Sei sulla pagina 1di 25

REFERENCE MAKER: SOFTWARE REFERENCIADOR DE FONTES BILIOGRFICAS, VIRTUAIS E VERBAIS PARA TRABALHOS ACADMICOS

Pedro Henrique dos Santos Ferraz, Murilo Guedes, Jean Porto de Oliveira e Luiz Gustavo Miranda Pinto.

RESUMO
Sob uma perspectiva de um contexto ordinrio, exequvel perceber que, algumas vezes, alunos ingressantes no ensino superior tm um pouco de dificuldade para elaborar um trabalho de gnero tcnico-cientfico, tambm caracterizado como trabalho acadmico. Evidencia-se que, com pouca experincia na observncia e cumprimento das normas ABNT, o aluno sente dificuldade para elaborar o contedo de seu trabalho, principalmente as referncias, ao passo que existem vrios tipos e cada uma com exigncias de informaes distintas e essenciais. Deste modo, esta AAP tem como seu tema: Reference Maker: software referenciador de fontes para trabalhos acadmicos. O objetivo desta pesquisa referenciar fontes bibliogrficas, virtuais e verbais, a fim de coadjuvar pesquisadores e acadmicos na elaborao de seus trabalhos de gnero tcnico-cientfico. A importncia da criao deste software observada pelo fato deste ser uma ferramenta descomplicada para uso de alunos leigos na elaborao de referncias segundo a ABNT. O trabalho fez uso de pesquisa bibliogrfica e de campo para identificar as dificuldades dos alunos em relao a referenciar diferentes fontes e provar a inovao deste software. Considera-se, por fim, que a concretizao do Reference Maker atingiu todas as expectativas traadas para este, bem como as exigncias de cada disciplina aqui utilizada. Palavras-chave: Software. Referncias. Normas.

ABSTRACT
Sometimes students who have just entered College have some difficulties to prepare a scientific and technical genre paper, also characterized as academic paper. It is evident that with little experience and compliance with the rules of ABNT, the student finds difficulty to develop the content of his work, mainly the references. There are several types of genres and each one of them has different requirements and essential information. Thus, this work intends to be a Reference Maker. This software of sources for academic papers can be used as a reference for students. The objective of this research is to show bibliographic, virtual and verbal sources in order to help researchers and academics on the development of their scientific and technical genre papers. The importance of making this software may be clear by the fact that this is an uncomplicated tool to be used by students on the development of the references according to ABNT. The paper used literature and field research to identify students' difficulties in relation to references from different sources and to prove the innovation of this software. Finally, it is considered that the achievement of Reference Maker reached all the expectations outlined for this and the requirements of each discipline used here. Keywords: Software. References. Rules.

1. Introduo No que diz respeito elaborao de trabalhos de gnero tcnico-cientfico, possvel perceber que muitos indivduos, principalmente, embora no somente, os iniciantes em atividades acadmicas tm certa dificuldade na elaborao das referncias e, muitas vezes, optam por no dar os devidos crditos aos autores, configurando uma situao evidente de plgio, como ressalta Oliver (2004)1. Plgio crime, conforme sanciona a Lei de Direito Autoral, bem como o art. 184 e do Cdigo Penal brasileiro. O plgio em trabalhos acadmicos no ingresso ao ensino superior, vez em outra, acontece, pois o aluno no tem experincia suficiente para elaborar um trabalho
1

Passim.

acadmico com grande quantidade de folhas, como diz Gomes (2007, p.152), a qual tambm faz aluso que o aluno deve ter em mente que plgio crime e que o mesmo deve saber fazer uso da parfrase quando necessrio. Ademais, como, geralmente, a primeira vez em que o aluno, novo no ensino superior, tem de referenciar todas as fontes das quais tirou algumas informaes para seu trabalho, acaba tendo dificuldades pelo fato de existirem vrios tipos de referncia, como as bibliogrficas, que compreendem subclassificaes de livros, apostilas, jornais, revistas etc.; as eletrnicas, que compreendem artigos, monografias, revistas e todo contedo disponvel eletronicamente; e as verbais e de anotaes pessoais, que compreendem as anotaes de palestras e informaes concedidas de modo verbal. Enfim, so tantos tipos de referncias diferentes e cada uma com vrias exigncias, que, em algumas vezes, o aluno pode acabar se perdendo na hora de referenciar alguma fonte ou gastando muito tempo olhando manuais de normalizao de referncias ou a prpria NBR 6023:02, que padroniza a formulao de referncias. Com isso, sugere-se, na presente pesquisa, a criao de um software para referenciar desde as fontes mais simples at as mais complexas. Sendo assim, o principal tema deste trabalho : Reference Maker: software referenciador de fontes bibliogrficas, virtuais e verbais para trabalhos acadmicos. Reference Maker o nome dado ao software em questo neste trabalho. No obstante, tendo como definidas as principais similitudes desta AAP (Atividade Autnoma de Projeto), a presente pesquisa visa responder a seguinte pergunta: Quais as caractersticas deve possuir um programa para referenciar fontes bibliogrficas, virtuais e verbais para trabalhos acadmicos de forma simples, objetiva e funcional, auxiliando todos os pesquisadores da rea tcnicocientfica? Exposta a pergunta do trabalho, partem-se das hipteses que: a) identificando a dificuldade especfica de cada um no que diz respeito elaborao de referncias, possvel criar o software de maneira a coadjuvar os pesquisadores e acadmicos na elaborao de referncias mais complexas; b) elaborando uma interface simples e descomplicada do software para uso dos pesquisadores e acadmicos, alm de deixar o programa mais leve e rpido, torna mais exequvel e propcio o uso do mesmo para elaborar as referncias dos mais diversos tipos.

