Sei sulla pagina 1di 57

O que Pscoa? Eles sabiam que precisavam ser salvos, no s do fara, mas tambm do Egito...

Quando Abrao, o primeiro hebreu, deixou Ur para seguir o chamado de Deus, ele sacrificou uma vida de conforto e facilidade. Ur no era uma pequena aldeia. Foi uma das mais antigas, e mais importantes cidades da Mesopotmia, cobrindo uma rea de cerca de quatro quilmetros quadrados junto ao rio Eufrates, que desgua no Golfo Prsico. Os cidados de Ur, de que eram bem mais de meio milho, viviam em segurana em uma cidade murada. Eles usufruam das vantagens da alta cultura e da civilizao do seu tempo. A arquitetura dos seus templos, construdos em honra as suas numerosas divindades, era uma fonte de grande orgulho. Do conforto, vantagens e sofisticao de Ur, o Senhor chamou Abrao e sua famlia para um estilo de vida seminmade. Eles caminhavam de acordo com as estaes, procurando pasto para seus rebanhos, e eles tambm cultivavam a terra. Tendas foram seus nicos abrigos do sol escaldante e do vento do deserto cruel. Mas eles acreditavam que um dia a terra seria realmente deles, isso ficou evidenciado pelo hbito de enterrar aqueles que morreram ao longo do caminho em cavernas. Ento, uma grande seca e fome levaram Jac, neto de Abrao, a deixar a promessa de Cana pelos alimentos no Egito. Mais uma vez a semente de Abrao desmontou suas tendas. Embalagem tudo o que eles tinham e foram embora, eles se dirigiram para o sul com suas mulheres, seus filhos, e seus rebanhos. Porque o filho de Jac, Jos tinha achado graa com o fara atual, eles foram recebidos como honrados visitantes e receberam a terra de Gsen como a sua morada (Gn 47:6). Gsen era uma rea frtil ao longo do delta do rio Nilo, situada na poro nordeste de uma rea entre o que agora o Cairo e Alexandria sudeste para o noroeste. Aqui os hebreus sentiram-se respeitados e seguros. O Egito o nosso lar, por que se preocupar com Cana? Por causa da seca devastadora que levou Jac a buscar refgio no Egito, muitos dos egpcios, eventualmente, tiveram falta de comida tambm. Alguns venderam o seu gado, sua terra e, finalmente, se venderam a Fara em troca de casa e comida. Porque os faras dessa poca eram de origem semita, que favoreceu a descendncia de Abrao, que tambm eram semitas. Pela primeira vez desde Abrao deixou Ur, os hebreus gozavam de um sentimento de permanncia. Eles viveram uma vida tranqila e segura em Gsen. O Nilo transbordava uma vez por ano, trazendo gua da vida na Terra. Houve pastagens, exuberantes e abundantes para os rebanhos e solo rico para crescer seu alimento.

Aqui os hebreus assistiram seus filhos crescerem. noite, eles dormiam em segurana atrs das grossas paredes de suas casas de adobe. J no acordam com o balido das ovelhas angustiadas com fome. Seus vizinhos egpcios eram pessoas de moral elevada e cultura avanada. No s produziam literatura e msica, mas tambm sabiam matemtica e algumas das artes de curar, e muitos foram os arquitetos especializados. Eles aceitaram os hebreus como iguais e at concederam honras a alguns deles. A vida era certamente agradvel. Nestas circunstncias, os descendentes de Abrao prosperaram durante centenas de anos. xodo 1:9 indica que os hebreus multiplicaram-se to rpido que um novo fara declarou que no havia mais egpcios na terra. Os filhos de Israel estavam to confortveis e seguros que era fcil esquecer que o Egito no era a terra que Deus havia prometido a seus pais. Talvez alguns deles at mesmo tivessem esquecido o prprio Deus. Eles j no queriam seguir os planos de Deus. O Senhor fez aliana com Abrao. Da parte de Deus, Ele prometeu-lhes a terra (Gnesis 15:18). Da parte de Abrao, ele e sua descendncia deveriam ir para onde lhes foi dito ir e ostentar as marcas fsicas da aliana, a circunciso (Gnesis 17:10). Os hebreus se esqueceram de procurar a Terra Prometida e se esqueceram de circuncidar, enquanto eles estavam no Egito (Josu 5:5). Eles precisam ser resgatados, para ser "mais uma vez considerado" o povo da aliana, o povo de Deus.

Senhor perdoa a nossa complacncia - Nos tire fora daqui!

Por mais de quatrocentos anos Israel viveu beira de um vulco sem saber. O vulco que entrou em erupo foi o Egito e suas chamas ameaaram consumi-los, pois surgiu um novo fara, que "no conhecia Jos" (xodo 1:8). Temendo a fora e o poder da vasta multido de estrangeiros hebraicos, ele se virou contra eles e fez deles seus escravos. Os filhos de Israel continuaram a viver em Gsen, mas a terra no mais pertencia a eles. Agora, eles pertenciam terra, ao Egito e ao fara. Eles tinham que servi-lo com trabalho rduo, suor, nos campos, na construo de suas estimadas cidades, sem compensao ou mesmo dignidade. No houve greves ou sindicatos para apresentar uma queixa. Fara nomeou capatazes para seus escravos para dar mais trabalho do que eles poderiam fazer. Se um homem casse de exausto, os exatores o deixado morrer e rapidamente outro seria colocado em seu lugar. Sob esse regime, os filhos de Israel trabalharam e sofreram, mas ainda assim eles cresceram em nmero. Enfurecido, Fara ordenou que os bebs do sexo masculino dos hebreus fossem assassinados, numa tentativa de

acabar com toda a nao. Ento os israelitas lembraram-se do Deus de seus pais. Eles sabiam que precisavam ser salvos, no s de fara, mas tambm do Egito. Clamaram a Deus em sua escravido e sofrimento, e o Senhor ouviu seus apelos angustiados. Agora que eles estavam prontos para a Sua ajuda, o Senhor lembrou-se da sua aliana com Abrao, Isaque e Jac.

Jeov poderia ter matado o fara perverso em um instante e trazer uma nova ordem mais favorvel no Egito. Mas isso no teria sido suficiente. Os filhos de Jac tinham de deixar o Egito, a fim de servir a Deus. Coisas antigas, velhas atitudes, afetos antigos tinham de passar. A nao de Israel tambm precisava de um novo comeo. Assim, a redeno na Pscoa preparou os filhos de Jac para uma outra aliana a ser feita no Monte Sinai, que iria restabelecer e reafirmar-los como o povo de Deus. O resgate da Pscoa do Egito mudou cmputo de Israel no tempo. Deus ordenou que os hebreus a contarem o ms da libertao do Egito, como o primeiro ms do ano. Ele estava basicamente dizendo: "Este evento to histrico que reorganizar a sua agenda por causa disso." Eles estavam comeando a contar sua histria a partir do ms de Nisan. (Da mesma maneira que, marcamos a nossa histria AC e DC, baseando o nosso calendrio sobre o que aconteceu no Calvrio). A maioria das culturas antigas tinha calendrios agrcolas e comeavam os seus anos na poca de uma nova vida na natureza. O calendrio agrcola de Israel comeava no outono, o incio da estao chuvosa. Mas agora, Deus diz que o calendrio religioso da nao comear na primavera, porque sua religio no ser baseada na agricultura, mas sobre este ato histrico de resgate da escravido. A grande nao que Deus havia prometido a Abrao estava prestes a se tornar uma realidade.

A Pscoa Original Redeno de Israel comeou esta noite por trs da segurana do sangue, aspergido nas portas

A fim de resgatar o Seu povo do Egito, o Senhor escolheu um homem que foi, em muitos aspectos, tanto um egpcio, como um hebreu. Moiss nasceu um israelita, mas ele cresceu no palcio da filha do fara. Ele foi criado por sua me, hebraica, mas ele aprendeu a sabedoria popular dos mestres egpcios. Deus o escolheu para libertar Israel, para mostrar a todos que "o Senhor faz uma distino entre o Egito e Israel" (xodo 11:7b). Naquela noite o Senhor no permitiu nem mesmo que um co rosnasse para um hebreu: mas contra todos os filhos de Israel nem ainda um co mover a

sua lngua, desde os homens at aos animais (xodo 11:7a). Um co rosnar para algum era a mais comum das ameaas dirias, era um sinal de preservao milagrosa de Deus, uma ilha de paz em meio a um pas em agitao. O povo de Deus no tratado da mesma forma como o mpio, quando chegar o tempo de julgamento.

Quando jovem Moiss fugiu do Egito em desgraa sob pena de morte. Quando Deus o chamou para tirar Israel da escravido, ele tinha sido afastado da cultura e sofisticao do Egito durante quarenta anos. Ele tinha substitudo h muito tempo suas vestes principescas por vestimentas grosseiras de um pastor. Ele estaria diante do sucessor do fara que havia procurado por sua vida. Seus olhos brilhavam com o fogo do Deus vivo, a quem ele havia encontrado no deserto. Suas mos calejadas pelo cajado de pastor, que era um instrumento do poder de Deus. Seus lbios eram o porta-voz do Senhor, quando ele confrontou Fara com as suas palavras: "Deixa ir o meu povo!"

Quando Fara se recusou o Senhor demonstrou Seu poder, trazendo o julgamento sobre os falsos deuses do Egito. Atravs de Moiss, ele transformou a gua em sangue, mostrando que era maior que o Nilo, que os egpcios adoravam como o sustentculo da vida. Ele escureceu o cu, proclamando a sua superioridade sobre o deus sol, R. Ele fez as pragas das rs que os egpcios tinham respeitado como controladores dos insetos indesejveis que apareciam aps a inundao anual do grande rio.

O Senhor derramou praga, aps praga, mas, o corao de Fara ainda estava duro. Deus arruinou os egpcios com granizo e gafanhotos; matou o seu gado com doena, e oprimiu as pessoas com furnculos dolorosos, vermes repugnantes, e escurido. E quando o clice da iniqidade estava cheio, Fara endureceu o seu corao ainda mais. Atravs de Moiss, Deus mandou uma mensagem a Fara: "Israel meu filho primognito, e eu tenho te dito, 'Deixa ir o meu filho, para que me sirva. mas tu recusaste deix-lo ir; eis que eu matarei a teu filho, o teu primognito (xodo 4:2223, cf. 11:4-8). Ele agora estava determinado a quebrar a vontade de ferro do Egito, com uma ltima praga. O espectro da morte estava a voar noite sobre a terra, interrompendo a linha de sucesso, trazendo a tragdia para cada casa onde o Senhor no era temido e obedecido.

Embora a sua redeno estivesse na porta, os israelitas no estavam automaticamente isentos desta ltima praga. Deus temperou Sua sentena final sobre o Egito com misericrdia e disposio em substituir uma vida por outra vida. O Senhor disse:

Falai a toda a congregao de Israel, dizendo: Aos dez deste ms, tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada casa. e o guardareis at ao dcimo quarto dia deste ms, e todo o ajuntamento da congregao de Israel o sacrificar tarde. E tomaro do sangue e p-lo-o em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E eu passarei pela terra do Egito esta noite e ferirei todo primognito na terra do Egito, desde os homens at aos animais; e sobre todos os deuses do Egito farei juzos. Eu sou o SENHOR. E aquele sangue vos ser por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vs, e no haver entre vs praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito (xodo 12:3, 6-7, 12-13).

O verbo "passar" tem um significado mais profundo do que aqui a idia de pisar ou saltar sobre algo para evitar o contato. No o verbo hebraico comum, uma BHAR, ou Gabhar, que freqentemente usada nesse sentido. A palavra usada aqui pasah, de onde vem o Passah substantivo, que se traduz a Pscoa. Estas palavras no tm nenhuma conexo com qualquer outra palavra em hebraico, mas eles se assemelham a pesh palavra egpcia que significa "abrir as asas sobre." Arthur W. Pink, em seu livro sobre o xodo (Gleanings), lana mais luz sobre isso: A palavra usada nesse sentido em Is. 31:5: Como as aves voam, assim o SENHOR dos Exrcitos amparar a Jerusalm; ele a amparar, e a livrar, e, passando (pasoach), particpio de pasach) , a salvar." A palavra tem, por conseguinte, o prprio significado do termo egpcio para "espalhar sobre as asas e proteo", e Passah, a Pscoa do Senhor, tem esse esse sentido de acolhimento e proteo de se encontrar sob as asas estendidas do Todo Poderoso. Ser que isso no pode dar uma nova amplitude a estas palavras: "Jerusalm, Jerusalm, que matas os profetas b e apedrejas os que te so enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e no quiseste?" (Lucas 13:34). E este termo Pesach aplicado: (1) para cerimnia... e (2) ao cordeiro ... Cordeiro que foi morto, para abrigar atrs de seu sangue e comer sua carne, constituram o Passah, a proteo do povo escolhido de Deus abrigado sob as asas do Altssimo. No era apenas para que o Senhor passasse pelas casas dos israelitas, mas que ele ficava de guarda protegendo cada sangue aspergido na porta! ["... O Senhor no deixar o destruidor entrar" (xodo 12:23)]. Deus inclui todos na sentena de morte em xodo 11:5 "Todo primognito no Egito morrer". Deus deve fazer a coisa apenas porque Ele Deus, mas Ele equilibra a Sua justia com a Sua misericrdia. Ele decreta julgamento de todos os pecados e todos os pecadores, ento, ele fornece uma forma de fuga, uma kiporah, ou cobertura. Enquanto a chuva cai sobre todos, aqueles que tm um guarda-chuva no se molhar. Para aqueles que buscam seu

caminho para satisfazer as exigncias de Sua Lei, Deus d o sangue do cordeiro, como um manto.

Redeno de Israel comeou essa noite por trs da segurana do sangue, aspergido nas portas. Foi uma noite de horror e tristeza para quem tinha tolamente ignorado o mandamento de Deus. Foi uma longa noite de viglia misturada com esperana para o obediente. Talvez gritos de angstia pudessem ser ouvidos a partir do exterior como se o ceifeiro da morte fosse de casa em casa. Talvez s houvesse um silncio sinistro. As pessoas sabiam que o terror e a morte estavam fora daquela porta, e no se atreveram abri-la at de manh. Foi uma noite de julgamento, mas a morte vicria do cordeiro da Pscoa trouxe perdo ao povo de Deus. Ele lavou 430 anos de contaminao do Egito. O sangue do cordeiro os protegia da ira do Todo-Poderoso. Sua carne assada alimenta seus corpos com fora para a jornada perigosa pela frente. Comeram s pressas, lombos cingidos, cajado na mo, sapatos em seus ps, preparado para sair a qualquer momento por ordem de Deus. Nessa noite de espera e de completo temor, eles experimentaram a proteo amorosa de Jeov, mesmo no meio do Seu julgamento feroz. Eles ganharam uma confiana profunda que foi o suficiente para v-los atravs de outra noite negra que viria em breve. Eles estariam beira das ondas de agitao do mar Vermelho, com todo o exrcito dos egpcios com raiva s suas costas, e eles confiaram nas palavras de Moiss: "Permanecei firmes e vereis a libertao do Senhor" (xodo 14:13). O Senhor freqentemente trabalha em nome do Seu povo quando as coisas ficam mais sombrias. Nas palavras do salmista: "O choro pode permanecer por uma noite, mas a alegria vem pela manh" (Salmos 30:5). E assim a manh veio, e com ela a alegria e liberdade. Fora de Sua misericrdia, e porque quis guardar a sua aliana, o Senhor salvou Israel. A semente de Abrao no se deve esquecer seu compromisso com o Santo de Israel, e eles no devem esquecer suas promessas. Eles devem lembrar que ele os tirou do Egito com mo forte e com seu brao estendido. Lio Objetiva de Deus Deus fala em termos de experincia humana... A Redeno de Israel pelo Senhor precisava ser gravada na mente e no corao das geraes futuras. Como pode um povo se lembrar melhor da sua histria? Livros e pergaminhos s podem captar o interesse dos acadmicos, e com o tempo, as palavras podem perder o seu significado. Deus, o Mestre dos mestres, inventou o mtodo perfeito. Ele ordenou a reconstituio anual daquela primeira noite de Pscoa, uma cerimnia que vai apelar aos sentidos. O mesmo que ns ensinamos as crianas de hoje atravs de lies objetivas, o Senhor utilizou atos cotidianos de viso, audio, olfato, paladar e tato para ensinar as verdades sagradas de seu povo. Ainda que nem sempre, fato que no NT Jesus ensinou por meio de

lies objetivas. Ele buscou fazer da verdade uma coisa concreta e viva, e este mtodo naturalmente deu resultado. Ele se utilizou do seu princpio geral, duma forma ou doutra, mais que de sua prtica especfica. Temos, porm, vrios casos bem definidos e interessantes do emprego que Jesus fez de objetos. Neste ponto vamos parentesiar a pscoa e falarmos brevemente sobre lio objetiva:

Uso de Objetos ou Coisas 1) A natureza e o valor dos objetos Ordinariamente, quando se fala em lies objetivas, pensamos logo no uso de coisas que simbolizam ou sugerem a verdade a ser ensinada. Isso inclui modelos, quadros, desenhos, mapas e outros materiais semelhantes. Um modelo da arca de No, ou do tabernculo, ou do conjunto duma misso estrangeira valiosa ajuda para aclarar e avivar a cena a ser discutida. Tambm o uso de bons quadros ou de desenhos no quadro-negro ajuda bastante a apresentao de cenas bblicas ou missionrias, como de outras verdades. O planetrio numa escola pblica, mostrando a posio relativa do sol e da terra, torna muito mais clara a razo da mudana das estaes do que uma definio abstrata ou uma explicao como esta: "A mudana das estaes deve-se inclinao do eixo da terra para o plano da eclptica, ao mesmo tempo que a terra rodeia o sol." Note-se, porm, que objetos simblicos, como um bocado de po para representar que Cristo o Po da Vida, cu clarear um copo de gua escura ou turva por meio de elementos qumicos para mostrar como a regenerao limpa o corao do pecador, so mtodos no muito recomendveis porque as crianas podem tomar o figurado pelo real. O valor dos objetos est no apelo vista, aos olhos, e no modo definido e prtico pelo qual representa aquilo que se descreve. Por meio de coisas que os alunos podem ver, conseguimos de modo eficaz prender o pensamento, a ateno e o interesse deles, bem mais do que por palavras que lhes dirigimos; tanto que alguns afirmam que 80% de nossos conhecimentos nos vm pelos olhos. Quase que invariavelmente lembramos bem mais aquilo que vemos do que aquilo que ouvimos. Um dos professores mais fracos que este escritor conheceu ensinou uma das lies mais profundas que ele aprendeu na vida, quando desenhou no quadro-negro uma escada mais larga no topo do que no p, para com aquilo ilustrar que, quanto mais subimos no terreno da educao, maiores so as oportunidades que temos na vida. Os professores 3ro muito bem em buscar usar desembaraadamente o quadro-negro. Eduardo Leigh Pell diz: "Falamos de princpios gerais, quando devamos

mostrar coisas concretas. No poucos mestres gastam meia hora, tentando explicar uma coisa com palavras de sua boca, quando um lpis, um pedao de papel e duas ou trs linhas retas ou curvas tornariam em dois minutos aquilo to claro como a luz meridiana. "E acrescenta: Se o catlico romano se mostra mais afeioado sua Igreja do que o protestante, em grande parte porque quele se deixa ver e manusear as coisas ao passo que ao protestante se exige que as alcance com a imaginao". 2) O uso que Jesus fez de objetos Um dos exemplos mais fortes do uso de lies objetivas pelo Mestre aquele que nos fala de quando ele tomou um menino e o ps no meio dos discpulos, para ensinar qual a atitude que devemos tomar para com o Reino de Deus (Mat. 18:1-4). Os discpulos pensavam que o Reino era algo com escalas e ordens hierrquicas, e, portanto, com promoes e distines especiais. Assim, ambies e egosmos ocupavam seus coraes, e j discutiam qual deles seria o maior. Da Cristo perguntou: "Quem , porventura, o maior no reino dos cus?" (v. 1). Ao que parece, sem qualquer outra palavra de explicao ou de discusso, chamou uma criana e a ps no meio deles. Vendo eles a modstia, o desinteresse e a humildade exemplificados na criana, Jesus lhes disse que deviam tomar a atitude da criana para poderem entrar no Reino. E, da, acrescentou: "Quem, pois, se tornar humilde como este menino, esse ser o maior no reino dos cus" (v. 4). Era a maior lio sobre a modstia e contra o mal do orgulho que a humanidade recebia naquela hora. Temos tambm exemplo de Jesus lavando os ps a seus discpulos (Joo 13:1-15). Os povos orientais usavam sandlias. Caminhando por estradas poeirentas, os ps sujavam-se muito. Entrando numa casa, para uma visita ou uma festa, era costume o criado da casa tomar uma bacia de gua e uma toalha para lavar e enxugar os ps dos visitantes. Parece que na hora no estava nenhum dos da casa, e Jesus foi fazer o papel de criado. Assim lavou e enxugou os ps dos discpulos. Fez aquilo de modo mui natural e normal, para atender a uma necessidade. Assim agindo, o Mestre mostrou a dignidade e grandeza do servio humilde. Era uma demonstrao do que qualquer pessoa deve fazer em semelhantes circunstncias. Era tambm outra lio sobre a humildade e uma das mais expressivas lies que Jesus deu em sua vida. Terminou aquilo, dizendo: "Se eu, pois, sendo Senhor e Mestre, vos lavei os ps, tambm vs deveis lavar os ps uns aos outros. Porque vos dei exemplo, a fim de que, como eu fiz, assim faais vs tambm" (vv. 14 e 15). Noutra ocasio vieram tent-lo representantes dos fariseus e dos herodianos, e lhe perguntaram se era lcito ou no pagar tributo a Csar. Sem argumentar, Jesus lhes pediu que mostrassem uma moeda de tributo, e lhe trouxeram um denrio. Da, exibindo-lhes o denrio, o Mestre perguntou: "De quem esta efgie e inscrio?" Responderam: "De Csar."

Ento o Mestre lhes disse: "Dai, pois, a Csar o que de Csar, e a Deus o que de Deus" (Mt. 22:15-22). Jesus fez pelo menos duas coisas, ao usar aquele objeto. Por um lado chamou a ateno, pois que no se falha nunca ao empregar este mtodo. Doutro lado, usou-o como instrumento para ensinar o dever de se pagar tributos, mesmo que fosse a Csar, e tambm nosso dever de dar ao Senhor, visto que aquilo que possumos pertence a ele. Mui provavelmente nenhuma outra afirmativa de Jesus tem sido mais citada do que esta, no decorrer dos sculos. Outros exemplos incluem a instruo dada pelo Mestre, quando disse aos do e que sacudissem o p de seus ps, quando, agindo como missionrios dele, deixassem uma casa ou cidade que no os recebesse bem (Mt. 10:14). Isso simbolizava que haviam cumprido seu dever para com a comunidade e que j o sangue deles no cairia sobre os discpulos. Tambm o caso do paraltico trazido por quatro amigos proporcionou ao Mestre uma demonstrao objetiva do seu poder de perdoar os pecados dos homens, quando os escribas o acusaram de blasfmia, dizendo que s Deus podia perdoar pecados (Mt. 2:6-12). Se ele podia curar a paralisia, tambm podia perdoar pecados, pois que isto no era mais difcil que aquilo, igualmente o Mestre provou sua divindade, dando vista ao cego, fazendo andar o coxo, dando ouvidos ao surdo, quando Joo Batista, assaltado pela dvida, enviou os mensageiros para lhe perguntar se ele era mesmo o Cristo (Mt. 11:2-6). Assim, temos abundantes provas de que Jesus usou lies objetivas para tornar seu ensino mais atrativo, mais claro e mais impressionante. Aps esse sucinto enfoque sobre lio objetiva podemos adentrar nas lies objetivas da pscoa. O Cordeiro Deus comeou Sua lio para Israel com o cordeiro pascal. Primeiro, as pessoas tinham que separa de seus rebanhos o mais belo, o mais saudvel, com cerca de um ano de idade. Um animal dessa idade estava apenas se aproximando do principal de sua vida, era brincalho e cativante. Ento, a famlia teve de observ-lo com cuidado por quatro dias antes da Pscoa para se certificar de que era perfeito em todos os sentidos. Durante este perodo de observao, em que ele era alimentado e cuidado, a famlia se acostumava em ter o cordeiro ao redor. Ao final do quarto dia, ele deve ter ganhado o carinho de toda a famlia, especialmente as crianas. Agora todos eles devem evitar os seus grandes olhos inocentes quando o chefe da casa prepara-se para mergulhar a faca. Embora nos tempos antigos a carne fosse um deleite, como que eles poderiam comer a carne do cordeiro? A lio foi dolorosa. Deus exige santidade que Ele julga o pecado, e o preo caro. Mas ele tambm misericordioso e fornece uma maneira de escapar (resgate). O cordeiro pascal inocente prefigura aquele que viria sculos para ser a expiao e redeno final de Deus; o cordeiro pascal foi marcado para morrer.

O cordeiro da pscoa foi marcado para morrer Em Isaas 53:7 est a profecia de que o Messias ser levado como um cordeiro para o abate. O cordeiro da pscoa devia ser perfeito Primeira Pedro 1:19-20 diz que Jesus foi predestinado a morrer antes da criao do mundo. O cordeiro da Pscoa devia ser perfeito, de acordo com Deuteronmio 15:21, apenas o que perfeito pode fazer expiao. Jesus, o Messias se apresentou no Ministrio Pblico por trs anos e mostrou-se perfeito no corao e nas aes. Mesmo Pilatos no encontrou nenhuma culpa nele. Hebreus 4:15 diz que Ele foi tentado (testado) em todos os pontos, porm, sem pecado. Primeira Pedro 1:19 descreve-o como um cordeiro sem defeito e sem mcula.

O cordeiro da pscoa assado com fogo Nas Escrituras, o fogo o smbolo do juzo de Deus. O profeta Isaas predisse que o Messias iria tirar os pecados de muitos, iria ser ferido pelos pecados que no lhe pertenciam, ser atingido com o julgamento de Deus, e ser contado com os transgressores. Como Jesus, o Messias sofreu o fogo da ira de Deus e do julgamento, Ele clamou na cruz: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Mateus 27:46). Segunda Corntios 5:21 diz: "quele que no conheceu pecado, o fez pecado por ns; para que, nele, fssemos feitos justia de Deus".

Nenhum osso do cordeiro pascal foi quebrado Os soldados romanos no quebraram as pernas de Jesus, o Messias, como fizeram com as pernas dos outros dois homens crucificados ao lado Dele. Redeno atravs da morte do cordeiro pascal era pessoal, bem como nacional. Mesmo assim, a salvao deve ser um caso pessoal. Na verso King James da Bblia, vemos uma evoluo na forma como o cordeiro descrito. Em xodo 12:3, a ordem tomar um cordeiro, uma entidade nebulosa desconhecida, nada de especial. Em xodo 12:4, Deus descreve o cordeiro. Agora ele conhecido, exclusivo, separado. Finalmente, em xodo 12:5, Deus determina, "O cordeiro ser sem defeito. "Cada alma deve tomar um cordeiro para si mesmo. Arthur Pink cita Glatas 2:20 para aplicar esta f no Messias: "J estou crucificado com Cristo; e vivo, no mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na f do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim ". O Novo Testamento refere-se a Jesus, o Messias mais de trinta vezes como o

Cordeiro de Deus. F e confiana em Seu sacrifcio faz uma pessoa ou uma nao pertencer a Deus.

As ervas amargas E naquela noite comero a carne assada no fogo, com pes asmos; com ervas amargosas a comero. (xodo 12:8) Jeov disse aos israelitas para comerem o cordeiro pascal com ervas amargas. O primeiro simbolismo que vem mente o bvio: os sofrimentos que os israelitas suportaram sob os chicotes dos feitores de fara. Mas h uma lio mais profunda tambm. As ervas amargas so um lembrete de que os filhos primognitos do povo de Israel vivem porque os cordeiros pascais morreram. Deus nos criou seres humanos para ganhar a vida atravs da morte, para receber sustento fsico a partir da morte de algo que outrora era vivo, seja ele vegetal ou animal. Da mesma forma, o crente em Jesus recebe nova vida atravs da Sua morte como o Cordeiro de Deus. Alm da morte, a amargura na Escritura fala tambm de luto. Zacarias 12:10 profetiza que um dia Israel como uma nao ir chorar e estar de amargo luto pelo seu Messias, como um pessoa que chora pelo nico filho que morreu. Deus diz em Zacarias 13:9 que Ele trar Israel atravs do julgamento de fogo e refin-lo- como a prata e o ouro so refinados. Ento Israel ir proclamar: "O Senhor meu Deus", e no dia que "o Senhor ser rei sobre toda a terra" (Zacarias 14:9).

O po zimo E naquela noite comero a carne assada no fogo, com pes asmos; com ervas amargosas a comero. (xodo 12:8) O prximo smbolo na lio objetiva de Deus o po zimo. Os filhos de Israel comeram o cordeiro pascal com ervas amargas e po zimo, ento eles no deveriam comer nenhuma levedura posteriormente durante sete dias completos (a Festa dos Pes zimos). O simbolismo mais profundo do que a pressa da sada do Egito. Fermento na Bblia quase sempre um smbolo do pecado e despojamento de tudo o fermento um retrato da santificao dos filhos de Deus. Purificados, redimidos pelo Cordeiro de Deus, o verdadeiro crente deve repudiar o fermento da velha vida antes do resgate. Ao ensinar o Seu povo esta verdade, Deus no os deixar lidar com abstraes. Deus fala em termos de experincias humanas. Fermento era algo que cada mulher, cada cozinheiro, usava na vida cotidiana. A sensao, o cheiro, os efeitos do fermento tinha um significado evidente. A palavra hebraica para fermento chometz, o que significa amargo ou

azedo. da natureza do pecado, tornar as pessoas amargas ou azeda. O fermento faz a massa tornar-se inchada, de forma que o produto final mais volume, e menos peso. O pecado do orgulho faz com que as pessoas se ensoberbeam, pensarem que so muito mais do que elas realmente so. As mulheres hebrias utilizavam um mtodo de fermentao. Antes de formar a massa em pes prontos para assar, eles retiravam um pedao da massa crua e colocavam-na em um local fresco e mido. Quando chegava a hora de cozer outro lote de po, retiravam um pouco da massa reservada e misturavam no novo lote de farinha e gua para fermentar o po seguinte. Cada "nova gerao" de po era organicamente ligada com esporos de levedura comum com os pes anteriores. A raa humana tem este mesmo tipo de ligao com a natureza do pecado de nosso primeiro pai, Ado. Muitas vezes as pessoas se desculpam por mau comportamento ou atitudes erradas, dizendo: "Eu sou apenas humano." Mas, sendo "apenas humanos", partilhamos uma natureza pecaminosa com toda a humanidade. Jesus falou de fermento ou levedura, como a falsa doutrina e hipocrisia (Mateus 16:11-12, Marcos 8:15, Lucas 12:1; 13:21). O apstolo Paulo em 1 Corntios 5:6-8 (ACF), falou do fermento da malcia e perversidade. Ele disse, Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa pscoa, foi sacrificado por ns." Por outro lado, Paulo descreveu o po zimo como sinceridade e verdade. A palavra hebraica po zimo (sem fermento) significa "doce, sem azedume." O po zimo tipifica a doura e salubridade da vida sem pecado. Ele antecipou a vida, sem pecado perfeito do Messias, que viria a definir Sua vida como ltimo Cordeiro pascal de Deus. Em observncias da Pscoa aps a cessao dos sacrifcios do Templo, o po zimo teve um significado adicional quando os rabinos decretaram que ele fosse um memorial do cordeiro pascal. Assim, para os hebreus, o despojamento de todo fermento simbolizava quebrar o ciclo do pecado e comear de novo fora do Egito uma nova caminhada da nao perante o Senhor. Eles no colocavam fermento a fim de ser resgatado. Em vez disso, eles no colocavam o fermento, porque eles foram resgatados. Este mesmo princpio se aplica para os remidos do Senhor em todas as pocas. A salvao por graa "no por obras, para que ningum se glorie" (Efsios 2:8-9).

O Sangue na Porta Ento, tomai um molho de hissopo, e molhai-o no sangue que estiver na bacia, e lanai na verga da porta, e em ambas as ombreiras, do sangue que

estiver na bacia; porm nenhum de vs saia da porta da sua casa at manh (xodo 12:22). Vrias vezes a Escritura menciona uma marca especial que vai garantir iseno de destruio para aqueles que temem o Senhor. Um texto Ezequiel 9:4-6; outros dois so encontrados em Apocalipse 7:2-3 e 9:4. Quando o julgamento era iminente no Egito, Deus ordenou aos filhos de Israel que marcassem as portas das suas casas com o sangue do cordeiro pascal. Este sangue pintado nas portas separava as casas dos que acreditavam e obedeciam a Deus das casas daqueles que no fizeram. A bacia mencionado em xodo 12:22 no como os recipientes utilizados hoje. tirado do conceito egpcio de seiva, ou seja, era o limiar ou vala que foi cavada em frente das portas das casas para evitar inundaes. As pessoas colocavam um recipiente na vala para evitar infiltrao. Os israelitas mataram os cordeiros da Pscoa na porta da casa, e o sangue do abate automaticamente correu para a depresso da bacia no limiar. Quando espalharam o sangue com a escova de hissopo, primeira verga da porta (a parte horizontal superior da ombreira), depois ento cada ombreira (os lados verticais). Ao fazer isso, eles executavam movimentos que lembravam uma cruz sangrenta, a profecia de um outro sacrifcio da Pscoa que viria sculos mais tarde. Assim, a porta estava "fechada" em todos os quatro lados com o sangue do cordeiro, porque o sangue j estava na bacia, na parte inferior. Arthur Pink v isso como um retrato do sofrimento do prprio Messias: "O sangue em cima onde os espinhos furaram o rosto, o sangue nos lados, aonde as mos foram perfuradas; sangue embaixo aonde os ps foram perfurados".

