Sei sulla pagina 1di 10

AVALIAO DE JULGAMENTO NO GNERO NOTCIA: duas notcias, duas propostas jornalsticas, uma mesma avaliatividade

Juliene Paiva de Arajo Osias1 RESUMO Duas notcias, divulgadas em dois jornais de circulao local Correio da Paraba e J Paraba , foram analisadas, tomando-se por base o sistema de avaliatividade, desenvolvido a partir dos princpios da Lingustica Sistmico-Funcional, mais especificamente, a categoria de julgamento (uma das regies do subsistema atitude), no grupo da sano social. Analisou-se o carter avaliativo no mbito de um gnero discursivo teoricamente narrativo, como tambm a ocorrncia dessa avaliatividade independente de variaes lingusticas (aspecto ressaltado pelo fato de os dois jornais em questo serem de propostas lingusticas opostas). Metodologicamente, o estudo foi realizado mediante leitura bibliogrfica comparativa. Palavras-chave: Sistema de avaliatividade. Lingustica Sistmico-Funcional. Atitude. Julgamento. Notcia. 1. INTRODUO

de amplo conhecimento da populao paraibana que dois dos jornais de circulao diria no Estado Jornal Correio da Paraba e J Paraba apresentam propostas diferentes para pblicos opostos: o primeiro um peridico tradicional no formato e na linguagem, fazendo, assim, observncia a aspectos tpicos do gnero jornalstico. O segundo uma publicao voltada para um pblico de poder aquisitivo menos favorecido e, consequentemente, vivncia acadmica parca ou inexistente. Inicialmente, selecionamos uma notcia2 no Jornal Correio da Paraba e outra3 de tema idntico no J Paraba. Nosso objetivo principal realizar uma leitura comparativa entre as duas notcias, considerando que ambas tratam do mesmo assunto: a exploso de caixas eletrnicos em uma certa agncia do Bradesco, localizada em Alagoinha. Como objetivos especficos, faremos a leitura das duas notcias de forma a abordar a avaliao do julgamento uma das categorias semnticas de Atitude (um subsistema do sistema de avaliatividade) presente nos textos. Far-se- uso de uma metodologia com base em leituras comparativas, inserindo-se, os conhecimentos acerca de Atitude para anlise das citadas notcias. Na fundamentao terica, exporemos, principalmente, os conceitos de sistema de avaliatividade, atitude e julgamento, como tambm esclareceremos, basicamente, a formao e a proposta dos jornais Correio da Paraba e J Paraba, o corpus para este artigo. Nas consideraes finais, retomaremos o que foi discutido acerca do corpus no que diz respeito presena ou ausncia de avaliao de julgamento, subentendidas ou no na concretizao do discurso,
1

Mestre em Lingustica pela Universidade Federal da Paraba; professora de Redao e Expresso Oral I e II e de Leitura e Produo de Texto do Iesp; professora do Colgio Pio XI; doutoranda em Lingustica pelo PROLING (UFPB). E-mail: julieneosias@gmail.com
2 3

COELI, Ligia. Quadrilha explode banco em Alagoinha. Jornal Correio da Paraba, caderno B6, 13 de julho de 2011. Choveu dinheiro em Alagoinha. Jorna J Paraba, seo Cidades, editor Geordie Filho, 13 de julho de 2011.

