Sei sulla pagina 1di 6

A medio da resistncia hmica e seu valor em casos especiais.

A resistncia do aterramento para um sistema de Proteo contra Descargas Atmosfricas (SPDA) tem a funo de dissipar no solo a corrente do raio que foi recebida pelos captores e conduzida pelos condutores de descida. O valor dessa resistncia deve ser o mais baixo possvel para o tipo de terreno no qual vai ser implantado. Quanto mais baixo for esse valor menores sero as tenses de passo e as tenses de toque tanto para descargas atmosfricas como para correntes de curto-circuito que incluam a terra como parte do seu percurso (como no sistema TT). As normas de uma maneira geral especificam que as resistncias de aterramento podem ser calculadas ou medidas. O clculo da resistncia feito partindo-se da medio e estratificao das resistividades. A norma NBR-7117 especifica a medio da resistividade pelo mtodo de Wenner cravando no solo 4 hastes alinhadas e separadas pela mesma distncia d. Ligando-se essas hastes a um terrmetro de quatro terminais, 2 externos para corrente e dois internos para potencial, como indicado na figura:

O terrmetro mede o potencial entre os pontosinternos e o divide pela corrente imposta pelo aparelho atravs dos terminais externos, fornecendo diretamente o valor da resistncia R. Segundo a teoria de Wenner, a resistividade do solo a profundidade d dada por: =2pRd Executando as medidas em varias direes e variando a dimenso d de acordo com srie:

1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128....metros possvel calcular a resistividade das vrias camadas do solo e a sua estratificao, substituindo o solo original:

Por um solo de camadas regulares e resistividades uniformes em cada camada:

A NBR-7117 especifica a medio segundo as direes dos lados de um quadriltero e em duas direes ortogonais a partir do centro deste quadriltero:

O aparelho deve ficar fixo no ponto mdio, A, da dimenso de cada lado do quadriltero e as estacas so quem devem ir sendo deslocadas para obteno das distncias d. Entrando com os dados das medies em cada direo em um programa adequado como o TecAT - IV obtm-se o grfico das resistividades mdias em funo das distncias, nmero de camadas e a resistividade de cada camada. Entrando no mesmo programa com o desenho da malha de terra obtm-se o valor da resistncia de aterramento de malha. Se necessrio o programa oferece tenham os perfis bidimensionais ou tridimensionais dos potenciais de passo e de toque permitindo fazer ajustes nas malhas de maneira que sejam obedecidas os limites fixados por normas de segurana, como a IEEE-80. A norma citada s permite o clculo grfico ou manual se forem obedecidas as condies:

o solo pode ser representado por 2 camadas de resistividades P1 e P2 .P 1 > 1, 3 P2 a malha com todos seus condutores (horizontais e verticais) est contida na 1 camadas.

Essa opo de clculo s pode ser atendida se antes da construo dos prdios, forem efetuadas as medies das resistividades como indicado acima. Aps a execuo da malha devem ser realizadas, se possvel, medies que comprovem a exatido dos clculos efetuados. Para uma malha de uma SE, se no for possvel medir a resistncias (pela suas dimenses), devem ser medidas as tenses de passo e de toque nos pontos que os clculos mostraram ser mais crticos, para garantir a segurana das pessoas que se encontrem na rea durante um curto-circuito. A medio da resistncia de aterramento A medio da resistncia de aterramento feita com terrmetro de 3 pontos ou 1 de quatro pontos no qual so curto circuitados os dois primeiros pontos. Um ponto do terrmetro ligado a malha de terra que se quer medir, o ponto de sada de corrente ligado a uma estaca fixada a uma distncia da ordem de 6 a 10 vezes a maior dimenso da malha, e o ponto central de potencial ligada a uma estaca mvel.

Mudando-se a posio da estaca central em distncias iguais (5 a 10m, por exemplo) desde a estaca de corrente at a malha obtem-se um conjunto de medidas da resistncia de aterramento que permitem traar um grfico das resistncias em funo das distncias correspondentes. O patamar obtido no grfico fornece a medida desejada.

