Sei sulla pagina 1di 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CINCIAS E TECNOLOGIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUMICA CURSO DE ENGENHARIA QUMICA

QUMICA ANALTICA APLICADA

Solubilidade de sais em meio aquoso.

LUIZ DE FRANA FILHO Matrcula: 2011048042 PAULO VINICIUS MESSIAS DOS SANTOS - Matrcula: 2011047976 LUAN TALES COSTA DE PAIVA VASCONCELOS Matrcula: 2011048070 GUSTAVO GUEDES DE OLIVEIRA - Matrcula: 2011048258

Natal 2011.2

Ttulo Solubilidade de sais em meio aquoso

ROTEIRO PARA A AULA PRTICA Regras de solubilidade:


1)

Todos os sais contendo os nions NO3-, ClO3-, ClO4- e C2H3O2- so solveis; (AgC2H3O2 e KClO4 so pouco solveis); Todos os sais de metais alcalinos e de amnio so solveis; Todos os cloretos, brometos e iodetos so solveis exceto os de Ag+, Hg22+ e Pb2+; Todos os sulfatos so solveis, exceto os de Pb2+, Sr2+ e Ba2+. Os de Ca2+ e Ag+ so pouco solveis; Todos os sulfetos, sulfitos, carbonatos e fosfatos so insolveis, exceto os de metais alcalinos e amnio; Todos os hidrxidos so insolveis, exceto os dos metais alcalinos, Sr2+ e Ba2+. O Ca(OH)2 pouco solvel; Todos os xidos metlicos so insolveis, exceto os dos metais alcalinos e de Ca2+, Sr2+ e Ba2+.

2)
3) 4)

5)

6)

7)

Orientao:
1)

Veja na sua bancada a relao das solues e confira se todas seguem as regras de solubilidade. Anote suas observaes; Teste a solubilidade dos ons Ag+, Pb2+, Hg22+ com o HCl ou outros cloretos solveis, adicionando 4 gotas da soluo do on em estudo em um tubo de ensaio e acrescentando duas gotas do precipitante. Agite e observe. Em seguida, adicione gua at a metade do tubo e agite. Anote suas observaes. Verifique o valor do kps do sal precipitado. Leve o tubo ao banho-maria por cerca de um minuto. Agite e faa suas observaes.

2)

3) 4) 5)

Repita o procedimento para trs ons insolveis com o sulfato. Faa o mesmo para o grupo do sulfeto, adicionando duas gotas de tioacetamida e duas de cido clordrico como agente precipitante. Faa o mesmo para o grupo do hidrxido, incluindo o clcio.

EXPERINCIA Parte 1 - Veja na sua bancada a relao das solues e confira se todas seguem as regras de solubilidade. Anote suas observaes; Resultado: Foram observados os frascos com as substncias em soluo aquosa sobre a bancada de nmero 07, foram encontradas espcies cidas, bsicas e sais. Os ctions Ag+, Pb+, Ag+, Hg2+ esto na forma de nitrato; FeCl3, CdCl2, NiCl2, so cloretos, uma vez que todos os cloretos (exceto Ag+, Pb2+ e Hg2+) so solveis. Parte 2 - Teste a solubilidade dos ons Ag+, Pb2+, Hg22+ com o HCl ou outros cloretos solveis, adicionando 4 gotas da soluo do on em estudo em um tubo de ensaio e acrescentando duas gotas do precipitante. Agite e observe. Em seguida, adicione gua at a metade do tubo e agite. Anote suas observaes. Verifique o valor do kps do sal precipitado. Leve o tubo ao banho-maria por cerca de um minuto. Agite e faa suas observaes. Resultado: Com o frasco de AgNO3 transferiram-se quatro gotas para um tubo de ensaio e acrescentou-se duas gotas de HCl, 2,0 M; formou-se um precipitado branco (AgCl). O AgCl apresenta kps = 1,5 x 10-10 a 25C. AgNO3(aq) + HCl(aq) AgCl(s) + HNO3(aq). Acrescentou-se H2O (gua destilada) soluo at metade do tubo de ensaio, aparentemente no se observou dissoluo do AgCl. A soluo foi levada ao banho-maria por aproximadamente um minuto sob constante agitao. O AgCl dissolveu parcialmente restando uma pequena parte do precipitado (a 3 regra foi satisfeita). Com o frasco de Pb(NO3)2 transferiram-se quatro gotas para um tubo de ensaio e acrescentou-se duas gotas de HCl, 2,0 M; (PbCl2). O PbCl2 apresenta kps = 2,4 x 10 a 25C. Pb(NO3)2(aq) + HCl(aq) PbCl2(s) + HNO3(aq). Acrescentou-se H2O (gua destilada) soluo at metade do tubo de ensaio, o PbCl 2(s) dissolveu-se completamente. A soluo foi levada ao banho-maria por aproximadamente um minuto sob constante agitao. Aparentemente a soluo tornou-se mais transparente.
-4

