Sei sulla pagina 1di 70

TUTORIAL PAGEMAKER 6.

5 SUMRIO
INTRODUO______________________________________________________ 1 JANELA DE LAYOUT ______________________________________________ 1 CRIANDO DOCUMENTOS __________________________________________ 2 RGUAS E GUIAS ________________________________________________ 3 CAIXA DE FERRAMENTAS _________________________________________ 4 SALVANDO E ABRINDO DOCUMENTOS ______________________________ 6 RECURSOS BSICOS PARA UMA PUBLICAO ________________________ 8 MODOS DE VISUALIZAO DE PGINAS ____________________________ 8 TRABALHANDO COM TEXTO _______________________________________ 9 Digitando e Editando Texto ________________________________________ 9 Blocos de Texto ________________________________________________ 10 Editor de Matrias ______________________________________________ 10 Procurando e Substituindo Texto ___________________________________ 14 RECURSOS PARA PGINAS ______________________________________ Inserindo Pginas ______________________________________________ Removendo Pginas ____________________________________________ Deslocando entre Pginas ________________________________________ Ordenando pginas _____________________________________________ 15 15 15 16 16

DESFAZENDO ALTERAES______________________________________ 17 IMPORTANDO TEXTOS E IMAGENS GRFICAS_______________________ 18 FORMATAO DE TEXTOS _________________________________________ 20 APLICAO DA PALETA CONTROLES______________________________ 20 DEFININDO TABULAES ________________________________________ 22 DEFINIO DE ESTILOS __________________________________________ 24 MARCAES E NUMERAES ____________________________________ 26 TEXTO CONTORNANDO FIGURAS _________________________________ 26 TRABALHANDO COM COLUNAS ___________________________________ 29 TRABALHANDO COM TABELAS ___________________________________ 31 CAMADAS E QUADROS ____________________________________________ 34 CAMADAS ______________________________________________________ Criando uma Camada ___________________________________________ Hierarquia e Transferncia de Objetos ______________________________ Excluindo e Combinando Camadas _________________________________ 34 34 35 36

QUADROS ______________________________________________________ 37

REDEFININDO IMAGENS, TEXTOS E GRFICOS ________________________ 40 FORMAS PARA FIGURAS GEOMTRICAS ___________________________ 40 COLORINDO TEXTOS E FIGURAS GEOMTRICAS ____________________ 41 ORGANIZANDO OBJETOS ________________________________________ 42 AGRUPANDO E DESAGRUPANDO OBJETOS ________________________ 43 MASCARANDO OBJETOS_________________________________________ 44 PGINAS MESTRAS E PAGINAO __________________________________ 45 NUMERAO DE PGINAS _______________________________________ 48 CRIANDO CABEALHOS E RODAPS ______________________________ 49 SUMRIO E NDICE ________________________________________________ 50 CRIANDO UM SUMRIO __________________________________________ 50 INDEXANDO UMA PUBLICAO ___________________________________ 53 COMBINANDO DOCUMENTOS _______________________________________ 57 CRIANDO O LIVRO_______________________________________________ 57 IMPRIMINDO UM LIVRO___________________________________________ 58 IMPRIMINDO E DISTRIBUINDO PUBLICAES _________________________ 60 PREPARAO PARA UMA IMPRESSO SIMPLES ____________________ 60 IMPRESSO REDUZIDA OU AMPLIADA _____________________________ 61 GERANDO PUBLICAES EM HTML _______________________________ 62 CONVERTENDO UM ARQUIVO PARA HTML __________________________ 63 LISTA DE EXECCIOS ______________________________________________ 67

PageMaker 6.5

INTRODUO
O PageMaker ainda o nmero um na rea de editorao eletrnica, graas sua versatilidade. Simples e bem objetivo, neste programa encontraremos diversos recursos que tornaro seus trabalhos bastante atrativos. Integrando imagens e fotos ao texto como nenhum outro programa, voc no ter problema em criar complexos anncios ou um livro com diversas pginas.

JANELA DE LAYOUT
Aps carregar o PageMaker, voc encontrar uma tela bem amigvel, exibindo alm da tradicional barra de menus, as paletas de controle e estilos, caixa de feramentas e uma janela de layout vazia. Sem dvida um programa discreto, mas aos poucos saberemos porque ele o melhor.

Pgina: 1

PageMaker 6.5

CRIANDO DOCUMENTOS
Podemos iniciar o trabalho abrindo um documento j existente ou, criar um novo documento, neste caso, basta selecionar a opo Novo do menu Arquivo. Com este procedimento, o PageMaker exibe a caixa de dilogo Configurar Documento para voc definir os detalhes de layout da pgina - formato da pgina, tamanho (largura e altura), orientao, opes para criar documentos com frente e verso (tipo livro), quantidade de pginas (voc poder inserir pginas durante o trabalho), definio de margens e ajuste para impressora.

Vamos aceitar as opes padro com exceo da opo Frente e verso, essa opo mais comum na criao de livros. Aps selecionar OK, exibido uma pgina em branco para iniciarmos um trabalho; caso deseje ocultar a Paleta de Controle, pressione as teclas Ctrl + .

Pgina: 2

PageMaker 6.5

RGUAS E GUIAS
Como padro, so definidos as rguas horizontal e vertical. Elas ajudaro, de forma precisa, posicionar texto e imagens na pgina. Para mudar a unidade de medida para cada rgua, basta selecionar a opo Preferncias/Geral do menu Arquivo, ou pressionando as teclas Ctrl+K.

Para a definio de unidade para a rgua horizontal, utilize a opo de lista Medidas em, isto ocorre porque a rgua horizontal tambm serve de referncia para outros elementos como as endentaes, margens e tabuladores.

Movimente o ponteiro do mouse e verifique as marcas de posio nas rguas. Outro detalhe o ponto de origem. Na figura ao lado, temos o ponto de origem posicionado na borda da pgina, isto , a posio zero na linha da borda superior e esquerda da pgina.

Este ponto de origem poder ser alterado, arraste o ponteiro apartir do indicador de ponto de origem at a posio desejada. Este recurso ser til no momento que desejarmos medir o tamanho dos objetos, caixas de linhas ou incluir linhas de guia para um posicionamento preciso.

Pgina: 3

PageMaker 6.5 As linhas de guia so linhas no-imprimveis que servem para alinhar texto e imagens em qualquer lugar da pgina. Para obt-las, posicione o ponteiro sobre a rgua (horizontal ou vertical) e arraste-a para a posio desejada, voc poder criar vrias linhas-guias. Para elimin-las, basta arrast-las de volta rgua. Abaixo temos uma figura geomtrica alinhada pelas guias, o alinhamento obtido arrastando a figura para as guias, neste momento, a figura atrada para as linhas-guias.

CAIXA DE FERRAMENTAS
A caixa de ferramentas contm cones que representam os instrumentos que voc utiliza para criar o seu trabalho. Armazenados em uma paleta flutuante, isto , voc poder moviment-la arrastando a barra de ttulo. O cone quando selecionado, muda de cor e o ponteiro muda de tipo. Esta caixa de ferramentas poder estar exibida ou no conforme a opo selecionada no menu Janela. A seguir, temos as ferramentas e seus respectivos tipos de ponteiros.

Pgina: 4

PageMaker 6.5 Abaixo, temos informaes especficas sobre as funes de cada ferramenta.

Ao selecionar essa ferramenta, clique em qualquer lugar para digitar o novo texto. D um clique no boto direito do mouse e escolha a opo Tamanho Real para obter uma ampliao rpida e digite alguma coisa. Com esta ferramenta poderemos tambm, selecionar o texto ou parte dele, basta arrastar o ponteiro na forma de um I sobre a regio desejada. A ferramenta ponteiro servir basicamente para selecionar, redimensionar e mover figuras e blocos de texto. D um clique sobre o texto digitado anteriormente para selecion-lo, aparecero as alas que sero estudas mais adiante. Agora, arraste o bloco de texto para outra posio. Outro recurso dessa ferramenta, o redimensionamento de figuras e textos, clique sobre a borda de figuras geomtricas ou sobre uma figura incorporada - para selecion-la, em seguida, arraste um dos quadradinhos localizados sobre a borda, para aumentar ou diminuir o tamanho da figura. A ferramenta de corte permitir a remoo de partes da imagem grfica. Como exemplo, pressione a tecla PrintScreen (tira uma "foto" da tela e copia para a rea de transferncia), em seguida, pressione CTRL+V (cola o contedo da rea de transferncia na pgina). Agora, selecione a ferramenta recorte e posicione o ponteiro sobre um dos quadradinhos localizados na borda da imagem, arrastando-o para o interior, obteremos o recorte da figura. Essa ferramenta servir para rotacionar blocos de texto e figuras. D um clique sobre a figura ou bloco de texto para selecion-lo, logo aps, posicione o ponteiro no local onde servir como eixo de rotao, e arraste-o ao redor do eixo. Mantendo a tecla SHIFT pressionada antes do incio da rotao, resultar em rotaes precisas. Respectivamente, desenham linhas retas em qualquer ngulo e, linhas retas em mltiplos de 45 graus. A ferramenta retngulo permite desenhar retngulos e quadrados, a ferramenta elipse permite desenhar crculos e elipses, e a ferramenta polgono criar polgonos bsicos. As trs ferramentas quando utilizadas mantendo a tecla SHIFT pressionada, apresentaro formas precisas. Estas trs ferramentas criam formas geomtricas iguais as ferramentas anteriores, porm permitem a entrada de texto. Mais adiante estudaremos com maiores detalhes. Use esta ferramenta para deslocar a pgina dentro da janela de layout. Use essa ferramenta para ampliar - clique sobre a regio desejada, e para reduzir - d o clique mantendo a tecla CTRL pressionada. Outra forma de ampliao, arrastando o ponteiro sobre a regio desejada. Pgina: 5

PageMaker 6.5

SALVANDO E ABRINDO DOCUMENTOS


Salvar um trabalho dever ser um hbito extremamente necessrio que precisaremos desenvolver. Uma queda de energia ou falha em seu sistema, poder resultar em frustraes que poderiam ser evitadas com apenas um comando. Desenvolva alguns trabalhos utilizando as ferramentas j estudadas e, em seguida, selecione a opo Salvar do menu Arquivo (CTRL+S).