alm de questes acerca da variao lingustica dentro do gnero notcia, considerando-se, ainda, a configurao e a funcionalidade social deste gnero. 2. O SISTEMA DE AVALIATIVIDADE O sistema de avaliatividade, desenvolvido a partir dos princpios da Lingustica SistmicoFuncional, refere-se ao modo como os interlocutores na expresso verbal tanto oral quanto escrita expressam sentimentos, pontos de vista e atitudes sobre situaes, pessoas, objetos, fenmenos, entre outros, e associa-se aos sentidos interpessoais gerados no texto por essas expresses, uma vez que, nas relaes interpessoais, os interlocutores exteriorizam avaliaes de afeto e de comportamento, alm da apreciao de coisas, eventos, situaes. Essas avaliaes podem ocorrer de modo implcito, sendo sugestivo, portanto, compreendido nas entrelinhas, ou de modo explcito, textual, concretizado no discurso, seja com conotao positiva ou negativa. Tal sistema compe-se de trs subsistemas que atuam paralelamente: atitude, engajamento e gradao, e ser o subsistema atitude o nosso foco. Sobre o subsistema atitude, vejamos a definio abaixo: A atitude o subsistema do sistema de avaliatividade responsvel pela expresso lingustica das avaliaes positivas e negativas, que abrange trs regies semnticas: a emoo, a tica e a esttica. A saber, avaliaes de afeto, julgamento e apreciao. [...] A expresso da atitude ocupa um lugar central no processo avaliativo ao revelar os tipos e nveis em que a avaliao desenvolvida e expressa no discurso. Para Martin e Rose (2003, p.22): Atitudes tm a ver com a avaliao das coisas, do carter das pessoas e seus sentimentos. Tais avaliaes podem ser mais ou menos intensas, isto , elas podem ser mais ou menos ampliadas. (ALMEIDA, 2011, p. 99-100) A regio afeto denota as emoes expressas pelos interlocutores. Julgamento a regio do subsistema atitude em que os falantes exteriorizam pontos de vista acerca do comportamento humano e, por fim, apreciao a categoria atravs da qual se constroem avaliaes acerca de coisas, objetos e fenmenos. Quando abordamos atitude, estamos preocupados com aqueles enunciados que podem ser interpretados como indicativos do modo como uma pessoa, coisa, situao, ao, evento ou estado de coisas so vistos tanto positiva como negativamente. Isso quer dizer que ns classificamos qualquer enunciado como atitudinal quando ele carrega uma avaliao positiva ou negativa ou quando pode ser interpretado como um convite para que o leitor insira sua prpria avaliao negativa ou positiva. (WHITE, 2001 apud LIMA e COROA, 2010, p. 128)

guisa de complemento para a conceituao do sistema atitudinal, interessante mencionar o resumo realizado por SOPHIE (2008, p. 59) apud LIMA e COROA (2010):

No sistema de Afeto, as avaliaes so agrupadas em trs conjuntos principais: in/felicidade, in/segurana e in/satisfao (Martin e White, 2005, p. 49): Os significados relacionados in/felicidade compreendem as reaes emocionais internas de alegria ou tristeza.

Os significados relacionados in/segurana compreendem nossos sentimentos de paz e ansiedade com relao ao ambiente que nos rodeia. Os sentimentos relacionados in/satisfao compreendem os sentimentos de realizao de metas e frustrao. No sistema de Julgamento, as avaliaes esto agrupadas em dois conjuntos principais, estima social e sano social. Os significados relacionados estima social so classificados em: normalidade (a oposio entre normal/diferente), capacidade (capaz/incapaz) e tenacidade (resoluto/titubeante). Os significados relacionados sano social so classificados em: veracidade (confivel/no confivel) e propriedade (tico/no tico) No sistema de Apreciao, as avaliaes esto agrupadas em: Reao (interessante/desinteressante). Composio (harmnico/desarmnico, consistente/inconsistente, etc.). Valor (valioso/no valioso). (SOPHIE, 2008, p. 59 apud LIMA e COROA, 2010, p. 129)

Cumpre frisar que a conceituao mais abrangente do subsistema atitude realizada at aqui j cumpriu sua meta. Restringir-nos-emos, a partir de ento, ao foco pretendido: julgamento.

2.1. Julgamento

Julgamento a categoria que se refere postura atitudinal adotada pelos interlocutores em relao ao comportamento humano, de forma a julgar outrem, tomando-se como parmetros certas normas sociais de conduta acerca do que certo ou errado, adequado ou inadequado, aceitvel ou inaceitvel, ultrajante ou no ultrajante, excessivo ou no excessivo ou seja, as avaliaes podem ser de carter positivo ou negativo. A natureza dos julgamentos pode variar de pessoal a moral. Se pessoal, o julgamento ocorrer no mbito da admirao ou da crtica; se moral, no do mrito ou da condenao. A partir, ento, desses direcionamentos, delimitemos os dois grupos de julgamento: estima social e sano social. Estima social uma vertente que comporta avaliaes sem conotaes legais ou morais capazes de prestigiar ou desprestigiar o alvo da avaliao no mbito da comunidade. So legais e morais, em contrapartida, as avaliaes realizadas na vertente sano social quanto ao comportamento alheio no convvio social. O grupo da estima social apresenta a subdiviso ilustrada abaixo:

ESTIMA SOCIAL

NORMALIDADE

CAPACIDADE

TENACIDADE

Fonte: a autora, 2011. Entenda-se por normalidade a avaliao acerca do normal e do anormal, ou seja, possvel ocorrer tanto o aspecto positivo quanto o negativo. J a avaliao da capacidade est voltada para o julgamento da

pessoa avaliada quanto sua competncia e s suas habilidades. A tenacidade, por sua vez, a avaliao no mbito da disposio e da persistncia do alvo da anlise. O grupo da sano social divide-se em dois modos de expressar julgamento, conforme se pode observar no grfico abaixo:

SANO SOCIAL

VERACIDADE

PROPRIEDADE

Fonte: a autora, 2011.

