Sei sulla pagina 1di 7

O filme conta a histria de uma ex-promotora pblica que volta a advogar para se defender, quando surpreendida com o processo

o dafilha caula que exige a emancipao. A menina foi concedida atravsde uma combinao gentica para tentar salvar a vida

de

sua Irm, que sofria de cncer.

H alguns anos, foi lanado um filme chamado A Ilha, no qual humanos eram controlados e sonhavam em ser escolhidos para ir a um lugar paradisaco, a tal ilha do ttulo. Mal sabiam que na verdade eles eram seres clonados, com o nico propsito de fornecer rgos sobressalentes aos seus originais. Isso mais ou menos o que acontece com Anna Fitzgerald (Abigail Breslin) na produo Uma prova de amor. No drama, uma jovem chamada Kate (Sofia Vassilieva) tem leucemia diagnosticada. Sua me Sara (Cameron Diaz), uma advogada de sucesso afastada do ofcio para cuidar da filha debilitada, e seu pai, o bombeiro Brian (Jason Patric), tentam de todas as maneiras reverter o quadro da doena, e quando veem todas as possibilidades cessarem, so aconselhados por um mdico a fazer uma fertilizao in vitro para que a criana se torne uma doadora. Anna nasce e desde beb passa a doar sangue, medula ssea e clulas para a irm mais velha. S que o quadro clnico de Kate no melhora, e a nica chance de uma possvel recuperao a doao de um rim. A estas alturas, Anna uma adolescente de 11 anos e se encheu de todo esse processo cirrgico, ento decide ter uma vida normal; ama a irm, mas quer ter controle do prprio corpo. Procura o advogado Campbell Alexander (Alec Baldwin) e resolve iniciar um processo contra seus pais, pedindo uma emancipao mdica. Sara fica horrorizada com a ao judicial, e como estava acostumada a ganhar todos os casos quando exercia a advocacia, decide a todo custo manter Kate viva. Essa, por sua vez, comea a viver um comovente romance com Taylor (Thomas Dekker), um paciente do hospital que tambm sofre da mesma patologia. H ainda o irmo Jesse (Evan Ellingson), que se v cada vez mais ignorado pelos pais e pouco acrescenta a trama. As performances do um tom forte ao drama, principalmente a personagem de Cameron Diaz, logo essa atriz que sempre criticada por fazer comdias insossas. Aqui, ela mostra extrema profundidade sentimental ao fazer uma me que se dedica inteiramente filha. H de se notar a pequena, porm memorvel, participao de Joan Cusack, como a juza De Salvo, que emociona por ter passado por um drama pessoal. A direo de Nick Cassavetes abusou do uso deflashbacks para contar a histria da famlia, mas mantm um grande impacto emocional, principalmente por tratar de um dilema tico, e deixar uma dvida a ser respondida pelo expectador: a deciso de Ana certa ou errada?

Durao: 109 minutos Ana uma garotinha que j nasceu com um propsito, salvar a vida da irm mais velha que est com leucemia. Para isso ela foi concebida com a ajuda da medicina para que pudesse ser uma doadora compatvel. E desde que nasceu seus pais a usaram para prover o necessrio para sua irm. Agora esta precisar de um transplante de rim e Ana sabe que, se o fizer, sua vida ser limitada. E se

no o fizer, sua irm morrer. Mas sabe tambm que sua irm ter poucas chances de sobreviver, mesmo que o transplante d certo. A fim de evitar o transplante, Ana procura um advogado e entra com uma ao contra seus pais, buscando uma emancipao mdica, ou seja, poder ela mesma tomar decises sobre seu prprio corpo. O filme tem uma trama muito bem feita. No se trata apenas de uma luta de uma jovem contra o cncer, mas o quanto esta luta afeta todos ao seu redor. Enquanto assistia ao filme, me questionava sobre a atitude de Ana. Afinal ela no deixa dvidas sobre seu amor pela irm. E isso leva ao questionamento: at que ponto vale a luta e o sacrifcio quando se sabe que j no adiantar nada? E que deciso eu tomaria no lugar de Ana? Um bom filme para se ver e pensar um pouco.

