Sei sulla pagina 1di 5

Escola Secundria Filipa de Vilhena 2010/2011 Curso: Gesto e Programao de Sistemas Informticos Fsica e Qumica TESTE DE AVALIAO Mdulo

o Q1 Estrutura atmica. Tabela peridica. Ligao Qumica. 11Ano Turma I Nmero: ___ Nome: ____________________________________ Classificao: ___________ Professor: ____________________

22 de Fevereiro de 2011

No final do enunciado, encontrars um anexo com alguma informao relevante sua realizao. Bom Trabalho! 1. Numa actividade realizada numa aula de Fsica e Qumica, fez-se reagir vrias amostras de vrios elementos em gua.

1.1. Um dos elementos que se fez reagir em gua foi o sdio (Na). Indica qual dos seguintes elementos pertence ao mesmo grupo do sdio: A. Berlio (Be) B. Alumnio (Al) C. Ltio (Li) D. Magnsio (Mg)

1.2. Estes elementos, ao reagirem com a gua, efectuam uma troca de electres. Classifica cada uma das seguintes partculas como tomo ou io, e indica a carga elctrica: a) Elemento sdio com 11 electres: _______________ carga elctrica: _______ b) Elemento sdio com 10 electres: _______________ carga elctrica: _______ c) Elemento berlio com 2 electres: _______________ carga elctrica: ______ d) Elemento magnsio com 12 electres: ___________ carga elctrica: _______

1.3. O sdio apresenta uma reactividade muito semelhante do potssio. Indica quais as caractersticas da estrutura de ambos que explicam esta semelhana.

1.4. Escreve a configurao electrnica das seguintes partculas: a) b) c) d)


6

C Ne Mg

10

12

1.5. Na seguinte imagem encontra-se, esquematizado, um tomo de clcio (Ca). Completa a legenda com a informao em falta.

2. A organizao da tabela peridica revela algumas propriedades interessantes dos elementos, e reala a sua periodicidade.

2.1. Escolhe a opo que completa correctamente a seguinte afirmao: O raio atmico do elemento potssio (K) ... A. inferior ao do sdio (Na). B. inferior ao do clcio (Ca). C. inferior ao do csio (Cs). D. igual ao do sdio (Na).

2.2. Explica a variao do raio atmico ao longo do grupo e ao longo do perodo.

2.3. A tabela peridica est tambm dividida por blocos. Indica se o bloco mais direita, ao qual
pertencem elementos como o oxignio (O), enxofre (S) e flor (F), entre outros, um bloco s, p, d ou f. Recorre a dois elementos desse grupo, tua escolha, para justificar a opo.

2.4. Um determinado elemento, no seu estado fundamental, apresenta a seguinte configurao electrnica: 1s 2s 2p Localiza (indica o grupo e o perodo) este elemento na tabela peridica. Justifica a tua escolha com base em dados da configurao electrnica.

2.5. A primeira energia de ionizao do oxignio (O) de 1313 kJ /mol e a do cloro (Cl) de 1251 kJ / mol. Indica qual das opes dever apresentar a energia de ionizao do enxofre (S): A. 1280 kJ / mol B. 1472 kJ / mol C. 1313 kJ / mol D. 999 kJ / mol

3. O carbono-14 um istopo de carbono muito utilizado em mtodos de datao radiomtrica. 3.1. Indica quais as diferenas e semelhanas entre os istopos carbono-14 e carbono-12.

3.2. Consultando a tabela peridica, observamos que a massa atmica relativa do carbono 12,01, mas a massa atmica relativa toma como referncia a duodcima parte do tomo de carbono-12. Explica o motivo pelo qual a massa tabelada 12,01 e no apenas 12.

3.3. Classifica as seguintes afirmaes como verdadeiras ou falsas: A. ___ O silcio (Si) pertence ao mesmo perodo do carbono. B. ___ Os istopos carbono-12 e carbono-14 tm a mesma massa atmica relativa. C. ___ O oxignio (O) pertence ao mesmo perodo do carbono. D. ___ Podemos obter um istopo de carbono variando o nmero de protes ou o nmero de neutres. E. ___ O istopo de carbono-14 e o istopo de azoto-14 (N) tm a mesma massa atmica relativa.

3.4. Quando um tomo se transforma num io positivo ou negativo, perde ou ganha electres num determinado nmero. Indica por que motivo no podemos considerar os ies istopos, apesar de variar o nmero de electres.

4. muito comum dois ou mais tomos estabelecerem ligaes qumicas para se tornarem molculas, sendo assim, no seu conjunto, mais estveis. 4.1. Os tomos podem formar ligaes de vrios tipos, nomeadamente ligaes covalentes simples, duplas ou triplas. Escolhe a opo que completa correctamente a seguinte afirmao: A energia de dissociao de uma ligao dupla ... A. superior de uma ligao simples. B. inferior de uma ligao simples. C. superior de uma ligao tripla. D. superior respectiva energia de ligao.

4.2. O comprimento de ligao da molcula de O2 de 121 pm. Indica qual das seguintes opes representar o comprimento de ligao na molcula de CO. A. 112 pm B. 567 pm C. 121 pm D. 243 pm

4.3. Caracteriza a ligao qumica na molcula de N2. Apresenta todos os passos de resoluo.

4.4. Determina a geometria molecular na molcula de CH3Cl. Apresenta todos os passos de resoluo, justificando a geometria escolhida.

COTAES

Potrebbero piacerti anche