No plano da veracidade, a pessoa avaliada em sua honestidade e capacidade de ser verdadeira ou no! J a propriedade est voltada tica ou ausncia dela! no comportamento e nos valores da pessoa sob avaliao. Quanto aos aspectos da concretizao lingustico-discursiva do julgamento, vejamos a citao a seguir: Quanto realizao do julgamento, WHITE (2001) mostra que o julgamento pode ser realizado por meio de advrbios, atributos e eptetos, grupos nominais ou na forma de verbos. (PEREIRA, 2010, p. 51)

O corpus escolhido, notcias de natureza policial recortadas de dois jornais locais, oferecem elementos vrios para uma anlise de julgamento, como veremos adiante, aps os esclarecimentos sobre o jornal popular comentado a seguir. 3. O JORNAL J PARABA

O Jornal J Paraba, em formato de tabloide, surgiu no Sistema Correio de Comunicao no ano de 2009. Circula no Estado da Paraba sendo vendido ao preo de R$ 0,25 (vinte e cinco centavos). Pelo valor, j se percebe que ele aponta para um pblico de menor poder aquisitivo, pertencente a classes sociais menos favorecidas. E no apenas o valor que condiz com a possvel classe social do leitor-alvo. A prpria linguagem no comprometida com a norma lingustica vinculada classe social de maior prestgio um indcio claro da proposta do jornal: ser acessvel a um pblico menos favorecido, levando informaes por meio de uma linguagem que faz parte do universo lingustico desse pblico, ou seja, sem preciosismos gramaticais e sem dependncia de uma norma culta exigida, exigente, imposta e excludente. relevante valorizar tal proposta, uma vez que a mdia, de uma forma geral, utiliza-se do espao que tem para reiterar crticas cidas aos usos lingusticos que no seguem risca as rgidas regras gramaticais. A existncia de um jornal como o J Paraba mostra-nos que modalidades lingusticas diversas podem coexistir, sem que isso represente a morte da lngua portuguesa. Esse tipo de mdia tem tido aumento de circulao, o que nos leva a constatar que mais pessoas de classes menos favorecidas esto tendo acesso leitura, informao, no importando se a linguagem utilizada culta ou no, mas importando a funcionalidade dessa leitura.

Em outros Estados do Brasil, jornais semelhantes tm conquistado espao igual, como podemos ver na citao abaixo4:

Os jornais populares se tornaram um fenmeno no Brasil. Entretanto, ningum esperava que a venda desses peridicos se tornasse to explosiva, desbancando os grandes veculos de comunicao que esto h anos no topo das tiragens. Esses novos dados foram divulgados pelo Instituto Verificador de Circulao (IVC), revelando que o tabloide mineiro Super Notcia, de Belo Horizonte, alcanava o primeiro lugar do ranking no ms de agosto, com aproximadamente 300 mil exemplares dirios vendidos, desbancando a Folha de S.Paulo [...]. Na lista dos dez maiores jornais do pas, o Super Notcia no o nico que segue a linha editorial popular. Outros ttulos voltados, principalmente, s classes C e D tambm obtiveram destaque, como o Extra, do Rio de Janeiro, que ficou frente do Estado de S.Paulo, e o Dirio Gacho, do Rio Grande do Sul, que atingiu 152 mil exemplares. Preos baixos, muitas cores e imagens, linguagem curta e objetiva e excesso de publicidade so imprescindveis para o sucesso das publicaes, o que dizem os especialistas. [...] Tais consideraes foram feitas com o intuito de esclarecer quanto origem, natureza e proposta do tabloide mencionado. 4. JORNAL CORREIO DA PARABA

O Jornal Correio da Paraba teve como fundador Teotnio Neto, que, entre outras atuaes, foi deputado federal pela Paraba em vrias legislaturas. Sua fundao deu-se em 05 de agosto de 1953, estando, portanto, no cenrio jornalstico local h quase seis dcadas. o peridico de maior circulao na Paraba e um dos mais tradicionais, mantendo a linha editorial e fazendo observncia linguagem jornalstica padro.