Aps escolher a pasta (local onde ser gravado o arquivo), e digitado o nome do arquivo, selecione o boto Salvar. Ao salvar pela primeira vez o arquivo, ser pedido um nome, nos prximos salvamento o PageMaker executar uma operao de salvamento rpido mas, a cada salvamento seu arquivo ficar maior, mesmo quando voc remove figuras ou pginas. Para evitar este crescimento, poderemos selecionar a opo Salvar Como do menu Arquivo no lugar da opo Salvar, neste caso, teremos que confirmar a substituio para continuarmos com o mesmo nome - isto ocorre porque no permitido ter numa mesma pasta, mais de um arquivo com o mesmo nome. Outra forma aplicada a esta situao, mudarmos a opo de salvamento para Menor do quadro de dilogo Preferncias - menu Arquivo opo Preferncias/Geral ou pressione as teclas Ctrl+K. Neste caso, poderemos continuar a utilizar a opo Salvar do menu Arquivo.

Pgina: 6

PageMaker 6.5

Para abrir documentos, basta selecionar a opo Abrir do menu Arquivo ou, se voc trabalhou recentemente e deseja abri-lo, selecione-o na lista exibida em Publicaes Recentes do menu Arquivo.

Pgina: 7

PageMaker 6.5

RECURSOS BSICOS PARA UMA PUBLICAO

MODOS DE VISUALIZAO DE PGINAS


O PageMaker oferece vrias porcentagens para visualizao de pginas. Vimos que na caixa de ferramentas existe a ferramenta zoom, mas alm dela, encontraremos no menu Visualizao vrias formas predefinidas, tambm disponvel atravs da ferramenta zoom, dando um clique no boto direito do mouse.

Use as teclas de atalho: CTRL+0, CTRL+1, CTRL+2 e CTRL+5, para visualizaes mais prticas. Outra dica, selecionar o bloco de texto ou figura que deseja ampliar, antes da utilizao do recurso. Estas formas de visualizao afetam apenas a pgina ativa, para que todas as pginas fiquem no mesmo modo de visualizao, mantenha a tecla ALT pressionada a medida que seleciona o modo desejado, soltando o boto esquerdo do mouse somente na opo.

Pgina: 8

PageMaker 6.5

TRABALHANDO COM TEXTO


Muitas pessoas utilizam o PageMaker como ferramenta de acabamento, isto , importa textos de outros processadores de textos, figuras, grficos e outros objetos, e organiza tudo como desejar. Mas, editar textos com PageMaker realmente muito fcil, graas aos seus poderosos recursos que evitam confuses.

DIGITANDO E EDITANDO TEXTO


Verificamos que a ferramenta texto possibilita a digitao de textos em qualquer parte da pgina ou prancheta (a pgina fica sobre uma rea maior e pode receber qualquer tipo de objeto). Agora, vamos conhecer alguns detalhes sobre este recurso. Aps selecionar a ferramenta texto, d um clique na rea delimitada pelas margens da pgina, o cursor se posicionar no canto esquerdo e ser criado um bloco de texto da largura existente entre a margem esquerda e direita da pgina. Caso no digite nada, o bloco de texto no ser criado. Voc tambm poder arrastar o ponteiro de forma a criar uma rea retangular, definindo assim, o espao que deseja que o texto ocupe, isto , o bloco de texto. Para ver as bordas de um bloco de texto, basta selecionar a ferramenta ponteiro e dar um clique sobre o texto.

Alm de digitar o texto normalmente, poderemos utilizar recursos j conhecidos de outros programas, que so: Copiar, Recortar e Colar. Para copiar texto de um bloco para outro, ou no mesmo bloco de texto, basta selecionar a rea a ser copiada, pressionar CTRL+C ou escolher a opo Copiar do menu Editar, em seguida, posicionar o cursor no local de destino e pressionar as teclas CTRL+V - ou escolher a opo Colar do menu Editar. Os mesmos procedimentos valem para o recurso Recortar (CTRL+X).

Pgina: 9

PageMaker 6.5

BLOCOS DE TEXTO
Sabemos que para visualizarmos as bordas de um bloco de texto, basta selecion-lo com a ferramenta ponteiro. Estas bordas apresentam alas que podero indicar a existncia ou no de conexes com outros blocos de texto.

Quando o bloco de texto apresenta ala vazia na parte superior, significa o incio do texto, isto , no existe conexo acima. Quando apresenta na parte inferior, indica que o final do texto est sendo exibido no bloco, no existe conexo abaixo.

Nessa figura encontramos dois blocos encadeados. O primeiro possui o sinal de mais(+) na ala inferior indicando conexo com outro bloco. O segundo exibe o sinal de mais(+) na ala superior, tambm indicando conexo com outro bloco. Neste exemplo, o primeiro bloco contm o incio do texto, j o segundo bloco, possui o restante do texto.

Outra situao possvel, o aparecimento de uma seta vermelha na ala inferior. Neste caso, indica a existncia de texto adicional no exibido no bloco em questo, ou em qualquer parte do documento.

Existem alguns mtodos para trabalhar com estas alas. Caso seja dado um clique sobre a ala, ser exibido o cone de texto carregado .

Clique sobre a ala superior vazia de um bloco de texto, e arraste o cone para definir uma nova rea para o incio do texto. Clique sobre a ala que contm o sinal de mais(+) ou seta vermelha, para definir o prximo bloco de texto.

EDITOR DE MATRIAS
Pgina: 10

PageMaker 6.5 Se voc optar em editar grande quantidade de texto atravs do PageMaker, contar com um eficiente processador de textos. Conhecido como editor de matrias ou histrias, este programa exibe o texto sem formataes e possui corretor ortogrfico. Para editar uma matria j existente, basta selecionar o bloco de texto com a ferramenta ponteiro ou, posicionar o cursor (ferramenta texto) no interior do bloco, e selecionar a opo Editar Matria do menu Editar, ou pressione as teclas CTRL+E.

Para a edio de um novo texto atravs do editor de matrias, basta selecionar a opo Editar Matria ou pressionar CTRL+E, sem a necessidade de selecionar blocos ou qualquer ferramenta. Aps a digitao do novo texto, pressione CTRL+E novamente para retornar ao modo layout de pgina, e arraste o cone de texto carregado sobre o local desejado para a definio do novo bloco contendo o texto digitado. Quando estamos no modo de edio de matria, encontramos na barra de menu, o menu Matria com opes de fechamento, exibio de sinais de quebra de pargrafo e espao entre palavras, nomes de estilos e criao de novas matrias.

Pgina: 11

PageMaker 6.5

Ainda no modo de edio de matria, temos a nossa disposio o corretor ortogrfico. Para iniciar a correo da ortografia de um determinado texto, basta selecionar a opo Ortografia do menu Utilitrios ou, pressionar as teclas CTRL+L. No quadro de dilogo Ortografia exibido, clique em Comear para que a primeira palavra desconhecida fique em destaque, neste momento, voc poder corrigir, ignorar ou inclui-la no dicionrio.

bastante comum as pessoas optarem em editar o texto em outro processador, j que o PageMaker no oferece recursos mais avanados. Porm, ele permite a importao de arquivos com o texto gerado por outros processadores. Geralmente os arquivos gerados por outros processadores so exportados para o formato RTF - este formato dificilmente ir causar problemas de compatibilidade. Mesmo assim, o programa suporta outros formatos para importao: Word, WordPerfect, Write, WordStar, e arquivos de outras verses do prprio PageMaker.

Pgina: 12

PageMaker 6.5

Poderemos importar o arquivo diretamenta para o editor de matria, para isto, basta selecionar a opo Importar do menu Arquivo. No quadro exibido, escolha o arquivo e clique em Abrir.

