Sei sulla pagina 1di 1

ESCOLA BSICA DOS 2 E 3 CICLOS DE PAREDES

Curso de Educao e Formao de Adultos (EFA) Nvel Secundrio Sociedade, Tecnologia e Cincia 2011/2012

Formando - _______________________________________

Data: ____/____/____

Unidade de Competncia 4: Identificar, compreender e intervir em situaes de gesto e economia, desde o oramento privado e familiar at a um nvel mais geral atravs da influncia das instituies monetrias e financeiras na economia em que se est inserido e tendo em conta princpios das cincias econmicas. Ncleo Gerador: Economia e Gesto (EG) Domnio Tema Competncia Critrios de evidncia
Interagir com empresas, instituies e organizaes mobilizando conhecimentos de gesto de recursos Sociedade: Atuar de forma inovadora em contextos profissionais distintos, identificando diferentes modelos de gesto e estruturas organizacionais e aplicando-os no sentido da eficcia produtiva e relacional das organizaes e do bem-estar dos trabalhadores. Tecnologia: Atuar em situaes de gesto profissional ou de contencioso com instituies exteriores, recorrendo experincia prtica de contabilidade e de direito fiscal. Cincia: Atuar em situaes da vida profissional que envolvam a gesto de recursos tcnicos e humanos, bem como novas estratgias para implementao da eficcia organizacional, considerando o papel que a programao linear e a optimizao podem ter neste contexto.

DR2

Empresas, Organizaes e Modelos de Gesto

Atividade: Como funciona a empresa?


Proposta de trabalho: elabore um texto sobre o funcionamento da sua empresa ou da sua empresa empregadora tendo em conta o seguinte:

Tente desenhar graficamente o organograma da sua empresa ou da sua empresa empregadora, explicando como a empresa est organizada; Explique os diferentes componentes do ordenado, exemplo: salrio, IRS, subsdio de refeio, segurana social, prmios, etc. Explique o porqu das diferenas salariais entre funcionrios. Identifique a dimenso da sua empresa ou da empresa onde trabalha e identifique os seus recursos humanos tendo em conta a qualificao profissional e acadmica dos trabalhadores. Acha que a sua empresa tem necessidades ou excedentes em termos de recursos humanos? Faa uma reflexo. Se a empresa fosse sua ou se o que reestruturao organizacional faria da mesma para que funcionasse melhor em termos lucrativos?

Se acha que deveria incluir mais alguma coisa no seu trabalho que aqui no conste, dever faz-lo, ser uma forma de o enriquecer ainda mais.

As formadoras: Ftima Gonalves e Raquel Marques

Pg. 1

Potrebbero piacerti anche