Sei sulla pagina 1di 7

INCORPORAO DE TiO2 EM TINTA PARA OBTENO DE PROPRIEDADES AUTO-LIMPANTE E DESPOLUIDORA

Eng Civil Acio de Miranda Breitbach-MsC, UFSC, email: aeciomb@ecv.ufsc.br , Professor Orientador: Philippe Jean Paul Gleize, PhD, UFSC, e-mail: ecv1phg@ecv.ufsc.br

Resumo: Este trabalho tem por objetivo a adio de dixido de titnio nanomtrico em tinta para pintura externa de superfcies argamassadas. Estas combinaes de materiais so ambientalmente corretas, uma vez que os poluentes orgnicos e inorgnicos, presentes no ar, podem ser absorvidos e degradados. As nanopartculas de TiO2 possuem elevada superfcie especifica, favorecendo reaes superficiais. Quando exposto a radiao UV, o dixido de titnio no dopado conduzido a um estado eletronicamente excitado. Formam-se ento radicais reativos hidroxilas capazes de causar a degradao total das molculas orgnicas adsorvidas, preservando a aparncia das superfcies de revestimento limpa por mais tempo evitando o desenvolvimento de algas e fungos. Tintas sem e com diferentes dosagens de TiO2 so ensaiadas fotocataliticamente para avaliar seu desempenho e dosagem. Palavras chave: tinta, fotocatalizao, TiO2, biodeteriorao. 1. INTRODUO A fotocatlise apresentada pelo TiO2 anatase nanomtrico, considerado biologicamente inerte, quando exposto radiao UV-A, tem sido estudada para incorporar novas propriedades aos materiais de construo. Tais propriedades podem contribuir para melhorar a qualidade do ar em seu entorno, oxidando nitratos, CO2 e vrios poluentes orgnicos, e tambm contribuir para preservar as superfcies livres de biodeteriorao, proporcionando maior durabilidade aos revestimentos de fachada. A fotocatlise resulta em um processo de oxidao capaz de neutralizar o crescimento de algas, fungos, bactrias, cianobactrias, vrus, enquanto a superhidrofilicidade cria um filme uniforme de gua que previne a aderncia de componentes orgnicos e inorgnicos criando uma superfcie limpa. As fachadas de edificaes apresentam escurecimento, exigindo limpezas e manuteno. A alternativa mais utilizada a reduo da absoro de gua, capaz de dificultar a proliferao de fungos e algas, principais responsveis pelo escurecimento. Esta reduo de permeabilidade no capaz de impedir a deposio de partculas slidas e de poluio. Pesquisas so conduzidas no Japo, Estados Unidos, China. O projeto PICADA Photocatalytic Innovative Coverings Applications for Depollution Assessment, desenvolvido em parceria pela comunidade europia com empresas privadas europias entre 2002 e 2005, terminou por produzir uma argamassa cimentcia de 10 mm de espessura, uma tinta mineral de 1 mm de espessura e outra tinta orgnica base de siloxano. A capacidade cataltica de degradao da tinta mineral correspondeu metade da capacidade de degradao da argamassa de revestimento. A NSF-National Science Foundation projeta um investimento mundial da ordem de um trilho de dlares no setor industrial da nanotecnologia ate 2015. O projeto COST Action 540, tambm da Unio Europia, foi concludo em 2010. No

Japo, alm da Photocatalyst Techno Fair, feira de inovaes tecnolgicas fotocatalticas, h tambm um Comit de Padronizao de Fotocatlise, desde 2002.

No Brasil este assunto pouco estudado e sua relevncia ainda no foi correlacionada autolimpeza das fachadas pintadas. Este trabalho pretende identificar as matrias primas, determinar suas dosagens e medir os efeitos fotocatalticos em tintas prediais. As tintas representam uma soluo muito eficiente para aplicao em superfcies, at mesmo as j existentes, consumindo pouca quantidade de titnio. O fenmeno fotocataltico ocorre superficialmente e as tintas so materiais essencialmente superficiais que, neste caso, apresentam espessura da ordem de 100 m. As nanopartculas de TiO2 possuem elevada superfcie especifica, superior a 100 m2/g, favorecendo reaes superficiais, j que seus gros de dimenses nanomtricas possuem at 50% dos tomos localizados na interface de contorno dos gros. O dixido de titnio apresenta vantagens como baixo custo, no toxidade, insolubilidade em gua, foto estabilidade, estabilidade qumica em ampla faixa de pH, imobilizao sobre slidos e ativao por luz solar.