Hissopo Ns vemos o simbolismo ainda nas palavras de Jesus, quando disse: "Eu sou a porta; se algum entrar por mim, salvar-se-, e entrar, e sair, e achar pastagens" (Joo 10:9). Os israelitas entraram atravs da porta selada com sangue na noite de Pscoa, e encontraram segurana. Protegidos e redimidos pelo sangue sacrificial, saram na manh seguinte e comearam sua jornada em direo ao bom pasto, a terra da promessa. Ns, que somos redimidos pelo verdadeiro Cordeiro pascal encontramos nele a segurana no julgamento de Deus, e, por causa dele, ns vemos adiante um refgio, um futuro eterno na prpria presena do Todo-Poderoso, na cidade, cujo arquiteto e construtor Deus (Hebreus 11:10).

A OBSERVNCIA DA PSCOA NO PRINCPIO

A celebrao da Pscoa, ou a negligncia da mesma, foi um termmetro que indicava a condio espiritual da comunidade... Depois de serem salvos de uma praga de morte pelo sangue do cordeiro pascal, os filhos de Israel saudaram a aurora da redeno com uma nova confiana. Na noite anterior, tinham sido tmidos escravos, agachados atrs de portas trancadas. Agora eles abriram as portas e janelas para o sol da manh e se alegraram na sua libertao. Admirados que o poder do TodoPoderoso lhes houvesse protegido do anjo da morte, eles estavam prontos para seguir seu servo Moiss. Naquela mesma manh, com os egpcios, com medo de mais da ira de Jeov, os hebreus pediram para deixar o pas imediatamente. No houve tempo para preparar comida para a viagem, assim que israelitas colocaram a massa de po zimo, ainda amassada em tigelas, e a prenderam s suas costas. Com essa proviso insuficiente de alimentos, eles partiram do Egito com suas esposas, crianas, idosos, rebanhos, e tudo o que possua. Eles no deixaram nada para trs, e os seus animais foram ofertados com as riquezas por seus assustados vizinhos egpcios. Quatrocentos e trinta anos antes, setenta pessoas tinham vindo para a terra dos faras com Jac. Agora, neste dia uma multido poderosa saiu. A Bblia registra que seiscentos mil homens deixaram o Egito. Suas mes, esposas e filhos certamente aumentaram os nmeros para quase dois milhes de pessoas. Esta a recm-formada nao que vaguearia no deserto por quarenta anos. Uma gerao inteira que envelheceu e morreu antes que pudessem entrar em Cana, a terra que mana leite de cabra e mel de figos. Deus havia deixado instrues para lembrarem-se da fuga do Egito: E este dia vos ser por memria, e celebr-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas geraes o celebrareis por estatuto perptuo. (xodo 12:14) E acontecer que, quando entrardes na terra que o SENHOR vos dar, como tem dito, guardareis este culto. E acontecer que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto este vosso? Ento, direis: Este o sacrifcio da Pscoa ao SENHOR, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egpcios e livrou as nossas casas. Ento, o povo inclinou-se e adorou. (xodo 12:25-27) Esta noite se guardar ao SENHOR, porque nela os tirou da terra do Egito; esta a noite do SENHOR, que devem guardar todos os filhos de Israel nas suas geraes. (xodo 12:42) E, naquele mesmo dia, fars saber a teu filho, dizendo: Isto pelo que o SENHOR me tem feito, quando eu sa do Egito. (xodo 13:8) A palavra "guardar" (hb. Shamar ) usada em xodo 12:42 vem da raiz hebraica, que significa "observar atentamente, agir de acordo com que se espera". Como o povo de Israel naquela primeira Pscoa, eles foram

ordenados a observarem atentamente a cada ano, a lembrana da noite de Pscoa. Era para ser um memorial perptuo. Para os patriarcas hebraicos, um memorial era mais que uma lpide ou um marco para indicar tempo ou espao. Eles usaram o memorial para lembrar ou autenticar eventos importantes. Ao longo do livro de Gnesis, Abrao, Isaque e Jac construram altares ou marcadores erigidos nos locais onde Deus tinha se manifestado a eles. Estes marcadores eram como lembretes das promessas de Deus descendncia de Abrao, para fazer deles uma grande nao, para dar-lhes uma terra, e para torn-los uma bno para todos os povos. Deus determinou a observncia do memorial anual da Pscoa, para que seu povo pudesse refletir regularmente sobre tudo o que Ele havia feito por eles. Quando eles entrassem na Terra Prometida deviam lembrar-se do Senhor. Eles deviam ensaiar e recontar os eventos da grande redeno dos seus antepassados que ansiaram pela liberdade da escravido. Eles deviam alegrar-se das bnos do passado e do presente e esperar que Deus ainda iria fazer atravs deles. Deus deu uma regulamentao especfica para a sua celebrao: 1. Toda a congregao de Israel devia manter a Pscoa (xodo 12:47). 2. Eles no deviam permitir que qualquer estranho comesse a Pscoa, isto , ningum que no fosse circuncidado ou de fora da aliana (xodo 12:4345). 3. Apenas um cordeiro por casa era permitido. Mais do que uma famlia podia se reunir, desde que eles vivessem juntos sob o mesmo teto e nenhuma poro da carne podia sair fora da casa (xodo 12:3-4, 46). 4. Eles deviam comer inteiramente o sacrifcio da Pscoa em uma noite, no deixando restos para o dia seguinte (xodo 34:25). 5. Eles deviam limpar todo fermento de seus termos e das suas casas durante sete dias (xodo 13:6-7). 6. Eles deviam oferecer o sangue do sacrifcio sem fermento (xodo 34:25). 7. Eles no devem quebrar nenhum osso do cordeiro pascal (xodo 12:46). 8. Eles devem sacrificar a Pscoa s no local designado por Deus (Deuteronmio 16:5-6). 9. Todos os machos da congregao deviam se apresentar perante o Senhor na poca da Pscoa (xodo 23:17, 34:23). Apenas aqueles que eram da famlia da f poderiam participar da festa da Pscoa da redeno. Se os visitantes ou funcionrios gentlicos quisessem compartilhar do memorial, tinham primeiro que se tornar judeus, isto , submeter-se a circunciso, o que os faria parte da aliana. O cumprimento

da promessa de Deus a Abrao, que em sua semente todas as naes da terra seriam abenoadas, acabou com esse tipo de restrio. Agora, todos aqueles que confiam no Messias de Israel para a redeno pertencem nova aliana de graa. Eles foram submetidos a circunciso do corao (Jeremias 31:31-33, Romanos 2:28-29) e so elegveis para celebrar o memorial. Como Paulo escreveu aos crentes de feso, os gentios, que uma vez foram separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa", que pela f em Jesus, o Cordeiro de Deus, tornou-se "j no sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidados dos Santos e da famlia de Deus" (Efsios 2:12, 19). Agora, em vez de excluso, no h incluso. Enquanto Israel celebra o memorial da redeno do Egito, agora h uma redeno ainda maior para comemorar: o perdo dos pecados e uma nova vida atravs de Jesus, o cordeiro perfeito de Deus. Por causa do sacrifcio de Cristo, todas as pessoas, judeus e gentios, s precisam se submeter a uma circunciso espiritual do corao para ser trazido sob a redeno da nova aliana. Aps as instrues da Pscoa serem escritas no livro do xodo, as Escrituras registram apenas uma observao durante os quarenta anos da jornada deserto. Nmeros 9:1-14 descrevem a celebrao da Pscoa no dcimo quarto dia do primeiro ms do segundo ano aps a sada do Egito "conforme tudo o que o SENHOR ordenara a Moiss (v. 5). Naquela poca Deus fez atravs de Moiss disposio para "Pscoas menores", assim chamadas, segundo comentrios rabnicos. Qualquer um que era impuro ou que tinha sido afastado em viagem no dcimo quarto dia do primeiro ms, o tempo regularmente determinado, poderia, em vez celebrar a Pscoa no dcimo quarto dia do segundo ms. Nenhuma outra celebrao da Pscoa registrada na Bblia, at que lemos sobre os filhos de Israel na terra de Cana. Este lapso foi, provavelmente, devido ao problema da circunciso. Josu 5:5 parece indicar que suspendeu a lei sobre a circunciso durante a jornada no deserto, possivelmente por causa dos perigos de infeco. Ento, como a gerao mais velha morreu no deserto, ningum havia sido circuncidado, e ningum era elegvel para realizar o memorial da Pscoa. Em Josu 5:7-9, a primeira coisa que o Senhor ordenou a Josu, quando os hebreus chegaram terra foi a circunciso de todos os homens que haviam nascido no deserto. Assim, o Senhor "revolvi de sobre vs o oprbrio do Egito" (v. 9), e os filhos de Israel celebraram a Pscoa no dcimo quarto dia do ms em sua nova ptria. No entanto, aps a morte de Josu a observncias da Pscoa diminuiu novamente (2 Reis 23:22). O povo que j tinha ouvido a voz de Deus trovejando da montanha sagrada ouviu a voz da tentao e caiu na idolatria. Enquanto a Pscoa foi observada durante a poca de Samuel, Davi e Salomo e, ocasionalmente, aps o Reino Unido, e de Israel dividido, no seu conjunto, os israelitas no estavam tentando seguir os mandamentos de Deus a respeito da Pscoa ou qualquer outra coisa. Mas seus coraes

seriam tocados pelo avivamento. O escritor de 2 Crnicas fala de dois renascimentos, bem como das celebraes da Pscoa que imediatamente se seguiram. Um aconteceu no reinado do rei Ezequias (726 aC) e outro durante o reinado de Josias (621 aC). Segunda Crnicas 30 registra a Pscoa no reinado de Ezequias. O rei ordenou que os sacerdotes e levitas purificassem e re-dedicassem o Templo e santificassem o altar. Ele enviou uma carta a todas as pessoas em Israel, Jud, Efraim e Manasss, para virem at a casa do Senhor em Jerusalm para celebrar a Pscoa. Como resultado, um grande avivamento ocorreu, e as pessoas continuaram a festa dos pes zimos com muita alegria e canes. As Escrituras dizem que no havia tanta alegria em Jerusalm, desde os dias de Salomo e, portanto, eles celebraram a festa por mais sete dias aps os sete primeiros. O Senhor atendeu as suas oraes e curou a apostasia deles. 35:1-17 de Segunda Crnicas narra a celebrao da Pscoa, aps a reforma e revitalizao sob o reinado de Josias. O versculo 18 deste captulo registra que no houve celebrao da Pscoa desta magnitude desde os dias do profeta Samuel: Nunca, pois, se celebrou tal Pscoa em Israel, desde os dias do profeta Samuel, nem nenhuns reis de Israel celebraram tal Pscoa como a que celebrou Josias com os sacerdotes, e levitas, e todo o Jud e Israel que ali se acharam, e os habitantes de Jerusalm".

Ento, em 586 aC, o rei de Babilnia, destruiu o templo e transportou o povo para o exlio. Na Babilnia, os filhos de Israel eram mais uma vez mais estranhos em uma terra estrangeira. Talvez as circunstncias lembraramlhes dos seus antepassados na escravido no Egito. Mas se isso os levou a celebrar a pscoa, no temos registro de como eles observaram-na. Aps o retorno da Babilnia, os israelitas reconstruram o templo e E os que vieram do cativeiro celebraram a Pscoa p no dia catorze do primeiro ms (Esdras 6:19). Naquela poca, nem todos os judeus voltaram terra. Alguns ficaram na Babilnia, onde tinham construdo empreendimentos e fizeram uma nova vida, outros migraram e formaram pequenas comunidades judaicas em todo o mundo civilizado. Mesmo entre aqueles que no retornaram, os registros antigos mostram-nos que observar a Pscoa tornou-se uma parte permanente da vida religiosa judaica. Aqueles que esto fora de Jerusalm no poderiam sacrificar o cordeiro da Pscoa, a menos que eles fizessem uma peregrinao at l, mas eles mantm os outros dois importantes preceitos do feriado que so eliminar todo fermento de suas famlias, e eles comeram os pes zimos por sete dias. Assim, ao longo da histria dos filhos de Israel, a celebrao da Pscoa, ou a negligncia da mesma, foi um termmetro que indicava a condio espiritual da comunidade. Quando os governos de certos reis deram origem a um declnio moral, o compromisso religioso do povo foi afetado. No

perodo intertestamental (c. 400 aC a 50 dC), a perseguio e a opresso pelos conquistadores gentios impulsionou o povo judeu ao fervor espiritual renovado. O Livro dos Jubileus, escrito no sculo II aC, nos fala sobre viagens feitas a Jerusalm para celebrar a festa e descreve as expresses de louvor e alegria. A cada nova gerao foram acrescentados costumes e tradies para embelezar a celebrao da Pscoa. No entanto, o tema subjacente permaneceu o mesmo: o Todo-Poderoso tinha trazido a liberdade e a nova vida ao seu povo, Israel, atravs do Seu poder sobrenatural. A memria desse milagre cheio de resgate ocupou as mentes e coraes do povo na Pscoa, o seu smbolo mais tangvel, que o solene sacrifcio do cordeiro pascal no Templo de Jerusalm. Os judeus celebravam a Pscoa, durante os anos de incerteza e mudana, as esperanas eram grandes, que o Messias logo viria para vencer o opressor romano, da mesma maneira que Deus tinha trazido libertao do fara egpcio.

PSCOA NA POCA DE CRISTO Eles se deliciaram com msicas, histrias, jogos de palavras, adivinhas, a troca de notcias, e longas discusses sobre questes religiosas... Na Pscoa, um fluxo de pessoas ocupava as estradas principais de Jerusalm do primeiro sculo. Judeus devotos afluam de lugares distantes do mundo para adorar o Senhor no monte de Sua santidade. Se for possvel, os judeus que viviam em Israel vinham a Jerusalm trs vezes por ano: na Pscoa, no Pentecostes e na Festa das Cabanas. Mas para muitos que viveram longe de Jerusalm, uma peregrinao na Pscoa era o cumprimento de um sonho. Semanas antes do feriado, comeavam a afluir pessoas da sia Menor, do Egito, da frica, da Itlia, da Grcia, da Mesopotmia. Se a primeira parte da viagem fosse de barco ou por terra, ningum nunca descia a Jerusalm. A cidade situava-se como uma coroa a 2.610 metros acima do nvel do mar, e o Templo era a sua jia mais brilhante. Para alcanar esse destino, todos os viajantes primeiro tinham de passar por vales circundantes, e, em seguida, no que parecia ser uma jornada simblica para a santidade, eles subiam para Jerusalm. Por mula, em carro de bois, a p e eles viam em famlias, escolas de discpulos a seguirem os seus professores, e os viajantes solitrios se uniam a caravanas em busca de segurana contra ladres e animais selvagens. Suas vozes ecoavam pelos vales abaixo em ecos dos Salmos dos peregrinos e Salmos dos degraus: Como o cervo brama pelas correntes das guas, assim suspira a minha alma por ti, Deus! (Salmos 42:1)

