Sei sulla pagina 1di 9

Das instituies do Rio de janeiro, a FGV foi a primeira colocada no ranking nacional de MBAs da Revista Voc S/A.

Quer exemplo melhor do que ser referncia?

FUNDAO GETULIO VARGAS Criada em 1944 com o objetivo de ser uma instituio voltada ao desenvolvimento intelectual do Pas, a Fundao Getulio Vargas composta por escolas e importantes centros de pesquisa e documentao, localizados no Rio de Janeiro, sede da FGV, em So Paulo e em Braslia. Como centro de excelncia, a FGV preocupa-se, permanentemente, com a inovao e direciona suas atividades para reas estratgicas da vida nacional como a Administrao Pblica e de Empresas, Economia, Direito, Cincias Sociais e Histria Contempornea. Visando imprimir mais dinamismo ao desenvolvimento e distribuio de seus servios educacionais, presenciais e a distncia, a FGV criou o Instituto de Desenvolvimento Educacional IDE com a finalidade de prover canais de distribuio nicos para os cursos de ps-graduao lato sensu (especializao, aperfeioamento, extenso) e de desenvolvimento de executivos, originados nas unidades da FGV. IDE - INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL Criado em 2003, o IDE tem como objetivo prover canais de distribuio nicos para os cursos de Educao Continuada das Escolas e Institutos da FGV. composto pelos Programas: FGV Management, responsvel pelos cursos presenciais abertos; FGV Corporativo, responsvel pelos cursos presenciais in-company; FGV OnLine, responsvel pelos cursos a distncia (internet e satlite); e, Inteligncia de Negcios e Central de Qualidade. FGV MANAGEMENT A experincia acadmica e profissional dos professores da FGV faz com que os cursos aliem teoria e prtica de forma equilibrada, possibilitando que os conhecimentos adquiridos sejam rapidamente incorporados ao diaa-dia das empresas. A misso do FGV Management formar executivos de empresas privadas, governamentais e do terceiro setor, levando aos talentos do nosso pas, instrumental necessrio para desenvolver seu potencial e agregar valor s empresas onde atuam, estimulando o desenvolvimento de sua regio, nos mais diversos segmentos. CAPITAL HUMANO Conveniada da FGV em Niteri desde o ano de 1997, a Capital Humano j formou mais de 5.000 alunos nos cursos de MBA/Ps-Graduao.

5 motivos para cursar o MBA da FGV na capital Humano: Logstica Infra-Estrutura Planejamento Reconhecimento Empregabilidade

Oferecendo capacitao executiva atravs de uma das mais respeitadas instituies de ensino do pas, a Capital Humano se tornou a maior conveniada da FGV no Estado do Rio de Janeiro. Trabalhando junto ao empresariado local pela formao do conhecimento, inovao e empreendedorismo, hoje conta com unidades localizadas em Niteri, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo e Petrpolis.

A Capital Humano busca fornecer educao empresarial de excelncia, permitindo que seus alunos desenvolvam todo seu potencial, tornando-os aptos a competir pelas posies de destaque no mercado.

A FGV oferece a voc o conhecimento e o certificado exigido pelo mercado: Ter um certificado de MBA Ps Graduao no currculo no mais um diferencial, mas sim uma exigncia do mercado;

FGV - MBA em Logstica e Supply Chain Management - 01

A FGV uma marca com forte reconhecimento no mercado corporativo; Contedos Programticos construdos baseados nas competncias tcnicas e comportamentais que as principais empresas esto buscando nas vagas oferecidas. Conhea a programao e comprove o diferencial; Conhecimento transformado em prtica: corpo docente altamente qualificado, com grande expertise acadmica e empresarial;

OBJETIVO:

Conhecer referncias que estrategicamente frente Empresarial;

possibilitam pensar e agir aos desafios da Logstica

Desenvolver competncias e tcnicas que permitam estimular a racionalizao dos processos logsticos, o uso da tecnologia da informao, a valorizao do capital humano, a negociao cooperativa, o aumento da produtividade, a identificao e reduo de custos logsticos, em ambiente de comprometimento social e ambiental.