2. FOTOCATALIZAO Semicondutores fotocatalticos so slidos em que a condutividade eltrica pode ser alcanada por irradiao luminosa. Como resultado, eltrons so excitados criando mobilidade eletrnica e vazios eletrnicos positivos. Na superfcie do TiO2 (dimetro mdio de 100 nm) os eltrons excitados podem causar reduo e os vazios eletrnicos positivos podem oxidar molculas adsorvidas, sem consumir o TiO2 em processo cclico. Para o titnio na fase anatase a dimenso da banda de valncia de 3.20 eV e o comprimento de onda da radiao necessria de 385 nm, UVA. Primeiramente a gua oxidada gerando radicais OH. Estes radicais OH gerados so capazes de oxidar os compostos orgnicos da atmosfera. Imediatamente aps a reduo de oxignio formam-se anions super-oxidantes (O2-), reduzidos a perxido. Radicais so gerados quando um foto catalisador irradiado por uma energia suficiente para mover um de seus eltrons de um campo da molcula para outro. Assim, so formadas duas bandas, a banda de valncia, de onde o e- foi retirado e formou-se uma lacuna, e a banda de conduo, onde o e- foi depositado, conforme figura 1, Fujishima (2005). Quando uma molcula de gua entra em contato com o catalisador no seu estado excitado, reage com a sua superfcie. Isso gera radicais a partir de molculas de gua adsorvidas na banda de valncia. O eltron da banda de conduo reage com o O2 do ar, gerando espcies reativas como perxidos. O croquis 1 mostra como a radiao atua, juntamente com a chuva, removendo os materiais poluentes que se depositam na fachada.

Croquis 1 - JAPAN NANONET BULLETIN

Figura 1 - processo de fotocatalizao

A eficcia da fotocatlise depende dos seguintes fatores: rea superficial especfica iluminada; velocidade de transferncia de massa; eficincia da luz; cintica da reao e umidade relativa. O efeito fotocataltico cclico, visto que no consumido durante o processo, conferindo estabilidade qumica (PICADA Project). Poucos trabalhos publicados apresentam dados quantitativos sobre a durabilidade das superfcies fotocatalticas, dificultando o desenvolvimento dessa tcnica. Por ser um processo simples e natural, que depende apenas da excitao de eltrons, a expectativa que no haja alterao de seu desempenho ao longo do tempo. Autores como Cassar (2004) e Valle et al (2004), com base em estudos realizados em ambiente laboratorial e em escala piloto, confirmaram que no h reduo da atividade fotocataltica ao longo do tempo. Porm, h contradies quanto durabilidade do uso da tcnica; trabalhos desenvolvidos por Rao et al (2004), Poon e Cheung (2007) apresentaram resultados contrrios. Os resultados mostram que a reduo do poder fotocataltico est ligada perda de rea exposta radiao ultravioleta, causada pela adeso de substncias como chicletes e leos ou de compostos resultantes do processo de oxidao (Demeestere et al, 2008). Para os produtos cimentcios, o processo de carbonatao dos compostos hidratados pode vir a ser responsvel por uma importante reduo no poder fotocataltico em condies especiais (Lackhoff et al, 2003).

