Sei sulla pagina 1di 23

XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ALAS 6 a 11 de setembro de 2011, UFPE, Recife-PE Grupo de Trabalho: Globalizao, integrao regional e subregional

DA DOUTRINA MONROE GLOBALIZAO: POLTICAS DE INTEGRAO ECONMICA E DOUTRINAS DE SEGURANA NAS AMRICAS. UMA PERSPECTIVA HISTRICA.

Jacques de Novion1

O final do sculo XX e incio do sculo XXI apontam um novo momento, em construo na atualidade, onde se evidencia o surgimento de uma nova etapa histrica. A derrocada do sistema bipolar e da Guerra Fria (1989/1991)2 deflagra o denominado processo de Globalizao3 neoliberal, com a elaborao de novas polticas de integrao econmica, novas doutrinas de segurana, novas formas de relacionamento internacional, novas centralidades, novas territorializaes, novos recursos, riquezas e ganncias, novos conflitos e novos grupos sociais como os principais vulnerabilizados.
1

Doutor em Estudos Latino-Americanos pela Universidade Nacional Autnoma do Mxico. Mestre em Histria pela Universidade de Braslia. Especialista em Biotica pelo Ncleo de Estudos e Pesquisas em Biotica da Universidade de Braslia. Atualmente professor no curso de Relaes Internacionais do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC/Braslia) e do Instituto de Educao Superior de Braslia (IESB).
2

Queda do Muro de Berlim (1989). Fim da Unio das Repblicas Socialistas Soviticas (URSS)

Embora o processo atual seja denominado de globalizao, deve-se esclarecer que o ano de 1492 simboliza o desencadear inicial deste processo, a partir das expanses ultramarinas, da Conquista e da Colonizao da Amrica.

Neste processo, a Amrica Latina e o Caribe no ficam alheios. A construo desta nova ordem global modifica a realidade interna dos pases da regio, assim como as formas de relacionar-se entre si e com os demais pases e continentes. Numa perspectiva histrica, desde os processos de independncia e emancipao dos pases da Amrica (finais do sculo XVIII e XIX) at a atualidade (sculo XXI) se verifica a existncia do Binmio de Integrao econmica Segurana continental4, que marcam a Histria das Amricas, a Histria das Relaes Internacionais da Amrica Latina e Caribe, a Economia e Poltica LatinoAmericana, a Sociedade e Cultura da Amrica Latina, e a Geopoltica LatinoAmericana.

Este Binmio estabelece, principalmente, desde finais do sculo XIX, a aplicao mista e conjunta, que se retroalimenta, de polticas de integrao e doutrinas de segurana, entre EUA e a Amrica Latina e o Caribe. Ao longo desse recorte temporal, se desenvolvem dois distintos momentos no continente. Cada momento conforma distintos perodos que marcam em seu tempo e espao as particularidades das distintas formas e mecanismos propostos para a Integrao e os opositores ou inimigos a combater.

Este artigo est construdo desde uma perspectiva multidisciplinar, promovendo o dialogo entre diferentes campos do conhecimento, com metodologias e teorias prprias, que apresentam diferentes observaes e analises sobre um objeto comum. Aqui, parte-se de uma observao em perspectiva histrica desde a Historia das Relaes Internacionais da Amrica Latina e Caribe e a Histria das
4

Sobre o Binmio de Integrao Econmica e Segurana Continental, foi construda e incorporada tese doutoral uma tabela que busca sintetizar as informaes e pontos importantes na construo das idias de integrao nas Amricas e as doutrinas de segurana que determinam os inimigos a combater. Essa tabela foi anexada ao final deste documento, anterior Bibliografia. NOVION, Jacques. Las ltimas Fronteras del Sistema Capitalista. Hegemona, Integracin y Seguridad en las Amricas. La Amazona y el futuro en cuestin. Tese doutoral apresentada ao Programa de Ps-graduao em Estudos Latino-Americanos da Universidade Nacional Autnoma do Mxico. Defendida em 21/02/2011. Paginas 114 e 115.

Amricas-, que dialoga com estudos e analises de caso no mbito das Cincias Sociais-, promove novos reordenamentos espaciais, sejam locais ou macroregionais com a Geografia, particularmente a Geopoltica-, e contribuindo para a produo de pesquisas, estudos e analises comparativos por meio das Cincias Polticas e dos Estudos Latino-Americanos.

As Cincias Humanas e as Cincias Sociais encontram nas temticas tratadas a seguir, principalmente no perodo atual, importante lugar de debate e de construo de um saber multidisciplinar, de construo de um conhecimento que se complementa a partir das distintas especialidades. Essa complementaridade no se refere a uma simples e descuidada superposio de informaes e dados. Sua importncia se deposita na construo de um conhecimento de maior amplitude e complexidade, a partir do dilogo entre essa produo diversificada.

Definies internas...

Sobre os dois momentos do Binmio, se encontra um relativo s definies internas (final do sculo XVIII ao final do sculo XIX) e outro de aes externas (final do sculo XIX a princpios do sculo XXI). Mesmo assim, importante salientar que o processo de conquista e colonizao, e suas conseqncias no continente, ao longo dos sculos XVI, XVII e XVIII, possuem implicaes intrnsecas no recorte temporal tratado.