PBLICO ALVO:

Diante da importncia e abrangncia dos temas apresentados, o curso em questo est direcionado a Empresrios, Diretores, Gerentes e Profissionais que possuam curso de nvel superior e que atuem ou pretendam atuar nas reas relacionadas logstica empresarial.

METODOLOGIA DO TCC:

Elaborao de Trabalho de Concluso de Curso - TCC, de carter obrigatrio, que poder ser realizado sob forma de estudo bibliogrfico, estudo de caso, pesquisa de avaliao, proposio de planos ou programas, pesquisa-diagnstica ou qualquer outra forma usualmente aceita no meio acadmico. Em todos os casos, o TCC dever desenvolver tema alinhado ao contedo do curso em questo. O TCC dever ser realizado individualmente.

CARGA HORRIA TOTAL: 432 horas aula

Em Niteri, seu MBA da FGV pode ser cursado aos sbados, com aulas quinzenais. Assim, voc pode conciliar suas atividades pessoais com seu aprimoramento profissional.

PROGRAMA:

MBA EM LOGSTICA E SUPPY CHAIN MANAGEMENT TURMA 01 Disciplinas Aspectos Tributrios da Logstica Custos Logsticos Gesto da Produo Gesto de Projetos Logsticos Gesto de Servios Logstica Internacional Negociao Aplicada Gesto da Cadeia de Suprimentos Procurement e Desenvolvimento de Fornecedores Sistemas Integrados de Gesto e Negcios Eletrnicos Transporte e Distribuio Anlise de Investimentos e Riscos Diagnstico Situacional em Logstica Empresarial Gesto de Pessoas em Ambientes Competitivos Metodologia Cientfica Mtodos Quantitativos Aplicados Logstica Pesquisa e Desenvolvimento em Logstica Planejamento Estratgico na Logstica Logstico Abastecimento, Distribuio e Terceirizao(Disciplina Online) Marketing de Servios (Disciplina Online) Carga Horria Total (Horas-Aula) EMENTAS: 1. Aspectos Tributrios da Logstica Princpios e normas gerais de tributao. Principais tributos e taxas (federais, estaduais e municipais) nas atividades empresariais. Incidncia de tributos na cadeia produtiva e seus efeitos na operao logstica. Regimes especiais de tributao. Incentivos fiscais. 2. Custos Logsticos Fundamentos da contabilidade de custos. Custos nos processos logsticos. Custos fixos e variveis. Margem de contribuio. Ponto de equilbrio. Custo total e a prtica das trocas compensatrias (trade-off). Custeio por atividade (Activity Based Costing). Aplicao de controles e avaliao de resultados. 3. Gesto da Produo Gesto da Produo sob a tica da Cadeia de Suprimento(Supply Chain). Indicadores-chave de Desempenho (KPIs) aplicveis ao Planejamento e Controle da Produo (PCP). Plano de Operaes Agregado (S&OP). Clculos de planejamento de: materiais (MPS/MRP/DRP), capacidade (CRP) e de materiais e capacidade (MRP-II). Previso de demandas. Horas-aula 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 12 12 12 24 12 24 36 36 432

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19

4. Gesto de Projetos Logsticos Metodologia geral para a elaborao de projetos. Natureza dos projetos logsticos. Estrutura Analtica de Projetos (EAP). Definio de objetivos, escopo e estratgia para execuo de projetos. Tcnicas de planejamento, controle e avaliao de projetos logsticos. Alocao de equipe de projeto. Tratamento econmico-financeiro dos projetos logsticos.