formou-se um precipitado branco

Com o frasco de Hg(NO3)2(aq) transferiram-se quatro gotas para um tubo de ensaio e acrescentou-se duas gotas de HCl, 2,0 M; formou-se um precipitado branco (Hg(NO3)2). O Hg(NO3)2 apresenta kps = 3,5 x 10-18 a 25C. Hg(NO3)2(aq) + 2.HCl(aq) HgCl2(s) + 2.HNO3(aq). Acrescentou-se H2O (gua destilada) soluo at metade do tubo de ensaio, aparentemente no se observou dissoluo do HgCl2(s). A soluo foi levada ao banho-maria por aproximadamente um minuto sob constante agitao. Uma pequena parte do HgCl2(s) dissolveu parcialmente restando parte do precipitado (a 3 regra foi satisfeita). Parte 3: - Repita o procedimento para trs ons insolveis com o sulfato. Resultado: Com o frasco de Pb(CH3COO)2(aq) transferiram-se quatro gotas para um tubo de ensaio e acrescentou-se duas gotas de H2SO4(aq), 6,0 M; ocorreu um precipitado branco, PbSO4 que apresenta kps = 2,2 x 10-8 a 25C. Pb(CH3COO)2(aq) + H2SO4(aq) PbSO4(s) + 2.CH3COOH. Acrescentou-se H2O (gua destilada) soluo at metade do tubo de ensaio, aparentemente no se observou dissoluo do PbSO4(s). A soluo foi levada ao banho-maria por aproximadamente um minuto sob constante agitao. Aparentemente uma pequena parte PbSO4 dissolveu restando parte do precipitado (a 4 regra foi satisfeita). Com o frasco de SrCl2(aq) transferiram-se quatro gotas para um tubo de ensaio e acrescentou-se duas gotas de H2SO4(aq), 6,0 M; esbranquiado, SrCl2 tem kps = 2,8 x 10 a 25C. SrCl2(aq) + H2SO4(aq) SrSO4(aq) + 2.HCl. Acrescentou-se H2O (gua destilada) soluo at metade do tubo de ensaio, aparentemente no ocorreu dissoluo do SrSO4(s), no entanto a soluo ficou turva como se houvesse apenas uma disperso dos cristais na soluo. A soluo foi levada ao banho-maria por aproximadamente um minuto sob constante agitao. Ao ser aquecida ocorreu uma reduo da turbidez (a 4 regra foi satisfeita). Com o frasco de BaCl2(aq) transferiram-se quatro gotas para um tubo de ensaio e acrescentou-se duas gotas de H2SO4(aq), 6,0 M; amarelado, BaSO4(s) tem kps = 9,2 x 10-11 a 25C. BaCl2(aq) + H2SO4(aq) BaSO4(s) + 2.HCl. Acrescentou-se H2O (gua destilada) soluo at metade do tubo de ensaio, no ocorreu dissoluo do BaSO4(s). A soluo foi levada ao banho-maria por aproximadamente um formou-se um precipitado levemente
-7

formou-se um precipitado gelatinoso

minuto sob constante agitao. Mesmo com o aquecimento o BaSO4(s) no sofreu dissoluo (a 4 regra foi satisfeita). Parte 4: - Faa o mesmo para o grupo do sulfeto, adicionando duas gotas de tioacetamida e duas de cido clordrico como agente precipitante. Resultado: Com o frasco de Ca(NO3)2 transferiram-se quatro gotas para um tubo de ensaio e acrescentou-se duas gotas de tioacetamida e duas de cido clordrico como agente precipitante. Houve formao de um precipitado na cor amarela, Ca(OH)2, (o Ca(OH)2(s) tem kps = 6,5 x 10-6.
H5C2NS + Cl- + 3.H3O+ + 2.OH- H3C2O2-(aq) + NH4Cl(aq) + 2.H3O+ + OH- + H2S (1 etapa da reao) Ca(NO3)2(aq) + H3C2O2-(aq) + 3.H3O+ +2.OH- Ca(OH)2(s) + HNO3(aq) + H4C2O2(aq) + H2O (2 etapa da reao)