5. ANLISE DAS NOTCIAS A notcia recortada abaixo, intitulada Quadrilha explode em Alagoinha, foi publicada no caderno B6 do Jornal Correio da Paraba, no dia 13 de julho de 2011, sob autoria da jornalista Ligia Coeli, correspondente de Campina Grande. Vejamos a notcia na ntegra:

DIAS, Marina. Jornais populares explodem em vendas; So Paulo est fora da rota. In: Portal Imprensa, 28 de novembro de 2007. Disponvel em <http://www.direitoacomunicacao.org.br> Acesso em 24 de julho de 2011.

Fonte: Correio da Paraba, 13 de julho de 2011.

Consideremos as anlises, todas remetendo-se ao plano da propriedade, um dos modos de expressar julgamento no nvel da sano social: 1 TRECHO: Alm de armas, os policiais encontraram com os assaltantes um binculo com infravermelho e roupas camufladas de uso exclusivo do Exrcito.

Ocorrncia implcita de sano social, com avaliao de propriedade negativa, deixando-se, nas entrelinhas, a reprovao, por parte do autor do texto, quanto ao fato de um equipamento dessa natureza (binculo com infravermelho e roupas camufladas de uso exclusivo do Exrcito) estar em mos imprprias nas dos assaltantes ao invs de estar em mos apropriadas nas do Exrcito. Outro fator que nos leva a perceber sano social de propriedade o adjetivo exclusivo, utilizado para qualificar e determinar o substantivo uso com relao a todo o equipo utilizado pelos assaltantes , significando uma nfase na natureza militar daquele aparato. Como ele pode estar em poder no militar? Se ele utilizado por pessoas no autorizadas, temos aqui uma situao descabida e, consequentemente, uma reprovao por parte do autor, baseada no consenso social e nas regras de conduta de toda uma sociedade. Mais uma ocorrncia de sano social pode ser observada no trecho abaixo: 2 TRECHO:

Com essa exploso, sobe para 55 o nmero de ataques a agncias bancrias e caixas eletrnicos no Estado. Esse o 30 caso de exploso registrado em 2011 [...]. Em meio ao relato dos fatos, l-se, nas entrelinhas, a crtica negativa acerca do ndice absurdo de crimes idnticos ocorridos apenas no 1 semestre! O autor do texto fez uso, mais uma vez, de crticas implcitas, reiterando sua reprovao e o ultraje da situao. 3 TRECHO: [...] a Paraba ocupa o quarto lugar no ranking em ataques a bancos no Pas.

Essa informao vai alm do relato dos fatos: deixa subentendida uma questo inaceitvel para o nosso Estado, o aumento da violncia. um ranking no qual nenhum Estado gostaria de estar, um ranking vergonhoso e amedrontador. H toda uma crtica quanto a vrios fatores: falta de segurana e ausncia de providncias no sentido de se conter essa onda de assaltos e exploses, alm de essa situao gerar uma imagem muito negativa para o Estado da Paraba. Agora, o mesmo fato noticiado no jornal J Paraba:

Fonte: J Paraba, 13 de julho de 2011.

Faamos as anlises, todas remetendo-se tambm ao plano da propriedade: 1 TRECHO: A gang da dinamite continua atacando com gosto de gs.

Continuar atacando com gosto de gs denota, implicitamente, o carter ininterrupto, qui cnico e destemido da gangue mencionada. Nada a detm no h polcia capaz de faz-lo. E ela age solta, j sendo, inclusive, reconhecida como a gang da dinamite j tem uma marca, uma identidade. Desta vez, o julgamento implcito de propriedade foi feito mediante uma linguagem figurada, alm do carter de variao lingustica.

2 TRECHO: A agncia [explodida, atacada] fica localizada no centro da cidade, a 700 metros da delegacia.

Essa informao d lugar a uma interpretao e, consequentemente, a um julgamento de propriedade por parte do autor no divulgado da notcia: a falta de decoro e, principalmente, a audcia dos assaltantes! Isso deixa subentendida a avaliao negativa que se faz nesse trecho: como possvel uma ao criminosa desse porte to prxima a uma delegacia?