5. Gesto de Servios Gesto da cadeia de servios nas operaes logsticas das organizaes em geral. Contratao de gestores e operadores logsticos, e prestadores de servio. Uso de cooperativas de trabalho na cadeia de servios. Equilbrio custo /benefcio. Indicadores de desempenho nos servios. 6. Logstica Internacional Global sourcing e logstica internacional. Estruturao de operaes logsticas em projetos de exportao. Blocos comerciais e seus impactos na logstica internacional. Custos logsticos na formao dos preos de exportao. Incoterms. Contratao de transporte internacional. Agentes da cadeia de distribuio fsica internacional. Seguro de transporte internacional. 7. Negociao Aplicada Gesto da Cadeia de Suprimento Negociao como instrumento para o desenvolvimento de alianas estratgicas e colaborativas na gesto da cadeia de suprimento (supply chain management). Principais tipos de negociao. Planejamento e organizao. Estratgias e tticas de negociao. O uso da informao, do tempo e do poder para maximizao de resultados. Negociaes multilaterais. Aspectos culturais nas negociaes. 8. Procurement e Desenvolvimento de Fornecedores Alternativas para o suprimento de insumos e servios necessrios s organizaes. Procurement tradicional e na verso eletrnica. Global Sourcing. Marketing reverso como ferramenta de procurement. Comakership. Formalizao dos contratos de compra. Indicadores de desempenho. Aes colaborativas na cadeia de suprimento e parcerias com fornecedores. Desenvolvimento de fornecedores de insumos e de servios. 9. Sistemas Integrados de Gesto e Negcios Eletrnicos Softwares ERP, tipo banco de dados transacionais, na gesto da cadeia de suprimento. Interface entre sistemas de e-business, ERP e CRM. Solues colaborativas tipo extendend enterprise, de arquitetura flexvel, interopervel e com aplicaes pr-integradas. Infraestrutura, disponibilidade e segurana para a implantao de negcios eletrnicos. 10. Transporte e Distribuio Modalidades de transportes e sua utilizao competitiva de acordo com tipos de carga, distncia e prazo. Transportadores e operadores logsticos. Roteirizao e controle de frotas. Emprego de sistemas WMS. Papel dos Centros de Distribuio. Recebimento, armazenagem, abastecimento, atendimento de pedidos, embalagem e expedio em CDs. Indicadores de desempenho aplicveis a transporte e distribuio. 11. Anlise de Investimento e Riscos Gesto financeira das empresas no ambiente da gesto da cadeia de suprimento. Retorno de investimentos. Avaliao dos impactos, probabilidades e da importncia dos fatores de risco. Quantificao dos riscos. Desenvolvimento do plano de contingncias e resposta aos riscos. 12. Diagnstico Situacional em Logstica Empresarial Avaliao geral do ambiente logstica da organizao em anlise. Identificao dos gargalos logsticos nos procedimentos praticados nas diversas reas logsticas da organizao. Anlise dos dados levantados. Relatrio com recomendaes para reduo ou eliminao das disfunes. 13. Gesto de Pessoas em Ambientes Competitivos Pessoas como diferencial competitivo na Logstica. Cultura organizacional, motivao liderana, trabalho em equipe. Tendncias contemporneas nos processos e modelos de gesto de pessoas. 14. Metodologia Cientfica Princpios terico-conceituais da metodologia cientfica. Mtodos de pesquisa aplicada. Elementos estruturantes de projetos e trabalhos de concluso de curso. Suporte elaborao, formatao e edio de anteprojetos, projetos e trabalhos de concluso de curso.

15. Mtodos Quantitativos Aplicados Logstica Mtodos de anlise estatstica. Tcnicas de previso de demandas. Programao linear de problemas de transporte, designao e operao.

16. Pesquisa e Desenvolvimento em Logstica Elaborao, anlise e discusso de projetos de P&D no mbito da cadeia de suprimentos para diferentes tipos de organizao. Estado darte nos modelos de gesto da cadeia de suprimentos. Adequao das experincias internacionais s necessidades brasileiras. 17. Planejamento Estratgico na Logstica Planejamento/Gerenciamento Estratgico: conceitos, processos e escolas. Desenvolvimento de viso estratgica.Estratgias competitivas genricas.Anlise da concorrncia.Papel estratgico de operaes logsticas.Prioridades competitivas na gesto dos aspectos logsticos. 18. Logstica Abastecimento, Distribuio e Terceirizao (Disciplina Online) Logstica e suas funes: infra-estrutura, cadeia de suprimentos, funes logsticas. Estoques: previso de demanda, componentes das demandas, mtodos para previso de demandas, controle de estoques. Armazenagem e distribuio: centros de distribuio, endereamento de materiais, unitizao de cargas, distribuio. Tecnologia da informao aplicada logstica: cdigo de barras, etiquetas inteligentes, rastreamento de dados, troca eletrnica de dados, sistemas integrados de gesto. 19. Marketing de Servios (Disciplina Online) Economia, marketing e servios: economia dos servios, caractersticas dos servios, classificao dos servios. Estratgias de marketing de servios: surgimento e popularizao do marketing, carter estratgico do marketing, organizao orientada para o mercado, formulao de estratgias. Gesto do marketing de servios: modelos de compreenso dos servios, interaes do marketing de servios, expanso do composto de marketing, produto. Comportamento do consumidor de servios: marketing e mudanas no mundo do consumo, processo de tomada de deciso do consumidor, expectativas dos clientes acerca dos servios, satisfao do consumidor e qualidade de servios, modelo SERVQUAL, modelo SERVPERF, marketing de relacionamento. Implementando o marketing de servios: papel estratgico da gerncia mdia, avaliao e controle em marketing de servios, avaliao e controle das atividades de marketing, papel de colaboradores e clientes, gesto de empregados em servios, papel dos clientes na prestao do servio.