Pgina: 13

PageMaker 6.5

PROCURANDO E SUBSTITUINDO TEXTO


No Editor de matrias, poderemos localizar ocorrncias de uma palavra ou grupo de palavras e, se desejar, poder fazer com que o PageMaker substitua a palavra encontrada por outra. Para apenas encontrar uma determinada palavra, selecione a opo Localizar (CTRL+F) do menu Utilitrios.

No caso de encontrar e substituir uma palavra por outra, deveremos selecionar a opo Alterar (CTRL+H) do menu Utilitrios.

Pgina: 14

PageMaker 6.5

RECURSOS PARA PGINAS INSERINDO PGINAS


Ao iniciar um novo documento, no quadro de dilogo Configurar Documento, temos a opo de criar quantas pginas desejarmos, mas nem sempre sabemos o nmero certo de pginas que faro parte de nosso trabalho, por isso, sugerido a criao de apenas uma pgina. Mas quando desejarmos, poderemos incluir uma ou mais pginas em qualquer parte do documento. Para acrescentar pginas, selecione a opo Inserir Pginas do menu Layout, informe o nmero de pginas a serem inseridas, a posio - se depois ou antes da pgina atual, e a pgina-mestra que servir como referncia, pginas-mestras sero estudadas mais adiante.

REMOVENDO PGINAS
O PageMaker possui o recurso de remover pginas e todos os elementos contidos, de forma muito simples. Para excluir uma ou mais pginas, selecione a opo Remover Pginas do menu Layout, no quadro exibido, informe a primeira e ltima pgina a ser excluda, como padro, sugerido o nmero da pgina atual.

Pgina: 15

PageMaker 6.5

DESLOCANDO ENTRE PGINAS


muito simples mover-se entre pginas e existe mais de uma maneira. A mais rpida, selecionar o cone da pgina desejada, localizado no canto inferior esquerdo da janela do PageMaker.

Outra forma, escolher a opo Ir para a Pgina do menu Layout, e informar o nmero da pgina que deseja deslocar-se.

Use as teclas PageUp e PageDown para um deslocamento rpido para trs e para frente, respectivamente.

ORDENANDO PGINAS
Um recurso muito interessante que o PageMaker oferece em relao ao controle de pginas, a ordenao, isto , voc poder deslocar uma pgina inteira com todos os elementos para uma nova posio, usando apenas o mouse. Selecione a opo Ordenar Pginas do menu Layout, e troque a posio da pgina um com a pgina dois, para isto, arraste a pgina um para a posio aps a pgina dois, ou a pgina dois para antes da pgina um.

Pgina: 16

PageMaker 6.5

DESFAZENDO ALTERAES
Como muitos processadores de texto, o PageMaker permite voltar a ltima ao atravs da opo Desfazer do menu Editar, ou pressionando as teclas CTRL+Z. Poder ocorrer situaes em que seja necessrio voltar muito mais que apenas a ltima ao, neste caso, encontraremos na opo Reverter do menu Arquivo, uma forma de restaurar a ltima verso do salvamento.

Pgina: 17

PageMaker 6.5

IMPORTANDO TEXTOS E IMAGENS GRFICAS


O comando Importar a porta de entrada para textos e imagens grficas gerados por outros programas. O PageMaker poder manter vnculo com o arquivo de origem aps uma importao, desta forma poderemos atualizar a verso dos objetos incorporado, e minimizar a dimenso da publicao. Como exemplo, vamos importar um texto desenvolvido no Word - os procedimentos indicados a seguir, tambm servem para a importao de uma imagem grfica e, desta vez, a importao ser direta para o documento - sem o uso do editor de matrias. Selecione a ferramenta ponteiro e, logo aps, escolha a opo Importar do menu Arquivo - se desejar, use as teclas CTRL+D.

Selecione o arquivo na caixa de lista e d um clique sobre o boto Abrir. Atravs de filtros especiais instalados no sistema, o PageMaker converte o texto para um padro que ele identifica, e exibe um ponteiro de texto carregado, como j estudados, basta arrastar o ponteiro para formar a regio onde conter o texto.

Voc poder redimensionar o bloco de texto como desejar, se for o caso, utilize as alas para organiz-lo. No caso de importar uma figura, o ponteiro ficar no formato de um pincel, e se for feito o dimensionamento arrastando o ponteiro, a figura passar a ter o tamanho da rea definida, caso contrrio, ao clicar em um determinado ponto, a figura ser exibida no tamanho original. Pgina: 18

PageMaker 6.5

A figura incorporada, tambm poder ser redimensionada atravs da ferramenta ponteiro agindo sobre os quadradinhos localizados na borda. Arquivos grficos, quando importados, com tamanho igual ou maior a 256 K, far com que o PageMaker exiba uma mensagem de alerta, caso confirme que deseja armazenar uma cpia completa, isto aumentar consideravelmente o arquivo, caso contrrio, ser importado uma verso de baixa resoluo, o que reduz o tamanho do arquivo, mas manter vnculo com o arquivo original evitando perda de qualidade no momento de uma impresso.

Quando estiver importando um texto muito grande, que poder ocupar vrias pginas, ser mais prtico utilizar o recurso de Fluxo Automtico - disponvel no menu Layout. Desta forma , aps abrir o arquivo no quadro de dilogo Importar, o ponteiro passar a ter forma de uma seta curva , mostrando que o recurso de fluxo automtico est ativo. Ao dar um clique no ponto inicial para a exibio do texto, o PageMaker cria automaticamente tantas pginas forem necessrias para comportar todo o texto.

Pgina: 19

PageMaker 6.5

FORMATAO DE TEXTOS
O PageMaker oferece vrias formas para realarmos nossos documentos. A formatao poder ocorrer a nvel caractere, como fonte, tamanho e espaamento, e a nvel pargrafo, como alinhamento, tabulaes e aplicao de estilos. Ainda nesta seo, saberemos como lidar com colunas, tabelas e criaremos efeitos especiais - mesclando texto com figuras.

APLICAO DA PALETA CONTROLES


Usar a Paleta Controles a maneira mais fcil de definirmos atributos ao texto. Estando no modo de visualizao layout, pois o modo editor de matrias no exibe as formataes, selecione a opo Exibir Paleta Controle do menu Janela. A paleta controle exibe como padro, os recursos aplicveis ao texto indicado pelo boto , e os recursos aplicveis pargrafos so exibidos aps a seleo do boto .

Agora, com o texto exemplo a mostra, clique sobre a ferramenta texto da caixa de ferramentas, e selecione o texto a receber formatao. A melhor forma de conhecermos estes recursos praticando, ento, clique as opes e verifique as alteraes que o texto sofre aps selecionar os botes a seguir. Para os estilos de fontes, temos:

Pgina: 20

PageMaker 6.5 Com o modo Pargrafo, encontraremos recursos para o alinhamento e espaamento entre linhas e pargrafos. Para obter o resultado, basta posicionar o cursor (ferramenta texto) em qualquer parte do pargrafo.

Para os botes de alinhamento, temos:

Todos os recursos relacionados caracteres e pargrafos, tambm esto disponveis no menu Tipo.

Pgina: 21

PageMaker 6.5 Nestas opes encontraremos quadros de dilogo com recursos adicionais, como a opo Caractere, que oferece a condio de incluir cor ao texto selecionado.

DEFININDO TABULAES
Para o posicionamento de textos vimos que a paleta de controle oferece alguns recursos como recuos e alinhamento. Outra forma de posicionarmos os textos de maneira ordenada, atravs das tabulaes que movem os textos para pontos especficos do bloco de texto, encontraremos tambm, as endentaes que recuam o texto aparir das bordas direita e esquerda de um bloco de texto. Praticamente, as endentaes sero utilizadas como uma alternativa para acrescentar recuos aos pargrafos. Neste caso, basta posicionar o cursor (ferramenta texto) em qualquer parte do pargrafo ou, selecionar (arrastando o cursor) os pargrafos desejados e, em seguida, escolher a opo Endentaes/Tabulaes (CTRL+I) do menu Tipo.

O quadro de dilogo Endentaes/Tabulaes exibido e, conforme figura anterior, arraste os indicadores para as posies desejadas e d um clique sobre Pgina: 22

PageMaker 6.5 o boto Aplicar para ver o resultado, logo aps, clique em OK para confirmar, ou em Cancelar para desfazer as alteraes. Para definir tabulaes, recomendado que digite o texto com as tabulaes definidas com a tecla Tab antes de acessar o quadro de dilogo Endentaes/Tabulaes. A seguir, encontramos um texto exemplo com trs colunas, digite-o e use a tecla Tab para cada tabulao sem se preocupar com a aparncia.

