Sei sulla pagina 1di 26

Assunto http://drauziovarella.com.br/wiki-saude/violencia-epidemica/ A violncia urbana uma enfermidade contagiosa.

. Embora possa acometer indivduos vulnerveis em todas as classes sociais, nos bairros pobres que ela adquire caractersticas epidmicas. A prevalncia varia de um pas para outro e entre as cidades de um mesmo pas, mas, como regra, comea nos grandes centros urbanos e se dissemina pelo interior. A incidncia nem sempre crescente; mudana de fatores ambientais e medidas mais eficazes de represso, por exemplo, podem interferir em sua escalada. As estratgias que as sociedades adotam para combater a violncia flutuam ao sabor das emoes, raramente o conhecimento cientfico sobre o tema levado em considerao. Como reflexo, a preveno das causas e o tratamento das pessoas violentas evoluram muito pouco no decorrer do sculo XX, ao contrrio dos avanos ocorridos no campo das infeces, cncer, diabetes e outras enfermidades. A agressividade impulsiva consequncia de perturbaes nos mecanismos biolgicos de controle emocional. Tendncias agressivas surgem em indivduos com dificuldades adaptativas que os tornam despreparados para lidar com as frustraes de seus desejos. A violncia urbana uma doena com mltiplos fatores de risco, dos quais os mais relevantes so a pobreza e a vulnerabilidade biolgica. Os mais vulnerveis so os que tiveram a personalidade formada num ambiente desfavorvel ao desenvolvimento psicolgico pleno. A reviso dos estudos cientficos j publicados permite identificar trs fatores principais na formao das personalidades com maior inclinao ao comportamento violento: 1) crianas que apanharam, foram abusadas sexualmente, humilhadas ou desprezadas nos primeiros anos de vida; 2) adolescncia vivida em famlias que no lhes transmitiram valores sociais altrusticos, formao moral e no lhes impuseram limites de disciplina; 3) associao com grupos de jovens portadores de comportamento antissocial. Na periferia das cidades brasileiras vivem milhes de crianas que se enquadram nessas trs condies de risco. Associadas falta de acesso aos recursos materiais, desigualdade social, corrupo policial e ao pssimo exemplo de impunidade dado pelos chamados criminosos de colarinho-branco, esses fatores de risco criam o caldo de cultura que alimenta a violncia crescente nas cidades. Na falta de outra alternativa, damos criminalidade a resposta do aprisionamento. Embora parea haver consenso de que essa seja a medida ideal e de que lugar de bandido na cadeia, no se pode esquecer de que o custo social de tal soluo est longe de ser desprezvel. Alm disso, seu efeito passageiro: o criminoso fica impedido de delinquir apenas enquanto estiver preso. Ao sair, estar mais pobre, ter rompido laos familiares e sociais e dificilmente encontrar quem lhe d emprego. Ao mesmo tempo, na priso, ter criado novas amizades e conexes mais slidas com o mundo do crime.

Construir cadeias custa caro; administr-las, mais ainda. Para agravar, obrigados a optar por uma represso policial mais ativa, aumentaremos o nmero de prisioneiros a ponto de no conseguirmos edificar prises na velocidade necessria para alberg-los. As cadeias continuaro superlotadas, e o poder dentro delas, nas mos dos criminosos organizados. Seria mais sensato investir o que gastamos com as cadeias em educao, para prevenir a criminalidade e tratar os que ingressaram nela. Mas, como reagir diante da ousadia sem limites dos que fizeram do crime sua profisso sem investir pesado no aparelho repressor e no aprisionamento, mesmo reconhecendo que essa uma guerra perdida?Estamos nesse impasse! Na verdade, no existe soluo mgica a curto prazo. Precisamos de uma diviso de renda menos brutal, motivar os policiais a executar sua funo com dignidade, criar leis que acabem com a impunidade dos criminosos bem sucedidos e construir cadeias novas para substituir as velhas, mas isso no resolver o problema enquanto a fbrica de ladres colocar em circulao mais criminosos do que nossa capacidade de aprision-los. S teremos tranquilidade nas ruas quando entendermos que ela depende do envolvimento de cada um de ns na educao das crianas nascidas na periferia do tecido social. O desenvolvimento fsico e psicolgico das crianas acontece por imitao. Sem nunca ter visto um adulto, ela andar literalmente de quatro pelo resto da vida. Se no estivermos por perto para dar ateno e exemplo de condutas mais dignificantes para esse batalho de meninos e meninas soltos nas ruas pobres das cidades brasileiras, vai faltar dinheiro para levantar prises. Enquanto no aprendemos a educar e oferecer medidas preventivas para que os pais evitem ter filhos que no sero capazes de criar, cabe a ns a responsabilidade de integrlos na sociedade por meio da educao formal de bom nvel, das prticas esportivas e da oportunidade de desenvolvimento artstico.

http://drauziovarella.com.br/wiki-saude/parte-ii-raizes-sociais-da-violencia/ Concentrao populacional e violncia Em 1962, John Calhoun publicou na revista Scientific American um estudo que ganhou os jornais dirios e teve repercusso no meio cientfico. No artigo Densidade Populacional e Patologia Social, o autor relatava um experimento sobre as consequncias do aumento da populao de ratos, numa gaiola com um comedor na parte central e outros distribudos pelos cantos. O aumento do nmero de animais na gaiola provocava sua aglomerao em volta do comedor central, embora houvesse espao vontade ao redor dos comedores laterais. Como cada rato queria para si a posio mais privilegiada no centro, comeavam as

disputas. Quanto maior a concentrao de ratos, maior a violncia das brigas: mordidas, ataques sexuais, mortes e canibalismo. Naqueles anos 1960, o experimento foi um prato cheio para os comportamentalistas (behavioristas) e o pblico em geral. Oferecia uma explicao simples para a epidemia de violncia que a TV comeava a mostrar nas grandes cidades: turbas enfurecidas, polcia, bombas de gs lacrimogneo, saques e as gangues urbanas. Assim como os ratos se matavam por uma posio no meio da gaiola, os homens se agrediam no centro das cidades, concluram todos. Durante dcadas, a imagem da gaiola comportamental de Calhoun contaminou o entendimento das causas da violncia urbana: quanto maior a concentrao de gente nos centros urbanos mais violncia, tornou-se crena geral. Ningum lembrou que, no centro de Tquio apinhado de gente, uma senhora pode andar tranquila meia-noite, e que So Paulo ou Los Angeles, cidades de grande extenso e densidade populacional muito menor, esto entre as cidades mais violentas do mundo. o que d extrapolar diretamente para o homem dados obtidos com animais. Apesar de mamferos, os roedores no so primatas. Aprendendo com os chimpanzs Os primeiros abalos sofridos pela gaiola comportamental vieram da primatologia que comeou a nascer nos anos 70. Em 1971, B. Alexander e E. Roth, do Oregon Regional Primate Research Center, descreveram brigas ferozes e at mortais entre macacos japoneses, quando os animais previamente mantidos em cativeiro eram libertados num espao 73 vezes maior. Em 1982, dois holandeses, F. De Waal e K. Nieuwenhuijsen, publicaram um estudo fundamental com os chimpanzs mantidos na colnia de Arnhem. Nela, os chimpanzs ficavam soltos numa ilha durante o vero e eram recolhidos a uma clausura com calefao nos meses frios. O espao nesse ambiente fechado ficava reduzido a apenas 5% daquele disponvel nos meses quentes, na ilha. Depois de analisar os dados colhidos em centenas de horas de observao de campo, os autores concluram que, fechados, os chipanzs pareciam mais irritados, s vezes, tensos, mas no abertamente agressivos. Os machos dispostos a desafiar a hierarquia complexa das sociedades chimpanzs adotavam postura cautelosa no inverno: curvar-se diante do macho alfa (dominante) e agradar seu pelo. As diferenas eram acertadas nos meses quentes, na ilha: o nmero de conflitos agressivos dobrava. O pavilho 5 da Casa de Deteno de So Paulo (Carandiru) alberga cerca de 1.600 presos. Vo para l, os que tm problema de convivncia com a massa carcerria: estupradores, justiceiros, delatores, craqueiros endividados e outros que infringiram a tica do crime. Feito sardinha em lata, cinco, seis e at doze homens dividem xadrezes com pouco mais de oito metros quadrados de rea til. a maior concentrao de presos da cadeia. Nos ltimos 2 anos, no pavilho 5 houve apenas uma morte. Morreu muito mais gente nos pavilhes menos povoados. Quantas mortes teriam ocorrido nesses dois anos, caso esses mil e seiscentos homens estivessem em liberdade?