O principal objetivo deste projeto referenciar fontes bibliogrficas2, virtuais3 e verbais4 para trabalhos acadmicos, a fim de coadjuvar pesquisadores e acadmicos na elaborao de seus artigos, trabalhos de graduao, dissertaes ou o que pode ser entendido como trabalho de gnero tcnico-cientfico. Alm disso, a fim de assistir o alcance da principal finalidade do presente projeto, traam-se os seguintes objetivos especficos: a) oferecer um software com interface simples para rapidez de elaborao da referncia; b) oferecer diversas opes de referncias, desde as mais simples at as mais complicadas e desconhecidas; c) auxiliar, atravs de dicas rpidas no programa, o usurio a se orientar no que diz respeito ao bom uso do software referenciador, isto , ao bom uso do Reference Maker. Este projeto, no que tange observncia de sua importncia, pode ser analisado por intermdio de 3 (trs) perspectivas: social, cientfica e social. A importncia social , qui, a mais fcil de ser observada, pois com a concretizao integral do software em questo, deste projeto, uma contribuio dada para todos aqueles que, periodicamente, tm de elaborar algum trabalho cuja necessidade de elaborao de referncias se faa saber ser de irrefutvel imprescindibilidade. Sob a perspectiva cientfica deste trabalho, de atitude ponderada afirmar a possibilidade da observncia de duplo ensaio relevante. Em um primeiro momento, nota-se a relevncia cientfica do trabalho pelo fato de que este contribuir nas investigaes de pesquisadores cujo conhecimento da rea metodolgica e formal da elaborao de referncias segundo a NBR 6023:02 seja pequena. Em um segundo momento, percebe-se a relevncia cientfica do trabalho pelo fato de contribuir para futuras pesquisas sobre as disposies gerais para elaborao de softwares em linguagem Java. A importncia pessoal notada pelo fato de, alm de adquirirmos mais conhecimentos sobre as regras e formalidades de elaborao de referncias segundo a NBR 6023:2002, nossos conhecimentos sero agregados no que condizente familiarizao da linguagem Java. Tambm, o trabalho servir como referncia para prova de nosso aprendizado no curso.

Quando se fala em referncias bibliogrficas na perspectiva deste trabalho, aduz-se a observncia dos mais diversos tipos de fontes, como: livros, revistas, jornais, enfim, tudo o que configura todo inventrio metdico de materiais impressos. 3 Compreende-se como bibliografia virtual, toda aquela disponvel atravs de um link, como: sites da receita federal, livros em edies online, artigos peridicos disponveis e oferecidos eletronicamente pelas bibliotecas virtuais, enfim, tudo o que compreende material na internet que pode ser acessado por meios eletrnicos. 4 Referncias verbais so aquelas que fazem aluso s informaes conseguidas por nenhum meio seno por uma informao expressa pela voz de algum.

O contedo sinttico deste projeto dividido em trs momentos. No primeiro momento do projeto, elucidam-se os principais conceitos utilizados neste trabalho. Em um segundo momento, so apontados os aspectos gerais do Reference Maker, software cuja criao sugerida no presente projeto. No terceiro momento, so mostrados o escopo e a delineao do software em questo, isto , as telas principais do Reference Maker, bem como os mtodos e discusses acerca do mesmo. Seguem, por fim, as consideraes finais, as referncias, um glossrio, para melhor compreenso do contedo apresentado, e os apndices.

2.2. Elucidao conceitual Nesta primeira etapa do trabalho, a fim de que haja maior entendimento em relao aos principais termos utilizados ao longo desta pesquisa, estes so elucidados. No obstante, tambm se d uma definio para os programas utilizados para atingir todas as expectativas deste projeto, assim como as exigncias especficas de cada disciplina.

2.2.1. A Linguagem Java Quando falamos sobre linguagens de programao existe um universo em relao s mesmas. So diversas caractersticas envolvendo inmeras ferramentas onde muitos conceitos se diferem em apenas alguns momentos, tornando-se difcil saber qual a importncia dessas infinidades. Existem trs denominaes que generalizam essas linguagens, sendo elas a de programao no-estruturada ou linear, estruturada e orientada a objetos ou eventos (Carboni, 2003, p. 08). Falar-se- mais a diante sobre essa ltima perspectiva, pois se tornou a mais utilizada na atualidade. A linguagem estruturada, de acordo com Lorenzi e Lopes (2000, p. 14):
Esta consiste em uma metodologia de estilo de construo de programas, onde os mesmos so compostos por subunidades, tambm chamados de subprogramas, estruturadas de forma a localizar e encapsular suas partes constituintes, que devem utilizar estruturas de controle bem sucedidas. (LORENZI; LOPES, 2000, p. 14)

Em relao a no-estruturada, Coelho (2007, p. 51) a resume da seguinte forma:

Programas de computador comearam como uma simples lista de instrues a serem executadas em sequncia pela CPU5. Este paradigma6 de programao foi mais tarde

Parte de um sistema de computacional, que realiza as instrues de um programa de computador, para executar a aritmtica bsica, lgica, e a entradas e sada de dados

denominado de programao no-estruturada. Sua principal caracterstica a presena de comandos para desviar a execuo para pontos especficos do programa (goto, jump, etc.). (COELHO, 2007, p. 51)

Em ltima instncia, Leite (2006, p. 245, grifo do autor) afirma que a programao orientada a objetos pode ser definida da seguinte maneira:
Tambm conhecida pelas iniciais OOP; em ingls, Object-Oriented Programming pode ser considerada como uma extenso da Programao Modular. Entretanto, sistemas criados sob essa tecnologia so muito mais funcionais, mais consistentes e mais robustos do que aqueles criados no paradigma da Programao Modular. Isto se deve ao fato de que os sistemas produzidos na tecnologia orientada a objetos so baseados numa estrutura ativa, dinmica: os objetos (LEITE, 2006, p. 245, grifo do autor).

Quando falamos sobre a orientao a objetos no podemos deixar de destacar uma das linguagens mais apropriadas ao desenvolvimento de inmeras aplicaes em diversos ambientes: o Java. Para Somera (2006, p. 6) Java uma linguagem de programao orientada a objetos utilizada para desenvolver programas. Estes podem ser transportados para qualquer plataforma, como, por exemplo, Windows, Linux, Free BSD ou Mac OS. A importncia do Java encontra em diversos ambientes. No entanto, o que pode ser feito no mesmo? Pamplona (2009)7 salienta da seguinte maneira:

Java uma linguagem que no se prende a nenhuma arquitetura e a nenhuma empresa, rpida e estvel. Pode construir sistemas crticos, sistemas que precisam de velocidade e at sistemas que vo para fora do planeta, como a sonda Spirit enviada pela NASA para Marte. Java tem um mar de projetos open source, que esto l, esperando por usurios e desenvolvedores. (PAMPLONA, 2009)

O Java possui uma infinidade de recursos e aplicaes em qualquer tipo de sistema, pois o mesmo se utiliza de uma mquina virtual, a Java Virtual Machine ou JVM, que converte toda a linguagem desenvolvida em linguagem de mquina, que o conjunto de instrues desenvolvidas para a compreenso do computador. Essa linguagem se deriva dos chamados bytecodes que so uma sequncia de nmero binrios representando instrues para o computador. O Java uma potente ferramenta de desenvolvimento, pois, alm de desempenho, apresenta uma quantidade significativa de pontos positivos como, fcil manuteno,