Em seguida, selecione todas as linhas do bloco de texto e escolha a opo Endentaes/Tabulaes do menu Tipo; para ficar mais prtico, alinhe a rgua de tabulao com o bloco de texto antes de definir as tabulaes. Para definio de tabulaes, selecione um dos cones de tabulao e clique sobre a rgua na posio desejada, no exemplo, foi definido tabulaes centralizada para a segunda coluna e decimal para a terceira. Os cones de tabulao podem ser arrastados para novas posies, e quando so arrastados para fora da rgua, eles so eliminados. O boto Preenchimento permite acrescentar algum caractere especial no espao compreendido pela tabulao, o boto Tabulao oferece recursos para o cone de tabulao, e o boto Anular desfaz as alteraes ocorridas na rgua. Aps a definio das tabulaes, o bloco de texto ter a seguinte aparncia:

Pgina: 23

PageMaker 6.5

DEFINIO DE ESTILOS
Os estilos so formataes predefinidas aplicveis todos os pargrafos, evitando as repetidas mudanas para padronizar o texto. Existem estilos prontos mas que podem ser alterados, e a opo de criar novos estilos. Outra grande vantagem em trabalhar com estilos, a mudana automtica em todos os pargrafos que possuem o mesmo estilo, quando este sofrer alguma alterao. Para atribuir um estilo pronto a um ou mais pargrafos, basta selecion-los ou posicionar o cursor em qualquer parte do pargrafo, e escolher um dos estilos predefinidos na opo Estilo do menu Tipo ou, escolha a opo apartir da paleta de estilos exibida atravs da opo Exibir Estilos (CTRL+B) do menu Janela.

Pgina: 24

PageMaker 6.5 Os procedimentos para a definio de novos estilos so muito simples e, aps a sua criao, faro parte da lista de estilos do menu e da paleta. Agora, vamos criar um estilo de nome Teste possuindo caractersticas que podem ser a sua escolha. Selecione a opo Definir Estilos do menu Tipo para termos acesso ao quadro de dilogo de mesmo nome.

Na lista de estilos exibida, caso deseje, poder selecionar um dos estilos predefinidos e dar um clique no boto Editar para realizar alteraes no estilo, mas vamos selecionar o boto Novo para criarmos um novo estilo. No quadro de dilogo Opes de Estilo, digite um nome para o novo estilo Teste, em seguida, escolha o boto Carac. (Caracteres) para definirmos as especificaes da fonte, para o boto Pargrafo encontraremos opes para recuos e alinhamento, o boto Tabulao oferece recursos de endentaes e tabulaes, e no boto Hfen poderemos definir o uso ou no de hfens no texto.

Pgina: 25

PageMaker 6.5

MARCAES E NUMERAES
As marcaes (bullets) e numeraes so rapidamente includas em pargrafos consecutivos e selecionados, a todos os pargrafos de um determinado estilo ou a todos os pargrafos da matria selecionada. Para aplicarmos este recurso, selecione o pargrafo ou pargrafos com a ferramenta texto e, em seguida, escolha a opo Marcaes e Numerao pertencente a lista de Recursos Adicionais do menu Utilitrios.

No quadro de dilogo Marcaes e Numerao encontraremos os estilos de marcao ou numerao de acordo com a opo escolhida, e os intervalos que desejarmos aplicar. Aps inserir algum tipo de marcao ou nmero, se desejar, poder exclu-los atravs do boto Remove do mesmo quadro de dilogo.

TEXTO CONTORNANDO FIGURAS


Dispor o texto ao redor de figuras uma maneira de se criar impacto visual em uma publicao, e este recurso muito utilizado em revistas, jornais, panfletos e at mesmo nesta apostila. A aplicao deste recurso muito fcil. Primeiramente, importe uma figura para seu documento composto de algum texto, com a figura selecionada, escolha a opo Texto em Contorno do menu Elemento.

Pgina: 26

PageMaker 6.5

Para opes de contorno temos:

Para o fluxo do texto temos:

Pgina: 27

PageMaker 6.5 Para as opes selecionadas conforme figura anterior, o texto ficaria com a seguinte aparncia, aps arrastar a figura com a moldura sobre o texto.

Nos cantos da moldura (linhas pontilhadas) encontramos as alas (diamantes) para a definio de uma moldura irregular, isto , arrastando estas alas para outras posies, e at mesmo acrescentando novas alas (clique sobre a moldura), faremos com que o texto tenha uma nova distribuio ao redor da figura.

Os quadradinhos ao redor da figura e no interior da moldura, servem para o redimensionamento.

Pgina: 28

PageMaker 6.5

TRABALHANDO COM COLUNAS


O PageMaker ao criar o documento, ele define como padro apenas uma coluna de texto. Para criar mais de uma coluna ou guias de coluna, basta selecionar a opo Guias de Coluna do menu Layout. A caixa de ativao Ajustar layout, servir para a condio de aplicar colunas a uma pgina com texto, isto , o texto se ajustar a primeira coluna e, para distribuir o restante nas prximas colunas, basta selecionar a ala de conexo de texto e clicar no incio da prxima coluna - para a condio de fluxo automatico.

Para uma pgina em branco, isto , que ainda ir receber o texto, basta definir a quantidade de colunas e o espao entre elas.

Pgina: 29

PageMaker 6.5 As guias de colunas so exibidas tendo as mesmas larguras, para alterar a largura de qualquer uma das colunas, s arrastar a guia de coluna.

Para evitar confuso e economizar tempo, sugerido que se faa um rascunho do layout antes de implement-lo no PageMaker, isto ser percebido quando voc desejar criar diferentes nmeros de colunas em partes diferentes da mesma pgina. Vimos que as guias de colunas so contnuas da margem superior at a margem inferior, alterando o nmero de colunas, toda pgina exibir as novas caractersticas. Ter nmero de colunas diferentes na mesma pgina, requer o uso de guias de rgua e dos redimensionamentos dos blocos de texto. Como exemplo, vamos criar um layout onde o texto estar dividido em nmeros de colunas diferentes na mesma pgina. Na primeira parte (superior) da pgina teremos duas colunas, ento, crie as duas colunas atravs do comando Guias de Coluna - menu Layout. Agora, arraste a partir da rgua horizontal duas linhas guia, uma representar a margem inferior das colunas, e a outra, a distncia entre a primeira e segunda parte de nosso trabalho. Importe o arquivo e arraste o cone de texto carregado para formar o primeiro bloco de texto referente a primeira coluna, em seguida, clique na ala inferior de conexo com sinal de mais (+) e refaa o procedimento para a segunda coluna.

Na segunda parte teremos apenas uma coluna, use o quadro de dilogo Guias de Coluna para redefini-la e forme o terceiro bloco de texto, em seguida, altere o nmero de colunas para trs e repita os mesmos procedimentos para formar os trs ltimos blocos de texto. Pgina: 30

PageMaker 6.5

Aps a concluso, voc poder remover as guias e redefinir a pgina para uma coluna, apesar destas guias no serem imprimveis. Para remover todas as linhas guias ao mesmo tempo, selecione a opo Limpar Guias da Rgua pertencente ao menu Visualizao. O PageMaker define as colunas pgina a pgina, a maneira mais fcil de criar colunas mltiplas todas as pginas do documento, defini-las na pgina-mestra - estudaremos mais adiante, apesar de todas as pginas terem o mesmo layout de colunas, nada impede de alter-las na pgina desejada.

TRABALHANDO COM TABELAS


Verificamos que os recursos de Tabulao sevem para a montagem de tabelas simples e com certas limitaes, mas para a criao de tabelas mais sofisticadas, o PageMaker oferece o utilitrio Adobe Table. Este utilitrio dever ser carregado apartir do menu do Windows.

Pgina: 31

PageMaker 6.5 Aps carregar o Adobe Table, o quadro de dilogo Nova Tabela exibido automaticamente solicitando a quantidade de linhas e colunas que iro compor a tabela. Note que existe vrias opes para melhorar a aparncia de nossa tabela. Como exemplo, vamos criar uma tabela com 4 colunas e 5 linhas, quanto as outras opes, fica a seu critrio.

Logo aps selecionar o boto OK, a tabela exibida de acordo com as opes informadas, e duas paletas ficam a disposio para realizarmos alteraes referente tabela e ao texto.

Pgina: 32

PageMaker 6.5 As opes disponveis nas duas paletas so extremamentes intuitivas. Conforme nosso exemplo, aps a entrada do texto nas respectivas linhas e colunas, a tabela ficaria com a seguinte aparncia:

Logo aps, salve o trabalho e carregue o PageMaker para inserirmos a tabela em nosso documento. Com o PageMaker aberto, selecione a opo Inserir Objeto do menu Editar, no quadro de dilogo exibido, clique na opo De Arquivo e procure pelo arquivo que acabamos de salvar. Marque a caixa de Vinculado, se desejar que as alteraes feitas no arquivo original reflitam no arquivo incorporado.

Pgina: 33

PageMaker 6.5

CAMADAS E QUADROS
Neste tpico iremos conhecer a tcnica que permite a colocao de textos e imagens em planos diferenciados, facilitando muito a vida de quem ir trabalhar com vrios objetos numa nica pgina. Outro recurso tambm muito bem vindo, a condio de criar quadros que podero receber qualquer tipo de objeto, permitindo assim, a montagem de layouts diferenciados.