Entre os primatas, o aumento da densidade populacional no conduz necessariamente violncia desenfreada. Diante da reduo do espao fsico, criamos leis mais fortes para controlar os impulsos individuais e impedir a barbrie. Tal estratgia de sobrevivncia tem lgica evolucionista: descendemos de ancestrais que tiveram sucesso na defesa da integridade de seus grupos; os incapazes de faz-lo no deixaram descendentes. Definitivamente, no somos como os ratos. Como j dissemos, a anlise que a sociedade costuma fazer da violncia urbana baseada em fatores emocionais, quase sempre gerados por um crime chocante, pela falta de segurana nas ruas do bairro, preconceito social ou discriminao. As concluses dos estudos cientficos no costumam ser levadas em conta na definio de polticas pblicas. Nos ltimos anos, foram desenvolvidos mtodos analticos mais precisos para avaliar a influncia dos fatores econmicos, epidemiolgicos e sociolgicos associados s razes sociais da violncia urbana: pobreza, impunidade, acesso a armamento, narcotrfico, intolerncia social, ruptura de laos familiares, imigrao, corrupo de autoridades ou descrdito na Justia. A maior parte dessas pesquisas conduzida nos Estados Unidos, talvez porque os europeus tenham estado menos preocupados com o problema, embora estudos feitos em vinte pases da Europa por T. Moffitt, pesquisador do Kings College de Londres, deixem claro que a probabilidade de ser assaltado nesses pases, no diferente daquela encontrada nos Estados Unidos. A diferena no est no nmero, mas nas consequncias dos assaltos: o ndice de homicdios mais alto entre os norte-americanos. Principais causas sociais da violncia A revista Science, j citada muitas vezes, traz uma reviso que resume a produo cientfica americana no campo da violncia nas cidades. Vamos usar alguns desses estudos na discusso das causas sociais mais relevantes da violncia urbana: 1) Desigualdade econmica H muito se admite que a m distribuio de renda crie ambiente favorvel disseminao da violncia urbana. De fato, a desigualdade parece funcionar como caldo de cultura para a disseminao do comportamento agressivo. Sociedades que vivem em estado de pobreza generalizada tendem a ser menos violentas do que aquelas em que h pequeno nmero de ricos e uma grande massa de pobres. A diferena de poder aquisitivo, no entanto, no causa nica. A violncia urbana uma doena multifatorial. As diferenas sociais existentes em nosso pas podem explicar por que ocorrem mais crimes no Brasil do que na Sucia, por exemplo. No explica, porm, por que os ndices de criminalidade suecos comearam a aumentar na mesma poca que nas cidades brasileiras ou americanas. No explica, tambm, as razes pelas quais a criminalidade dos grandes centros americanos vem caindo consistentemente de 1992 para c, perodo em que a concentrao de renda se agravou naquele pas. Alm disso, a desigualdade no explica por que num bairro pobre, e at numa mesma famlia, somente alguns se desviam para o crime, enquanto os demais respeitam as regras de convivncia social. 2) Uso de armas A alta concentrao de armamento em certas reas da cidade cria,

segundo J. Fagan, da Universidade de Colmbia, uma ecologia do perigo. Depois de entrevistar 400 jovens nos bairros mais perigosos de Nova York, o pesquisador constatou que a violncia realmente contagiosa. No perodo de 1985 a 1995, o uso de revlveres nessas comunidades se disseminou como doena transmissvel. Jovens desarmados sentiam-se inseguros e acreditavam que, se carregassem uma arma, imporiam mais respeito aos adversrios. No mundo do crime, as armas so o poder. Como os que vivem do crime precisam dispor de armas competitivas em relao s da polcia e de quadrilhas rivais, instala-se nas cidades uma corrida por armamentos sem fim, responsvel pelos ferimentos mais letais que os plantonistas de hoje enfrentam nos hospitais da periferia de So Paulo, em Washington ou Nova York. 3) Crack O crack entrou em Los Angeles em 1984 e espalhou-se pelas cidades americanas. Em diversas delas, o nmero de crimes comeou a aumentar j no primeiro ano depois da entrada da droga. A. Blumstein, diretor do National Consortium on Violence Research, atribui esse aumento a um fenmeno aparentemente paradoxal: a guerra s drogas. Segundo o criminologista, a priso dos lderes mais velhos do trfico provocou a chegada dos mais jovens ao comando, e os jovens no esto entre os melhores solucionadores de conflito sempre brigam. Em 1992, tive a oportunidade de presenciar a entrada do crack na Casa de Deteno. At ento, cocana s era comercializada em p para injeo endovenosa ou aspirao nasal. O crack, preparao impura obtida a partir da pasta de cocana, apresentava a vantagem de ser fumado em cachimbo (o que, em tempos de AIDS e hepatite, no era pouco) e de custar muito menos, varreu a cocana injetvel do mapa. Como consequncia, a cocana que era distribuda por um pequeno grupo de traficantes mais velhos, com poder aquisitivo suficiente para compr-la, teve o consumo bastante reduzido. Enquanto isso, crescia assustadoramente o nmero de jovens inexperientes que se engajavam no comrcio barato do crack. A democratizao do uso aumentou a demanda de traficantes, pulverizou o comando, quebrou a ordem interna da cadeia e resultou em aumento de agresses graves e assassinatos. Para ilustrar a complexidade desse tema, h muitos autores que esto de acordo com o ponto de vista acima: a priso dos traficantes mais velhos, experientes solucionadores de conflitos, no tem impacto significante na reduo da violncia e pode at aument-la. Os jovens levados a ocupar as posies vagas tendem a resolver disputas com mais agressividade. 4) Quebra dos laos familiares No mundo todo cresce o nmero de filhos criados sem apoio paterno. So crianas concebidas por mes solteiras ou mulheres abandonadas por seus companheiros. No Brasil, o problema da gravidez na adolescncia especialmente grave nas reas mais pobres: nas regies norte e nordeste, de cada trs partos uma das mes est entre 10 e 19 anos. Mesmo no sul e no sudeste, o nmero de parturientes nessa faixa etria muito alto: cerca de 25%. Os estudos mostram que os filhos dessas jovens apresentam maior probabilidade de serem abandonados, mal cuidados e sofrer espancamento domstico. O nascimento dessas crianas sobrecarrega a me, provoca abandono dos estudos, dificuldade de conseguir emprego e reduz o poder aquisitivo da