Um paradigma de programao fornece e determina a viso que o programador possui sobre a estruturao e execuo do programa. 7 Disponvel em: < http://javafree.uol.com.br/artigo/871498/>. Acesso em: 12. Out. 2011.

portabilidade, eficincia e eficcia. O prprio site destinado a apresentao do mesmo, fala o seguinte:
H muitos aplicativos e sites que funcionam somente com o Java instalado, e muitos outros aplicativos e sites so desenvolvidos e disponibilizados com o suporte dessa tecnologia todos os dias. O Java rpido, seguro e confivel. A tecnologia Java est em todo lugar! Ela pode ser encontrada em laptops, datacenters8, consoles de jogo9, supercomputadores cientficos, telefones celulares e at na Internet. (JAVA, 2011)10

A passagem acima ilustra o motivo pelo qual a linguagem Java to utilizada na atualidade. Se levarmos em considerao o nmero de sistemas que utilizam o mesmo como o principal desenvolvedor de softwares e outras aplicaes, podemos dizer que sem ele o mundo ficaria totalmente desligado. Assim sendo, essa linguagem de programao une o til ao agradvel, onde ser difcil a sua substituio por outras linguagens de programao j que mantm uma constante atualizao de mtodos de desenvolvimento, bem como seus desenvolvedores continuam a zelar por sua integridade e preferncia no mundo inteiro.

2.2.2. Cmap Tools Quando se fala sobre a representao de determinadas informaes relacionveis, podem-se utilizar diversas representaes grficas para se obter uma melhor visualizao daquilo a ser exposto. Muitos so os recursos que podem ser empregados para facilitar a verificao e compreenso do que proposto em determinado local. Um dos recursos grficos mais abrangentes na atualidade, tendo grande destaque como importante ferramenta de trabalho, o chamado mapa conceitual. Segundo Moreira (1983 apud RODRIGUES JUNIOR, 2009, p. 155) o mesmo trata-se de um diagrama bidimensional representando conceitos ordenados hierarquicamente. De outra maneira, Plmer (2005 apud TESKE, 2005, p. 261) reconhece o mapa conceitual como um instrumento ou meio utilizado para representar, graficamente, partes do conhecimento adquirido sobre determinado tema ou contedo. Assim sendo, um ferramenta de grande auxilio na anlise de informaes estruturadas. Com o avano da inteligncia artificial moderna, muitas tecnologias foram desenvolvidas, entre elas, os softwares. De acordo com Carvalho (2006, p. 105) Programas de computador, ou softwares, so instrues digitais, gravadas em um computador, que so executadas pela CPU do computador no momento devido. Com o aparecimento dos mesmos,

8 9

Grandes estaes de armazenamento de dados. Videogames. 10 Disponvel em: <http://www.java.com/pt_BR/download/faq/whatis_java.xml>. Acesso em: 12 Out. 2011

os mapas conceituais sofreram modificaes possibilitando a construo de uma poderosa ferramenta chamada Cmap Tools. O Cmap Tools um software desenvolvido com o objetivo de auxiliar na elaborao de mapas conceituais em mltiplas situaes. De acordo com a autora Ng (2006 apud SUBRAMANIAM e HIM, 2006, p. 110, traduo nossa) este software, desenvolvido primariamente para mapear sites, pode ser utilizado para construir, de forma autnoma, mapas individuais, sendo que, os mesmos, podem ser compartilhados com outros usurios via web. O mesmo foi utilizado como ferramenta no cumprimento de certas exigncias das disciplinas aqui analisadas.

2.2.3. JabRef Quando se fala sobre o desenvolvimento de referncias, muitas so as dvidas quanto ao melhor modo de elabor-las. Esses questionamentos so fruto da falta de pessoas que dominam tcnicas para realiz-las, informaes confusas e mal esclarecidas, alm das normas que as regem, pois mudam de instituio para instituio. O padro mais conhecido no Brasil o estipulado pela ABNT que, apesar de ser uma tentativa regulament-las, poucos so os que tm o conhecimento necessrio para format-las. Por ser um problema mundial, j que as referncias esto presentes em literaturas ao redor do globo, a tecnologia, mais uma vez props-se a auxiliar no desenvolvimento das mesmas, desenvolvendo o software denominado JabRef. Para Surhone, Tennoe e Henssonow (2010, p.13, traduo nossa) esta potente ferramenta seria um software de gerenciamento de referncias que usa o arquivo BibTeX como seus formato nativo. JabRef possui uma interface de fcil utilizao pelo usurio, na edio desses arquivos, na importao de informaes online de banco de dados cientficos e na procura e gerenciamento desses arquivos nativos. O JabRef, atualmente, o nico software ativo no mercado que possui a funo de referenciar diversas fontes para inmeros arquivos. As suas particularidades serviram de idia inicial para o desenvolvimento do software Reference Maker, defendido nessa AAP. Sua real importncia deveu-se a comparao do tempo gasto na projeo de referncias no mesmo por parte de usurios leigos em relao ao software aqui desenvolvido, possibilitando o desenvolvimento dos grficos de desempenho.

2.2.4 NetBeans Quando falamos sobre o desenvolvimento de um software temos que levar em considerao o tipo de linguagem de programao pela qual o mesmo ser desenvolvido. As

mesmas se distribuem em um nmero muito diversificado, fazendo parte do grupo das noestruturadas, estruturadas ou orientadas objetos, como falado anteriormente. Em relao a estas, um dos maiores problemas enfrentados pelos desenvolvedores de sistemas o tempo gasto com a produo do sistema, pois inmera a quantidade de dados utilizados para se obter um ambiente agradvel aos usurios. Diversos desenvolvedores, por verificarem essa dificuldade apresentada com o desenvolvimento dos softwares, produziram o chamado ambiente de desenvolvimento integrado. Para Hubbard (2006, p. 34) Ele descreve um sistema de software comercial projetado para facilitar o desenvolvimento de programas de computador. De acordo com Santos (s.d., p. 4) programas como esses podem auxiliar, atravs de ferramentas e caractersticas, na reduo de erros e na aplicao de tcnicas como o RAD 11. Quando se refere linguagem Java, utilizada para o desenvolvimento do Reference Maker, um dos ambientes de desenvolvimento integrado mais conhecidos o NetBeans. Para Hubbard (2006, p. 16) NetBeans um ambiente integrado de desenvolvimento para escrever e executar programas Java. Por intermdio do mesmo, foi possvel o desenvolvimento de parte da estrutura do programa abordado nessa AAP, bem como sua interface grfica.

