Sei sulla pagina 1di 4

O aumento dos preos das commodities chama a ateno do mercado mundial, pois vai de encontro aos princpios da macroeconomia,

pois grande demanda aliada a cortes de estimativas da oferta, num momento com queda nos indicadores de confiana mundial e temor de recesso no se apresentam como cenrio favorvel. Esses momentos de volatilidade no mercado de commodities podem ser reflexos da especulao financeira ou pela poltica monetria em vigor nos Estados Unidos, no entanto por um lado pode beneficiar o comrcio exterior aumentando as exportaes ou por outro lado pode influenciar o mercado sob a forma de inflao. O governo necessita buscar um modelo de poltica econmica que permita ao mesmo tempo ajustar o ritmo de crescimento da demanda de hoje no caso um pouco aquecida, e enfrentar a questo do cmbio valorizado que desarticula cadeias produtivas inteiras, sabemos que necessrio, de fato, controlar as despesas correntes e elevar o supervit primrio, para exatamente para no exigir depois do Banco Central uma ao mais enrgica no que se diz respeito a controle inflacionrio. Neste momento to delicado de nossa economia, onde reflexos de economias mundiais no contribuem para um futuro com perspectiva positiva, no podemos descartar uma alta de juros, no entanto considerar inevitvel uma elevao da nas taxas pode agravar ainda mais a valorizao do cmbio. A conquista de vantagens competitivas num mercado de rpidas e complexas transformaes tem exigido das organizaes uma reformulao de seus sistemas de gesto. As organizaes precisam criar conscincia da importncia das pessoas e da necessidade de gerenciar de maneira constante os processos de mudana atravs de um novo comportamento organizacional, pois este ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizaes. Uma empresa para ganhar vantagem competitiva deve antecipar o futuro e para isso necessrio que as pessoas busquem as habilidades que se adequam aos novos cenrios. O desenvolvimento organizacional surge dando uma nova viso a administrao onde as organizaes so vistas como sistemas abertos que passam a olhar o macro ambiente e sua interferncia, visualizando um ambiente globalizado e complexo, exigindo das organizaes e seus indivduos a compreenso de que o comportamento organizacional dever ser utilizado como uma poderosa ferramenta mediante as complexidades geradas pela chamada sociedade globalizada. Em sntese o desenvolvimento organizacional tem por objetivo o aumento da eficcia e da produtividade na organizao, da capacidade de escolha, da capacidade de solucionar seus problemas, bem como a renovao de processos criativos, saindo do sistema esttico para um sistema dinmico que leva a renovao atravs da mudana no clima organizacional.

Para Herzberg existem dois fatores que orientam o comportamento das pessoas, os fatores intrnsecos e os motivacionais. Os fatores intrnsecos esto relacionados com o contedo do cargo e com a natureza das tarefas que o individuo executa, logo esto sob controle do mesmo e os fatores motivacionais que envolvem os sentimentos de crescimento individual, de reconhecimento e as necessidades de auto realizao. O efeito dos fatores motivacionais sobre as pessoas profundo e estvel, quando so timos eles provocam satisfao, porm quando so precrios eles evitam a satisfao das pessoas. Os malefcios da rotatividade de pessoal esto associados as dificuldades de manter a equipe integrada, de perder produtividade durante o recrutamento e treinamento do novo profissional contratado, e a dificuldade dele em realizar as tarefas devido a falta de conhecimento ou habilidade, alm desses malefcios podemos ressaltar um aumento nos custos da organizao com recrutamento, registro, treinamento do novo profissional e desligamento do antigo profissional. Assassinos econmicos, de acordo com o autor, so profissionais altamente remunerados cujo trabalho lesar pases ao redor do mundo em golpes de trilhes de dlares. Os assassinos econmicos atuariam manipulando recursos financeiros do Banco Mundial, da Agncia Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), alm de outras organizaes internacionais e estadunidenses. Atravs de emprstimos, eles canalizariam verbas de pases para grandes corporaes e famlias abastadas que controlam grandes fontes de recursos naturais. Perkins afirma que seus instrumentos de trabalho incluem relatrios financeiros adulterados, pleitos eleitorais fraudulentos, extorso, sexo e assassinato. Um assassino econmico seria um empregado do imperialismo nos tempos da globalizao. O objetivo final dos assassinos econmicos era o de convencer lideranas polticas e financeiras de pases em desenvolvimento a contrair elevados emprstimos de instituies como o Banco Mundial e a USAID (como no caso da dvida externa do Brasil onde o ministro da economia da ditadura militar Delfim Neto teve ampla participao), com o objetivo de construir obras de infraestrutura em seus pases. Os recursos dos emprstimos, porm, retornariam aos Estados Unidos, pois as empresas encarregadas das obras seriam invariavelmente estadunidenses. Os pases beneficiados se veriam asfixiados com os pagamentos dos juros e as amortizaes do principal dos emprstimos. Sendo assim, tais pases se veriam obrigados a se subordinar presso poltica dos Estados Unidos em diversos temas.