Quo amveis so os teus tabernculos, SENHOR dos Exrcitos! A minha alma est anelante e desfalece pelos trios do SENHOR; o meu corao e a minha carne clamam pelo Deus vivo. (Salmos 84:1-2) Alegrei-me quando me disseram: Vamos Casa do SENHOR! Os nossos ps esto dentro das tuas portas, Jerusalm. (Salmos 122:1-2) Oh! Quo bom e quo suave que os irmos vivam em unio! (Salmo 133:1) Eis aqui, bendizei ao SENHOR todos vs, servos do SENHOR, que assistis na Casa do SENHOR todas as noites. (Salmo 134:1) O nmero de residentes permanentes em Jerusalm no tempo de Jesus era cerca de seiscentos mil. Uma estimativa conservadora da imensa multido de peregrinos da Pscoa que vinha a cidade de cerca de dois milhes. Aqueles que viviam longe chegavam pelo menos com uma ou duas semanas de antecedncia, pois qualquer pessoa que vinha de fora de Israel no podia adorar no templo sem passar por sete dias de purificao ritual. Na Pscoa, os jerusalemitas e seus visitantes, apesar de origens culturais muito diferentes, alegraram-se na unidade do seu Judasmo. As pessoas se reuniam com parentes de sangue que no viam h meses ou mesmo anos. Peregrinos sem parentes ou amigos em Jerusalm, encontravam-se, sendo saudados como membros da famlia em casas onde nunca tinha ido, por pessoas que nunca tinham se encontrado. Os primeiros a chegarem acampavam em torno do local do Templo, como as tribos outrora acampavam ao redor do tabernculo no deserto, mas este espao era limitado. A rea que circunda Jerusalm era muito rochosa e acidentada para um grande nmero de barracas, muitos moradores abriam suas casas para visita os adoradores visitantes. Eles foram proibidos pelo costume local de cobrar aluguel, mas era uma obrigao de hospedagem alegre. Seus visitantes exticos tinham de contar contos de lugares e culturas distantes. Normalmente, o anfitrio e sua famlia recebiam presentes pela hospitalidade. Durante as quatro semanas antes da Pscoa, as sinagogas e as escolas rabnicas colocavam muita nfase no ensino e reforavam o significado do feriado. Jerusalm se enchia de entusiasmo e esperana, e todos os cidados se preparavam para a festa e para o afluxo de visitantes. Os membros do Sindrio ocupavam-se com os acordos para a reparao de estradas e pontes que levavam at a cidade. As donas de casa costuravam roupas novas para todos na casa e limpavam vigorosamente suas casas. Vendedores nas praas ampliavam suas aes na perspectiva do aumentarem seus negcios. At mesmo os mendigos, precipitando-se s portas vestidos com seus trapos, sonhavam com uma temporada de compaixo e generosidade, movidas pela piedade dos adoradores. Um costume de preparao envolvia branquear os tmulos em torno da cidade. O povo daquela poca enterrava seus mortos em cavernas e

vedavam as aberturas com pedras grandes de modo que os animais selvagens no profanassem os corpos. Mas as inmeras grutas em torno de Jerusalm foram utilizadas para outros fins tambm. As pessoas mantiveram gado em cavernas e as usaram como abrigo. Era possvel que um viajante, buscando refgio noite ou durante uma tempestade de primavera, esbarrasse em um local de enterro. Como esse contato com um corpo morto o sujaria, ele teria que sofrer um ritual elaborado de limpeza antes de poder adorar no Templo. Por esta razo, eles pintavam a entrada dos tmulos e reas adjacentes, com um material, calcrio branco para avisar as pessoas. Esta tipo de cal desbotava-se e era necessrio substitulo periodicamente, e era o costume de fazer essas reparaes na poca da Pscoa. Estes tmulos recm-pintadas, Jesus utilizou como uma metfora para repreender os fariseus em Mateus 23:27-28. Eles pensaram em si mesmos como um repositrio da verdade e da luz, mas havia um esprito contagiante de morte na a sua auto-justia. A devoo externa deles parecia boa e direita, mas as pessoas precisavam ser advertidas de seus ensinamentos, porque segui-los s levaria morte e decadncia. Jerusalm era uma cidade comercial, bem como a sede do governo e da religio. O ponto de encontro mais comum aonde os cidados de Jerusalm ofereciam hospitalidade eram as portas da cidade, nas praas e nas sinagogas. Suas quase 360 sinagogas no eram caracterizadas por seus locais ou bairros, mas sim consistida por pessoas com interesses semelhantes, como comrcios, e em origens tnicas. Assim, havia sinagogas de oleiros, sinagogas de construtores de tendas, sinagogas de judeus de lngua grega, e assim por diante. A sinagoga no foi s um local de aprendizagem. Ela se tomou o centro comunitrio, o armazm de gros, o salo de contratao. Aqui comerciantes conheceram as contrapartes estrangeiras, conhecimentos eram trocados e artesos eram introduzidos em novas tcnicas e modelos. Pscoa era um tempo para a procura de novos aprendizes, pois alguns vinham cedo para o feriado unir-se aos artesos em seus comrcios. Nas praas, as mesas com produtos eram maiores do que o habitual e continham uma variedade mais colorida de mercadorias. Muitos viajantes traziam mercadorias que poderiam vender a fim de obter a moeda local. Vendedores de produtos alimentares vendiam artigos extra, muitas vezes de natureza mais luxuosa do que os seus produtos cotidianos, para atender as necessidades crescentes e clima festivo. Aqui estava uma especiaria rara e extica, ali uma pomada familiar caseira feita intrigantemente com diferentes corantes novos e de brilho surpreendente, ou um novo tipo de ferramenta de carpinteiro, uma roda de oleiro inteligentemente concebida, um clice de vinho finamente trabalhada em prata, ou uma elaborada comida para arrebatar as narinas.

Na Pscoa, Jerusalm estava repleta de rabinos e professores itinerantes, que muitas vezes traziam de longo todas suas academias. Esses estudiosos enriqueciam as casas de seus anfitries com o benefcio de seu conhecimento e inspirao. Todos os rabinos eram instrudos em assuntos da Lei, e na Pscoa tiveram a oportunidade de comparar notas e interpretaes e os precedentes da lei judaica e romana. Era um momento de agitao para todos os tipos de pessoas. Contactos de negcios e negcios eram feitos.

Os membros da classe sacerdotal revisavam os preparativos no Templo, pois, os seus filhos poderiam ter uma oportunidade de cantar com o coro levtico, ou poderiam encontrar uma noiva do mesmo status social. Era uma questo de prestgio se casar com uma filha de Jerusalm, essas mulheres no eram de origem camponesa e, muitas vezes vinham de famlia sacerdotal, acadmicos, ou comerciantes. Na poca da Pscoa dava s pessoas a oportunidade de sentar-se no mercado ou nos portes e desfrutar de uma conversa. Povo judeu da poca geralmente no tinha como recreao e entretenimento os debates filosficos como fizeram os gregos e romanos. Ao contrrio, eles tinham prazer em canes, histrias, jogos de palavras, adivinhas, a troca de notcias, e longas discusses sobre questes religiosas. Pode-se aprender de batalhas, de revoltas, de escndalos entre os governantes, de um cobrador de impostos particularmente favorvel a um dos pedgios, ou de um rico mercador que procuram um genro. No meio da confuso e barulho, uma mudana no vento podia levar para baixo o som dos servios do Templo, a msica, o canto dos sacerdotes. Pessoas, em seguida, voltaram seus olhos para cima para a estrutura imponente no alto de Monte Mori, que dominava a paisagem em todas as direes. Eles viram a fumaa dos sacrifcios subindo para o alto, e poderiam se lembrar do verdadeiro propsito para estarem ali: o culto a Jeov, o Deus vivo e verdadeiro. Essa foi a cena, foram estas as vistas, os sons, os cheiros que saudaram Jesus e seus discpulos, quando entraram em Jerusalm uma semana antes da Pscoa. Uma parte crucial da preparao final dessa ltima semana antes da festa foi a remoo de todo fermento em cada lar judaico. Que inclua po, todos os agentes de fermentao, e qualquer cereal ou gros que tinham a capacidade de se tornar levedado. Houve tambm a purificao cerimonial das panelas e utenslios da casa. Na noite antes da vspera da Pscoa, era feita uma busca por qualquer fermento que poderia ter passado despercebido. Naquela poca, o chefe da casa passava pela casa, inspecionando-o com uma vela acesa ou lampio em completo silncio. Se ele encontrasse qualquer fermento, ela seria

eliminada ou fechada distncia, onde no seria tocado at depois da Pscoa e os oito dias dos pes zimos, que se seguia. Em seguida, o chefe da casa repetia uma antiga orao, que os judeus ortodoxos usam ainda hoje: "Todo fermento que est na minha posse, o que eu vi e que eu no vi, seja nula, seja contabilizado como o p da terra. A tradio judaica acredita que h uma referncia dessa procura de fermento em Sofonias 1:12. Deus disse no verso: "eu vou procurar Jerusalm com velas", significando Ele iria procurar o fermento do pecado e destru-lo. O apstolo Paulo teve provavelmente esta passagem do fermento em mente quando disse em 1 Corntios 5:7: "Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa pscoa foi sacrificado por ns." Ao mesmo tempo, as pessoas por toda a cidade estavam preparando suas casas, ateno especial est sendo dada ao tema central da festa, o cordeiro pascal. Em obedincia Escritura, um representante de cada famlia escolheu seu cordeiro sacrifical no dcimo de Nisan. Se algum comprou um cordeiro fora do Templo, ele teve que lev-la para ser inspecionado por sacerdotes e declarou sem defeito e sem mcula, ou ele poderia comprar um cordeiro j certificado pelos sacerdotes dentro do complexo do templo. A maioria das pessoas comprava cordeiros no Templo, sabendo da experincia amarga que os sacerdotes podiam quase sempre conseguir encontrar alguma imperfeio em minutos em qualquer animal trazido de fora. No dcimo quarto dia de Nisan, o abate dos cordeiros pascais ocorria. A multido de fiis entrava em grupos no ptio exterior do Templo. Os sacerdotes escolhiam "grupos" no inferior a dez pessoas, no mais que vinte. Havia um cordeiro para cada grupo, que viria a comer como sua refeio cerimonial. Os Levitas matavam os cordeiros no sinal das trombetas de prata que soadas pelos sacerdotes. Em seguida, eles removeram a gordura e as queimavam. Pegavam o sangue dos sacrifcios em tigelas, e duas linhas de sacerdotes passava derramando na base do altar. Enquanto tudo isso acontecia, o coro levtico cantava Hallel, a recitao dos Salmos 113 a 118. A congregao se juntava a liturgia, repetindo a primeira linha de cada salmo aps os levitas cantaram. Eles tambm gritavam palavras Hallelu Yah Louvai (o Senhor) no final de cada linha. Quando os sacerdotes chegavam ao Salmo 118, a congregao repetia os versos 25 e 26: Oh! Salva, SENHOR, ns te pedimos; SENHOR, ns te pedimos, prospera! Bendito aquele que vem em nome do SENHOR; n ns vos bendizemos desde a Casa do SENHOR. Estas so as palavras que ecoavam pelas ruas de Jerusalm uma semana antes da crucificao de Jesus entrar na cidade em um jumento, em cumprimento de Zacarias 9:9. Os dois discpulos enviados por Jesus para preparar a Pscoa os ouviram novamente quando eles estavam no ptio dos

sacerdotes para matar o cordeiro deles. Como a memria de que a aclamao alegre, misturada com a realidade da cena da morte, diante deles, desejamos saber se eles comearam a entender o que o Mestre estava tentando dizer a eles quando disse: Estamos subindo para Jerusalm, e tudo o que est escrito pelos profetas acerca do Filho do Homem ser cumprido. Ele ser entregue aos gentios. Eles vo zombar dele, insult-lo, cuspir nele, aoit-lo e mat-lo. "(Lucas 18:31-32; cf. Mateus 20:18-19; 26:2, Marcos 9:31-32; 10:33 -34).

A ANTIGA SEDER E A LTIMA CEIA Jesus ensinou-lhes que no eram ritos cerimoniais, mas atos de f e amor que so mais importantes... A antiga Seder Seder a cerimnia judaica, que inclui a refeio da Pscoa. Literalmente significa ordem. Alguns fariseus do tempo de Jesus consideravam as tradies orais dos antigos sbios como sendo de autoridade igual com a Tor, a lei escrita de Deus. Hoje os judeus ortodoxos ainda acreditam que Deus entregou essas tradies orais, a Moiss e que eram ento passados de boca em boca a cada nova gerao. Esses antigos comentrios rabnicos foram editados e compilados em um corpo competente do pensamento religioso chamado Mishn em algum momento entre 100 e 210 dC. A Mishn abrange todos os aspectos da vida religiosa judaica e retrata os costumes, tradies e observncias na poca de Cristo. Segundo a Mishn, as obrigaes bsicas da observncia da Pscoa so as mesmas que ordenadas no livro do xodo. Em Pesahim 10:5, a Mishn cita o rabino Gamaliel, dizendo: Quem no faz meno aos seguintes trs coisas sobre a Pscoa no cumpriu a sua obrigao; po, ou seja, o sacrifcio da Pscoa, sem fermento e ervas amargas. O sacrifcio da Pscoa, porque o Santo ... passou as casas dos nossos pais no Egito, o po zimo ... porque nossos pais foram resgatados do Egito, a erva amarga ... porque os egpcios amarguraram a vida dos nossos pais no Egito. Por volta do sculo primeiro, a observncia da Pscoa incluiu vrios novos costumes, alm das obrigaes descritas no relato da Tor. Uma forma de definir a cerimnia, chamada Seder, que significa "ordem", j estava em uso. O destaque da pscoa a primeira noite, com a observncia da Seder. Ao redor da mesa em casa, os judeus revivem a histria (Hagad) e refletem como eles devem ter se sentido como um escravo no Egito. Os celebrantes reclinavam-se mesa no costume babilnico de pessoas livres. (Os escravos estavam presentes, enquanto os seus senhores comiam.) A cerimnia contava com o ritual da lavagem de mos e oraes. Os celebrantes bebiam quatro copos de vinho como um smbolo da alegria. A

tradio oral contida no Mishnah disse que mesmo as pessoas mais pobres deveriam beber no mnimo quatro copos, mesmo que tivesse que trabalhar ou pedir dinheiro emprestado para comprar o vinho. O vinho da Pscoa era vermelho e misturado com gua. De uma passagem no Mishnah (Pesahim 7:13), parece que o vinho estava quente porque a gua foi aquecida. Se isso for verdade, ento o vinho tambm representado graficamente o sangue do cordeiro pascal. Ao lado do cordeiro pascal assado, as ervas amargas e po zimo, outras comidas cerimoniais ficavam na mesa. gua salgada ou vinagre eram usados para mergulhar as ervas amargas. Depois havia a charoseth, uma mistura de doce de mas e nozes. Esta era comida juntamente com as ervas amargas e po zimo. Eles no comiam sobremesa porque o cordeiro era o ltimo alimento slido a ser provado. Mas, depois da destruio do Templo em 70 dC, um prato conhecido como o aphikomen entrou em uso. Essa bolacha de po zimo representava o sacrifcio pascal no Templo que j no era possvel sem o Templo. Na poca de Cristo, no o incio da festa, o chefe da famlia (o anfitrio) recitava o kiddush durante o primeiro copo de vinho. Essa orao consagrada ocasio e a refeio a Deus. As palavras, se no exatamente aquelas utilizadas hoje, eram muito semelhantes: Bendito s Tu, Senhor, nosso Deus, que criaste o fruto da videira. ... Bendito s Tu, Senhor, nosso Deus, tu que nos sustentou e nos permitiu chegar a esta estao. Depois de beber o clice, em seguida vinha o cerimonial de lavar as mos pelo anfitrio. Neste ponto, um servo trazia uma mesa porttil de alimentos, e a primeira imerso de alimentos ocorreu. As matrias primas desses alimentos eram vegetais, geralmente alface, que era considerada erva amarga. O chefe da festa embebia o vegetal em gua salgada ou vinagre e passava-o ao redor para todos na mesa. Era uma prtica comum para o incio de uma refeio, e ela pode ser comparada a canaps ou aperitivos. Mas aqui, como em todas as coisas que foram comidas e feitas naquela noite, h um profundo simbolismo, que ser discutido posteriormente. Aps mergulhar as ervas amargas, o alimento foi retirado da mesa. Em seguida, o anfitrio derramava o segundo copo de vinho, mas os participantes no bebiam ainda. Remor o alimento sem comer o prato principal (o cordeiro pascal), era um procedimento incomum destinado a aumentar a curiosidade. O prximo passo no ritual seguiria naturalmente. Estas eram perguntas feitas aos filhos mais jovens para que eles pudessem aprender a obedecer ao mandamento de Deus "dizer ao seu filho." (Ex. 10:12; 12:26-27; e 13:8) As perguntas antigamente eram:

1. Porque esta noite diferente de todas as outras noites? Em todas as outras noites podemos comer po ou po zimo. Por que esta noite somente po zimo? 2. Em todas as outras noites podemos comer qualquer tipo de ervas. Porque esta noite ervas amargas? 3. Em todas as outras noites ns no mergulhar as ervas que ingerimos em nada. Por que esta noite vamos mergulhar duas vezes? 4. Em todas as outras noites ns comemos carne assada, cozida ou cozida, mas porque esta noite s carne assada? Ento o pai lhe deu uma sinopse da histria nacional de Israel, comeando com a chamada de Abrao para fora da idolatria e terminando com a libertao de Israel do Egito e da entrega da lei. Depois disso, o alimento era trazido de volta. O pai continuou o servio, explicando o cordeiro, ervas amargas e po zimo. Em seguida, eles cantaram a primeira parte do Hallel (Salmos 113 e 114) e bebia o segundo copo de vinho. Em seguida, lavava as mos pela segunda vez, como um ato de respeito para o po zimo que estavam prestes a ser comido. O anfitrio quebrava uma das bolachas e pronunciava a bno sobre o po. Havia duas bnos. Uma deles era uma orao de agradecimento a Ele que traz o po da terra, o segundo era de agradecimento pelo mandamento de comer po zimo. Tradicionalmente, essas bnos eram pronunciadas sobre o po que primeiro tinha sido quebrado a fim de mostrar humildade, lembrando que os pobres tinham apenas pedaos quebrados de po para comer. O anfitrio dava um pedao do po partido, mergulhado em ervas amargas e da mistura doce charoseth a cada pessoa. Aps as ervas amargas e o po, comiam o cordeiro pascal. Se o cordeiro fosse demasiado pequeno para que todos tivessem o suficiente, eles tambm comiam a Haggigah (uma oferta pacfica). Mas, nesse caso, eles comiam primeiro a Haggigah, para que o cordeiro pascal fosse o ltimo alimento que comecem naquela noite. O anfitrio derramava o terceiro clice, todos recitavam a bno posterior refeio e em seguida, todos consumiam o terceiro clice. Em seguida, eles recitavam a segunda parte do Hallel (Salmos 115-118) e bebiam o quarto clice. O seder chegava ao fim com uma cano ou hino de encerramento, que comeava assim: "Todas as obras te louvaro, Senhor, nosso Deus", e conclua: "De eternidade a eternidade Tu s Deus, e ao lado de ti, no temos Rei, Redentor e Salvador.

