Sei sulla pagina 1di 13

GLOSSRIO DE EDUCAO ESPECIAL

Glossrio disponibilizado pelo AnimaCorpus - Projecto de Psicomotricidade.

Este Glossrio pode ser til para quem trabalha em Educao Especial, na medida em que permite, de forma muito rpida, uma primeira aproximao a alguns dos termos apresentados e que surgem com alguma frequncia em relatrios de alunos...

Afasia:Perda da capacidade de usar ou compreender a linguagem oral.

Agnosia: Impossibilidade de obter informaes atravs de um dos canais de recepo dos sentidos, embora o rgo do sentido no esteja afectado. Ex: A Agnosia auditiva a incapacidade de reconhecer ou interpretar um som, mesmo quando ouvido. Assim, um indivduo pode ouvir mas no reconhecer a campainha do telefone.

Agrafia: Impossibilidade de escrever e reproduzir os seus pensamentos por escrito.

Alexia: Perda da capacidade de leitura de letras manuscritas ou impressas.

Antecipao: Dinmica interna do sujeito pela qual elabora a representao de um acto motor, isto , que est na origem do projecto motor e da sua

realizao concreta.

Apraxia: Impossibilidade de resposta motora na realizao de movimentos com uma finalidade (movimentos voluntrios).

Ataxia: Dificuldade de equilbrio e de coordenao de movimentos voluntrios.

Autismo: Desapego quase total da realidade, porque o sujeito refugia-se no seu eu profundo e recusa todo contacto com as coisas e os seres exteriores a ele mesmo.

Automatismos: Conjunto de actos reflexos, genticos ou adquiridos, cuja direco escapa actividade consciente do individuo.

Cinestesia ou Quinestesia: Modalidade de sensibilidade proprioceptiva que informa o crebro sobre os movimentos dos segmentos corporais. Participam nessa informao os fusos neuro-musculares, os corpsculos de Golgi, e os corpsculos de Ruffinni.

Conceito: Uma ideia abstracta generalizada a partir de instncias peculiares. Consideram-se desordens conceptuais aquelas que afectam os processos cognitivos impedindo a formulao de conceitos.

Cognio: Refere-se ao pensamento, abstraco, sntese, classificao e qualquer outra operao mental que esteja relacionada com o modo como se processa a informao, se planifica e se adquirem conhecimentos.

Controlo Postural: Possibilidade de actuar ou inibir a actividade de determinadas partes do corpo para adaptar-se actuao ou manter-se o

equilbrio. A respirao normal encontra-se regulada pelo auto-reflexo pulmonar Controlo respiratrio: e pelos centros respiratrios bulbares que adaptam de uma maneira automtica a respirao s necessidades de cada momento.

Controlo tnico: Fim principal sobre o qual deve incidir a educao psicomotora visto ser o aspecto que incide na estabilidade da ateno e da conduta.

Coordenao: Possibilidade de conectar aces entre si e percepes com aces. Capacidade do corpo integrar a aco dos msculos para a realizao de determinados movimentos, ou uma srie de movimentos, de maneira mais eficiente.

Coordenao dinmica: Exige a capacidade de sincronizar os movimentos de diferentes partes do corpo.

Coordenao culo-manual: Capacidade do sujeito para usar a vista e as mos ao mesmo tempo com a finalidade de realizar uma tarefa.

Coordenao olho-p: Capacidade do sujeito para utilizar os olhos e os ps ao mesmo tempo, com a finalidade de realizar uma tarefa.

Criatividade: Processo intelectual cujo resultado a projeco de ideias novas.

Descodificao: Segmentar a informao para poder estrutura-la, e assim criar um cdigo determinado a nvel sensrio-perceptivo.

Diadococinsia: Dissociao, alternncia e coordenao de movimentos, realizados por dois membros ou por dois segmentos corporais.

Dilogo tnico: Forma de comunicao pela qual o corpo emite uma mensagem que surge da interaco com o outro sujeito.