2.2.5. Conceito de referncia Como o foco do presente deste projeto referenciar diversas fontes para trabalhos de gnero tcnico-cientfico, torna-se necessrio a elucidao do que seria uma referncia. A prpria ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) (2002, p.2), a qual uma associao que estabelece padres e elementos a serem includos em um trabalho de gnero acadmico, preconiza que referncia um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificao individual. Com efeito, a referncia muito vista na elaborao de trabalhos cientficos, pelo fato de uma das exigncias de elaborao dos mesmos ser a indicao de onde se retirou uma informao citada ao longo destes trabalhos. Para melhor entendimento, faz-se da explicao do termo em questo as palavras de Arend e Kuchenbecker (2004, p.48), os quais lembram que somente so referncias de um trabalho acadmico aquelas fontes que so citadas pelo mesmo. Levando esta premissa em considerao, exequvel afirmar que a presena da referncia de uma determinada fonte depende da presena de sua citao no trabalho. Insta salientar que h indcios, segundo

11

Rapid Application Development do ingls, Rpido Desenvolvimento de Aplicao.

Pereira (2011, p.73), de o fato de haver citaes no referenciadas, bem como referncias sem citao no trabalho constituir grave falha metodolgica. De fato, com a conjectura oferecida por Pereira (2011, loc. cit.), possvel perceber que de suma relevncia que se atente para que todas as referncias no final do trabalho estejam condizentes com suas respectivas citaes. At agora foi dada uma definio do que referncia, todavia, sisudo indagar, a fim de melhor compreender este termo, quais tipos de fontes se podem referenciar em um trabalho. Segundo Cervo, Bervian e Silva (2007, p.131), dentre diversos tipos de referncias, podem-se destacar as menos conhecidas, como as de fotografias, fac-smiles, notas de aulas, atas de reunies, discos, entrevistas, filmes e vdeos, CDs, disquetes, mensagem de correio eletrnico, e mesmo bulas de remdios. Os autores 12 reiteram, no entanto, que muito embora seja possvel fazer a referncia destes tipos de fontes, no se recomenda o uso em demasia de alguns tipos, pelos quais no se pode provar a veracidade de informaes.

2.2.6. Descrio e anlise da realidade dos alunos de ensino superior Esta AAP, no intuito de criar um software que elabore referncias segundo a ABNT suprindo as principais necessidades do aluno de ensino superior, fez uso de uma pesquisa de campo para identificar as principais dificuldades dos alunos. Esta pesquisa pode coadjuvar os elaboradores deste trabalho a descreverem a realidade das adversidades encontradas pelos alunos de graduao. Para informaes mais detalhadas da primeira pesquisa de campo, ver apndice A. Insta salientar que a apresentao de grficos e maiores discusses sobre a primeira e, tambm, a segunda pesquisa de campo esto presentes, de modo mais minucioso, na seo de resultados e discusses ao longo do trabalho. No decorrer da pesquisa, foi identificado, em suma, que a maioria dos alunos, de fato, sabem o que referncia. Estes, tambm, sabem da importncia das mesmas em um trabalho acadmico e, ainda, a maioria disse que sabe faz-las. Todavia, foi notrio, a partir da pesquisa, que a maioria dos alunos diz serem capaz de elaborar referncias de fontes virtuais (de sites) conforme a NBR 6023:2002. Qui o aumento do uso da internet nos ltimos anos (no sculo XXI) faz com que fontes virtuais sejam mais utilizadas nos trabalhos acadmicos. Este aumento ressaltado por Johnson, Scholes e Whittington (2005, p.726), os quais dizem que houve grande ampliao tecnolgica e, conseguintemente, do uso da pesquisa em fontes virtuais

12

Ibidem, passim.

Porventura, com o progresso deste uso da internet, e pela facilidade de encontrar informaes de fontes eletrnicas, os alunos optam por estas informaes. No entanto, Weitzel e Ferreira (2009 apud FERREIRA; TARGINO, 2010, p.142) diz que na elaborao de trabalhos acadmicos, recomendado a citao de materiais impressos por serem um fonte mais confivel, ao passo que demonstrado que as preocupaes sobre a origem das citaes no meio digital so evidentes, isto , se so provenientes de fontes no certificadas. Dessa forma, acredita-se que o material impresso ainda o veculo mais confivel para a citao Torna-se evidente, assim, a relevncia da elaborao do Reference Maker, pela razo de este oferecer uma ferramenta para elaborao de referncias. Considera-se que este programa outorga a seu usurio maior facilidade e tranqilidade no uso de citaes de livros e fontes impressas, incitando, de forma indireta, o uso destas fontes impressas (mais confiveis e aceitas no campo acadmico), redundando em um trabalho tcnico-cientfico de mais qualidade.

2.2.7. Eficincia, eficcia e inovao do Reference Maker Foi indagado que o Reference Maker no seria um software inovador, pelo fato de j existir um software que, supostamente, realiza as mesmas tarefas que ele. No entanto, quando se fala em inovao, no prudente denotar ponderao para o fato de esta transmitir, somente, a ideia de algo novo e que nunca foi criado antes. Segundo Davila, Epstein e Shelton (2006, p.11-14), a inovao , ordinariamente, entendida como qualidade daquilo que novo, isto , esta , na maioria das vezes compreendida como uma alquimia, com transformaes mistificadoras e com grandes segredos; em suma, a inovao vista como algo ligado criatividade e criao de coisas novas. No entanto, os autores13 garantem que todos estes atributos mencionados no passam de caractersticas da inovao, mas que no a refletem de forma integral e fiel. Para Barbieri (2004, p.17, grifo nosso) a inovao no inveno, nem descoberta. Ela pode requerer qualquer das duas e com freqncia o faz. Mas o seu foco no o conhecimento, mas o desempenho. Ou seja, considerando os pressupostos de Barbieri (2004, loc. cit.), exequvel afirmar que muito embora a inovao tenha ntima relao com descobertas e inveno, esta tambm depende, vez em outra, do desempenho de alguma coisa. Sendo assim, examina-se que o melhoramento de alguma ideia tambm pode ser considerado como algo inovador. neste tipo de inovao que o Reference Maker se encaixa.

13

Ibid.