A LTIMA CEIA

A ordenana da Pscoa comemorava a redeno histrica de Israel da escravido egpcia. Deus a deu como uma lio objetiva a ser observado por todos aqueles que se identificam como sendo libertas pelo seu poder. Mas, igualmente importante foi o simbolismo oculto de uma maior redeno futura que livraria do pecado tudo esses que clamasse a Deus. Seria uma redeno para todos os povos, judeus e gentios, para lev-los em uma nova e eterna relao com o seu Criador e com os outros atravs do Rei Messias. O povo judaico desejava e orava por aquela redeno por que eles gemiam sob o jugo de Roma. No entanto, quando o cumprimento da promessa chegou s portas, poucos reconheceram isso. O Mestre de Nazar entrou no meio deles, excitando as massas com suas palavras de sabedoria e autoridade. Ele curou os doentes, abriu os olhos dos cegos, fez o coxo andar, e mostrou poder milagroso sobre as leis fsicas e da natureza. Muitos esperavam que Ele era o que os libertaria a nao de seus opressores e estabeleceria o reino de Deus na terra, mas que esperavam que ele fizesse pela fora militar. As expectativas eram altas quando Jesus entrou em Jerusalm, na semana anterior Pscoa. Afinal, a Pscoa original era a chave para a redeno de Israel do Egito e do subseqente recebimento da lei. Uma vez que muitos eventos importantes na histria de Israel estavam ligados poca da Pscoa, muitos pensavam que Deus enviaria o Messias, nessa a poca. Os crentes e os escarnecedores de Jesus observavam atentamente esses poucos dias que antecediam a Pscoa. Eles viram-no derrubar as mesas de dinheiro no Templo. O que ele faria a seguir? Ele ia dizer-lhes que Ele, na verdade, era o Messias esperado? Infelizmente, eles ficaram decepcionados. Ele s continuou a ensinar, e muitas coisas que ele disse no eram reconfortantes de se ouvir. Agora era a vspera da celebrao da Pscoa. Jesus enviou dois dos discpulos, Pedro e Joo, para preparar a refeio ritual. Eles encontraram uma sala como Ele os instruiu e executaram todas as preliminares necessrias. Quando tudo estava pronto, Jesus reclinou-se com os Doze na mesa da Pscoa para comer sua ltima refeio todos juntos. Aqui, na vspera da sua morte, mostrou-lhes o pleno significado e simbolismo do memorial da Pscoa. A imagem de que a ltima comparada com alguns dos antigos elementos do servio da Pscoa: O Kidush: Depois de tomar o clice, deu graas e disse: Tomai-o e reparti-o entre vs, porque vos digo que j no beberei do fruto da vide, at que venha o Reino de Deus (Lucas 22:17-18). Da primeira lavagem das mos:

Ele levantou-se da refeio, tirou a roupa exterior, e envolveu uma toalha na cintura ... e comeou a lavar os ps dos discpulos. (Joo 13:4-5) (Isto foi aps as amargas mergulhadas em gua salgada; a mesa de alimentos removidos; segunda taa de vinho derramada; ritual de perguntas feitas e respondidas; mesa de alimentos trazida de volta; explicao do cordeiro, ervas amargas e pes zimos, primeira parte do Hallel; segundo copo de vinho tomado, segunda lavagem das mos, uma bolacha de po quebrada, e graas recitada sobre o po.) Pedaos de po quebrados imergidos em ervas amargas entregues a todos: Em seguida, mergulhou o pedao de po, ele deu a Judas Iscariotes, filho de Simo. ... "O que voc est prestes a fazer, faa rapidamente", Jesus lhe disse... Assim que Judas tomou o po, ele saiu. (Joo 13:26-27, 30) (A refeio pascal consumida; mos lavadas uma terceira vez; terceiro copo derramado.) Bno aps a refeies: O Senhor Jesus, na noite em que foi trado, tomou o po; e, tendo dado graas, o partiu e disse: Tomai, comei; isto o meu corpo t que partido por vs; fazei isto em memria de mim." (1 Corntios 11 :23-24) Bno sobre o terceiro copo (Copa da Redeno): Da mesma forma, depois da ceia, tomou o clice, dizendo: "Este clice o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memria de mim." (1 Corntios 11:25) (Terceiro copo tomado; segunda parte do Hallel recitado; quarto copo derramado e bebido.)

Cano final ou Hino: E, tendo cantado um hino, saram para o monte das Oliveiras. (Mateus 26:30) A primeira pessoa a lavar as mos era o anfitrio, o separa do resto da sociedade. Isso mostrava que ele era a pessoa mais importante mesa. Ao lavar os ps dos discpulos, Jesus usou esta parte do ritual para ensinar uma lio de humildade e amor. Ele sabia que o Pai Lhe deu todas as coisas, at o vento e o mar lhe obedeciam. No entanto, Ele se humilhou e fez o papel de um escravo. Jesus ensinou-lhes que no era ritos cerimoniais, mas atos de f e amor que eram mais importantes. Ele mesmo lavou os ps de Judas!

Foi durante a cerimnia de mergulhar o po em ervas amargas que Jesus disse, "um de vs me trair" (Mateus 26:21). Pedro fez sinal a Joo, que estava deitado de forma que ele se inclinou sobre o peito de Jesus, para perguntar quem era o traidor. Jesus segredou Sua resposta: " aquele a quem eu der este pedao de po quando eu tiver molhado no prato" (Joo 13:26). Pode-se perguntar por que Joo no fez nada para deter Judas. Mas preciso lembrar que a declarao poderia ter sido dirigida a qualquer um deles na mesa. Todos eles participavam calmamente, apesar de Judas, provavelmente, recebeu, em primeiro lugar. Depois do po, Judas saiu para terminar o seu trabalho inspirado por Satans. Porque ele saiu antes de comer a Pscoa, ele tinha, de fato, se excomungado da congregao. Nem teve qualquer participao no novo memorial que veio depois do jantar. O po que Jesus partiu para mergulhar nas ervas amargas no foi o po do qual ele disse: "Este o meu Corpo" (Mateus 26:26). O po que Ele comparou ao seu corpo veio depois que ele deu graas ao final da refeio, em seguida, partiu-o e deu-lho, dizendo: "Este o meu Corpo entregue por vs, fazei isto em memria de mim" (Lucas 22: 19; 1 Corntios 11:24). No s as palavras foram chocantes. Foi um ato muito incomum, pois depois da ceia nenhum outro alimento podia ser comido. Aqui, Jesus instituiu o novo memorial. Ele estava dizendo aos discpulos em termos enigmticos que, aps sua morte, o cordeiro pascal j no teria o mesmo significado. O memorial do resgate histrico do xodo foi apenas uma sombra da redeno final que viria em breve. Ele estava prestes a se tornar o maior sacrifcio, para morrer uma vez, por todos "(Hebreus 9:14-15, 23-26). Olhando para o momento em que Israel ficaria sem um altar, sem sacrifcio, Ele usou a aphikomen (sobremesa), pela primeira vez para representar no s o cordeiro pascal, mas o Seu prprio corpo! E ento Ele pegou o vinho novo e preparou a terceira taa para eles: "Do mesmo modo, depois da ceia, tomou o clice, dizendo: Este clice a nova aliana no meu sangue, que derramado por vs ' "(Lucas 22:20). Ele que era o grande "EU SOU" estava l em carne e osso. Ele tinha estado diante deles, em outras ocasies, dizendo: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (Joo 14:6); "Eu sou a porta" (10:9); "Eu sou a luz do mundo" (8:12); "antes que Abrao existisse, eu sou" (8:58). Agora tinha mais uma grande verdade para transmitir para aqueles que poderiam receb-lo. Ele estava dizendo a eles, com efeito: "Eu sou o verdadeiro Cordeiro pascal, que ser oferecido para a sua redeno. Este vinho quente vermelho que voc bebe a noite como um smbolo de alegria, para lembr-lo cada vez mais do sangue da minha vida, que ser derramado como uma expiao por vs! Os relatos evanglicos da ltima Ceia mencionam apenas dois dos quatro copos do Seder, primeiro e o terceiro. Segundo a tradio judaica antiga, estes dois eram os mais importantes. O primeiro copo era especial porque consagrava todo o ritual da Pscoa que se seguiria. O relato da Mishn era que o terceiro copo tinha dois nomes: o "clice da bno", porque vinha

aps a bno ou graa aps as refeies, e do clice "da redeno", porque representava o sangue do cordeiro pascal. Foi deste clice que Jesus disse: "Este o meu sangue do Novo Testamento [Pacto]" (Mateus 26:28). este clice da bno que Paulo menciona em 1 Corntios 10:16: "Porventura, o clice de bno que abenoamo no a comunho do sangue de Cristo? O po que partimos no , porventura, a comunho do corpo de Cristo?

PASSAH E PSCOA Quase todos os primeiros cristos eram judeus. Eles celebravam a ressurreio de Jesus na poca da Pscoa e chamavam-na de passah. (Mais tarde, foi mal traduzido para Pscoa.) Eles continuaram a celebrar a ressurreio desta forma durante a poca dos quinze primeiros bispos de Jerusalm, que eram de origem judaica. Os bispos enviavam epstolas pascais todos os anos para notificar os cristos quando a Pscoa cairia de acordo com o calendrio lunar judeu judaico (ou seja, o dcimo quarto dia de Nisan). Por 325 dC, porm, o paganismo e o sentimento anti-judaico tinha invadido a Igreja. Imperador Constantino, que presidiu o Conclio de Nicia, proibiu os cristos de continuarem a celebrar a ressurreio, exatamente na mesma poca que os judeus celebravam a passah. Ainda assim, a partir desse dia, os dois feriados ainda so comemorados aproximadamente na mesma poca, sendo ambas baseadas no calendrio lunar. A morte e ressurreio de Jesus estaro sempre entrelaadas com a Pscoa e seu simbolismo. O cordeiro pascal falava do Cordeiro de Deus que estava por vir. A redeno do Egito anuncia o maior resgate que Jesus traria. Negar estas verdades da Bblia no s perder uma rica herana, mas cortar a si mesmo de Deus. Uma pessoa que pretenderia fazer isso como a pessoa que escala uma rvore e ento tenta cort-la enquanto sentado em seus ramos! Alguns bem intencionados, porm mal informados, cristos de hoje tm acusado os cristos judeus de "judaizar" e "galacianismo" porque eles escolhem comemorar feriados judaicos e lembrar suas razes culturais. Nada est mais longe da realidade. O judeu crente em Jesus encontra o significado profundo dos mandamentos de Deus sobre as festas e costumes de seu povo, Israel. Na nova luz da salvao em Cristo, essas coisas so importantes para a nossa f, no em oposio a ele. Ns ganhamos nenhum mrito com Deus na observao das festas, mas se ns ignor-las perdemos as bnos de uma valorizao do patrimnio que o bero da nossa f e da salvao subseqentes. O apstolo Paulo tratou este assunto quando ele escreveu pelo mover do Esprito Santo, em Romanos 14:5-6, 10: Um faz diferena entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu prprio nimo. Aquele que faz caso

do dia, para o Senhor o faz. O que come para o Senhor come, porque d graas a Deus; e o que no come para o Senhor no come e d graas a Deus. Mas tu, por que julgas teu irmo? Ou tu, tambm, por que desprezas teu irmo? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. E mais uma vez, ele escreveu em Colossenses 2:16-17: Portanto, ningum vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sbados, que so sombras das coisas futuras, mas o corpo de Cristo. Preparando-se para a Pscoa Contempornea Temos de voltar a olhar para dentro de casa, a unidade da famlia, para ver e conhecer a Pscoa de hoje... Enquanto o segundo Templo existia, Jerusalm continuava sendo o centro da vida judaica. No entanto, em 70 dC, os exrcitos Romanos nivelaram a grande casa de culto. As palavras profticas de Jesus vieram a se cumprir. Apenas escombros e cinzas cobriram o local do Templo. Exilado, sem um altar, e sem sacrifcio, o povo judeu sentia uma profunda necessidade de lembrar e ensaiar as grandes coisas que o Senhor tinha feito por eles nos dias passados. Eles se agarravam esperana de que mais uma vez ele poderia fazer coisas maravilhosas por eles. justo que essa esperana continua a queimar nos coraes do povo escolhido de Deus, pois "os dons de Deus e sua chamada so irrevogveis" (Rm 11:29). Contra todas as probabilidades, atravs de sculos de opresso e de luta, o povo judeu sobreviveu. Eles alimentaram a memria do passado e fervorosamente procuraram libertao futura. Famlias e comunidades suportaram a responsabilidade de manter uma centelha de f viva na escurido e no desespero do exlio. Os feriados e tradies foram os elos da cadeia de sobrevivncia. Assim, a celebrao da "A poca da nossa libertao" assumiu um novo significado e definio. O povo da dispora embelezou e adicionou ao ritual exigido da Pscoa, a fim de intensificar e reforar o significado do feriado. Eles escreveram canes especiais com melodias memorveis e ritmos. Celebrantes reclinam-se em almofadas para promover uma sensao de liberdade e descontrao. Candeeiros e velas foram usados para que eles pudessem ver elementos familiares do festival com maior brilho. At mesmo o sentido do paladar foi envolvido, eles adotaram alimentos de outras culturas para melhorar a mesa do feriado com pratos salgados. Enquanto eles continuaram a beber quatro clices de vinho para simbolizar a alegria, o prato principal da festa est conspicuamente ausente! O que pode ser a Pscoa sem cordeiro da Pscoa? como um casamento sem noivo. O feriado que hoje chamado de Pscoa realmente a vspera da Festa dos Pes zimos. Mesmo j em tempos bblicos, as observncias da Pscoa e a Festa dos Pes zimos foram referidas por ambos os nomes e muitas vezes foram tratadas como um feriado. No entanto, a lembrana da

morte de redeno atravs do sangue do cordeiro ofuscada pela nfase no resgate da escravido no Egito e pensamentos de libertao nacional. Como, ento, o povo judeu celebra a Pscoa hoje? Ns no vamos encontrar a resposta na sinagoga. No est nas pginas dos livros de orao bem gastos, nem est nos rolos de pergaminho das Escrituras Sagradas envolto em um manto de veludo escarlate e azul. Os rituais da Pscoa aconteceram primeiro em casas particulares. L estavam elas, as famlias hebraicas reunidas em torno da mesa para uma refeio de uma refeio que se tornaria o smbolo pico da redeno do passado e esperana no futuro. Temos de voltar a olhar para dentro de casa, a unidade da famlia, para ver e conhecer a Pscoa de hoje.

Preliminares A mulher judia aborda sua limpeza da primavera com um zelo santo. Isto porque vem a Pscoa, na primavera, no ms de Nisan, tambm chamado de Abib. Ela est se preparando para obedecer ao mandamento de xodo 12:19 Por sete dias no se ache nenhum fermento nas vossas casas". Ser que as paredes precisam de pintura, tapetes necessidade de lavagem, armrios precisam ser organizados? Espere at pouco antes da Pscoa! A vassoura de palha dos tempos antigos, deu lugar para o aspirador de p, mas o objetivo sempre o mesmo. Cada miolo de po, cada migalha de biscoito, cada partcula de levedura, cada gro de fermento em p ou outro agente de fermentao deve sumir. As famlias tambm devem banir da casa todos os produtos de gros que tm a capacidade de se tornar levedado. Se eles tm muitos utenslios caros para jogar fora, os rabinos deram um remdio. Eles armazenam todos os itens em um lugar na casa. Este pode ser uma estante alta, ou, melhor ainda, um espao no utilizado. Em seguida, eles devem encontrar um amigo gentio, que no est vinculada s leis de Israel, para comprar a toda a levedura. O preo de compra um preo simblico, geralmente um ou dois dlares. Agora, tecnicamente, o fermento j no est na posse da famlia judaica, mas continua trancada em casa. Aps os sete dias do feriado, o amigo gentio deve vender de volta todos os fermento (pelo mesmo preo, seria de esperar!). Agora o dcimo terceiro de Nisan, o dia anterior a celebrao da Pscoa. A casa est limpa como um hospital. At mesmo o piso brilha. Os raios do sol do final da tarde atravessam as janelas, que parecem invisveis. Mas a casa contudo no est limpa. Como nos tempos antigos, a busca cerimonial por fermento, chamado Bedikat chametz, liderada pelo homem da casa. A cerimnia e a orao continuam praticamente os mesmos que eram dois mil anos atrs. Algumas autoridades rabnicas dizem que ele deve procurar em todos os quartos, outros dizem que apenas as salas que normalmente tem comida em si. Para a pesquisa, o chefe da casa, leva consigo uma criana segurando uma vela acesa e alguns estranhos equipamentos de limpeza: uma colher de pau, uma pena e um guardanapo de pano velho.