Disartria: Dificuldade na articulao de palavras devido a disfunes cerebrais. Discalculia: Perturbao da aprendizagem do clculo.

Discriminao: Possibilidade de separar, distinguir, diferenciar uma coisa de outra.

Discriminao auditiva: Capacidade de percepo discriminativa, ou distinta dos estmulos auditivos. Habilidade para reconhecer diferenas de frequncia, intensidade e timbre entre sons, fonemas e palavras iguais.

Discriminao visual: Capacidade para discriminar ou diferenciar por intermdio da vista um objecto de outro. Capacidade de diferenciar estmulos visuais como; tamanho, cores, formas e habilidade para identificar, emparelhar figuras idnticas ou detectar de pequenas diferenas e ou semelhanas.

Disgrafia: Escrita manual extremamente pobre ou dificuldades de realizao dos movimentos motores necessrios escrita. Esta condio est muitas vezes ligada a disfunes neurolgicas. uma forma de dispraxia.

Dislexia: Perturbao que se manifesta ao longo da aprendizagem da leitura, devido a uma imaturidade nos processos auditivos, visuais e tactiloquinestsicos responsveis pela apropriao da linguagem escrita.

Disortografia: Dificuldade na aprendizagem da leitura, revelada por fraseologia incorrectamente construda, normalmente associada a atrasos na

compreenso e na expresso da linguagem escrita.

Distrofia muscular: Uma das doenas primrias do msculo, caracterizada pelo enfraquecimento e atrofia dos msculos esquelticos que tende a aumentar as dificuldades de coordenao e que tende a uma deformao progressiva.

Distractibilidade: Dificuldade de concentrao, de ateno e das funes neuroenergticas necessrias ao processo de aprendizagem.

Dissociao: Actividade voluntria do individuo, que consiste em mover grupos musculares independentemente uns dos outros, realizando de forma simultnea movimentos que tm o mesmo objectivo dentro de uma determinada conduta.

Disgnosia: Perturbao cerebral comportando uma m percepo visual das formas.

Dismetria: Realizao de movimentos de forma inadequada e pouco econmica.

Dispraxia: Incapacidade de realizar movimentos intencionais.

Educao Psicomotora: Vista sobre o ngulo educativo uma educao geral do ser atravs do seu corpo- concepo psicopedaggica da educao.

Emoo: Sentimento intenso, agradvel ou penoso mais ou menos duradouro, que influncia poderosamente os diversos rgos, cuja funo aumenta, se altera ou diminui.

Equilibrao: Factor essencial da grande conquista antropolgica da postura bpede.

Equilbrio: Capacidade para adoptar e manter uma posio corporal, em oposio fora da gravidade. A conservao do equilbrio resulta da interaco do trabalho dos msculos para suster o corpo sobre a sua base. A obteno de equilbrio a base fundamental para toda a coordenao que leve a uma dinmica de explorao. Funo mediante a qual o corpo, ou parte do mesmo se mantm constantemente numa mesma posio correcta e ortosttica, graas a uma srie de reflexos com os que se modifica o tnus muscular. Este divide-se por sua vez, em esttico, dinmico ou activo. Espasmos: Tenso excessiva nos msculos com aumento de resistncia flexo ou extenso.

Espasticidade: Rigidez e espasmos caractersticos de alguns quadros de Paralisia Cerebral.

Esquema corporal: conhecimento do prprio corpo e da relao das partes do nosso corpo umas com as outras e com o mundo exterior.

Estereotipia: Repetio rtmica de actos ou de palavras que escapam vontade do autor.

Estruturao Espacio-Temporal: Conhecimento, manejo e interiorizao de conceitos espaciais e temporais, referidos no prprio corpo, nos outros e nos objectos.

Eutonia: Estado que consiste em ter todas as partes do corpo num estado ptimo de tenso muscular em relao com a aco. O movimento e o gesto

que o individuo se prope, ajusta-se ao estado ou actividade do momento.