famlia materna, obrigada a manter a criana. Alm disso, bem provvel que aquelas crianas nascidas com maior vulnerabilidade a desenvolver comportamentos agressivos, criadas por mes despreparadas para educ-las com coerncia, possam tornar-se emocionalmente reativas e impulsivas, condies de alto risco para a violncia. 5) Encarceramento Muitos dos programas adotados no mundo todo e em nossas Febems para controlar a agressividade juvenil, podem ser piores do que simplesmente inteis. O agrupamento de jovens de periculosidade varivel no acalma os mais agressivos: serve de escola para os ingnuos. Todos parecem estar de acordo com o fato de que nossas cadeias funcionam como universidades do crime, mas importante saber que diversos estudos confirmam essa impresso. T. Dishion, do Oregon Social Learning Center, acompanhou um grupo de 200 adolescentes por um perodo de 5 anos. Os meninos que no fumavam cigarro, maconha e no bebiam lcool antes dos 14 anos, mas ficaram amigos de outros que consumiam essas drogas, tornaram-se usurios dois anos mais tarde, de forma estatisticamente previsvel. O autor concluiu: um erro terrvel alojar jovens delinquentes no mesmo lugar. Uma fruta estragada parece mesmo contaminar o cesto inteiro, como diziam nossos avs. Em 1990, P. Chamberlain e seu grupo, do mesmo centro de Oregon, conduziram um estudo com jovens delinqentes de 13 a 14 anos. Ao acaso, os meninos foram distribudos para cumprir pena em dois locais: albergados em instituies ou colocados individualmente em casas de famlia que recebiam ajuda financeira para mant-los. Enquanto 57,8% dos meninos institucionalizados fugiram, apenas 30,5% dos que ficaram com as famlias o fizeram. Um ano depois de serem postos em liberdade, os que ficaram em casas de famlia tinham passado 60% a menos de dias na cadeia. O custo de manuteno dos jovens em prises foi cerca de dez vezes maior. 6) ndices de encarceramento No calor da emoo que esse tema provoca, a sociedade chega a defender posies antagnicas: muitos acham que se todos os delinquentes fossem para a priso (ou fuzilados, como preferem alguns) a paz voltaria s ruas. Ao contrrio, h quem diga que nossas cadeias so centros de ps-graduao e que a sociedade ganharia mais construindo escolas do que novos presdios. A verdade que os ndices de encarceramento guardam relao com o nmero de crimes. R. Rosenfeld, da Universidade de Missouri, estudou os ndices de homicdios nas reas mais perigosas de Saint Louis e Chicago. Para cada aumento de 10% na populao carcerria, concluiu que havia queda de 15% a 20% nos homicdios. Outros pesquisadores obtiveram resultados bem mais discretos. O economista S. Levitt, da Universidade de Chicago, estudou as conseqncias da presso que um movimento de defesa dos direitos civis exerceu sobre o judicirio americano, nos anos 1980. Por causa desse movimento, em alguns estados americanos os juzes decidiram cortar o nmero de prisioneiros, enquanto em outros a populao de presos continuou a crescer. Levitt concluiu que uma queda relativa a 10% da massa carcerria, provocava aumento de 4% na criminalidade.

Para ilustrar novamente a complexidade de temas como esse, o criminologista R. Rosenfeld, citado h pouco, recomenda cuidado ao considerar esses dados. O encarceramento no deve ser visto como panacia para o crime violento, diz ele na Science. E, continua, a curtoprazo a priso tem um efeito incapacitador, impedindo momentaneamente o prisioneiro de praticar novos crimes nas ruas. A longo-prazo, entretanto, ndices altos de encarceramento podem aumentar os ndices de homicdios. Apesar da grande dificuldade em encontrar alternativas ao modelo prisional clssico, preciso ter claro que o encarceramento em massa um experimento de consequncias mal conhecidas, com potencialidade para fortalecer o crime: empobrece e desorganiza famlias, desagrega vnculos sociais, expe o presidirio ao contgio com a violncia das cadeias e dificulta sua incluso posterior no mercado de trabalho. 7) O caso americano Comparativamente, as cidades americanas eram seguras nos anos 1950. A partir de 1960, porm, o grfico da violncia urbana entrou em ascendncia contnua: em 1960, ocorriam cinco homicdios em cada 100 mil habitantes; em 1990, esse nmero havia dobrado. Graas profunda reorganizao que as polcias das grandes cidades americanas sofreram nos ltimos anos, com nfase especial no combate corrupo e em programas do tipo tolerncia zero, o nmero de prises quintuplicou nos ltimos 30 anos: em 1960, havia cerca de 100 americanos presos em cada 100 mil habitantes; em 1990, quase 500. Curiosamente, os crimes violentos que aumentaram sem parar desde a dcada de 1960, em 1992 e 1993, comearam a diminuir de forma significante no pas inteiro, e permanecem em queda at hoje. Muitos interpretam essa queda como resultado da maior eficincia policial, outros atribuem-na s menores taxas de desemprego resultantes do desempenho favorvel da economia americana nos ltimos anos. Hiptese surpreendente Apesar das especulaes, ningum consegue explicar o acontecido. Se os aprisionamentos justificassem a queda nas taxas de violncia criminosa, por que apenas em 1992 elas comearam a cair, se os ndices de encarceramento aumentaram sem parar desde 1960, enquanto a violncia seguiu sua escalada contnua? Da mesma forma, se a reduo do desemprego fosse a justificativa, por que s a partir de 1992 esse efeito seria detectvel, se os Estados Unidos viveram diversas fases de prosperidade nos ltimos 30 anos, enquanto a criminalidade crescia sem parar? Para ilustrar, pela terceira vez, a complexidade desses temas, vamos citar a concluso a que chegaram dois pesquisadores da Universidade de Stanford, He e John Donohue, depois de anlise criteriosa dos dados referentes progresso da violncia americana, a partir de 1970. Segundo eles, a principal explicao para a queda da criminalidade ocorrida depois de 1992 a esta data, no foi a prosperidade econmica ou o trabalho policial: foi consequncia da liberao do aborto nos anos 1970. Os dados demogrficos mostraram aos pesquisadores que as mulheres que praticam abortos so em sua maioria jovens e pobres, subpopulaes cujos filhos enfrentaro condies sociais de alto risco para a violncia. Sem a emenda que liberou o aborto em

1973, maior a probabilidade de mais adolescentes violentos completarem 18 anos em 1991. Sem eles, teria sido possvel a reduo da criminalidade descrita a partir de 1992. O trabalho de He e John Donohue despertou fortes reaes emocionais na comunidade acadmica. O citado diretor do National Consortium on Violence Research, A. Blumstein, resumiu essas reaes da seguinte maneira, para a revista Science: preciso grande habilidade para escrever um trabalho que enfurea ao mesmo tempo a direita e a esquerda. Os autores conseguiram faz-lo de forma brilhante. Pelo exposto, fica claro que nem todos os fatores que afetam a criminalidade podem ser alterados a curto prazo. No fcil construir uma sociedade rica e igual, que eduque de forma adequada todas as crianas, diga no s drogas de uso compulsivo, encontre alternativas s cadeias, acabe com as armas e aplique justia com iseno. Como ainda conviveremos por muito tempo com a violncia urbana, preciso interpret-la de forma menos emocional. No h solues mgicas para bloquear os fatores biolgicos e sociais que aumentam a probabilidade de um indivduo resolver seus conflitos pessoais por meio de mtodos violentos. A violncia urbana deve ser entendida como doena de causa multifatorial, contagiosa, com aspectos biolgicos e sociais que precisam ser estudados cientificamente para podermos desenvolver estratgias seguras de preveno e tratamento.

http://drauziovarella.com.br/wiki-saude/violencia-na-tv-e-comportamento-agressivo/

Nunca se assistiu a tanta violncia na televiso como nos dias atuais. Dada a enormidade de tempo que crianas e adolescentes das vrias classes sociais passam diante da TV, lgico o interesse pelas consequncias dessa exposio. At que ponto a banalizao de atos violentos, exibidos nas salas de visita pelo Pas afora, diariamente, dos desenhos animados aos programas de mundo-co, contribui para a escalada da violncia urbana? Essa questo mais antiga do que se imagina. Surgiu no final dos anos 1940, assim que a televiso entrou nas casas de famlia. Nos Estados Unidos, pas com o maior nmero de aparelhos por habitante, a autoridade mxima de sade pblica do pas (Surgeon General) j afirmava em comunicado nao, no ano de 1972: A violncia na televiso realmente tem efeitos adversos em certos membros de nossa sociedade. Desde ento, a literatura mdica j publicou sobre o tema 160 estudos de campo que envolveram 44.292 participantes, e 124 estudos laboratoriais com 7.305 participantes. Absolutamente todos demonstraram a existncia de relaes claras entre a exposio de crianas violncia exibida pela mdia e o desenvolvimento de comportamento agressivo.