O primeiro momento se inicia com o processo de independncia dos Estados Unidos da Amrica (1775) e a elaborao do Destino Manifesto 5, passa pela Doutrina Monroe6 (1824), e se concretiza com a primeira proposta de integrao
5

O Destino Manifesto atribui ao Estadunidense uma caracterstica gloriosa e abenoada. De uma nao constituda de um povo escolhido e em uma terra prometida. Destino esse construdo desde o primeiro momento, como propulsor de uma nova e nascente nao, que marcar seu processo expansionista e de definio de fronteiras.
6

Amrica para os Americanos.

do continente, o Panamericanismo (1889). No diferentemente, a Amrica Latina e Caribe, paralelamente, atravessam seus processos de independncia (18101898)7 e tambm apresentam suas particularidades prprias. (BOESNER, 1996; MONIZ BANDEIRA, 2004 e 2005; NEVES & STEELER COMMAGER, 1996; VIEL MOREIRA & QUINTEROS & REIS DA SILVA, 2010; ZINN, 2006).

Observando a existncia de um espao temporal, de sessenta e cinco anos, entre a elaborao da Doutrina Monroe e a aplicao do Panamericanismo, essa separao encontra explicao no momento de definio interna das nascentes naes. Entende-se por definies internas o momento subseqente independncia, de definies polticas, sociais, econmicas, culturais, territoriais, entre outras, conformando uma identidade e um projeto nacional a criao de uma comunidade imaginada-. (ANDERSON, 1989)

No caso dos Estados Unidos da Amrica (EUA), essa separao temporal pode ser verificada com a Marcha para o Oeste (sculo XIX), a invaso do Mxico (1846-1848), e a Guerra de Secesso (1861-1865), entre outros. No caso da Amrica Latina e Caribe, a fragmentao do territrio colonial espanhol e o surgimento de distintas naes, assim como a centralizao do territrio colonial portugus e a manuteno dessa unidade territorial aps sua independncia, tambm exemplificam a mesma.

As delimitaes das fronteiras e limites territoriais, a busca por recursos e riquezas, a definio do tipo de produo e do uso da terra, a conformao de novas elites, a estruturao do Estado e das sociedades, a solidificao de uma identidade e de um projeto de nao com um futuro a alcanar, e a incondicional defesa da integridade fsica e moral nacional, simbolizam o peso e a importncia dessas definies internas.

As datas mencionadas se referem Independncia do Mxico (1810) e a Independncia de Cuba (1898). Igualmente, faz-se necessrio apontar a problemtica referente Independncia do Haiti.

Sem essas no existe a percepo do quem somos e do que queremos ser. Em outras palavras, as definies internas promovem a construo de uma identificao que diferencia do outro, daquilo que no se . Somente a partir do entendimento de quem somos, em inseparvel contraposio ao quem no somos, se constri uma identidade nacional, simultaneamente definio do territrio e do projeto nacional. O projeto nacional, ou que queremos ser, vislumbra um futuro planejado pelo Estado e pretendido pela nao. Os esforos da sociedade passam a ser depositados na construo desse futuro a alcanar. A idia de projeto hegemnico de nao constitui um exemplo nesse sentido, entre uma realidade presente e uma projeo futura.

... Aes externas A partir dessas constataes, no difcil observar que a definio de quem somos e de que queremos ser impulsionam a necessidade de relacionamento com o outro. A construo desse processo, ou como queremos e com quem queremos, no caso das Amricas, se estabelecem com vigor no final do sculo XIX, com a primeira iniciativa de integrao dos EUA para o centro-sul do continente.

O Panamericanismo (1889) simboliza uma poltica de integrao multilateral que, alm de mostrar-se insuficiente em seus postulados, materializou os primeiros intervencionismos poltico-militares, principalmente, na Amrica Central e Caribe. A diplomacia do dlar e a poltica do garrote sintetizam o tipo de integrao proposta nesse momento. Uma poltica com dois lados: aos aliados remessas e apoios econmicos; aos opositores o corte de investimentos e o enforcamento econmico. A United Fruit Company se estabelece nesse momento em grande parte dos pases do centro do continente e exerce importante papel nos conflitos

agrrios da regio, como na Nicargua com Augusto Sandino e em El Salvador com Farabundo Mart, entre outros. (BOESNER, 1996; VIEL MOREIRA & QUINTEROS & REIS DA SILVA, 2010)

Com a insuficincia de seus postulados, o Panamericanismo suplantado pelo Interamericanismo. Esta nova idia de integrao surge na dcada de 1930, em um momento particular do contexto mundial, e se estende ao perodo da coexistncia pacfica (1945-1961). A proximidade da 2a Guerra Mundial impulsiona os olhares, interesses e aes Estadunidenses para esse conflito. Nesse momento, ocorre um relativo abrandamento das relaes entre EUA e o centro-sul do continente, promovendo um momento de relativa autonomia regional. Essa situao permitia aos EUA evitar uma frente de batalha no continente, assim como a aproximao dos pases da regio ao nazismo e fascismo, ou mesmo ao comunismo. (Ibid)

Essa relativa tranqilidade nas relaes internacionais do continente, nesse perodo, se contrape aplicao da doutrina de contra-insurgncia. Os movimentos contestatrios e opositores influncia e presso dos EUA, bem como opositores internos aos governos locais, passam a ser considerados insurgentes e, conseqentemente, colocados margem da lei, combatidos e perseguidos. (Ibid)

So exemplos nesse sentido os governos de Getlio Vargas e Juan Domingos Pern, no Brasil e Argentina respectivamente. Denominados de populistas, buscaram diversificar as relaes comercias rompendo com o monoplio Estadunidense, desataram projetos nacionalistas, industrializantes e estatizantes e combateram a contra-insurgncia depositada nos movimentos contestatrios e opositores ao regime, tanto no plano internacional como no plano nacional. Comunistas, anarquistas, movimentos camponeses, organizaes sindicais, entre outros, conformam alguns dos afetados pela contra-insurgncia. (Ibid)