CAMADAS
A camada praticamente uma folha transparente colocada sobre uma pgina, como o programa permite a criao de vrias camadas e o controle destas, fica fcil imaginar as possibilidades do uso de tal recurso. Como padro o PageMaker cria a primeira camada logo no inicio de uma nova publicao, desta forma poderemos inserir outras camadas sobre a camada padro. Respeitando uma hierarquia, os objetos colocados numa determinada camada podero estar em qualquer nvel da pilha, assim, a camada que estiver no alto da pilha, ser exibida em primeiro plano - sobrepondo as demais, e a ltima camada fica no final da pilha. Outro detalhe muito importante o fato de podermos editar os objetos de uma camada separadamente, sem que isto interfira nas outras camadas, isto , os objetos no se misturam.

CRIANDO UMA CAMADA


Para ter acesso ao modo de criao de camadas, selecione a opo Exibir Camadas do menu Janela, ou use o atalho CTRL+8.

Pgina: 34

PageMaker 6.5 Na figura anterior, temos praticamente os comandos mais utilizados em destaque. Para criar uma nova camada basta selecionar a opo Nova Camada no menu Adjunto ou, dar um clique sobre o boto correspondente.

Note que no momento da criao de uma nova camada, podemos digitar um nome diferente que determinado pelo programa, e tambm escolher uma cor. As caixas de verificao Exibir camada e Travar camada, podem ser acionadas tambm atravs dos cones Olho e Bloqueio respectivamente. A opo Exibir camada permite visualizar/ocultar a camada com todos os seus objetos; para a opo de Travar - quando ativada, temos a condio de no permitir a edio da camada. Na opo Opes de Camada do menu Adjunto, poderemos alterar o nome e a cor de uma camada.

Como exemplo, selecione uma camada diferente da padro e importe uma figura, repita o mesmo procedimento para uma outra camada e crie um bloco de texto. Todo objeto criado ser pertencente a camada selecionada. Agora, atravs dos recursos j estudados, exiba e oculte as camadas, altere a cor, bloquei uma determinada camada e veja o resultado.

HIERARQUIA E TRANSFERNCIA DE OBJETOS


Verificamos que as camadas so dispostas de cima para baixo a cada incluso de uma nova camada, assim, a ltima camada que criamos est sendo exibida em primeiro plano. Porm, esta situao hierrquica poder ser alterada facilmente, para alterar a ordem de uma camada, inclusive a padro, basta selecion-la e arrast-la para a posio desejada.

Pgina: 35

PageMaker 6.5

Para mover um ou mais objetos pentencente a uma determinada camada para outra camada, basta selecionar os objetos desejados e arrastar o Indicador de Seleo para a camada de destino.

EXCLUINDO E COMBINANDO CAMADAS


Para remover uma camada muito simples, o problema que as camadas no pertencem somente pgina exibida, e sim a toda a publicao. Desta forma, preciso ter muita ateno na hora de realizar este procedimento, de qualquer forma o comando permite, no momento da excluso, mover os objetos para uma outra camada, mesmo assim, melhor seguir a dica do fabricante e ocultar as camadas que no sero excludas e verificar pgina por pgina se realmente os objetos exibidos podem ser removidos. Para excluir uma camada, basta selecionar a opo Excluir do menu Adjunto, ou dar um clique no boto Lixeira aps selecionar a camada.

Pgina: 36

PageMaker 6.5

QUADROS
Os quadros so espaos reservados para a insero de uma figura ou texto. No caso dos textos, poderemos tambm fazer com que ele flua por mais de um quadro. Verificamos que na caixa de ferramentas temos trs opes para a criao de quadros para textos e que, quando acionadas com a tecla Shift, obtemos formas precisas. Vamos inserir uma nova pgina em nosso documento para aplicarmos este recurso.

Para inserir uma figura no quadro para texto, basta selecionar o quadro e utilizar o comando Importar do menu Arquivo. Para inserir uma figura j disponvel no documento, basta selecionar a figura e o quadro (manter a tecla Shift pressionada) e, em seguida, escolher a opo Anexar Contedo do menu Elemento/Quadro.

Note que apenas parte da figura est sendo exibida, para a soluo desta questo utilize a ferramenta Ponteiro para redimensionar o quadro de forma a exibir toda a figura e, atravs da ferramenta Recorte, desloque a figura de forma a encontrar um melhor posicionamento. Com esta ferramenta temos ainda a opo de exibir apenas uma determinada parte da figura. Existem outras opo disponveis para posicionarmos a figura dentro do quadro. Para aplic-las ao quadro, selecione-o previamente e escolha a opo Opes de Quadro do menu Elemento/Quadro, ou pressione as teclas Ctrl+Alt+F. Para figuras, estar disponvel opes referente a Posio do Contedo.

Pgina: 37

PageMaker 6.5

Para inserirmos texto no quadro, basta dar um clique sobre o quadro para texto com a ferramenta Texto selecionada e, em seguida, iniciar a digitao. Independendo da forma escolhida para a criao do quadro (polgono, retngulo, elipse), o texto ir se acomodar de forma a preencher o espao definido pelo quadro. Um detalhe, caso redimensione o quadro, o texto continuar com o mesmo tamanho, alterando apenas a formatao.

Na opo Opes de Quadro do menu Elemento/Quadro, encontraremos recursos que permitem a alterao das distncias do texto em relao as bordas. Pgina: 38

PageMaker 6.5 As linhas de contorno e preenchimento, tanto para quadros de texto e figuras, podem ser alteradas facilmente atravs da opo Preenchimento e Linha de Contorno do menu Elemento. Para aplic-las, os quadros dever estar previamente selecionados.

No exemplo acima, o texto foi distribudo em dois quadros, para isto, aps o preenchimento do primeiro, basta clicar sobre a ala com o tringulo vermelho e dar outro clique, s que desta vez dentro do segundo quadro.

Pgina: 39

PageMaker 6.5

REDEFININDO IMAGENS, TEXTOS E GRFICOS

FORMAS PARA FIGURAS GEOMTRICAS


Verificamos que a caixa de ferramentas oferece recursos para a criao de linhas, elipses, retngulos e polgonos. Agora, vamos conhecer novas formas de linhas, polgonos, preenchimentos e contornos. Crie uma linha com a ferramenta apropriada da caixa de ferramentas, em seguida, escolha um dos tipos da lista Linha de Contorno do menu Elemento. Estas formas tambm so aplicadas aos polgonos, retngulos e elipses.

No menu Elemento encontramos a opo Preenchimento contendo uma lista com formas de preenchimento. Selecione alguma figura de forma fechada (polgonos, retngulos, elipses) e escolha um preenchimento.

No caso especfico dos retngulos, eles podem ter os cantos arredondados atravs da opo Cantos Arredondados do menu Elemento. Pgina: 40

PageMaker 6.5

Para os polgonos, encontraremos na opo Especificaes do Polgono, uma variao muito grande de lados e ngulos que podem ser definidos ao polgono.

COLORINDO TEXTOS E FIGURAS GEOMTRICAS


Uma maneira prtica de colorir textos e figuras geomtricas, acessando a paleta de cores atravs da opo Exibir Cores (Ctrl+J) do menu Janela. Para acrescentar cor ao texto ou parte dele, basta selecion-lo com a ferramenta texto e escolher uma das cores na lista da paleta de cores. As figuras geomtricas tambm precisam estar selecionadas, neste caso, com a ferramenta ponteiro clique sobre a borda. Verifique na figura, a possibilidade do contorno ter cor diferente do preenchimento.

Pgina: 41

PageMaker 6.5

ORGANIZANDO OBJETOS
Os objetos (textos, figuras, imagens) podem ser ordenados facilmente. Atravs do comando Organizar do menu Elemento, encontraremos quatro opes de ordenao para o objeto selecionado. Como exemplo, crie alguns objetos e movaos um sobre o outro. Atravs dos comandos Avanar, Recuar, Trazer para a Frente e Mardar para Trs, verifique as possibilidades de uso deste recurso, e como exerccio, tente criar um texto com sombra. Os objetos tambm podem ser deslocados atravs das setas.

Pgina: 42

PageMaker 6.5

AGRUPANDO E DESAGRUPANDO OBJETOS


Vrios objetos podem ser agrupados para serem tratados como uma unidade, isto , no lugar de mover ou redimensionar objetos separados, voc poderia combinlos e realizar uma nica tarefa. Para agrupar os objetos, deveremos antes selecion-los atravs da ferramenta ponteiro. Voc poder arrastar o ponteiro sobre todos os objetos ou, manter pressionada a tecla SHIFT enquanto seleciona cada objeto com um clique no boto esquerdo do mouse.

Ao selecionar os objetos, cada um possuir quadradinhos para redimensionamento, aps escolher a opo Agrupar (CTRL+G) do menu Elemento, todos os objetos faro parte de um mesmo grupo.

Apesar de estarem agrupados, qualquer um dos objetos pode ser selecionado separadamente mantendo a tecla CTRL pressionada no momento da seleo individual. Para separar os objetos, escolha a opo Desagrupar (CTRL+U) do menu Elemento. Caso ocorra um redimensionamento do grupo, o bloco de texto no sofrer alterao em relao ao tamanho da fonte.