Ao lado deles, em 2001, foi publicado um estudo interessantssimo numa das mais importantes revistas de psicologia, que evidenciou efeitos semelhantes em crianas expostas a videogames de contedo violento. Em fevereiro de 2002, Jeffrey Johnson e colaboradores da Universidade de Columbia publicaram na revista Science os resultados de uma pesquisa abrangente que estende as mesmas concluses para adolescentes e adultos jovens expostos diariamente s cenas de violncia na TV. A partir de 1975, os pesquisadores passaram a acompanhar um grupo de 707 famlias, com filhos entre um e dez anos de idade. No incio do estudo, as crianas tinham em mdia 5,8 anos e foram seguidas at 2000, quando atingiram a mdia de 30 anos. Nesse intervalo de tempo, periodicamente, todos os participantes e seus pais eram entrevistados para saber quanto tempo passavam na frente da televiso. Alm disso, respondiam a perguntas para avaliar a renda familiar, a possvel existncia de desinteresse paterno pela sorte dos filhos, os nveis de violncia na comunidade em que viviam, a escolaridade dos pais e a presena de transtornos psiquitricos nas crianas, fatores de risco sabidamente associados ao comportamento agressivo. A prtica de atos agressivos pelos jovens foi avaliada por meio de sucessivas aplicaes de um questionrio especializado e de consulta aos arquivos policiais. Depois de cuidadoso tratamento estatstico, os autores verificaram que, independentemente dos fatores de risco citados acima, o nmero de horas que um adolescente com idade mdia de 14 anos fica diante da televiso, por si s, est significativamente associado prtica de assaltos e participao em brigas com vtimas e em crimes de morte mais tarde, quando atinge a faixa etria dos 16 aos 22 anos. Essa concluso vale para homens ou mulheres, mas no vale para os crimes contra a propriedade, como furtos e vandalismo, que aparentemente parecem no guardar relao com a violncia presenciada na TV. Concluses idnticas foram tiradas analisando-se o nmero de horas que um jovem de idade mdia igual a 22 anos (homem ou mulher) dedica a assistir televiso: quanto maior o nmero de horas dirias, mais frequente a prtica de crimes violentos. Entre adolescentes e adultos jovens expostos TV por mais de trs horas por dia, a probabilidade de praticar atos violentos contra terceiros aumentou cinco vezes em relao aos que assistiam durante menos de uma hora. O estudo do grupo de Nova York importante no s pela abrangncia (707 famlias acompanhadas de 1975 a 2000) ou pela metodologia criteriosa, mas por ser o primeiro a contradizer de forma veemente que a exposio violncia da mdia afeta apenas crianas pequenas. Demonstra que ela exerce efeito deletrio sobre o comportamento de um universo de pessoas muito maior do que aquele que imaginvamos. Apesar do consenso existente entre os especialistas de que h muito est caracterizada a relao de causa e efeito entre a violncia exibida pelos meios de comunicao de massa e a futura prtica de atos violentos pelos espectadores, o tema costuma ser abordado com superficialidade irresponsvel pela mdia, como se essa associao ainda no estivesse claramente estabelecida. Em longo comentrio ao artigo citado, na revista Science, Craig Anderson, da Universidade de Iowa, responsabiliza a imprensa por apresentar at hoje como controverso um debate que deveria ter sido encerrado anos atrs. Segundo o especialista, esse comportamento comparvel ao mantido por dcadas diante da discusso sobre as relaes entre o cigarro e o cncer de pulmo, quando a comunidade cientfica estava cansada de saber e de alertar a populao para isso. Seis das mais respeitadas associaes mdicas americanas (entre as quais as de pediatria, psiquiatria, psicologia e a influente American Medical Association) publicaram, em 2001, um relatrio com a seguinte concluso sobre o assunto: Os dados

apontam de forma impressionante para uma conexo causal entre a violncia na mdia e o comportamento agressivo de certas crianas. As associaes mdicas e a imprensa brasileira dariam importante contribuio ao combate violncia urbana se trouxessem esse tema a debate.

http://drauziovarella.com.br/sexualidade/agressividade-e-comportamento-sexual/

No existe atividade, movimento ou comportamento que no seja influenciado por um programa gentico. A frase de Ernst Mayr, um dos maiores bilogos do sculo 20. H cerca de um ano comentei nesta coluna uma pesquisa publicada na revista Cell, sobre o papel de um gene (batizado de fru) no comportamento sexual das drosfilas, as mosquinhas que sobrevoam bananas maduras; modelo de inmeros estudos genticos. O gene fru se caracteriza por coordenar um circuito de 60 neurnios responsveis pela conduo de estmulos sexuais. Basta lesar um deles para que o inseto no consiga se acasalar adequadamente. Na pesquisa, autores austracos transplantaram a verso masculina do gene fru das drosfilas, para um grupo de fmeas. E, num experimento paralelo, a verso feminina do mesmo gene, para um grupo de machos. Para espanto geral, as fmeas que receberam a verso masculina de fru, quando levadas presena de outra fmea, adotavam os rituais de comportamento sexual masculino: quando colocadas em ambientes com moscas de ambos os sexos, perseguiam sexualmente outras fmeas sem dar a mnima para o sexo oposto. Ao contrrio, quando a verso feminina de fru foi transplantada para os machos, eles se tornaram mais passivos, indiferentes presena das fmeas e atrados por outros machos. O experimento provocou grande repercusso nos meios cientficos, porque, pela primeira vez, ficava demonstrado que um nico gene capaz de controlar um comportamento de alta complexidade. Ao escrever, tomei o cuidado de enfatizar que jamais poderamos transpor para o homem os achados obtidos numa espcie como a das drosfilas, divergentes da linhagem que deu origem aos vertebrados h 300 milhes de anos. E acrescentei: provvel que o comportamento sexual esteja sob o comando do que chamamos de programa gentico

aberto. Programas abertos so aqueles em que o catlogo de instrues impresso no DNA admite, dentro de certos limites, a incluso de informaes colhidas por aprendizado, condicionamento ou outras experincias. Apesar da cautela nas afirmaes, recebi alguns e-mails de leitores enfurecidos com a hiptese de haver genes envolvidos no comportamento sexual humano. Um deles ia mais longe: dizia que s faltava, agora, a cincia definir atravs de exames laboratoriais a orientao sexual mais adequada para cada um. Um estudo conduzido na Universidade Harvard sobre agressividade nas drosfilas, que acaba de ser publicado, vem jogar mais lenha nessa fogueira. Durante cinco anos, os pesquisadores gravaram em vdeo cenas de disputa e de luta corporal entre drosfilas encerradas em arenas experimentais. Baseados nas atitudes e estratgias adotadas pelos contendores, foi possvel definir padres de comportamento masculinos e femininos. Por exemplo: na escalada de violncia entre dois machos, os inimigos trocam socos e pontaps com as quatro patas at que um deles saia claramente vitorioso; as fmeas lutam com as cabeas e as asas, jamais com as patas, a luta se prolonga por mais tempo e dela no emergem vencedoras. O grupo de Harvard acaba de demonstrar que, quando uma verso feminina do mesmo gene fru envolvido no comportamento sexual, transplantada para os machos, eles adotam as tcnicas de luta femininas: nunca trocam socos e pontaps nem estabelecem relaes de dominncia. Ao contrrio, fmeas que recebem verses masculinas de fru, tornam-se mais agressivas e tendem a brigar como machos. Novamente, sem ousar sugerir que os genes sejam responsveis por caractersticas comportamentais humanas to complexas quanto violncia e sexualidade, curioso verificar que em drosfilas um nico gene tem a propriedade de interferir com ambos. Relaes entre agressividade e comportamento sexual tm sido descritas no apenas em moscas, mas em todos os animais estudados. Uma das decises mais bsicas que todo animal deve tomar, quando encontra um semelhante, discernir se est diante de um amigo, inimigo ou de algum que ele deseja sexualmente. Na biologia, o velho debate genes versus ambiente est cada vez mais fora de moda. Todo ser vivo resultado de uma interao complexa entre o programa gentico contido no vulo fecundado que lhe deu origem e o impacto que a experincia exerce sobre ele. Ns no somos excees, a natureza no criou leis especiais para privilegiar a espcie humana.

