que eram crists. Diz Jesus: Nunca vos conheci. No diz: Eu vos conheci um dia, mas j no vos conheo nem Eu vos conheci um dia, mas vos afastastes de mim, e sim: Nunca vos conheci. Nunca foram crentes de verdade. Ensinamento semelhante se encontra na parbola do semeador em Marcos 4. Diz Jesus: Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto no ser profunda a terra. Saindo, porem, o Sol, a queimou; e, porque no tinha raiz, secou-se (Mc 4.5-6). Jesus explica que a semente plantada em solo rochoso representa aqueles que ouvindo a palavra, logo a recebem com alegria. Mas eles no tm raiz em si mesmos, sendo, antes, de pouca durao; em lhes chegando a angstia ou a perseguio por causa da palavra, logo se escandalizam (Mc 4.16-17). O fato de eles no terem raiz em si mesmos indica que no avia fonte de vida dentro dessas plantas; do mesmo modo, as pessoas representadas por tais plantas no tm vida genuna em si. Exibem uma aparncia de converso e aparentemente se tornam cristas, pois aceitaram a palavra com alegria, mas, quando vem a dificuldade, elas no so mais encontradas em lugar nenhum a sua converso aparente no foi genuna f salvfica no seu corao. A importncia de persistir na f tambm confirmada na parbola de Jesus como videira, na qual os cristos so retratados como ramos (Jo 15.1-7). Diz Jesus:

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, no der fruto, ele o corta; e todo o que d fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Se algum no permanecer em mim, ser lanado fora, semelhana do ramo, e secar; e o apanham, lanam no fogo e o queimam. (Joo 15.1,2,6) Os arminianos alegam que os ramos que no do fruto so ainda assim ramos genunos da videira Jesus fala de todo ramo que, estando em mim, no der fruto (v.2). Portanto, os ramos que so apanhados, lanados no fogo e queimados devem representar crentes autnticos que foram um dia parte da videira, mas caram e ficaram sujeitos condenao eterna. Mas essa questo no uma implicao necessria do ensinamento de Jesus sobre essa questo. O smile da videira usado nessa parbola limitado quanto ao volume de detalhes que pode dar. Na verdade, se Jesus quisesse ensinar que associados a ele havia crentes verdadeiros e falsos, e se quisesse usar a analogia da videira e seus ramos, ento o nico modo de se referir s pessoas que no tinham vida genuna em si seria falar de ramos que no do fruto (lembrando a analogia das sementes que caram no solo rochoso: eles no tm raiz em si mesmos [Mc 4.17]). Aqui em Joo 15, os ramos que no do fruto, embora estejam de certo modo ligados a Jesus e exibam uma aparncia de ramos legtimos, assim mesmo do indicao da sua verdadeira condio pelo fato de no dar fruto. Isso igualmente indicado pelo fato de a pessoa no permanecer em Cristo (Jo 15.6) e ser lanada fora para secar como ramo arrancado da videira. Se tentamos esticar a analogia um pouco mais, dizendo por exemplo que todos os ramos de uma videira esto de fato vivos, seno nem estaria ali, ento o que fazemos estender a metfora alm daquilo que ela capaz de ensinar e nesse caso nada haveria na analogia que pudesse representar os falsos crentes. O objetivo da metfora simplesmente dizer que aqueles que do fruto, do, portanto, provas de que permanecem em Cristo; aqueles que no do fruto, no permanecem nele. Finalmente, h duas passagens de Hebreus que tambm afirmam que aqueles que acabam se afastando podem dar muitos sinais exteriores de converso e parecer cristos em muitos aspectos. A primeira delas, Hebreus 6.4-6, foi muitas vezes usada pelos arminianos como prova de que os crentes podem perder a salvao. Mas num exame mais detido essa interpretao no se revela convincente. Escreve o autor:

impossvel, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Esprito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caram, sim, impossvel outra vez renov-los para arrependimento, visto que, de novo, esto crucificando para si mesmos o Filho de Deus, e expondo-o ignomnia. (Hebreus 6.4-6) O autor continua com um exemplo extrado da agricultura: Porque a terra que absorve a chuva que freqentemente cai sobre ela e produz erva til para aqueles por quem tambm cultivada recebe bno da parte de Deus; mas, se produz espinhos e abrolhos, rejeitada e perto est da maldio; e o seu fim ser queimada. (Hebreus 6.7-8) Nessa metfora agrcola, os condenados no juzo final so comparados terra que no produz vegetao ou fruto til, mas s espinhos e abrolhos. Quando lembramos outras metforas bblicas em que o bom fruto sinal de verdadeira vida espiritual e a ausncia de frutos denuncia os falsos crentes (por exemplo: Mt 3.9-10; 7.15-20; 12.33-35), j temos uma indicao de que o autor est falando de pessoas cuja prova mais confivel da sua condio espiritual (o fruto que produzem) negativa, sugerindo que o autor fala de pessoas que no so verdadeiramente crists. Alguns j objetaram que a longa descrio de coisas que aconteceram a essas pessoas que se afastaram significa que elas devem ter nascido de novo. Mas essa no uma objeo convincente quando se examinam os termos usados. O autor diz que uma vez foram iluminados (Hb 6.4). Mas essa iluminao significa simplesmente que eles compreenderam as verdades acerca do Evangelho, no que tenham respondido a essas verdades com genuna f salvfica. Do mesmo modo, a expresso uma vez, usada para falar daqueles que uma vez foram iluminados, traduz o termo grego hapax, que usado, por exemplo, em Filipenses 4.6 (quando os filipenses enviam doaes a Paulo no somente uma vez, mas duas) e em Hebreus 9.7 (que fala da entrada no Santo dos Santos uma vez por ano. Portanto, essa palavra no significa que algo acontece uma vez somente e no pode ser repetida, mas simplesmente que aconteceu uma vez, sem especificar se ser ou no repetida.

O texto diz ainda que essas pessoas provaram o dom celestial e que provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro (Hb 6.4-5). Inerente idia de provar o fato de ser esse provar algo temporrio e de a pessoa poder ou no decidir aceitar a coisa provada. Por exemplo, a mesma palavra grega (geuomai) usada em Mateus 27.34 para dizer que aqueles que crucificaram Jesus deram-lhe a beber vinho com fel; mas ele, provando-o, no o quis beber. A palavra tambm usada em sentido figurado com o significado de vir a conhecer algo. Se interpretamos a palavra nesse sentido figurado, como deve ser entendida aqui, pois a passagem no fala de provar comida de verdade, ento isso significa que essas pessoas compreenderam o dom celestial (o que provavelmente significa que experimentaram parte do poder do Esprito Santo em ao) e conheceram parte da Palavra de Deus e parte dos poderes do mundo vindouro. No significa necessariamente que tiveram (ou no) genuna f salvfica, mas pode significar simplesmente que a compreenderam e tiveram alguma evidncia do seu poder espiritual. O texto tambm diz que essas pessoas se tornaram participantes do Esprito Santo (Hb 6.4). A questo o significado exato da a palavra metochos, que aqui traduzida como participante. Nem todos os leitores das tradues da Bblia sabem que esse termo tem uma ampla gama de significados e pode sugerir participao e apego bem ntimos, ou ento meramente uma associao mais tnue com a outra pessoa ou pessoas citadas. Por exemplo, o contexto mostra que Hebreus 3.14 torna-se participante de Cristo significa ter uma participao bem ntima com ele numa relao salvfica. Por outro lado, a palavra metochos pode tambm ser usada num sentido muito mais livre, referindo-se meramente a associados ou companheiros. Lemos que quando os discpulos pegaram grandes quantidades de peixes, a ponto de as redes estarem j se rompendo, fizerem sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajud-los (Lc 5.7). Aqui, o termo define os que eram meramente parceiros ou companheiros de Pedro e dos outros discpulos na pesca. Efsios 5.7 usa uma palavra muito prxima (symmetochos, composta de metochos e da preposio syn [com]) quando Paulo exorta os cristos a ficar atentos aos atos pecaminosos dos descrentes: ... No sejais participantes com eles (Ef 5.7). Ele no est preocupado com a possibilidade de a prpria natureza deles se transformar pelo contato com os descrentes, mas simplesmente com a hiptese de o testemunho