O fim da 2a Grande Guerra desencadeia uma Nova Ordem Mundial, em disputa desde o fim do Concerto Europeu e da Hegemonia Coletiva segunda metade do sculo XIX-. A invaso Sovitica a Berlim e o ataque Estadunidense a Hiroshima e Nagasaki estabelecem a bipolarizao do mundo. O Ocidente capitalista com hegemonia dos EUA e o Oriente socialista com hegemonia da Unio das Repblicas Socialistas Soviticas (URSS). A bipolarizao estabelece dois momentos especficos: a coexistncia pacfica (1945-1961) e a Guerra Fria (19611989/1991). No primeiro, as duas hegemonias globais abdicam temporariamente de um novo conflito blico, reordenando suas aes ao novo patamar hegemnico. No segundo, as duas potncias evitam um conflito direto, porm se enfrentam nos territrios do terceiro mundo, com a chamada Guerra por Satlites. (HOBSBAWM, 1996; SOMBRA SARAIVA, 1997)

No que se refere coexistncia pacfica na Amrica Latina e Caribe ocorre uma mudana no cenrio poltico da regio. Os governos populistas passam a ser substitudos por governos reformistas, que passam a ter maior apoio da hegemonia Estadunidense em contraposio s ditaduras populista e

conservadoras. O Interamericanismo passa a discutir e definir, entre 1947 e 1948, uma agenda poltica de defesa conjunta e uma nova esfera de representao. Nasce o Tratado Interamericano de Assistncia Recproca (TIAR) e a Organizao dos Estados Americanos. (BOESNER, 1996; VIEL MOREIRA & QUINTEROS & REIS DA SILVA, 2010)

Durante a coexistncia pacfica ocorrem importantes fatos no centro-sul do continente, que se elencaro alguns a seguir. A opo dos EUA em apoiar a ascenso de governos democrticos reformistas sofre duro revs e intensifica a retomada e fortalecimento de governos ditatoriais ou conservadores.

Em 1948, na cidade de Bogot ocorre a homologao multilateral do TIAR e a criao da OEA. Simultaneamente a esse importante acontecimento nas Relaes Internacionais da Amrica, ocorre o assassinato de Eliecr Gaitn, terra-tenente

liberal e candidato a presidncia da Colmbia, nas ruas da mesma cidade. Na Guatemala, em 1950, ocorre a eleio do liberal reformista Jacobo Arbenz, que acaba derrocado em 1952 e substitudo por uma junta militar. Tanto o assassinato de Gaitn como a deposio e o exlio de Arbenz tem em comum a ao direta do Centro de Inteligncia dos EUA (CIA), que viam nas propostas liberais reformistas ameaas significativas que afetariam os interesses da hegemonia no seio destas sociedades. Essas aes da CIA so consideradas as primeiras intervenes diretas do rgo Estadunidense na regio, que encontra nas elites locais um forte aliado. (Ibid)

A ao da doutrina de contra-insurgncia e os interesses hegemnicos na regio evidenciam, no perodo analisado, uma inexistente autonomia e tranqilidade nas relaes do continente. A autonomia e a tranqilidade na toma de deciso pelos governos reformistas se confronta com a necessidade da hegemonia em manter seus negcios e interesses na regio, alm de manter os benefcios e privilgios das elites locais.

Guerra por Satlites na Amrica Latina e Caribe

O perodo da coexistncia pacfica manteve uma lgica Interamericanista, calcada nas relaes bilaterais e na doutrina da contra-insurgncia, como observada anteriormente. Essa lgica sofre mudanas a partir da dcada de 1960, com a definitiva materializao da Guerra Fria no continente americano, a partir da Revoluo Socialista Cubana. A ascenso dos revolucionrios ocorre em janeiro de 1959, sendo considerado inicialmente pelos EUA mais uma revoluo reformista e liberal, vista como necessria frente desgastada posio de Fulgencio Batista. O processo de estatizao de empresas estrangeiras, a reforma agrria e urbana, entre outros, ocasionou a insatisfao do governo

Estadunidense de John F Kennedy (JFK), que em 1961 ordenou a interveno em

Cuba, com a invaso da Bahia de Cochinos por mercenrios cubanos exilados em Miami. (HOBSBAWM, 1996; SOMBRA SARAIVA, 1997)

A fracassada tentativa de invaso, contida pelo Exercito Revolucionrio Cubano, desencadeou uma srie de acontecimentos, como a definio cubana pelo modelo socialista, a crise dos msseis nucleares em Cuba, entre EUA e URSS, e a expulso de Cuba da OEA. A materializao da Guerra Fria no continente, com o surgimento do primeiro satlite sovitico na Amrica, desestabilizou definitivamente a autonomia e a tranqilidade das relaes internacionais do continente. (HOBSBAWM, 1996; SOMBRA SARAIVA, 1997; BOESNER, 1996; VIEL MOREIRA & QUINTEROS & REIS DA SILVA, 2010)

Frente grave crise de dependncia das economias da Amrica Latina e Caribe e a ameaa da sovietizao ou cubanizao da regio, o governo JFK lana a Aliana para o Progresso e a nova doutrina de segurana. A Aliana para o Progresso, apresentada de forma multilateral e firmada em mbito bilateral, sintetiza a garantia de financiamentos e ajudas econmicas aos pases da regio que no se aliassem ao comunismo. Aqueles pases que no seguissem to tendncia e resistissem imposio geopoltica da hegemonia seriam alvos da doutrina anticomunista. (BOESNER, 1996; VIEL MOREIRA & QUINTEROS & REIS DA SILVA, 2010)