Consequncias mdicas da violncia urbana Dra. Jlia Greve mdica fisiatra. Trabalha no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clnicas da Universidade de So Paulo.

Discute-se muito sobre a possibilidade de algumas pessoas estarem mais sujeitas a desenvolver comportamentos violentos. O assunto polmico. Sob o ponto de vista

estritamente cientfico, porm, acredita-se haver trs grupos de crianas que correm risco maior de se tornarem violentas no futuro: a) crianas que sofreram abusos ou que no receberam carinho dos pais na primeira infncia; b) adolescentes criados sem limites nem princpios morais e ticos; c) adolescentes que conviveram e/ou convivem com adolescentes e adultos violentos. Tomando como referncia essas trs condies e o nmero de crianas brasileiras expostas a tais situaes de risco, de surpreender que os ndices de criminalidade no sejam mais altos ainda, embora eles se confundam com os de uma guerrilha urbana e a populao viva aos sobressaltos, com medo. Atos de violncia chocam no momento que acontecem. Depois, caem no esquecimento ou so substitudos por outras ocorrncias trgicas e raramente se ouve falar a respeito das consequncias mdicas e das sequelas, muitas vezes irreversveis, que acometem as vtimas dessa epidemia contagiosa que se alastra principalmente nos grandes centros urbanos. FACE OCULTA DA VIOLNCIA Drauzio Quais so os acidentados que mais frequentemente procuram o Hospital das Clnicas, um centro mdico bastante representativo na cidade de So Paulo? Julia Greve O Hospital das Clnicas recebe pessoas que sofreram desde acidentes mais simples at os de alta complexidade, aqueles em que o indivduo sofre leses em vrias partes do corpo e que tm evoluo prolongada no que se refere ao tratamento e principalmente reabilitao. Na verdade, a epidemia dessa doena contagiosa, que a violncia, est aumentando de forma significativa e atinge principalmente jovens do sexo masculino, abaixo dos 35 anos, que, se sobreviverem, podem ficar com sequelas ou incapacidades permanentes. enorme o nmero de pessoas que, dois ou trs anos aps o acidente, continua se submetendo a longos e dispendiosos tratamentos de reabilitao, nem sempre com bons resultados, pelo menos os resultados que os pacientes imaginam e desejam. Grande parte deles permanece em cadeira de roda, dependendo de terceiros para tocar a vida. Essa face meio oculta da violncia impede que se tenha uma dimenso clara dos males que acometem no s quem sofre um ato violento, mas as pessoas ao redor. Dificilmente algum que no esteja diretamente ligado ao problema faz idia de sua real dimenso. Drauzio Em cada cem pessoas que chegam ao HC vtimas de violncia, desde tentativas de assassinato at acidentes de automvel ou moto, quantas so dispensadas porque tinham ferimentos leves e quantas so internadas e submetidas a tratamento fisitrico?

Julia Greve Considerando o movimento rotineiro do pronto-socorro, pode-se dizer que mais ou menos um quarto desses pacientes permanece internado e que 20% a 30% deles manifestaro algum tipo de sequela. Pode no ser uma sequela permanente, mas ser uma sequela que exige tratamento prolongado, procedimentos cirrgicos e um processo de reabilitao com equipe multidisciplinar que envolve longos perodos de fisioterapia e terapia ocupacional para que o indivduo possa retomar a vida. Nem sempre eles conseguem voltar a estudar ou a trabalhar como antes. Um paciente com leso na medula espinhal que ficou paraplgico vai ter que andar de cadeiras de rodas, talvez dependendo de terceiros para cuidar de si mesmo, porque infelizmente a medicina ainda no encontrou a frmula para curar esse tipo de leso. Em nossa enfermaria, que tem 20 leitos, recebemos por ms de 4 a 5 pacientes novos com leso da coluna espinal que vo apresentar algum tipo de sequela. EPIDEMIA DEMOCRTICA E ABRANGENTE Drauzio A que classe social pertencem esses jovens? Julia Greve Na verdade, a epidemia abrangente, mas eu diria que os indivduos que moram nas periferias das grandes cidades so os mais expostos. Anlises da Organizao Mundial de Sade e de outros rgos que estudam a violncia mostram nitidamente que a maioria das vtimas constituda por jovens que residem em favelas ou na periferia, locais onde se registra o maior ndice de violncia interpessoal. No Hospital das Clnicas, provavelmente por ser um hospital pblico, atendemos mais pessoas de baixa renda, mas isso no significa que a violncia s acometa essa classe socioeconmica. Trata-se de uma epidemia democrtica que atinge ricos e pobres. Se as pessoas verificarem em suas famlias quantos j sofreram alguma forma de violncia, um acidente de trnsito, um assalto ou uma agresso fsica sria, iro perceber que o crculo est se fechando bem mais perto do que poderiam supor. NOVO ENFOQUE DE TRATAMENTO Drauzio Quando me formei na dcada de 1960, na faculdade de medicina, um jovem que tivesse ficado paraplgico porque havia sofrido um acidente de automvel ou levado um tiro, recebia atendimento de urgncia e, depois, a alta hospitalar com uma receita de cadeira de roda. No havia a menor preocupao em adaptar essa pessoa s novas condies de vida. O que mudou esse enfoque nos ltimos anos? Julia Greve Acho que estamos conseguindo salvar mais vidas. Muitas pessoas que morriam porque a medicina no tinha como tratar, hoje so tratadas e sobrevivem. Sobrevivem com sequelas, s vezes muito graves, porque certas leses deixaram de ser fatais como eram no passado, mas provocam srios comprometimentos. Drauzio A que tipo de leses voc est se referindo?

Julia Greve Eu me refiro s leses neurolgicas, aos traumas de crnio e de coluna. Antigamente, o indivduo que tivesse uma leso como a de Christopher Reeve, o SuperHomem do cinema, no teria chegado vivo ao hospital, porque a leso medular foi muito alta e o comprometimento da musculatura respiratria provocaria uma parada da respirao. Ele no s chegou vivo, como continuou vivo por vrios anos depois do acidente. Sua qualidade de vida pode ser discutvel, mas ele sobreviveu graas aos recursos de reabilitao e fisioterapia eficiente do ponto de vista respiratrio e da manuteno dos movimentos. Pacientes como Reeve nos fizeram perceber que o indivduo bem tratado na fase aguda, quando se tenta limitar os danos iniciais, provavelmente usufruir melhor qualidade de vida. Naquele momento, indispensvel uma abordagem clara da incapacidade e das sequelas que possam advir. Se o paciente ficar na terapia intensiva, por exemplo, e seu p permanecer imvel, estar rgido ao cabo de dois ou trs meses e, mesmo que se recupere dos traumas sofridos, vai precisar de cirurgias para poder andar. Por isso, imaginar as possibilidades de evoluo do quadro para prevenir o aparecimento de outras sequelas alm das que certamente ter, deve ser preocupao constante de quem lida com esses pacientes. Se a cadeira de rodas for um aparelho adequado para o tipo de leses de determinado indivduo, por exemplo, ele ser muito mais independente do que se tiver uma cadeira pesada, com rodas que no giram e que no d firmeza a seu corpo. Drauzio Essas pessoas precisam adaptar todo o organismo e especialmente a musculatura para andar na cadeira de rodas, no ? Julia Greve Se pensarmos num atleta, num maratonista, por exemplo, o esforo fsico que faz para correr 100m rasos numa velocidade competitiva quase o mesmo ao de um indivduo para mover uma cadeira de rodas por 100m. Se ele era sedentrio, ento, evidente que no estar preparado para tal demanda fsica. O processo de reabilitao pressupe um treinamento que o prepare, da forma mais adequada possvel, para valer-se do que lhe sobrou em termos de movimentao do corpo. claro que existem sequelas extremamente graves para as quais a medicina no encontrou respostas teraputicas satisfatrias. De qualquer maneira, se compararmos os indivduos que ficaram paraplgicos depois da Segunda Guerra Mundial ou depois da Guerra do Vietn com os paraplgicos desta guerra urbana, veremos que estes ltimos tm perspectiva de uma vida melhor, com menos complicaes e tempo maior de sobrevivncia graas aos cuidados organizados e padronizados de reabilitao. TIPOS DE SEQUELAS DA VIOLNCIA Drauzio Na casustica de vocs, qual a diferena fundamental entre os vrios tipos de sequela da violncia urbana entre os que so feridos por arma de fogo, os que sofrem acidentes de automvel ou de moto? Julia Greve Pode-se dizer que os motociclistas so mais atingidos nos membros inferiores. Essas leses podem levar a sequelas permanentes provocadas por amputaes ou por fraturas graves que causam rigidez e imobilidade da perna. Eles apresentam, porm, menos leses neurolgicas.