Tendncias econmicas mundiais 1. Revoluo cientfica e tecnolgica; 2. Emergncia da economia virtual; 3. Integrao de mercados e internacionalizao da produo; 4. Instabilidade do sistema financeiro mundial; 5. Emergncia de pases com grande potencial econmico; 6. Exploso de guerras, tenses e conflitos regionais; 7. Aumento do nmero de pessoas atingidas pela excluso social; 8. Globalizao do narcotrfico e da economia da contraveno; 9. Proliferao do desafio da sustentabilidade. Lenta e irregular evoluo de um quadro atual bastante contraditrio combinando tendncia recessiva, crise de confiana no sistema financeiro e sinais de protecionismo com avanos nas negociaes em torno de um sistema de regulao mundial - para um processo de redefinio e consolidao de novas regras e mecanismos de controle, na medida em que vai mudando o jogo de poder que decorre da emergncia da China e outras naes intermedirias, como o Brasil. Desta forma, no curto prazo, a economia mundial deve apresentar, ainda, grandes instabilidades e uma irregular incorporao de mecanismos de regulao e gesto econmica; na medida em que estes mecanismos se consolidam e geram resultados, no longo prazo, deve ser iniciado um processo de retomada de um novo ciclo de crescimento econmico com reduo das desigualdades entre as naes, combinando os grandes avanos tecnolgicos com o fortalecimento das instituies mundiais de regulao que implementam polticas globais de desenvolvimento. O Brasil apresenta tambm graves estrangulamentos estruturais que tendem a comprometer sua competitividade sistmica no contexto internacional em acelerada mudana; as restries estruturais, portanto de lenta maturao, residem principalmente nos baixos nveis de escolaridade e de qualificao da mo de obra e nas limitaes do sistema de inovao e desenvolvimento tecnolgico, havido avanos setoriais muito importantes. Combinado com o processo de degradao da infraestrutura econmica (especialmente transporte, mas tambm energia) e com o complexo e inadequado sistema tributrio brasileiro, forma-se o custo Brasil que inibe a sua capacidade de insero competitiva no mercado mundial.

fato que com o advento da globalizao, o comrcio internacional o que sofreu o primeiro impacto, haja vista que tal fenmeno provocou, de forma acelerada, a queda de barreiras permitindo a migrao dos mercados nacionais para os internacionais. A atividade comercial sempre esteve ligada ao sistema econmico de um pas, sendo que nos regimes comunistas, a tendncia era pela nacionalizao do comrcio, buscando-se no comrcio internacional apenas queles insumos, produtos e servios no supridos pelo mercado interno, e de qualquer forma, sempre atravs do Estado. Nos regimes socialistas a abertura j era maior, porm, a busca pelo mercado internacional era fortemente controlada pelo Estado, porm, realizada pela iniciativa privada. J nos sistemas capitalistas, a tendncia sempre foi a de livre concorrncia com a mnima interveno estatal, permitindo-se a entrada e sada de produtos, empurrando a economia sempre para um processo de internacionalizao na busca de novos mercados. Podemos apresentar pelo menos trs fatores que contriburam para a acelerao do comrcio internacional, evoluo tecnolgica, atividade de servios, aumento das empresas transnacionais. O principal efeito negativo no processo de acelerao do comrcio internacional o de reformulao de polticas de competitividade, sejam estatais ou empresariais. A abertura do mercado trouxe como consequncia imediata pluralidade de fornecedores ao pblico consumidor, de forma que a competitividade passou do mero mbito nacional para o mbito internacional, ou seja, no tem mais limites, excetos os de natureza jurdica. Estruturas Organizacionais uma ferramenta bsica para alcanar as situaes almejadas pela empresa e deve ser delineado de acordo com os objetivos e estratgias estabelecidos pela empresa. COMPONENTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Sistema de responsabilidade, constitudo por:


Linha e assessoria; - Especializao do trabalho.

- Departamentalizao; -

Sistema de autoridade, constitudo por: - Amplitude administrativa ou de


controle; - Nveis hierrquicos; - Delegao; - Centralizao/descentralizao.

Sistema de comunicaes (Resultado da interao das unidades


organizacionais)

Potrebbero piacerti anche