O seu propsito no apenas elaborar referncias para trabalhos acadmicos, mas realizar esta tarefa de forma simples e, principalmente, rpida. Fernandes (2001, p.36) explica a diferena entre eficincia e eficcia dizendo que eficincia voltada para a produo, enquanto a eficcia voltada para a produtividade. Eficincia o alcance do produto final; eficcia , tambm, o alcance do produto final, porm de maneira bem mais produtiva. Poderse-ia exemplificar que, se uma pessoa realiza 1 (um) trabalho em 2 (duas) horas e a outra realiza o mesmo trabalho em 1 (uma) hora, pode-se dizer que as duas so eficientes, pois conseguem alcanar o produto final, porm a segunda mais eficaz que a primeira, ao passo que fez o mesmo servio de maneira mais produtiva. E nesta mesma perspectiva que se encaixa o Reference Maker. A sua proposta no de ser apenas eficiente, mas eficaz. Com efeito, esta eficcia provada por interposto do cotejo do software sugerido nesta AAP com o JabRef. Para mais informaes sobre a pesquisa realizada para provar a eficcia do programa, ver apndice B.

3. Referencial terico Nesta etapa, em suma, so destacadas as contribuies das teorias, ideias e vozes de todos os autores citados neste trabalho e nos quais esta AAP se embasou. Esta etapa tambm atingiu as expectativas e exigncias das disciplinas de engenharia de software, de sociedade, tecnologia e inovao e, por fim, de linguagem de programao I.

3.1. Doutrina da rea de programao A pesquisa sem embasar em Barbieri (2004); Carboni (2003); Carvalho (2006); Coelho (2007); Hubbard (2004); Leite (2006); Lorenzi e Lopes (2000); Pamplona (2011); Santos (2011) e Somera (2006), para fundamentao da natureza, caractersticas e funes da linguagem Java.

3.2. Doutrina de procedimentos metodolgicos para trabalhos acadmicos Para questes referentes orientao e metodologia para trabalhos acadmicos, esta AAP se calcar em Arend e Kuchenbecker (2004); ABNT (2002); Cervo, Bervian e Silva (2007); Gomes (2007); Ng (2006); Pereira (2011) e Weitzel e Ferreira (2010).

3.3. Outras doutrinas de fundamentao do trabalho No que tange a outros embasamentos de doutrinas no muito relacionadas com o tema desta AAP, mas que coadjuvaram a elaborao da mesma, este projeto foi fundamentado em

Davila, Epstein e Shelton (2006); Fernandes (2001); Johnson, Sholes e Whittington (2005); Plmer e Teske (2005); Rodrigues Jnior (2009) e Surhone, Tennoe e Henssonow (2010).

3.4. Engenharia de software Como exigncias da disciplina de engenharia de software foram requisitados o desenvolvimento de um cronograma das atividades realizadas dentro da AAP, bem como a anlise de requisitos e anlise da interface. Deste modo, iniciar-se- o cumprimento das exigncias pela apresentao do cronograma, que pode ser examinado, minuciosamente, logo abaixo:

Figura 1: Cronograma de atividades da AAP.

O cronograma descreve a organizao das atividades desde o incio da escolha do tema desta AAP at a finalizao desta. Tambm possvel analisar as datas das respectivas atividades. Submete-se, agora, a apreciao da anlise de requisitos do Reference Maker:

Tabela 1: Anlise de requisitos funcionais Funcionais Referenciar fontes bibliogrficas, virtuais e de informaes verbais Reunir todas as referncias em um campo de texto Descrio Referenciar a fonte especfica conforme a escolha do usurio. Aps a insero dos dados nos campos especificados do tipo de referncia selecionada e depois do acionamento do boto referenciar a referncia aparece na caixa de texto presente na tela inicial do software. Um boto reservado para a limpeza da caixa de texto, excluindo toda a informao presente na mesma. Ver o nmero 1 (um) em vermelho na figura 3. Pequenos botes presentes ao lado de cada caixa de texto de insero de dados para elaborao das referncias, para auxiliar o usurio.

Limpar caixa de texto

Botes de ajuda

Tabela 2: Anlise de requisitos no funcionais No Funcionais Preenchimento total dos campos Restrio a computadores com Java Descrio Todos os campos devem ser devidamente preenchidos para que a referncias sejam geradas conforme os padres da ABNT. Para execuo do sistema, necessrio ter o Java instalado no computador (notebooks, desktops, netbooks etc.).

Tabela 3: Anlise de requisitos de domnio Domnio Normas ABNT Descrio Referncias so padronizadas conforme NBR 6023:2002

Os requisitos funcionais podem ser traduzidos, como o prprio nome j sugere, como as funcionalidades do programa, isto , as funes para as quais o Reference Maker foi desenvolvido. Os requisitos no funcionais so entendidos como as condies que validam a execuo das funcionalidades do programa. Os requisitos de domnio, por fim, so as regras que existem no ambiente onde o software ser inserido. Em relao interface do programa, a mesma foi elaborado de modo amigvel para a melhor compreenso de suas funcionalidades por meio do usurio. Foram descartados elementos que poderiam causar alguma confuso por parte dos utilizadores, como exemplo uma interface muito carregada com imagens e efeitos visuais, fixando-se a idia de abolio de complexidade. A visualizao das telas do programa pode ser vista, posteriormente, no tpico referente disciplina Linguagem de Programao.

3.5. Sociedade, tecnologia e inovao Ao longo das aulas de sociedade, tecnologia e inovao, um dos principais quesitos consistiu da elaborao de um mapa conceitual. O mesmo uma das exigncias para elaborao desta AAP. Em relao a sua definio, no caso desta pesquisa, uma representao grfica do software sugerido neste trabalho, isto , o Reference Maker. Esta representao permite que uma pessoa identifique rapidamente as principais caractersticas e funcionalidades do software em questo. Abaixo, segue a visualizao deste e uma rpida explanao do contedo proposto:

Figura 2: Mapa conceitual do Reference Maker

O Reference Maker h uma relao direta com sociedade, tecnologia e inovao, pois apresenta diversas caractersticas condizentes a esses meios. Em relao sociedade, o mesmo possibilita o auxlio para pesquisadores e utilizadores do meio acadmico por meio do servio de referncias. A tecnologia est presente pelo modo de desenvolvimento, se tratando de um software, alm da anlise em seu ambiente de linguagem de programao e engenharia de software. Por fim, a inovao se presencia pelo fato de o mesmo apresentar caractersticas de eficincia e eficcia superiores a seu nico concorrente presente no mercado, o JabRef.