J os ferimentos por armas de fogo constituem a causa mais importante de leso na coluna vertebral, uma estrutura muito comprida. Por isso, a possibilidade de o tiro atingir uma regio prxima coluna ou transpass-la e provocar paraplegia muito grande. Drauzio Considerando a extenso da coluna vertebral, quais as consequncias das leses medida que sobem da regio lombar para a cervical? Julia Greve A coluna possui todos os nervos que levam informaes motoras e sensitivas para os membros inferiores e superiores e para o tronco. Quanto mais alta a leso, mais movimentos sero perdidos. Uma leso na coluna cervical, isto , na altura do pescoo, resulta em tetraplegia porque secciona as fibras nervosas e compromete o que fica abaixo do ferimento. Quer dizer, o indivduo perde o movimento dos braos, do tronco e das pernas. Essa a leso de coluna mais grave que existe. Uma leso na coluna torcica pode provocar a perda da movimentao das pernas e do tronco e, na coluna lombar, perda da movimentao das pernas. Melhor dizendo: uma leso mais alta no trax compromete o movimento dos membros inferiores e a musculatura do abdmen e das costas. O indivduo fica meio desequilibrado e com dificuldade para sentarse. Se a leso for lombar, o equilbrio melhora e, quanto mais baixa for, maior independncia e funcionalidade o paciente vai apresentar. Em leses bem baixas da coluna, ele pode at preservar alguns movimentos das pernas e no precisar da cadeira de rodas. s vezes, nem de um aparelho ortopdico tem necessidade. Drauzio So muitos os casos de leses na coluna cervical? Julia Greve So muitos. No trnsito, com a obrigatoriedade do uso do cinto de segurana, as leses torcicas e lombares praticamente desapareceram. Se os ocupantes do veculo baterem o carro de frente, porm, podem sofrer uma leso na coluna cervical por causa de um fenmeno chamado chicote. Drauzio O impacto do carro em alta velocidade faz com que a cabea seja jogada para frente e volte num movimento de chicote bastante brusco, no ? Julia Greve A cabea praticamente o nico segmento que est solto dentro do veculo, se a pessoa estiver usando o cinto de segurana de trs pontas. Isso a torna mais vulnervel s leses da coluna cervical nos acidentes de automvel. Drauzio E os atropelamentos e quedas? Julia Greve Os atropelados ainda sofrem leses de todos os tipos. Temos observado tambm um nmero crescente de acidentes provocados por quedas. Principalmente na periferia, as vtimas so os prprios donos dos terrenos que aos poucos vo construindo suas casas e sobrepondo um andar ao outro. Esse comportamento social, que tem aumentado bastante de uns tempos para c, facilita a ocorrncia de quedas e de leses medulares. Drauzio Trata-se de um fenmeno nacional. Acabaram-se os telhados nas casas da periferia. Os donos constroem o andar trreo, cobrem com uma laje e esperam juntar um

dinheirinho para continuar a construo ou vendem o andar de cima para que outro o faa. Enquanto isso no acontece, as lajes so utilizadas para a mulher estender roupa ou nos churrascos de fim de semana. E ningum cerca a laje. Na periferia de qualquer cidade brasileira, elas podem ser vistas sem nenhum tipo de proteo ao redor. Julia Greve O nmero de acidentes por queda de laje tem aumentado muito. Antes, eram quedas de rvores. As pessoas sofriam leses medulares, porque subiam em rvores para apanhar frutas e caam. Hoje, caem das lajes. Isso fez crescer o nmero de acidentes, inclusive entre as mulheres que usam esse espao para colocar varais e estender roupa. Drauzio As mulheres so menos atingidas pela violncia urbana? Julia Greve As mulheres so muito menos atingidas. No entanto, acho que o comportamento feminino est mudando um pouco. O nmero de acidentes de trnsito com mulheres mais jovens est aumentando, assim como os casos de violncia associados ao consumo de lcool, mas a proporo ainda de cinco ou seis homens para uma mulher.

VIOLNCIA CONTRA CRIANAS Drauzio E em relao s crianas pequenas? Julia Greve Em relao s crianas pequenas, evidentemente o nmero menor, mas mesmo assim assustador. enorme a quantidade de crianas atingidas por bala perdida, por violncia domstica ou agresso interpessoal, porque elas moram em ambientes onde so comuns os acertos de conta entre gangues comprometidas com o trfico de drogas. Mais grave, ainda, o caso de crianas de 10, 12 anos vtimas de atos violentos no por acaso, mas porque estavam pessoalmente envolvidas com o processo de violncia desde muito cedo. No foi uma bala perdida que as atingiu. Elas faziam parte do grupo envolvido na confuso. Drauzio No caso especfico da violncia domstica contra crianas, sua impresso que o nmero de casos est aumentando? Julia Greve No conheo estatstica segura sobre o assunto, mas tenho a impresso de que h um aumento significativo desses casos. Aparentemente, o fato de ter crescido o nmero de separaes e existirem famlias compostas por pais e mes que no so os de sangue tem pesado no universo da violncia domstica contra criana. Na verdade, alguns estudos mostram dados alarmantes e crescentes em relao a esse tipo de violncia. Apesar de nas classes sociais mais baixas os casos serem mais expostos, o problema no exclusivo dessa camada social, s que nas outras ocorre de forma mais camuflada. Drauzio Com que ferimentos essas crianas costumam chegar ao pronto-socorro?