3. MATERIAIS E MTODOS 3.1 Seleo do p de titnia Foi selecionado um dixido de titnio fase anatase desenvolvido para aplicaes fotocatalticas que termicamente mais estvel e mais reativo, comparado com os demais. Produzido comercialmente o p de titnia apresenta baixo teor de sulfato e altamente recomendado para utilizao em matrizes minerais de concreto e tinta reduzindo as emisses de xidos ntricos (NOx). A dimenso dos seus cristais da ordem de 20 nm, a superfcie especifica de 100 g/m2 e a sua pureza de 98%, conforme informaes do fabricante. 3.2 Formulao de misturas com nanotitnia selecionada As titnias nacionais, de utilizao corrente pelas indstrias de tintas, foram ensaiadas no aparato fotocataltico e no apresentaram foto degradao. O encapsulamento, ou dopagem, impede o fenmeno fotocataltico. Ou seja, o efeito fotocataltico capaz de degradar a resina polimrica das tintas ltex, prejudicando a funcionalidade do produto. Assim descartamos a utilizao das titnias nacionais encapsuladas. Foi estabelecida uma formulao bsica de tinta mineral com variao do teor de TiO2 nanomtrico 3 %, 5%,7% e 10%, em relao ao ligante. 3.3 Mtodo de preparao de amostras As tintas foram aplicadas a pincel sobre placa de fibrocimento em trs demos sobrepostas e cruzadas, a intervalos de 24 horas, secando sob ausncia de sol em ambiente confinado.

Figura 2 - amostras de tinta aplicada

3.4 Ensaios de fotocatalizao O aparato de ensaio de fotocatlise (figura 3), disponibilizado pelo Laboratrio de Rodovias Verdes da UFSC, consiste em um dispositivo de medio de degradao de xidos de nitrognio (NOx) como agente poluente, em ambiente controlado, atravs da leitura da diferena de concentrao resultante do efeito fotocataltico. Quando o TiO2 exposto a uma radiao ultravioleta (UV), capaz de gerar radicais hidroxilas OH- que degradam compostos txicos, reduzindo sua concentrao no ambiente controlado do aparato, Melo (2011). O aparato conta com um sistema de fornecimento de gases compostos por cilindros de ar sinttico (79,5% de N2 e 20,5% de O2) e xido ntrico (NO) com concentrao de 500 ppm estabilizado em nitrognio (N2), com taxa de fluxo de 1 litro/min, controlados por rotmetros ao longo das tubulaes. Na parte superior do aparato encontram-se as lmpadas fluorescentes Phillips 30W, como mostra a figura 3, (comprimento de 90 cm e radiao UV-A 315-400nm) conectadas a um reator dimerizvel e este a uma fonte de alimentao varivel (0 a 10 volts). A aquisio dos dados realizada a partir de um analisador de NOx acoplado tubulao aps a clula do fotoreator e conectado um microcomputador, utilizando programa do fabricante do equipamento. Este aparato foi desenvolvido inicialmente para ensaios de fotocatalizao em pavimentao de pavers, igualmente adicionados de TiO2 por Melo (2011).

Figura 3 - aparato fotocataltico do Laboratrio Rodovias Verdes UFSC

O ensaio de degradao de NOx foi realizado sob as seguintes condies: Taxa de fluxo: 1 litro/minuto Radiao UV-A (315-400 nm): 60 5 W/m2; Umidade relativa do ar: 35 5 %; Concentrao inicial de poluente (NOx): 20 ppm; Tempo de ensaio: 60 minutos, sendo 30 minutos com radiao UV-A. As medidas da degradao de NOx foram obtidas por um analisador de gases Madur modelo GA-12, mensurado atravs do princpio eletroqumico, com preciso de 1 ppm. Em reas urbanas a concentrao de poluentes pode chegar a at 1 ppm, conforme Martinez et al (2011). No ensaio utilizada uma concentrao de NOx 20 vezes superior ao normalmente encontrado nos grandes centros urbanos. O analisador de gases tem preciso de leitura de 1 ppm.

4. RESULTADOS Os diferentes teores de dixido de titnio apresentaram ao fotocataltica muito semelhante, causando a mesma degradao de NOx. J uma tinta mineral comum, sem dixido de titnio nanomtrico, no apresentou degradao, conforme o grfico da figura 4.