Ele procura em cima e em baixo, no sto, no poro, e em todos os quartos at que ele v para o ltimo quarto. Sua esposa sabe de antemo qual ser. S assim ele no ter que fazer uma orao em vo, ela colocou algumas migalhas em um local bem visvel onde possa facilmente encontr-los. Elas podem ser migalhas da torrada da manh, mas eles so algo impuro! Ele aponta a pena ao material ofensivo e varre-o na colher de pau. Ento ele embrulha a colher, a pena, e migalhas no guardanapo velho e pronuncia as palavras da antiga frmula: "Agora eu tenho livrei minha casa da levedura. Na manh seguinte, ele se junta a outros homens da comunidade judaica em um ritual chamado fogueira. Eles atirar na fogueira todos os seus pacotes de fermento e voltar para casa prontos para a Pscoa.

Depois que a casa est ritualmente limpa, a loua cotidianas so guardadas e pratos especiais que so usados somente na Pscoa so utilizados. Se a casa muito pobre para pagar pratos especiais, os pratos velhos devem ser ritualmente limpos. Este um processo complicado. A regra que os utenslios de metal, como panelas e tabuleiros devem ser aquecida at ficarem bem quentes; talheres devem ser colocados em gua fervente; vidros devem ser embebidos com gua fria. Utenslios que no so de vidro so muito porosos e no podem ser purificados, deve ser repudiados at o fim feriado.

A MESA DO SEDER Ao pr do sol no dcimo quarto dia de Nisan, est tudo pronto para o incio das festividades. As crianas esto to limpas e brilhante como o mobilirio, e todos esto vestindo roupas novas. Aromas flutuantes vindos da cozinha fumegante enchem a casa, o que torna difcil se concentrar em outros assuntos. Mas ainda no hora da comida. O palco est montado na sala de jantar para a parte cerimonial da refeio. A mesa coberta de linho fino e as velas so acesas, como se em preparao para o sbado. Na verdade, o feriado considerado um sbado, sendo designada uma convocao santa na Bblia. Mas esta no uma mesa comum com lugares comuns. Em um lugar de destaque na mesa fica o prato Seder, o ponto focal de toda cerimnia seder. Este prato Seder um grande prato de lato segmentado. especialmente concebido com divises para cada uma das seis alimentos simblicos, mas uma famlia pode utilizar um prato grande com ou sem divisrias. Os alimentos simblicos na placa so sensivelmente as mesmas que as usadas em mesas seder nos os ltimos cem anos. Primeiro na chapa vemos o osso assado de pernil de cordeiro (ou s vezes o pescoo de uma galinha). O nome deste smbolo zeroah, que significa "brao" ou "ombro." Ela representa o sacrifcio pascal, que j no possvel. O zeroah tambm fala do brao estendido do Senhor, por que Ele libertou Seu povo do Egito. Em seguida, vemos um ovo cozido que foi torrado em uma cor marrom. O nome no seder betzah, que literalmente significa "ovo". Entanto, o nome simblico para o ovo haggigah, significando o sacrifcio do feriado que foi feito na poca do Templo. Muitos interpretam este ovo como smbolo de vida nova, esperana e triunfo sobre a morte (ressurreio). Antes da refeio regular, ovos cozidos so cortados e servidos a todas as pessoas na mesa. Eles mergulhar os ovos em gua salgada, que representa as lgrimas, e com-los para retratar luto pela destruio do Templo.

Prato Seder

O seder possui trs tipos de ervas amargas. Dois destas reconhecemos como sendo amargo. Uma delas, um pedao de raiz chamado chazereth em hebraico. A outra o rbano, chamada maror em hebraico. A terceira erva amarga, surpreendentemente, um pedao de alface, salsa, ou aipo. chamado karpas, e o primeiro alimento que ser consumido na Seder. Os antigos consideravam alface e chicria como ervas amargas. O Talmud declara: Da mesma maneira que alface tem gosto doce no princpio e depois amargo, assim fez os egpcios trataram nossos antepassados. Primeiro estabeleceram-os na melhor parte da terra, ...mas depois eles amargurado suas vidas "(Yerushalmi Pesahim 29). No servio de Pscoa contemporneo, o karpas geralmente no considerado uma erva amarga. Pelo contrrio, considerado como um smbolo da vida, porque geralmente um verde de algum tipo. No entanto, o povo judeu de algumas culturas

utilizam em vez disso, rabanetes ou batata crua. Estas substituies permanecem em sintonia com o conceito antigo de usar primeiro os alimentos amargos. O ltimo no prato Seder, vemos uma mistura de doce, castanha de mas, nozes, passas, canela e vinho, chamado charoseth. O povo judeu, que vm do Oriente Mdio e culturas do Mediterrneo, onde no crescem mas, mas tm uma abundncia de figos, usam figos picados em vez de mas. Charoseth simblico da argamassa do barro vermelho ou do Egito, que os filhos de Israel utilizam quando eles foram forados a fazer tijolos para Fara. A pergunta pode ser feita: "Se esta mistura representa o trabalho amargo do Egito, porque doce o sabor? Ah!, diz um sbio", quando ns sabamos que a nossa redeno se aproximava, mesmo os mais ferrenho dos trabalhos se tornou doce! "charoseth no ordenado nas Escrituras. No entanto, a ingesto de ovos cozidos remonta a tempos muito antigos.

O charoseth colocado em um pedao de matzo e comido ao redor da mesa de Pscoa

Outros modelos de prato Seder

Alm do contedo do seder, trs itens so essenciais para a mesa da Pscoa: o po zimo, o vinho, e a Hagad. O po zimo (matzo) dos tempos antigos era plano, redondo, e de forma irregular. Da mesma forma, o matzo de hoje, usado por rigorosas seitas do judasmo, redondo e de forma um pouco irregular. No entanto, matzo mais moderno feito mquina e quadrados, medindo cerca de dezessete centmetros. Essas achatadas e inspidas bolachas so marcadas com filas de buracos minsculos. As perfuraes que so postas na massa para

prevenir que a massa borbulhe excessivamente, causando um dourado desigual que produzindo aparecimento de listras. Anteriormente examinamos o simbolismo do po zimo como uma espcie de Messias sem do pecado. A aparncia do matzo perfurado traz mente dois versos da Escritura, que ajudam a completar o quadro: "pelas suas pisaduras, fomos sarados (Isaas 53:5), e "Eles [Israel] olharo para mim, a quem traspassaram, e choraro por ele" (Zacarias 12:10).

O po zimo sobre a mesa guardado em um recipiente especial chamado Matzo Tash. Ele um saco quadrado, branco de seda, que dividido em trs compartimentos para trs bolachas de po zimo. Se a famlia no possui um destes sacos, trs pedaos de po zimo devem ser empilhados em uma placa, cada bolacha separada com um guardanapo e, depois, as trs placas so cobertas com um pano.

Segundo a tradio judaica, essas trs bolachas de po zimo simbolizam a unidade. O judasmo contemporneo no d nenhum conjunto de interpretao dessa unidade, mas existem vrias teorias populares. Uma escola de pensamento afirma que ela seja a unidade dos pais de Abrao, Isaac e Jac. Outro pensamento que a unidade representa a unidade de culto em Israel, isto , os sacerdotes, os levitas, e o resto da congregao. A terceira ideia que a unio das coroas, a coroa da aprendizagem, a coroa do sacerdcio e a coroa da realeza. Uma outra fonte judaica explica que dois dos pedaos de po zimo representam os pes tradicionais estabelecidos no antigo Templo durante os dias do festival, e o terceiro um smbolo da pscoa. Vamos explorar ainda uma outra interpretao mais tarde quando olhamos para o seder moderna.

Tambm na mesa Seder, ao lado de cada lugar esto pequenas taas de vinho pequeno porque sero enchidas quatro vezes sero enchidas com doura, vinho tinto. O costume de beber quatro copos de vinho data da poca do antigo Templo. A Mishn ensina que, de acordo com duas autoridades, o rabino Yohanon e Rabi Benayah, estes quatro copos correspondem s quatro verbos em xodo 6:6-7, descrevendo a redeno de Deus: Eu farei sair, vou libert-lo, vou resgatar voc, eu vou lev-lo para ser o meu povo. Duas das taas de vinho na mesa so geralmente maiores e mais ornamentados do que o resto. Eles so de prata, imagens intrincadas da histria bblica trabalhada em metal. Uma dessas taas fica cabeceira da mesa para o governante da festa, a outro ocupa um lugar de, diante de uma cadeira vazia. Ela aguarda os lbios de Elias, que, de acordo com Malaquias 4:5, vai para anunciar a vinda do Messias. O profeta o convidado de honra em cada seder. A esperana messinica prevalece mais fortemente na Pscoa do que em qualquer outro momento, a tradio Midrashic diz: "Nisan o ms da redeno, em Nisan Israel foi redimido do Egito, em Nisan Israel voltar a ser resgatado" (xodo Rab 15:12). O Clice de Elias, o haggigah, e o matzo tash

O ltimo item a observar na mesa um grande livro chamado Hagad. o livro que narra o significado da celebrao da pscoa. Encadernado em um azul royal, capa aveludada, ele gravado com letras douradas e ilustrada com muitas reprodues coloridas de arte antiga. Prximo a cada pessoa colocado uma cpia muito menor do mesmo livro. Os participantes vo precisar delas para acompanhar durante o servio. Quando os judeus e os

cristos contemporneos realizam os rituais da pscoa ou da Ceia do Senhor, respectivamente, eles fazem questo de explicar o simbolismo da comida e vinho que comem e bebem. A importncia da Pscoa judaica considervel em relao ao papel do pai como uma fonte de ensino dentro da famlia. Ele (no um substituto), que explica o significado da cerimnia, em resposta s perguntas de seus filhos; na frmula moderna: "Por que esta noite diferente de todas as outras noites? A Hagad, no s nos diz o que fazer no Seder, mas tambm quando, como e por que. Hagad em hebraico significa "contar", ou "mostrar adiante". a mesma raiz usada em xodo 13:8: "Naquele dia, diga ao seu filho". Encontramos a mesma conotao no grego, onde o apstolo Paulo, descrevendo a ltima Ceia, escreve: "Porque sempre que comerdes este po e beberdes deste clice, anunciais a morte do Senhor at que Ele venha" (1 Corntios 11:26). Hagad nas mos do chefe de famlia

A Hagad moderna baseada em antigos escritos na Mishn sobre a Pscoa. Esses fragmentos datam do sculo II. O primeiro registro completo que temos da Hagad est contido em uma seo de um velho livro de um oraes chamado Seder, ou siddur, que foi editado no sculo IX por Rabi Amram Ben Sheshnah. A Hagad finalmente emergiu como um livro totalmente separado no sculo XIII. Grande parte do ritual e do pensamento contido mesmo nas verses mais recentes remonta a poca dos Macabeus e do segundo Templo.

Estes, ento, so os nicos alimentos e acessrios sobre a mesa da Pscoa. Mas antes da refeio ritual em si ser examinada, h ainda uma outra caracterstica incomum para capturar nossa ateno. Em cada cadeira em volta da mesa h um travesseiro. A maioria so almofadas de sof, mas muitas vezes um ou dois travesseiros cama so utilizados, assim todos devem ter um. Todos na mesa esta noite vo recostar ou sentar-se vontade durante a refeio cerimonial, porque uma vez fomos escravos no Egito, mas agora somos livres. Depois que comeram a Pscoa com medo e na pressa, mas hoje ns comemos com conforto lazer e segurana. Ns celebramos a redeno. Ns nos regozijamos em liberdade. A SEDER MODERNA Vamos bendizer os alimento que ns comeremos." Nos lares judaicos, a iluminao das velas separa o feriado sagrado do mundano, o sbado do descanso da semana o que importa. Hoje noite a chama lana um halo sobre a mesa do feriado, inspirando uma sensao de santidade. Ele empresta uma ptina suave para a prata, e o brilho cintilao espelhada nos olhos das pessoas sentadas mesa. Aromas saborosos da cozinha se misturam com o cheiro da cera quente, o cheiro do vinho, a fumaa acre de terra do rbano modo. Reina um clima de festa, temperado por antecipao solene. Iluminao de velas separa o feriado sagrado do mundano

O pai ou o av da famlia conduz a seder. Para esta ocasio especial, o lder da festa est vestindo um longo manto branco de algodo ou seda, chamado de kitel. O kitel usado pelos homens judeus ortodoxos na Pscoa e em alguns outros momentos especiais. tambm uma pea de vesturio de enterro. Esta ampla tnica de mangas cerimonial um smbolo de pureza, lembrando a poca do Templo, quando ningum poderia participar do sacrifcio, a menos que estivesse em um estado de pureza levtico. Ela tambm nos lembra do manto branco do sumo sacerdote e o manto da justia que Deus prometeu dar a seus eleitos (Isaas 61:10, Apocalipse 6:11, 7:9). Na cabea, o lder da festa veste uma cobertura, branca, de seda que cobre a cabea em forma de coroa, retratando que na noite de Pscoa, um homem rei e lder religioso sobre a sua casa. Todos os olhos agora se voltam para o lder, ele se levanta e abre a Hagad. Ele levanta a taa de vinho para que todos possam ver e canta o kidush, a orao da santificao que conduz em todos os sbados, e na maioria dos feriados judaicos. Essa bno expressa gratido a Deus por ter escolhido Israel e por ter dado as festas e feriados ao Seu povo. Na noite de Pscoa, uma bno especial acrescentada para o mandamento de comemorao da redeno do Egito. A parte mais amplamente reconhecida desta orao : "Bendita s tu, Senhor, nosso Deus, Rei do Universo, Criador do fruto da

videira." Aps o fechamento desta bno, todos na mesa tomam do primeiro clice de vinho chamado de taa da santificao. Este clice da santificao consagra a refeio ritual. O chefe de famlia levanta a taa e recita a bno sobre a taa, o fruto da videira

Em seguida, uma pequena toalha e uma bacia de prata cheia de gua levanda mesa. Este lavatrio cerimonial contm apenas cerca de um copo de gua. O lder mergulha seus dedos dentro da tigela e seca-os com a toalha na preparao para a manipulao dos alimentos. Ele pega o karpas (aipo, salsa, ou alface) da placa Seder e as mos uma pequena poro de cada participante. Todos juntos recitam: "Bendita s tu, Senhor Deus, Rei do Universo, que criou o fruto da terra." E mergulha todos os verdes em gua salgada e come. Nos antigos banquetes gregos e romanos, este foi o comeo para uma refeio tradicional formal. Sua cultura helenstica influenciou costume judaico e prticas durante as fases de formao da padronizao do Seder. O pensamento contemporneo dota o ritual com simbolismo adicional: o verde representa a vida, que muitas vezes imersos em lgrimas, representada pela gua salgada. O anfitrio agora volta sua ateno para a unidade, a trs bolachas de po zimo. Ele ignora a bolacha do topo, pega a bolacha do meio, e divide-a ao

meio. Ele coloca uma das metades de volta para a unidade. Ento, ele quebra a parte restante desta matzo mdia em um guardanapo branco ou coloca-a em um saco especial, branco de seda. Enquanto as crianas cobrem seus olhos, ele esconde ou "enterra" essa metade do po zimo, geralmente sob um dos travesseiros ou sob a toalha da mesa. Este pedao enterrado ou escondido de po zimo agora tem um nome, aphikomen. Vamos ver o aphikomen mais tarde no servio da Pscoa. O ritual que se segue muito antigo. Sabemos disso porque a orao em aramaico, a lngua utilizada em Israel durante a poca do segundo Templo. Para este dia lida em aramaico, no em hebraico. O anfitrio mais uma vez descobre o po zimo, levanta a placa, e todos recitam: "Este o po da aflio que os nossos antepassados comeram na terra do Egito. Que todos os que tm fome venham e comam. Todos os que esto em necessidade que venham e celebrem a Pscoa. "Ento, eles incluem frases que devem ter sido acrescentadas depois da destruio do Templo:" Este ano estamos aqui: no prximo ano, na terra de Israel! Este ano somos escravos: no prximo ano povo livre! Aqui, novamente, como acontece com o copo partiu de Elias, vemos expressa a esperana messinica. Apesar de estarmos livres da escravido no Egito, ns somos escravos. Quando o Senhor nos trouxer de volta a Sio nos dias do Messias, seremos verdadeiramente resgatados, verdadeiramente livres! Agora, os copos de vinho esto cheios, e o filho mais novo mesa pede as tradicionais quatro perguntas, semelhantes aos dos tempos antigos: 1. Porque esta noite diferente de todas as outras noites? Em todas as outras noites podemos comer po ou po zimo. Porqu esta noite somente po zimo? 2. Em todas as outras noites podemos comer qualquer tipo de ervas. Porque esta noite ervas amargas? 3. Em todas as outras noites ns no mergulhamos as ervas que ingerimos em nada. Por que esta noite vamos mergulhar duas vezes? 4. Em todas as outras noites podemos comer ou sentar em assentos comuns ou estofados. Porque esta noite todos ns sentamos em assentos estofados? A ltima pergunta sobre assentos estofados uma adio relativamente posterior s perguntas originais. Pode ter sido um substituto para a questo referente ao cordeiro pascal, que foi solicitado enquanto o Templo e os sacrifcios existiam: "Por que s comemos carne que foi assada?"