Ancorando-se num tema polmico e no drama de uma menina pr-adolescente, Uma Prova de Amor no (somente) um exemplar de melodrama barato de Hollywood, apesar de alguns problemas estruturais. , ainda, um palco grandioso para boas atuaes do elenco e a demonstrao de que o diretor Nick Cassavetes permanece com alguns vcios. Uma Prova de Amor conta a histria da garotinha Anna (Abigail Breslin), que entra na justia para requerer sua emancipao mdica, j que, mesmo com 11 anos de idade, recusa-se a doar um rim para a irm com leucemia, Kate. O conflito se estabelece no seio da sua prpria famlia, formada ainda por Sara (Cameron Diaz), Brian (Jason Patric) e Jesse (Evan Ellingson). O tom do filme j meio conhecido de todos, pelo menos daqueles que j viram o trailer. O melodrama extremamente exagerado em alguns pontos, cenas e dilogos, mas consegue se manter singelo e profundo em tantos outros momentos. Cassavetes mantm um vcio que lhe persegue desde Dirio de Uma Paixo: em certa hora da trama, ele se perde e comea a explorar demasiadamente o drama vivido pelas pessoas. No caso de Uma Prova de Amor, o simples fato de uma criana sofrer desde pequena com uma doena implacvel j torna o caso delicado por si s. uma situao triste na sua essncia, mesmo ouvindo um caso de relance na fila do supermercado, impossvel no se solidarizar com uma famlia nessa situao. A mo pesada de Cassavetes investe, portanto, nesse drama, mas nem tudo caso perdido. O roteiro, escrito por ele e Jeremy Leven, tambm contempla o drama de todas as pontas da famlia. Do trabalho pesado de Brian como bombeiro e que se esfora para sustentar uma famlia grande, do problema de dislexia do menino Jesse, passando ainda pelo fardo de uma me que no mede esforo e muitas vezes cega ao tentar dissecar as situaes que encontra pela frente, o filme abarca tudo. Claro, a questo maior, e que o mote para o longa, a briga judicial pela liberdade de escolha dos usos que se faz do prprio corpo, mesmo que para isso a prpria irm saia prejudicado obviamente, como j se pode perceber desde o trailer, a questo muito mais profunda do que imaginamos e s ser revelada no final. Mas Cassavetes consegue, em um certo grau, mostrar na tela cenas que focam a ateno especificamente em cada personagem. Esse um grande trunfo de Uma Prova de Amor, uma vez que amplia o escopo de discusso e nos d um leque de informaes importantes para que nos envolvamos mais com a trama.

Para isso, o filme se divide e narrado por vrios protagonistas, desde a prpria anna, at a maior vtima de tudo, Kate. Nesse meio todo, no nos esqueamos, est Kate, talvez o personagem que tenha mais motivos para sofrer, mas que demonstra uma maturidade incrvel ao tratar com as dificuldades, talvez at por conviver com aquilo praticamente a vida toda. Ela tem seus momentos de fraqueza, claro, mas consegue reaver seus momentos de lucidez sempre com a ajuda da famlia e, em certos momentos da trama, com um jovem que tambm tem leucemia. Um romance que aparentemente inocente, mas que toma propores maiores e que, claro, Cassavetes no mede esforos em pint-los mais fortes do que realmente so. As demais atuaes esto do bom ao excelente, tendo a pequena e talentosssima Abigail Breslin num momento mgico de atuao; at Cameron Diaz consegue se sair bem, sabendo ser histrica quando preciso e calma quando lhe mais conveniente. Cassavetes ainda triunfa ao no explorar demasiadamente o caso judicial e as cenas do tribunal, deixando o drama mesmo para a relao entre os familiares e como tudo aquilo afeta a vida de cada um. No final, aos que conseguiram sair da sala de cinema sem chorar, fica a sensao de que algo ainda faltou para que o filme se tornasse mais tocante ainda. .

Uma Prova de Amor


Sinopse: Anna nasceu com o propsito de doar sangue, medula ssea e o que mais for necessrio para ajudar sua irm, que tem uma agressiva forma de leucemia. Depois de muitos anos com idas constantes a hospitais, a menina contrata um advogado para ter o direito de escolha.

S a histria de Uma Prova de Amor (My Sisters Keeper) j mostra o potencial emotivo do filme. Quando se conhece um pouco do estilo pesado do diretor Nick Cassavetes (Alpha Dog), o espectador j pode seguramente reservar alguns lenos para levar ao cinema. Alm do trabalho do diretor, a trilha musical de Aaron Zigman (Ponte para Terabtia) foi composta para tocar coraes. As msicas so usadas nos momentos exatos e

com a intensidade necessria para emocionar o maior nmero de pessoas possvel. Se tudo isso ainda no for capaz de comover os coraes mais glidos, o roteiro traz frases fortes, entregues por atores em trabalhos competentes. Abigail Breslin j provou do que capaz com uma indicao ao Oscar por Pequena Miss Sunshine antes mesmo de chegar adolescncia. O que pode surpreender no quesito elenco a atuao de Cameron Diaz (Jogo de Amor em Las Vegas), que no mostrava um trabalho to elogivel desde Vanilla Sky (2001).

O diferencial do livro que deu origem ao roteiro que cada captulo narrado por um personagem diferente. Na adaptao para as telas, essa questo foi transposta com narraes em off de cada um dos personagens, conforme se percebe no trailer. Os vrios flashbacks que so inseridos tambm seguem essa linha. s vezes as lembranas so pelo ponto de vista da me, da irm mais velha, do irmo, do pai... Dessa forma h uma tentativa de balancear a participao de cada membro da famlia (e do advogado, que um dos narradores), mas a fita acaba mais centrada em Anna, Kate (a irm doente) e Sara (a me).

Uma Prova de Amor definitivamente um filme para pessoas interessadas e dispostas a viver fortes emoes. Acima de tudo, a produo para quem acredita que famlia mais do que um punhado de pessoas que por acaso partilham do mesmo cdigo gentico.