No que tange a doutrina anticomunista a Amrica Latina e Caribe esteve submersa num caldeiro de conflitos: A regio esteve marcada pelos sucessivos golpes militares (1952-1990), principalmente no cone sul, como forma de conteno da ascenso das esquerdas. A tentativa fracassada de levante guerrilheiro na Bolvia, que resultou no assassinato de Ernesto Che Guevara (1967). A significativa vitria de Salvador Allende no Chile (1970) e o seu assassinato no Palcio de La Moneda, pelo golpe militar de Augusto Pinochet, das

elites chilenas e da CIA (1973)8. A ascenso da luta guerrilheira, principalmente urbana, e a instaurao da Operao Condor9. As ilegalidades, clandestinidades, prises, torturas, calabouos, desaparies e eliminaes de milhares de pessoas, do idia dos rumos tenebrosos desse perodo, com profundas conseqncias fsicas e psicolgicas irreversveis, a no ser pela luta insistente da memria e verdade10. (Ibid)

O resultado desse momento no continente , qui, o mais sombrio (TEIXEIRA DA SILVA, 2004) dos ltimos tempos. A Aliana para o Progresso acabou por empurrar as economias latino-americanas para uma crise econmica de maior profundidade. Entre as dcadas de 1960 e 1980 a economia da regio se arruinou com uma crise de hiperinflao, com um excessivo aumento da divida externa
8

A vitria de Salvador Allende em 1970 tem uma importncia particular. Esse triunfo marca a primeira eleio democrtica de um candidato com projeto socialista no mundo. Si essa experincia marca um novo caminho para a ascenso das esquerdas, sem a luta armada, por outro lado a derrocada e o assassinato de Allende se faziam imprescindveis para a manuteno dos interesses da hegemonia. Permitir um governo socialista na regio era inaceitvel pela doutrina anticomunista, permitir um governo socialista eleito democraticamente era mais fortemente inaceitvel. No por acaso o projeto socialista foi suprimido no Chile para servir de laboratrio para o neoliberalismo (Porto-Gonalves: 2006). Sobre a atual exumao do corpo de Allende e a certificao de seu assassinato ou suicdio durante o cerco e bombardeio a La Moneda, se verifica uma explicao com pouca credibilidade, que apenas serve para desvirtuar a real situao daquele 11/09/1973. Assassinato ou suicdio no ocultam o fato central: a deposio forcada de um presidente eleito democraticamente por um conluio de interesses entre elites locais, empresas e foras de inteligncia da hegemonia.
9

A Operao Condor tinha como meta intercambiar presos polticos entre as ditaduras do cone sul. Foragidos ou procurados pelas ditaduras encontrados em outros pases seriam repatriados. Posteriormente o repatriamento foi abandonado e os presos eram torturados, desaparecidos e mortos no pas de priso. A Operao Condor, se comparada s demais polticas de integrao, qui, seja a nica que tenha funcionado de forma efetiva.CALLONI, 2002)
10

Sobre a herana das ditaduras pode-se elencar variadas conseqncias. Entre esse caudal de heranas, com importncias e resultados distintos, deve-se ressaltar a herana fsica e a herana psicolgica desse processo. O fim das ditaduras revela a lamentvel eliminao fsica de uma gerao pensante e critica, assim como imprime aos sobreviventes e a gerao seguinte a propagao do trauma psicolgico. Estas heranas, entre outras, esto presentes nas realidades chilena e argentina, e no s nelas. Por isso, a necessidade de construo de polticas de memria, reparao, apario e verdade se fazem substanciais. a partir delas que se mantm a histria viva, se afasta o esquecimento, se valoriza a memria, se fortalecem os Direitos Humanos e se reconstri as sociedades com base na tolerncia.

resultante das remessas econmicas, com um empobrecimento agudo das populaes, elevando a dependncia econmica, a marginalizao e a miserabilidade. A dcada de 1980 fica marcada na Histria como a dcada perdida das economias latino-americanas. (BOESNER, 1996; HOBSBAWM, 1996; SOMBRA SARAIVA, 1997; VIEL MOREIRA & QUINTEROS & REIS DA SILVA, 2010) Si a ameaa comunista dava a tnica das polticas e doutrinas de segurana, paralelamente, novas preocupaes ganham destaque e so elevadas a condio de segurana. A triple crise da dcada de 1970 crise energtica (1973 e 1979), crise ambiental e a crise do Sistema Capitalista- a decadente situao econmica e poltica da URSS, o processo de redemocratizao da Amrica Latina e Caribe, assim como o crescimento dos esquemas ilcitos do narcotrfico, so algumas evidencias das futuras transformaes que ocorrero, modificando o Binmio mais uma vez no final do sculo XX e incio do sculo XXI.

O Sistema (no o Modelo) em Crise.

No que se refere a este complexo momento, importante ressaltar a deflagrao de uma triple crise que modificar o panorama da regio e do globo. A triple crise tem origem nas crises energticas da dcada de 1970. A primeira (1973) resultado do corte de produo e venda do petrleo pela Organizao de Pases Exportadores de Petrleo (OPEP) para pases aliados a Israel, durante a guerra do Yom Kippur. A segunda (1979) tem relao com a Revoluo Islmica Iraniana e a perda de influencia das potncias capitalistas nesse pas petroleiro. Situao que acaba por reduzir o subministro de ouro negro para os centros do sistema e desencadeia em 1980 a guerra Ira-Iraque. (BOESNER, 1996; HOBSBAWM, 1996; SOMBRA SARAIVA, 1997; TEIXEIRA DA SILVA, 2004; VIEL MOREIRA & QUINTEROS & REIS DA SILVA, 2010