Pgina: 43

PageMaker 6.5

MASCARANDO OBJETOS
Mascarar um objeto exibir apenas parte dele atravs de uma forma desenhada com a ferramenta retngulo, elipse ou polgono. O PageMaker oferece este recurso de maneira muito simples, basta digitar o texto e/ou importar uma imagem e, em seguida, desenhar uma figura geomtrica.

Selecione todos os objetos e escolha a opo Mascarar do menu Elemento. Pronto, o texto e/ou imagem ficam invisveis e para ver o efeito, arraste apenas a figura geomtrica sobre a regio que deseja exibir.

Para desfazer os efeitos, selecione o objeto de mascaramento (figura geomtrica) e escolha a opo Retirar Mscara do menu Elemento.

Pgina: 44

PageMaker 6.5

PGINAS MESTRAS E PAGINAO


Verificamos que a cada novo documento, o PageMaker cria automaticamente uma pgina-mestra, e esta poder armazenar elementos aplicveis s pginas iniciais. Por exemplo, se a maioria das pginas for utilizar colunas e/ou linhas guias, inclua-as em uma pgina-mestra. O mesmo vale para a incluso de textos e figuras que sero repetidos em todas as pginas. Qualquer elemento contido na pgina-mestra ser exibido na(s) pgina(s) a qual faz referncia, isto porque, poderemos ter vrias pginas-mestras e a cada grupo de pginas teremos uma referncia determinada pgina-mestra. Para ter acesso pgina-mestra do documento - criada automaticamente, basta dar um clique no cone de pgina-mestra localizado no canto inferior esquerdo da janela do PageMaker. Existir apenas um cone caso tenha criado o documento sem a opo de Frente e verso, em caso negativo, encontraremos dois cones representando o lado esquerdo e direito da pgina-mestra.

Com a pgina-mestra exibida, inclua os elementos que desejar, como sugesto, faa uma figura geomtrica em qualquer lugar da pgina, isto servir apenas para o entendimento deste recurso. Como padro, as pginas do documento fazem referncia a esta pgina-mestra. Caso no visualize o elemento contido na pgina-mestra, nas pginas do documento, selecione a opo Mostrar Itens da Pgina Mestra do menu Visualizao. Em trabalhos que envolvem diversos tipos de layout, a aplicao de pginasmestras diferenciadas poder ser de grande utilidade. Para criar novas pginasmestras ao documento, primeiramente deveremos exibir a paleta Pginas Mestras atravs do menu Janela. Na paleta Pginas Mestras, escolha a opo Nova Pgina Mestra da lista de opes da paleta.

Pgina: 45

PageMaker 6.5

No quadro de dilogo Criar Nova Pgina Mestra, digite um nome, se desejar, poder alterar as margens e nmero de colunas.

Na paleta de Pginas Mestras encontraremos o nome da nova pgina-mestra, clique no cone da nova pgina-mestra. Agora, faa outra figura geomtrica diferente da anterior. Para aplicar o padro de uma pgina-mestra a uma determinada pgina do documento, basta saltar para a pgina desejada e dar um clique no nome da pgina-mestra exibida na paleta Pginas Mestras.

Pgina: 46

PageMaker 6.5 Ao inserir novas pginas atravs da opo Inserir Pginas do menu Layout, j com o padro de uma determinada pgina-mestra, basta escolher na lista a pgina-mestra desejada.

Voc poder aplicar o padro de uma determinada pgina-mestra s pginas j existentes. Este recurso est disponvel na lista de opes da paleta de Pginas Mestras atravs da opo Aplicar, neste caso, dever ser selecionado a pginamestra e digitado o intervalo das pginas - conforme exemplo.

Ainda na lista de opes da paleta Pginas Mestras, encontraremos opes para Excluir alguma pgina-mestra includa e Opes da Pgina Mestra - com relao as margens e colunas.

Pgina: 47

PageMaker 6.5

NUMERAO DE PGINAS
A numerao de pginas um elemento muito comum includo na pgina-mestra. Voc poder incluir texto com os nmeros de pginas ou qualquer outro elemento - como um logotipo. Isto feito colocando um cdigo especial que controlar a ordem seqencial das pginas, garantindo total integridade mesmo aps a incluso de novas pginas em qualquer parte do documento. Para definir a numerao de pginas, temos que primeiramente selecionar o cone de pgina-mestra, apesar da possibilidade da incluso do cdigo de numerao em qualquer pgina do documento, recomenda-se que seja feito na pgina-mestra. Como exemplo, vamos acrescentar o cdigo de numerao na parte inferior direito. Clique sobre a ferramenta texto e crie um bloco de texto na posio indicada, em seguida, digite o texto: Pgina: (este texto no obrigado para obter a numerao) e acrescente um espao, logo aps, pressione as teclas CTRL+SHIFT+3 para inserir o cdigo de numerao.

O cdigo de numerao MD exibido para a pgina-mestra nica, quando o documento configurado com frente e verso, o MD representar o cdigo para a pgina-mestra da direita, neste caso, ter que ser feito o mesmo procedimento para a pgina-mestra da esquerda, tendo como cdigo de numerao o valor ME. Para um melhor posicionamento da numerao, alinhe o texto direita, em seguida, clique sobre qualquer cone de pgina do documento para ver o resultado.

Pgina: 48

PageMaker 6.5

CRIANDO CABEALHOS E RODAPS


Qualquer elemento contido entre a margem e a borda superior da pgina, conhecido como cabealho, e entre a margem e a borda inferior da pgina, temos o rodap. Ao incluirmos a numerao de pgina, praticamente definimos um rodap. Como so definidos na pgina-mestra, estas informaes sero exibidas em todas as pginas do documento. Voc poder defini-los com informaes diferentes para cada pgina-mestra, tendo como resultado algo parecido com os livros tcnicos, onde encontramos cabealhos diferentes para cada captulo. Como exemplo, digite algo nas reas reservadas e visualize as pginas do documento para conhecermos o resultado deste recurso.

Pgina: 49

PageMaker 6.5

SUMRIO E NDICE
Encontrar uma informao atravs de um tpico ou palavra, se faz necessrio em documentos com vrias pginas que envolve diversos assuntos. O PageMaker oferece recursos como a criao de sumrio e ndice que iro enriquecer seus documentos com apresentao profissional.

CRIANDO UM SUMRIO
Pode parecer estranho, mas o PageMaker encara o ttulo ou subttulo de um texto qualquer, como sendo um pargrafo e, desta forma, teremos que avis-lo que tal pargrafo far parte do sumrio. Como exemplo, importe ou crie um texto com caractersticas de tpicos e subtpicos para entendermos melhor a aplicao deste recurso. Praticamente temos duas opes para incluirmos um pargrafo ao sumrio. Voc poder definir cada pargrafo manualmente e, neste caso, percorrer todo o documento especificando cada ttulo e subttulo como sendo uma entrada de sumrio ou, definir estilos j com a opo de incluso ao sumrio. Para uma entrada manual, basta posicionar o cursor (ferramenta texto) na linha que contm o ttulo ou subttulo e, em seguida, selecionar a opo Pargrafo do menu Tipo. No quadro de dilogo exibido, clique em Incluir no sumrio.

Pgina: 50

PageMaker 6.5 Atravs dos estilos tudo fica mais fcil, aps cria-los atravs da opo Definir Estilos do menu Tipo e ter selecionado a opo de Incluso no sumrio referente as especificaes do pargrafo, posicione o cursor na linha a ser inclusa no sumrio e, escolha o estilo apropriado para o ttulo em questo. No momento da criao dos estilos, aproveite para definir as caractersticas referente ao tipo de fonte, tamanho e alinhamento.

Repita o procedimento de definio de ttulos e subttulos a todos os pargrafos que faro parte do sumrio, ao concluir, insira uma pgina em branco para o sumrio no incio do documento, geralmente esta pgina no contm os elementos da pgina-mestra, neste caso, selecione Nenhuma para pginamestra - no quadro de dilogo Inserir Pgina. Certifique-se que uma pgina suficiente para o sumrio, em caso negativo, inclua tantas pginas necessrias.

Agora, escolha a opo Criar Sumrio do menu Utilitrios, no quadro de dilogo exibido, as opes padro atende ao nosso objetivo, caso deseje, faa as alteraes ao seu critrio.

Pgina: 51

PageMaker 6.5

Ao confirmar o procedimento, o PageMaker varre todo o documento a procura dos ttulos e subttulos, os seus respectivos nmeros de pginas e cria o sumrio. O cone de texto carregado ou de fluxo automtico se apresenta, para exibir o sumrio, clique no ponto inicial desejado. Mesmo que voc no tenha definido numerao de pgina, o PageMaker a exibe no sumrio. Este bloco de texto poder ser formatado como qualquer texto comum, mas lembre-se, suas alteraes se perdero caso voc gere um novo sumrio.