Resenha do filme Uma Prova de Amor (My Sister's Keeper)

Ano: 2009 (EUA) Diretor: Nick Cassavetes Elenco:Cameron Diaz, Jason Patric, Abigail Breslin, Sofia Vassilieva, Heather Wahlquist e Walter Raney Sinopse: A pequena Anna no doente, mas bem que poderia estar. Por treze anos, ela foi submetida a inmeras consultas mdias, cirurgias e transfuses para que sua irm mais velha Kate pudesse, de alguma forma, lutar contra a leucemia que a atingiu ainda na infncia. Anna foi concebida para que sua medula ssea prorrogasse os anos de vida de Kate, papel que ela nunca

contestou... at agora. Tal como a maioria dos adolescentes, ela est comeando a questionar quem ela realmente . Mas, ao contrrio da maioria dos adolescentes, ela sempre teve sua vida definida de acordo com as necessidades da irm. Ento, Anna toma uma deciso que seria impensvel para a maioria, uma atitude que ir abalar sua famlia.* Para os mais sensveis esse um filme de muitas lgrimas. A histria do drama de uma famlia em que uma das filhas sofre de leucemia e a outra, concebida com o fim de salvar a vida da irm entra na justia pleiteando o direito de ter deciso sobre seu prprio corpo, comove por trazer tela a realidade do cotidiano de uma pessoa portadora de cncer. Ficamos dividos entre o lado da me, que quer a qualquer custo salvar a vida da filha, e da caula, que cansada de tantos procedimentos mdicos contra sua vontade, pretende ter o direito de emancipao mdica com 11 anos de idade. Por trs dessa "batalha judicial", o filme conta o sofrimento de Kate, a menina com cncer, entre tratamentos, hospitais e momentos de plena felicidade e o amor e a luta de sua famlia para mant-la viva. Acho que vale a pena assistir pela lio de vida que retratada, com um final surpreendente, terminamos o filme com um sentimento de que quando se tem amor, tudo vale a pena, fazendo-nos refletir sobre at que ponto o nosso egomo, em no querer sentir falta de algem, pode chegar, em prol do sofrimento de um ser doente. Quem quiser conferir o trailer:

Filme sobre uma famlia unida e amorosa que luta pela sade da filha mais velha Katie que aos quatro anos apresentou um tipo de leucemia muito rara e no tinha muita esperana de vida, mas seus pais no desistiram de sauv-la ao ponto de conceber um beb de proveta (Anna) para ser sua doadora. Anna ao nascer cedeu clulas de seu cordo umbiliacal para Katie, mas adiante clulas de sua medula, sangue e assim por diante. Ao chegar aos 11 anos Anna resolve exigir o direito definitivo de controlar seu prprio corpo, bem no momento que sua irm Katie precisa da doao de um rim. Essa deciso afeta a unio familiar e revolta sua me (Cameron Diaz) que advogada e luta na justia para que o pedido de Anna no seja aceito e que o transplante de Katie acontea o mais rpido possvel. Mas qual ser o desejo de Katie, isso ningum pergunta.
Publicado em: 10 maro, 2010

Fonte: http://pt.shvoong.com/entertainment/movies/1981110-uma-provaamor/#ixzz1dzlDl7zFSinopse Sara (Cameron Diaz) e Brian Fitzgerald (Jason Patric) so informados que Kate (Sofia Vassilieva), sua filha, tem leucemia e possui poucos anos de vida. O mdico sugere aos pais que tentem um procedimento mdico ortodoxo, gerando um filho de proveta que seja um doador compatvel com Kate. Disposto a tudo para salvar a filha, eles aceitam a proposta. Assim nasce Anna (Abigail Breslin), que logo ao nascer doa sangue de seu cordo umbilical para a irm. Anos depois, os mdicos decidem fazer um transplante de medula de Anna para Kate. Ao atingir 11 anos, Anna precisa doar um rim para a irm. Cansada dos procedimentos mdicos aos quais submetida, ela decide enfrentar os pais e lutar na justia por emancipao mdica, de forma a que tenha direito a decidir o que fazer com seu corpo. Para defend-la ela contrata Campbell Alexander (Alec Baldwin), um advogado que cuidar de seus interesses.

Sinopse
Sara (Cameron Diaz) e Brian Fitzgerald (Jason Patric) so informados que Kate (Sofia Vassilieva), sua filha, tem leucemia e possui poucos anos de vida. O mdico sugere aos pais que tentem um procedimento mdico ortodoxo, gerando um filho de proveta que seja um doador compatvel com Kate. Disposto a tudo para salvar a filha, eles aceitam a proposta. Assim nasce Anna (Abigail Breslin), que logo ao nascer doa sangue de seu cordo umbilical para a irm. Anos depois, os mdicos decidem fazer um transplante de medula de Anna para Kate. Ao atingir 11 anos, Anna precisa doar um rim para a irm. Cansada dos procedimentos mdicos aos quais submetida, ela decide enfrentar os pais e lutar na justia por emancipao mdica, de forma a que tenha direito a decidir o que fazer com seu corpo. Para defend-la ela contrata Campbell Alexander (Alec Baldwin), um advogado que cuidar de seus interesses.

Potrebbero piacerti anche