Julia Greve As crianas com sndrome de espancamento chegam geralmente com leses sseas, com fraturas mltiplas. Percebe-se, ainda, a existncia de calos sseos indicativos de fraturas anteriores em fase de cicatrizao. Em relao violncia domstica, so mais leses musculoesquelticas do que leses neurolgicas. Sob o ponto de vista fsico, essas fraturas costumam no deixar sequelas, embora as sequelas psicolgicas, sabe-se l quais sero. Traumas de crnio so mais raros em crianas espancadas, mas ocorrem quando elas so arremessadas pelos adultos. Drauzio Quem costuma ser o autor desse tipo de violncia? Julia Greve Os familiares mais prximos. Drauzio Mais o pai ou mais a me? Julia Greve Parece que mais o pai, geralmente um indivduo violento e usurio de drogas, que traz para casa os problemas da rua. Esses dados, porm, merecem estudo mais aprofundado, pois acho que muitos casos de violncia contra a criana esto relacionados figura materna. QUALIDADE DA SOBREVIDA DAS VTIMAS DA VIOLNCIA Drauzio Na verdade, ns no temos uma idia das consequncias mdicas da violncia a longo prazo. Chamam a ateno os casos rumorosos de pessoas conhecidas no instante que acontecem, mas depois no se fala mais no assunto. Como vivem essas pessoas ao longo da vida? Julia Greve Indivduos que sofreram traumas graves de crnio, por exemplo, nunca mais voltaro a ser como eram antes. Eles apresentam sequelas definitivas e permanentes em termos de cognio. No conseguem comunicar-se adequadamente, perdem a memria e a habilidade de relacionar-se com outras pessoas. Muitos melhoram, voltam a andar, aparecem em alguns eventos sociais, mas no so os mesmos de antes do acidente e impossvel precisar quantos anos de processo de reabilitao, de fisioterapia, de fonoaudiologia so necessrios para que atinjam um nvel razovel de qualidade de vida. Vtimas de trauma cranienceflico, muitos no conseguem recuperar-se e no mais so vistos, porque ficaram bastante comprometidos e ainda permanecem em processo de reabilitao. Talvez o Super-Homem seja o mais conhecido deles. Ele aparecia de vez em quando, recuperou um pouco a sensibilidade, mas continuou tetraplgico, usando respirador 24 horas por dia, sem se mexer e dependendo de terceiros para tudo. E ele era o SuperHomem, algum que contava com uma retaguarda de primeira linha. Imagine isso acontecendo com uma pessoa comum, numa famlia sem recursos, o que significa em termos de desarranjo familiar. O Brasil, no tem como dar suporte para os indivduos que ficam incapacitados. Em alguns lugares desenvolvidos, especialmente nos pases escandinavos e na Holanda, existe retaguarda para atender os que ficaram tetraplgicos. Aqui, depois de dois ou trs meses de

internao no Hospital das Clnicas, o que normalmente acontece a famlia receber orientaes sobre como deve trat-los e eles voltam para casa. Alm de no haver a perspectiva de reassumirem suas atividades profissionais, eles requerem cuidados contnuos de um familiar que tambm ser obrigado a abandonar o trabalho ou de um terceiro que ter de ser remunerado. Sob certos aspectos, transformam-se num peso, especialmente porque, com cuidados adequados, essas pessoas vivem muito tempo, alis, tudo feito para que vivam muito tempo. Como no h soluo de cura para esses casos, o melhor remdio continua sendo a preveno. preciso pensar no s nas mortes provocadas pela violncia, mas nas pessoas que ficam incapacitadas e em suas famlias, principalmente as mais pobres, j que no podem contar com ajuda externa para garantir ao doente um mnimo de qualidade de vida. Drauzio Esses acidentados que ficam com sequelas mais graves exigem ateno e cuidados permanentes. Famlias sem recurso devem ficar numa situao muito complicada para prestar o atendimento de que eles tanto necessitam. Julia Greve Depois de algum tempo, eu diria que se nota no uma rejeio, mas um cansao permeado de certo desnimo, porque no h a esperana de regresso do quadro. Isso mina muitas relaes familiares. Casamentos se desfazem, filhos no conseguem cuidar dos pais e os prprios pais se cansam de cuidar dos filhos, o que gera uma tenso social nada desprezvel. Outro fato importante que esses indivduos so muito jovens, em geral, tm menos de 30 anos e, muitas vezes, eram os responsveis por manter suas famlias. Some-se a perda do mantenedor ao peso que sua incapacidade significa e o resultado ser uma famlia mais pobre ainda do que era antes. Sem computar as despesas com o atendimento dentro de um hospital pblico, com a previdncia e com a sociedade como um todo, um trabalho realizado com o IPEA a respeito dos custos de acidentes de trnsito revela que um indivduo incapacitado por leso na coluna, um paraplgico, s de assistncia mdica ps-leso, nos primeiros dois anos, custa para a famlia entre 50 mil e100 mil reais. Imagine o que essa cifra representa para quem ganha salrio mnimo ou pouco mais que isso. preciso comprar uma cadeira de rodas e remdios, pagar pessoas que cuidem desse indivduo que deixa de ter rendimentos porque no consegue mais trabalhar. Em So Paulo, atualmente, a prevalncia de leso medular para cada milho de habitantes igual a sua prevalncia no auge da guerra da Bsnia. So 60 ou 70 casos novos por ano. Pode-se dizer, sem exagero, que vivemos num ambiente de guerra. O Brasil um pas pobre e tem muitos problemas estruturais para resolver, como nutrir bem as nossas crianas e educ-las convenientemente. Vtimas da violncia demandam enorme quantidade de servios mdicos. Os pacientes tm dificuldades urinrias e para esvaziar o intestino, sexuais, motoras, de sensibilidade e podem formar escaras na pele. O tratamento altamente especializado e complexo. Reabilitao um processo caro. longo e exige equipe multidisciplinar. Uma leso

medular faz o indivduo orbitar pelo menos durante um ano em torno do hospital e do centro de reabilitao. Hoje, h carncia desses centros por causa da maior demanda de pacientes vtimas da violncia. s vezes, a pessoa obrigada a esperar seis meses por uma vaga para ser atendida. uma situao insustentvel. Algo precisa ser feito para controlar a epidemia dessa doena contagiosa que a violncia.

0 aumentar/reduzer No existe atividade, movimento ou comportamento que no seja influenciado por um programa gentico. A frase de Ernst Mayr, um dos maiores bilogos do sculo 20. H cerca de um ano comentei nesta coluna uma pesquisa publicada na revista Cell, sobre o papel de um gene (batizado de fru) no comportamento sexual das drosfilas, as mosquinhas que sobrevoam bananas maduras; modelo de inmeros estudos genticos. O gene fru se caracteriza por coordenar um circuito de 60 neurnios responsveis pela conduo de estmulos sexuais. Basta lesar um deles para que o inseto no consiga se acasalar adequadamente. Na pesquisa, autores austracos transplantaram a verso masculina do gene fru das drosfilas, para um grupo de fmeas. E, num experimento paralelo, a verso feminina do mesmo gene, para um grupo de machos. Para espanto geral, as fmeas que receberam a verso masculina de fru, quando levadas presena de outra fmea, adotavam os rituais de comportamento sexual masculino: quando colocadas em ambientes com moscas de ambos os sexos, perseguiam sexualmente outras fmeas sem dar a mnima para o sexo oposto. Ao contrrio, quando a verso feminina de fru foi transplantada para os machos, eles se tornaram mais passivos, indiferentes presena das fmeas e atrados por outros machos. O experimento provocou grande repercusso nos meios cientficos, porque, pela primeira vez, ficava demonstrado que um nico gene capaz de controlar um comportamento de alta complexidade. Ao escrever, tomei o cuidado de enfatizar que jamais poderamos transpor para o homem os achados obtidos numa espcie como a das drosfilas, divergentes da linhagem que deu origem aos vertebrados h 300 milhes de anos. E acrescentei: provvel que o comportamento sexual esteja sob o comando do que chamamos de programa gentico aberto. Programas abertos so aqueles em que o catlogo de instrues impresso no DNA admite, dentro de certos limites, a incluso de informaes colhidas por aprendizado, condicionamento ou outras experincias. Apesar da cautela nas afirmaes, recebi alguns e-mails de leitores enfurecidos com a hiptese de haver genes envolvidos no comportamento sexual humano. Um deles ia mais longe: dizia que s faltava, agora, a cincia definir atravs de exames laboratoriais a orientao sexual mais adequada para cada um. Um estudo conduzido na Universidade Harvard sobre agressividade nas drosfilas, que