O filho mais novo pergunta a tradicional Ma Nishtanah (as quatro perguntas)

O pai ou o av responde com a resposta prescritos na Hagad, retirados de Deuteronmio 6:21 e 26:8: "Ns ramos escravos do Fara no Egito ... por isso o Senhor nos tirou do Egito com mo poderosa e brao estendido." A partir desta declarao introdutria, procede a leitura de toda a epopia da redeno da Hagad. A Mishn descreve esta resposta como "incio da vergonha e termino com glria" (Pesahim 10:4). A narrativa combina a

histria bblica e comentrios rabnicos. Ela inclui o chamado de Deus a Abro para fora da idolatria, os sofrimentos dos hebreus na terra do Egito, o castigo dos egpcios, e da diviso da lei. O clmax o recital das dez pragas que Deus derramou sobre os egpcios. Com a meno de cada praga, todos os participantes mergulham ou derramam uma gota de vinho de sua taa de vinho em um pequeno pires. Este disco, no a taa, conhecido como o copo. Quando o pires estiver cheio com dez gotas de vinho, ele chamado de o clice da iniqidade, uma expresso simblica dos juzos de Deus. Agora se coloca a pergunta retrica: " para isso [o julgamento], que louvamos a Deus?" A resposta segue: "No, porque Deus amava os egpcios, assim como Ele nos amou. Mas para que ns possamos louv-Lo pela sua infinita misericrdia. Este estgio define o incio para cantar uma cano feliz que reconta os numerosos atos de amor e misericrdia que Deus concedeu a Israel. O nome da cano uma palavra hebraica, Dayenu, que significa "teria sido suficiente." No final de cada linha da msica, vem a uma palavra-refro Dayenu", cantada cerca de dez vezes, com muita alegria e palmas . A cano termina com as palavras: Ento, quanto mais, dobrado e redobrado, a alegao do Onipresente tem sobre a nossa gratido! Ele nos tirou do Egito e executou decises de justia ... rasgou o mar distante para ns, ...satisfez as nossas necessidades no deserto ...du-nos o sbado [e] ...a Tor [lei], trouxe-nos para a terra de Israel, e construiu-nos a casa de sua escolha para expiar os nossos pecados. Agora, em obedincia admoestao antiga do rabino Gamaliel, o apresentador faz uma meno especial dos trs ingredientes cruciais da Pscoa: o sacrifcio da Pscoa (simbolizado pelo osso da pata do cordeiro no seder), as ervas amargas, e os pes zimos (po zimo). Ele explica cada item, mantendo-se nas ervas amargas e po zimo. No entanto, ele no levanta a haste de osso, porque apenas o smbolo do cordeiro pascal, para no ser dada a importncia de um verdadeiro sacrifcio, o que proibido. Ento ele acrescenta estas palavras: Em cada gerao cada homem se viu, como se ele mesmo tivesse sado do Egito. Como ele disse: E, naquele mesmo dia, fars saber a teu filho, dizendo: Isto pelo que o SENHOR me tem feito, quando eu sa do Egito." [ver xodo 13:8]. Este texto baseia-se no ensino da Mishnah (Pesahim 10:5) que o xodo e o resgate no devem ser tomados somente como histria, cada judeu deve considerar como uma experincia pessoal. (Da mesma maneira, aqueles que foram espiritualmente redimidos por Jesus, o verdadeiro Cordeiro pascal, v-lo como sendo sacrificado por cada um de ns, individualmente e pessoalmente, embora o evento real tenha aconteceu h dois mil anos.) Agora, todos na mesa levantam os copos de vinho em um brinde de agradecimento bondade de Deus e proclamam: "Vamos, ento, recitar perante Ele um cntico novo: Aleluia!" Eles recolocam os copos na mesa, sem beber e recitam Salmos 113 e 114, a primeira parte do Hallel, que

literalmente significa "louvor". Ento, eles levantam os copos de vinho, mais uma vez, repetindo a antiga orao do rabino Akiba, provavelmente escrito logo aps a destruio do Templo. Bendito s tu, Senhor, que nos redimiu... e trouxe-nos esta noite... Assim, Senhor, ... leva-nos a outros festivais, ...felicidade na construo da tua cidade ... no podemos comer dos sacrifcios e da oferta pascal, cujo sangue iria nas paredes do teu altar, para tua aceitao. Ento devemos dar graas a ti com um cntico novo, para a nossa redeno e libertao da nossa alma. Bendito s tu, Senhor, Redentor de Israel. Bendito s tu ... Criador do fruto da videira. Este o sinal para beber o segundo copo de vinho, chamado a taa de louvor. Aps a beber o segundo copo, passam em torno da bacia de gua. Todos recitam a orao especial para a lavagem cerimonial das mos. O chefe da festa corta pedaos de po zimo e os distribui a todos na mesa. Eles recitam juntos a orao de agradecimento pelo mandamento de comer pes zimos, e eles comem um pedao do po zimo. Em seguida, o anfitrio mergulha algumas das ervas amargas na mistura doce charoseth e oferece um pedao para cada participante. Antes de comer, eles pronunciam outra bno, agradecendo a Deus por ordenar a ingesto de ervas amargas. Quaisquer lgrimas resultantes so um memorial adequado para as dificuldades de seus antepassados. O anfitrio continua a fazer um sanduche de ervas amargas e po zimo. Ele come-o, dizendo: Em memria do Templo, de acordo com a tradio de Hillel. Assim fizeram [Rabi] Hillel quando o Templo Sagrado ainda era: ele costumava combinar po zimo e ervas amargas e com-los juntos, para cumprir o que dito: "Eles devem comer com po zimo e ervas amargas." Agora, o prato seder posto de lado e algumas pessoas desaparecem na cozinha. Este o sinal real para que todos verem as coisas boas que provocaram suas narinas o dia todo! A Pscoa um banquete. Geralmente comea com os tradicionais ovos cozidos imergidos ou aromatizado com gua salgada. Depois vm os aperitivos. Nas casas Ashkenazi (os da cultura do norte e do leste europeu), dois dos petiscos prediletos so fgado picados e peixe recheado. Muitas pessoas gostam de usar, em vez de rbano, mesmo quando no Pscoa. Ento, quase sempre, h uma sopa de po zimo: um rico caldo de galinha claro acompanhado de bolinhos feitos de matzo e muitos ovos bem batidos. O prato principal geralmente uma galinha ou carne recheada de algum tipo. Povo judeu hoje tradicionalmente no come cordeiro na Pscoa, porque no h Templo e no o sacrifcio da Pscoa. Mas aqueles que so judeus crentes em Jesus o Messias, significativo comer cordeiro nas refeies de pscoa, em memria daquele que veio a ser o Cordeiro, cujo sacrifcio ofusca os sacrifcios de todos os cordeiros sacrificados no Templo (Hebreus 9).

H muitas mais coisas boas para comer, como saladas e legumes, como determinado pela imaginao e desenvoltura do cozinheiro. Para a sobremesa h frutas secas, nozes, biscoitos da pscoa, especialmente cozidos, bolos, bolos de coco, tudo feito sem fermento e marzipans importados e outros doces de Israel. O povo judeu de descendncia oriental e mediterrnica (sefarditas) tm diferentes comidas favoritas de acordo com sua prpria cultura e tradio. A cozinha muitas vezes inclui tomates, berinjela, e frutas como tmaras, figos e laranjas, que so nativas de seus pases. Os alimentos que nunca devem ser encontrados em qualquer mesa de pscoa so carne de porco e marisco. Estes so proibidos em Levtico 11 e Deuteronmio 14 para todas os judeus que ainda esto sob a lei. Com o jantar no final, os pratos de sobremesa ficam afastados, mas o seder Passah est longe de terminar. Alguma coisa est faltando, o aphikomen! Aphikomen O nome vem do epikomios grego, que significa "aps a festana do jantar" ou "o que vem por ltimo." Nos tempos antigos, era comum ser um pouco turbulento. Esse tipo de comportamento era totalmente inadequado para uma celebrao religiosa, os rabinos substituram pela comemorao solene do cordeiro pascal. Na poca do Templo, o cordeiro era a ltima coisa a ser consumido, agora, na ausncia do cordeiro sacrificial, o po zimo representa o sacrifcio da Pscoa. O sabor do po zimo e a memria do cordeiro ficavam na conscincia de cada celebrante. As crianas agora procuram o aphikomen. Os adultos do algumas pistas: "Voc est longe ... ainda frio ... ficando mais quente!" Logo algum encontra-o e entrega-o ao chefe da festa com um sorriso triunfante de antecipao, sabendo que ele ou Ela receber uma recompensa por isso, um pequeno presente ou soma em dinheiro. A alegria e descontrao da busca dar lugar solenidade ritual do Seder que continua. O anfitrio desembrulha o aphikomen e distribui pedaos para todos que participam com reverncia calma. Na cultura ocidental, no h bno ou palavra falada. Mas entres os sefarditas ou tradio oriental, dizem: "Em memria do sacrifcio da Pscoa, aps a pessoa estar saciado." Depois disso, ningum pode ter mais nenhuma comida ou bebida no seder que no seja a terceira e quarta taas de vinho. Neste ponto muitos Hagads incluem a recitao do Salmo 126, uma das cntigos dos degraus. Agora que a refeio estar oficialmente celebrada aps comerem o aphikomen, a parte do ritual do Seder continua com a recitao da graa final. Nas refeies judaicas h um Beraca (breve orao de graas) para cada alimento que chega mesa, mas a orao principal vem sempre aps a refeio. No Seder, o anfitrio agora derrama o terceiro copo de vinho antes desta orao. Ento ele se levanta e repete as palavras tradicionais em hebraico: "Senhores, vamos recitar a bno."

Todos sentados respondem: "Que o nome do Senhor seja abenoado desde agora at a eternidade." O anfitrio continua: "Vamos bendizer o alimento que comemos." Em seguida, os participantes lem uma longa orao de agradecimento. Perto do final desta orao de graa, ouvimos novamente a expresso de esperana na libertao definitiva de Deus no dia do Messias: Tende piedade, Senhor, sobre Israel ..., ... em Sio a habitao da tua glria e sobre o reino da casa de Davi, teu ungido. ... Que haja ascenso e vinha ... a lembrana de ns ... e nossos pais, e a lembrana do Messias, filho de Davi, teu servo, ... e Jerusalm tua cidade santa ... e todo o teu povo da Casa de Israel, ... neste festival. ... O Compassivo, ele pode enviar o profeta Elias (ele pode ser lembrado para sempre ) ele pode nos trazer boas novas de salvao, e consolaes. Se a Pscoa cai em uma sexta-feira (incio do sbado) tambm acrescenta o seguinte: O Compassivo-Ele pode fazer com que ns herdamos esse dia que todo sbado e repouso, na vida eterna. O Compassivo-Ele pode encontrar-nos dignos no dia do Messias e da vida do mundo vindouro. Esta fala do que o ltimo sbado de descanso sobre o qual Paulo est escrito em Hebreus 4:9. Imediatamente aps a orao, o anfitrio leva novamente a bno sobre o vinho e todos bebem a terceira taa, comemorando o verso em xodo 6:6: "Vou resgatar voc, com um brao estendido." Este clice o terceiro clice da redeno, tambm, s vezes chamado de clice da bno. o clice da redeno, porque, dizem os comentrios antigos, que representa o sangue do cordeiro pascal. Alguns Hagads chamam-o a taa de Elias, pois segue diretamente a orao pela vinda de Elias. Outra razo para que o ttulo pode ser por causa do que acontece em seguida. As crianas viram o clice de Elias na mesa. Em algumas famlias, o copo foi cheio no incio do Seder, em outras, ele ser cheio agora. Eles do uma olhada no contedo vermelho escuro do copo. Elias vir e beber do clice? Talvez ele esteja aqui, agora, s que ele invisvel. Ser que ele tomar um gole? Parece que h menos vinho do que h um tempo atrs! Infelizmente, se isso for verdade, apenas devido evaporao. Mas talvez ele ainda estar por vir! Espere e ver, mas agora temos de continuar com o servio. Estudiosos judeus acreditam que a orao que vem em seguida, "derramar a tua ira", foi originada durante a Idade Mdia, quando os judeus foram duramente perseguidos por causa da f, especialmente na poca da Pscoa. Esta orao no encontrada nas primeiras edies da Hagad. Apela para o julgamento de Deus sobre as naes, e soa um pouco dura. Mas tomada no contexto com as outras oraes acima indicados pela vinda de Elias, ele se encaixa no padro de pensamento: "Que Deus envie o Messias, anunciado pelo profeta Elias, para vencer todos os nossos inimigos e estabelecer o Seu Reino de paz.

O lder agora envia um dos filhos para abrir a porta para ver se Elias vem em resposta s oraes. As palavras no so proferidas na leitura Hagad, mas quando a porta estiver sendo aberta, todos geralmente exclama: "Bendito o que vem em nome do Senhor!" Os jovens esto de olhos arregalados de espanto quando a porta devagar range aberta. Uma lufada de ar fresco varre a noite na sala, mas ningum est l. Oh bem, talvez no prximo ano! A criana fecha a porta e volta para a mesa. Em seguida, o anfitrio leva a recitao da segunda parcela do Hallel, os Salmos 115 a 118. Estes versos so os mesmos que se lia quando o templo ainda estava de p. Eles levam para o Grande Hallel, que o Salmo 136. Neste salmo conhecido, o coro levtico no Templo cantou os louvores ao Senhor, e nos grandes acontecimentos da histria de Israel. No final de cada frase ou linha, a congregao respondeu: "Pela Sua bondade que dura para sempre!". Os primeiros comentrios (10:7 Pesahim do Misnah) grava uma bno "da cano", aps o Hallel. O Talmud, que um comentrio sobre o Mishnah, ensina em 59 Berakhot que uma dessas bnos foi o Grande Hallel e outro que comps uma parte de um hino chamado "O Sopro de todos os seres vivos." Este hino antes do quarto e final da Taa de vinho novamente uma orao de louvor e de agradecimento. Ela comea assim: "A respirao de todo ser vivente abenoar Teu Nome", e finaliza: "Bendito s tu, Senhor, Deus e Rei, Tu s fortemente elogiado, de ao de graas, Senhor de maravilhas, que escolhe a msica e salmo, Rei, Deus a vida do mundo. Mais uma vez, todos mesa levantam a taa de vinho e cantam a bno sobre o vinho. Todo mundo bebe da quarta taa. Este ltimo copo da Seder comemora o verso em xodo 6:7: "Eu vos tomarei por meu povo". Uma das verses modernas dos comentrios Hagad muito acertadamente sobre o quarto copo, diz: "O resgate ainda no est completo. O quarto copo recorda-nos a nossa aliana com o Eterno, para as tarefas que ainda esperam por ns como um povo chamado para o servio de Deus, para um grande propsito para o qual o povo de Israel deve viver." Os editores desse Hagad vem o propsito de Israel como sendo "a preservao e afirmao da esperana." Mas ns, que estamos familiarizados com as promessas e profecias das Escrituras, vemos um propsito maior para Israel, d e que de um dia proclamar para todas as naes que Cristo , certamente, o Salvador e Rei! Por causa das palavras, "Eu vos tomarei por meu povo", alguns chamam este quarto clice de o copo da aceitao. Outros preferem chamar esse clice (ao invs do terceiro) como o clice de Elias. H mrito em ambos os ttulos, pois Elias ainda vir para anunciar a redeno que s estar terminada quando Israel cumprir todo o plano de Deus, isto , quando Israel reconhecer e proclamar o Messias (Zacarias 12:10), ela ser verdadeiramente o povo de Deus como predito em Jeremias 32:38-40.

E agora, finalmente, com o beber do quarto clice, a Seder est chegando ao fim. Msicas alegres muitas vezes continuam depois festa pela noite dentro, mas o servio oficialmente termina com uma ltima orao pela reconstruo de Jerusalm: Concludo o Seder de Pscoa, De acordo com a lei e a tradio. Como temos vivido para celebr-lo, Assim, passamos viver para celebr-lo novamente. PURO, que habita em sua habitao. Restaure a congregao dos incontveis. Rapidamente desdobre tuas aes Resgatando a Sio com cnticos de alegria. PRXIMO ANO EM JERUSLAM!