A gravidade de controle dos recursos energticos para manter as engrenagens do Sistema funcionando revelam a elevada escassez desses recursos naturais em escala planetria. A escassez energtica evidencia uma nova problemtica, de maior complexidade: o avanado processo de devastao e degradao planetria resultante em uma crise ambiental global. Esta, revelada e denunciada pela comunidade cientfica internacional, revela a incompatibilidade entre a velocidade de renovao da natureza (tempo natural) e a velocidade de produo e reproduo capitalista (tempo tecnolgico). dizer, o tempo necessrio para a renovao natural maior que o tempo imposto pelo processo tecnolgico atual, de produo e reproduo do Sistema. O Meio ambiente no se renova na mesma velocidade e proporo exigida pela produo capitalista. (PORTO-GONALVES, 2006)

Esta constatao traz embutida uma discusso de extrema importncia, que nem sempre se mostra evidente. O Sistema11 fabricou (de 1780 a 1970) a idia de um Capitalismo ilimitado, desenvolvimentista, que promoveria o crescimento

econmico e o desenvolvimento tecnolgico progressivos. Esse Capitalismo ilimitado se refere idia de abundncia.

Porm, a partir da dcada de 1970, a Crise Energtica e a Crise Ambiental revelam a incapacidade de manuteno desse Capitalismo abundante,

progressivo e ilimitado. Nesse momento passa a vigorar a idia de Capitalismo limitado, com propostas alternativas ou sustentveis, onde a idia de escassez substitui a abundncia.

11

A idia de Sistema utilizada nesta abordagem est associada ao conceito de Sistema-Mundo ModernoColonial, cunhada por Emmanuel Wallerstein (1998). Conceito que entende ao Mundo como organizado e pertencente a um Sistema, que impem prticas coloniais a sua periferia, garantindo a produo de uma modernidade que abastece os centros do mesmo. Si durante a colonizao essa idia evidencia o perodo mercantilista, de acumulo de capital, da histria do capitalismo; hoje, na globalizao neoliberal essa relao se estabelece a partir de uma moderno-colonialidade, onde as estratgias e aes passaram a ocupar corpos e mentes. O fim da colonizao no acabou com as praticas colonizadoras, permanecendo e perpetuando-se no inconsciente dessas populaes e determinando a continuidade dessa relao. (QUIJANO, in LANDER & CASTRO GMEZ, 2000).

Para Marx, segundo John Bellamy Foster (2000), as relaes entre Homem Natureza so Relaes Metablicas, onde o Homem significa a Natureza e a Natureza re-significa o Homem. Ou seja, o Homem d sentido, valor e importncia a Natureza, que passa a redefinir o sentido, o valor e a importncia do prprio Homem. Com base nesse pensamento, pode-se afirmar que o metabolismo produz duas idias: Natureza pertencente ao Homem e Homem pertencente Natureza. Sem dvida, na atualidade existe uma maior importncia da primeira com forte caracterstica econmica-, que da segunda com forte apelo cultural e ambiental-. Esse metabolismo no est se dando de forma equilibrada, e as conseqncias dos ltimos trs sculos se fazem sentir na atualidade.

O desequilbrio metablico e a limitao natural acabam por impor a Crise do Sistema Capitalista. importante ressaltar esta afirmao uma vez que no se trata apenas da insuficincia do modelo em vigor e sua superao por outro modelo capitalista. As propores sistmicas desta crise afetam diretamente o ideal capitalista. Diferentemente do imaginvel, o inimigo no nenhuma outra ideologia (Nazismo, Fascismo, Comunismo, Anarquismo), mas sim a prpria ideologia capitalista que alcana seu ponto de saturao com o uso acelerado, irresponsvel e progressivo dos recursos naturais.

Um Novo Binmio

A Dcada Perdida, como observado anteriormente, marca um momento de extrema gravidade econmica na Amrica Latina. O processo de

redemocratizao e o fim das ditaduras militares, pouco a pouco, vo restabelecendo a normalidade poltica dos pases. Porm a euforia do retorno democracia afagada com a herana da crise hiper-inflacionria, o agravamento das dividas externas, o empobrecimento das populaes, a exploso da violncia,

o fortalecimento das atividades ilcitas e das redes de trfico, entre outras. (BOESNER, 1996; HOBSBAWM, 1996) O fim da Guerra Fria com a queda do muro de Berlim (1989) e o fim da URSS (1991)- somado s novas condies econmicas e de segurana da Amrica Latina e Caribe, impuseram a elaborao de uma nova poltica econmica, capaz de reduzir ou estancar a grave crise, bem como dar conta das novas problemticas e redefinir a doutrina de segurana.

O fim da bipolarizao e a caducidade da doutrina anticomunista levaram a hegemonia a reelaborar o Binmio de Integrao econmica Segurana continental. O duro golpe orquestrado pela frmula da Aliana para o Progresso Anticomunismo na Amrica Latina e Caribe determinava a emergencial ao de recuperao dessas economias.

Neste sentido se elabora um plano econmico, aps as fracassadas tentativas do Plano Baker (1985) e do Plano Brady (1989). Este plano econmico, conhecido como Consenso de Washington (1989), previa a abertura financeira, dolarizao das economias, incorporao no mercado global, reduo das funes do Estado. Com a derrota do Socialismo, o triunfismo capitalista instaurou o unilateralismo hegemnico Estadunidense e a Globalizao neoliberal. (BOESNER, 1996)