acaba de ser publicado, vem jogar mais lenha nessa fogueira. Durante cinco anos, os pesquisadores gravaram em vdeo cenas de disputa e de luta corporal entre drosfilas encerradas em arenas experimentais. Baseados nas atitudes e estratgias adotadas pelos contendores, foi possvel definir padres de comportamento masculinos e femininos. Por exemplo: na escalada de violncia entre dois machos, os inimigos trocam socos e pontaps com as quatro patas at que um deles saia claramente vitorioso; as fmeas lutam com as cabeas e as asas, jamais com as patas, a luta se prolonga por mais tempo e dela no emergem vencedoras. O grupo de Harvard acaba de demonstrar que, quando uma verso feminina do mesmo gene fru envolvido no comportamento sexual, transplantada para os machos, eles adotam as tcnicas de luta femininas: nunca trocam socos e pontaps nem estabelecem relaes de dominncia. Ao contrrio, fmeas que recebem verses masculinas de fru, tornam-se mais agressivas e tendem a brigar como machos. Novamente, sem ousar sugerir que os genes sejam responsveis por caractersticas comportamentais humanas to complexas quanto violncia e sexualidade, curioso verificar que em drosfilas um nico gene tem a propriedade de interferir com ambos. Relaes entre agressividade e comportamento sexual tm sido descritas no apenas em moscas, mas em todos os animais estudados. Uma das decises mais bsicas que todo animal deve tomar, quando encontra um semelhante, discernir se est diante de um amigo, inimigo ou de algum que ele deseja sexualmente. Na biologia, o velho debate genes versus ambiente est cada vez mais fora de moda. Todo ser vivo resultado de uma interao complexa entre o programa gentico contido no vulo fecundado que lhe deu origem e o impacto que a experincia exerce sobre ele. Ns no somos excees, a natureza no criou leis especiais para privilegiar a espcie humana.

Nosso tema: A POBREZA A CAUSA DA CRIMINALIDADE

Negro Drama Racionais Mc's NEGRO DRAMA, Entre o sucesso, e a lama, Dinheiro, problemas, Inveja, luxo, fama, Negro drama, Cabelo crespo, E a pele escura, A ferida a chaga, A procura da cura, Negro drama, Tenta v, E no v nada,

A no ser uma estrela, Longe meio ofuscada, Sente o drama, O preo, a cobrana, No amor, no dio, A insana vingana, Negro drama, Eu sei quem trama, E quem t comigo, O trauma que eu carrego, Pra no ser mais um preto fudido, O drama da cadeia e favela, Tmulo, sangue, Sirene, choros e velas, Passageiro do brasil, So paulo, Agonia que sobrevivem, Em meia zorra e covardias, Periferias,vielas e cortios, Voc deve t pensando, O que voc tem a ver com isso, Desde o incio, Por ouro e prata, Olha quem morre, Ento veja voc quem mata, Recebe o mrito, a farda, Que pratica o mal, Me v, pobre, preso ou morto, J cultural, Histrias, registros, Escritos, No conto, Nem fbula, Lenda ou mito, No foi sempre dito, Que preto no tem vez, Ento olha o castelo e no, Foi voc quem fez cuzo, Eu sou irmo, Dos meus truta de batalha, Eu era a carne, Agora sou a prpria navalha, Tim..Tim.. Um brinde pra mim, Sou exemplo, de vitrias, Trajetos e glrias, O dinheiro tira um homem da misria,

Mas no pode arrancar, De dentro dele, A favela, So poucos, Que entram em campo pra vencer, A alma guarda, O que a mente tenta esquecer, Olho pra traz, Vejo a estrada que eu trilhei, Mococa, Quem teve lado a lado, E quem s fico na bota, Entre as frases, Fases e varias etapas, Do quem quem, Dos mano e das mina fraca, Hum.. Negro drama de estilo, Pra ser, E se for, Tem que ser, Se temer milho, Entre o gatilho e a tempestade, Sempre a provar, Que sou homem e no um covarde, Que deus me guarde, Pois eu sei, Que ele no neutro, Vigia os rico, Mais ama os que vem do gueto, Eu visto preto, Por dentro e por fora, Guerreiro, Poeta entre o tempo e a memria, Hora, Nessa histria, Vejo o dlar, E vrios quilates, Falo pro mano, Que no morra, e tambem no mate, O tic tac, No espera veja o ponteiro, Essa estrada venenosa, E cheia de morteiro, Pesadelo, Hum, um elogio, Pra quem vive na guerra,

A paz Nunca existiu, No clima quente, A minha gente soa frio, Tinha um pretinho, Seu caderno era um fuzil, Um fuzil, Negro drama, Crime,futebol, msica, caralho, Eu tambm, vou consegui fugi disso ai, Eu sou mais um, Forest camp mato, Eu prefiro contar uma histria real, Vou contar a minha.... Da um filme, Uma negra, E uma criana nos braos, Solitria na floresta, De concreto e ao, Veja, Olha outra vez, O rosto na multido, A multido um monstro, Sem rosto e corao, Hey, So paulo, Terra de arranha-cu, A garoa rasga a carne, a torre de babel, Famlia brasileira, 2 contra o mundo, Me solteira, De um promissor, Vagabundo, Luz, Cmera e ao, Gravando a cena vai, O bastardo, Mais um filho pardo, Sem pai, Hey, Senhor de engenho, Eu sei, Bem quem voc, Sozinho, se num guenta, Sozinho,

Se num guenta a p, Se disse que era bom, E as favela ouviu, la Tambm tem Whiski, e red bull, Tnis nike, Fuzil, Admito, Seus carro bonito, H, E eu no sei fazer, Internet, vdeo-cassete, Os carro loko, Atrasado, Eu to um pouco se, To, Eu acho sim, S que tem que, Seu jogo sujo, E eu no me encaixo, Eu sou problema de monto, De carnaval a carnaval, Eu vim da selva, Sou leo, Sou demais pro seu quintal, Problema com escola, Eu tenho mil, Mil fita, Inacreditvel, mas seu filho me imita, No meio de vocs, Ele o mais esperto, Ginga e fala gria, Gria no dialeto, Esse nao mais seu, H, Subiu, Entrei pelo seu rdio, Tomei, Se nem viu, Mais isso, aquilo, O que, Se no dizia, Seu filho quer ser preto, Rh, Que irnia, Cola o pster do 2 pac ai, Que tal, Que se diz, Sente o negro drama, Vai,

Tenta ser feliz, Hey bacana, Quem te fez to bom assim, O que se deu, O que se faz, O que se fez por mim, Eu recebi seu tic, Quer dizer kit, De esgoto a cu aberto, E parede madeirite, De vergonha eu no morri, To firmo, Eis-me aqui, Voce no, Se no passa, Quando o mar vermelho abrir, Eu sou o mano Homem duro, Do gueto, browm, Ob, Aquele loco, Que no pode errar, Aquele que voc odeia, Ama nesse instante, Pele parda, Ouo funk, E de onde vem, Os diamante, Da lama, Valeu me, Negro drama, Drama, drama. Ae, Na poca dos barraco de pau l na pedreira Onde vocs tavam? O que vocs deram por mim ? O que vocs fizeram por mim ? Agora t de olho no dinheiro que eu ganho Agora t de olho no carro que eu dirijo Demorou, eu quero mais Eu quero ter sua alma A, o rap fez eu ser o que sou Ice blue, edy rock e klj, e toda a famlia E toda gerao que faz o rap A gerao que revolucionou A gerao que vai revolucionar Anos 90, sculo 21 desse jeito A, voce sa do gueto,

Mas o gueto nunca sa de voce, morou irmo? Voce t dirigindo um carro O mundo todo t de olho ni voc, morou Sabe por qu? Pela sua origem, morou irmo? desse jeito que voc vive o negro drama Eu no li, eu no assisti Eu vivo o negro drama, eu sou o negro drama Eu sou o fruto do negro drama A dona ana, sem palavra, a senhora uma rainha, rainha Mas ae, se tiver que voltar pra favela Eu vou voltar de cabea erguida Porque assim que Renascendo das cinzas Firme e forte, guerreiro de f Vagabundo nato! http://www.vagalume.com.br/racionais-mcs/negro-drama.html#ixzz1M4bvbHlH

Potrebbero piacerti anche