O valor da resistncia de aterramento Se a resistividade do solo for muito alta ser muito difcil ou mesmo impossvel obter uma resistncia de aterramento de 10 . No seria mais lgico a NBR-5419:2001 no dar ento esse valor e pedir: a resistncia de aterramento da malha de terra para uma instalao de SPDA deve ser a mais baixa possvel para o tipo de terreno em que ela vai ser instalada. Seria mais lgico, mas teramos os seguintes problemas: 1) Como o projetista vai demosntrar que no possvel obter uma resistncia mais baixa se o prdio j estiver pronto ou se no houver terreno livre de interferncias para medir resistividade do solo? Todos os proprietrios dos terrenos nos quais vo ser construdos prdios com malhas de terra deveriam mandar fazer um levantamento das ressitividades (mesmo sem executar nenhum clculo). Seria isso exequvel? 2) Assim como apareceram as hastes de aterramento de baixa camada, de camada comercial ou ainda de dimenses reduzidas no apareceriam instaladores a no executar a malha simplesmente enfiando o cabo de descida 1 metro ou menos no solo? Isso foi discutido no CT-81 da IEC na votao final em 1986 em reunio em Orlando, na Flrida, USA. A proposta da Alemanha feita pelo prof. Wiesinger era exatamente a de no estipular o valor, como indicamos acima. Durante a discusso foram apresentados argumentos contrarios pelo eng Claude Gary da Frana basedos no sentido indicado no item 2 acima ( amalandragem no exclusividade dos brasileiros). Houve ento uma concordncia geral e o prof. Wiesinger retirou sua proposta em favor da manuteno do valor de 10 como um valor a ser atingido e desejvel. Caso no seja conseguido, o instalador deve justificar e apresentar relatrio das

medidas que ela tomou para abaixar a um valor o mais prximo possvel do 10 recomendados. Como podemos baixar o valor da resistncia de aterramento? Indicamos a seguir algumas possibilidades: usar hastes ou condutores horizontais em paralelo.aumentar a profundidade das hastes ou o comprimneto do condutor horizontal.fazer tratamento com um gel (nomes comerciais Laborgel, Ericogel, Aterragel e outros. instalar as hastes verticais em furos no solo com 30cm de dimetro, e preencher o espao com bentonita em agua. O eletrodo mais uado nestes caso um tubo de cobre de 50mm de dmetro e com vrios furos ao longo do comprimento. usar produtos qumicos patenteados e renovveis para baixar a ressitividade do solo em torno da haste. Exemplo: Chem Rod, instalado pela Ideal Engenharia. Conceito de equalizao dos potenciais Quando as normas se referem a equalizao dos potenciais esto querendo dizer que estamos executando uma interligao para reduzir substancialmente a diferena de potencial entre dois pontos de uma instalao ou entre duas referencias de potencial de circuitos diferentes, ou ainda entre dois prdios. Em ingls essa ligao denominada bonding que j foi traduzida por bondeamento que nos parece meio excntrica, mas se for adotada, depois de algum tempo nos parecer normal, assim como inicializar, jampear e outros anglicismos. Alis, a prpria palavra equalizar tambm um anglicismo, pois o correto em portugus casto igualizar, que nos soa difcil at de pronunciar. No se pretende reduzir a zero as diferenas de potencial, mas reduzir essa diferena a um valor que seja desprezvel para as necessidades daquela situao e naquela tcnica. Assim se estamos falando em segurana das pessoas nas freqncia industrias (50Hz/60Hz) uma reduo da diferena de potencial a valores abaixo do limite da tenso de toque ( 50 V, 25 V, ou 12 V, dependendo da situao do local: seco, molhado ou com o corpo dentro dgua). Se por outro lado estivermos falando em equipamentos da Tecnologia da Informao essa diferena pode ser de alguns Volts ou de menos de 1 Volt. claro que quando passa uma corrente por um condutor sempre h uma queda de potencial que poder ser maior ou menor dependendo do valor da corrente que circular e do valor da impedncia ( resistncia e indutncia). Em muitas situaes normalmente no h passagem de corrente substancial pelo condutor de equalizao e por isso sua impedncia no tem tanta importncia. Quando a corrente de alta frequncia essa queda de tenso determinada pela taxa de variao da corrente di/dt e pela indutncia do condutor L, ou seja pela Ldi/dt.; quando a corrente de baixa frequncia ou mesmo contnua, a queda de tenso ser dada por RI. A indutncia dos condutores de seo circular nas dimenses usadas nas instalaes de cerca de 1,2 H/m e o di/dt de uma corrente de raio de dezenas ou centenas de kV/s e o produto Ldi/dt ser de dezenas a centenas de kV/m nos condutores que conduzem a corrente do raio (condutores de descida, por exemplo) ou alguns V/m nos condutores dos circuito eletrnicos onde uma

minscula parte da corrente induzida pelo raio em um circuito vai passar por um condutor de alguns mm de comprimento. Como j dizia Monteiro Lobato, no devemos confundir Senhor Germano com Gnero Humano, como fez, disse ele em um dos seus trabalhos, uma secretria ao anunciar ao seu chefe que estava na recepo o Gnero Humano querendo falar com ele... Concluso Procurando obter o menor valor possvel para a resistncia de aterramento e executando a equalizao de todas as massas teremos poucas possibilidades de surgirem potenciais perigosos dentro de uma instalao. Para os Equipamentos da Tecnologia da Informao devero ser tomados cuidados adicionais como descrito em outro trabalho.

Potrebbero piacerti anche