deles ficar comprometido, de a prpria vida deles vir a ser influenciada pelos descrentes. Por analogia, Hebreus 6.4-6 fala das pessoas que se associaram ao Esprito Santo e que, portanto, tiveram a vida influenciada por ele, mas isso no implica que eles vivenciaram a obra redentora do Esprito Santo, nem que foram regenerados. Aplicando analogia semelhante ao exemplo dos companheiros de pesca de Lucas 5.7, Pedro e os discpulos poderiam estar associados a eles e at ser influenciados por eles, sem sofrer uma completa mudana de vida por conta dessa associao. A prpria palavra metochos possibilita uma gama de influencia que vai da razoavelmente fraca razoavelmente forte, pois significa somente aquele que participa de, partilha de ou acompanha algum numa atividade. Foi aparentemente isso que aconteceu a essas pessoas mencionadas em Hebreus 6, que participaram da igreja e portanto tiveram contato com a obra do Esprito Santo, sendo sem dvida nenhuma influenciados por ele de algum modo. Por outro lado, diz o texto que impossvel renovar para arrependimento as pessoas que experimentaram essas coisas e depois cometeram apostasia. Alguns j argumentaram que se esse um arrependimento ao qual elas precisam ser renovadas, ento deve ser um arrependimento autntico. Mas isso no necessariamente verdadeiro. Primeiro, preciso que esse arrependimento (gr. metanoia) no implica necessariamente arrependimento ntimo do corao para a salvao. Por exemplo, Hebreus 12.17 usa essa palavra para falar da mudana de idia que fez Esa buscar desfazer a venda do seu direito de primogenitura e refere-se a ela com o termo arrependimento (metanoia). Esse no seria um arrependimento para salvao, mas simplesmente uma mudana de idia e o cancelamento da venda do direito de primogenitura. (Repare tambm o exemplo do arrependimento de Judas, em Mateus 27.3 conquanto com uma palavra grega distinta.) O verbo cognato arrepender-se (gr. metanoe) s vezes usado para indicar no arrependimento salvfico, mas meramente pesar por ofensas individuais, em Lucas 17.3-4: Se teu irmo pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe. Conclumos que arrependimento significa simplesmente pesar por atos realizados ou pecados cometidos. Nem sempre ser possvel dizer se ou no genuno arrependimento

salvfico, arrependimento para salvao. O autor de Hebreus no se preocupa em especificar se se trata ou no de arrependimento genuno. Diz simplesmente que se algum sente pesar pelo pecado, compreende o Evangelho e experimenta as vrias bnos da obra do Esprito Santo (se dvida em comunho com a igreja), mas depois se afasta, no ser possvel restaurar tal pessoa novamente a uma atitude de pesar pelo pecado. Mas isso no implica que o arrependimento foi genuno arrependimento salvfico. A esta altura podemos perguntar que tipo de pessoa se define com todos esses termos. So sem dvida pessoas que estiveram intimamente ligadas comunho da igreja. Sentiram algum pesar pelo pecado (arrependimento). Compreenderam claramente o Evangelho (foram iluminadas). Apreciaram os atrativos da vida crist e a mudana que acontece na vida das pessoas quando se tornam crists, e provavelmente foram atendidas nas suas oraes e sentiram o poder do Esprito Santo em ao, talvez at usando alguns dons espirituais, como os descrentes de Mateus 7.22 (uniram-se obra do Esprito Santo, ou se tornaram participantes do Esprito Santo e provaram o dom celestial e os poderes do mundo vindouro). Ouviram a verdadeira pregao da Palavra e apreciaram muitos dos seus ensinamentos (provaram a bondade da Palavra de Deus). Mas, depois, apesar de tudo isso, se caram [...] crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o ignomnia (Hb 6.6), ento rejeitaram deliberadamente todas essas bnos e se voltaram decididamente contra elas. possvel que todos conheamos (s vezes pela sua prpria confisso) pessoas que esto h muito tempo na comunho da igreja sem ser crists nascidas de novo. H muito tempo ponderam o Evangelho, mas continuam a resistir ao chamado do Esprito Santo, talvez por causa da relutncia em entregar a sua soberania a Jesus, preferindo apegar-se a si mesmas. Ora, o autor nos diz que se essas pessoas deliberadamente rejeitam todas essas bnos temporrias, ento impossvel renov-las para algum tipo de arrependimento ou pesar pelo pecado. O seu corao estar endurecido, a sua conscincia, insensvel. Que mais se poderia fazer para traz-las salvao? Se lhes dissermos que a Bblia a verdade, elas diro que j a conhecem, mas que resolveram rejeit-la. Se lhes dissermos que Deus atende a orao e transforma a vida do crente, elas respondero que tambm j sabem disso, mas que no querem nada disso. Se lhes dissermos que o Esprito Santo tem poder para agir nas