Pgina: 52

PageMaker 6.5

INDEXANDO UMA PUBLICAO


Criar ndices pode ser complicado se entrarmos nos recursos mais sofisticados que o PageMaker oferece. E alm do mais, poucos dentre ns possuem algum treinamento em indexao mas, basicamente com poucos comandos, poderemos indexar um documento de forma a satisfazer o nosso interesse sobre este assunto. Primeiramente necessrio uma certa pacincia para percorrer todo o documento e marcar corretamente todos os dados para o ndice. Procure fazer uma lista de tpicos e subtpicos a medida que analisa todo o texto, ao concluir, estaremos prontos para criar a indexao. Como exemplo, ser mostrado os procedimentos para indexao de um texto referente a informtica. No caso, criaremos apenas um tpico e alguns subtpicos do assunto Computador. A partir deste ponto, todo o procedimento repetitivo. Com o arquivo aberto a ser indexado, mude para a exibio de edio de matrias (CTRL+E), aps posicionar o cursor (ferramenta texto) no incio do documento.

Com a lista de tpicos e subtpicos em mos, selecione a primeira palavra computador do pargrafo que descreve a parte histrica de nossa palavra-chave. Em seguida, escolha a opo Entrada de ndice do menu Utilitrios. No quadro exibido, digite o tpico Computador, selecione a opo Suprimir a srie de pginas e clique sobre o boto Incluir. Com este procedimento, inclumos apenas o tpico Computador sem numerao em nosso ndice.

Pgina: 53

PageMaker 6.5

Logo aps, digite na segunda linha de tpico (subtpico) a palavra histrico, e em Srie de pginas, selecione Pgina atual, em seguida, clique sobre o boto Incluir. Desta forma, inclumos no ndice o primeiro subtpico localizado na pgina da palavra selecionada. Ao lado da palavra selecionada exibido o marcador de ndice .

Agora, clique sobre o boto OK para definirmos outro subtpico atravs da palavra-chave (computador) fazendo referncia a outro assunto. Ao ser encontrada e selecionada, repita os mesmos procedimentos acima para a entrada do segundo subtpico, e assim sucessivamente. Use o boto Tpico para selecionar o tpico Computador, evitando assim, a digitao do tpico toda vez que for includo um novo subtpico. Pgina: 54

PageMaker 6.5 Ao concluir, verificamos que nosso ndice pertence a seo C de Computador, e apresenta dois nveis dos trs permitidos.

Retorne ao modo layout (CTRL+E) e insira uma nova pgina no final do documento. Esta pgina receber o ndice que criaremos. Atravs do menu Utilitrios, selecione a opo Criar ndice e no quadro de dilogo, aceite o ttulo padro ou digite outro, logo aps, clique sobre o boto OK.

Ao confirmar, o PageMaker gera o ndice e exibe o cone de texto carregado ou de fluxo automtico. Clique no incio da pgina, que acabamos de criar, para inserir o texto referente ao ndice.

Pgina: 55

PageMaker 6.5

Caso deseje realizar alteraes (Editar) ou excluir (Remover) algum ndice, utilize um dos comandos do quadro de dilogo Exibir ndice, acessado atravs da opo Exibir ndice do menu Utilitrios.

Pgina: 56

PageMaker 6.5

COMBINANDO DOCUMENTOS
Um recurso bastante poderoso do PageMaker a possibilidade de criarmos uma coleo de documentos, que mesmo separados em arquivos distintos, temos condio de fazer a numerao de pginas, indexao, gerao de sumrio e a impresso de todos eles como se fosse um nico documento.

CRIANDO O LIVRO
Conhecido como livro - coleo de documentos, o PageMaker no cria nenhum arquivo especfico para ele, mas simplesmente coloca no documento em que estamos trabalhando, uma lista de controle dos documentos vinculados. Esta lista de documentos no estar visvel nas pginas. Como exemplo, vamos separar o sumrio, que criamos para o documento referente a informtica, do texto propriamente dito. O objetivo termos um sumrio isolado do documento, permitindo desta forma, que a numerao de pgina no texto principal comece em 1. Remova a pgina que contm o sumrio (pgina 1) do texto principal, com isto, passaremos a obter o texto principal posicionado na pgina 1. Crie novamente o sumrio e insira-o na ltima pgina abaixo do ndice, se desejar, melhore a aparncia atravs de formataes; recorte-o para um novo documento, isto , crie um novo arquivo que conter apenas o sumrio. Ao concluir, salve-o com o nome Sumrio (poderia ser qualquer outro nome).

Pgina: 57

PageMaker 6.5 Agora, selecione a opo Livro do menu Utilitrios, no quadro de Lista de Publicaes, clique em Introduo a Informtica (nome do arquivo) e sobre o boto Inserir. No quadro referente a Lista de publicaes teremos os arquivos: Sumrio - j incluso automaticamente, e Introduo a Informtica. A ordem contida nesta lista a que o PageMaker ir considerar no momento de uma impresso, por exemplo. Os botes Subir e Descer serviro para mudarmos a ordem dos arquivos na lista, e o boto Remover exclui o arquivo selecionado da lista de publicaes. Outra informao importante, sobre a renumerao automtica. Na opo Nenhuma, ser mantida a numerao seqencial de cada arquivo - esta a opo que deveremos selecionar para o nosso objetivo. A opo Prxima pgina, numera todos os arquivos da lista numa nica seqncia - para esta questo, a opo Reiniciar numerao das pginas do quadro de dilogo Configurar Documento (menu Arquivo), no poder estar selecionada, em caso negativo, a pgina ter incio com o nmero definido na opo Pgina inicial do mesmo quadro de dilogo. As opes Prxima pgina mpar e Prxima pgina par, mantm sempre a direita ou a esquerda, respectivamente, o incio de um captulo, mesmo que seja necessrio a incluso de pginas em branco.

Ao confirmar os procedimentos, o arquivo atual passa a ter o controle do livro, isto , ser possvel imprimir ou at mesmo criar um sumrio ou ndice relacionando todas as publicaes. Mas, se desejar, este controle poder est disponvel todas as publicaes, para isto, selecione a opo Livro do menu Utilitrios mantendo a tecla CTRL pressionada.

IMPRIMINDO UM LIVRO
Pgina: 58

PageMaker 6.5 Aps criar a lista de forma ordenada e com o tipo de renumerao de acordo com o seu objetivo, voc poder imprimir o livro atravs da opo Imprimir (CTRL+P) do menu Arquivo. No quadro de dilogo Imprimir Documento, selecione a opo Imprimir todas as publicaes do livro antes de dar o clique no boto Imprimir. No prximo assunto estudaremos outros recursos disponveis no comando Imprimir.

Pgina: 59

PageMaker 6.5

IMPRIMINDO E DISTRIBUINDO PUBLICAES


Praticamente o ltimo passo a ser dado numa publicao a impresso do documento ou, gerao de algum tipo de arquivo com o resultado final de seu trabalho. No comando de impresso poderemos definir o nmero de cpias e as pginas que desejamos imprimir, escolher o tamanho do papel, e at mesmo imprimir documentos de forma reduzida ou ampliada. Outro recurso que tende a ser bastante comum entre os usurios, a converso do arquivo para a linguagem padro de marcao de hipertexto (HTML), usada no World-Wide Web da Internet.

PREPARAO PARA UMA IMPRESSO SIMPLES


Antes de imprimir o documento, deveremos definir a resoluo da impressora na caixa de dilogo Configurar Documento (menu Arquivo) de acordo com a impressora que ir imprimir o documento, caso contrrio, a qualidade da impresso estar comprometida.

Logo aps, escolha a opo Imprimir (CTRL+P) do menu Arquivo. No quadro de dilogo Imprimir Documento, escolha as opes de acordo com o tipo de resultado que deseja obter.

Pgina: 60

PageMaker 6.5 O campo Impressora mostra o nome da impressora selecionada no momento; A opo Cpias indica o nmero de cpias impressas que voc deseja; A opo Agrupar imprime uma cpia completa do documento antes de imprimir a cpia seguinte; A opo Ordem inversa altera a ordem de impresso das pginas, isto , a primeira pgina ser a ltima a ser impressa; A opo Todas ir imprimir todas as pginas do documento; A opo Intervalos permite que voc especifique o intervalo de pginas que deseja imprimir. Por exemplo, no intervalo 3-7 sero impressos as pginas 3 at 7. Tambm ser possvel a impresso de pginas no contnuas, isto , para imprimir apenas as pginas 5 e 13, digite 5,13 (cinco virgula treze); Em Imprimir encontraremos opes para impresso de todas as pginas definidas no intervalo de pginas, e somente as pginas pares ou mpares do intervalo; Quanto a Orientao para impresso do documento, poderemos escolher entre a orientao vertical e horizontal, mas para obter melhores resultados, selecione a mesma orientao definida no comando Configurar Documento.