O USO CRISTO DA SEDER Nos ltimos anos, tornou-se popular as igrejas crists realizarem a refeio da Pscoa, ou alguma combinao da Seder com a Ceia durante a Semana Santa, especialmente na Quinta-Feira Santa. Cerimnias completas da Seder geralmente esto disponveis em livrarias locais. A Seder (ordem) ou a Passah (Pscoa), celebrada de acordo com a Hagad tradicional, o rito essencial da festa central do Judasmo. Embora o relato bblico da Pscoa (x 12:1-28) seja parte da herana comum entre judeus e cristos, a Seder Hagad, embora baseada no relato bblico, evoluiu em sua forma bsica entre a destruio do templo em 70 da Era Comum (Ad) e no sculo XIII, assim, a Hagad tradicional pertence aos judeus, no propriedade comum de judeus e cristos. Os cristos no so livres para utilizarem ou adaptarem a Hagad sem levar em conta sua origem judaica. "As boas relaes ecumnicas exigem respeito pela herana religiosa dos outros e a integridade de seus rituais". A Seder Hagad utilizada pela comunidade judaica de hoje no pode ser representada com preciso pelos cristos como "o que Jesus fez" ou como as razes da Ceia do Senhor. O texto bsico da Hagad no atingiu sua forma atual at meados do sculo XIII. Seus elementos primrios (a histria da Pscoa, po zimo, ervas amargas, copos de vinho) so, inegavelmente, a partir da poca de Jesus, ou antes; a Hagad contm muito material que foi adicionado depois da poca de Jesus (incluindo a colocao das quatro

perguntas, o uso da cerimonial da bandeja do Seder e sua composio, a adio do charoseth para o menu de comidas simblicas, a recitao ritual das pragas como gotas de vinho derramadas no segundo copo de vinho, o copo, cadeira e abertura da porta para Elias, "no prximo ano em Jerusalm", e as msicas finais, incluindo "Dayenu"). Nenhum desses elementos teria sido conhecido na poca de Jesus (nem o termo "Seder" ou "Hagad" se sabe que houve alguma conexo com a refeio da Pscoa realizada por Jesus). Muitos elementos foram adicionados ao Seder Hagad aps a poca de Jesus, obviamente inadequado substituir a Ceia do Senhor pela Seder. Tambm enganosa (assim como insensvel s relaes judaico-crists) celebrar uma Seder com uma forma abreviada da Ceia do Senhor na QuintaFeira Santa, como uma forma de representar "o que Jesus fez" na ltima Ceia com a Hagad que remonta do no sculo XIII. A ceia pascal de Jesus foi muito menos elaborada. Aps uma breve introduo, a refeio foi ingerida com suas comidas simblicas (xodo 12:8 cordeiro, pes zimos, ervas amargas) e um copo ou copos de vinho foram abenoados e partilhados. A refeio foi seguida por perguntas e respostas sobre o significado dos alimentos de forma mais sugestiva do que prescritiva, e pode ter sido encerrada aes de graa aps as refeies (a orao judaico comum mesa) e o canto de um ou mais Salmos. As narrativas da Ceia do Senhor (1 Corntios. 11:23-26; Mt. 26:26-29, Marcos 14:22-25, Lucas 22:15-20) mencionam apenas po e vinho, a palavra usual para o po zimo ervas amargas no so utilizadas, nem o cordeiro mencionado. O uso de cordeiro na Seder foi interrompido pela maioria dos judeus aps o sistema de sacrifcio ter chegado ao fim com a destruio do templo de Jerusalm pelos romanos em 70 dC, no foi mais reintroduzida. A Seder judaica melhor vivida pelos cristos, no como pano de fundo a instituio da Ceia do Senhor, mas como um exerccio de compreenso inter-religioso. A Seder Hagad no primariamente uma lio de origens crists, tanto como o entendimento judaico da Pscoa, uma vez que evoluram em reao ao cristianismo e perseguio judaica durante a presente era. As perguntas e respostas, por exemplo, vieram originalmente na seqncia natural aps a refeio, mas entre 70 e 200 dC, eles foram transferidos para a sua atual posio antes da refeio, provavelmente para evitar qualquer possvel confuso com o significado novo que est sendo anexado ao po e vinho durante a refeio da Pscoa observado por cristos judeus. A abertura da porta para Elias, introduzida entre o dcimo e o dcimo terceiro- sculos pode ter servido inicialmente como uma funo meramente utilitria: foi aberta durante o Seder para demonstrar a uma comunidade crist em suspeio e hostil que os judeus no tinha nada a esconder.

VENHA PARA A FESTA Bem-aventurados aqueles que so convidados para a ceia das bodas do Cordeiro! (Apocalipse 19:9) Deus preparou uma festa de redeno e alegria para a qual todos esto convidados... Os israelitas no Monte Sinai tremeram com a conscincia de sua impureza. Impressionados com os rumores e fogo sobre a montanha sagrada, eles insistiram que Moiss fossem o mediador entre eles e Deus (xodo 20:19). Seu medo de enfrentar a Deus sem um mediador foi totalmente adequado, porque um Deus santo no pode tolerar a humanidade pecadora. Jeov instruiu Moiss: "Desce, protesta ao povo que no traspasse o termo para ver o SENHOR, a fim de muitos deles no perecerem" (xodo 19:21). Nenhum mortal pode olhar para Deus. Moiss foi altamente favorecido por Deus, mas Ele mesmo disse a Moiss em uma nuvem espessa que ocultava sua glria. Quando Moiss pediu para v-lo, foi-lhe dito: "Voc no pode ver o meu rosto, pois ningum pode me ver e viver" (xodo 33:20). Mas o Senhor em Sua misericrdia providenciou um caminho para Moiss, para contempl-Lo e ainda sobreviver. Ele escondeu Moiss na fenda de uma rocha na montanha sagrada o que lhe permitiu travar uma viso fugaz da Sua glria quando Ele passou. Os profetas antigos tambm foram altamente favorecidos por Deus. Ele apareceu-lhes apenas em vises, contudo, quando vislumbraram uma sombra de seu ser, sentiram-se indignos e arruinados. Eles ficaram devastados, e no porque eles enfrentaram um tirano do mal, mas porque perceberam como pecado manchava a existncia terrena deles. O profeta Isaas, considerado o mais importante dos profetas, deve ter sido uma das pessoas mais justas do seu tempo. Mas, na presena de Deus, ele gritou em desespero: "ai de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lbios impuros e habito no meio de um povo de impuros lbios; e os meus olhos viram o rei, o SENHOR dos Exrcitos!" (Isaas 6:5). Seu desespero no foi devido crueldade de Deus, mas da compreenso de como a sua justia era injusta. Mais tarde, ele escreveu: "Mas todos ns somos como o imundo, e todas as nossas justias, como trapo da imundcia; e todos ns camos como a folha, e as nossas culpas, como um vento, nos arrebatam. " (Isaas 64:6) . Se o Rei do cu estava a permitir-nos ainda uma viso momentnea de si mesmo, ns tambm nos escolheramos em terror e desespero. Em Sua misericrdia, Deus no nos revela a infinita beleza de Sua santidade, para que no vejamos a feira do nosso prprio pecado, ns merecamos era sermos destrudos. Deus providenciou um mediador, que mede a diferena entre os nossos pecados e Sua santidade. O prprio Moiss profetizou daquele que viria a Israel quando ele escreveu Deuteronmio 18:15-19:

O SENHOR, teu Deus, te despertar um profeta do meio de ti, de teus irmos, como eu; a ele ouvireis; conforme tudo o que pediste ao SENHOR, teu Deus, em Horebe, no dia da congregao, dizendo: No ouvirei mais a voz do SENHOR, meu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que no morra. Ento, o SENHOR me disse: Bem falaram naquilo que disseram. Eis que lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falar tudo o que eu lhe ordenar. E ser que qualquer que no ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele." Este Profeta que viria seria como Moiss, Ele seria o mediador entre Deus e a humanidade. Ele seria o profeta final que todos devem prestar ateno. Moiss estendeu a diferena entre Deus e Israel por um tempo curto, mas ele tambm era apenas um mortal, com falhas mortais e o destino mortal da morte. Sendo mortal, no podia oferecer mediao perfeita e eterna. Para que haja mediao perfeita, era preciso haver algum sinal de valor eterno. O Profeta que deveria vir era o Cristo eterno, o Messias. Pelo sacrifcio de Si mesmo, Jesus, o Messias conseguiu o que nem Moiss, nem o sacrifcio de touros e cabras podiam fazer. No s ele foi o sacrifcio eterno, Ele foi o eterno Sumo Sacerdote que ofereceu esse sacrifcio. Mesmo Moiss assumindo uma posio mais elevada do que qualquer um no sacerdcio Aarnico para interceder entre o povo e Deus, de modo que o Messias teria precedncia em Seu sacerdcio acima do papel temporal do sumo sacerdote no Templo. Jesus, o Messias um mediador a quem podemos ir ver. Atravs dele, podemos ver Deus, nosso Pai celestial, pois Ele disse: "Quem me v, v o Pai" (Joo 14:9), e "Eu e o Pai somos um" (10:30). Quando olhamos para Jesus, vemos o amor de Deus. Jesus a fenda da rocha onde podemos esconder do fogo consumidor da santidade de Deus. Do nosso ponto de vista Dele, podemos ver a glria de Deus, bem como o seu amor sem ser devastado. Ns no precisamos temer o julgamento de um Deus santo, pois Jesus tomou sobre si a ira e o julgamento que por direito nosso. Evitamos a devastadora santidade de Deus atravs da apropriao do manto branco da sua justia para cobrir a nudez do nosso pecado. Esse manto de justia a nica cobertura (kiporah) em que podemos aparecer diante de Deus e no sermos consumidos, e ele anseia em nos dar essa cobertura que lhe custou muito. Jesus, o Messias pagou um preo terrvel para que ns pudssemos pertencer a um Deus de amor. Ns, seres humanos, achamos incompreensvel que Deus, o Criador, queira um relacionamento ntimo com a sua criao. No entanto, ele procura um relacionamento com cada membro da raa humana. Ele prope uma relao que ainda mais pessoal do que o casamento. Deus colocou a restaurao de sua relao com a humanidade atravs de Seu povo, Israel. Ele props a Abrao em Ur. Ele se prometeu a Israel na Pscoa, e casou-se com o povo no Monte Sinai. Mas Israel no teve mais vigor espiritual que o resto da humanidade em torno dela. s vezes, ela se afastou e se tornou uma esposa infiel ao Senhor. Apesar disso, Ele olha para ela com amor e compaixo e prometeu devolver-lhe mais uma vez, e com

ela, todas as outras naes que esto dispostas. Portanto, quando o Messias de Israel veio como o Verbo feito carne, Ele props uma relao amorosa com Deus para toda a humanidade. Ele o prprio noivo para aqueles que acreditam e aceitam-no no Calvrio. A consumao do casamento, que ainda est para acontecer quando ele voltar para sua amada, a noiva chamada de entre crentes judeus e gentios. Deus est constantemente a nos convidar. Ele disse a Abrao para deixar Ur e segui-Lo. Ele convidou os filhos de Israel para compartilhar a festa do cordeiro pascal, para deixar o Egito e introduzir uma nova vida. Mas Deus convida a todos para fazer mais do que simplesmente passar de um local para outro. Ele convida a humanidade a se tornar algo para ele. Seu convite uma honra conferida em amor, mas tambm a oferta de uma oportunidade que no se ousa recusar. Deus preparou uma festa de redeno e alegria para o qual todos esto convidados. O convite para ns, para vir ceia das bodas do Cordeiro, para vir e participar de Jesus, o Po da Vida, o Cordeiro de Deus, o Mediador, que tomou sobre Si o nosso julgamento. Venha para a ceia das bodas do Cordeiro! Ele o Esposo santo. Ele procura como Sua noiva todos aqueles que se entregam a Ele em amor. Ele o alimento Santo que d vida e alimento para a noiva. A Bblia adverte que todos tm de lidar com o convite de Deus. Para aqueles que iro receb-Lo, Jesus verdadeiramente o Cordeiro de Deus, esperando para cumprimentar Seus convidados amado. Mas para aqueles que rejeitam o convite de Deus de amor, o Cordeiro ir aparecer como o feroz leo da tribo de Jud (Apocalipse 5:5). Para aqueles que ignoram o convite de Deus, Ele ser o rugido do leo cuja autoridade foi contestada. Venha para a festa de redeno e alegria! Deus convida voc. Com ardor ele pede-lhe para aceitar a relao de amor. Voc o convidado para ser homenageado por aceitar Sua oferta de vida abundante em Cristo. Venha para a festa do Cordeiro! Venha para a festa que Deus est preparando para aqueles que o amam. Tudo que voc precisa para ganhar a entrada a sua roupa de casamento, Seu manto de justia. O Cordeiro que j foi morto vive outra vez. Ele foi preparar um lugar para aqueles que confiam nele. Ele prometeu voltar e levar sua amada para celebrar o festival de alegria, de viver eternamente em perfeita unio com ele. Voc vai aceitar o convite que Deus nos oferece? Voc pode fazer isso com uma simples orao. Reconhea que voc no pode enfrentar a Deus em Sua santidade, e que voc precisa do manto da justia. Confessar que Jesus o Messias, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, que Ele morreu para fazer expiao por seus pecados e vive novamente para ser o Mediador. Diga a Deus que deseja de segui-Lo na novidade da Sua vida da ressurreio. Ento, encontrar um corpo de crentes que regularmente comemoram o evento de sua morte. Pelo batismo ser identificado com Ele naquela morte, e ser identificado com o seu povo em novidade de vida que Ele nos d. At meso como aquela mesa da Pscoa de muito tempo atrs trouxe aos

antigos israelitas da escravido para a liberdade, venha agora para a mesa que traz vida nova! Nas palavras do salmista, o Senhor bom. Ento voc vai encontrar dentro do seu corao uma melodia para cantar uma cano nova, o cntico de Moiss e o cntico do Cordeiro: Grandes e maravilhosas so as tuas obras, Senhor, Deus Todo-poderoso! Justos e verdadeiros so os teus caminhos, Rei dos santos! Quem te no temer, Senhor, e no magnificar o teu nome? Porque s tu s santo; por isso, todas as naes viro e se prostraro diante de ti, porque os teus juzos so manifestos. (Apocalipse 15:3-4) Venha festa de Deus! Esta a cano que um dia ir reverberar em todo o tribunal do cu por ocasio da festa final de liberdade e alegria. "E o Esprito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graa da gua da vida. (Apocalipse 22:17)

Bibliografia:
1. Rosen, Ceil ; Rosen, Moishe: Christ in the Passover: Why Is This Night Different?. Chicago, IL : Moody Publishers, 2006 2. Butler, John G.: Analytical Bible Expositor: Exodus. Clinton, IA : LBC Publications, 2008; 3. Janzen, Waldemar: Exodus. Waterloo, Ont.; Scottdale, Pa. : Herald Press, 2000 (Believers Church Bible Commentary); 4. LifeChange Series, Lesson seven - Last Night in Egypt,, LESSONmaker version 8.0.1.95; 5. J. M. Price - A PEDAGOGIA DE JESUS, O Mestre por Excelncia, 3 edio, JUERP; 6. 1000 Bible Images. Bellingham, WA : Logos Research Systems, 2009; 7. Richards, Larry: The 365 Day Devotional Commentary. Wheaton, Ill. : Victor Books, 1990 8. Sociedade Bblica do Brasil: Bblia de Estudo Almeida Revista e Corrigida. Sociedade Bblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ed 6:19; 7. Dicionrio Houaiss da lingual portuguesa, verso 1.0; 8. Globalink Power Translator verso 6.4.1; 9. Babylon verso 8.0;

10. Jeffrey, David L.: A Dictionary of Biblical Tradition in English Literature. Grand Rapids, Mich. : W.B. Eerdmans, 1992; 11. Standard Bible Dictionary. Cincinnati : Standard Publishing, 2006; 12. Athalya Brenner and Jan Willem van Heuter, eds ; Athalya Brenner and Jan Willem van Heuter, eds ; Society of Biblical Literature: Semeia. Semeia 86. Atlanta, GA : Society of Biblical Literature, 1999-2001 (Semeia 86); 13. Lipson, Irene: The Greatest Commandment : How the Sh'ma Leads to More Love in Your Life. Clarksville, MD : Lederer Books, 2007; 14. Partridge, Christopher: Introduction to World Religions. Fortress, 2005; 15. Webber, Robert: The Services of the Christian Year. Nashville : Star Song Pub. Group, 1994; 16. Boor, Werner de: Comentrio Esperana, Primeira Carta De Paulo Aos Corntios; Comentrio Esperana, 1 Corntios. Editora Evanglica Esperana; Curitiba, 2004; 2008; 17. Porter, Rafael: Estudios Bblicos ELA: Solo Faltaba El Amor (1ra Corintios). Puebla, Pue., Mexico : Ediciones Las Americas, A. C., 2005; 18. Biblia Del Diario Vivir. electronic ed. Nashville : Editorial Caribe, 2000, c1996; 19. Barclay, William, lecturer in the University of Glasgow (Hrsg.): The Letters to the Corinthians. Philadelphia : The Westminster Press, 2000, c1975 (The Daily Study Bible Series, Rev. Ed)

10. http://pt.wikipedia.org/wiki/Raiz-forte acesso em 13 Fev 10 s 01:04h; 11. http://www.corbis.com acesso em 14 Fev 10 s 11:02h.

Potrebbero piacerti anche