3.6. Linguagem de programao Ao longo das doutrinas apresentadas nesta disciplina foi possvel o desenvolvimento parcial do software idealizado. A partir da linguagem de programao Java, lecionada durante os perodos de aula, foi possvel a estruturao e apresentao do que seriam os prottipos do programa. Pela utilizao do ambiente de desenvolvimento integrado NetBeans, como dito anteriormente, as interfaces do programa puderam ser elaboradas de forma rpida e objetiva conseguindo atingir as exigncias determinadas por essa cincia. No somente pela instncia da disciplina de linguagem de programao I, todavia, tambm, pela identificao da necessidade de melhor explanao do Reference Maker, as principais interfaces e prottipos do programa podem ser analisados logo abaixo:

Figura 3: Tela principal do Reference Maker

Esta a parte na qual as pessoas clicam no boto cujo nome seja a referncia que o usurio deseja que o Reference Maker elabore. Os nmeros em vermelhos s constam nesta figura para indicar melhor as partes principais do programa. No nmero 1 onde as referncias elaboradas aparecero. No nmero 2 onde o usurio escolhe o tipo de referncia. No nmero 3 onde o usurio obtm ajuda, caso possua dvidas, e a opo Sada no menu arquivo. Ao clicar, por exemplo, no livro na parte de bibliografia impressa, a seguinte tela exibida:

Figura 4: Tela de referncia de livro como material impresso.

Esta a janela de referncia de livros. Primeiramente o usurio escolhe todas as opes que o livro tem, isto , quantos autores h, se h subttulo no livro e, ainda, se o livro

traduzido por algum. Aps apertar o boto ok, Reference Maker identifica as necessidades do usurio analisando o que foi marcado nas opes de cima da janela e gera os campos necessrios para a pessoa digitar as informaes. Depois s apertar o boto referenciar abaixo. Aps apertar, se algum campo estiver em branco, o programa avisa o usurio, seno a janela da figura 3 fecha e a referncia aparece na tela principal do programa, na parte marcada com o nmero 1(um) na figura 2. Se o usurio desejar adicionar mais uma referncia, esta aparecer, tambm, no mesmo lugar que a anterior, porm sem apagar as que j esto l.

4. Materiais e mtodos O presente projeto tem como mtodos de pesquisa, a fundamentao em pressupostos tericos de vrios autores da rea de programao de computadores, diagramao UML, e, especificamente, programao em JAVA. O presente projeto tambm se calcou nas regras de padronizao da NBR 6023:2002, isto , nas normas da ABNT que especificam os elementos a serem includos nas referncias, bem como em autores da rea de metodologia cientfica como forma de assistir o embasamento terico em partes especficas desta AAP. No obstante, o trabalho fez uso de duas pesquisas de campo. Na primeira pesquisa de campo, foi aplicado um formulrio 14 de 6 (seis) perguntas para 30 (trinta) alunos da FATEC Prof Waldomiro May, a fim de identificar o nvel de conhecimento dos mesmos no que diz respeito elaborao de vrios tipos de referncias, facilitando, assim, a criao do software referenciador sugerido neste projeto que supra as necessidades na elaborao de referncias. Como houve algumas indagaes sobre a eficcia e inovao do software sugerido neste projeto, isto , do Reference Maker, ao passo que j existe um software cujo nome JabRef o qual tambm faz referncias segundo as normas ABNT, na segunda pesquisa de campo, foram escolhidos 5 (cinco) alunos de forma aleatria e diferentes da primeira pesquisa, tambm da FATEC Prof Waldomiro May, com o intuito de analisar em quanto tempo estes alunos demoram para fazer uma referncia utilizando, na primeira vez, o JabRef e, na segunda vez, o Reference Maker. Esta pesquisa de campo feita no intuito de provar que o Reference Maker consegue ser no somente eficiente no cumprimento de seu principal objetivo que de fazer referncias, todavia de provar que oferece uma interface que possibilita a elaborao de referncias de modo muito mais rpido e descomplicado em relao ao JabRef.

14

Para mais informaes sobre o formulrio de perguntas, ver APNDICE A.

Alm disso, esta AAP utilizou como fonte auxiliar de pesquisa, o embasamento em outras AAPs fornecidas pela FATEC Prof Waldomiro May, assim tambm como em artigos cientficos cujo tema condiga com os principais conceitos abordados neste projeto. A internet tambm serviu como ferramenta pesquisa para o projeto, segundo suas necessidades especficas ao longo da elaborao das linhas de investigao.

5. Resultados e Discusso Nesta etapa deste projeto, so discutidos os resultados obtidos das pesquisas de campo realizadas. Nesta parte tambm so feitas algumas consideraes sobre tais resultados. ponderado destacar que nesta etapa so discutidos apenas os resultados das pesquisas; para mais informaes sobre os procedimentos adotados nas mesmas, ver apndice A e B.

5.1 Primeira pesquisa de campo Aps aplicar o formulrio de perguntas para os 30 alunos de ensino superior da Fatec de Cruzeiro, foi possvel fazer algumas consideraes. O grfico abaixo mostra todas as perguntas feitas e a porcentagem das perguntas respondidas:

Resultado e respostas do formulrio de perguntas aplicado


90,00% 80,00% 70,00% 60,00% 50,00%

40,00% 30,00% 20,00% 10,00% 0,00%


Sim Voc sabe o que referncia em um trabalho acadmico? No

Parcial Nenh mente uma

De 1 a De 4 a Mais Biblio Eletr Visuai 3 7 que 7 grfic nicas s tipos tipos tipos as

76,70% 23,30%

Voc sabe qual a importncia da 73,30% 16,70% 10% referncia em um trabalho acadmico? Voc sabe como fazer referncia? Quantos tipos de referncias voc sabe fazer (de livros, fontes eletrnicas etc.)? 56,70% 13,30% 30% 6,70% 83,30% 10% 0%

Qual tipo de referncia que voc mais utiliza?


Em qual tipo de referncia voc tem mais dificuldade em elaborar?

20% 76,70% 3,30% 76,60% 16,70% 6,70%

Figura 5: Grfico da primeira pesquisa de campo.

A partir do grfico, identificou-se que, embora as pessoas saibam o que referncia em um trabalho acadmico e de sua importncia para tornar este trabalho uma pesquisa consistente, a maioria dos alunos sabem fazer, apenas, de 1 (um) a 3 (trs) tipos de referncias, e que mais de 75% utiliza fontes eletrnicas nos trabalhos. E no toa que os alunos utilizam mais fontes virtuais, pois a maioria, isto , 76,6% dos alunos consideram as fontes virtuais as mais fceis de serem referenciadas. Deste modo, pode-se aduzir que as pessoas utilizam as fontes que sabem mais referenciar. Talvez a ideia de no saber desenvolver a referncia aps a utilizao do livro faz com que as pessoas utilizem outras fontes. No entanto, com base nesta pesquisa, o Reference Maker foi criado para suprir as necessidades dos alunos para fazer referncias de diversos materiais. Deste modo este software contribui para que o trabalho do aluno seja mais bem visto, ao passo que este far uso de fontes mais confiveis pelo fato de no ter problemas posteriores com a referncia.