IMPRESSO REDUZIDA OU AMPLIADA


O PageMaker possui um recurso muito simples para ampliar ou reduzir todos os elementos contidos na pgina. No quadro de dilogo Imprimir Documento, selecione o boto Opes para termos acesso ao quadro de dilogo Opes de Impresso.

Pgina: 61

PageMaker 6.5

Na caixa de porcentagem, entre com a escala para ampliao ou reduo, partindo do princpio que o documento em tamanho normal possui escala igual a 100%. Neste caso, uma escala de 50% resultaria num tamanho equivalente a metade do tamanho normal. Voc pode especificar qualquer porcentagem de 5% a 1600%, mas para escalas superiores a 100%, talvez voc deseje dividir a pgina do documento em partes, para isto, selecione a opo de Impresso em partes com sobreposio automtica.

GERANDO PUBLICAES EM HTML


Na Internet encontramos vrias informaes exibidas em estruturas chamadas de pginas, que so construdas atravs de uma linguagem denominada HTML. O PageMaker possui um recurso adicional chamado HTML que apartir de um documento pronto, salvo as limitaes, gera um arquivo em HTML sem a necessidade de ter conhecimento em linguagem HTML, o resultado poder ser aberto num programa de navegao para Internet. Este recurso no visa criar uma pgina sofisticada mas, alm da rpida converso, encontraremos opes que possibilitaro a criao de vnculos de hipertexto (link) para qualquer outra pgina localizada em qualquer ponto da rede. Antes de criarmos nossa pgina, vamos conhecer algumas limitaes deste recurso: Alguns tipos de formatao de pargrafos podem no ser aceitos;

Pgina: 62

PageMaker 6.5 O comando HTML s aceitar grficos do tipo GIF e JPG, mas caso tenha alguma figura de outro tipo, fique tranquilo, o PageMaker tentar convert-la com boas chances de um timo resultado; No especifique definies de tipo de fonte, cores, alinhamento e tabulaes. Para formatar os caracteres, utilize apenas os estilos de HTML predefinidos na paleta de Estilos - ativado atravs do menu adjunto.

CONVERTENDO UM ARQUIVO PARA HTML


Como exemplo, ser aproveitado o texto sobre o caminho de Santiago. Praticamente no ser feita nenhuma alterao no texto, a nica modificao foi realizada no ttulo, que passou a ser exibido em caixa de texto comum, no lugar de quadro para texto. Alm da converso do texto com a figura para HTML, criaremos um link (vinculao de hipertexto) atravs da palavra Santiago pertencente ao ttulo, esta palavra estar em destaque e quando receber um clique do mouse, saltar para o endereo da Internet que especificaremos.

Pgina: 63

PageMaker 6.5

Aps as alteraes sugeridas, selecione a opo Exibir Hipervnculos (Ctrl+9) do menu Janela para termos acesso ao comando de criao de link. Com a paleta de Hipervnculos a mostra, clique no tringulo indicador de menu adjunto, e selecione a opo Novo URL (endereo de pgina na Internet), em seguida, digite o endereo http://www.santiago.com.br. Este endereo poderia ser qualquer outro, desde que tenha alguma relao com o texto - condio especfica para o nosso exemplo.

Pgina: 64

PageMaker 6.5 Logo aps, vamos vincular o texto Santiago ao URL que acabamos de criar, para isto, selecione o texto e clique no boto Nova Origem contido na mesma linha do URL que criamos. No quadro exibido, digite um nome para o vnculo - como sugesto foi digitado Santiago.

Agora s est faltando mandar o PageMaker converter a nossa pgina em HTML, para isto, selecione a opo Exportar\HTML do menu Arquivo. No quadro de dilogo Exportar HTML, selecione o boto Novo para inclurmos nossa pgina. No quadro exibido, digite um ttulo para o documento e escolha a pgina que ser convertida - note que possvel converter somente as pginas que desejamos. No quadro referente a No Associado, escolha a pgina e clique sobre o boto Incluir. Caso deseje inserir um fundo para a pgina, clique sobre o boto Fundo. Ao terminar, selecione o boto Concldo.

Pgina: 65

PageMaker 6.5 No quadro de dilogo Exportar HTML, clique sobre os botes Documento e Imagens (canto inferior esquerdo) para definir o local onde ser armazenado os arquivos convertidos. Agora, clique sobre o boto Exportar HTML para conclurmos o trabalho. Aps a converso, o resultado poder ser visto em qualquer programa de navegao na Internet.

Pgina: 66

PageMaker 6.5

LISTA DE EXECCIOS
1. Atravs das ferramentas apropriadas da caixa de ferramentas, crie algumas figuras geomtricas. 2. Amplie a regio onde foram criadas as figuras do item anterior. 3. Crie um pequeno texto a sua escolha com a ferramenta texto. 4. Salve o documento e sai do programa PageMaker, em seguida, retorne a carregar o programa e abra o arquivo que voc acabou de salvar. 5. Pratique os diversos tipos de visualizao atravs do menu Visualizao. 6. Crie dois pequenos blocos de texto, em seguida, faa com que os textos contidos nos dois blocos, pertenam apenas a um nico bloco. 7. Diminua o tamanho do bloco de texto de forma a no exibir totalmente o texto, em seguida, clique na ala e crie outro bloco de texto. 8. Divida o bloco de texto em dois outros blocos com conexo entre eles. 9. Acione o editor de matria e digite um pargrafo dessa apostila a sua escolha, logo aps, faa a correo ortogrfica. 10. Ainda no editor de matria, pratique o recurso de localizar e alterar texto. 11. Retorne ao modo layout de pgina e defina o novo bloco de texto. 12. Crie uma nova pgina aps a pgina nmero um, e volte acionar o editor de matria. Use o comando importar para inserir um texto de outro arquivo, em seguida, defina o novo bloco de texto na pgina que voc criou. 13. Insira mais uma pgina no documento, logo aps, copie o bloco de texto do item anterior para esta nova pgina, e salve o documento. 14. Remova a pgina do item anterior. 15. Atravs do comando de ordenar pginas, mova a pgina dois para a posio da pgina um. 16. Utilize o comando reverter e veja o resultado. 17. Estando no modo layout de pgina, importe outro arquivo para uma nova pgina, importe tambm uma figura. 18. No texto do item anterior, aplique a sua escolha ou formatos referente a caracteres disponveis na paleta controle. 19. Ainda no mesmo texto, aplique os recursos referente a pargrafo. 20. Diminua a margem direita de um determinado pargrafo e recue um pouco a primeira linha do mesmo pargrafo. 21. Crie um texto no formato de uma tabela usando os recursos de tabulao. 22. Crie um estilo com caractersticas a sua escolha, e aplique tal estilo em algumas palavras. 23. Acrescente marcaes em trs pargrafos consecutivos. 24. Faa com que parte do texto contorne a figura que voc importou, e altere a moldura a sua escolha. Pgina: 67

PageMaker 6.5 25. Acrescente trs colunas pgina com maior contedo. 26. Atravs do Adobe Table, crie a mesma tabela feita com o recurso de tabulao, acrescente atributos de texto e tabela. 27. Ao concluir o item anterior, substitua a tabela feito com o recurso de tabulao pela tabela desenvolvida com o Adobe Table. 28. Crie duas camadas de forma que textos pertenam a camada 1 e figuras a camada 2. 29. Use as opes de exibir/ocultar e bloquear para as camadas 1 e 2, em seguida, veja o resultado. 30. Mude a posio da camada 2 para a camada 1, em seguida, altere os nomes das camadas. 31. Exclua as duas novas camadas e deixe todo o documento apenas com a camada padro. 32. Copie a figura do documento para dentro de um quadro de texto, em seguida, posicione a figura de forma a exibi-la totalmente. 33. Copie um determinado pargrafo para dentro de outro quadro de texto. 34. Transforme as duas colunas criadas em exerccio anterior, em dois quadros de texto, mantendo o mesmo layout. 35. Para as figuras geomtricas, acrescente preenchimento e altere as linhas de contorno. 36. Acrescente tambm, cor aos objetos referente ao item anterior. 37. Mova dois objetos de maneira que fiquem um sobre o outro, em seguida, use o comando organizar e pratique as opes de ordenao. 38. Agrupe dois ou mais objetos e redimencione o grupo, logo aps, volte a separ-los. 39. Crie uma mscara sobre a figura contida no documento. 40. Crie cabealhos diferentes para cada pgina usando pginas-mestras. 41. Acrescente numerao de pgina e rodap, para todas as pginas. 42. Feche o arquivo de trabalho e crie um novo documento. Logo aps, importe para o documento algum texto que contenha ttulos e subttulos. 43. Crie um sumrio para o texto do item anterior. 44. Remova o sumrio criado no item anterior para um novo documento, em seguida, atravs do comando livro, crie um vnculo entre o sumrio e o texto propriamente dito. 45. Caso tenha condio, imprima todos os documentos. 46. Escolha uma das pginas que voc criou, e converta em HTML com pelo menos uma opo de saltar para um determinado endereo URL. Ao concluir, visualize o resultado num programa de navegao na Internet.

Pgina: 68

Potrebbero piacerti anche