Sei sulla pagina 1di 22

MINI-CURSO DE ANLISE E ELABORAO DE PROJETOS

Conceitos de Projetos

A project, by definition, is a temporary activity with a starting date, specific goals and conditions, defined responsibilities, a budget, a planning, a fixed end date and multiple parties involved
(PMBOK PMI Project Manager Institute 2000)

...um esforo nico e no repetitivo, de durao determinada, formalmente organizado e que congrega e aplica recursos visando ao cumprimento de objetivos pr estabelecidos.
(PRADO, 2008)

Isso um projeto ou uma operao?

Caso da Cable & Wireless Panam, S.A.

Caractersticas comuns aos Projetos

Ciclo de Vida; Incerteza; Possibilidade de mudanas durante o ciclo de vida do projeto; Aumento do conhecimento com o tempo; Interfuncionalidade X Intersetorialidade.

Caractersticas comuns aos Projetos

Ciclo de vida do projeto

Caractersticas comuns aos Projetos

Incerteza Prazos

Mtodos

Procedimentos

Possibilidade de mudanas durante o ciclo de vida do projeto;

Caso da Quaker Oats Company.

Aumento do conhecimento com o tempo

Prazos

Mtodos

Procedimentos

Interfuncionalidade X Intersetorialidade

A ao que trabalha apenas uma funo administrativa nunca ser um projeto. Falconi

Nunca esquea que a vaidade inimiga do esprito de equipe. Bernardinho

Conceito de Gerncia de projetos

Gesto de Projetos um processo atravs do qual um projeto levado a uma concluso. Tem trs dimenses: objetivos (mbito, organizao, qualidade, custo, tempo); processo de gesto (planejar, organizar, implementar, controlar); nveis (integrativo, tctico)
(TURNER, 1994)

Abordagens para Gestode Projetos

Abordagem tradicional Na abordagem tradicional, distinguimos cinco grupos de processos no desenvolvimento de um projeto:
Iniciao; Planejamento; Execuo; Monitoramento e Controle; e, Encerramento.

Abordagens para Gestode Projetos

Gerenciamento por escopo do projeto


Essa abordagem considerada por Darci Prado como uma maneira contigencial de gerenciar, esta tem se mostrado muito eficaz, mas eficiente apenas em casos onde o grupo envolvido no projeto tem uma maturidade muito grande.

As Variveis no Gerenciamento de um Projeto

Alguns empreendimentos necessitam ser executados e entregues sob determinadas variveis. As variveis principais tambm podem ser denominadas como tradicionais. O gerenciamento de projetos tenta adquirir controle sobre trs variveis:
tempo; custo; escopo.

Anlise da Varivel Tempo

Tempo O tempo requerido para terminar os componentes do projeto normalmente influenciado quando se pretende baixar o tempo para execuo de cada tarefa que contribui diretamente concluso de cada componente. Ao executar tarefas usando a gerncia de projeto, importante cortar o trabalho em diversas partes menores, de modo que seja fcil definirmos condies de criticidade e de folgas.

Anlise da Varivel Escopo

Escopo
So as exigncias especificadas para o resultado fim, ou seja, o que se pretende, e o que no se pretende realizar. Esta varivel podem ser dadas por clientes externos ou internos.

Estrutura analtica do projeto

Em Gerncia de projetos, uma Estrutura Analtica de Projetos (EAP) uma ferramenta de decomposio do trabalho do projeto em partes manejveis, pode ser entendida como uma ferramenta de anlise do escopo O objetivo de uma EAP identificar elementos terminais (os produtos, servios e resultados a serem feitos em um projeto). Assim, a EAP serve como base para a maior parte do planejamento de projeto. A ferramenta primria para descrever o escopo do projeto (trabalho) a estrutura analtica do projeto.

Como construir uma EAP

A EAP deve ser completa, organizada e pequena o suficiente para que o progresso possa ser medido, mas no detalhada o suficiente para se tornar, ela mesma, um obstculo para a realizao do projeto.

Uma boa heurstica a seguir a regra do 8-80: exige-se que um pacote de trabalho ocupe entre 8 e 80 horas de durao.

Nvel de detalhe (granularidade)

Uma questo a ser respondida no projeto de qualquer EAP quando parar de quebr-lo em elementos menores.
Elaborao progressiva; Sadas planejveis; Competncias.

Padres de gerncia de projetos

Ao longo do tempo, houve diversas tentativas para desenvolver padres internacionais de gerncia de projetos. Dentre elas, destacam-se:
Project Management Body of Knowledge (PMBOK). ISO 10006: 1997, Quality management) Referencial Brasileiro de Competncias (RBC).

Termos e Definies
Abordagem : (Ingls: Approach) ; Andamento : (Ingls: Status); Workplan; Caminho Crtico : (Ingls: Critical Path); Cliente; Lista de Espera : (Ingls: Backlog);

Termos e Definies
Milestone : (Portugus: Marco); Resultado Esperado : (Ingls: Deliverable); Retroalimentao : (Ingls: Feedback); White Paper

OBRIGADO

Potrebbero piacerti anche