pessoas e que o dom da vida eterna indescritivelmente bom, elas diro que compreendem, mas no querem nada disso. A sua constante familiaridade com as coisas de Deus e a forte influencia do Esprito Santo s serviu para endurec-las contra a converso. Ora, o autor de Hebreus sabe que na comunidade qual ele escreve h alguns em perigo de cair dessa maneira (ver Hb 2.3; 3.8,12,14015; 4.1,7,11; 10.26,29,35-36,38-39; 12.3,15-17). Ele quer alert-los de que, embora tenham participado da comunho da igreja e experimentado vrias bnos divinas, ainda assim, se carem depois de tudo isso no haver salvao para eles. Isso no implica que ele pense que os verdadeiros cristos possam se perder Hebreus 3.14 implica bem o contrrio. Mas ele quer que essas pessoas alcancem a certeza da salvao mediante a persistncia na f, e, portanto, sugere que, se vierem a cair, isso mostraria que jamais foram pessoas de Cristo (ver Hb 3.6: ...mas Cristo fiel como filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos ns, se nos apegarmos firmemente confiana e esperana da qual nos gloriamos). Portanto o autor quer fazer um grave alerta queles em perigo de cair da f crist. Ele quer usar a linguagem mais forte possvel para dizer: Vejam aqui at onde a pessoa pode chegar na experincia dasbnos temporrias, sem no entanto realmente estar salvas. Ele os exorta a vigiar, pois no basta depender de bnos e experincias temporrias. Para isso, ele fala no de uma verdadeira mudana no corao ou de algum bom fruto, mas simplesmente das bnos e experincias temporrias que essas pessoas tiveram e que lhes deram uma compreenso parcial do Cristianismo. Por essa razo, ele imediatamente passa da descrio desses que cometem apostasia a outra analogia que mostra que tais pessoas que se afastam jamais deram fruto autntico. Como j explicamos acima, os versculos 7-8 falam dessas pessoas usando a metfora dos espinhos e abrolhos, tipo de frutos que nascem no solo que no tem em si vida prestvel, ainda que receba repetidas bnos de Deus (nos termos da analogia, ainda que a chuva freqentemente o regue). Convm notar aqui que as pessoas que cometem apostasia no so comparadas a um campo que um dia deu bom fruto e agora j no d, mas sim a uma terra que jamais deu bom fruto, porm apenas espinhos e abrolhos. A terra pode parecer boa antes do surgimento dos brotos, mas o fruto d a prova incontestvel de que a terra ruim. Forte apoio a essa interpretao de Hebreus 6.4-8 se encontra no versculo imediatamente seguinte. Embora o autor venha falando com

muita dureza sobre a possibilidade de apostasia, ele agora volta a falar da situao da grande maioria dos leitores, que ele julga serem cristos de verdade. Diz: Quanto a vs outros, todavia, amados, estamos persuadidos das coisas que so melhores e pertencentes salvao, ainda que falamos desta maneira (Hb 6.9). Mas a questo : coisas que so melhores que o qu? O plural coisas que so melhores forma um contraste apropriado com boas coisas mencionadas nos versculos 46: o autor est convencido de que a maioria dos seus leitores experimentou coisas melhores que as meras influncias parciais e temporrias do Esprito Santo e da igreja, mencionadas nos versculos 4-6. De fato, o autor fala dessas coisas dizendo (literalmente) que se trata de coisas que so melhores e pertencentes salvao (gr. kai echomena strias). Essas no so somente as bnos temporrias mencionadas nos versculos 4-6, mas coisas melhores, coisas que no tm somente influncia temporria, mas que so tambm pertencentes salvao. Assim, a palavra grega kai (tambm) mostra que a salvao algo que no fazia parte das coisas mencionadas nos versculos 4-6 acima. Portanto, a palavra kai, que no traduzida explicitamente nas verses RSV e NVI (mas a NASB chega perto), proporciona uma chave vital compreenso da passagem. Se o autor quisesse dizer que as pessoas mencionadas nos versculos 4-6 estavam realmente salvas, ento seria muito difcil compreender por que ele diria no versculo 9 que estava persuadido de coisas que so melhores para elas, coisas pertencentes salvao, ou que carregam em si a salvao alm das coisas mencionadas acima. Ele assim mostra que, se quiser, pode usar uma curta expresso para dizer que as pessoas tm salvao (ele no precisa enfileirar muitas expresses) e mostra, alm do mais, que as pessoas de quem fala nos versculos 4-6 no esto salvas. O que so exatamente essas coisas que so melhores? Alm da salvao mencionada no versculo 9, so coisas que do real prova de salvao fruto genuno (v. 10), plena certeza de esperana (v. 11) e f salvfica, do tipo exibido por aqueles que herdam as promessas (v. 12). Dessa forma ele tranqiliza os verdadeiros crentes aqueles que do fruto e demonstram amor pelos outros cristos, que exibem esperana e f genuna que perdura at o tempo presente, e que no esto prestes a se perder. Ele quer tranqilizar esses leitores (que certamente so a maioria), ao mesmo tempo lanando um forte alerta aos que dentre eles possam estar em perigo de perdio.