5.2 Segunda pesquisa de campo Quando o Reference Maker foi cotejado, no que diz respeito a sua eficcia, com o JabRef, foi possvel perceber uma grande vantagem do Reference Maker. Aps a aplicao da pesquisa, por intermdio dos meios apontados no apndice B, tornou-se possvel traar o seguinte grfico:

Comparao do tempo real (em segundos)


JabRef

Reference Maker 0 100 200 300 400 500 600 700

Reference Maker JabRef 1 Pessoa 249 582 2 Pessoa 283 571 3 Pessoa 231 534 Figura 6: Resultado da segunda pesquisa de campo de cotejo de softwares. 4 Pessoa 242 552 5 Pessoa 256 548

O resultado est em segundos. Pode-se perceber que o tempo gasto pelos alunos para fazer a referncia no JabRef quase o dobro que no Reference Maker. Percebe-se, outrossim, que a primeira pessoa demora quase 10 (dez) minutos para fazer a referncia do livro no JabRef, enquanto que no Reference Maker, a mesma pessoa demora apenas pouco mais que 4 (quatro) minutos. A mdia de tempo pode ser vista no grfico abaixo:

Comparao da mdia de tempo


Reference Maker JabRef
0 Tempo (em segundos) 100 200 300 400 500 600

JabRef
557,4

Reference Maker
252,2

Figura 7: Comparao da mdia de tempo entre os softwares cotejados

E, por interposto desta anlise e estudo de campo, torna-se fundado dar destaque que o Reference Maker consegue ser inovador, melhorando o desempenho de uma ferramenta que j existia e consegue ser, tambm, eficaz, cumprindo sua tarefa e incumbncia para qual foi feito de modo rpido e objetivo.

6. Consideraes Finais No somente por intermdio de pesquisa, mas, sobretudo pela vivncia da realidade das instituies de ensino superior, vlido apontar que muitos alunos tm certa dificuldade na elaborao de trabalhos acadmicos e, principalmente, das referncias, pois estas implicam uma gama de variedades. De fato, para uma pessoa que acaba de ingressar na realidade da vida universitria pode sentir alguma dificuldade no incio de sua adaptao. Com a elaborao do software Reference Maker conseguiu-se provar, por meio de pesquisas de campo, seu desenvolvimento e anlise bibliogrfica, os objetivos traados ao longo do projeto, tais como o desenvolvimento de referncias de forma eficiente e eficaz e a elaborao de uma interface amigvel e de fcil compreenso por parte de usurios leigos. A partir dos mesmos foi possvel, do mesmo modo, provar as hipteses abordadas em relao ao auxlio acadmico prestado e a eficincia e eficcia por meio da simplicidade.

Por fim, considera-se que o software ainda poder ser acrescido de modificaes, bem como o contedo aqui desenvolvido, estando disponveis para o embasamento de futuros projetos. Deste modo, todas as caractersticas e particularidades do tema desta AAP podem ser aduzidas como apenas um material que complementa outros da rea, fornecendo, cada vez mais, subsdios para entendimento de todos os assuntos abordados neste trabalho.

REFERNCIAS

AREND, Denise; KUCHENBECKER, Valter. Como editar um livro. 2.ed. Canoas: Ulbra, 2004. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023:2002: Informao e documentao: referncias elaborao. Rio de Janeiro, 2002. BARBIERI, Jos Carlos. Organizaes inovadoras: estudos e casos brasileiros. 2.ed. rev. e atual. Rio de Janeiro, RJ: FGV, 2004. BRASIL. Decreto-lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Cdigo penal. Dirio oficial da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 31 dez. 1940. ______. Lei n 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislao sobre direito autorais e d outras previdncias. Dirio oficial da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 19 fev. 1998. CARBONI, Irenice de Ftima. Lgica de programao. So Paulo, SP: Pioneira Thomson Learning, 2003. CARVALHO, Joo Antonio. Informtica para concursos: teoria e questes. 3. ed. rev. e aum. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2006. (Srie provas e concursos). CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia cientfica. 6.ed. So Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2007. COELHO, Flvio Codeo. Computao cientfica com Python. Petrpolis, RJ: Edio do autor, 2007. DAVILA, Tony; EPSTEIN, Marc J.; SHELTON, Robert. As regras da inovao: como gerenciar, como medir e como lucrar. So Paulo, SP: Bookman, 2006. FERNANDES, Marcos Tarier. O poder da palavra: relaes humanas, neurolingustica e inteligncia emocional. Porto Alegre, RS: AGE, 2001. GOMES, Maria Lcia de Castro. Metodologia do ensino de lngua portuguesa. Curitiba: Ibpex, 2007.

HUBBARD, John R. Programao com Java. 2. ed. EUA: Bookman, 2004. (Coleo Schaum). JAVA. O que a tecnologia Java e por que necessria. 2011. Disponvel em: < http://www.java.com/pt_BR/download/faq/whatis_java.xml>. Acesso em: 12 Out. 2011. JOHNSON, Gerry; SCHOLES, Kevan; WHITTINGTON, Richard. Explorando a estratgia corporativa: textos e casos. 7.ed. So Paulo, SP: Bookman, 2005. LEITE, Mrio. Tcnicas de programao: uma abordagem moderna. Rio de Janeiro, RJ: Brasport, 2006. LORENZI, Fabiana; LOPES, Arthur Vargas. Linguagem de programao Pascal. Canoas, RS: ULBRA, 2000. NG, Wan. Web-based technologies, technology literacy, and learning. In: SUBRAMANIAM, Ramanathan; HIM, Leo Tan Wee [editores]. Handbook of research on literacy in technology at the K-12 level. United Kingdom: Idea Group Reference, 2006. OLIVER, Paulo. Direitos autorais da obra literria. Belo Horizonte: Del Rey, 2004. PAMPLONA, Vitor Fernando. Tutorial Java: o que Java. 2009. Disponvel em: < http://javafree.uol.com.br/artigo/871498/>. Acesso em: 12 Out. 2011. PEREIRA, Alexandre Gonalves; Conde, Jorge Luiz; Arajo, Maria Elo Meirelles. Manual de orientao metodolgica para trabalhos acadmicos. 2.ed. rev. e aum. Cruzeiro: FACIC, 2011. PLMER, Ellen. Mapas conceituais. In: TESKE, Ottmar [coordenador]. Sociologia: textos e contextos. 2. ed. Canoas, RS: ULBRA, 2005. RODRIGUES JNIOR, Jos Florncio. Avaliao do estudante universitrio: fundamentos e recursos. Braslia, DF: SENAC, 2009. SANTOS, Alexandre Klein dos. Os IDEs (ambientes de desenvolvimento integrado) como ferramentas de trabalho em informtica. UFSM, s.d. Disponvel em: < http://wwwusr.inf.ufsm.br/~alexks/elc1020/artigo-elc1020-alexks.pdf>. Acesso em: 20 Nov. 2011. SOMERA, Guilherme. Treinamento profissional em Java: aprenda a programar nesta poderosa linguagem. So Paulo, SP: Digerati Books, 2006. SURHONE, Lambert M.; TENNOE, Mariam T.; HENSSONOW, Susan F. Jabref. United Kingdom: Betascript Publishing, 2010. WEITZEL, Simone da Rocha; FERREIRA, Sueli Mara Soares Pinto. Percepo sobre acesso e visibilidade dos repositrios digitais e das revistas eletrnicas. In: FERREIRA, Sueli Mara Soares Pinto; TARGINO, Maria das Graas [organizadoras]. Acessibilidade e visibilidade de revistar cientficas eletrnicas. So Paulo: Senac So Paulo, 2010.