Expresso corporal: Disciplina que permite encontrar mediante o estudo e a profundidade do emprego do corpo numa linguagem prpria, por cdigos preconcebidos, um modo de comunicao que encontra a sua prpria semntica directa mais alta da expresso verbal conceptualizada. uma forma original de manifestao que deve encontrar em si mesma, as suas prprias justificaes e seus prprios mtodos de trabalho.

Figura-fundo: capacidade de discernir a nvel perceptivo entre um ou vrios elementos justapostos num contexto visual, auditivo ou corporal. Ex: identificar algum numa figura de grupo ou identificar o som de um instrumento musical numa melodia. Frustrao: Estado psicolgico quando um comportamento que tinha sido dirigido a determinado objectivo, tenha sido bloqueado ou contrariado. G

Gnosia- Conhecimento, noo e funo de um objecto. Segundo Pieron, toda a percepo uma gnosia. O processo perceptivo no mais do que a interpretao e seleco dos estmulos sensoriais. H

Hemiplegia: Paralisia referente a um s lado.

Hiperquinsia: Movimento e actividade motora constante e excessiva. Tambm designada por hiperactividade.

Hipertonia: Organizao tnica que representa um elevado nvel de contraco muscular.

Hipotonia: Organizao tnica que apresenta um escasso nvel de contraco muscular. I

Imagem corporal: Representao mental do prprio corpo. Conceito individual do prprio corpo e suas partes. Inclui o conhecimento da estrutura fsica do corpo e das suas partes, dos movimentos e das funes do corpo e suas partes, da posio do corpo e suas partes, das relaes entre as mesmas e com referencia a outros indivduos. Inclui os aspectos emocionais e psicoafectivos.

Instabilidade psicomotora: Incapacidade da pessoa para manter uma relao harmoniosa, psquica e motora entre as suas intenes e estmulos ambientais. Integrao: Assimilao ou cooperao de actos para um fim comum. Reconhecimento pela criana de que o seu corpo uma unidade diferencial e separada do meio ambiente.

Inteligncia: Faculdade de pensar, conhecer e compreender; conjunto de funes psquicas superiores. Interaco constantemente activa entre a habilidade herdada e a experincia, que d como resultado que o individuo capaz de adquirir, recordar e usar conhecimentos, de entender conceitos concretos (com o tempo) abstractos, de estabelecer relaes entre objectos, sucesses e ideias, e aplicar e utilizar todo o anterior com o propsito de resolver os problemas de cada dia.

Lateralidade: Orientao preferente do corpo por um dos seus lados. Interiorizao do conhecimento da diferena entre a esquerda e a direita. Capacidade para controlar ambos os lados do corpo, juntos ou separados. Base motora dos conceitos espaciais. A lateralidade preferencial situa-se ao nvel do olho e do ouvido (telereceptores), da mo e do p (propriofectores). Lateralizao: Processo pelo qual o individuo passa a ter uma maior preferncia e maior destreza em um dos seus lados, em estreita associao com a especializao hemisfrica. Implica o conhecimento dos dois lados do corpo e a capacidade de os identificar como direita e esquerda.. Predominncia da habilidade, da iniciativa e das capacidades funcionais e psicomotoras dum s lado do corpo, correspondendo assimetria dos hemisfrios cerebrais.

Linguagem corporal: comunicao no verbal realizava atravs de deslocaes, gestose moviemntos do corpo. M

Maturao: Processo de desenvolvimento neurolgico. Membro fantasma: Sentimento ou representao psicolgica de um membro amputado. Mediador: aquele que facilita entre estmulos e respostas, eficaz autoregulador da prpria conduta, instrumento de planificao da aco, rico e flexvel procedimento de intercambio e comunicao. Memria: Capacidade de reter ou armazenar a experincia anterior. Mesmo quando o estmulo no se encontra presente, a memria permite a evocao duma possvel resposta. Tambm designada como imagem ou lembrana.

Memria auditiva: Realizao do processo de interconeo entre o som e a imagem interna elaborada em relao ao prprio espao. Motricidade Fina (Praxia Fina): Movimentos precisos das mos e dos dedos.