Ensinamento semelhante se encontra em Hebreus 10.26-31. Ali diz o autor: Se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, j no resta mais sacrifcio pelos pecados (v. 26). A pessoa que rejeita a salvao de Cristo e que profanou o sangue da aliana com o qual foi santificado (v. 29) merece castigo eterno. Isso, novamente, um grave alerta contra a apostasia, mas no deve ser tomado como prova de que algum que verdadeiramente nasceu de novo possa perder a salvao. Quando o autor fala sobre o sangue da aliana com o qual foi santificado, a palavra santificado usada simplesmente para denotar a santificao exterior, como a dos antigos israelitas, por uma ligao exterior com o povo de Deus. A passagem no fala de algum genuinamente salvo, mas de algum que recebeu alguma influencia moral benfica mediante o contato com a igreja. Outra passagem, esta dos escritos de Joo, usada para sustentar a possibilidade da perda da salvao. Em Apocalipse 3.5, diz Jesus: O vencedor ser assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida. Alguns sustentam que, dizendo isso, Jesus sugere que possvel que ele venha a apagar os nomes de algumas pessoas do Livro da Vida, pessoas que j tinham seus nomes escritos ali e que portanto j estavam salvas. Mas o fato de Jesus afirmar enfaticamente que no far algo no pode ser usado para pregar que far a mesma coisa nos outros casos! O mesmo tipo de construo grega usada para exprimir uma negao enftica em Joo 10.28, onde Jesus diz: Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecero. Isso no significa que algumas das ovelhas de Jesus no ouvem a sua voz nem o seguem, e por isso perecero; afirma simplesmente que as suas ovelhas com certeza no perecero. Do mesmo modo, quando Deus diz De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei (Hb 13.5) no sugere que deixar ou abandonar outras pessoas; apenas declara enfaticamente que no deixar nem abandonar o seu povo. Ou, numa analogia ainda mais prxima, de Mateus 12.32, Jesus diz: Se algum falar contra o Esprito Santo, no lhe ser isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir. Isso no significa que alguns pecados sero perdoados no porvir (como alegam os catlicos romanos para sustentar a doutrina do purgatrio) isso no passa de um erro de raciocnio: dizer que algo no ir acontecer no porvir no implica que pode acontecer no porvir! Do mesmo modo, Apocalipse 3.5 apenas uma firme garantia de que aqueles que estiverem trajando vestes

brancas e que permanecerem fieis a Cristo no tero os seus nomes apagados do Livro da Vida. Finalmente, certa passagem do Antigo Testamento muitas vezes usada para argumentar que as pessoas podem perder a sua salvao: a histria do Esprito Santo que se aparta do rei Saul. Mas Saul no deve ser tido como exemplo de ningum que perdeu a salvao, pois o Esprito do Senhor se retirou de Saul (1 Sm 16.14) imediatamente depois de Samuel ter ungido Davi rei, ocasio em que o Esprito do Senhor se apossou de Davi (1 Sm 16.13). na verdade, a descida do Esprito do Senhor at Davi relatada no versculo imediatamente anterior quele em que se narra que o Esprito saiu de Saul. Esse vnculo estreito significa que a Bblia no fala aqui de perda total da obra do Esprito Santo na vida de Saul, mas simplesmente do afastamento do Esprito Santo como meio de consagrar Saul como rei. Porm isso no significa que Saul foi condenado por toda a eternidade. simplesmente muito difcil dizer com base nas pginas do Antigo Testamento se Saul, ao longo de sua vida, foi (a) um homem no regenerado que tinha liderana e foi usado por Deus como demonstrao do fato de que algum digno de ser rei aos olhos do mundo no era s por isso apto para ser rei do povo do Senhor, ou (b) um homem regenerado, mas falto de entendimento, levando uma vida que cada vez mais se afastava do Senhor. [Ttulo original: Aqueles Que Acabam Se Afastando Podem Dar Muitos Sinais Exteriores de Converso]

Fonte: Wayne Grudem. Teologia Sistemtica. 1 Edio. So Paulo, Edies Vida Nova, 1999. pp. 664-671.

Potrebbero piacerti anche