GLOSSRIO ADUZIR Expor, apresentar. ASSERO Afirmao. CALCAR Ter algo como base como base, se fundamentar em algo. COADJUVAR Ajudar, auxiliar. COTEJAR Sinnimo de calcar. DELINEAR Traar. DOUTRINA Ensinamento, disciplina. EMBASAR Sinnimo de cotejar. ENSAIO Momento. EXEQUVEL Que se pode executar. EXPLANAR Explicar. IBIDEM Vocbulo de origem latina, com significado de no mesmo lugar. INCUMBNCIA Encargo; Ato ou efeito de incumbir. INSTAR Ser iminente. INSTNCIA Insistncia. INTERPOSTO Que serve de intermedirio. INVESTIGAO Pesquisa. MINUDENCIADO Particularizado. NO QUE TANGE Em relao a. OBSERVNCIA Execuo de determinada ao. ORDINRIO Freqente, regular, repetido. OUTORGAR Conceder. OUTROSSIM Igualmente.

PARFRASE Ato de sobrescrever determinadas passagens em um texto trocando suas palavras por sinnimos. PASSIM Advrbio latino que significa por toda parte; neste lugar e noutros. PONDERAR Alegar, expor. PORVENTURA Por acaso, talvez. PRECONIZAR Recomendar. PREMISSAS As proposies apresentadas, a maior e a menor, em uma argumentao. QUESITOS Requisitos. QUI Talvez. REDUNDAR Resultar. REITERAR Fazer de novo; renovar, repetir. SALIENTAR Por em evidncia, realar. SISUDO Prudente, sensato. SUBSDIO Auxlio, ajuda, assistncia. VERACIDADE Verdade, se algo verdadeiro.

APNDICE A FORMULRIO DE PERGUNTAS E PROCEDIMENTOS DA PRIMEIRA PESQUISA DE CAMPO A pesquisa foi realizada com 30 alunos da FATEC Prof Waldomiro May, que se encontra na cidade de Cruzeiro UF: SP. A pesquisa buscou identificar o conhecimento dos alunos de graduao no que diz respeito capacidade de elaborao de referncias conforme a ABNT. A princpio, foram feitas perguntas de conhecimento generalizado; e, em seguida, perguntas que exigiam conhecimentos mais especficos. O formulrio oferecido para os alunos foi, fielmente, impresso como abaixo: 1 Voc sabe o que referncia em um trabalho acadmico? a) Sim b) No 2 Voc sabe qual a importncia da referncia em um trabalho acadmico? a) Sim b) No c) Parcialmente 3 Voc sabe como fazer referncia? a) Sim b) No c) Parcialmente 4 Quantos tipos de referncias voc sabe fazer (de livros, fontes eletrnicas etc.)? a) Nenhuma b) De 1 a 3 tipos c) De 4 a 7 tipos d) Mais que 7 tipos 5 Qual tipo de referncia que voc mais utiliza? a) Bibliogrfica (livros, revistas, jornais etc.) b) Eletrnica (internet e meios eletrnicos) c) Visuais, de anotaes e de informaes verbais 6 Em qual tipo de referncia voc tem mais dificuldade em elaborar? a) Bibliogrfica (livros, revistas, jornais etc.) b) Eletrnica (internet e meios eletrnicos) c) Visuais, de anotaes e de informaes verbais

APNDICE B PESQUISA DE CAMPO DE EFICINCIA E EFICCIA DO REFERENCE MAKER

Na segunda pesquisa de campo, a fim de provar no somente a eficincia do Reference Maker, entretanto, sobretudo, sua eficcia, foram escolhidos 5 (cinco) alunos da FATEC Prof Waldomiro May, que se encontra na cidade de Cruzeiro UF: SP. Estes 5 (cinco) alunos foram submetidos a referenciar o livro de ttulo Conhecendo o Marketing, tendo como autor, Gilson Honorato. Houveram indagaes de que j existia um programa que elaborava referncias e que o Reference Maker no seria um software to eficaz quanto o mesmo. O software colocado como superior ao Reference Maker se chama JabRef. Deste modo, esta pesquisa de campo tem como objetivo apontar a improcedncia desta assero infundada. No intuito de atingir as expectativas traadas para esta pesquisa de campo, as 5 (cinco) pessoas, isto , uma de cada vez, foram submetidas ao uso de cada software (JabRef e Reference Maker). Cada aluno teria de referenciar o livro de Gilson Honorato (j ressaltado nas linhas anteriores). Primeiramente a pessoa faria o uso do JabRef e, posteriormente, do Reference Maker. Com isso, o tempo que o aluno levou para elaborar a referncia do livro de Honorato foi cronometrado uma vez no uso do JabRef e, depois, no uso do Reference Maker. Cada software deveria gerar a seguinte referncia, levando em considerao a ABNT e sua norma NBR 6023:2002, que padroniza a elaborao de referncias:

HONORATO, Gilson. Conhecendo o Marketing. Barueri, SP: Manole, 2004.

Foi notrio perceber que os alunos gastaram muito mais tempo para fazer a referncia utilizando o JabRef do que fazendo uso do Reference Maker. Este apndice tem como objetivo apenas explicar os procedimentos adotados para a segunda pesquisa de campo. Para informaes mais minudenciadas sobre o resultado desta pesquisa, ver a seo de resultados e discusso desta AAP.

Potrebbero piacerti anche