INFORMAES ADICIONAIS CERTIFICADO Ser conferido certificado apenas ao participante que observar a freqncia mnima obrigatria em todas as disciplinas, obtiver a nota final mnima equivalente ao conceito C em todas as disciplinas e no TCC, e tiver quitado o pagamento do curso. Os participantes que estiverem aptos a receber o certificado e alcanarem conceito A em todas as disciplinas do curso e no TCC sero contemplados com uma meno de mrito acadmico nos seus certificados. Aos alunos que optarem pelo mdulo na Ohio University e Ps-Graduao Especializao da Fundao Getulio Vargas , atendidos os requisitos do requerimento dos cursos (inclui o Trabalho de Concluso do Curso) ser emitido um certificado Internacional. CORPO DOCENTE O corpo Docente e de Coordenadores da Fundao Getulio Vargas formado por pesquisadores, doutores, mestres e especialistas, titulados por grandes escolas nacionais e internacionais. Alm da formao acadmica, possuem larga experincia profissional relativa ao programa que se apresenta. HORRIOS DE REALIZAO Aulas quinzenais aos sbados, das 8h s 17h40. As provas sero realizadas nas sextas-feiras que antecedem ao inicio das disciplinas das 20h s 24h. DOCUMENTOS E CONDIES Ficha de Inscrio Padronizada; Cpia autenticada do Diploma de Nvel Superior e do Histrico; Cpia da Carteira de Identidade e CPF; Duas fotos 3x4 recentes; Comprovante de Residncia Curriculum Vitae resumido; Declarao de pr-leitura do Regulamento Geral. SELEO E MATRCULA A seleo ser realizada por anlise de Ficha de Inscrio, Diploma da Graduao e Curriculum Vitae.

INFORMAES (21) 3002-2222 2 a 6 feira, de 8:30 s 19:00 Av. Ernani do Amaral Peixoto, 836 Centro Niteri E-mail: comercial@capital-h.com.br www.capital-h.com.br

PROGRAMAS INTERNACIONAIS: TRANSFORME SEU MBA EM MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL Os alunos de MBA podero optar por complementar sua formao cursando um dos Mdulos Internacionais da FGV, elaborados em parceria com as melhores Instituies de Educao Executiva da Europa e Estados Unidos. A participao nestes mdulos confere aos alunos de MBA da FGV um Certificado Internacional (MBA Executivo Internacional). Nossos programas internacionais possibilitam ao aluno: A oportunidade de agregar ao curriculum uma formao acadmica internacional; Formao de networking com alunos da FGV de outras partes do pas e com o corpo discente e docente das instituies estrangeiras.