TINTA MINERAL ADITIVADA COM TiO2


3% de TiO2 com espessante 30 3% de TiO2 5% de TiO2 10% de TiO2 SEM TITANIO

25

20 NOx (PPM)

15

10

0 00:00

07:12

14:24

21:36

28:48 MINUTOS

36:00

43:12

50:24

57:36

Figura 4 - desempenho fotocataltico degradante de poluentes NOx

Da mesma forma que no projeto PICADA, no trato de argamassas fotocatalticas, as tintas com crescentes teores de TiO2 tambm no provocaram crescimento linear da atividade fotocataltica.

5. CONCLUSES Abre-se um novo campo para a purificao atmosfrica e criao de materiais auto-limpantes, visto que o TiO2, sob a forma de p nanomtrico, pode ser facilmente incorporado a matriz de novos materiais. A fotocatlise apresenta um grande potencial para contribuir com a sustentabilidade do ambiente construdo, pois permite reduzir a freqncia de limpeza com grande impacto em na reduo dos custos de manuteno. Essa tcnica transforma os edifcios em clulas capazes de contribuir para a limpeza de poluentes nocivos existentes em seu entorno, como os compostos orgnicos volteis (COVs) e os compostos de nitrognio (NOx). Os diferentes resultados obtidos pelo projeto PICADA, ao transpor para escala natural em ambientes urbanos as experincias fotocatalticas de laboratrio, em termos de percentuais de poluentes removidos, o principal desafio para introduo deste produto no mercado. Teor de 3% de dixido de titnio suficiente para obter foto degradao, no sendo necessria a utilizao de teores superiores. Cabe um prosseguimento da pesquisa visando obter uma otimizao do teor de dixido de titnio.

BIBLIOGRAFIA
CASSAR, L. Photocatalysis of cimentious materiais: clean building and clean air. MRS Bulletin, P 1-4, 2004. COST Action 540, Photocatalytic technologies and novel nanosurfaces materials, disponivel e acessado em 19/10/2011 em http://www.cost540.com/content/cost10.html DEMEESTERE, K.; DEWULF, J.; WITTE, B; BEELDENS, A.; LANGENHOVE, H.V, Heterogeneous photocatalytic removal of toluene from air on building materials enriched with TiO. Building and Environment 43, P 406414, 2008. FUJISHIMA, A. Discovery and applications of photocatalysis. JAPAN NANONET BULLETIN - 44th Issue - May 12, 2005. Acessado em 22/10/2011 http://www.nanonet.go.jp/english/mailmag/2005/044a.html] LACKHOFF, M.; PRIETO X.; NESTLE N.; DEHN F.; NIESSNER R. Photocatalytic activity of semicondutor-modified cement-influence of semicondutor type and cement ageing. Environmental 43, P 205 216, 2003. MARTINEZ, T.; BERTRON, A.; RINGOT, E.; ESCADEILLAS, G. Degradation of NO using photocatalytic coatings apllied to different substrates. Building and Environment 46, P-1808-1816, 2011. MELO, J. V. S. Desenvolvimento de pavimentos fotocatalticos para purificao do ar em grandes metrpoles. Dissertao de mestrado. Programa de ps graduao em engenharia civil PPGEC, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, Florianpolis, 2011. PICADA Project, Relatrio, disponvel e acessado project.com/domino/SitePicada/Picada.nsf?OpenDataBase. em 19/10/2011, http://www.picada-

POON, C. S.; CHEUNG, E. No removal efficiency of photocatalytic paving blocks prepared with recycled materials. Construction and Building Materials, 21 , P 1746-1753, 2007.

RAO, K.; SUBRAHMANYAN, M., BOULE, P. Immobilized TiO2 photocatalyst during long-term use: decrease of its activity. Environmental 49, P 239249, 2004. Disponivel em http://203.199.213.48/498/1/13.pdf, acessado em 25/10/2011. VALLE, F. Innovative self-cleaning and de-pollution faade surface. Disponivel em http://www.picadaproject.com/domino/SitePicada/Picada.nsf/1f9d19927a32e752c12569ab002c7ff8/8413f1d4 a238b193c12570dd004fa59c/$FILE/PICADA%20%20CIB%20publication.pdf , acessado em 25/10/2011 .CIB World Congress 2004. Agradecimento: ao Qumico Sandro de Freitas pela participao na elaborao das tintas.

Potrebbero piacerti anche