Em todos os casos analisados, evidente, mesmo que de modo implcito, a atitude adotada pelo autor dos textos no que se refere a expressar seus julgamentos, quando alude a uma tica inexistente por parte dos autores do crime relatado.

5. CONSIDERAES FINAIS

Observou-se, antes de tudo, a seguinte situao: a ocorrncia da avaliao de propriedade, dentro do mbito da sano social, independe da variante lingustica utilizada no discurso. No primeiro jornal analisado, Correio da Paraba, a variante padro; no segundo caso, J Paraba, detectamos vrios desvios da variante padro, como o caso de gang [sem que o termo esteja aportuguesado], gosto de gs e choveu dinheiro. Nas duas variantes, no entanto, cada autor expressa, implicitamente, seus julgamentos de propriedade, analisando a tica (na verdade, a falta dela) e as aes desvirtuadas de uma gangue ou mais de uma , autora(s) de vrios crimes. Percebe-se, no entanto, um aspecto que nos pareceu mais vinculado variante lingustica de informalidade: um certo tom jocoso. Sim, pois at soa um tanto risvel quando lemos que a gangue permanece agindo com gosto de gs. Chover dinheiro tambm no parece uma ocorrncia muito ortodoxa para uma notcia (a princpio, gnero caracterizado pela linguagem impessoal e objetiva). Este um dado que nos parece relevante. Outra concluso a que chegamos foi que, independentemente da variao lingustica, a expresso de julgamento (neste caso, de propriedade) pode ocorrer no gnero notcia, mesmo este sendo estruturado numa linguagem imparcial e objetiva, utilizando-se da tipologia narrativa, no comportando, a priori, nenhum tipo de subjetividade por parte do escrevente. Ou seja, teoricamente, o gnero notcia apresenta configurao e funo social voltadas para o relato dos fatos e, no mximo, a descrio de pessoas, situaes e ambientes, por exemplo. Da, ento, a implicitude das avaliaes de julgamento observadas em ambos os textos. Nos casos analisados, as ocorrncias de avaliaes por parte dos escreventes, no mbito da sano social, deram-se de modo a extrapolar a configurao e a funo do gnero em questo, a notcia. BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, Fabola Sartin Dutra Parreira. 2010. Atitude: afeto, julgamento e apreciao. In: VIAN JR. Orlando; SOUZA, Anderson Alves; ALMEIDA, Fabola Sartin Dutra Parreira. A linguagem da avaliao em lngua portuguesa - Estudos sistmico-funcionais com base no Sistema de Avaliatividade. So Carlos: Pedro & Joo Editores. 99-112.

BAGNO, Marcos. 2008. Dramtica da lngua portuguesa tradio gramatical, mdia & excluso social. So Paulo: Edies Loyola. DIAS, Marina. Jornais populares explodem em vendas, So Paulo est fora da rota. In: Portal Imprensa, 28 de novembro de 2007. Disponvel em: http://www.direitoacomunicacao.org.br. Acesso em 24 de julho de 2011. LIMA, Sstenes; COROA, Maria Luiza M.S. 2010. Configurao e papel do sistema de avaliatividade no gnero reportagem. Calidoscpio Vol. 8, n. 2. 127-137. OSIAS, Juliene Paiva de Arajo. 2010. Jornal J Paraba: quebrando paradigmas no ciclo miditico do preconceito lingustico. Revista Eletrnica Temtica, Ano VI, n. 09. PEREIRA, Eunice Braga. O professor avaliado em textos jornalsticos: anlise da avaliatividade em reportagens de Veja e Isto. Dissertao de mestrado. Disponvel em: http://www.repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/2077/1/PEREIRA.PPGLetras.pdf. Acesso em 24 de julho de 2011. ABSTRACT Two reports, published in two local newspapers Correio da Paraiba and J Paraiba were analyzed, taking as basis the Appraisal System, developed from the principles of Systemic Functional Linguistics, more specifically, the category of trial (one of the regions of the subsystem attitude), the group of social sanction. We analyzed the evaluative character in a narrative speech genre theory, as well as the occurrence of such Appraisal independent linguistic variations (a point underscored by the fact that two newspapers in question are opposed to proposed language). Methodologically, the study was conducted by reading comparative literature. Keywords: Appraisal System, Systemic Functional Linguistics, Attitude, Trial, Reports.

Potrebbero piacerti anche