No mbito da segurana, novas problemticas passam a ocupar papel de destaque, substituindo o obsoleto anticomunismo. A Nova Agenda de Segurana, da dcada de 1980, passa a considerar o Combate ao Narcotrfico, Preservao do Meio Ambiente e a Conteno da Imigrao Latino-Americana para os EUA, como problemticas centrais, instaurando a doutrina anti narcotrfico. Aqui importante observar a modificao do conceito de segurana, que abandona a idia de inimigo nico, ideolgico e detectvel, para uma pulverizao da agenda de segurana que passa a incorporar mltiplos inimigos, sem ideologia e no detectveis. Ademais de incorporar novas problemticas at ento ignoradas,

como a escassez alimentar, a sade pblica e o HIV/AIDS, o trfico de animais e seres humanos, a biopirataria e o roubo de propriedade intelectual, a participao social e os Direitos Humanos, o aquecimento global e as mudanas climticas, entre outros. (MESSARI, In GMEZ, 2004; ESTAY in CECEA, 2004)

As polticas do Consenso de Washington produziram uma momentnea situao de respiro econmico que acabou em uma nova crise de propores mais complexas, como os efeitos Tequila e Tango, no Mxico (FUSER, 1995) e na Argentina, respectivamente. Em meio a esse novo cenrio o governo George Bush lana a Iniciativa das Amricas, que tem sua implementao discutida na I Cpula das Amricas (1994), j no Governo Bill Clinton. Essa iniciativa d origem a proposta de integrao multilateral e a criao de uma rea de Livre Comrcio das Amricas (ALCA), que acabou refutada durante a Cpula, principalmente pelas crticas do Brasil e da Venezuela imposio de um modelo unilateral hegemnico. (BOESNER, 1996; ESTAY & SNCHEZ, 2005)

O emperramento no mbito multilateral da ALCA no paralisou as intenes de integrao dos EUA, que passa a adotar o mbito bilateral. Essa estratgia impe a assinatura dos acordos a partir da fragilizao dos pases nas negociaes paralelas. Ou seja, si no possvel a integrao por via multilateral, entre todos, adota-se a via bilateral, um a um. O Tratado de Livre Comrcio da Amrica do Norte (1994), o Plano Dignidade (1997), o Plano Colmbia I Iniciativa Andina (1999), o Plano Puebla-Panam (2001), o Plano Colmbia II Iniciativa Regional Andina (2002), a Iniciativa de Integrao Regional Sul Americana IIRSA (2003) e o Plano Mxico Iniciativa Mrida (2007), so exemplos significativos desta estratgia. Alm de medidas de ajuste e de insero das economias da regio no mercado global, todas acompanham a Nova Agenda de Segurana e a doutrina anti narcotrfico. Esta doutrina incorpora, aps os eventos do 11/09, o Combate ao Terrorismo e se estabelece a nova e atual doutrina anti narco-terrorismo. (NOVION, 2011)

Frente a estas polticas possvel estabelecer dois tipos de observaes: uma em mbito nacional, outra em mbito macro-regional. Na primeira se verificam as transformaes neoliberais, o reordenamento espacial e o surgimento de novos conflitos no interior das sociedades. Na segunda, se verifica a imposio de uma nova geopoltica latino-americana, com uma nova organizao espacial do territrio, que cerca e incorpora reas abundantes em recursos, riquezas e conhecimentos, e produtor de novos atores e grupos sociais vulnerabilizados, principalmente, as populaes tradicionais e originrias que habitam esses espaos de importncia. (Ibid)

A Era da Escassez

O conjunto de polticas bilaterais aplicadas na Amrica Latina, mencionadas a cima, impe uma nova lgica macro-regional. Observadas desde o mbito nacional, estas polticas apresentam-se como centradas em um inimigo especfico. Os Planos Dignidade (na Bolvia), Colmbia I, Colmbia II e Mxico centram suas aes no combate ao narcotrfico. Enquanto o Plano Puebla-Panam e a IIRSA centram suas aes na Preservao do Meio Ambiente e na integrao regional. (Ibid)

Mesmo com essas centralidades, estas polticas bilaterais revelam um conjunto de polticas neoliberais, de reforma do Estado, de liberalizao econmica, de aumento da participao externa, de re-ordenamento territorial, de cerco a recursos e riquezas, de apropriao e dominao do conhecimento tradicional e originrio, de cooptao, expulso, marginalizao e/ou eliminao de grupos sociais especficos, que preparam e redefinem o papel do pas na economia regional e global. Mais que combater indgenas, ribeirinhos, camponeses, guerrilheiros, bandoleiros, sindicalistas, associaes, entre outros, baixo a doutrina anti narco-terrorista, o conjunto destas polticas apontam uma redefinio geopoltica da Amrica Latina, capaz de atender as necessidades hegemnicas e

do mercado global. (SEOANE, 1997; CECEA, 2001, 2004 e 2006; GMEZ, 2004; Porto-Gonalves, 2001 e 2006; LON HERNANDEZ, 2007; NOVION, 2011)

Retomando a discusso sobre a Crise do Sistema Capitalista, depois de aproximados quarenta anos do anuncio da crise ambiental e energtica pode-se constar que as polticas aplicadas no incio do sculo XXI no tratam realmente de reverter o processo de degradao e destruio planetria. A idia de escassez no promoveu uma cruzada pela recuperao ambiental e pela busca de novas tecnologias limpas. Pelo contrrio, a mesma desencadeou uma corrida pelo controle dos ltimos bolses naturais ricos em recursos, riquezas e

conhecimentos, e impe uma nova lgica que no tem relao com a preservao ambiental ou uma poltica sustentvel para o uso da natureza. Essas ltimas fronteiras do Sistema Capitalista (NOVION, 2011) apontam as localidades centrais para a continuidade da produo e reproduo capitalista numa lgica de escassez. Embora as calotas polares, as profundezas marinhas e o sistema solar faam parte dessas localidades, sua importncia diminui pelo grau de dificuldade, elevados gastos e ausncia concreta de tecnologias capazes de explor-las.