Motricidade Grossa (Praxia Global): Movimentos de todo o corpo e de grandes segmentos corporais. O

Organizao psicomotora: Compreende a organizao psicomotora e posteriormente a organizao do plano motor, tendo em conta a maturao vertical ascendente dos substratos neurolgicos. Os sub-sistemas que constituem so: a tonicidade, equilibrao, lateralizao, noo do corpo, estruturao espacio-temporal, praxia global e fina. P

Paratonia: Incapacidade de relaxamento voluntria da musculatura.

Percepo: Forma como o crebro organiza e interpreta a informao sensorial. a capacidade de um indivduo para dar sentido a objectos, acontecimentos e situaes. Organizao pela qual se constitui a representao de diversas formas, tais como auditiva, olfactiva, tctil e cinestsica. Perodo sensrio-motor: Primeiro dos perodos de desenvolvimento cognitivo de piaget; caracteriza os primeiros anos de vida, quando os bebs aprendem pela primeira vez a conhecer o mundo atravs dos seus sentidos e actividades motoras.

Postura: Posio, atitude, forma de estar, situao, disposio de uma pessoa, animal ou coisa. Praxia: Movimento intencional, organizado, tendo em vista a obteno de um fim ou de um resultado determinado. No um movimento reflexo, nem automtico, um movimento voluntrio, consciente, intencional, organizado, inibido, isto , humanizado, sujeito portanto a um planeamento cortical e a um sistema de autoregulao. Proprioceptivo: Sistema sensorial resultante da actividade de receptores localizados ao nvel do musculo (Fuso Neuro-Muscular) do tendo (Corpsculos de Golgi) e do labirinto, e que fornecem informaes referentes posio e ao movimento dos membros do corpo. Psicomotricidade: Disciplina e prtica cujo o objecto o corpo com os seus componentes biolgicos, psicolgicos, cognitivos e sociais; tomando como instrumento de aco, relao e pensamento, que permite o sujeito tomar conscincia de si, da medida em que se relaciona com os outros, com os objectos e com o meio que o rodeia. R

Reeducao Psicomotora: Vista sobre o ngulo reeducativo uma aco pedaggica e psicolgica que utiliza a aco corporal com o fim de melhorar ou normalizar o comportamento geral da criana, facilitando todos os aspectos da personalidade em situao de aprendizagem. Relaxao: Tcnica mediante a qual se pretende aceder ao mnimo nvel de tenso muscular. Visa o afinamento psicotnico e a unificao psicossomtica, atravs de situaes de auto-descontrao concentrativa.

Representao: Condutas que implicam a evocao representativa de um objecto ou de uma acontecimento ausente. S

Sincinsia: Tendncia patolgica para a execuo simtrica de qualquer movimento, de qualquer contrao muscular que executa um membro (a mo em geral) sem que a associao possua um significado funcional. Movimentos involuntrios e muitas vezes inconscientes; estes movimentos correspondem a uma dada incitao e difuso tnica e so sempre idnticos para a mesma incitao.

Sinergia: Actuao coordenada ou harmoniosa de sistemas ou de estruturas neurolgicas de comportamento.

Simbolizao: Mecanismo mental subconsciente que consiste na representao de uma imagem sem estar presente o objecto concretamente.

Simultaneidade: Acontecimento que se efectua ao mesmo tempo que outra aco.

Socializao: Processo pelo qual aumenta progressivamente a comunicao da criana com um numero cada vez maior de indivduos. De onde resulta a sua boa integrao na sociedade em que vive.

Somatognosia: Traduz a relao dialctica da actividade corporal e do reconhecimento da sua estrutura e posio postural.

Taquilo-quinestsico: Informao sobre o movimento que se capta atravs dos receptores da pele.

Tnus: Estado de contraco muscular que em repouso prepara para a aco. Sustm sobre a forma das posturas, das atitudes e est intimamente relacionada com a sensibilidade proprioceptiva.

Potrebbero piacerti anche