Sei sulla pagina 1di 2

QUESTIONARIO DE INSTRUMENTAO 1 O que so os elementos primrios de controle? R.: Eles so responsveis pela medio das grandezas fsicas.

. Portanto, tm por funo medir alguma propriedade do sistema e converte-la em um sinal que possa ser utilizado para controle. Normalmente so localizados prximos ao processo, e por isso so chamados elementos de campo. So eles: Sensores, transmissores, conversores de sinais, transdutores e amplificadores. 2 O que so elementos secundrios de controle? R.: esses so dispositivos que possuem a capacidade de receber e tratar o sinal proveniente do elemento primrio de controle, portanto tm como funo o processamento de sinais. So eles: controladores, comparadores, integradores, derivadores, temporizadores, contadores, rels temporizadores, analisadores, alarmes, indicadores e registradores. 3 O que so indicadores? R.: so dispositivos que tm a funo de informar ao operador o valor instantneo ou totalizado da grandeza fsica controlada ou medida. Podem ser analgicos ou digitais ou ainda analgicos e digitais. 4 O que so transmissores e transdutores? R.: so elementos que transformam as medidas dos sensores em sinais padronizados que podem ser transmitidos e interpretados pelo controlador, registrador ou indicador. Os transdutores tambm podem ser denominados conversores. 5 o que so registradores? R.: so dispositivos que tm a funo de armazenar as informaes medidas pelos sensores para analise posterior. O registro das informaes podem ser analgicas ou digitais, atravs de amostragens numricas de grficos. 6 o que malha de controle? R.: ela estabelece a forma como o sistema de controle ir funcionar servindo inclusive como ferramenta de analise, projeto, operao e superviso do sistema de controle. Basicamente, h dois tipos de malhas de controle, malha aberta ou fechada. 7 o que o sistema de controle de malha aberta? R.: neste tipo de sistema de controle, a medida de correo da grandeza fsica controlada no depende de seus valores instantneos. Portanto, no h meios para comparaes entre o sinal de entrada e o sinal de sada

desse tipo de sistema de controle. ENTRADA-CONTROLADOR-PLANTA OU PROCESSO-SADA. 8 - Caracterstica de sistema de malha aberta: Geralmente, no h instrumentos de medida ou de comparao das grandezas fsicas envolvidas; Isso faz com que as operaes dependam da experincia e da estimativa humana ou mesmo de um sistema de temporizao. H insegurana nas operaes, pois no h preciso nem certeza quanto aos valores das grandezas fsicas envolvidas. Pode-se substituir o operador por um circuito eletrnico de temporizao para comandar a abertura e fechamento da vlvula de entrada, neste caso, o sistema de controle passa a operar de forma automtica, porm em malha aberta.

9 exemplos de malha aberta utilizando temporizadores para comandar suas operaes: R.: maquina de lavar, torradeira, forno micro-ondas, relgio despertador e outros. 10 o que sistema de controle em malha fechada? Nesse tipo de sistema de controle, h medida de correo da grandeza fsica controlada depende de seus valores instantneos. Logo, os valores de sada do sistema atuam de forma direta na ao de controle. Um sistema de controle em malha fechada sempre apesenta medies de seus valores de sada e realiza comparaes destes com seu valor entrada (valor desejado ou de referencia ou Set-point). Com o objetivo de reduzir o erro e manter o valor da sada do sistema prximo ou igual ao valor desejado. O operador foi substitudo por um controlador eletrnico; A vlvula de entrada manual foi substituda por uma eletrovlvula.

Potrebbero piacerti anche