As localidades consideradas de mais fcil acesso e com reas concentradas tornam-se justificativa plausvel para o cerco e a enxurrada de investimentos. Entre estas reas no continente se encontram as selvas Mesoamericanas, as Amaznias verde e azul, as trplices fronteiras - em especial a Argentina-BrasilParaguai -, os Andes e a Patagnia. Todas estas reas encontram-se sobre ao de, pelo menos, uma das polticas bilaterais citadas anteriormente. A importncia nestas regies no se refere apenas aos minrios e a trade energtica (carvo, petrleo e gs). Entre as novas centralidades se destacam: a escassez mundial de gua doce potvel, que a coloca como tema de poder para o sculo XXI; e o acumulo de conhecimento originrio e tradicional, no catalogado nessas

localidades, sobre as riquezas ocultas capazes de fomentar novas ganncias e novas tecnologias. (Ibid)

A realidade de escassez acelerou o controle dessas localidades, promovendo uma sobrevida do moribundo Sistema. Mais que buscar alternativas concretas para a reverso do quadro catico ambiental, o Sistema Capitalista optou por agonizar at o ultimo recurso sem preocupar-se com o destino da humanidade, ou pelo menos com 80% dela. A Globalizao-neoliberal e a doutrina anti narco-terrorismo impulsionam esse esgotamento das ltimas reservas e o silenciamento das vozes destoantes. Pensando na idia de Eras, do historiador Eric Hobsbawm, ou nas etapas ou fases do Sistema-Mundo, do cientista social Emmanuel Wallerstein: estar-se- vivenciando o incio de uma Era (fase ou etapa) da Escassez? Pelas evidncias anteriores pode-se dizer que sim. A construo de uma Era Ambiental, aparentemente, tem ficado apenas no campo ideal, com aes na maioria das vezes paliativas. Mais que um caminho valorizador da vida, o caminho adotado rememora o carter antropofgico, intrnseco, do Sistema Capitalista. Este, frente s incertezas de futuro, optou, at o presente momento, pela continuidade produtiva acelerada em detrimento das garantias de sobrevivncia da humanidade e da vida em geral. Os quarenta anos de crise ambiental denotam tal viso, de uma reverso cada vez menos provvel, ou improvvel, deste processo aberto e acelerado de extino. A idia vista por muitos como exagerada, cabalstica e apocalptica, porm esse tom se faz necessrio frente gravidade, urgncia e periculosidade da situao. S assim, qui, a discusso tome a importncia e seriedade necessria para a busca concreta de alternativas.

Anexo: Tabela do Binmio12


Binomio Integracin Econmica Seguridad Continental Momento Primer Momento Perodo Poltica de Integracin Econmica Doctrina de la Seguridad Continental Doctrina de la Seguridad Nacional La garanta de no agresin, no intervencin y no recolonizacin de su territorio.

De la Independencia de No hay una poltica determinada, la EUA (1775), hasta la independencia abre camino para la: elaboracin de la Formacin del Estado Nacional. Doctrina Monroe (1824). Construccin de su comunidad imaginada, de su identidad y de su cultura. De la Independencia Destino Manifiesto - La creencia de ser de EUA, el pueblo elegido en la tierra prometida. hasta finales De la Elaboracin de la del siglo XIX Doctrina Monroe (1824) hasta finales del siglo XIX. Construccin y demarcacin del Espacio Vital (marcha hacia el oestesiglo XIX). La definicin de su rumbo industrializado y del uso de la mano de obra libre y asalariada (Guerra de Secesin 1861 a 1865). La definicin de sus fronteras, de su espacio vital por excelencia, propuls sus expansiones frente a reas externas locales prximas. Surge la primera iniciativa Integracionista multilateral Panamericanismo (1889). Segundo Momento De la primera mitad del siglo XX hasta la dcada de 1930. Panamericanismo (1889).

Doctrina Monroe - extensin de la idea de Seguridad Nacional al mbito continental. Un germen de la idea de Defensa Conjunta frente a amenazas forneas. La idea de Seguridad Nacional pasa a ser vinculada a la Seguridad Continental.

Poltica del garrote y diplomacia del dlar. Intervenciones de cuo poltico militar en la regin del Caribe y Amrica Central.

12

Jacques de Novion. Las ltimas Fronteras del Sistema Capitalista: Hegemona Integracin Econmica y Seguridad en las Amricas. La Amazonia y el futuro en cuestin. Tese doutoral defendida no Programa de Ps-graduao em Estudos Latino-Americanos da Universidade Nacional Autnoma do Mxico. 21/02/2011. Paginas 114 e 115.

De la dcada de 1930 hasta la coexistencia pacfica (1945-1961).

Panamericanismo postulados presentaban insuficientes.

se

Doctrina de la Contra-insurgencia.

Surge el Interamericanismo polticas de acuerdos en defensa conjunta (nace el TIAR y la OEA, 1948). Interamericanismo (polticas multilaterales construidas desde las relaciones bilaterales). Programa Alianza para el Progreso (1961). Crisis energtica (1974) y crisis hper inflacionarias (1980-Dcada Perdida). Plan Baker (1985), Plan Brady (1989). Consenso de Washington (1989). Doctrina Anticomunista. Operacin Cndor (quizs la nica que efectivamente alcanz una integracin multilateral efectiva). Elaboracin de la Nueva Agenda de Seguridad de la dcada de 1980: a) Combate al Narcotrfico, b) Preservacin del Medio Ambiente, c) Contencin de la Inmigracin latinoamericana hacia EUA.

Del auge de la Guerra Fra hasta la cada del muro de Berln. De la primera mitad del siglo XX, hasta la historia del tiempo presente

De la dcada de 1990 hasta el tiempo actual.