Acrescentou-se H2O (gua destilada) soluo at metade do tubo de ensaio, o precipitado se dissolveu caracterizando ser o Ca(OH)2 (a 6 regra foi satisfeita). Com o frasco de SnCl4(aq) transferiram-se quatro gotas para um tubo de ensaio e acrescentou-se duas gotas de tioacetamida e duas de cido clordrico como agente precipitante. Nada ocorreram as nossas vistas. Mas quando se acrescentou NaOH em excesso, houve formao de um precipitado na cor amarela, SnS2(s), (kps = 1,0 x 10-46).
C2H5NS + 3.H+OH- = H3C2O2-(aq) + NH3(aq) + S2-(aq) + 3.H+(aq) + H2O (1 etapa da reao) SnCl4(aq) + H3C2O2-(aq) +2.S2-(aq) + 5.H+(aq) SnS2(s) +H4C2O2(aq) + 4.HCl (2 etapa da reao)

Acrescentou-se H2O (gua destilada) soluo at metade do tubo de ensaio, no ocorreu dissoluo do SnS2(s). A soluo foi levada ao banho-maria por aproximadamente um minuto sob constante agitao. Mesmo com o aquecimento o SnS2(s) no sofreu dissoluo (a 5 regra foi satisfeita). Parte 5: Faa o mesmo para o grupo do hidrxido, incluindo o clcio. Resultado: Com o frasco de NiCl2 transferiram-se quatro gotas para um tubo de ensaio e acrescentou-se duas de hidrxido de sdio como agente precipitante. Formou-se um precipitado esverdeado - Ni(OH)2. O hidrxido de nquel II apresenta kps = 6,0 x 10-16 a 25C. NiCl2(aq) + NaOH(aq) Ni(OH)2(s) + NaCl(aq) Acrescentou-se H2O (gua destilada) soluo at metade do tubo de ensaio, aparentemente no se observou dissoluo do Ni(OH)2. A soluo foi levada ao banhomaria por aproximadamente um minuto sob constante agitao. O Ni(OH)2(s) no dissolveu (a 6 regra foi satisfeita).

Com o frasco de FeCl3(aq) transferiram-se quatro gotas para um tubo de ensaio e acrescentou-se duas de hidrxido de sdio como agente precipitante. Formou-se um precipitado vermelho-tijolo - Fe(OH)3(s). O hidrxido de ferro III apresenta kps = 1,6 x 10-39 a 25C. FeCl3(aq) + NaOH(aq) Fe(OH)3(s) + NaCl(aq). Acrescentou-se H2O (gua destilada) soluo at metade do tubo de ensaio, aparentemente no se observou dissoluo do Fe(OH)3(s). A soluo foi levada ao banhomaria por aproximadamente um minuto sob constante agitao. O Fe(OH)3(s) no dissolveu (a 6 regra foi satisfeita). Com o frasco de Pb(CH3COO)2(aq) transferiram-se quatro gotas para um tubo de ensaio e acrescentou-se duas de hidrxido de sdio como agente precipitante. Formou-se um precipitado branco - Pb(OH)2(s). O hidrxido de chumbo II apresenta kps = 1,2 x 10-15 a 25C. FeCl3(aq) + NaOH(aq) Fe(OH)3(s) + NaCl(aq). Acrescentou-se H2O (gua destilada) soluo at metade do tubo de ensaio, aparentemente no se observou dissoluo do Fe(OH)3(s). A soluo foi levada ao banhomaria por aproximadamente um minuto sob constante agitao. O Fe(OH)3(s) no dissolveu (a 6 regra foi satisfeita). Fonte: Brady, J.E, Senese, F., Qumica: A Matria e Suas Transformaes. Rio de Janeiro: LTC, 2009. Sites consultados (20/11/2011): http://www.ufpa.br/quimicanalitica/pdesolubilidade.htm http://www.vaxasoftware.com/doc_eduen/qui/ks.pdf http://oceanologia.ens.uabc.mx/~felipecorrea/fq/Documentos/KPS.htm www.webqc.org

LUIZ DE FRANA FILHO Matrcula: 2011048042 LUAN TALES COSTA DE PAIVA VASCONCELOS Matrcula: 2011048070

PAULO VINICIUS MESSIAS DOS SANTOS Matrcula: 2011047976 GUSTAVO GUEDES DE OLIVEIRA Matrcula: 2011048258

Potrebbero piacerti anche