Sei sulla pagina 1di 7

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1 VARA DO TRABALHO DA COMARCA DE BOA ESPERANA ESTADO DE MINAS GERAIS

Processo n.: 1234/2010

BANCO FINANAS S/A, pessoa jurdica de direito privado, localizada em (endereo completo), inscrito no CNPJ sob o n. (nmero da inscrio no CNPJ), vem atravs de seu advogado infrassinado, interpor com fulcro nos artigo 847 da CLT c/c artigo 300 da CLT a presente

CONTESTAO

nos autos da Reclamao Trabalhista em epgrafe movida por KELLY AMARAL, j qualificada, pelos fatos e motivos de direito que passa a expor.

I.

BREVE SNTESE DA DEMANDA

Em 13 de setembro de 2010 a Reclamante ajuizou Reclamao Trabalhista pelo rito ordinrio em face da Reclamada. A Reclamante quer ver satisfeitos direitos trabalhistas que alega no terem sido observados e cumpridos pela Reclamada durante a durao do vnculo empregatcio e para tanto se utiliza da ao em curso. A Reclamada vem, por meio da presente resposta, demonstrar que nunca deixou de cumprir com as obrigaes trabalhistas junto a seus funcionrios e que, portanto, a presente ao no deve prosperar.

II.

PRELIMINARES DE MRITO

A Reclamante, em sua pea exordial, faz pedido de condenao da ora Reclamada em danos morais. Apesar do requerimento a Reclamada no expe os motivos pelos quais deseja a condenao deixando, portanto, de fundament-lo. Sendo assim, e de acordo com o artigo 295, pargrafo nico, inciso I, do CPC, a petio inicial est inepta, posto que lhe falta causa de pedir. Consequentemente, no que tange a este pedido, o processo deve ser julgado extinto, sem resoluo de mrito com fulcro nos artigos 267, inciso I c/c 295, pargrafo nico, inciso I, ambos do CPC. No tocante aos crditos trabalhistas requeridos pela Reclamante e que se referem a data anterior 13 de setembro de 2005, evoca-se a prescrio qinqenal (artigo 7, inciso XXIX da CRFB/1988 e artigo 11, inciso I, da CLT) para que sejam considerados prescritos.

III.

DO MRITO

a.

Das Horas Extras

A Reclamante exercia cargo de confiana de gerente geral da agncia do Banco Finanas S/A, ora, Reclamada. Conforme o artigo 62, inciso II, da CLT, os funcionrios que exercem este tipo de funo no so submetidos ao regime de durao de trabalho geral previsto pela Consolidao das Leis Trabalhistas. No que concerne ao pagamento de adicional de 40% em razo do cargo de confiana que exercia, totalmente improcedente este pedido posto que a Reclamante poca j recebia um adicional de 45% de gratificao por este motivo, sendo desnecessrio que se faa novo pagamento destas verbas (art. 62, pargrafo nico, da CLT). Cabe ressaltar que neste mesmo sentido encontra-se pensando o Tribunal Superior do Trabalho tendo em vista a edio da Smula 287 e, portanto, no h que se falar em horas extras ou supresso de intervalos intrajornada pelo que devem ser julgados improcedentes esses pedidos.

b.

Da Integrao do Auxlio-Educao ao Salrio

O auxlio-educao a que se refere a Reclamante foi estipulado atravs de Conveno Coletiva de Trabalho e que vigorou nos anos de 2006 e 2007. Como sabido as Convenes Coletivas so efmeras tendo portanto um prazo de validade pelo qual vigoraro, no integrando de forma definitiva os contratos individuais de trabalho que tocarem durante o perodo em que irradiam seus efeitos (Smula 277 do TST). Neste caso, excepcionalmente, a regra geral do artigo 468 da CLT no ser aplicvel, sendo irracional se falar em direito adquirido. Sendo assim, o pedido deve ser julgado improcedente.

c.

Da Estabilidade e Reintegrao ao Emprego ou Indenizao Substitutiva

A Reclamante exercia cargo de representao obreira no setor de cultura e desporto. Segundo a OJ 369 da SBDI 1 do TST o delegado sindical no ter direito a estabilidade garantida aos dirigentes sindicais (art. 8, inciso VIII, da CRFB/1988), posto que para tanto estes foram submetidos processo seletivo. Dessa forma, no merece prosperar este pedido tendo em vista falta de amparo legal.

d.

Da Quebra de Caixa e sua Integrao ao Salrio e seus Reflexos

A quebra de caixa parcela indenizatria adicionada ao salrio daqueles funcionrios que assumem os riscos do manuseio constante de numerrio. Consta claramente da pea vestibular e do embate que aqui vem sendo feito que a Reclamante no exercia atividade que exigisse dela tal responsabilidade. Mas um pedido que no deve prosperar.

e.

Da Equiparao Salarial

A Reclamante vem solicitar neste pleito a equiparao de seu salrio tendo como paradigma a situao atual do Sr. Osvaldo Maleta, funcionrio readaptado funo de Gerente Geral de Agncia tendo em vista fatores previdencirios. Mais uma vez a Reclamante faz pedido que no tem razo de existir tendo em vista que leciona o artigo 461, pargrafo 4 da CLT: O trabalhador readaptado em nova funo por motivo de deficincia fsica ou mental atestada pelo rgo competente da Previdncia Social no servir de paradigma para equiparao salarial.

Este requerimento no deve prosperar tendo em vista sua total dissonncia com o texto legal.

f.

Das Frias Vencidas

A Reclamante deseja receber indenizao cumulada com o tero constitucional relativamente a frias no gozadas no perodo relativo aos anos de 2007 e 2008. Conforme admite em sua pea inicial, a Reclamante, durante o perodo aquisitivo de 2007/2008, gozou de licena remunerada pelo tempo superior 30 dias, mais exatamente, usufrui do afastamento por 32 dias. De acordo com o texto legal da Consolidao das Leis Trabalhistas, quando o empregado que se encontrar em tais condies no ter direito gozo de frias (artigo 133, II, da CLT), pelo que resta ntido que o pedido no deve ser aceito.

g.

Dos Honorrios Advocatcios

A Reclamante veio tambm pleitear o pagamento de honorrios advocatcios. Conforme as disposies do artigo 14, caput, pargrafo 1, da Lei 5.584/1970, e das a Smulas 219 e 329 do TST, a assistncia judiciria a que se refere a Lei 1.060/1950 ser prestada pelo Sindicato Profissional ao qual pertence ao trabalhador e queles que perceberem salrio remunerao igual ou inferior ao dobro do mnimo legal ou, nos casos em que se perceba salrio maior do que estes, no possa demandar sem trazer prejuzo ao seu sustento e de sua famlia. Posto isto, e tendo em vista que a Reclamante vem assistida por advogado particular, este pedido deve ser inadmitido.

IV.

DOS PEDIDOS

Diante dos fundamentos de fato e de direito aqui argidos requer a Reclamada que: Seja acolhida a preliminar de mrito no que tange a inpcia do pedido de dano moral e seja acolhida a prescrio qinqenal; Sejam julgados improcedentes todos os pedidos aduzidos na pea exordial. Protesta, em fim, por todos os meios de prova admitidos em direito, especialmente depoimento pessoal, prova testemunhal e prova documental.

Nestes termos, Pede Deferimento.

Boa Esperana, Minas Gerais, data .....

_______________________________________ Advogado/OAB

Potrebbero piacerti anche