Momentneo respiro econmico seguido de una crisis de grandes proporciones derivada del fracaso del Consenso de Washington (1990-1994) rea de Libre Comercio de las Amricas ALCA (1994). Multilateral

Implementacin de la Nueva Agenda Poltica de Seguridad.

Primer Sub-periodo: De carcter Multilateral.

Tratados de Libre Comercio TLC. Bilateral (1994). Planes Bilaterales: Plan Dignidad, Bolivia (1997) y Plan Colombia (1999) Ambos centrados en el combate al narcotrfico. Planes bi/tri/multilaterales: Iniciativa de Integracin Regional Sur Americana IIRSA (2000), Plan Puebla-Panam (2001), centrados en la preservacin de la naturaleza. Plan Colombia II - Iniciativa Regional Andina (2002). Plan Mxico (2007)

Full Spectrum Dominance (1996). Se incorpora a la Agenda el Combate al Terrorismo - WTC (2001). Doctrina Anti Narcoterrorismo.

Segundo Sub-periodo: De carcter Bilateral.

BIBLIOGRAFA

ANDERSON, Benedict. Nao e Conscincia Nacional. Editora tica, So Paulo, 1989. BOESNER, Demetrio. Relaciones Internacionales de Amrica Latina: Breve historia. Venezuela: Editora Nueva Sociedad. quinta edio. 1996. CALLONI, Stella. Operacin Cndor pacto criminal. La Jornada Ediciones. Mexico DF, 2002. CECEA, Ana Esther (org). La territorialidad de la dominacin, Estados Unidos y Amrica Latina. Revista Chiapas N 12. Mxico, 2001. _________________________. Hegemonas y Emancipaciones en el siglo XXI. Coleccin Grupos de Trabajo. Clacso Libros. Buenos Aires, 2004. _________________________. Los desafos de las emancipaciones en un contexto militarizado. Clacso Libros. Buenos Aires, 2006. ESTAY, Jaime & SNCHEZ, Germn (coord.). El ALCA y sus peligros para Amrica Latina. Coleccin Campus Virtual. Clacso Libros. Buenos Aires, 2005. FOSTER, John Bellamy. La ecologa de Marx. Materialismo y Naturaleza. El viejo Topo. Espaa, 2000. FUSER, Igor. Mxico em transe. Editora Pagina Aberta. So Paulo, 1995. GMEZ, Jos Mara. Amrica Latina y el (Des) Orden Global Neoliberal. Hegemona, Contra-hegemonia, perspectivas. Coleccin Grupos de Trabajo. Clacso Libros. Buenos Aires, 2004. HOBSBAWM, Eric. A Era das Revolues (1789-1848). Paz e Terra. 1996. _____________ A Era do Capital (1848-1875). Paz e Terra. 1996. _____________ A Era dos Imprios (1875-1914). Paz e Terra. 1996.

_____________ A Era dos Extremos (1914-1991). Paz e Terra. 1996. _____________. Naes e Nacionalismos desde 1780. So Paulo. Paz e Terra. 1990. LEN HERNNDEZ, Efran. Energa Amaznica. La frontera energtica amaznica en el tablero geopoltico latinoamericano. Tesis Doctoral presentada al Programa de Posgrado en Estudios Latinoamericanos. Facultad de Filosofia y Letras (FFyL). Universidad Nacional Autnoma de Mxico (UNAM). 2007. MONIZ BANDEIRA, Luiz Alberto. Formao do Imprio Americano. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005. ______________________________. As relaes perigosas: Brasil Estados Unidos (de Collor a Lula, 1990-2004). Civilizao Brasileira, Rio de Janeiro, 2004. NEVINS, Allan & STEELE COMMAGER, Henry. Breve Historia de los Estados Unidos. Mxico: Fondo de Cultura Econmica. 1996. NOVION, Jacques de. Las ltimas Fronteras del Sistema Capitalista: Hegemona Integracin Econmica y Seguridad en las Amricas. La Amazonia y el futuro en cuestin. Tese doutoral defendida no Programa de Ps-graduao em Estudos Latino-Americanos da Universidade Nacional Autnoma do Mxico. 21/02/2011. PORTO-GONALVES, Carlos Walter. Geo-Grafas: movimientos sociales, nuevas territorialidades y sustentabilidad. Siglo XXI editores, 2001. __________________________________. A Globalizao da natureza e a natureza da globalizao. Civilizao Brasileira. Rio de Janeiro, 2006. QUIJANO. Anibal. La colonialidad del poder, eurocentrismo y Amrica Latina In LANDER, Edgardo & CASTRO-GMEZ, Santiago. La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Clacso. Buenos Aires, 2000. SEOANE, Jos (org). Movimientos Sociales y Conflicto en Amrica Latina. Buenos Aires, Clacso, 2003. Braslia. Paralelo 15. 1997.

SOMBRA SARAIVA, Jos Flavio. Relaes Internacionais Contemporneas. Da construo do mundo liberal globalizao. De 1815 nossos dias. TEIXEIRA DA SILVA, Francisco Carlos. O Sculo Sombrio. Uma Histria Geral do Sculo XX. Rio de Janeiro. Editora Campus. 2004. WALLERSTEIN, Immanuel. El moderno Sistema-Mundo. La agricultura capitalista y los orgenes de la economa mundo Europea en el siglo XVI. Siglo XXI. Mxico, 1998. VIEL MOREIRA, Luiz Felipe & QUINTEROS, Marcela Cristina & REIS DA SILVA, Andr Luiz. As Relaes Internacionais da Amrica Latina. Editora Vozes. Petrpolis. 2010. ZINN, Howard. La Otra Historia de Estados Unidos. Mxico: Siglo XXI Editora. 2006.

Potrebbero piacerti anche