Este mdulo, composto de 40 h/a, EXCLUSIVO para alunos e ex-alunos dos cursos de MBA Ps Graduao Especializao da FUNDAO GETULIO VARGAS. Os participantes, que forem alunos dos cursos de MBA Objetivos Possibilitar aos alunos a oportunidade de agregar ao seu Curriculum, formao acadmica internacional. Contato com o centro de deciso financeiro mundial, alm do contato com o circuito cultural americano, imprescindveis ao executivo com viso global. Formao de network com alunos FGV de vrias partes do pas, e com o corpo docente e discente da Ohio University. O Mdulo de Ohio padro para todos os cursos ministrados pela FGV, sendo composto por algumas das disciplinas das seguintes reas: e-Commerce, Thinking about the Future, Negotiation and Conflict Management Skills for Executives, Organizational Change, Business Applications of Automatic Identification and Data Capture, Corporate Restructuring: A Value Based Management Approach, Financial System Architecture, The 18 Immutable Laws of Corporate Reputation and How Marketing Can Help, Leading High Performance Organizational, Inventory Management, Supply Chain Management, Change Management. Caractersticas 40 Horas/aula com Traduo Simultnea e acompanhamento de coordenador durante o programa nos EUA; O aluno escolhe a data de melhor convenincia para sua participao; Esto inclusas as despesas com hospedagem; alimentao; seguro sade, material didtico; demais despesas inerentes ao programa conforme contrato e regulamento. No estao inclusas despesas com passagens areas nacionais e internacionais, traslados terrestres, taxas alfandegrias e de embarque, documentao (passaporte, vistos e identidade), despesas particulares como servios de lavanderia, telefonemas, gorjetas, passeios opcionais, alimentao (realizadas fora dos locais e horrios previstos), servios mdico-hospitalares e farmacuticos no previstos no seguro sade e outras, a menos que estejam mencionadas como inclusas na programao. recebero um certificado emitido pela OHIO UNIVERSITY, referente ao Programa, alm de um certificado da FGV, de MBA Executivo Internacional.

MDULO INTERNACIONAL CHICAGO EM FINANAS E POLTICAS PBLICAS Pioneira em pesquisas no mundo, Chicago possui renomados pesquisadores e intelectuais e mais de setenta ganhadores de Prmios Nobel em diversos campos de estudo, principalmente na rea Econmica. O Mdulo INternacional Chicago em Finanas e Polticas Pblicas ser realizado na The Harris School of The University of Chicago, uma das seis escolas profissionais da University of Chicago, e um reconhecido centro para o estudo econmico e financeiro de polticas pblicas de mercado, onde os alunos desenvolvem habilidades analticas para compreender a natureza dos problemas scio-econmicos e o impacto das polticas pblicas mundiais. FASE INTERNACIONAL:A Fase Internacional composta por uma semana residencial na The Harris School of The University of Chicago, composta por 32 horas-aula ministradas nos perodos da manh e da tarde. PROGRAMA O papel das Polticas econmicas, pblicas e governamentais nas economias de mercado; Ferramentas para a gesto financeira; Mensurando o sucesso: mtodos de anlise e avaliao econmica e social de projetos; Visitas a Instituies Financeiras

IDIOMA:As disciplinas sero disponibilizadas em ingls, com traduo simultnea para o portugus. CARGA-HORRIA 32 horas-aula

MDULO INTERNACIONAL IRVINE Cotada entre as melhores universidades americanas, segundo a revista US News, a Universidade da Califrnia um complexo educacional com campus em Berkeley, Davis, Irvine, Los Angeles, Riverside, San Diego, San Francisco, Santa Brbara, Santa Cruz e Merced. Reconhecida como um centro de excelncia, inovao, criatividade e pujana econmica, Irvine conhecida tambm por suas pesquisas em diversos segmentos. Notabilizou-se em 1995 por ter dois prmios Nobel em duas reas distintas - Frederick Reines, em fsica e Sherwood Rowland, em qumica. PROGRAMA I. Inovaes II. Gerenciamento de Projeto III. Habilidades de Negociao IV. Governana Corporativa V. Gesto de uma Cadeia de Suprimentos VI. Gesto de Qualidade em um Ambiente de Projeto VII. Lean Six Sigma VIII. Team Building IX. Visitas Tcnicas s quartas-feiras (mnimo de 2 visitas) X. Dia Livre (sbado e domingo) Idioma: As disciplinas sero disponibilizadas em Ingls, com traduo simultnea para o Portugus, opcionalmente. CARGA-HORRIA 54 Horas-aula

INFORMAES (21) 3002-2222 2 a 6 feira, de 8:30 s 19:00 Av. Ernani do Amaral Peixoto, 836 Centro Niteri E-mail: comercial@capital-h.com.br www.capital-h.com.br

Potrebbero piacerti anche